VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 1 de agosto de 2015

Começa amanhã em Viçosa a 17ª Romaria da Terra e 1ª Romaria das Águas do Ceará f

Cartaz Romaria CTP Correto-page-001 (2) (1)
“Bendita e louvada seja esta romaria,
“Bendito o povo que marcha tendo Cristo como guia”
           A Romaria é um momento forte de celebração das lutas dos povos e de denúncia de tudo aquilo que ameaça a vida dos seres humanos e da natureza em sua totalidade. É um momento de unidade entre filhas e filhos de Deus que em seus territórios vivenciam os maus tratos da sociedade capitalista, injusta e opressora, mas que se fortalece na comunhão com as muitas irmãs e irmãos que se colocam a caminho na construção do Reino de Jesus de Nazaré. É um espaço de fortalecimento das lutas trazidas por cada romeira e cada romeiro do chão onde vivem e fazem a vida acontecer, e buscar unificá-las, construindo um projeto comum de defesa e promoção da vida em todas as suas dimensões.
            Animados pelo espírito do Deus Criador, a igreja particular da diocese de Tianguá se prepara para acolher as romeiras e romeiros de todo o Ceará para juntos celebrar a 17° Romaria da Terra e 1° das Águas. A igreja caminhante estará reunida no dia 2 de agosto no território da histórica cidade de Viçosa do Ceará, distante 30 km da sede da diocese. Terra dos índios Tabajaras do ramo Tupi, Anacé, Arariu e Croatá do ramo Tapuya, tribo que ainda hoje lutam e resistem pela posse de suas terras no município de São Benedito. As demais aldeias foram expulsas de seus territórios por volta do século XVI em tentativas de colonização pelos portugueses. É neste chão de verdes matas, de clima úmido e semiárido e de biomas diversos que as romeiras/os se encontrarão para partilhar a vida que brota no território de cada uma/um.

Os minions vieram dos nazistas?

minions nazi photo
Poucos dias depois da estreia nos cinemas do filme “Minions”, começou a circular nas redes sociais um boato sobre uma supostaorigem nazista dos peculiares bonecos amarelos.
 
Segundo os rumores, a palavra “minion” seria de origem alemã e significaria “escudeiro”, e faria referência aos experimentos científicos que os nazistas faziam com crianças durante o período do holocausto.
 
Para reforçar esta ideia, foi divulgada uma fotografia que dava a impressão de confirmar o boato.
 
Na realidade, a fotografia corresponde a mergulhadores britânicosda Marinha Real.
 
Para além deste fato e do alcance literalmente mundial que o boato teve, é interessante refletir sobre a credibilidade que muitos dão a publicações que surgem nas redes sociais.

Papa Francisco: "O terço é a oração do meu coração"


papa francisco"O terço é a oração que acompanha todo o tempo da minha vida. É também oração dos simples e dos santos. É a oração do meu coração": com estas palavras, o Papa Francisco escreveu o prólogo do livro "Il rosario, preghiera del cuore" ("Rosário, a oração do coração", em tradução livre), escrito pelo Pe. Yoannis Lahzi Gaid, um sacerdote copta de rito católico que, há alguns meses, faz parte do seu secretariado particular.
 
Datado de 13 de maio, festa de Nossa Senhora de Fátima, o prólogo do livro foi inteiramente escrito pelo Santo Padre.
 
O livro do Pe. Yoannis foi publicado em língua árabe e, pouco tempo depois, mesmo sendo pequena a comunidade copta, já vendeu mais de 130 mil exemplares.

China comunista: enquanto o governo manda retirar as cruzes, os cristãos colocam mais cruzes ainda


AGENCY IMAGE DO NOT REUSE WITHOUT CONTACTING THE IMAGE DEPTA Lituânia tem a sua Colina das Cruzes (veja aqui). A China pode agora ter uma Cidade das Cruzes!

Wenzhou tem 3 milhões de habitantes e fica na província de Zhejiang, na China Oriental. É uma cidade costeira que serve como lar para uma das maiores comunidades cristãs da China, com cerca de 300 mil católicos e um milhão de protestantes, tanto membros de igrejas sancionadas pelo governo quanto de “assembleias domésticas” clandestinas, que tornam a cidade conhecida como "Jerusalém do Oriente".

As autoridades da região, no entanto, insistem em remover as cruzes "não autorizadas" que os cristãos colocam nas igrejas locais. A “campanha do mal” para remover as cruzes é coordenada pelo Partido Comunista, dizem os ativistas cristãos. Segundo eles, mais de 1.200 cruzes foram retiradas das igrejas da província de Zhejiang desde o final de 2013, quando essa ordem foi dada pelo governo. Houve um pico de remoções nas últimas semanas.

“Moralia”: quando a teologia e a moral entram na web a serviço da verdade.

etica-na-radiologia-2
A teologia moral torna-se acessível a todos através das potencialidades da internet. Esse é o ambicioso projeto da Associação Teológica Italiana para o Estudo da Moral (Atism), que iniciou o projeto “Moralia”, uma seção de discussão pública hospedada no site da revista italiana Il Regno. 
Entrevista com teólogo Simone Morandini, um dos iniciadores do projeto.
Em que consiste e como se estrutura o projeto Moralia?
Moralia nasceu do convite dirigido há alguns meses pelo diretor da revista Il Regno, Gianfranco Brunelli, à Atism. Na passagem online de uma significativa parte das informações da Il Regno, ele via a oportunidade de construir um espaço para os temas éticos, muitas vezes presentes na web, mas frequentemente de modo improvisado, com pouca refletividade. Daí a ideia de envolver a Atism, para valorizar a ampla rede de competências presente nela, em vista de uma apresentação o mais possível consistente e, ao mesmo tempo, atraente.

Estados Unidos: Inauguração de estátua satânica em Detroit gera repúdio entre os cristãos.

10344194_470845043051517_169274074664055676_o
O grupo Templo Satânico de Detroit, Michigan (Estados Unidos) inaugurou na meia-noite do sábado,26, uma escultura do diabo em um banco abandonado no centro da cidade. O fato desencadeou o rechaço dos fiéis cristãos e da Arquidiocese local.
Esta figura de bronze mede quase três metros e peso uma toneladaÉ uma representação de Baphomet, um ídolo em forma de cabra humanoide com asas, que leva o bastão de Ascelpio no ventre e uma tocha entre seus chifres. A imagem custou 100.000 dólares e é usada em rituais satânicos.
Lucien Freaves, Co-fundador do Templo Satânico de Detroit, indicou ao jornal The Detroit News que a estátua não permanecerá na cidade, mas que escolheram este lugar para a inauguração porque, conforme indicou, têm numerosos seguidores nesta cidade.
Do mesmo modo, Jex Blackmore, diretor do Templo Satânico de Detroit, assinalou à imprensa que seu grupo deseja colocar esta imagem junto à escultura dos Dez Mandamentos que está no Palácio de Justiça de Oklahoma ou nos jardins da prefeitura da cidade de Little Rock, no estado do Arkansas, onde alguns grupos também desejam colocar uma estátua dos Dez Mandamentos esculpida em rocha.

Conheça o sacerdote de 73 anos que exerce seu ministério pastoral na internet entre as pessoas que, como ele, não ouvem e não enxergam

topic9
Cyril Axelrod nasceu em 1942, em uma família de judeus ortodoxos. Nasceu surdo e foi educado na Escola para Surdos de São Vicente, das irmãs dominicanas. Aos 23 anos, converteu-se ao catolicismo e descobriu sua vocação ao sacerdócio.
O Pe. Cyril, ao invés de ver sua surdez como uma limitação, concebe-a como um dom de Deus e um meio de evangelização. E sua fé é tão grande, que Deus permitiu mais uma cruz em sua vida: em 1980, foi diagnosticado com a síndrome de Usher, que é uma cegueira progressiva. Ele ficou completamente cego em 2000.
Mas nada disso é um impedimento para ele: aos 73 anos, por meio do seu blog (cyrilaxelrod.wordpress.com) e de vídeos no YouTube, esse padre espalha a Palavra de Deus. Residente em Londres, junto aos padres redentoristas, ele desenvolve seu ministério pastoral entre as pessoas que, como ele, não ouvem e não enxergam.
“Muitas pessoas consideram ser surdo e cego como algo indescritível, impensável e inimaginável – explica o Pe. Cyril em seu blog. Para mim, isso se tornou um novo estilo de vida e me deu uma nova direção.”
“Há frustrações que certamente precisam ser superadas, mas vivo também muitas alegrias e novos desafios – acrescenta. De certa forma, minha condição de cego e surdo se tornou a lição mais importante da minha vida.”
O Pe. Cyril teve a oportunidade de se encontrar com 3 papas: Paulo VI, Bento XVI e Francisco.
Demos graças a Deus por esta vocação abençoada e sigamos seu exemplo de fé, vendo todas as circunstâncias da nossa vida como oportunidades para amar!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

PARTICIPE DO II CONGRESSO JOVENS SARADOS 2015, NA COMUNIDADE DE SANTO EXPEDITO

Clique no cartaz para Ampliar
De 22 e 23 de agosto de 2015 convidamos toda a juventude para  II Congresso Jovens Sarados, com o tema: Consagra tua juventude a Deus.” O encontro será realizado  na Igreja de Santo Expedito em Camocim. O encontro  começa no sábado dia 22 de agosto,  no horário da 15 hs. As 19hs teremos celebração da   santa Missa com Pe. Jairo da Diocese de Sobral-CE.
No domingo dia 23/07, daremos inicio  as 8 da manhã, com momentos de Louvor, oração, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento. ENTRADA FRANCA!

O evento é um Encontro de jovens que abraçam a missão de evangelizar outros jovens, propagando Cristo.Tendo como missão evangelizar almas jovens sendo instrumentos para que elas recebam o batismo no Espírito Santo. E formando-os como cristãos para assumirem um novo modo de viver.Contaremos com a presença da fraternidade Toca de Assis casa Pe. Pio de Fortaleza que ministrará pregações do encontro.



Nossos jovens tem uma jornada cheia de atividades e obrigações para realizar ao longo do dia com os estudos, o trabalho e os compromissos com os amigos e familiares. Em meio a todas essas obrigações, nossos jovens precisam reservar um tempo do seu dia para se dedicarem a Deus e se fortalecerem para os combates espirituais e as muitas exigências da vida. 

O Papa Francisco reafirma sempre em seus discursos o desejo de ver os jovens saírem às ruas em missão e olharem para as pessoas com o olhar de Cristo.

Uma oração de 400 anos em forma de poesia a Cristo na cruz


Cristo na cruzUma poesia para rezar. Ou uma oração em forma de poesia... Não importa: o que importa é o conteúdo de agradecimento a Deus pela redenção imerecida, escrito pelo sacerdote português Baltasar Estaço no começo do século XVII. Uma oração de 400 anos, mas atemporal.


A Cristo na cruz

O bem que a tantos bens me convidava,
O qual desmereci, vós merecestes:
Que a vida que por meu amor perdestes
A vida me alcançou que eu desejava.

Papa aos jovens: não tenham medo do casamento


papa com jovem casal
Neste período de “férias” em que os compromissos públicos do Papa se reduzem, ficamos em jejum das palavras do Pontífice. Contudo, por meio das redes sociais, Papa Francisco se faz sentir mesmo que seja somente com 140 caracteres, como ocorre no Twitter.

Na manhã desta terça-feira, o Papa escreveu: “Queridos jovens, não tenham medo do matrimônio: Cristo acompanha com a sua graça os esposos que permanecem unidos a Ele”.
“Setor dos casais”
Durante as audiências gerais das quartas-feiras, na Praça São Pedro, um dos locais mais concorridos é o “setor dos casais”. Em fase de preparação para o matrimônio ou casados já há algum tempo, não importa: a cena se repete. Noivas com seus longos vestidos brancos desfilam pelas imediações do Vaticano chamando a atenção de quem passa.
Na audiência geral de 29 de abril deste ano, o tema da catequese do Papa foi justamente o matrimônio – e as dificuldades que isto implica nos dias de hoje.

Halleluya Fortaleza 2015 supera um milhão de participantes em seus 5 dias de atrações.

Fotos-Aéreas-Sábado-Fernando-Maia-2
Evento alcançou recorde com aumento de 36,3% na doação de sangue. Metade das 2,7 toneladas de alimentos coletados será entregue à Defesa Civil na quinta-feira
Os 21 artistas que passaram pelo palco principal do Festival Halleluya 2015 e as atividades dos oito espaços temáticos atraíram um público superior a um milhão de pessoas. O evento foi realizado entre os dias 22 e 26 de julho, em uma estrutura montada em 53 mil m² no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).
O destaque este ano foi para a solidariedade. Foram arrecadadas 2,7 toneladas de alimentos. Metade dos mantimentos será entregue à Defesa Civil na próxima quinta-feira, 30, na Casa São Francisco, albergue para moradores de rua localizado no centro de Fortaleza e mantido pela Comunidade Shalom. Os alimentos arrecadados durante o Halleluya serão distribuídos para cidades que sofrem com a seca e com os projetos de Promoção Humana da Comunidade Shalom.
Além disso, o número de bolsas de sangue arrecadadas superou as expectativas. Foram 844 bolsas, 36,3% a mais que no ano passado, quando foram arrecadados 619 bolsas. Foram 401 cadastros de medula óssea contra 318 no ano anterior.

A prática da masturbação não é, nem nunca será, benéfica para quem a faz, afirma Perito psiquiatra.

topic

Peço-lhe que leia este texto sem preconceitos morais nem religiosos.
Acho decepcionante que se dedique dinheiro público ou privado para promover a masturbação como um comportamento sexual saudável. Os pediatras, educadores e psicólogos infantis sabem que, em algumas etapas do desenvolvimento da pessoa e da sua personalidade, este hábito pode estar presente de forma esporádica. Mas eu me atrevo a afirmar que a prática da masturbação como um hábito não é benéfica para quem a sofre.
Digo “para quem a sofre” porque é sofrimento que vejo nas pessoas que chegam ao meu consultório por este motivo. Não são pessoas estranhas, de forma alguma. Mas elas têm um problema e querem resolvê-lo: a masturbação. Não é necessário que o médico lhes diga isso; são elas mesmas que consideram que isso é uma escravidão, uma perda da liberdade. E pedem ajuda.
A maioria quer resolver a questão porque se sente aprisionada, porque percebe que está fechada em si mesma, porque lhe resulta difícil relacionar-se com seu cônjuge e com outras pessoas, porque isso gera desordem interior e desassossego, ao ir perdendo autonomia e capacidade de decisão.
Alguns podem pensar: “Mas que médico louco é este que escreveu o texto? De onde ele saiu? Que besteiras está falando! Isso não acontece com ninguém!”. Infelizmente, atendo pessoas com este problema todas as semanas. Ainda bem que ainda existem pessoas que não têm vergonha de pedir ajuda na busca da própria felicidade. São pessoas incríveis, admiráveis, com problemas muito comuns, como no caso da masturbação.
Quando falo de problemas, não me refiro às bobagens que você pode ler por aí (que a masturbação provoca cegueira, epilepsia, paralisia, acne etc.). Isso são invenções. Mas não são invenções os maus bocados pelos quais passam aqueles que não conseguem exercer sua liberdade porque precisam se masturbar sim ou sim, por acúmulo de excessiva tensão emocional, por impulsividade, por dificuldades nas relações interpessoais, por traços de personalidade narcisista ou evasiva, porque receberam uma educação sexual errônea, porque desenvolveram uma aprendizagem comportamental simplista, baseada na satisfação do prazer, ou por imaturidade global da sua pessoa.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Princípios para a boa convivência matrimonial



marito e moglie in cucinaO amor e as boas intenções são um bom ponto de partida para que haja harmonia na convivência matrimonial, mas é natural que, no dia a dia, se destaquem os defeitos de temperamento e outras atitudes que podem prejudicar o relacionamento.
 
Uma boa convivência matrimonial repercute positivamente no bem-estar físico e emocional, não somente dos cônjuges, mas também dos filhos e demais membros da família.
 
Apresentamos, a seguir, algumas dicas para aprender a lidar com situações cotidianas e evitar que elas prejudiquem a boa convivência a dois:

Inscrições da JMJ oficialmente abertas pelo primeiro peregrino: Papa Francisco

papa francisco inscrito
A contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude na Polônia em 2016 começou hoje (26) com a abertura das inscrições para peregrinos e voluntários. Daqui a um ano, milhões de jovens se encontrarão com o Papa Francisco na terra de São João Paulo II, no Jubileu da Misericórdia. Francisco mesmo foi o primeiro a se inscrever na manhã deste domingo, após a oração do Angelus.

“Eu mesmo quis abrir as inscrições e acabo de me inscrever como peregrino mediante um dispositivo eletrônico. Celebrada durante o Ano da Misericórdia, esta Jornada será, num certo sentido, o jubileu da juventude, chamada a refletir sobre o tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’ (Mt 5,7). Convido os jovens de todo o mundo a viver esta peregrinação seja indo a Cracóvia, seja participando deste momento de graça nas próprias comunidades”, afirmou o pontífice.

As freiras leem mais que os padres, afirma perito.

52129_freiraintjpg

O diretor da Libreria Editrice Vaticana (LEV), padre Giuseppe Costa, disse ao jornal L’Osservatore Romano, que “as freiras leem mais do que os sacerdotes”. Um fenômeno que também se vê na sociedade secular e que, portanto, é refletido no mundo religioso: as mulheres leem mais que os homens.
Segundo as estatísticas, as vendas de livros diminuíram e as livrarias são menos frequentadas. De fato, disse o Pe.Costa, “no passado as livrarias eram mais frequentadas por religiosos e religiosas. Mas hoje em dia, temos que fazer as contas com os efeitos colaterais do empobrecimento da classe média, que, até mesmo, afeta muito a cultura”.
“As religiosas – recorda o sacerdote Salesiano – são as primeiras a adquirir os documentos publicados pelos entes do Vaticano, um fato que vale especialmente para aquelas que trabalham nas paróquias e que estão em contato direto com os problemas da família e da sociedade”.
“Os sacerdotes, por sua vez, com as devidas exceções, parecem frequentar com menos regularidade as livrarias. Os maiores fluxos são registrados com as grandes festas litúrgicas”.
“É claro – acrescenta o diretor da LEV – que as suas receitas são escassas. Portanto, torna-se necessário realizar um projeto cultural mais amplo para fomentar mais a leitura”.
No que respeita às questões e livros mais vendidos, “os religiosos e religiosas procuram os textos de meditação cristã relativos à lectio divina, que ajudam a aprofundar o diálogo com Deus”.
jornal L’Osservatore Romano.

Precisa-se de Padres: últimos números revelam crescimento da Igreja no mundo e urgente necessidade de clérigos.

OrdenacionSacerdotes_FlickrLawrenceOpCC-BY-NC-ND-2.0_170715
Uma nova investigação sobre tendências na Igreja no mundo demonstrou que a população católica mundial está crescendo tão rapidamente que o número de sacerdotes e paróquias simplesmente já não é o suficiente.
Esta realidade expõe um desafio: com um crescimento global no número de católicos, especialmente na África e Ásia, mas com um crescimento insuficiente no número de paróquias e sacerdotes, os católicos têm menos oportunidades de receberem os sacramentos e de participarem da vida paroquial.
“A Igreja ainda enfrenta um problema global do século XXI, relacionado ao compromisso permanente dos católicos com a paróquia e a vida sacramental”, assinala a investigação realizado pelo Centro de Investigação Aplicada no Apostolado (CARA, na sigla em inglês) da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.