quinta-feira, 27 de novembro de 2014

História de Nossa Senhora das Graças


História de Nossa Senhora das GraçasEla é conhecida também como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, sua invocação está ligada a duas aparições para a Santa Catarina Labouré. A primeira acontece no dia 19 de julho, na festa de São Vicente de Paulo, quando a madre superiora de Catarina pregou sobre as virtudes deste santo.


Catarina orou fortemente ao santo para que ela pudesse ver Maria com seus próprios olhos e teve a certeza de que naquela mesma noite, suas preces seriam atendidas. Ela foi dormir e acordou no meio da noite com uma forte luz e uma voz que dizia:


“Irmã Labouré, vem à capela, Santa Maria te aguarda!”


Catarina respondeu: “Seremos descobertas!”.


A voz disse: “Não te preocupes, já é tarde, todos dormem…vem estou a tua espera.”

Abertura oficial do Ano da Vida Consagrada será neste domingo

Abertura oficial do Ano da Vida Consagrada será neste domingo

O Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco, começa neste domingo, 30, primeiro do Advento, e prossegue até 2 de fevereiro de 2016, data em que a Igreja celebra o Dia do Consagrado.

Devido à viagem do Santo Padre à Turquia, neste final de semana, a abertura oficial deste período ficará a cargo do Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, que presidirá uma Missa Solene na manhã de domingo.

A celebração será realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 10h (hora local – 7h de Brasília). Na noite de sábado, haverá uma Vigília de Oração na Basílica de Santa Maria Maior, presidida pelo secretário da Congregação, Dom José Rodríguez Carballo.

De acordo com Dom João Braz, ao convocar o Ano da Vida Consagrada, o Papa Francisco quis que esse ano significasse uma retomada de toda vida consagrada na Igreja.

Terroristas do Estado Islâmico destroem convento católico em Mosul

Terroristas do Estado Islâmico destroem convento católico em MosulA agência vaticana Fides informou que na segunda-feira, 24 de novembro, um grupo de terroristas pertencentes ao chamado Estado Islâmico destruiu o convento católico pertencente às Irmãs Caldeias do Sagrado Coração na cidade de Mosul (Iraque), que já estava sendo ocupado por eles e utilizado como lugar de alojamento e base de operações.


A destruição com explosivos foi feita em duas fases. A primeira série de explosões causou alguns estragos limitados, mas depois os terroristas usaram explosivos mais potentes, causando a destruição do convento.


Antes da destruição, o Estado Islâmico advertiu aos moradores da região, sugerindo que “deixem as janelas abertas para evitar a quebra dos vidros pela explosão”.

CNBB realiza assembleia em Palmeira dos Índios, Alagoas


CNBB realiza assembleia em Palmeira dos Índios, AlagoasA 32ª Assembleia de Pastoral da Diocese de Palmeira dos Índios, em Alagoas, aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro, e abordou com os participantes as diretrizes do Documento 100 da CNBB, que diz respeito a “Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia”.

Além disso, o título do estudo da Conferência também serviu como temática do encontro, que foi ministrado pelo Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Nesta ocasião, as discussões acerca do assunto reforçaram a necessidade de conversão pastoral nas paróquias da igreja local.

As autoridades eclesiásticas presentes no evento, entre elas, bispos, padres, religiosos e leigos, tiveram a oportunidade de acompanhar as discussões sobre a nova evangelização.

A assembleia ainda fez uma avaliação das atividades desenvolvidas ao longo deste ano, planejando as ações pastorais para 2015.

Fonte: Gaudium Press

Cristãos lutam pela sobrevivência no Líbano

refugiados«Consegue imaginar mulheres a serem vendidas num mercado, como carne?» a pergunta ecoa ainda no espírito deste jornalista, horas depois de terminada a entrevista com a Ir. Hanan Youssef, da Congregação das Irmãs do Bom Pastor, que trabalha no Líbano com refugiados desde 2006, altura em que chegaram os primeiros 5 mil refugiados, resultado do ataque israelita ao Líbano. Hoje são 2, 5 milhões aqueles que, «só com a roupa que têm vestida», chegam aos campos de refugiados no Líbano.

Num país com 4 milhões de habitantes, o caos é uma realidade. «Imagine que, em Portugal entravam, num ano, 5 milhões de pessoas refugiadas, e pode ter uma ideia da dificuldade da situação em que vivemos», conta a Ir. Hanan, enquanto faz um retrato negro da situação no terreno. «Todos escolhem o Líbano porque é um país cristão e seriam bem recebidos. Mas o país está destruído, não há lugares nas escolas, nos hospitais, muitas mulheres dão à luz em todo o lado, não há água potável, não há eletricidade... podem imaginar a crise. O país tenta colocar-se de pé, mas é difícil, e não vem ajuda quase nenhuma da parte dos outros países. Mas o problema não é sequer o alto número de refugiados, mas sim os jihadistas que entram disfarçados de refugiados, matam pessoas e estão a fazer guerra contra os soldados libaneses dentro do seu próprio país. Há dias raptaram 30 soldados e mataram um de cada vez. É uma situação muito má», lamenta a religiosa.

Exame de consciência de Santo Inácio

Atardecer
O exame de consciência consiste em recordar como foi o meu dia. Não é um momento para julgar os meus atos, mas para tomar consciência deles.

O exame pode ser feito mentalmente, mas ajuda muito fazê-lo por escrito. Recomenda-se que seja feito diariamente ou, pelo menos, uma vez por semana.

Os 5 passos para realizar o exame de consciência, recomendados por Santo Inácio de Loyola, são os seguintes:

1. Pedir luz e graça para descobrir Deus no vivido

Sereno o meu coração para compartilhar o que vivi com um Amigo muito especial. Peço luz para conhecer os sinais e a ação de Deus neste dia que passou. Recordo que Jesus deixou seu Espírito Santo para levar a criação à plenitude e restaurá-la segundo o plano do Criador.

domingo, 23 de novembro de 2014

Solenidade de Cristo Rei

Sabe-se que a Igreja encerra seu Ano Litúrgico com a Solenidade Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. No entanto, poucos se dão conta de que se trata de uma festa relativamente recente, pois só foi instituída em 1925, portanto há menos de cem anos.
Solenidade de Cristo Rei

Mas o que levou o papa Pio XI a dedicar a primeiríssima encíclica de seu pontificado à criação de uma festa de Cristo Rei? (cf. carta encíclica Quas primas, 11/12/1925).


No início do século XX, o mundo, que ainda estava se recuperando da Primeira Guerra Mundial, fora varrido por uma onda de secularismo e de ódio à Igreja, como nunca visto na história do Ocidente. O fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o comunismo na Rússia, a revolução maçônica no México, anti-clericalismos e governos ditatoriais grassavam por toda parte.


É neste contexto que, sem medo de ser literalmente “politicamente incorreto”, o papa Pio XI institui uma festa litúrgica para celebrar uma verdade de nossa fé: mesmo em meio a ditaduras e perseguições à Igreja, Nosso Senhor Jesus Cristo continua a reinar, soberano, sobre toda a história da humanidade.


Recordar que Jesus é Rei do Universo foi um gesto de coragem do Santo Padre. Com as revoluções que se seguiram ao fim do primeiro conflito mundial, em 1917, o título de Cristo Rei tornara-se um tanto impopular. Se o Papa tivesse exaltado Jesus como profeta, mestre, curador de enfermos, servo humilde, vá lá! Qualquer outro título teria sido mais aceitável. Mas Cristo Rei?!…

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE DOMINGO


Reflexão de Pe. César Augusto para Solenidade de Cristo-ReiO Evangelho da solenidade deste domingo é o das bênçãos e das maldições que estão em Mateus, trecho também conhecido como Juízo Final. O texto celebra a vitória da justiça ocorrida na ressurreição de Jesus e no momento em que o Senhor é declarado rei para sempre. A justiça, a verdade e a paz serão eternas.

Depois de uma vida sobre a terra, depois do anúncio feito por Jesus de que Deus é nosso Pai e de que todos os habitantes da terra são irmãos,
depois do Mestre ter anunciado a vocação de fraternidade e de ter promulgado as bem-aventuranças, depois do Senhor ter lavado os pés dos discípulos, depois do Redentor ter morrido na cruz e resuscitado, depois do Ressuscitado ter feito o envio de seus apóstolos a anunciarem o Evangelho, pregarem a conversão e o batismo, todos aqueles que responderam sim aos apelos amorosos de Deus, apesar do enfretamento a diversas dificuldades, serão acolhidos na Casa do Pai.

Como podemos apreender da atitude de Jesus, o Homem por excelência, o que conta para ser acolhido na felicidade eterna é e será sempre nossa atitude não apenas de soldariedade, mas de fraternidade, ou seja, uma passo a mais no relacionamento com o outro. Ele não é apenas alguém com quem divido o pão, o teto e os sentimentos, mas é alguém que tenho como da mesma família, da mesma origem, a quem estou unido por laços de afeto.

Novos Santos: a bússola dos bons pastores que também serve a nós


Novos Santos: a bússola dos bons pastores que também serve a nósPara Jesus, reinar não é comandar, sob “os moldes deste mundo”, mas “obedecer o Pai”, para que se cumpra o seu plano de amor e salvação. Essa é a reflexão do Papa Francisco durante a solenidade de nosso Senhor Jesus Cristo-Rei do Universo, durante esta manhã, na Praça São Pedro. A Santa Missa era de canonização dos italianos Giovanni Antonio Farina, Ludovico da Casoria, Nicola de Longobardi, Amato Ronconi e dos indianos Kuriakose Elias Chavara daa Sagrada Família e Eufrasia Eluvathingal do Sagrado Coração.

A salvação começa “da imitação das obras de misericórdia” mediante as quais Cristo realizou o seu reino, de verdade e de vida, de santidade e de graça, de justiça, de amor e de paz. Papa Francisco lembrou isso aos cerca de 50 mil fiéis que, mesmo com o céu da Praça São Pedro ameaçando chuva, acompanharam emocionados o rito de canonização dos seis Beatos, unindo em um único panorama, as cores e a espiritualidade da Índia e da Itália.

Hoje, a Igreja, disse o Papa, nos coloca a frente de modelos de novos Santos que, “justamente através de obras de uma generosa dedicação a Deus e aos irmãos, serviram, cada um no seu próprio âmbito, o reino de Deus” e se transformaram em herdeiros.

Os 7 conselhos de Santo Ambrósio para educar bem

baby abortion



Um dia meu pai colocou na geladeira de casa uma folha com a seguinte citação: o amor e a estima entre pais e filhos ajudarão a estes mais do que mil recomendações; eles serão ajudados pelos gestos que viram em casa: os afetos simples, corretos e expressos com pudor, o dar-se valor recíproco, o senso de proporção, o domínio das paixões, o gosto pelas coisas belas e a arte, a força também de sorrir (Santo Ambrósio).

Cada vez que eu abria a geladeira, meus olhos liam algumas daquelas palavras. Era impossível não concordar com o que estava escrito naquele pedaço de papel amarelado pelos anos, mas que permaneceu ali. Era como se Santo Ambrósio continuasse a me dizer: “olha que estas palavras eu preparei para você: valiam quando escrevi, valem agora e valerão para sempre”.

Hoje vou me tornar pai e pela primeira vez releio estas linhas como adulto e não mais somente como destinatário. Um sentido de impotência, misturado com temor, impregna meu coração. Serei um bom pai? Saberei acompanhar meu filho na estrada que foi preparada para ele? E depois, o que será dele? O desafio está começando e estar em companhia da Igreja, com um grande aliado como Santo Ambrósio, torna mais saboroso e atraente o início deste caminho.

Católicos em fuga das paróquias de Nova York


eeuuEm um das medidas mais drásticas da história da Igreja Católica nos Estados Unidos, a arquidiocese de Nova York anunciou que vai fundir 14% das 368 paróquias atualmente em função, o que na prática significa o fechamento de cerca de 50 igrejas.

O anúncio foi feito pelo arcebispo da cidade, cardeal Timothy Dolan, ao Catholic New York.

“Muito em breve, haverá uma dor profunda em algumas das nossas amadas paróquias, visto que se tornará pública a decisão que preparamos nos últimos cinco canos - a fusão de algumas delas”, escreveu Dolan. “Em algum lugar existirá o sentimento de que algo morreu”.

A medida, explicou o arcebispo, responde à necessidade de racionalizar os recursos da Igreja em função da dramática redução de número de fiéis e de sacerdotes. “Inicialmente, 368 paróquias são muito”, observou o cardeal. “Muitas se encontram em regiões onde antes viviam católicos que agora se transferiram”. 

Milhares de pessoas protestam em Madri contra o aborto

Milhares de pessoas contrárias ao aborto protes...
Dezenas de milhares de pessoas contrárias ao aborto protestaram neste sábado em Madri para exigir que o governo conservador não desista de sua promessa de restringir o direito das mulheres a essa prática, sob pena de retirar seu apoio eleitoral.

Exibindo cartazes com o lema "Cada vida importa", manifestantes de todas as idades e procedentes de vários lugares do país realizaram um protesto pelas principais ruas da capital, e ao passar em frente à sede do Partido Popular (PP, conservador) expressaram seu descontentamento com vaias.

"Abortistas! Assassinos! Vida, sim; aborto, não!", gritaram alguns.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by