VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Pregação Advento: Espírito Santo, fonte de esperança

alt
Começaram nesta sexta-feira dia 2 de dezembro as Pregações de Advento na Capela Redemptoris Mater no Vaticano. Nesta manhã esteve presente o Papa Francisco. As reflexões estão cargo do padre Raniero Cantalamessa. O tema geral é: “Bebamos, sóbrios, a embriaguez do Espírito Santo”.

Nesta sexta-feira dia 2 o padre Cantalamessa afirmou que o Espírito Santo é “a novidade teológica e espiritual mais importante depois do Concílio e a principal fonte de esperança da Igreja”.

No próximo ano – disse o frade capuchinho – comemoramos o 50º aniversário do início do Renovamento Carismático, um dos muitos sinais do despertar do Espírito e dos carismas na Igreja. Esta experiência renovada do Espírito Santo tem estimulado a reflexão teológica.


Segundo o padre Raniero, na ordem da criação e do ser, tudo parte do Pai, passa pelo Filho e chega a nós pelo Espírito; na ordem da redenção e do conhecimento, tudo começa com o Espírito Santo, passa pelo Filho e regressa ao Pai.
Nas suas meditações de Advento, o padre Cantalamessa propõe alguns aspetos da ação do Espírito Santo, partindo do Credo: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida”; “Que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”; “ele falou pelos profetas".

A Carta aos Hebreus diz que "depois de falar um tempo através dos profetas, nos últimos tempos, Deus falou-nos pelo Filho". Assim, o Espírito não deixou de falar pelos profetas, fê-lo com Jesus e fá-lo ainda hoje na Igreja.

O pregador capuchinho concluiu a sua primeira meditação recordando que “a teologia, a liturgia e a piedade cristã, tanto no Oriente como no Ocidente, consolidaram um símbolo de fé: o Credo.

As pregações decorrem nas quatro sextas-feiras do Advento e percorrem os próximos dias 9, 16 e 23 de dezembro. Participam nas pregações cardeais, arcebispos, bispos, secretários das congregações, prelados da Cúria Romana e do Vicariato de Roma e também os superiores gerais e procuradores das Ordens Religiosas, que fazem parte da Capela Pontifícia.

Fonte: Radio Vaticana / Foto: AFP

Nenhum comentário: