sábado, 13 de junho de 2015

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus: como tudo começou

Sacred Heart of Jesus 01 © Nancy Bauer / Shutterstock.comO Coração de Jesus é o foco do amor. A devoção ao Sagrado Coração é a devoção que vem do amor como princípio, que se dirige ao amor como fim, que emprega o amor como meio. Celebrando este grande Amor de Deus por nós, somos convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.



Celebrar o Coração de Jesus torna-se uma importante ocasião pastoral para que toda a comunidade cristã novamente se sensibilize para fazer deste admirável Sacrifício e Sacramento o coração da própria vida.

Origem da Devoção

A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus por você. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.

Inédito na história: mesquita síria é dedicada a ninguém menos que Maria

The Virgin Mary 3


 A Agência de Notícias Árabe Síria (SANA) informou que foi inaugurada no último sábado, 6 de junho, uma mesquita sem precedentes no mundo islâmico: situada na cidade litorânea de Tartous, na Síria, ela é dedicada a ninguém menos que a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

Segundo Mohammad Abdul-Sattar al-Sayyed, o ministro sírio dos Bens Religiosos, esta novidade representa o real sentido de uma mesquita: convidar os fiéis à fraternidade.

O Patriarcado Maronita em Tartous e Lattakia elogiou a iniciativa e declarou que ela destaca o compartilhamento de uma mensagem sublime de amor e de paz por parte de cristãos e muçulmanos.

terça-feira, 9 de junho de 2015

É correto tocar música durante a consagração do pão e do vinho?

consagração do pão e do vinho é o momento supremo da santamissa. Durante esse momento ‘não deve haver música de fundo’. Esta afirmação é correta? Neste caso, então seria errado (como acontece na minha paróquia) tocar uma música de fundo, ainda que suave?”

Orações e tom de voz
“A resposta é clara na vigente Instrução Geral do Missal Romano”, responde o liturgista responsável pela revista “Liturgia Culmen et Fons”. A seguir, apresentamos alguns números da Instrução que tratam do tema:

Onde foram parar todos aqueles padres pedófilos?


Abuso sexual
Você reparou que a avalanche de denúncias de abusos sexuais cometidos por clérigos praticamente desapareceu da mídia nos últimos meses? Você não acha estranho que, quase de repente, não se toque mais no assunto?
 
UMA ONDA CONCENTRADA
 
É inegável e tragicamente verdadeiro que houve, sim, uma quantidade escandalosa de comprovados abusos sexuaispraticados por religiosos - um único abuso sexual já teria sido escandaloso e trágico, afinal. Também é fato que, ao longo de décadas, esses crimes cometidos por sacerdotes, religiosos e freirasficaram escondidos sob uma camada complexa de medo e vergonha por parte das vítimas, chantagem e ameaças por parte dos criminosos, pressão e hipocrisia por parte de cúmplices poderosos.

Nota da Arquidiocese de São Paulo sobre a questão da ‘Ideologia do gênero’ nos planos municipais de educação.

odiloschererafp01

De acordo com o prazo estabelecido pela lei 13.005/2014, que sanciona o Plano Nacional de Educação (PNE), todos os municípios do Brasil devem aprovar seus Planos Municipais de Educação (PME) até o próximo dia 24 de junho.
A arquidiocese de São Paulo acompanha atentamente a tramitação do PME de São Paulo, no qual se faz menção a “questões de gênero”. Segundo a ideologia de gênero, o indivíduo precisa libertar-se de sua identidade sexual biológica e “construir” uma identidade de gênero inteiramente subjetiva. Isto não nos deixa de suscitar perplexidade e preocupação. As consequências de tal distorção antropológica na educação poderão ser graves.

Os legisladores têm o dever de buscar em tudo o bem comum, de acordo com critérios de verdade e respeito pela natureza e dignidade da pessoa humana, evitando a indevida ingerência do Estado no direito e dever dos pais e das famílias de escolherem o tipo de educação dos filhos, segundo sua consciência.
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

Cristãos indignados se pronunciam contra uso de símbolos sagrados em Parada LGBT de São Paulo.

trans-cruz-parada-620x348

Cristofobia, assim diversos cristãos no Brasil classificaram as manifestações realizadas durante a 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo, que aconteceu no domingo, 7. Entre as imagens do evento que circularam pela mídia está a de um transexual na cruz, com uma placa sobre a cabeça na qual estava escrito “Basta de homofobia”, uma clara referência à crucifixão de Jesus Cristo. Imagens de crucifixos, anjos e outros símbolos sagrados para os cristãos também foram utilizados de maneira desrespeitosa e ofensiva pelos participantes da marcha gay.
Segundo a Polícia Militar, na concentração do evento às 13:30h, havia cerca de 20 mil participantes. Porém, na conta dos organizadores, a cifra chega a 2 milhões ao longo de toda a marcha. A manifestação teve como alvos lideranças políticas cristãs e ataques a símbolos religiosos, como já sucedeu em outras edições do evento.
Por meio das redes sociais, alguns cristãos brasileiros manifestaram sua indignação ao uso de símbolos próprios do cristianismo como o crucifixo. Entre eles está a psicóloga Marisa Lobo, que teve seu registro cassado por atender homossexuais que querem deixar este estilo de vida e, mais tarde, teve a cassação anulada pela Justiça.

Após exumação, coração preservado de sacerdote em processo de beatificação surpreende a todos.

coracao1
O processo de beatificação e canonização do monsenhor Ângelo Angioni, que atuou por quase 60 anos em José Bonifácio (SP), chamou atenção dos fiéis pelo fato do coração do religioso estar preservado, sete anos depois de sua morte. A constatação foi feita por peritos convocados pelos postuladores de Roma.
O professor de medicina legal Jorge Paulete Vanrell, de São José do Rio Preto (SP), diz que nunca viu uma situação como esta. “É um caso raro porque normalmente o coração se destrói. Dependendo da região climática, de um a três meses ele desaparece, como o resto dos órgãos. Há um descontrole entre a destruição do corpo todo, membros inferior e superiores, e o coração, isoladamente, está intacto. Os outros órgãos estão destruídos, menos o coração”, afirma o professor.coracao2
Vanrell é nascido no Uruguai, mas vive em Rio Preto há mais de 40 anos. Médico legista, ele trabalha com exumações há mais de 20 anos e atuou em três países e é autor de 28 livros científicos sobre os processos de decomposição de corpos. “Há situações em que o coração pode se manter intacto, quando o cadáver não se destrói e se conserva, como no caso da mumificação. Aí terá o coração intacto, mas também tem o resto do corpo todo preservado. O coração, como músculo, deveria desaparecer, a menos que tenha acontecido algo específico, mas agora tem de ter uma pesquisa,retirar um fragmento para conferir se é coração mesmo, havendo hipótese de alguma substância medicamentosa”, diz.

domingo, 7 de junho de 2015

Igreja prestes a pronunciar-se sobre Medjugorje, críticas ao consumismo, cautela no uso da linguagem virtual... Assim foi a entrevista coletiva do Papa no vôo a Roma

Papa Francisco no vôo de Sarajevo a Roma. Foto: Angela Ambrogetti/ACI Prensa
AVIÃO PAPAL, 06 Jun. 15 / 09:30 pm (ACI).- Durante o vôo de regresso a Roma (Itália), logo depois de sua visita apostólica a Sarajevo (Bósnia-Herzegovina), o Papa Francisco concedeu uma entrevista coletiva de oito minutos aos jornalistas, na qual abordou o tema das supostas aparições marianas em Medjugorje, reiterou sua condenação à hipocrisia dos que falam de paz mas negociam armas e aprofundou suas críticas ao mal uso dos meios de comunicação e da linguagem virtual.
A seguir a íntegra da entrevista do Santo Padre:
Boa tarde Santidade. Vieram muitos croatas em peregrinação e perguntam se Sua Santidade irá à Croácia. Embora estejamos na Bósnia-Herzegovina, também há um grande interesse sobre o juízo sobre Medjugorje.

Manuscrito traz fatos inéditos sobre São Francisco de Assis

Escrito dez anos após a morte do santo, manuscrito inédito sobre São Francisco de Assis será apresentado no próximo dia 11
francisco-sao-assis
Novidades sobre a vida de São Francisco de Assis serão apresentadas neste mês de junho. O historiador francês Jacques Dalarun descobriu um manuscrito que será apresentado pela primeira vez ao público no próximo dia 11, em Bolonha, na Itália.

“A reprodução digitalizada em alta definição será colocada na internet neste mês de junho, à disposição de mundo inteiro”, disse ele.
O documento descoberto foi escrito por Tomás de Celano dez anos após a morte do santo, ocorrida em 1226. A biografia propõe novas nuances sobre a vida de São Francisco e, em particular, insiste na pobreza vivida por ele, sua conformidade a Cristo e seu amor fraterno por todas as criaturas.
“A horizontalidade da fraternidade franciscana se entende somente na verticalidade da filiação divina. Antes, Tomás de Celano não tinha entendido bem Francisco. Ele o compreende e revela na vida reencontrada, quando diz que Francisco se sentia irmão de todas as criaturas ‘propter unum principium’, razão de um único princípio”, disse ainda o professor.
O historiador francês participará do Festival Franciscano na Praça Maior, em Bolonha, de 25 a 27 de setembro próximo.
Fonte: Canção Nova

Nova Encíclica do Papa sobre ecologia será publicada no dia 18


papa-abencoa-primeira-paroquia-em-favela-de-buenos-aires
O Vaticano revelou que a nova encíclica do Papa vai ser publicada a 18 de junho, um texto já anunciado pelo próprio Francisco que tem como temática central a ecologia.

“Para evitar confusões devido à difusão de informações não confirmadas, comunica-se que a data prevista para a publicação da esperada encíclica do Papa é o próximo dia 18 de junho, quinta-feira”, adianta uma nota oficial da sala de imprensa da Santa Sé.
A 15 de janeiro deste ano, o Papa disse que a sua próxima encíclica, sobre a ecologia, iria ser publicada entre junho e julho, ainda a tempo de pressionar a comunidade internacional para decisões corajosas na Conferência do Clima 2015, em Paris.
“A última conferência, no Peru [dezembro de 2014], desiludiu-me, esperemos que em Paris sejam um pouco mais corajosos. Penso que o diálogo entre religiões é importante, também neste ponto, e que estamos de acordo num sentimento comum”, referiu aos jornalistas, durante a viagem que o levou do Sri Lanka às Filipinas.

Bispo Dom Xavier convida os sacerdotes para Semana Eucarística Jubilar

Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, OAR
CARTA AO CLERO DA DIOCESE DE TIANGUÁ
Caros irmãos no sacerdócio,
A Comissão Diocesana de Organização dos festejos dos 50 anos de Vida Sacerdotal de Dom Francisco Javier Hernández Arnedo – OAR, bispo diocesano de Tianguá, tem a alegria de lembrar a vossas reverendíssimas o evento acontecerá no período de 14 a 18 de julho do ano em curso. É de conhecimento geral, que também nesses dias, está se preparando uma SEMANA EUCARÍSTICA JUBILAR com o tema: “A Eucaristia: Mistério e Missão em toda a Diocese” na qual a participação de todo o clero é importante acolhendo e organizando os eventos propostos por esta Comissão nas suas respetivas Paróquias, Áreas Pastorais e Áreas Missionárias, envolvendo a todas as comunidades, pastorais e movimentos.
É importante e eis aqui o pedido que faz esta Comissão: que todos os padres reservem, nas suas agendas, estes dias de celebração para participar ativamente dos eventos organizados para a ocasião ao lado de nosso Bispo Diocesano. Sabedores que a Formação Permanente do Clero, agendada para os dias 19 a 22 de outubro, será substituída por este evento é importante que nenhum padre da Diocese fique fora desta atividade. Para um melhor conhecimento desta celebração, segue em anexo a programação das atividades que serão realizadas nesses dias.

Nova série americana “Lúcifer” mostra o mal “bonzinho” e Deus “entediado”.

LUCIFER-Fox-Show
O anjo Lúcifer, também conhecido por Diabo ou Satanás, se cansa do inferno e decide vira para a Terra abrir um bar em Los Angeles (chamada de Cidade dos Anjos). Detalhe: ele é bom, apenas mal compreendido por seu “pai” (Deus). Parece absurdo? Essa é história por trás do novo seriado do canal norte-americano Fox.
O primeiro episódio ainda não foi no ar. Bastou a Fox começar a divulgar, que surgiram diferentes protestos e pedidos de cancelamento. Uma petição on-line foi lançada pela Associação da Família Americana, através do grupo conhecido como “Um milhão de mães”.
A ideia da série é baseada numa história em quadrinhos de relativo sucesso nos EUA. Esse Lúcifer (interpretado por Tom Ellis) que é bonzinho e está entediado e infeliz no reino do inferno, cria um bar/clube chamado “Lux”, onde as pessoas vão para dançar e se divertir. Ele também ajuda a polícia de Los Angeles a prender criminosos.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by