VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 10 de junho de 2016

” A razão pela qual o Vaticano tem hoje o seu próprio observatório astronômico é mostrar ao mundo que a Igreja promove a ciência, e não o contrário.”

zzzguyconsolmagno


Ele foi o primeiro expoente de uma Igreja a receber, há dois anos, a Medalha Carl Sagan, o prestigiado prêmio para a divulgação científica concedido anualmente pela Sociedade Astronômica Americana, em memória de um dos mais famosos astrônomos do século XX, mas o irmão Guy Consolmagno, 54 anos, jesuíta, respirou a paixão pela comunicação desde pequeno, quando vivia com a sua família em Detroit, Michigan, uma paixão que ainda o acompanha no seu escritório no Observatório do Vaticano, do qual é diretor desde 2015.
Filho de um jornalista, Consolmagno entrou na Companhia de Jesus aos 36 anos, justamente no momento em que a sua carreira de astrônomo tinha decolado. Estudos em ciências planetárias no MIT de Boston e PhD na Arizona University: havia o suficiente para que se abrissem várias oportunidades ao brilhante estudioso, mas os desígnios imperscrutáveis de uma vocação religiosa o levaram primeiro a pedir um ano sabático com o Corpo de Paz na África e, depois, no retorno, a escolha definitiva com os jesuítas.
“Quando você se mudou para o Observatório do Vaticano, você sentiu alguma ironia por parte dos seus colegas seculares?”, perguntou-lhe Summer Ash, diretora do departamento de astronomia da Columbia University, em Nova York.

Oração a Santo Antônio para achar as coisas perdidas

10JUN POST
Grande Santo Antônio, apóstolo cheio de bondade, que recebeste de Deus o poder especial de fazer achar as coisas perdidas, socorrei-me neste momento, para que por vossa assistência ache o objeto que procuro. Obtende-me também uma fé ardente, perfeita docilidade às inspirações da graça, o desprezo dos vãos prazeres do mundo e um ardente desejo de inefáveis alegrias da bem-aventurança eterna. Amém .
Fonte: Vozes

Três sugestões do Papa para a oração pessoal de padres e seminaristas

RV16251_Articolo
O Papa se reuniu na manhã da quinta-feira (02/06) com padres e seminaristas, por ocasião do Jubileu dos Sacerdotes, que acontece de 1 a 3 de junho em Roma. Ele fez três sugestões para a oração pessoal dos participantes do encontro, que podem se estender a todos os vocacionados do sacerdócio
O Papa Francisco conduziu, na manhã desta quinta-feira (02/06), na Basílica Papal de São João de Latrão, a primeira meditação dos Exercícios espirituais aos sacerdotes e seminaristas que participam, em Roma, do Jubileu dos Sacerdotes que teve início esta quarta-feira (1º/06). A iniciativa se realiza no contexto do Ano Santo da Misericórdia.
O tema da misericórdia foi o ponto central da meditação do Pontífice. “O nome de Deus é Misericórdia. Nada une mais a Deus do que um ato de misericórdia, quer se trate da misericórdia com que o Senhor perdoa os nossos pecados, quer se trate da graça que nos dá para praticarmos as obras de misericórdia em seu nome”, disse Francisco.

Oração 
Segundo o Papa, “a misericórdia nos impele a passar do pessoal ao comunitário”. Neste processo, a oração é um elemento importante e Francisco deu aos sacerdotes e seminaristas três sugestões para a oração pessoal nestes Exercícios espirituais.

Papa: para encontrar o Senhor, é preciso entrar em nós mesmos

OSSROM125372_Articolo
A vida do cristão pode ser resumida em três comportamentos: estar “de pé” para acolher Deus, estar em paciente “silêncio” para escutar a Sua voz e “em saída” para anunciá-Lo aos demais.
O Papa explicou este trinômio na homilia matutina da sexta-feira, (10/06), na Casa Santa Marta.
Um pecador arrependido que decidiu retornar a Deus ou alguém que consagrou a vida a Ele: ambos, em algum momento, podem ser tomados pelo “medo” de não conseguir manter a escolha. E a fé se embaça enquanto a depressão está à espreita.
De pé e em caminho
Para aprofundar este aspecto e indicar a saída do túnel, o Papa evocou por um momento a situação do filho pródigo, deprimido enquanto observa faminto os porcos. Todavia, Francisco se concentrou sobretudo no Profeta Elias, personagem da liturgia do dia.
Ele, recordou o Papa, é “um vencedor” que “tanto lutou pela fé” e derrotou centenas de idólatras no Monte Carmelo. Mas, ao ser alvo da enésima perseguição, deixa-se abater. Cai por terra sob uma árvore, desencorajado, esperando a morte. Mas Deus não o deixa naquele estado de prostração e envia um anjo com uma frase imperativa: levanta-te, coma, saia:
“Para encontrar Deus é necessário voltar à situação do homem no momento da criação: de pé e em caminho. Assim, Deus nos criou: à Sua altura, à Sua imagem e semelhança e em caminho. “Vai, segue adiante! Cultiva a terra, faça-a crescer; e multiplicai-vos…’. ‘Saia!’. Saia e vá ao Monte e pare no Monte à minha presença. Elias ficou de pé. De pé, ele sai”.
O fio de um silêncio sonoro
Sair, para então colocar-se à escuta de Deus. Mas, “como passa o Senhor? Como posso encontrar o Senhor para ter certeza de que é Ele?”, se perguntou Francisco. O trecho do Livro dos Reis é eloquente. Elias foi convidado pelo anjo para sair da caverna no Monte Horebe, onde encontrou abrigo para estar na “presença” de Deus. No entanto, a induzi-lo a sair não são nem o vento “impetuoso e forte” que quebra as rochas, nem o terremoto que se segue e nem mesmo o sucessivo fogo:
“Muito ruído, muita majestade, muito movimento e o Senhor não estava ali. ‘E depois do fogo, o sussurro de uma brisa suave’ ou, como está no original, ‘o fio de um silêncio sonoro’. E ali estava o Senhor. Para encontrar o Senhor, é preciso entrar em nós mesmos e sentir aquele ‘fio de um silêncio sonoro’ e Ele nos fala ali”.
A hora da missão
O terceiro pedido do anjo a Elias é: “Saia”. O profeta é convidado a refazer seus passos, em direção do deserto, porque lhe foi dada uma tarefa a cumprir. Nisso, ressalta Francisco, se capta o estímulo “a estarmos em caminho, não fechados, não dentro do nosso egoísmo, da nossa comodidade”, mas “corajosos” em “levar aos outros a mensagem do Senhor”, isto é, ir em “missão”:
“Devemos sempre buscar o Senhor. Todos nós sabemos como são os maus momentos: momentos que nos puxam para baixo, momentos sem fé, escuros, momentos em que não vemos o horizonte, somos incapazes de se levantar. Todos nós sabemos isso! Mas é o Senhor que vem, nos restaura com o pão e com a sua força e nos diz: ‘Levante-se e vá em frente! Caminhe!’. Para encontrar o Senhor devemos estar assim: de pé e caminhar. Depois esperar que ele fale conosco: o coração aberto. E Ele vai nos dizer: ‘Sou eu’ e ali a fé se torna forte. A fé é para mim, para preservá-la? Não! É para ir e dar aos outros, para ungir os outros, para a missão”.
Fonte: Rádio Vaticano

Divulgado programa da viagem do Papa à Polônia para a 31ª JMJ

13269331_1579820858982711_1990112195_n
O programa da viagem do Papa Francisco à Polônia por ocasião da 31ª Jornada Mundial da Juventude foi divulgado esta quinta-feira.
O Santo Padre partirá do Aeroporto Fiumicino de Roma às 14 horas do dia 27 de julho, com chegada prevista para as 16 horas no Aeroporto Internacional “São João Paulo II” de Balice-Cracóvia, onde terá lugar a cerimônia de boas-vindas, na área militar do aeroporto.
Quarta-feira, 27 de julho
Às 17 horas, o primeiro compromisso oficial e primeiro discurso do Papa em terras polonesas, no encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o Corpo Diplomático no pátio de honra do Wawel. Às 17h40min, Francisco faz uma visita de cortesia ao Presidente da República na Sala dos Pássaros do Palácio de Wawel.
Às 18h30min o último compromisso do dia, com o encontro do Pontífice na Catedral de Cracóvia com os bispos poloneses para quem deverá proferir um discurso.

Como se posiciona a Igreja a respeito da inseminação artificial?


Meu nome é Ariane, tenho 21 anos e namoro há aproximadamente 4 anos. Meu namorado tem 25 anos e não pode ter filhos porque não tem nenhum espermatozoide.
Ele ainda vai fazer alguns exames e como pensamos em casar ele cogita a possibilidade de fazermos uma inseminação artificial, pois o médico dele disse que o canal pode estar obstruído, mas se for encontrado um espermatozoide é possível fazer a inseminação.
Gostaria de uma orientação na verdade. Como se posiciona a Igreja a respeito da inseminação artificial?
doacao-ovulo-fertilizacao-in-vitro-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio-e1377111168476
No retiro de carnaval e em outros momentos de oração em que proclamaram a cura de homens estéreis, ele se sentiu tocado, sentiu que a cura era para ele. Por isso, não sei se a inseminação seria a melhor escolha, não seria duvidar do poder de Deus? Mas também penso que se não for da vontade de Deus, mesmo por inseminação esse filho não vai nascer.
Enfim, gostaria de saber a posição da Igreja quanto a isso.
Muito obrigada.
Cara Ariane,
É natural e maravilhoso ver em um casal o desejo de ter filhos, pois deste modo reconhecem – de modo diretamente consciente ou não – que têm a possibilidade de participar da Criação divina de um modo único. Ao mesmo tempo a cruz e o sofrimento de saber que não se pode ter filhos é real, e é uma prova que o Senhor permite (não que o Senhor queira nosso sofrimento, mas o permite), para que através desta cruz se possa santificar o próprio casal, bem como aos demais através de um testemunho de fidelidade e de amor.

Papa institui novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

FAMILIA-1
O Papa Francisco aprovou o estatuto do novo Dicastério (ministério do Vaticano) para a Família que, entre outras coisas, irá prevenir o recurso do aborto e ajudará as mães que tenham recorrido a esta prática. O pontífice, sob proposta do Colégio dos Cardeais, que o aconselha, aprovou “ad experimentum” este novo Dicastério “para os leigos, a família e a vida”, que começará a operar em 1º de setembro deste ano, informou hoje à Santa Sé em um comunicado.
Ele assumirá as funções do Conselho Pontifício para os Leigos e pelo Conselho Pontifício para a Família.
O Dicastério, anunciado já em outubro passado, será presidido por um secretário, que poderia ser um leigo, articulado em três seções: para os fiéis leigos, para a família e para a vida, cada um liderado por um subsecretário.
Ele será composto por vários membros, como leigos, homens e mulheres, solteiros ou casados, de diferentes partes do mundo “para que reflitam o caráter universal da Igreja”.
O Dicastério “promove e organiza convênios internacionais e outras iniciativas, sejam relativas ao apostolado dos leigos, à instituição matrimonial ou à realidade da família e da vida no âmbito eclesiástico, seja às condições humanas e sociais dos leigos, da família e da vida humana na sociedade”.
Na seção para os fiéis leigos, o Dicastério deverá estimular a promoção da vocação e da missão destes fiéis no mundo, entre outros assuntos.

Suicídio entre jovens, como ajudar quem precisa redescobrir o sentido de sua vida?

alimentos-para-depressão-nutricionista-em-sp-nutrição-joyce-rouvier-1
É terça-feira. Laura, 16 anos, chegou da escola. Seus pais estão trabalhando. Pulou o almoço e se trancou no quarto. Na internet, ela questiona se vale a pena continuar vivendo, mas ninguém se importa. A cena se repete com frequência, até que ela desiste de viver.
Laura é uma personagem fictícia, mas cenas como as citadas acima estão presentes no cotidiano de milhares de pessoas que tiram a própria vida todos os anos. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES), três pessoas cometem suicídio a cada 24 horas no Rio Grande do Sul. Mais de mil por ano. Entre adolescentes de 15 a 19 anos, a morte autoprovocada aumentou 30% nos últimos e já é a segunda principal causa de óbito. No entanto, 90% dos casos poderiam ser evitados, é o que alerta a coordenadora da Residência Médica do Hospital Psiquiátrico São Pedro(HPSP), Roberta Rossi Grudtener.
Roberta salienta que o suicídio não tem uma única causa, mas muitos fatores. Ela afirma que o aumento dos casos tem a ver com o mundo estar mais competitivo, com mudanças no estilo de vida, com o surgimento docyberbullying – principalmente na adolescência -, mas também está relacionado à falta de prevenção, especialmente de transtornos psicológicos.

Papa telefona de surpresa e conforta sacerdote chileno de 35 anos doente de câncer.

RV16498_Articolo
No dia 4 de junho passado, tocou o telefone na hora do almoço na casa do sacerdote chileno Francisco Rencoret Mujica, doente de sarcoma pulmonar. Era o Papa Francisco.O padre de 35 anos, que estudava Direito Canônico em Roma, na Universidade Gregoriana, voltou a Santiago este ano para tratar de sua enfermidade.A mãe pensou que era outra pessoa“Alô Padre Arturo… Não é o Padre Arturo, é o Santo Padre. Sim, é Sua Santidade, é o Papa!”, disse Maria Isabel, mãe do Pe. Rencoret, que pensava estar falando com um sacerdote espanhol que liga com frequência para saber sobre o estado de saúde de seu filho.

Em declaração à imprensa, Pe. Rencoret explicou que o motivo do telefonema foi “para saber da minha saúde, para me dizer que rezava por mim, para dar-me o apoio, o ânimo e o carinho da Igreja”.

terça-feira, 7 de junho de 2016

FESTA DE SÃO PEDRO EM CAMOCIM 2016 - Programação completa Aqui

A Comunidade de São Pedro  vai promover, de 19 a 29 de junho de 2016, os festejos alusivos a São Pedro. Com o tema "Fortalecidos pela misericórdia de Jesus, Pedro funda a Igreja". Serão 10 dias de novenário, missas e eventos sociais para toda a família camocinense.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO PEDRO 2016
CAMOCIM-CEARÁ


DE 19 A 29 DE JUNHO DE 2016
TEMA:"Fortalecidos pela misericórdia de Jesus,Pedro funda a Igreja"!


PROGRAMAÇÃO DA FESTA

DIA 19/06(DOMINGO)

5:00 -Alvorada Do Despertar Com Queima De Fogos E Apresentação Da Banda Lira
6:00 H - Café Da Manhã Para A Comunidade(Em Partilha)
15:00 H - Terço Da Misericórdia
18:00 H - Caminhada Saindo Da Casa De Um Pescador Da Comunidade
19:00 H - Hasteamento Da Bandeira E Celebração Eucarística
Convidados:Paróquia Senhor Bom Jesus Dos Navegantes E Todo Povo De Deus
LITURGIA E CÂNTICOS:SÃO PEDRO
SOCIAL;ELIAS JÚNIOR E APRESENTAÇÃO DAS RAINHAS

TRÍDUO DE SANTO ANTÔNIO NA COMUNIDADE SANTA EDWIGES EM CAMOCIM 2016

Terá início nesta quinta-feira (109/06) em Camocim, através da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, com organização da Igreja de Santa Edwiges, do Bairro Olinda, o Tríduo de Santo Antônio. Até o próximo dia 13 de Junho, com o tema “Com santo Antônio, celebramos o ano da misericórdia”, a comunidade católica homenageará, com orações e celebrações religiosas, um dos santos mais populares entres os cristãos católicos.
Toda a programação acontecerá na Igreja de Santa Edwiges, no Bairro Olinda, será iniciada às 19:00h com o Hasteamento da Bandeira e Celebração Eucarística. Novenas e cantos estarão presentes nos três dias de festa. O evento terá ainda como convidados, o Terço dos Homens, Legião de Maria, Ministros da Palavras e muitos outros grupos. 

veja a programação completa

DIA 09/06(QUINTA)

19:00 HORAS - HASTEAMENTO DA BANDEIRA E CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

CONVIDADOS:SERVIÇO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA,ÁREA PASTORAL SÃO FRANCISCO,POLO SÃO JOSÉ

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E TODA COMUNIDADE DE SANTA EDWIGES.

LITURGIA:POLO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Quando o pai descobre a verdade sobre o cirurgião do seu filho, sente um calafrio

surgery
Com que frequência nós julgamos as pessoas sem sabermos exatamente o que está acontecendo na vida delas, ou por qual tipo de problemas elas estão passando? Às vezes, é difícil sentir empatia pelos outros e ir além das aparências.

Um médico chegou ao hospital. Ele recebeu uma chamada para uma cirurgia de emergência: uma criança havia se envolvido em um acidente gravíssimo. O médico se preparou imediatamente, mas antes dele entrar no quarto, correu até o pai da criança, que disse: “Por que você chegou tão tarde? Por quê? Você sabia que a vida do meu filho está em risco? Você não tem o menor senso de responsabilidade!” O médico sorriu e respondeu com calma: “Desculpe, eu não estava no hospital. Eu estava em outro lugar, mas vim o mais rápido que pude. Agora, acalme-se e me deixe fazer o meu trabalho.”

Esta menina italiana poderia ser em breve a santa mais jovem da história da Igreja

nennolinaAntonietta Meo nasceu em Roma no dia 15 de dezembro de 1930, e morreu aos seis anos de idade, em 3 de julho de 1937. Em breve ela poderia chegar a ser a santa confessora mais jovem canonizada pela Igreja Católica. Mas qual é a história de Antonietta?
Quando tinha apenas 5 anos de idade, Nennolina (como era chamada pela sua família) caiu e machucou o joelho. Ao ver que seu joelho não se curava, foi diagnosticada com osteosarcoma, uma forma agressiva de câncer nos ossos.

Santo Afonso: “Lúcifer é constrangido a ficar prostrado sob os pés de Maria”

Maria esmaga a serpente
“Inimicitias ponam inter te et mulierem … Ipsa conteret caput tuum” – “Porei inimizade entre ti e a mulher … Ela te esmagará a cabeça” (Gn 3, 15)

Com muita razão, a Santíssima Virgem é comparada a um exército em ordem de batalha, porque ela sabe ordenar o seu poder e a sua misericórdia para confusão dos inimigos infernais e benefício dos seus devotos. Felizes de nós se nas tentações recorrermos sempre a esta Mãe, invocando o seu doce nome juntamente com o de Jesus. O obséquio mais agradável a Maria é recomendarmo-nos muitas vezes a ela e mantermo-nos debaixo da sua proteção: “Sub tuum praesidium confugimos, Sancta Dei Genitrix” – “Sob a tua proteção nos refugiamos, Santa Mãe de Deus”.

Maria Santíssima não é só Rainha do Céu e dos Santos, mas também do inferno e dos demônios, por tê-los vencido intrepidamente com as suas virtudes. Todos os Santos Padres concordam em dizer que a Bem-Aventurada Virgem é aquela mulher poderosa, prometida por Deus desde o princípio do mundo, a qual, juntamente com o Filho, deveria estar em perpétua inimizade com a serpente infernal e, a seu tempo, havia de lhe esmagar a cabeça, abatendo-lhe o orgulho. Por isso Lúcifer se vê constrangido a ficar prostrado debaixo dos pés de Maria. O espírito maligno, para vingar a sua derrota, volta toda a sua sanha contra os devotos da Mãe de Deus; esta, porém, não permite que lhes cause o menor dano.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°