VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

terça-feira, 24 de maio de 2016

Inscrições para Medalha São Paulo Apóstolo 2016 prosseguem até 30 de junho

medalha-sao-paulo-apostolo-20150514
Com objetivo de valorizar, estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral, a Arquidiocese de São Paulo (SP) instituiu a Medalha São Paulo Apóstolo.

A medalha será concedida a pessoas que se destacam nas seguintes dimensões da vida eclesial e pastoral: testemunho laical; serviço sacerdotal; ação caritativa e de promoção humana; ação missionária; inovação na metodologia pastoral; educação cristã; defesa e promoção da vida e da dignidade humanas.
As entidades e instituições também receberão a premiação pelo testemunho cristão nas seguintes áreas: cultura; comunicação e serviço social.
As inscrições devem ser feitas até 30 de junho. A relação dos dez contemplados com a Medalha em 2016 será divulgada no dia 5 de agosto. Já a entrega ocorrerá em 1º de setembro.
A primeira edição do prêmio ocorreu em 2015, dentro das comemorações dos 270 anos de criação da diocese de São Paulo.
No decreto de instituição da Medalha, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, ressaltou que “todos os batizados foram constituídos como povo de Deus e são participantes do múnus sacerdotal, profético e régio do próprio Cristo”. Acrescentou, ainda, que a homenagem também é um “incentivo para que floresça mais abundantemente a vida eclesial e pastoral nesta cidade imensa”.
A Medalha traz a efígie do apóstolo São Paulo, patrono da arquidiocese, e a vista frontal da catedral metropolitana de São Paulo.
Informações e inscrições: www.arquisp.org.br

Por CNBB

Carta aos Artistas do Brasil: “Vida de louvor aos Moldes de Maria”

altA paz de Jesus, meus irmãos!
Sabemos que temos duas palavras de ordem para esse ano: MISERICÓRDIA E LOUVOR. Nos meses anteriores vimos um pouco sobre a misericórdia, e temos a total consciência que esse assunto não se encerra. Nesses próximos, vamos nos voltar um pouco mais para o Louvor.
Vida de louvor aos Moldes de Maria
"E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a sua pobre serva.” (Lc 1,46-48).
Quando leio esse versículo, onde Maria diz, Minha alma glorifica ao Senhor, sinto que dá pra mergulhar muito, e temos muito a descobrir dessa oração. 
Maria está num estado de graça tão grande que esse canto é um resultado da ação de Deus em sua vida. Maria está transbordando de alegria e de graça, pois nos versículos anteriores vamos ver que somente a sua saudação fez com que Isabel tivesse uma experiência impactante com o Espírito. E entendamos, foi somente uma saudação, um bom dia, boa tarde, shalom, enfim, não foi uma pregação, ou uma música ungida, foi uma simples saudação. 

Veja a programação da festa de Corpus Christi em Camocim

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DOS NAVEGANTES-  CAMOCIM-CE

Clique para Ampliar
A programação da Festa em Camocim vai ter início nessa quinta-feira (26/05), Celebração Eucarística na Igreja Matriz  às 16:00h..
Após a Santa Missa, terá início a procissão, passando pelas seguintes ruas: Rua Dr.João Thomé (saindo da Igreja Matriz),  seguindo em frente(contra -mão), entrando em seguida na rua Riachuelo, até a capela do cruzeiro.

ÁREA PASTORAL SÃO FRANCISCO -CAMOCIM-CE
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
A programação  na Area pastoral S.Francisco terá início nessa quinta-feira (26/05),com  procissão saindo  às 16:30h da capela de N.Sra de Fátima até a igreja de São Francisco.
Após a procissão, terá início a santa Missa Campal em frente a igreja de São Francisco.

O blog Renascer estará trazendo fotos exclusivas, aguardem!

Sagrada Eucaristia: o que é a anamnese

Anamnese” é uma palavra grega que significa memorial, comemoração, recordação.


Consagración del pan y del vino - ptÉ chamado especificamente de “anamnese” o conjunto de palavras que, dentro da Oração Eucarística, vêm logo após o relato da instituição. Com essas palavras, a comunidade “celebra a memória do mesmo Cristo, recordando de modo particular a sua bem-aventurada Paixão, gloriosa Ressurreição e Ascensão aos Céus” (IGMR 79e; cf. CIC 1354).
Este memorial obedece ao mandado do Senhor: “Fazei isto em memória de Mim” (em grego, “Eis ten emen anamnesim”). Nas diversas Orações Eucarísticas, especifica-se o Mistério de Cristo com diferentes formulações, conforme se refiram só à morte ou também à descida ao lugar dos mortos, à ressurreição, à ascensão e à manifestação gloriosa do Senhor no final da História.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Bíblia é o livro mais lido no Brasil, aponta nova pesquisa feita pelo Ibope.

biblia20sagrada203
A Pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’ indica que o percentual de leitores no país está aumentando. Em 2011 eram 50% da população, em 2015 chegou a 56%. Na média, o brasileiro lê a cada ano apenas 4,96 livros. Desses, 0,94 são indicação da escola e apenas 2,88 lidos por vontade própria. Metade dos livros (2,53) não são terminados.
Divulgada nesta quarta (18), o levantamento do Ibope, encomendado pelo Instituto Pró-Livro, ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não. Segundo a metodologia empregada, representa a realidade de 93% da população brasileira. No levantamento, foi considerado “leitor” quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses.
A Bíblia é o livro mais lido, seja qual foi o nível de escolaridade. As Escrituras aparecem em todas as listas: últimos livros lidos, livros mais marcantes. Um dado chama atenção: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro. Questionado sobre os motivos de não lerem, apenas 2% acha o preço de livro caro e percentual igual afirma não ter dinheiro para comprar.

Religião influencia

Perguntados sobre as principais motivações para ler um livro, a quarta resposta mais ouvida foi motivos religiosos (11%). Sobre o local preferido para comprar livros, igrejas e outros espaços religiosos é a escolha de 9% dos entrevistados.

A ciência verdadeira sempre aponta para o Criador!

johannes_kepler
Por Bill Federer
“Ó Deus Todo Poderoso, estou a pensar os Teus Pensamentos segundo Tu mesmo”, escreveu o astrónomo Johannes Kepler, em 1619, no seu “The Harmonies of the World.”
Um ataque de varíola que aconteceu quando ele tinha quatro anos, deixou-o com mãos aleijadas e com visão deficiente. superando todos estes contratempos, ele estudou as obras de Copérnico, e com 23 anos tornou-se professor de Astronomia. O seu nome era  Johannes Kepler, nascido no dia 27 de Dezembro de 1571.

Ele avançou mais ainda com a teoria heliocêntrica do sistema solar de Copérnico, com os planetas a girarem à volta do sol e não da Terra. Ele descobriu as leis que governam o movimento dos planetas e deu início à disciplina da mecânica celestial conhecida Leis de Kepler, que mais tarde vieram a ajudar Newton a formular a sua teoria de gravitação. A publicação das suas tabelas de efeméride, necessárias para o mapeamento do movimento das estrelas, contribuiu para a teoria do cálculo.
No livro quinto do “The Harmonies of the World”  Johannes Kepler escreveu:
A matriz está lançada; o livro está escrito, para ser lido ou agora ou na posterioridade, não me interessa. Pode até ser bom esperar um século por um leitor, tal como Deus esperou 6,000 anos por um observador.
Comparando as órbitas celestiais dos planetas com as harmonias polifônicas da música, Kepler escreveu o seguinte no seu livro “The Harmonies of the Worlds”:

O QUE A IGREJA CATÓLICA ENSINA SOBRE TATUAGEM E PIERCING

     A cada dia aumenta o número de jovens que usam tatua¬gens e piercing. Jovens dos mais diferentes níveis sociais, culturais e religiosos fazem questão de mostrar esses símbo¬los no seu corpo. É quase impossível ir a um lugar público e não encontrar alguém com uma tatuagem ou um piercing em alguma parte do corpo. À primeira vista tem-se a impressão de tratar-se de mais uma moda inocente. Aí está o grave en¬gano. Por trás desses desenhos e pequenos adornos encon¬tra-se uma sutil cilada da atual onda esotérica.

                O que é a tatuagem? Qual a sua origem?
                Tatuar o corpo é marcá-lo com um desenho, de modo ge¬ral, definitivo. As origens da tatuagem se perdem na história. Alguns estudos apontam para a evidência dessa prática há pelo menos 8.000 anos. Seus vestígios foram encontrados em sítios arqueológicos na França, na Itália, em Portugal e na Romênia; também no antigo Egito, na Mongólia, nas civilizações pré-colombianas e no Brasil. Destacam-se as ilhas polinésias, no Pacífico sul, de onde o capitão James Cook levou a palavra tattoo para a Inglaterra, e do inglês foi incorporada no vocabulário da maioria das línguas ocidentais.