VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 19 de setembro de 2015

O que significa Incardinação? Entenda!

No último dia 17 de setembro, dia do seu natalício, nosso Vigário Paroquial Padre Sebastião assinou de forma definitiva sua Incardinação para a Diocese de Tianguá. Estando mais de 10 anos assumindo trabalhos na diocese, o mesmo era pertencente a diocese de Viana no Maranhão.
Dom Sebastião de lima, bispo da diocese de Viana, efetivou a Permanência de Padre Sebastião  junto a Diocese de Tianguá, liberando sua Incardinação.

Mas o que significa Incardinação? Entenda!

1. A palavra incardinação vem do latim, cardo, que significa a extremidade pela qual uma ponta de um objeto se encaixa no seu eixo central e da sua dependência para poder girar livremente. Também expressa a avenida principal (cardo maximo), sendo cortada pelas ruas menores (decumanas), como era muito comum nas cidades construídas no império romano. 

2. A Igreja herdou esta palavra do vocabulário comum, para expressar a estrutura central que um clérigo depende para bem desempenhar o seu ministério. Deste modo, a incardinação é a inscrição de um fiel de sexo masculino no clero de determinada Igreja particular (diocese), ou numa Prelazia pessoal ou num Instituto Religioso clerical, ou numa Sociedade que tenha faculdade de proceder à incardinação (can. 265-266). A incardinação originária se efetua pela recepção da ordem do Diaconato, ou no caso de um religioso consagrado, pela sua profissão perpétua no instituto. Uma ulterior incardinação em outra circunscrição, somente é possível mediante a excardinação da entidade anterior.

5 passos para começar a vencer a depressão

web-sadness-Helga Weber-cc - ptA solidão, a tristeza e a depressão fazem parte de um mesmo problema que parece atacar a sociedade de maneira cada vez mais pronunciada. Não é difícil encontrar pessoas que se queixam da sua solidão ou da impotência que sentem ao não conseguirem consertar as coisas que lhes causam tristeza ou algo mais profundo.
Lembrando que a depressão precisa ser tratada o quanto antes por profissionais especializados, eu gostaria de compartilhar algumas indicações que podem ser de ajuda para encontrar caminhos de vida para as pessoas que se sentem no meio de um buraco negro, úmido e frio.
Leve em consideração que os seguintes conselhos não substituem uma terapia nem são de aplicação universal. Se forem úteis para você, aproveite:
1. Cuide das suas rotinas: sono, vigília, alimentação, exercício (caminhar, por exemplo, é um excelente primeiro passo). Em geral, começar a apropriar-se da sua vida faz bem, iniciando pelas condutas de autocuidado.

O Vaticano está hospedando uma família de refugiados sírios e já aguarda a chegada de outra

Bom SamaritanoNesta semana, o papa Francisco lançou mais um apelo para que asinstituições católicas recebam famílias de refugiados: “Cada paróquia, cada instituto religioso e cada mosteiro deveria acolher uma famíliaE, diante dos temores manifestados por grande parte dos europeus, observou: “Uma família dá mais garantias de segurança [do que um indivíduo sozinho], para evitar as infiltrações de outro tipo [de terroristas, no caso]”. O papa havia acabado de reconhecer que os riscos de infiltrações existem, mas reiterou o dever cristão de acolher e ajudar o necessitado, conforme o mandado de Cristo: “Se chega um refugiado, apesar de todas as precauções de segurança que devem ser tomadas, temos que lhe dar boas-vindas porque é um mandamento bíblico”.
O próprio Vaticano já deu o exemplo recebendo uma família de refugiados sírios. Eles estão abrigados na paróquia vaticana de Santa Ana. Trata-se de pai, mãe e dois filhos que fugiram do terror em Damasco e chegaram à Itália no mesmo domingo em que o Santo Padre tinha pedido a cada paróquia, comunidade religiosa e mosteiro para receber uma família de refugiados.

Exorcismo no Vaticano?

[ Lakeshore Ent Corp / The Kobal Collection ]
Editorial use only related to cinema, television and personalities. Not for cover use, advertising or fictional works without specific prior agreement
Exorcistas do Vaticano (The Vatican Tapes) e Exorcismo no Vaticano (Then Vatican Exorcisms) estão no mesmo patamar de classificação: não são filmes ruins, mas péssimos! Lançados em 2015, o primeiro teve certa divulgação, inclusive está em alguns cinemas; o segundo, nem aos cinemas chegou, pois foi lançado para locação e compra digital neste ano, já que é de 2012.

Papa pedirá fim do embargo a Cuba, antecipa arcebispo


papa viagem cuba
“O Papa dedicará algumas palavras em favor da revogação do embargo e continuará a encorajá-los”, antecipou o Substituto da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu, entrevistado pelo canal dos bispos italianos TV2000, ao falar sobre a viagem apostólica do Papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos. A este respeito, “já existe a determinação do Presidente Barack Obama e se aguarda a votação do Congresso, que se espera seja positiva”, explica.

O Arcebispo Giovanni Becciu recorda que “por cinquenta anos, os cubanos sofreram devido ao embargo. Não é possível continuar com isto. A Santa Sé sempre se pronunciou contra o embargo, quer em Cuba como em outros países, porque quem sofre é o povo, são os pobres e não tanto os outros. Por isto, seria realmente hora de se levantar esta proibição e dificuldades para o povo cubano, que sofreu muito por causa destas limitações”.
Para o Substituto da Secretaria de Estado, “a visita do Papa Francisco consolidará ainda mais este novo clima que se criou entre o governo cubano e a Igreja”; clima que levou também à mediação do Vaticano para o degelo e a reabertura das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba. “O Papa encantou Obama e Castro”, assegurou.
“São eles, os representantes do povo cubano e americano – continuou Dom Becciu – que pediram ao Pontífice para ser o garante deste desejo de falarem-se, dialogar, encontrarem-se. O Pontífice comprometeu-se com a sua palavra, o seu carisma, conquistando os dois Chefes de Estado. Eles pediram expressamente que o Papa os ajudasse e nisto o Papa não se recusou”.
Dom Becciu revelou ainda que as assinaturas nos dois documentos para o acordo diplomático entre EUA e Cuba “foi colocada concretamente aqui, na Secretaria de Estado Vaticana, diante do Cardeal Pietro Parolin, quase como garante da palavra que haviam empenhado”.

Em quatro dias, 23 crianças imigrantes se afogam em travessias rumo à Europa.

download

A imagem do menino sírio Aylan Kurdi, de 3 anos, morto em uma praia turca, tornou-se um símbolo da atual crise de imigração, mas seu caso está longe de ser uma exceção.
Apenas nos últimos quatro dias, ao menos outras 23 crianças morreram afogadas em travessias marítimas para a Europa, enquanto suas famílias tentavam escapar de conflitos e da pobreza.
Quatro estavam em uma embarcação de madeira que afundou nesta terça-feira (15) no mar Egeu, na costa da Turquia, a apenas 2,5 km da praia onde o corpo de Aylan foi encontrado há duas semanas.
Segundo o governador da Província de Mugla, Amir Cicek, 271 pessoas estavam em um barco com capacidade para até 60 ocupantes. Ao todo, 249 foram resgatadas e 22 se afogaram.
No último domingo, 15 crianças, entre elas quatro bebês, morreram depois de um barco de madeira afundar próximo à ilha de Farmakonisi, na Grécia. O naufrágio deixou outras 19 vítimas, e cem pessoas foram resgatadas.
Um dia antes, no sábado (12), quatro crianças se afogaram depois de um barco naufragar próximo à ilha grega deSamos.
O próprio Aylan não era a única criança do naufrágio que tirou sua vida. Seu irmão, Galip, de 5 anos, e mais três crianças estavam entre as vítimas.

Reforma da Cúria Romana: em breve, a Congregação para Leigos e Família.

1327466
Concluíram-se nesta última  quarta-feira, 16, os trabalhos da reunião do C9 (foto), o conselho dos cardeais encarregados de estudar a reforma da Cúria Romana e ajudar o papa no governo da Igreja universal. Depois dos dois primeiros encontros, que se referiram à Secretaria para a Economia e à Secretaria para a Comunicação, um próximo passo será a instituição de uma nova congregação, dedicada aos leigos, à família e aos temas relacionados com a vida.
Uma proposta do C9 nesse sentido já havia sido discutida na reunião dos chefes de dicastério da Cúria Romana e, depois, havia sido ilustrada e discutida por todos os cardeais reunidos em consistório em fevereiro passado, registrando um amplo consenso. O novo dicastério vai reunir as competências atualmente divididas entre o Pontifício Conselho para os Leigos, liderado pelo cardeal Stanislaw Rylko, e pelo Pontifício Conselho para a Família, dirigido pelo bispo Vincenzo Paglia.

Pragas do Egito levam Os Dez Mandamentos à liderança e Record vence a Globo pela primeira vez

Pragas do Egito levam Os Dez Mandamentos à liderança e Record vence a Globo pela primeira vezPela primeira vez na história, uma novela de fora da TV Globo ficou à frente do folhetim das 21h00 da emissora, horário considerado o principal pelo mercado publicitário. Na última sexta-feira, 11 de setembro, Os Dez Mandamentos ficou à frente de A Regra do Jogo, enquanto as duas estiveram no ar, simultaneamente.
Os números prévios do Ibope mostraram que a “novela bíblica” da Record somou 21,2 pontos, contra 20,5 durante os 11 minutos em que foram exibidas simultaneamente, entre 21h32 e 21h43.
“Pela primeira vez, uma novela da Record bate um folhetim da sua concorrente no horário principal. Estes números, prévios, estão sujeitos a alterações”, informou o jornalista Mauricio Styver, colunista do portal Uol.
A vitória, simbólica, é fruto de uma estratégia da emissora do bispo Edir Macedo, que, apostando na história contada em Os Dez Mandamentos, tem modificado levemente os capítulos, alongando-os, e levando-os ao ar um pouco mais tarde. “Confiante na audiência de sua novela, a Record tem atrasado o início e estendido a duração dos capítulos justamente com o objetivo de enfrentar o folhetim da Globo”, escreveu Stycer.

Estudo realizado por Missão revela que “a cada 5 minutos, um cristão é morto por seguir a Jesus”

Estudo realizado por Missão revela que “a cada 5 minutos, um cristão é morto por seguir a Jesus”
A cada cinco minutos um cristão é morto em algum lugar do mundo por causa de sua profissão de fé. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa conduzida pela entidade missionária Christian Freedom International (CFI).
A divulgação das informações dessa pesquisa faz parte das ações ligadas ao Dia Internacional da Oração, no próximo 08 de novembro. A CFI vem incentivando igrejas ao redor do mundo para se juntarem em oração pela segurança dos irmãos na fé que são perseguidos, diariamente, por seguir a Jesus.
“Encorajo-vos a orar pelos crentes perseguidos”, disse Jim Jacobs, presidente da CFI, em entrevista ao site Christian Post na última terça-feira, 15 de setembro. “Eles são a sua família cristã em todo o mundo. Ore pela segurança de todos eles. Que sejam encorajados a continuar compartilhando o Evangelho, mesmo em face da grande perseguição. Que seus perseguidores também venham a conhecer a Cristo, enquanto observam o corajoso testemunho destes crentes”, acrescentou.

Cristãos são espancados durante culto por se recusarem a adorar ídolos hindus; Ore

Cristãos são espancados durante culto por se recusarem a adorar ídolos hindus; Ore
A perseguição religiosa a cristãos na Índia teve um novo e triste episódio na última terça-feira, 15 de setembro, quando radicais hindus, armados com machados, tacos e pás agrediram um grupo de fiéis que estavam reunidos em oração.
O ataque, registrado no estado de Jharkhand, deixou seis pessoas feridas gravemente, de acordo com informações do Christian Post.
O grupo de extremistas tinha em torno de 15 pessoas, que prometeram “acabar” com os cristãos que estavam cultuando. No total, incluindo os pastores, os fiéis somavam 30 pessoas.
O pastor Akash Nandi relatou que os hindus ordenaram que o culto fosse interrompido, mas os fiéis se negaram: “Depois disso, dois homens entraram e pediram ao pastor e aos outros para irem para fora do local, mas os cristãos se recusaram a ir”, contou Nandi.
Enquanto uma parte dos extremistas agredia os fiéis, outros vandalizavam a moto do pastor Sarvajit Bharti. Outro pastor, Mitilesh Kumar, foi arrastado para fora do local onde estavam reunidos e ouviu dos radicais que eles deveriam adorar os ídolos hindus.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

PARTICIPE DA CARREATA FRANCISCANA EM CAMOCIM


Sábado dia 19 de setembro os católicos de Camocim estão sendo convidados para acolher a nova imagem de São Francisco com uma carreata. A concentração será no Posto Tijuca, às 16h ( às quatro da tarde), percorrendo em seguida as principais ruas de Camocim.

"Venha com seu carro, prepare a sua moto e enfeite sua bicicleta! Juntamente com São Francisco das Chagas de Camocim e do mundo inteiro cantemos: louvado sejas, meu Senhor" , é o convite é da Área Pastoral São Francisco.


texto Carlos Jardel- revista camocim

13 dicas para ler a Bíblia de forma libertadora

The Holy Bible - pt
Você tem 7 chaves que abrem o seu coração para ler a Bíblia de forma libertadora, agradável e correta. Estas chaves são fáceis de se encontrar, pois elas estão simbolizadas em seu próprio corpo.
Com as “Sete Chaves”, você encontra a Palavra de Deus que está na Bíblia e na vida e entenderá melhor o sentido escondido atrás das palavras.
Veja só:
1) Pés: Bem plantados na realidade.
Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo (Ex 3,7).
2) Olhos: Bem abertos.
Um olho deve estar sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.

Água benta salva atriz de Harry Potter na hora da morte

lucy-hussey-bergonzi
Os jornais ingleses divulgaram a incrível história de Lucy Hussey-Bergonzi, uma jovem atriz de 15 anos que participou das gravações de Harry Potter.
Os acontecimentos começaram em 2009, após as gravações. Ela sofreu um colapso que a obrigou a ser internada no Great Ormond Street Hospital de Londres.
Os médicos falaram de hemorragia cerebral, um prognóstico fatal, e mantiveram a menina viva por meio de aparelhos durante cinco dias. A causa foi uma malformação artério-venosa cerebral congênita (AVM).
Uma equipe de cirurgiões realizou duas operações, mas foram inúteis. Foi então que os médicos disseram aos pais de Lucy que ela não sobreviveria, e os incentivaram a criar coragem para reunir a família e dizer “adeus” à filha.

Se a cruz remete ao sofrimento, por que nós a exaltamos?

Family and the cross - pt
“O crux ave, spes unica.
Hoc passionis tempore.
Piis ad auge gratiam. Veniam dona reisque.”

“Salve a cruz, nossa única esperança.
Neste tempo de sofrimento, concede graça e misericórdia
àqueles que aguardam julgamento.”

A condenação à morte pelo suplício da cruz era uma morte ignominiosa, reservada para os ladrões e assassinos. Segundo nos relata Cícero, os romanos tinham duas maneiras de eliminar os criminosos: uma nobre, a decapitação, e outra ignominiosa, que era a morte pela cruz. Portanto, Cristo morreu pela maneira mais cruel, a morte pela cruz.

Por que os refugiados sírios estão procurando a Europa em vez de seus vizinhos árabes?

14bb583d2a812c54382ab3f8af96cd6fa71952a1A Arábia Saudita e vários de seus vizinhos do Oriente Médio pintaram os refugiados sírios e iraquianos que poderiam entrar em seus territórios como “violentos” e “hostis”, embora a maioria deles sejam muçulmanos, assim como os habitantes desses países. Esses governos árabes têm alegado que os refugiados sírios e iraquianos poderiam levar consigo “ideologias subversivas”, incompatíveis com a sua “estabilidade”.

Papa: Jesus não nos deixa órfãos, temos uma Mãe que nos protege


OSSROM63712_Articolo“A Igreja é mãe” e não “uma associação rígida” que acaba ficando órfã. Foi o que afirmou Francisco na missa matutina na Casa Santa Marta, que teve também a participação dos cardeais do ‘Conselho dos Nove’, o C9. O Pontífice sublinhou que a Igreja, como a Virgem, deve ser “materna” e se expressar com atitudes de humildade, bondade, perdão e ternura.
“Filho, esta é a tua Mãe”: O Papa desenvolveu a sua homilia partindo da extraordinária Palavra que Jesus, na Cruz, dirige ao discípulo que Ele amava e a Maria. Em seguida, comentando o Evangelho do dia, destacou que “não se pode pensar em Maria sem vê-la como mãe”.

Jesus não nos deixa órfãos, temos uma Mãe que nos protege
Ao mesmo tempo, prosseguiu o Pontífice, “a sua maternidade se estende àquele novo filho, se estende a toda a Igreja e a toda a sua humanidade”:
“Este tempo no qual existe um grande sentido no mundo de orfandade, é um mundo órfão. Esta Palavra tem grande importância, a importância que Jesus nos diz: “Não os deixo órfãos, lhes dou uma mãe”. Este também é o nosso orgulho: temos uma mãe que está conosco, que nos acompanha, que nos ajuda, inclusive nos tempos difíceis, nos mais momentos”.

Nulidade matrimonial: 7 pontos importantes da reforma do Papa Francisco explicados pelos especialistas do Vaticano.

nulidade
O Papa Francisco assinou uma histórica reforma para simplificar e acelerar o processo de nulidade do matrimônio. De agora em diante, ele não deve durar mais que um ano, no máximo. A inovação foi apresentada em 8 de setembro no Vaticano por um grupo de quatro especialistas em direito canônico e um especialista em teologia.
Somente dois papas na história recente da Igreja haviam feito uma reforma sobre as causas de declaração de nulidade matrimonial: Bento XIV (1741) e Pio X (1908), segundo explicou o decano da Rota Romana e presidente da comissão encarregada, Dom Pio Vito.
De fato, 21 regras (cânones) foram modificadas no Código de Direito Canônico e no Código dos Cânones das Igrejas Orientais.
Outro aspecto importante é que esta reforma está centrada em dois aspectos: os pobres e a proximidade da Igreja dos que sofrem, tudo em sintonia com o Concílio Vaticano II.
Apresentamos, a seguir, os 7 pontos chaves dos dois documentos do Papa Francisco, “Mitis Iudex Dominus Iesus” e ”Mitis et misericors Iesus”, explicados também pelos especialistas da comissão encarregada de redigir os novos preceitos.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°