sábado, 13 de setembro de 2014

RCC realiza XIII Congresso Estadual

A ‘unidade’ será o tema do Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica que acontece no próximo final de semana.
timaA Renovação Carismática Católica do Estado do Ceará realiza nos dias 13 e 14 de setembro o Congresso Estadual da RCC Ceará. O evento chega a sua 13ª edição e reunirá membros do Movimento da RCC em todo o Estado, que formam caravanas com as lideranças de Grupos de Oração, Cidades e Dioceses onde o movimento atua. Só no Ceará são aproximadamente 500 Grupos de Oração ligados ao movimento em paróquias e comunidades.
O Congresso conta com a participação de Rogério Soares, Presidente do Conselho Estadual da RCC em São Paulo, Francisco Timá, Presidente do Conselho Estadual da RCC no Ceará, Aloísio Nóbrega, Presidente da Frater Brasil, além de Noite Carismática e lançamentos de CD’s. O tema do Congresso será: “Conservar a Unidade do Espírito pelo vínculo da Paz” (Ef 4, 3), temática abordada pela RCC em todo o Brasil para o ano de 2014.
Assim como na edição anterior, o Congresso acontece no Colégio Salesiano Dom Lustosa e contará com toda infraestrutura de lanchonetes e livraria, bem como apresentações artísticas e culturais nos intervalos do evento, com ministérios e bandas que lançam CDs apresentando seus trabalhos, entre elas o Ministério Boa Semente, Vida com Cristo e Bandas Apóstolos e Luminus. A Noite Carismática acontece no sábado e conta com a presença do cantor Naldo José.
cong_cera06O Congresso é o maior evento de formação da RCC Ceará, momento de partilha, encontro e direcionamentos para padres, seminaristas e leigos que formam o movimento em todo o estado. Dentro da Programação momentos de oração, adoração e Santa Missa nos dois dias de encontro.
SERVIÇO
XIII Congresso Estadual da RCC Ceará
Dias 13 e 14 de setembro – 8 horas da manhã
Colégio Salesiano Dom Lustosa – Av. João Pessoa, 5920. Montese.
Inscrições disponíveis no local do evento.
Participações: Rogério Soares/SP; Francisco Timá/CE e Aloísio Nóbrega/CE (Pregação) e Naldo José, Banda Luminus, Ministério Boa Semente e outras atrações musicais.

PARTICIPE DOS ULTIMOS DIAS DA FESTA DA SANTA CRUZ 2014,EM CAMOCIM-CE.

Neste ano o tema da festa fará referência a campanha da fraternidade: “Com Jesus, levemos a nossa Cruz quebrando as algemas do trafico humano”.  O evento religioso é tradicional no Bairro Cruzeiro e é realizado pelo conselho comunitário da Capela juntamente com pastorais e movimentos que desenvolvem trabalhos na junto a comunidade.
No decorrer da festividade serão realizadas, apresentações culturais, novenários, missas e  momentos de louvor ao Santíssimo Sacramento.
veja as programação da última novena e do encerramento da festa 
 
Dia 13.09.2014-Sabado

15:00 hs- Terço da Divina Misericórdia.
15:30 hs- Adoração ao santíssimo
18:00 hs- Terço de são Bento a Cargo da Nova e Cielma.
18:30 hs- 9ª Novena
19:00 hs- Celebração Eucarística.
Convidados: Irmãos do Santíssimo, Câmara Municipal, Pastoral do Dízimo Ordem Franciscana Secular.
Comentário e Leitura: Pólo Cruzeiro
Salmo e Cântico: Cruzeiro.
 
 
 Dia 14.09.2014-Domingo (Encerramento da Festa)

 5:00 hs- Terço Misericórdia
15:30- Adoração ao Santíssimo Sacramento.
19:00 hs- Celebração Eucarística, Arreamento da Bandeira.
Convidados: Todos os Pólos da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes.
Comentário e Leitura: Pólo Cruzeiro.
 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Os demônios creem e estremecem diante da presença real de Jesus na Eucaristia

Alguns anos atrás, eu escrevi sobre uma experiência incomum que tive ao celebrar a santa missa: uma pessoa, atormentada pela possessão demoníaca, saiu correndo para fora da igreja no momento da consagração. Voltarei a falar deste caso um pouco mais adiante.

Eu me lembrei do fato nos últimos dias em face das atuais notícias de que um culto satânico da cidade de Oklahoma (EUA) roubou uma hóstia consagrada de uma paróquia e anunciou que a profanaria durante uma "missa negra", a realizar-se neste mês de setembro. O arcebispo de Oklahoma, dom Paul Coakley, entrou com uma ação judicial para impedir o sacrilégio e exigir que o grupo devolvesse a propriedade roubada da Igreja. Dom Coakley ressaltou, no processo, que a hóstia seria profanada dos modos mais vis imagináveis, como oferenda feita em sacrifício a Satanás.

O porta-voz do grupo satânico, Adam Daniels, declarou: “Toda a base da ‘missa’ [satânica] é que nós pegamos a hóstia consagrada e fazemos uma ‘bênção’ ou oferta a Satanás. Nós fazemos todos os ritos que normalmente abençoam um sacrifício, que é, obviamente, a hóstia corpo de Cristo. Então nós, ou o diabo, a reconsagramos...”.

À luz do processo judicial, o grupo devolveu à Igreja a hóstia consagrada que tinha roubado. Graças a Deus.

Mas você notou o que o porta-voz satânico atestou sobre a Eucaristia? Ao falar do que seria oferecido em sacrifício, ele disse: “...que é, obviamente, a hóstia corpo de Cristo”.

Nota de Esclarecimento sobre Eleições 2014


altA Renovação Carismática Católica do Brasil, como Movimento Eclesial da Igreja Católica Apostólica Romana, declara que não toma partido de nenhum candidato à Presidência da República nessas Eleições 2014. Nesse contexto, suas ações se mobilizam apenas com o incentivo à conscientização cidadã e cristã de seus membros.
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na cartilha Pensando o Brasil: Desafios diante das eleições 2014, “é responsabilidade de todo cidadão participar, conscientemente, da escolha de seus representantes”. Frente a essa premissa, a RCC designa a si mesma o chamado a “exaltar o papel do voto consciente como instrumento de transformação social de grande valor” (Apostila de Formação do Ministério de Fé e Política, Editora RCCBRASIL).
A Renovação não pretende tomar para si o desígnio do voto, mas seu trabalho, em relação ao eleitor, é sempre de conscientização e liberdade. Além disso, é também desenvolvido um trabalho de formação e orientação para vocacionados na perspectiva das Ciências Políticas e da Doutrina Social da Igreja, sendo esta reveladora do pensamento da Igreja e, consequentemente, da RCC no trato de tais questões.
Outrossim, é importante esclarecer que o Movimento não autoriza qualquer preposto ou veículo de comunicação a divulgar posicionamentos relativos a questões políticas como se fossem oficiais da RCCBRASIL. Em especial, quanto aos candidatos a presidente da república, não há qualquer orientação que aponte um candidato, ou exclua outro.
Por fim, esperamos que o Espírito de Deus suscite um amor profundo pela nação, no coração de todos os eleitores brasileiros, como inspirado em nosso hino – “... verás que um filho teu não foge à luta...” – para que todos compareçam às urnas e declarem, a partir da própria opinião, o direito inalienável e intransferível de seu voto.

Rede Nacional de Intercessão Setembro – Combater o mal para exercer a Intercessão Profética


O intercessor precisa combater o mal em sua vida para remover os bloqueios que o impedem de ver com olhos espirituais e, para isso, é preciso tomar a decisão de lutar contra tudo que o afasta de Deus.
alt
A palavra combate pode ser traduzida como o ato de fazer guerra, lutar contra. No sentido espiritual, combate é fazer guerra contra os inimigos que tentam nos afastar de Deus. É a luta espiritual que em certo sentido se dá sempre quando oramos. Esta é a luta permanente que todo o cristão enfrenta contra a sua própria natureza, contra o mundo e contra o demônio.
"Nossa vida é um combate espiritual com espíritos malignos invisíveis. Eles nos provocam através de nossas fraquezas e paixões e nos incitam a desobedecer aos mandamentos de Deus. Quando olharmos com discernimento, descobriremos que para toda paixão há uma cura, um mandamento oposto; portanto, os inimigos da humanidade tentam nos afastar desta cura salvadora" (São Macário).

domingo, 7 de setembro de 2014

Angelus com o Papa: insultar não é cristão

Milhares de fiéis e peregrinos rezaram com o Papa Francisco, na Praça S. Pedro, o Angelus dominical.
Antes da oração mariana, o Pontífice comentou o Evangelho deste domingo, extraído do capítulo 18 de Mateus, que apresenta o tema da correção fraterna na comunidade dos fiéis.
Jesus, explicou o Papa, nos ensina que se o meu irmão comete um pecado contra mim, eu devo ter caridade para com ele e, antes de tudo, falar pessoalmente com esta pessoa, explicando-lhe que o que disse ou fez não é bom. Se o irmão não me ouvir, Jesus sugere uma ação progressiva: primeiro, voltar a falar com ele com outras duas ou três pessoas; se, não obstante isso, ele não acolher a exortação, é preciso dizer à comunidade; e se não ouvir sequer a comunidade, é preciso fazer com que sinta a fratura e o distanciamento que ele mesmo provocou.
Todavia, advertiu Francisco, neste itinerário é preciso evitar o clamor da fofoca da comunidade. A atitude é de delicadeza, prudência, humildade, atenção para com quem pecou, evitando que as palavras possam ferir e matar o irmão.
Vocês sabem que as palavras matam: quando falo mal, faço uma crítica injusta, isso é matar a fama do outro.

Ao mesmo tempo, esta discrição tem a finalidade de não mortificar inutilmente o pecador. O objetivo é ajudar o irmão a perceber o que ele fez. Isso também nos ajuda a nos libertar da ira e do ressentimento que nos fazem mal e que nos levam a insultar e a agredir.
Isso é feio. Nada de insultos. Insultar não é cristão.

16 de setembro, 21h30, debate dos presidenciáveis na TV Aparecida.


capa-2

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardealRaymundo Damasceno Assis, pediu aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reunidos em Brasília, apoio ao debate com os candidatos à Presidência da República. Promovido pela CNBB e pela TV Aparecida, o debate ocorrerá no dia 16 de setembro, a partir das 21h30, e será transmitido ao vivo por oito emissoras de inspiração católica, 230 rádios, bem como portais católicos.
“Enviamos o convite a todos os bispos para que, se possível, participem do debate e repassem o recado às dioceses, padres, religiosos, leigos para que acompanhem a transmissão do evento”, disse dom Damasceno ao Consep.
Mudanças
No dia 22 de agosto, cardeal Damasceno Assis participou de reunião com os representantes dos partidos. Na ocasião,  foi confirmado o debate com os presidenciáveis no dia 16 de setembro, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho do Santuário Nacional de Aparecida. A reunião foi convocada após a fatalidade ocorrida com  Eduardo Campos e por conta das mudanças nas agendas dos candidatos. Também foi definido que o mediador do debate será  o jornalista Rodolpho Gamberini, recém contratado da Rede Aparecida de Comunicação.

Papa Francisco telefona para padre no Iraque

O Papa Francisco telefonou para um sacerdote iraquiano, padre Behnam Benoka, em resposta a uma dramática carta. O vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, informou que a ligação aconteceu logo depois do Santo Padre regressar da sua Viagem à Coreia, na manhã do dia 19 de agosto. O sacerdote vive em Bartella, pequena cidade cristã perto de Mossul, no norte do Iraque.

No telefonema, o Papa Francisco manifestou profunda comoção pela carta recebida do vice-reitor do Seminário católico de Ankawa. O Papa também expressou gratidão aos voluntários que trabalham nos campos de refugiados e deu pleno apoio, participação espiritual, solidariedade e proximidade aos cristãos perseguidos. E prometeu que continuará a fazer o melhor possível para proporcionar alívio aos seus sofrimentos.

O telefonema concluiu com a bênção apostólica do Papa ao sacerdote e à sua comunidade iraquiana, pedindo ao Senhor que lhes dê o dom da perseverança na fé. 

Como evitar distrações na oração?


Quem se propõe a orar é constantemente tentado a adiar, recortar, tornar rotina e – o pior de tudo – suprimir sua oração.

O diabo costuma sussurrar ao ouvido de quem quer orar: “Não, agora você tem muitas coisas para fazer, deixe isso para depois” (um depois que nunca chega). Ou se, por exemplo, a pessoa se propôs a orar meia hora, sente-se tentada a abandonar a oração depois de dez minutos, achando que já orou suficientemente, mais do que muitas outras pessoas.

Também surgem as distrações, a recordação do que se deixou pendente, ou se sente sono, a pessoa pode ser chamada, interrompida, o telefone pode tocar... Muitas coisas podem interromper a oração.

Cuidado: são tentações. Mas o que fazer nestes casos? Santo Inácio de Loyola aconselhava fazer o contrário do que a tentação sugere.

Por exemplo, se você decidiu orar meia hora, mas, depois de 15 minutos, já se vê tentado a terminar, proponha-se a orar não somente a meia hora, e sim 15 minuto a mais.

Um cristão acredita em horóscopo?

Um verdadeiro cristão não acredita em horóscopo. Ainda que se trate de uma das práticas supersticiosas mais difundidas em nossa sociedade, o horóscopo não serve para predizer os futuros atos livres das pessoas. Além disso, o futuro não é efeito dos movimentos ou posições dos astros.

O Catecismo da Igreja Católica é taxativo ao afirmar que os horóscopos devem ser rejeitados.

Sim, o Catecismo da Igreja Católica afirma que “todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas”. Pois bem, entre as variadas formas de adivinhação, o Catecismo menciona as seguintes: “recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente 'reveladoras' do futuro. A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos 'médiuns', tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele” (CIC 2116).

Querer conhecer o futuro é pretender ser igual a Deus – pretensão tão soberba quanto absurda. Devemos confiar nossa vida à Providência divina, confiar em Deus como o Pai que Ele é.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by