VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Xodó dos bispos: o mais jovem participante da história do sínodo da família tem… 4 meses de idade!

Davide Paloni
O mais jovem participante da história do sínodo dos bispos, assembleia instituída por Paulo VI há cinquenta anos, entrou pela grande porta da Sala Nova do Sínodo a bordo de um carrinho empurrado por sua mãe, nesta segunda-feira, 5 de outubro, para se transformar na sensação do evento.

O italianinho Davide tem 4 meses de idade e é filho de um casal que faz parte do grupo de auditores nesta XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada à ”Vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo” (de 4 a 25 de outubro de 2015). Patrícia e Massimo Paloni, engajados na pastoral familiar e missionária, têm doze filhos. Davide é o caçula, enquanto o mais velho, de 19 anos, já frequenta a universidade.

“O Davide virou o xodó dos bispos. Todos querem uma foto com o ‘padre sinodal’ mais jovem da assembleia”, conta o pe. Manuel Dorantes, assistente da sala de imprensa do Vaticano para o idioma espanhol.

O choro e os sorrisos do pequeno, que, sem pretender protagonismo algum, acabou virando o símbolo da primeira jornada deste sínodo, transformaram o ar solene da assembleia. Depois de uma boa mamadeira, o menino guardou silêncio e permitiu que o papa Francisco fizesse o seu discurso de abertura. Agasalhado num cobertor de algodão, o bebê viveu comodamente o histórico evento que concentra as atenções de 270 padres sinodais dos quatro continentes.

Não demorou muito para que Davide solicitasse a atenção materna e passasse um tempo em seu colo.

Enquanto cardeais, arcebispos, sacerdotes, religiosos e especialistas conversavam, na pausa, para discernir sobre os quatro pontos fortes expostos na abertura pelo relator geral, a mãe de Davide preparava a segunda troca de fraldas da sessão, apetrechada de talco, lencinhos e outras utilidades.

Patrícia e Massimo Paloni são romanos e, desde 2004, vivem como missionários na diocese holandesa de Roermond, em Maastricht. Eles pertencem ao Caminho Neocatecumenal.

A túnica que Jesus teria usado antes de morrer será exposta ao público

La Sainte Tunique du Christ est exposée dans la Basilique Saint-Denys d'Argenteuil (Val-d'Oise), le 14 avril 1984.   AFP PHOTO MARTINE ARCHEMBAULTO bispo de Pontoise e “guardião da Santa Túnica”, Stanislas Lalanne, decidiu fazer uma ostentação excepcional da vestimenta que Jesus de Nazaré teria utilizado em seu caminho rumo ao lugar da sua crucificação, por ocasião do Ano da Misericórdia, que começará no próximo dia 8 de dezembro, por vontade do Papa Francisco.
A última exposição pública aconteceu em 1986, e naquela ocasião atraiu 80 mil peregrinos. No ano que vem, o acontecimento coincidirá com os 150 anos da basílica e com o 50º aniversário da diocese francesa de Pontoise. O responsável pela basílica, Guy-Emmanuel Cariot, prepara-se para receber mais de 150 mil peregrinos em 2016 (de 25 de março a 10 de abril).

Sínodo da família: 1º relatório reitera indissolubilidade do matrimônio.

sinodo-familia-2014
Cardeal Erdö apresentou relatório introdutivo em que se reitera a indissolubilidade do matrimônio; documento também aborda os desafios das famílias

Os trabalhos da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos começaram nesta segunda-feira, 5. Na primeira congregação geral, o relator do Sínodo, Cardeal Peter Erdö, apresentou um relatório inicial dividido em três partes, que indica a necessidade de acompanhamento misericordioso às famílias em situações difíceis, porém sem deixar dúvidas quanto à indissolubilidade do matrimônio.
O cardeal húngaro recordou os diversos desafios que as famílias enfrentam hoje, como o problema das injustiças sociais, migrações, salários baixos e violência contra as mulheres. O relatório, porém, ressalta aspectos positivos, como o matrimônio e a família que transmitem valores e oferecem uma possibilidade de desenvolvimento à pessoa humana. “A família é o local onde se aprende a experiência do bem comum”, destaca o documento.
A missão da família nos dias de hoje é o foco da terceira parte do relatório apresentado nesta manhã. Reitera-se a importância da colaboração das famílias cristãs com instituições públicas e na criação de estruturas econômicas para apoiar os que vivem em situações de pobreza. “Toda a comunidade eclesial deve tentar assistir as famílias vítimas de guerras e perseguições”, lê-se no relatório.

Glossário do Sínodo da Família: conheça os termos que serão recorrentes nestes dias.

OSSROM54765_Articolo
De 4 a 25 de outubro, acontecerá o Sínodo dos Bispos sobre a Família, como continuação do ocorrido no ano passado. Tem como tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

A seguir, oferecemos uma breve explicação de alguns termos usados no Sínodo e que ajudarão a compreender melhor este importante evento para a Igreja:
Sínodo: É o conjunto de reuniões dos bispos de todo o mundo sob uma autoridade hierárquica – neste caso abaixo a do Papa Francisco – para a discussão e decisão de assuntos relacionados com a fé, a moral e o Magistério da Igreja. Foi criado pelo Papa Paulo VI em 15 de setembro de 1965 em resposta aos desejos dos Padres do Concílio Vaticano II de manter vivo o bom espírito nascido da experiência conciliar.

Estado Islâmico crucifica garoto sírio de 12 anos por se recusar a negar sua fé cristã.


mir20151001_1
Um menino cristão de 12 anos de idade, foi brutalmente chantageado diante de seu pai por não negar sua fé, em um povoado perto de Aleppo, na Síria, por terroristas ligado ao grupo terrorista Estado Islâmico.
Centenas de cristãos estão em perigo por causa do terror do Estado Islâmico que tentam forçar uma conversão ou à morte. Isso aconteceu com uma criança de 12 anos; “Antes o líder, dos extremistas islâmicos cortou as pontas dos dedos da criança e o espancou severamente, dizendo ao pai que a tortura iria parar somente se ele se convertesse ao Islã“, disse Christian Aid Mission.
Quando o homem e a criança se recusaram a conversão, ele e outros três missionários foram também torturados e espancados. Em seguida, morreram na cruz, juntamente com o menor, sendo deixado cada um em sua cruz, durante dois dias e ninguém se atreveu em removê-los de lá.

Papa Francisco: Deus jamais abandona os justos


papa hj“Deus nunca abandona os justos e os que semeiam o mal são como desconhecidos, dos quais o céu não recorda o nome.” Foi o que disse o Papa Francisco na missa celebrada na manhã desta quinta-feira (08/10), na Casa Santa Marta.
Uma mãe corajosa, marido, três filhos, menos de 40 anos e um câncer que a obriga permanecer na cama. Por que? Uma mulher idosa, pessoa com a oração no coração e com um filho assassinado pela máfia. Por que?
A voz do Papa no altar de Santa Marta amplifica o grande quesito que como uma lâmina corta os pensamentos de tantas pessoas cuja fé convicta e arraigada é colocada à prova pelos dramas da vida. Por que isso acontece? Que proveito a gente tira em guardar os mandamentos de Deus enquanto os soberbos progridem praticando o mal, desafiam a Deus e não são castigados?, disse Francisco citando o profeta Malaquias.

Lançada primeira operadora de celular evangélica do Brasil.

aa
Não é novidade instituições religiosas terem produtos comerciais com suas marcas. Já existem no país, por exemplo, cartões de créditos ligado a igrejas. Mas nessa quinta (1), foi lançada uma empresa que deve redimensionar o conceito de mercado de nicho no Brasil.
Trata-se da primeira operadora de telefonia celular evangélica. A Mais AD, que pertence à Assembleia de Deus, utilizará uma rede virtual baseada na estrutura de antenas e satélites da rede Vivo.
A nova operadora deixa claro que seu alvo são os consumidores que professam a fé cristã. O material de divulgação afirma que o objetivo do projeto é “conectar ainda mais todos os cristãos. Principalmente com a Palavra de Nosso Senhor”. Ressalta ainda que oferecerá serviços “com conteúdos aprovados por líderes evangélicos”.