sábado, 23 de janeiro de 2016

Relíquias do beato Pier Giorgio Frassati serão expostas na JMJ 2016

Papa_Francesco_prega_davanti_a_Pier_Giorgio_1
Papa reza diante das relíquias do Beato Frassati na Catedral de Turim
As relíquias do Beato Pier Giorgio Frassati serão expostas para a veneração dos jovens durante a 31ª Jornada Mundial da Juventude em julho próximo, em Cracóvia. Trata-se de uma verdadeira “surpresa” – informa um anota da Associação Pier Giorgio Frassati – recordando que o próprio Papa Francisco, na mensagem dirigida aos jovens em vista da JMJ, exortava-os a seguir o exemplo do Beato Frassati.
.: Quer ir com o Shalom pra JMJ 2016? Clique aqui e saiba mais
O ensinamento de Frassati aos jovens: viver e não simplesmente ir vivendo
pier-giorgio-frassati1“Pier Giorgio foi um jovem que entendeu o significado do que é ter um coração misericordioso, sensível aos mais necessitados – disse o Papa. A eles dava muito mais do que coisas materiais: dava a si mesmo, dedicada tempo, palavras, capacidade de escuta. Servia os pobres com grande discrição, nunca mostrando-se”. Também os predecessores de Bergoglio sempre demonstraram admiração por este Beato. Em maio de 2010, ao encontrar jovens em Turim, cidade natal de Frassati, Bento XVI disse: “Tenham a coragem de escolher o que é essencial na vida” e citava uma frase típica do Beato: “”Viver e não simplesmente ir vivendo”!”, definindo-o como um jovem fascinado pela beleza do Evangelho das Bem-aventuranças”.

Exemplo de “revolução da caridade” que acende a esperança nos corações
João Paulo II, que beatificou Frassati em 1990, também colocava-se na mesma linha. Em 2001, de fato, ao encontrar os jovens da Diocese de Roma, disse-lhes: “Que vos ajudem os tantos coetâneos dos quais a Igreja reconheceu a plena fidelidade ao Evangelho e indica como exemplos a serem seguidos, intercessores a serem invocados. Entre estes, gostaria de recordar o Beato Pier Giorgio Frassati. Procurem conhecê-lo! A sua existência como um jovem “normal”, demonstra que é possível ser Santos vivendo intensamente a amizade, o estudo, o serviço aos pobres, em uma relação constante com Deus”. A sobrinha de Frassati, Wanda Gawronska, afirma por sua vez: “A santidade é possível para todos e somente a revolução da caridade pode acender no coração dos homens a esperança de um futuro melhor”.
Relíquias expostas na Igreja da Santíssima Irindade
Em Cracóvia, as relíquias do Beato de Turim, falecido em 4 de julho de 1925 aos 24 anos, vítima de uma poliomielite fulminante contraída ajudando os pobres da cidade, serão expostas na Basílica da Santíssima trindade, na Rua Stolarska 12, confiada aos Padres Dominicanos.
A JMJ de Cracóvia realizar-se-á de 26 a 31 de julho. A presença do Papa Francisco é esperada de 28 a 31 de julho. O lema do evento é “Bem-aventurados os misericordioso, porque encontrarão misericórdia”, inspirado no Evangelho de São Mateus, e em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em andamento até 20 de novembro próximo.

Nenhum comentário:

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°