quarta-feira, 9 de março de 2016

Papa Francisco muda o protocolo para poder receber chefes de Estado em “ situação matrimonial irregular”.

PAPA-FRANCISCO-JUNTO-MACRI-ESPOSA_CLAIMA20160216_0072_4
A pedido do Papa Francisco, o Vaticano mudou o protocolo para as visitas oficiais dos chefes de Estado católicos que se divorciaram e casaram novamente, os quais poderão ser recebidos com a nova esposa (ou esposo) pelo pontífice.
De acordo com a página italiana especializada em informações religiosas Vatican Insider, o pedido foi feito pelo pontífice argentino à Secretaria de Estado, encarregada dos protocolos, incomodado em ter que receber separadamente as novas esposas de quase todos os presidentes latino-americanos, entre eles o argentino Mauricio Macri (foto acima) e o colombiano Juan Manuel Santos.

Um gesto especial de Francisco com seu compatriota, o presidente Macri, a quem recebeu no sábado passado no Vaticano, junto com a sua terceira esposa, Juliana Awada. Com efeito, tratava-se da primeira vez que se rompiam as regras rígidas do Vaticano para as visitas oficiais, o que não passou despercebido nem no Vaticano nem na Argentina.
No passado, tais regras impediam que o presidente fosse recebido junto com a nova esposa pelo papa, motivo pelo qual não aparecia como casal na foto oficial.
Em geral, a nova esposa, embora algumas estivessem há anos casadas no civil, tinham que esperar em outro local doVaticano para que o papa a saudasse em separado depois da audiência com o marido.
A decisão não implica uma mudança da lei canônica, que considera ilegítimos tais casamentos, mas uma aplicação de um princípio defendido por Francisco: que os divorciados recasados sejam “integrados na vida” da Igreja, embora não possam ter acesso à comunhão.
O Papa Francisco deverá divulgar nas próximas semanas as conclusões dos dois Sínodos sobre as mudanças na família moderna, realizados em 2014 e 2015, um documento muito aguardado pelos católicos.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 04-03-2016. A tradução é de André Langer.

Nenhum comentário:

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°