sábado, 23 de janeiro de 2016

Relíquias do beato Pier Giorgio Frassati serão expostas na JMJ 2016

Papa_Francesco_prega_davanti_a_Pier_Giorgio_1
Papa reza diante das relíquias do Beato Frassati na Catedral de Turim
As relíquias do Beato Pier Giorgio Frassati serão expostas para a veneração dos jovens durante a 31ª Jornada Mundial da Juventude em julho próximo, em Cracóvia. Trata-se de uma verdadeira “surpresa” – informa um anota da Associação Pier Giorgio Frassati – recordando que o próprio Papa Francisco, na mensagem dirigida aos jovens em vista da JMJ, exortava-os a seguir o exemplo do Beato Frassati.
.: Quer ir com o Shalom pra JMJ 2016? Clique aqui e saiba mais
O ensinamento de Frassati aos jovens: viver e não simplesmente ir vivendo
pier-giorgio-frassati1“Pier Giorgio foi um jovem que entendeu o significado do que é ter um coração misericordioso, sensível aos mais necessitados – disse o Papa. A eles dava muito mais do que coisas materiais: dava a si mesmo, dedicada tempo, palavras, capacidade de escuta. Servia os pobres com grande discrição, nunca mostrando-se”. Também os predecessores de Bergoglio sempre demonstraram admiração por este Beato. Em maio de 2010, ao encontrar jovens em Turim, cidade natal de Frassati, Bento XVI disse: “Tenham a coragem de escolher o que é essencial na vida” e citava uma frase típica do Beato: “”Viver e não simplesmente ir vivendo”!”, definindo-o como um jovem fascinado pela beleza do Evangelho das Bem-aventuranças”.

A Igreja realmente apoiou o nazismo? Pio XII foi mesmo o “papa de Hitler”?

Pio XIISerá que Pio XII foi o “papa de Hitler”?
Será que a Igreja católica realmente apoiou o nazismo?
A resposta é clara: NÃO.
Trata-se de mentiras vastamente espalhadas por militantes anticatólicos em seus livros e blogs. Na verdade, a Igreja não somente não apoiou o nazismo como o condenou com veemência desde o início, fato que pode ser demonstrado com objetividade mediante jornais da época, documentos oficiais, fotos e vídeos.
Pio XII foi alvo de uma intensa campanha de desinformação e difamação que quase assassinou a sua reputação. Desfazer o mito em torno da sua figura é recolocar Pio XII em sua devida posição: um papa venerável e, talvez um dia, um santo canonizado.

A receita do Papa Francisco para os educadores

“Ser educador é ser como Jesus, que nos educou”, disse o Papa aos professores e todos aqueles que exercem papel de educadores, e lhes deu uma receita, em formato de dica de leitura
educadores
Em mensagem em vídeo, o Papa saudou os participantes do 24º Congresso Interamericano de Educação Católica, realizado em São Paulo.
Francisco pediu que os educadores estejam abertos à novas propostas de educação audazes e que a concepção educativa como transmissão de conteúdos terminou, está esgotada.
O Pontífice afirmou ainda que, na atualidade, quando o homem não está no centro da organização mundial, e sim o medo, um dos grandes desafios para a educação é não se tornar elitista.
Ao citar um educador brasileiro, o Papa reiterou que a educação deve estar baseada em três pilares: transmissão de conteúdos, de hábitos e avaliação.
“É uma linda expressão”, disse o Pontífice. Mas é preciso traduzi-la em atividades concretas.
“Assim, acontecerá a cultura do encontro e não do desencontro. Ou, pior: a cultura da não-integração, da exclusão, na qual somente uma elite, com uma educação seletiva, deterá o poder amanhã, ou hoje mesmo”.
Antes de concluir, o Papa refletiu:
“Ser educador é ser como Jesus, que nos educou”.
“Contra todo um sistema educativo dos doutores da lei, da rigidez… Leiam tudo o que Jesus diz a eles no capítulo 23 de Mateus”.
Jesus nos educa de outra maneira, com outro estilo, ressaltou Francisco.
“Nos educa em duas colunas muito grandes: as bem-aventuranças, no início do Evangelho, e o protocolo com o qual todos seremos julgados, que está em Mateus 25. Com isso, Jesus destruiu um sistema educativo baseado em normas, em preceitos que, em última instância, eram a profecia do que foi a Ilustração, que hoje em dia não nos serve a nada”.
Da redação, com Rádio Vaticano

Vatimecum”: Vaticano lança site para os peregrinos em vista do Ano Santo da Misericórdia.


view
Durante o Ano Santo da Misericórdia Roma é o epicentro das peregrinações, por tal motivo o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério vaticano a cargo dos grandes eventos do Jubileu Extraordinário, lançou o website oficial do Vaticano para os peregrinos que chegam à Cidade Eterna para este tempo convocado pelo Papa Francisco.
Com o nome “Vatimecum”, o site é o único portal de serviços para os peregrinos que está autorizado pela Santa Sé, sendo coordenado pelo Centro de Acolhida de Peregrinos, inaugurado na capital italiana em dezembro, justamente por ocasião do Ano da Misericórdia. O site está disponível em seis idiomas.

Por isso o site constituiu como um completo guia com informação útil para os visitantes que cheguem à Cidade Eterna, entre elas a hospitalidade, os seguros de viagem, onde comer e guia sobre os lugares históricos e religiosos para visitar, tudo em torno ao Jubileu Extraordinário, e com preços justos para os peregrinos.”‘Vatimecum’ nasce da necessidade de tutelar aos peregrinos que cheguem a Roma durante o ano jubilar (…) O Portal põem à disposição do viajante vários serviços dedicados a garantir a melhor estadia na Capital controlando os preços dos principais gastos: comida, hospedagem, seguros médicos e outros”, expõem a partir do website.

Uma mulher sem-teto deu à luz perto de São Pedro; o Vaticano oferece-lhe uma casa.




1424989635307Uma mulher sem-teto deu à luz uma menina na noite passada perto da colunata de Bernini, a poucos passos da Praça de São Pedro; mais tarde, foi socorrida por dois policiais de Inspeção do Vaticano e hospitalizada na estrutura de saúde Santo Espírito. Esta manhã foi visitada pelo esmoleiro do papa, mons. Konrad Krajewski, que lhe ofereceu uma residência por um ano em uma das casas pertencentes ao Vaticano.
A mulher, romena e sem-teto na Itália, estava com seu parceiro e havia buscado abrigo para suportar o frio da noite, particularmente intenso nestes dias, sob a colunata da Praça Pio XII, onde dormem muitos sem-tetos a quem o esmoleiro do Papa oferece normalmente comida quente.
A mulher, de acordo com alguns meios de comunicação, começou a sentir contrações com maior frequência por volta das duas horas da madrugada; seu companheiro saiu para chamar ajuda e encontrou dois policiais que estavam de serviço na Praça de São Pedro.

Conselhos de São João Crisóstomo aos homens de Deus na escolha da esposa.

tumblr_m0a3jmDGB71r0xsqlo1_500_large
São João Crisóstomo escreveu uma homilia intitulada “Como escolher uma Esposa”. Transcrevemos abaixo os principais trechos: 1) Portanto, quando fordes escolher uma esposa, não examineis somente as leis do Estado, mas, antes, examineis as leis da Igreja. Deus não vos julgará no último dia segundo as leis do Estado, mas segundo Suas leis.
2) Não é mesmo uma tolice? Quando estamos sob ameaça de perder dinheiro, tomamos todos os cuidados possíveis, mas quando nossa alma está sob risco de ser eternamente punida, nem ao menos prestamos atenção.
3) Tu sabes que tem duas escolhas. Se tu escolheres uma má esposa, terás de enfrentar aborrecimentos. Se não aceitares enfrentá-los, serás culpado de adultério por divorciar-te dela. Se tivesses investigado as leis do Senhor e as conhecesse bem antes de te casares, terias tomado muito cuidado e escolhido uma esposa decente e compatível com teu caráter desde o início . Se tivesses te casado com uma esposa assim, terias ganhado não apenas o benefício de não te divorciares dela como o benefício de amá-la intensamente, conforme Paulo ordenou. Pois quando ele diz Maridos, amem vossas esposas, ele não pára por aí, mas fornece a medida deste amor, como Cristo amou a Igreja.

Papa Francisco altera as regras do tradicional rito litúrgico do lava-pés com a possibilidade de inclusão de mulheres.

alx_mundo-papa-francisco-20160121-001_original
O papa Francisco ordenou a alteração das regras do tradicional rito litúrgico do lava-pés, realizado durante a missa “Coena Domini”, na quintas-feiras santas – data que precede a sexta-feira santa e o feriado de Páscoa.
Uma mudança na prática que agora consagrou-se nos documentos da Igreja universal. O Papa ordenou que se modificassem as indicações litúrgicas sobre o ritual de lavagem dos pés na missa da Quinta-feira Santa. A partir de agora os escolhidos para receber a lavagem não serão somente homens ou meninos, em memória dos 12 apóstolos. Poderão ser homens e mulheres, jovens e idosos, saudáveis e doentes, clérigos ou não.
A reforma foi introduzida com uma carta do Papa dirigida ao cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano. Nela mesma Bergoglio reconheceu que levava um tempo refletindo sobre o ritual correspondente à missa “in coena domini” (Missa da Ceia do Senhor), ou seja, a última ceia.

PARTICIPE DO RENOVAR 2016 - PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Em Camocim, a Renovação Carismática Católica (RCC) realizará, de 06 a 09 de Fevereiro, o Encontro de Carnaval Renovar 2016. Na programação, momentos de louvor e adoração, e shows com Ministério da Música. 
O evento é voltado para aqueles que não pretendem participar das festas relacionadas ao carnaval, optando assim por um período de retiro. O Encontro de Carnaval Renovar 2016 acontecerá, nas manhãs e tardes, no Ginásio Municipal Murilo Aguiar, e conta com o apoio da Paróquia Bom Jesus dos Navegantes. 
Texto: Tadeu Nogueira

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA



RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA
Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes
 Camocim / Ceará

RENOVAR /2016

TEMA: ‘’Vê a alegria que te vem de Deus” ( Br 4, 36b)

DIA 06/02 – SÁBADO

TARDE
14h – Terço da Misericórdia
14h20min – Louvor e oração
14h40min – 1ª Pregação: “Despertai tu que dormes” ( Ef 5,14)
15h 30min – Comunicação de palco
15h 40min - Intervalo
16h – Louvor e Oração
16h10min - 2ª Pregação:
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” (Mc 12,30-31)
17h10- Intervalo para Santa Missa

NOITE
18h – Santa Missa na Matriz
20h – Louvor e oração
20h15min 3ª Pregação“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduzem à  perdição” ( Mt 7,13)
20h45min – Adoração ao Santíssimo Sacramento
21h30min -Encerramento

Dia 07/02 – Domingo

MANHÃ
08h –Terço Mariano
08h30min – Louvor e Oração
09h - 4ª Pregação: “Alegrai-vos sempre no Senhor” ( Fl 4,4) 
09h50min – Comunicação de Palco
10h - Intervalo
10h20min – Retorno com louvor
10h35min - 5ª Pregação: “Meu Espírito exulta de alegria em Deus meu salvador”( Lc 1,47)
11h25min – Testemunho
12h – Intervalo para o almoço
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by