quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Município na Indonésia proíbe comemorações de Ano Novo

indonésiaPelo terceiro ano consecutivo os cidadãos cristãos da cidade de Banda Achém, capital da província de Achém (Indonésia), não poderão celebrar a festa do Ano Novo em locais públicos. O município é o único lugar na Indonésia que adota a Lei Sharia, uma interpretação extremista do livro sagrado do islamismo, o Alcorão.
O comunicado foi feito pelo vice-prefeito de Banda Achém, Zainal Arifin. Ele justificou que as comemorações não fazem parte da cultura islâmica. “Chegamos a um acordo com as lideranças sociais de Banda Achém que as celebrações para o ano novo estão proibidas, porque não são eventos do calendário islâmico e não fazem, portanto, parte da cultura islâmica”, destacou.
Não muçulmanos
A proibição vale apenas para os muçulmanos: “Do ponto de vista moral – destacou Arifin – é totalmente errado que os muçulmanos de Achém comemorem a festa de Ano Novo. Permitimos aqueles que não são muçulmanos de festejar a data, mas não devem fazê-la em público perturbando a população local”.
Illizza Sa’aduddin Djamal é a primeira prefeita de Banda Achém favorável às regras. A província, no entanto, é governada por Zaini Abdullah, ex-ministro do exterior e do Movimento por Achém Livre, grupo separatista islâmico que intermediou um acordo de paz com o governo da Indonésia.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°