VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Rede Nacional de Intercessão: Deus espera por nossas orações

altAlgumas pessoas creem que Deus está no controle de tudo. Mas se Deus está no controle de tudo, porque temos fome, miséria, doenças cada vez piores, violências até contra crianças inocentes, estupros, pedofilia, injustiças, guerras, e tantas coisas terríveis? Deus está no controle disto tudo? Mas, se Deus é Amor e tudo isso não tem nada haver com amor, é porque Ele não está no controle de tudo. De fato, a Bíblia ensina que Deus é todo-poderoso; ninguém pode impor limites ao seu poder (Jó 37,23; Is  40,26). No entanto, Ele não usa seu poder para controlar tudo. Ao contrário, Deus nos dignifica por nos dar livre-arbítrio, a capacidade de tomarmos decisões por conta própria. Portanto, nossa vida não é controlada por Deus ou pelo destino. Ao contrário dos animais, que basicamente agem por instinto, nós somos um reflexo de nosso Criador no sentido de que somos capazes de demonstrar qualidades como amor e justiça. E, assim como Ele, nós temos livre-arbítrio e, por isso, o nosso futuro depende, em grande parte, de nossas escolhas.
Dar ao homem o poder para fazer uma escolha independente não diminui o controle de Deus sobre todas as coisas. Sendo onipotente e onisciente, Deus certamente poderia arranjar as circunstâncias para impedir que as escolhas erradas do homem possam frustrar Seus propósitos. De fato, Deus poderia até usar o livre-arbítrio do homem para ajudar a cumprir Seus próprios planos e por meio disso ser ainda mais glorificado. Porém, o grande plano de Deus desde a fundação do mundo para conceder ao homem o dom de Seu amor impede qualquer ação para forçar esse dom sobre qualquer um de nós. Tanto o amor quanto os dons de qualquer espécie e até a salvação devem ser pedidos e recebidos voluntariamente.
Até mesmo nas situações difíceis da nossa vida quando precisamos de uma intervenção do Senhor, esta deve ser desejada e pedida através da oração. Neste sentido, Jesus ensina: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá” (Lc 11,9-10).  A nós, não custa lembrar: Deus espera por nossas orações.
Talvez em nenhum outro momento da história, a humanidade necessitou tanto da ajuda de Deus quanto nos dias atuais. Por isso o Papa Francisco tem pedido que oremos pela situação do povo e do mundo e pela unidade dos cristãos. É preciso construir um muro de súplica em favor da humanidade para que o Senhor intervenha com braço forte.
O próprio Jesus ensina que devemos pedir e promete que aquele que pede alcança. Jesus também recomenda que a nossa oração seja insistente como quem incomoda, ou seja, uma oração persistente até alcançar a graça. Deus quer ser "incomodado" pelas nossas orações! Portanto, peça e espere a providência de Deus.

17ª Romaria da Terra e 1ª Romaria das Águas do Ceará -

Cartaz Romaria CTP Correto-page-001 (2) (1)Acontece no dia 02 de Agosto deste ano, em Viçosa (CE), a 17ª Romaria da Terra e a 1ª Romaria das Águas do Ceará, organizadas pela Comissão Pastoral da Terra do Ceará (CPT). Sob o tema “Territórios: povo irmão! Terra e água em nossas mãos.”, o evento terá a participação da Diocese de Tianguá, que durante o tempo de preparação realizará encontros de formação sobre a temática da Romaria.

O evento
A Romaria da Terra e das Águas é um momento forte de celebração das lutas e de denúncia de tudo aquilo que ameaça a vida dos seres humanos e da natureza. A criação é de Deus, o que significa que os bens naturais não podem pertencer às mãos de poucos, mas devem estar disponíveis a toda a humanidade, regados pelo cuidado e a sustentabilidade.


fonte: Diocese de Tianguá

Missão de Sobral celebra 33 anos da vocação Shalom

banner-33anosA missão da Comunidade Católica Shalom em Sobral celebra nesta quinta-feira (9), a exemplo de todas as missões da comunidade espalhadas pelo mundo, os 33 anos da vocação Shalom. Às 19h, será celebrada, no Centro de Evangelização (rua Coronel Mont’Alverne, 1498, Campo dos Velhos), uma missa em ação de graças a ser presidida pelo padre Maurílio.
Com uma assembleia realizada na segunda-feira (6), a missão de Sobral deu início à Semana da Vocação, onde membros da Comunidade de Aliança e Vida, vocacionados e irmãos da Obra foram motivados a rememorar, com gratidão e louvor, os feitos de Deus através da vocação Shalom.
Durante a semana, também estarão sendo exibidos no Centro de Evangelização vídeos sobre a vocação Shalom, entre shows e espetáculos criados pela Comunidade.
Show Acústico Davidson Silva
showdavidson
Cantor Davidson Silva fará show acústico neste domingo (12)
Além da missa em ação de graças a ser realizada nesta quinta-feira (9), a missão de Sobral também realizará no domingo (12), após a missa das 19h, um show acústico com o cantor Davidson Silva, membro da Comunidade de Aliança Shalom, de Belo Horizonte-MG. O artista já lançou três álbuns, dentre os quais o recente ‘Desperta’. O show é gratuito.
Na mesma noite, a lanchonete Shalom estará servindo um variado cardápio de pizzas a preços acessíveis.
Histórico
A Comunidade Católica Shalom foi fundada em 9 de julho de 1982, após seu fundador, Moysés Louro de Azevedo Filho, ter ofertado a vida e a juventude para levar Jesus Cristo e Sua Igreja àqueles que deles estivessem distantes, especialmente os jovens.
Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para sua primeira visita ao País. O pontífice visita 13 cidades e participa da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). Moysés Azevedo, aos 20 anos, é escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese. Reza pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.
Exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.
Tudo ocorre sem que haja pretensões de se fundar algo, mas no acolhimento da vontade de Deus em oração. Em 1983, começam as primeiras experiências de vida comunitária. Os jovens evangelizados passam a fazer parte de grupos de oração que se formam. Muitos servem mais intensamente, integrando, assim, o primeiro grupo de “engajados”, semente da Comunidade de Aliança. Em 1985, diante do altar do Senhor, Moysés e mais quatro jovens fazem suas promessas como os primeiros membros consagrados da Comunidade de Vida. No ano seguinte, ingressa na Comunidade de Vida a cofundadora Maria Emmir Nogueira, que esteve presente desde o início, ajudando na estruturação daquilo que Deus manifestava como Sua vontade.
Zaíra Almeida

Papa na Bolívia: Devemos construir pontes, em vez de erguer muros


AFP4333482_Articolo
Confira na íntegra o discurso do pontífice à sociedade civil boliviana na Catedral de La Paz no início da noite desta quarta-feira (08/07):
Estou contente por este encontro com vocês, autoridades políticas e civis da Bolívia, membros do Corpo Diplomático e pessoas relevantes do mundo da cultura e do voluntariado. Agradeço a Dom Edmundo Abastoflor, Arcebispo de La Paz, a sua amável recepção. Peço a gentileza para poder cooperar, com algumas palavras de incentivo, na tarefa que cada um de vós já realiza.
Todos nós aqui presentes, cada um à sua maneira, compartilhamos a vocação de trabalhar pelo bem comum. Há 50 anos, o Concílio Vaticano II definiu o bem comum como «o conjunto das condições da vida social que permitem, tanto aos grupos como a cada membro, alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição» (GS 26). Obrigado por desejardes, cada qual a partir do próprio papel e missão, que as pessoas e a sociedade se desenvolvam, alcancem a sua perfeição. Tenho a certeza de que, no vosso afã pelo bem comum, buscais o belo, o verdadeiro e o bom. Que este esforço sempre ajude a crescer no respeito pela pessoa humana, enquanto tal, com direitos fundamentais e inalienáveis orientados para o seu desenvolvimento integral, a paz social, isto é, a estabilidade e a segurança duma certa ordem, que não se realiza sem uma particular atenção à justiça distributiva (cf. LS 157).

Eles morreram abraçados depois de 75 anos de casamento.

topic

O último instante de um casal: ela com 96 anos, ele com 95. De mãos dadas, faleceram juntos, depois de um longo caminho lado a lado.
Chamam-se Jeanette Toczo e Alexander Toczo. A foto os mostra em seus últimos momentos de vida. Eles passaram 75 anos juntos, seguindo-se a companhia de cinco filhos, dez netos e seis bisnetos.
“Eu gostaria de morrer nos braços de minha esposa”, dizia Alexander. Juntos viveram, juntos partiram.

Presidente da Bolívia constrange o Papa diante do Mundo com presente de um Cristo crucificado sobre foice e martelo, símbolo do comunismo.

morales_pope_francis_08-07-2015_crop1436423785243.jpg_1718483346
Veja no vídeo o rosto do Papa e sua reação de visível desconforto. Papa o ‘repreendeu’ dizendo em espanhol: “No está bien esto”

Incêndio destrói tudo, mas imagem do Sagrado Coração permanece intacta

sacred heart of Jesus 08_
Um incêndio noturno cujas causas ainda não foram encontradas destruiu um dos edifícios do convento das Irmãs da Santa Face de Jesus (HFJ) em Manila, Filipinas. Em meio do desastre, que não produziu mortes nem feridos entre as religiosas, sobressaiu um grande sobrevivente: o Sagrado Coração de Jesus, cuja imagem ficou enegrecida pelas chamas mas que providencialmente conservou intacta sua figura.
A edificação afetada correspondia ao Generalato das religiosas, o qual perdeu a totalidade de seu interior sob a ação do fogo, que começou por volta das duas da madrugada do dia 30 de junho e não pôde ser contido pelos bombeiros até as cinco da manhã. As religiosas perderam todos os objetos que continha o lugar, incluindo valiosos arquivos e recursos da fundadora da congregação, a Madre Mary Therese Vicente.

Ao inspecionar o lugar durante o dia, as religiosas encontraram a imagem do Sagrado Coração de Jesus, praticamente o único objeto preservado das chamas, e destacado pelo serviço informativo dos Bispos das Filipinas, CBCP News como fez particularmente notório e simbólico, dado o carisma das religiosas. "Dei meu Coração como prova sensível de meu grande amor pelos homens", recorda a mensagem de Jesus Cristo à Beata Pierina de Micheli citado na página oficial da comunidade na Internet, "e lhe dou meu rosto como objeto sensível de minha dor pelos pecados da humanidade".

Apesar de o ocorrido ser considerado uma tragédia, a ausência de perdas humanas é destacável, da mesma forma que as chamas não terem passado para outras casas da congregação, em particular a residência das religiosas e a Capela.

A comunidade das Irmãs da Santa Face de Jesus foi fundada pela Madre Mary Therese Laxamana Vicente em 1986 e seu carisma é definido como "a contemplação da Santa Face de Jesus". As religiosas promovem sua espiritualidade própria, levam a cabo atividades de formação para leigos, assistem paróquias e se dedicam à educação católica em duas escolas locais. 

terça-feira, 7 de julho de 2015

Boletim da Missão e Rebanhão 2015

No Último dia 5 de julho  o grupo de Oração Cristo é vida  e a comunidade de santo Expedito, realizou a III Missão e rebanhão encontro de reflexão da Palavra, Louvor e Oração e evangelização de casa em casa, organizado pelo Grupo Cristo é Vida. Iniciando com oração de  envio às 7h30min  da manhã para todas as pastorais, serviços e movimentos e encerramento no final do dia  às 19h com a Celebraçlão da palavra.  A missão além do Anuncio do Querigma é uma divulgação da festa de santo Expedito que se iniciará de 09 a 19 de julho.
Foi um momento também de divulgação  para toda a comunidade visitada,  para participarem do encerramento na igreja.
A Missão da Comunidade de Santo Expedito  é  um compromisso com a evangelização, com o chamado de Cristo a fazer discípulos.
Agradecemos a todos os missionários!!!

Acolhida da Imagem Peregrina de Nossa senhora de Fátima na Area pastoral são Francisco

clique no cartaz para ampliar

A  Área  Pastoral São Francisco em Camocim, convida todos os devotos de Nossa Senhora a participar da programação de Acolhida da imagem de Fátima nos dias 12 e 13 de julho de 2015.

Imagem de Fátima nos ajuda a recordar a presença materna de Maria na Igreja, nos motivando a louvar e agradecer a Deus por tantas maravilhas concedidas: “A minha alma glorifica ao Senhor” (Lc 1,46) e a gratidão pelos seus benefícios derramados em nossa vida.

Em Fátima Nossa Senhora pedia conversão e oração. Com certeza este momento de oração e louvor vai nos ajudará a amadurecer e crescer na fé.

veja a programação Completa clicando no cartaz ao lado.

NOTÍCIAS DA DIOCESE: Conheça o Projeto Crianças e Adolescentes a Caminho do Futuro

1
Em 2015, o Projeto Crianças e Adolescentes a Caminho do Futuro recebeu apoio de continuidade do Criança Esperança. O público-alvo é a faixa etária de 12 a 17 anos. Esta é a fase mais desafiadora em relação ao direcionamento de atividades que respondam aos sonhos e anseios juvenis. Contudo, incentivados pelas ações e atrativos que o projeto propõe, muitos aderiram às comemorações das Festas Juninas da época.
É uma dança folclórica popular. Ela retrata a vida cotidiana do povo, « traz alegria, partilha e companheirismo,diz o condutor da dança ». Enquanto responsável pela continuidade do projeto, a ação em si, é  uma oportunidade de criar vínculos, apresentar propostas e conhecer melhor a realidade vivenciada por estes jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.
O projeto prevê ações intergeracionais promovendo atividades que levem crianças, adolescentes, jovens, educadores e pais a interagir. Graças ao apoio do Criança Esperança 2014, demandas foram atendidas e um curso básico de informática, com três turmas de 15 participantes cada, foi realizado.
O curso foi administrado por jovens da comunidade experientes na área que se envolveram no projeto ofertando serviço voluntário.

O Papa, a Renovação Carismática e o caminho ecumênico.

AFP4318029_Articolo
A participação do Papa Francisco, pelo segundo ano consecutivo, na convocação da Renovação no Espírito, do movimento carismático católico, mostra a sua atenção para os movimentos carismáticos como um meio para fomentar a caminho ecumênico. Não por acaso, a Renovação no Espírito delineou a convocação como fortemente ecumênica.
Durante o encontro com o Papa Francisco na Praça de São Pedro, as orações foram feitas pelos cardeais Kurt Koch e Leonardo Sandri, respectivamente, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais; o arcebispo anglicano David Moxon, que representa o arcebispo de Canterbury junto à Santa Sé; e Dom Barnaba El Soryani, bispo copta-ortodoxa, como delegado de Teodoro II, patriarca de Alexandria.
Também estiveram presentes Dom Athanasisu Matti Shaba Matoka, arcebispo siro-católico emérito de Bagdá; Sua Eminência Policarpo Eugenio Aydin, vigário da diocese siro-ortodoxa dos Países Baixos; Rev. Louie Giglio, daPassion City Church de Atlanta; Jonas Jonsoon, da Igreja Luterana da Suécia; e Giovanni Traettino, presidente daIgreja Evangélica da Reconciliação da Itália.
Essa presença variada se alinha com o compromisso do Papa Francisco com o ecumenismo. Para além do diálogo recentemente inaugurado com os ortodoxos e com as Igrejas anglicanas, o mundo evangélico é um grande desafio para o ecumenismo e talvez um dos mais importantes.
O diálogo com grupos evangélicos, especialmente pentecostais, tem sido chamado de “o quarto ecumenismo” por vários autores, incluindo o sociólogo católico Massimo Introvigne, uma autoridade internacional em seitas religiosas.
De acordo com Introvigne, o quarto ecumenismo – o das novas seitas protestantes nascidas no início do século XX – talvez seja o terreno mais fértil para o diálogo ecumênico.
As tentativas para esse diálogo têm limites: por exemplo, uma busca por representantes dos pentecostais. Embora eles componham três quartos dos protestantes em algumas partes do mundo e nada menos do que um terço de todos os cristãos, os pentecostais são muito fragmentados. A diversidade dentro do grupo apresenta dificuldades para o diálogo.

Equador: Papa quebra protocolo e reza inesperadamente com fieis… na rua.

Ecuador Pope Francis
Em seu primeiro dia no Equador, o papa Francisco surpreendeu o público ao deixar a sede da Nunciatura Apostólica, onde está hospedado em Quito, para fazer uma vigília na rua com os fiéis.
“Vou abençoá-los para que descansem e deixem dormir os vizinhos”, teria dito Francisco, de acordo com relatos no Twitter dos presentes. O Papa rezou o “Pai Nosso” e voltou para a Nunciatura, deixando os fiéis emocionados.
Fotos distribuídas nas redes sociais mostram o Papa com os braços abertos diante do público, em uma aparente quebra de protocolo.
Também circulou na web a foto de um homem que conseguiu fazer um selfie com o Pontífice durante sua chegada ao aeroporto internacional de Quito.

A natureza da Igreja simbolizada em uma imagem: a Lua. Artigo imperdível de Joseph Ratzinger.

134377316537

Chamou muito a atenção dos meios de comunicação o pensamento conclusivo, nesse domingo, do Papa Francisco sobre a Lua que não brilha com luz própria no seu discurso de boas-vindas a Quito, no Equador.
O papa disse: “Amigos todos, começo com expectativa e esperança os dias que temos pela frente. No Equador, está o ponto mais próximo do espaço exterior: é o Chimborazo, chamado, por isso, como o lugar ‘mais perto do Sol’, da Lua e das estrelas. Nós, os cristãos, identificamos Jesus Cristo com o Sol e a Lua com a Igreja. E a Lua não tem luz própria. E, se a Lua se esconde do Sol, torna-se escura. O Sol é Jesus Cristo. E, se a Igreja se afasta e se esconde de Jesus Cristo, torna-se escura e não dá testemunho. Que nestes dias torne-se mais evidente para todos a proximidade do Sol que nasce do alto” (Lc 1, 78) e que sejamos um reflexo da sua luz, do seu amor”.
Repropomos um texto do cardeal Jospeh Ratzinger, em que ele reflete sobre essa imagem da Lua e do Sol, a Igreja e Jesus.
O artigo foi publicado no sítio Il Sismografo, 06-07-2015. 
Eis o texto.
Uma Igreja que, contra toda a sua própria história e a sua própria natureza, seja considerada apenas politicamente não tem sentido algum, e a decisão de permanecer nela, se for puramente política, não é leal, mesmo que se apresente como tal.