quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Papa abre amanhã a porta santa da Basílica de Santa Maria Maior

porta santa santa maria maiorÀs 17h de sexta-feira 1 de janeiro de 2016, solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, na basílica papal de Santa Maria Maior, o Papa Francisco abrirá a Porta santa e celebrará a missa.
Santa Maria Maior foi o primeiro templo dedicado no Ocidente a Nossa Senhora, onde o Papa costuma rezar sempre que parte e retorna de suas viagens apostólicas internacionais. O título Nossa Senhora Salus Populi Romani é o mais querido pelo povo da “cidade eterna”. Ao longo dos séculos, muitos Papas tiveram uma especial devoção pela Virgem. A Basílica de Santa Maria Maior foi o primeiro lugar que Francisco visitou para rezar publicamente, no dia seguinte de sua eleição como pontífice.
A história dessa veneração tem início no século IV. A Virgem apareceu a um rico casal e, ao mesmo tempo, ao Papa Libério, pedindo-lhes que construíssem uma basílica, em sua honra. Na manhã do dia seguinte, 5 de agosto, em pleno verão romano, foi-lhes indicado pela providência onde deveriam construir a grande igreja: o Monte Esquilino apareceu, nevado. Daí vem a devoção da Virgem ou Nossa Senhora das Neves, como é também conhecida.
papa19O apelido “salvadora dos romanos” remonta aos acontecimentos dos finais do século VI, quando os habitantes de Roma sofriam por causa de uma peste. No ano 590 o papa Gregório Magno levava esta imagem da Virgem, precedendo a uma procissão suplicante pela salvação da cidade. Em algum momento visualizou um anjo no céu que estava escondendo a espada do castigo. Em pouco tempo, a peste cessou.
Da redação, com Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°