VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 14 de novembro de 2015

Nós somos obrigados a pagar o dízimo?

Os católicos são obrigados a pagar o dízimo, no sentido estrito do termo? Ou seja, devem dar 10% de seus rendimentos à Igreja? Essa pergunta se faz necessária porque é cada vez mais frequente ouvir, dentro da Igreja, um eco da pregação protestante, segundo a qual a determinação do Antigo Testamento de pôr à parte "o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que teu campo produzir cada ano" [1], deveria ser seguida ao pé da letra.
Para responder adequadamente a esta questão, é importante distinguir três leis: a lei natural, a lei da Igreja e a lei da caridade.
Com relação à primeira, Santo Tomás de Aquino diz que existe um fundamento natural para que o povo sustente os seus ministros. Diz ele: "Que o povo deve sustentar o os ministros do culto é determinação da razão natural, como também recebem do povo salário para seu sustento aqueles que servem o bem comum: os governantes, os militares, e outros" [2]. E ainda: "O preceito da paga dos dízimos, quanto ao seu aspecto moral, foi dado pelo Senhor e está no Evangelho de Mateus: 'Digno é o operário do seu salário'" [3].

Por que o Padre Pio apanhava do demônio?

padre pio - ptMuitos se perguntam por que São Padre Pio apanhava do demônio. Dentre as particularidades do grande santo de Pietrelcina, estavam justamente os duros embates com o inimigo de Deus. Regularmente Satanás o visitava a fim de corromper a sua alma e a sua fé. As artimanhas eram das mais variadas, indo desde a aparição em forma de mulheres nuas à agressão física deliberada.Outros santos da Igreja também tiveram de lidar com as perseguições demoníacas. Santo Antão sofreu ataques malignos repetidas vezes ao longo de sua vida. O Cura D’Ars era atormentado frequentemente. A certa altura, os fenômenos ficaram tão intensos que a cama do Santo Vianney ardeu em chamas. “Não podendo pegar o passarinho, o diabo queimou a gaiola”, debochou o padroeiro dos párocos. Eram verdadeiras lutas corporais, onde os filhos de Deus tinham de enfrentar a terrível ira dos infernos pessoalmente. Mas como explicá-las, se os anjos são criaturas puramente espirituais, ou seja, não possuem corpos como os seres humanos?
O Sagrado Magistério dá a essas ações diabólicas o nome de “obsessão”. Trata-se de um fenômeno bastante raro e extraordinário, quer dizer, diferente do meio comum pelo qual o diabo costuma agir, a tentação. Por outro lado, também não se confunde com a chamada “possessão”. Enquanto nesta o diabo toma posse do corpo da pessoa, furtando suas faculdades, de modo que ela já não possa responder pelas próprias ações, na “obsessão” o demônio visa enfraquecer a fé de sua vítima. É uma espécie de tentação potenciada. O inimigo age extraordinariamente, com mais clareza e intensidade. Embora existam níveis variados de “obsessão” – que serão estudados no curso de Demonologia -, de fato, todos eles almejam atacar a alma da vítima, fragilizando-a perante as armadilhas satânicas.

Qual é o verdadeiro pecado contra o Espírito Santo?

spirit-646924_1920
“Com espírito contrito, submetam (os fiéis) seus pecados à Igreja no sacramento da Penitência” (Vaticano II, Presbyterorum Ordinis, 5).

Em primeiro lugar, dois esclarecimentos:
1. Não é o padre que perdoa os pecados, e sim Deus, mediante a absolvição do ministro ordenado: bispo ou presbítero.
2. Todos os pecados têm o perdão de Deus, menos um: o pecado contra o Espírito Santo. “Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada” (Mateus 
12, 31). O único pecado que Deus não perdoa é a blasfêmia contra o Espírito santo.

Algo inédito sobre amor e sexo

Couple - ptO que você pensaria se a Igreja Católica lançasse um material inédito sobre o corpo humano tendo como objetivo mostrar o quanto uma relação sexual pode levar a uma felicidade plena e a um êxtase sem fim? O que você acharia se a Igreja Católica falasse: “As regras agora são: ame e faça o que quiseres”?. O que você concluiria se essa Igreja escrevesse: “O verdadeiro amor é para todo mundo, ninguém pode ficar sem ele”.

Conheça as artes gráficas para Carnaval e Pentecostes 2016

alt
Já estão disponíveis para download as sugestões de artes de divulgação para os retiros de Carnaval e para as celebrações de Pentecostes. As temáticas trabalhadas nas imagens seguem os direcionamentos para o ano de 2016 definidos pelo Conselho Nacional, em setembro de 2015.
Seguindo a reflexão do tema do ano: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36) Espalhando a Chama rumo ao Jubileu de Ouro da RCC, o Movimento sugere trabalhar as seguintes temáticas:
Para os retiros de Carnaval: “Vê a alegria que te vem de Deus” (Br 4,36b)para os eventos de Pentecostes: “Arrependei-vos e recebereis o dom do Espirito Santo” (At 2,38).
As artes para serem baixadas contam com cartaz de divulgação e camiseta para o carnaval, além das fontes utilizadas nas imagens. Os arquivos estão nos formatos: cdr, eps e jpeg.
Em caso de dúvidas sobre o download e as artes, entre em contato com o Departamento de Comunicação da RCCBRASIL, pelo e-mail:  imprensa@rccbrasil.org.br.
Conheça os cartazes:
alt alt
Faça seu download

Rede Nacional de Intercessão: Cruzada Nacional do Rosário

altAmados irmãos e irmãs intercessores de todo o Brasil:
Dando continuidade ao nosso compromisso diário com a Cruzada Nacional do Rosário e certos de que a fé em Nossa Senhora sempre estará presente nas grandes conquistas da humanidade e também em nossa santificação pessoal, somos agora convidados a dar um novo impulso à nossa intercessão intensificando as nossas invocações e súplicas, unindo-nos em oração e ação ao nosso querido Papa Francisco, pedindo a Jesus Misericordioso pelo êxito na preparação, abertura e caminhar do Ano Santo da Misericórdia estabelecido por ele, que ocorrerá de 8 de dezembro de 2015 (Solenidade da Imaculada Conceição) a 20 de novembro de 2016 (Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo).
Assim nos fala o Papa Francisco: “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes.”(Misericordiae Vultus n.3)
Por isso, além da oração da cruzada nacional do rosário que já está sendo feita, somos convocados a rezar nos meses de dezembro/15 e janeiro de 2016 também o “Terço da Misericórdia” e, a pedido do Papa Francisco, somos convidados a fazer uma peregrinação a uma Catedral ou Santuário durante este Ano Santo.

Papa na Missa em Florença: reconhecer no pobre o rosto de Jesus


AFP4704840_Articolo
“Deus e o homem não são dois extremos de uma oposição: desde sempre, estes procuram um ao outro, porque Deus reconhece no homem a própria imagem e o homem se reconhece somente olhando para Deus.”

Foi o que disse o Papa Francisco na missa celebrada durante visita, nesta semana, a Florença. Com a celebração eucarística, o pontífice concluiu sua visita à capital da região italiana da Toscana. Partindo do Evangelho do dia, a homilia do Santo Padre desenvolveu-se em torno de duas perguntas que Jesus faz a seus discípulos.
A primeira: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? (Mt 16,13). A segunda: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16,15). Atendo-se à primeira, o Pontífice disse tratar-se de uma pergunta que demonstra o quanto o coração e o olhar de Jesus estão abertos a todos.
Jesus se interessa por aquilo que o povo pensa, não para contentá-lo, mas para poder comunicar com ele, observou Francisco. “Sem saber o que o povo pensa, o discípulo se isola e inicia a julgar o povo segundo seus pensamentos e suas convicções.”
“Os discípulos de Jesus jamais devem esquecer de onde foram escolhidos, ou seja, do meio do povo, e jamais devem cair na tentação de assumir atitudes de distanciamento, como se aquilo que o povo pensa e vive não lhes dissesse respeito e não lhes fosse importante.”
O Santo Padre ressaltou que isso vale também para nós. A Igreja, como Jesus, vive no meio do povo e pelo povo. “Por isso, em toda a sua história, sempre levou em si a mesma pergunta: quem é Jesus para os homens e as mulheres de hoje?”, acrescentou.
Para isso, é necessário amadurecer uma fé pessoal com Ele. Eis então que se coloca a segunda pergunta que Jesus faz aos discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pergunta que ressoa ainda hoje à consciência de nós, seus discípulos, e é decisiva para a nossa identidade e a nossa missão.

Qual é o país com mais ateus no mundo?

per-124-paises-ateus
É a Suécia. Lá, 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em Deus.
Esse foi o resultado da pesquisa Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos, do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman. Segundo ele, os suecos aprendem sobre cada uma das religiões na escola e são livres para escolher seguir ou não uma delas. E isso se repete na maioria dos países com alto índice de ateísmo. Vale lembrar que o estudo engloba ateus, agnósticos e não-crentes em Deus e o ranking é baseado na porcentagem populacional de cada país.
  • Enquanto os ateus negam a existência de Deus, os agnósticos garantem não ser possível provar a existência divina.
Crer ou não crer? – Os números da religião e do ateísmo no mundo
Suécia: 85%
  • População: 8,9 milhões
  • Ateus: 7,6 milhões
Vietnã: 81%
  • População: 82,6 milhões
  • Ateus: 66,9 milhões
O budismo e o taoísmo, religiões comuns por lá, são vistos como uma tradição, e não crença.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Papa: devemos encontrar meios para recuperar o convívio familiar

papa-audiencia_geral_140625022033
O convívio familiar foi o tema da Audiência Geral desta quarta-feira (11/11) do Papa Francisco. Cerca de 20 mil fiéis e peregrinos compareceram na Praça S. Pedro, entre eles os participantes do III encontro dos missionários brasileiros na Europa.

O convívio, a partilha dos bens da vida, explicou Francisco, é uma característica das relações familiares. A família reunida ao redor da mesa é um símbolo, um ícone, desta experiência fundamental. “Uma família que quase nunca faz junta as refeições, ou que à mesa não fala, mas assiste à televisão, ou olha o celular, é uma família ‘pouco família’. “Significa que há algum problema.” “É o silêncio do egoísmo”, disse.
Neste sentido, recordou o Pontífice, o Cristianismo possui uma vocação especial a esta índole convivial. Jesus, além ensinar quando se encontrava à mesa, também usava esta imagem para falar do Reino de Deus; aliás, foi na mesa da última Ceia que Ele nos deixou a Eucaristia como testamento do seu Sacrifício na Cruz.

“The Bosco Boys”: dois seminaristas que evangelizam ao som do ‘Hip Hop’.

6_13555

“Quem disse que você não pode ser um santo?”
É o título do clipe do vídeo de Steve DeMaio e Steve Eguino, dois seminaristas salesianos, conhecido como “the Bosco Boys”, que tomaram as ruas de Nova Iorque (EUA)  a “bagunça” estava pronta com os jovens ao ritmo do Hip Hop. No vídeo você pode ver os Salesianos cantando e dançando com crianças, jovens.
Na musica, eles incentivam  a todos a viverem a santidade na vida cotidiana e nas tarefas diárias, como Dom Bosco fazia . Também, eles tomam a famosa frase de Santo Domingo Savio “Eu quero ser santo” para enfatizar que todos são chamados à santidade.
Dois irmãos salesianos, Steve DeMaio e Steve Eguino, ambos estão na formação salesiana. Isso mesmo, eles estão estudando para se tornarem padres católicos na congregação dos Salesianos de Dom Bosco. Ambos amantes da música, eles se uniram alguns anos e formaram o The Bosco Boys. Os salesianos, que ostentam o clergyman como forma de mostrar uma vida dedicada a Cristo sendo jovens sem deixar de ser de Deus. Com o seu trabalho eles não desejam  apenas mostrar um caminho de alegria, mas um caminho incrivelmente atraente, levar todos até Jesus.
Eles desejam quebrar o paradigma da imagem que as pessoas tem da  Igreja como ultrapassada e arcaica, tocando a musica do hip hop na web para ajudar na  difusão do Evangelho. 
carmadelio

“Meu corpo, minhas regras”. Como, se o feto É OUTRO CORPO e outra vida que não tenho o menor direito de matar?

aborto-1Já comecei textos aqui com esta pegada: sempre que a intolerância dos tolerantes se exacerba, acho que é hora de intervir no debate.

Se atrizes famosas — nessa área, o Brasil tem mesmo é muita celebridade, que é coisa um pouco diferente — emprestam sua imagem a uma peça publicitária em defesa do aborto, e elas têm todo o direito de fazê-lo, então é preciso que arquem também com as consequências, inclusive as negativas — desde que estas se inscrevam num padrão civilizado.

Se granjeiam a simpatia do público com o tatibitate da dramaturgia televisiva e emprestam sua simpatia pedindo doações para o “Criança Esperança”, têm de estar preparadas para as críticas quando vão lá fazer a proselitismo da cureta.

Escrevo isso porque leio que as atrizes Bruna Linzmeyer e Nanda Costa estariam sofrendo “ataques”, segundo registra VEJA.com, por terem participado de um filmete pró-legalização do aborto. Vamos ver: ataque é xingamento, é vulgaridade, é agressão injuriosa, caluniosa, difamatória. Chamar alguém de “hipócrita” porque pede doação para um programa de proteção à infância e depois empresta sua imagem a uma campanha pró-aborto não é ataque. Trata-se apenas de uma crítica — com a qual, diga-se de passagem, eu concordo.

‘Heteronormatividade’. A ‘Ideologia de gênero’ tentando negar a norma através da indefinição da identidade sexual.

240
OS FALACIOSOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA QUEER
A palavra “queer”, em inglês, significa “diferente, esquisito, estranho, bizarro”. E os teóricos “queer” sustentam que a personalidade humana seria espontaneamente assim: “diferente, esquisita, estranha, bizarra”.
Assim como uma árvore “cresce” de modo errático, isto é, imprevisivelmente, sem um curso definido, anormativa, irregular, a não ser que seja “endireitada” por alguma trave que delineasse retilineamente seu curso, seus contornos, a personalidade humana seria também esdrúxula, não fosse uma trave que a enquadrasse em limites odiosamente deterministas: a heteronormatividade.
Heteronormatividade, para eles, é esta ideologia sexista que cataloga a identidade de acordo com a biologia dos corpos: se você nasce macho, é homem; se fêmea, mulher.
Contudo, ressignificada a trave, esvaziada de conteúdo a heteronormatividade, a humanidade poderia retornar à indefinição basal de sua própria identidade.

A mulher mais poderosa do mundo, segundo a National Geographic, é… Maria!

National-geographic-magazine-Mary
Já é pública a capa da edição norte-americana de dezembro de 2015 da National Geographic, uma revista que não pode ser catalogada precisamente como “amistosa” para com a Igreja católica. A edição terá na capa aquela que a revista chama de “mulher mais poderosa do mundo”: Nossa Senhora, a Virgem Maria.


A matéria de Maureen Orth percorre algumas das aparições marianas mais conhecidas no mundo todo, incluindo as supostas aparições de Medjugorje, e, ao mesmo tempo, relata histórias de pessoas que receberam graças por intercessão da Virgem Maria. O texto aborda ainda o processo que a Igreja segue para reconhecer ou não o caráter sobrenatural das aparições.

Em certa passagem, Orth inclui uma breve referência ao papel de Maria no islã: embora pouco conhecida, existe no mundo muçulmano uma veneração àquela que eles também consideram a mulher mais santa de todas as mulheres: Maria, a mãe de Jesus.

10 ensinamentos de São Leão Magno

WEB - Tuesday 10  November - St. Leo the Great, Pope and Doctor of the ChurchO santo de hoje mostrou-se digno de receber o título de “Magno”, que significa Grande, isto porque é considerado um dos maiores Papas da história da Igreja, grande no trabalho e na santidade.

Ele nos deixou riquíssimos ensinamentos. Aproveitemos o dia de hoje, em que a Igreja celebra sua memória litúrgica, para conhecer alguns desses ensinamentos e meditá-los:

1-“Ele se fez filho do homem para que pudéssemos ser filhos de Deus”.

2-“Se somos o templo de Deus e o Espírito Santo habita em nós (1Cor 3,16), cada fiel guarda em sua alma mais do que tudo que se admira no firmamento”.

3-“A verdadeira paz consiste em não se afastar da vontade de Deus e só se comprazer naquilo que Deus ama”.

4-“Há muitos que, aferrados às suas ideias e mais prontos para ensinar do que para aprender o que ainda não compreenderam, naufragaram na fé (1Tm 1,19)”.

5-“Que não vos detenham as coisas deste mundo, pois os bens do céu vos esperam”.

6-“A prática da sabedoria cristã não consiste em profusão de palavras, nem em sutileza de raciocínios ou na ambição dos louvores e glória, mas na humildade sincera e voluntária que o Senhor Jesus Cristo, desde o seio de sua mãe até o suplício da cruz, escolheu e apontou como a plenitude da força (Mt 18,1-4)”.

As 3 táticas de Santa Teresinha para vencer a tentação

Thérèse de l'Enfant Jésus
santa Teresa del Bambino Gesù
O Pe. Angel Rossi, em seu livro “Teresa de Lisieux: a missioneira, a doutora”, fala sobre as três táticas que Santa Teresinha usava para vencer a tentação:


1. Não ter medo do mal: ela não se acanhava, e sim confrontava o mal com a verdade, ou simplesmente, quando necessário, dava as costas à tentação, matando-a com a indiferença.
2. Ir diretamente a Jesus para falar do que está acontecendo comigo: e também talvez conversar com alguém com mais experiência espiritual. Mas sobretudo fazer da tentação uma matéria da própria oração.
3. Oferecer, reparar, por meio do que estou vivendo com dor, pelos outros. Sobre esta terceira tática, o Pe. Angel diz:
Faz bem saber que, enquanto eu sofro isso, talvez perto de mim ou muito longe haja outras pessoas que estão sofrendo a mesma coisa, ou até mais. Além disso, saber que minha dor de agora pode estar sendo fecunda em um âmbito que eu nem imagino, graças à comunhão dos santos.

Ele foi espancado até cair, mas sua única preocupação era proteger a Eucaristia

web-priest-fallen-eucharist-street-arist-photo-courtesy-of-gangjeong-village
Este sacerdote foi espancado enquanto distribuía a comunhão, e dedicou todas as forças que lhe restavam a recolher as partículas eucarísticas que haviam caído no chão. O registro foi feito por um dos presentes na celebração, instantes após o ataque, na aldeia de Gangjeong.
O fato, que continua impactando as pessoas até hoje, ocorreu na ilha de Jeju (Coreia do Sul) em 8 de agosto de 2012, como então contou a agência UCAnews: o sacerdote Bartholomew Mun Jung-hyun estava celebrando uma missa às portas de uma polêmica base naval que o governo estava construindo na região, e que causaria um impacto ambiental muito negativo para as populações locais.
O padre celebrava uma missa para os cidadãos que protestavam contra a obra, e estava distribuindo a comunhão quando a polícia chegou e começou a espancar os presentes, incluindo o sacerdote, até fazê-lo cair no chão.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Papa critica corrupção e pede aos jovens que não cedam a pessimismo e acomodação

“Quem se sente cansado e oprimido pelas circunstâncias da vida, confie em nossa Mãe que está perto de nós e nos consola”, disse o Papa, na cidade onde se venera o “cinto” da Virgem Maria
papa viagem
A cidade ‘mais chinesa’ da Itália, e uma das mais multiculturais da Europa, Prato, recebeu o Papa nesta terça-feira (10/11) com sol e muita gente nas ruas. Cerca de 30 mil vieram de localidades vizinhas e desde às 6h, a cidade estava tomada. O helicóptero proveniente do Vaticano aterrissou às 7h45 no estádio da cidade e com o papamóvel, Francisco chegou ao adro, de onde se dirigiu à multidão.

A cidade de Prato – como explica o bispo, Dom Agostinelli – tem 191 mil habitantes, dos quais 34.600 (18,12%) são estrangeiros. A maior parte, 16 mil, são chineses; e outras grandes comunidades são formadas por albaneses, romenos, paquistaneses e marroquinos. A indústria têxtil é o motor desta sociedade.
Antes de proferir seu discurso, o Papa entrou na Basílica para venerar o ‘Santo Cinto’, relíquia que, de acordo com uma tradição medieval, teria sido lançada do céu pela Virgem Maria a São Tomé durante a Assunção. O Cinto da Virgem é um pedaço de tecido de lã verde, com cerca de 90 centímetros, tendo em suas extremidades pequenas cordas para amarrá-lo. A relíquia é exposta à veneração pública cinco vezes ao ano: na Páscoa, nos dias 1º de maio, 15 de agosto, 8 de dezembro e no Natal. Nessas ocasiões, ela é colocada no púlpito externo, à direita da Catedral, local de onde falou o Papa.

Questões sobre o Sudário: um ‘ícone’ impresso com sangue

SINDONEOs evangelhos mencionam o Santo Sudário?
Sim, os quatro evangelhos consideram o detalhe do manto que envolveu Jesus em sua morte:
“José, tomando o corpo, envolveu-o num lençol limpo e o colocou num túmulo novo, que mandara escavar na rocha. Em seguida, rolou uma grande pedra na entrada do túmulo e retirou-se.” (Mateus 27, 59).
“José comprou um lençol de linho, desceu Jesus da cruz, envolveu-o no lençol e colocou-o num túmulo escavado na rocha; depois, rolou uma pedra na entrada do túmulo” (Marcos 15, 46).
“Desceu o corpo da cruz, enrolou-o num lençol e colocou-o num túmulo escavado na rocha, onde ninguém ainda tinha sido sepultado.” (Lucas 23,53).
“Os dois corriam juntos, e o outro discípulo correu mais depressa, chegando primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.” (João 20,4-7).

Um milagre chamado Maria Clara e o contraste entre dois médicos. A vida e a morte diante da decisão livre de cada um.

Maria-Cara-2
A pequenina Maria Clara sendo medida pela equipe do berçário
“Não vou tirar… Não consigo… É a esperança de manter uma vida…”
Foi com estas palavras que o médico Frederico Mendes Vieira respondeu a uma pergunta sobre o motivo pelo qual decidiu manter uma bebê no ventre de uma paciente mesmo que isto estivesse contrariando o que é relatado na literatura médica.
Se dr. Frederico tivesse procedido de outra forma e feito o aborto, mesmo que por razões médicas, a bebê Maria Clara, filha de Charlô Pereira da Silva, não teria nascido na última sexta-feira (06/11) na cidade de São Joaquim, SC, no Hospital Sagrado Coração de Jesus. Segundo a reportagem da página São Joaquim Online, a gestação começou a mostrar-se problemática quando houve rompimento da bolsa com 21 semanas e 4 dias. Pelo que informou o dr. Frederico ao site, a literatura médica dá como certa a morto do bebê em casos deste tipo. 

Meu corpo, minhas regras. Será? Ponderações de um Bispo da Igreja Católica sobre essa mentira.

12104312_950654201674900_1616770798_n
“Meu corpo, minhas regras”. Ponderações sobre uma mentira
Deu e está dando o que falar o vídeo com atores da Rede Globo fazendo apologia do abortamento.
O vídeo é inteligente… e diabólico.

Funda-se basicamente numa mentira: que o embrião é parte do corpo da mulher. O embrião é humano, é um ser humano a caminho, com tudo de humano já ali potencialmente presente. Ou é humano e em processo de humanização, ou não o será nunca!
Somos todos humanos, estamos todos em processo de humanização!

Se não é a concepção que nos determina como humanos, o que determina? As nossas regras? As regras da mãe?
A mulher grávida é mesmo senhora da vida e da morte da vida que leva em si? Podem-se matar os dementes, os inválidos, os que se encontram em coma duradouro, os “inúteis” à sociedade do útil e do descartável?
Uma pessoa de bom senso, uma pessoa realmente humana pode concordar com uma aberração dessas?

Além da mentira fundamental, há outras mentiras – nocivas, como toda mentira: