terça-feira, 15 de março de 2016

Papa: se nós queremos conhecer o amor de Deus, olhemos ao Crucifixo


OSSROM100279_ArticoloO Papa Francisco iniciou suas atividades esta terça-feira, (15/03), celebrando a Missa na Casa Santa Marta.
Em sua homilia, Francisco falou de um animal que, na Bíblia, se refere à história da salvação: a serpente. Trata-se do primeiro animal citado no Gênesis e o último no Apocalipse. Um animal que, nas Escrituras, é símbolo poderoso de danação e misteriosamente, afirmou o Papa, de redenção.
Para explicar esse simbolismo, o Pontífice entrelaçou a leitura extraída do Livro dos Números com o trecho do Evangelho de João. A primeira contém o célebre passo do povo de Israel que, cansado de vagar pelo deserto com pouco comida, insulta Deus e Moisés. Também aqui os protagonistas são as serpentes, por duas vezes. Primeiramente, são lançadas do céu contra o povo infiel, que semeiam medo e morte até que a multidão implora a Moisés para que peça perdão. E depois, entra em cena outra serpente:
“Deus diz a Moisés: ‘Faze uma serpente abrasadora (de bronze) e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá’. É misterioso: O Senhor não deixa as serpentes morrerem. Mas se uma delas fizer mal a uma pessoa, que olhe para aquela serpente de bronze e se curará. Elevar a serpente”.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM CAMOCIM



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA - 2016.

PARÓQUIA BOM JESUS DOS NAVEGANTES



CAMOCIM/CE.


Matriz Senhor Bom Jesus dos Navegantes - Camocim-CE

DOMINGO DE RAMOS – DIA 20.03.2016.
• 08:00 HORAS – BÊNÇÃO DOS RAMOS – IGREJA DE SÃO PEDRO. • 09:00 HORAS – MISSA DE RAMOS NA MATRIZ. • 18:00 HORAS – MISSA DE PRECEITO NA MATRIZ. • 19:00 HORAS – MISSA DE PRECEITO SÃO PEDRO.
TERÇA-FEIRA SANTA – DIA 22.03.2016.
• 09:00 HORAS – MISSA DOS SANTOS ÓLEOS – TIANGUÁ. • 18:00 HORAS – MISSA NA MATRIZ.
QUARTA-FEIRA SANTA – DIA 23.03.2016.
• 16:00 HORAS – ENCONTRO PENITENCIAL COM IDOSOS E ENFERMOS - MATRIZ. • 17:00 HORAS – VIA-SACRA SOLENE NA MATRIZ. • 18:00 HORAS – MISSA DA MISERICÓRDIA NA MATRIZ.
QUINTA-FEIRA SANTA – DIA 24.03.2016.
• 16:00 HORAS – MISSA DA CEIA DO SENHOR (LAVA-PÉS) NA MATRIZ. • 18:00 HORAS – TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - MATRIZ PARA O AUDITÓRIO PAROQUIAL. Horários da Adoração: • 18:00 às 19:00 Horas – Liturgia, Irmãos do Santíssimo, Coroinhas e OVS(Obra Vocações Sacerdotais), • 19:00 às 20:00 Horas – Movimentos Marianos: Legião de Maria, Mãe Rainha e Congregação Mariana. • 20:00 às 21:00 Horas – Ordem Franciscana, SAB(Serviço Animação Bíblica), Apostolado da Oração. • 21:00 às 22:00 Horas – Padres, Religiosas, Ministros da Palavra e da Eucaristia. • 22:00 às 23:00 Horas – Pastorais: Catequética, Dízimo e Terço dos Homens. • 23:00 às 00:00 Horas – Renovação Carismática Católica, Vicentinos e Jovens.

“A liberdade religiosa nos Estados Unidos nunca foi tão atacada quanto hoje”

Religion and war concept - cross behind barbed wireA organização First Liberty Institute [Instituto da Primeira das Liberdades] é formada por um grupo de advogados que oferecem assessoria jurídica, gratuitamente, a vítimas de discriminação religiosa nos Estados Unidos.
A organização publicou recentemente o seu relatório consolidado sobre os casos de discriminação ocorridos em 2015: são 376 páginas que relatam intolerância à religião na imprensa, no sistema de educação, no exército e nas ruas. Os casos registrados em 2015 somam 1.285: é odobro dos registrados em 2012.
Kelly Shackelford, presidente da First Liberty Institute, resume a situação:
“A liberdade religiosa nos Estados Unidos nunca foi tão atacada quanto agora”.

Biscoitos em troca de sexo oral: como os soldados da ONU tratam as crianças que a ONU mente que protege

onu capacetes azuisSob os disfarces da “defesa dos direitos humanos”, a ONU tem se ocupado há décadas em espalhar pelo mundo uma ideologia que pisoteia os direitos humanos mais básicos, a começar pelo mais óbvio de todos: o de nascer. Suas políticas abortistas são cadavericamente maquiadas com metáforas vazias de embasamento, como a dos “direitos sexuais e reprodutivos” – e impostas aos países pobres como chantagem em troca de ajudas econômicas. Boa parte do dinheiro que esbanja em supostos projetos de saúde pública servem para produzir material de apoio a pseudociências como a ideologia de gênero, e, enquanto se afunda em estratégias cada vez menos disfarçadas para impor ao mundo a sua ideologia relativista alinhada à cultura do descarte, a ONU vai se revelando cada vez mais inútil na missão teórica com que nasceu: a de garantir a paz no planeta. Nem os próprios membros do Conselho de Segurança, aliás, se importam mais em aparentar algum respeito à organização.
Um dos escândalos em que a ONU está envolvida é do tipo que, interpretando o seu papel de paladina dos direitos humanos, ela declara combater mais implacavelmente: os abusos sexuais. Abundam as denúncias desse crime contra burocratas, funcionários e soldados da organização.

Consistório define data da canonização de Madre Teresa

Papa vai presidir a outras canonizações a 5 de junho e 16 de outubro
075O Papa Francisco anunciou hoje que a canonização de Madre Teresa de Calcutá vai ser celebrada a 4 de setembro.

A decisão foi tomada depois de um consistório (reunião de cardeais) ordinário para votar cinco causas de canonização.
Na mesma data vai ser celebrado o Jubileu dos Voluntários e Trabalhadores da Misericórdia,
Em dezembro de 2015 foi anunciado que o Papa aprovou um milagre atribuído à intercessão da Beata Teresa de Calcutá, vencedora do Prémio Nobel da Paz em 1979.
A Congregação para a Causa dos Santos (santa Sé) concluiu em julho de 2015 as investigações sobre a cura miraculosa de um homem brasileiro, de 35 anos, afetado por uma grave doença no cérebro, que se curou de uma forma tida como inexplicável.
Ganxhe Bojaxhiu, a Madre Teresa, nasceu em Skopje (Macedónia), pequena cidade com cerca de vinte mil habitantes então sob domínio otomano, a 26 de agosto de 1910, no seio de uma família católica que pertencia à minoria albanesa, no sul da antiga Jugoslávia.

Grupo sueco quer que homens possam ‘abortar’ responsabilidade por filhos.

Methods-of-Abortion
Uma polêmica proposta de um grupo político sueco defende que homens que não queiram ser pais tenham direito ao que chamam de “aborto legal” de responsabilidade – ou seja, decidir se querem se envolver com o filho depois do nascimento da criança.
O braço jovem do Partido Liberal sugere que até a 18ª semana de gravidez um homem possa tomar essa decisão. O prazo de 18 semanas coincide com o limite em que uma mulher é autorizada a fazer um aborto na Suécia.
De acordo com a proposta, os homens que não quiserem ter filhos poderão assinar um documento no qual abdicam da responsabilidade pela criança, afirmando que não querem se envolver em nenhum aspecto da criação do filho.
“Isso significa que um homem renunciaria aos deveres e direitos de paternidade”, disse ao site de notícias sueco “The Local” Marcus Nilsen, presidente da Juventude Liberal.

CNBB emite nota sobre momento atual no Brasil: “manifestações populares são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. Devem ser pacíficas”


maxresdefault
NOTA DA CNBB SOBRE O MOMENTO ATUAL DO BRASIL
“O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18)
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 8 a 10 de março de 2016, manifestamos preocupações diante do grave momento pelo qual passa o país e, por isso, queremos dizer uma palavra de discernimento. Como afirma o Papa Francisco, “ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião a uma intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (EG, 183).
Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade. A busca de respostas pede discernimento, com serenidade e responsabilidade. Importante se faz reafirmar que qualquer solução que atenda à lógica do mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e se desvia do caminho da justiça.
A superação da crise passa pela recusa sistemática de toda e qualquer corrupção, pelo incremento do desenvolvimento sustentável e pelo diálogo que resulte num compromisso entre os responsáveis pela administração dos poderes do Estado e a sociedade. É inadmissível alimentar a crise econômica com a atual crise política. O Congresso Nacional e os partidos políticos têm o dever ético de favorecer e fortificar a governabilidade. 

Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos? Uma pergunta que todo católico precisa saber responder.


biblia
Como foi feita a divisão da Bíblia em capítulos e versículos? Nos livros “originais” não havia separação entre as palavras, nem vogais, sem sinais de pontuação, nem títulos para ajudar a localizar as passagens bíblicas.
A necessidade de dividir o texto sagrado surgiu especialmente para facilitar a leitura litúrgica.
Houve diversos sistemas, tanto entre os judeus (“Sedarim”; “Perashiyyot”; “Pesuquim”) como entre os cristãos (“Cánones eusabiani”, de Eusébio de Cesareia), para dividir os textos em 1162 seções.
Divisão em capítulos
Estêvão Langton, arcebispo da Cantuária, que havia sido chanceler da Universidade de Paris, fez a divisão do Antigo e do Novo Testamentos em capítulos, a partir do texto latino da Vulgata de São Jerônimo, por volta do ano 1226.
Da Vulgata, passou ao texto da Bíblia hebraica, ao texto grego do Novo Testamento e à versão grega do Antigo Testamento.
Ele estabeleceu uma divisão em capítulos, mais ou menos iguais, muito similar à que temos em nossas Bíblias impressas. Esta divisão se tornou universal.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°