VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 5 de julho de 2014

Papa Francisco: "as mulheres são a coisa mais bela que Deus fez"


O Papa Francisco concedeu uma entrevista a Franca Giansoldati, do jornal italiano Il Messaggero, que foi publicada nesse domingo. Publicamos a seguir os principais trechos, na tradução de Moisés Sbardelotto, veiculada pelo IHU On-line.

Existe uma hierarquia de valores a ser respeitada na gestão da coisa pública?

Certamente. Proteger sempre o bem comum. A vocação para qualquer político é essa. Um conceito amplo que inclui, por exemplo, a proteção da vida humana, a sua dignidade. Paulo VI costumava dizer que a missão da política continua sendo uma das formas mais altas de caridade. Hoje, o problema da política – eu não falo só da Itália, mas de todos os países, o problema é mundial – é que ela se desvalorizou, arruinada pela corrupção, pelo fenômeno dos subornos. Lembro-me de um documento que os bispos franceses publicaram há 15 anos. Era uma carta pastoral que se intitulava "Reabilitar a política" e abordava justamente esse assunto. Se não houver serviço na base, não se pode entender nem mesmo a identidade da política.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

8 características de um evangelizador dos dias atuais

A cada dia é mais necessário que todos nós respondamos ao chamado de Jesus de ir pelo mundo e evangelizar. A sociedade precisa de apóstolos da nova evangelização de todas as idades, nacionalidades e profissões, precisa de pessoas que manifestem com sua própria vida que o cristianismo é o caminho para a salvação e que pode ser vivido plenamente em todas as realidades terrenas.

Assim, um apóstolo da nova evangelização deve possuir certas características. Ele deve ser:

• Militante: a tarefa de transformar o homem não é fácil. Não há fórmula mágica para isso. O apóstolo da nova evangelização concebe sua vida como um luta constante contra as forças do mal.

Você é avô ou avó? O Papa te espera em setembro

O Papa Francisco se encontrará no dia 28 de setembro na praça de São Pedro com os avôs, avós e pessoas de terceira idade. O encontro, organizado pelo Conselho Pontifício para a Família, tem como título “A bênção de uma longa vida”.

Os avós participarão de uma missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. Esse dia com o Papa quer destacar que a terceira idade não é um naufrágio, mas uma vocação, afirmou Dom Vincenzo Paglia, presidente do Conselho para a Família.

O espírito deste dia é repensar a terceira idade, refletir sobre o compromisso dos mais velhos no mundo e na Igreja.

As inscrições e informações sobre a missa dos avós com o Papa serão publicadas no website do Conselho para a Família em julho.

Os avós, tesouro e inspiração para a família

O Papa Francisco, na missa que inaugurava o seu pontificado, no dia 19 de março de 2013, pediu que os anciãos sejam tratados com amor, porque “frequentemente eles ficam na periferia do nosso coração”.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Papa se reúne com os oito cardeais conselheiros para reforma do Vaticano

Papa se reúne com os oito cardeais conselheiros para reforma do VaticanoO Papa Francisco se reunirá a partir desta terça-feira pela quinta vez com o Conselho de Cardeais, conhecido como o ‘G8 Vaticano’, instituído pelo próprio Pontífice para assessorá-lo na reforma da Cúria e no Governo da Igreja universal. As reuniões se celebrarão previsiblemente na Sala Bolonha do Vaticano e durarão três dias, do 1 aos 4 de julho.


O principal objetivo do grupo é o de aconselhar e ajudar o Papa em uma diversidade de assuntos que dizem respeito ao governo de toda a Igreja, o qual exercem tanto a título de Conselheiros como a título pessoal, sendo cada membro livre para levar suas próprias sugestões. Não obstante, os comentários do Conselho são apenas orientativos e a decisão final recai sobre o Pontífice. Neste instante, os cardeais tratam temas como as necessidades de reforma dentro da Cúria Romana e revisar a Constituição apostólica Pastor Bonus.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Conheça o menor convento do mundo


Conheça o menor convento do mundoAntes de entrar, frei José García, que serve de guia na visita ao menor convento do mundo, adverte: “Este mês temos uma oferta especial: as três primeiras cabeçadas nas portas são grátis, a quarta nós cobramos”.


Aos dez minutos, conta Armando Rubén Puente para a agência AICA de notícias católicas, um dos que o seguimos no percurso pelo convento de la Concepción de El Palancar, Espanha, efetivamente se golpeia contra uma das entradas (sem portas) que medem um metro e meio de altura por um de largura.


Foi São Pedro de Alcântara (1499-1562), religioso franciscano, que fez no ano 1557 este convento, o menor do mundo, medindo apenas 72 metros quadrados. “O conventino” virou o apelido do lugar na província de Cáceres, Espanha.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Dia Inteiro de Missao e Rebanhão na Comunidade de Santo Expedito

O dia de Missão  na comunidade de santo Expedito  será  no dia 06 de julho, iniciando com a Celebração de  envio às 7h30min  da manhã para todas as pastorais, serviços e movimentos e no final do dia teremos como  encerramento às 19h, o REBANHÃO, encontro de reflexão da Palavra, Louvor e Oração, organizado pelo Grupo Cristo é Vida. A missão além do Anuncio do Querigma é uma divulgação da festa de santo Expedito que se iniciará de 09 a 19 de julho.
Contamos com a participação de toda comuniade visitada  para participarem do encerramento na igreja.
A Missão da Comunidade de Santo Expedito  é  um compromisso com a evangelização, com o chamado de Cristo a fazer discípulos.
 
Participe e receba nossos missionários!

RCC lança blog do Ministério de Pregação



altArtigos, formação, interatividade com os membros da equipe estadual e nacional do Ministério de Pregação e materiais para download. Estas são algumas das novidades lançadas, através da criação do blog do Ministério de Pregação.
A página também conta com um espaço de divulgação de eventos nacionais, estaduais e diocesanos para o Ministério. Os encontros são divulgados à medida que são cadastrados no SAVIC, pelos coordenadores de Ministério. Também por meio do “Fale Conosco”, é possível enviar dúvidas e sugestões.
Dentre os arquivos para download, você encontra ricos materiais oferecidos pela nossa Igreja como a Constituição Dogmática Lumen Gentium e o Catecismo da Igreja Católica disponíveis em PDF. Posteriormente, serão oferecidos outros materiais que têm correspondência direta com o Ministério de Pregação.
Mais do que uma página de formação e divulgação, o blog é também um espaço de palavras proféticas e de exortações assim como os ensinamentos transmitidos pela coordenadora nacional, Maria Beatriz Spier: “‘Por este motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor, de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Deus nos salvou e chamou para a santidade não em atenção às nossas obras, mas em virtude do desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus’ (2 Tim 1, 6-9).

Copa do mundo: relação entre Igreja e futebol é muito mais antiga e estreita do que muita gente imagina,

decoraacao-festa-brasil

O futebol e a Igreja
 Atualmente, quando se pensa na relação entre Igreja e futebol, alguns remetem ao Papa Francisco, conhecido amante do esporte, que ainda é sócio-torcedor de seu time, o San Lorenzo da Argentina, e já fez em suas intervenções várias analogias da fé cristã e da postura humana com o esporte bretão. Como quando ele disse que para resolver os problemas da vida é preciso encarar a realidade prontos, como o goleiro de um time de futebol, a impedir a entrada da bola de onde quer que ela chegue (Homilia de 13 de abril de 2013).
 Mas a relação entre Igreja e futebol é muito mais antiga e estreita do que muita gente imagina, inclusive muitos dos apaixonados por este esporte.
 Em um livro chamado Visão de Jogo: primórdios do futebol no Brasil o historiador José Moraes dos Santos Neto aborda como o futebol se iniciou no Brasil, com vasta documentação (fotos, atas, documentos escolares, diários de alunos e professores). No estado de São Paulo, por exemplo, de 1879 a 1881, os jesuítas do Colégio São Luís da cidade de Itu, interior de São Paulo, visitaram grandes colégios na Europa a fim de conhecer experiências interessantes para introduzir práticas esportivas em seus colégios, “para que todos os músculos funcionassem harmoniosamente, enquanto as lições morais do espírito esportivo seriam absorvidos por meio de jogos divertidos e recreativos” (p. 14).
 Na França , estiveram no Colégio de Vannes, onde já era praticado o futebol, e lá fizeram contato com o padre Du Lac, grande defensor da introdução do futebol inglês nas escolas. A seu ver, o futebol reunia virilidade e moral na medida certa, formando jovens saudáveis e bons cidadãos.
 Na Inglaterra, aceitando uma recomendação do padre, os jesuítas de Itu conheceram o futebol jogado na Harrow School. Depois foram à Alemanha, onde os educadores utilizavam o esporte em paralelo à ginástica alemã. É importante notar que, em várias regiões da Europa, também haviam sido os jesuítas os pioneiros na introdução do futebol, como fora o caso do Colégio Jesuíta de Utrech, núcleo disseminador desse esporte na Holanda.

O que o Papa quis dizer ao afirmar que o celibato não é um dogma?

Quando o Papa Francisco diz que o celibato sacerdotal não é um dogma de fé e que a porta está aberta para mudar as normas, não significa necessariamente que isso será feito ou que será feito agora, mas que poderia acontecer de se aceitar o sacerdócio de homens casados se, em determinado momento, se visse necessário.

Mas o Santo Padre também afirmou que o celibato é um dom que o Espírito Santo deu à Igreja e que ele o valoriza muito.

O que o Papa disse

No contexto da sua viagem à Terra Santa, no último dia 26 de maio, o Papa Francisco concedeu uma coletiva de imprensa no avião de volta a Roma. Um jornalista alemão lhe perguntou, em concreto, se, em seu diálogo com o patriarca Bartolomeu, dos ortodoxos, haviam falado sobre a possibilidade de se mudar a norma do celibato sacerdotal na Igreja Católica.

É Deus quem eterniza um amor

A história de Rowden e Leizl, dois jovens das Filipinas, gira o mundo através de um vídeo publicado no YouTube pelo irmão de Leizl.

O casal havia decidido se casar em 8 de julho deste ano, quando Rowden completaria 30 anos. Porém, no mês de maio ele foi diagnosticado com câncer no fígado, já em fase terminal. Seu último pedido foi casar com seu verdadeiro amor. Depois de 12 horas de preparação, seu sonho foi realizado.

Como estava impossibilitado de sair do hospital, a Igreja foi até ele. Familiares, o sacerdote e a equipe do hospital prepararam tudo para a celebração.

A tempo de dizer “sim”, trocar as alianças, o primeiro beijo casado, poucas horas depois o jovem faleceu. Um grande testemunho sobre o valor do amor conjugal. Vivido também somente por poucas horas, levanta a perspectiva do “para sempre” que por “graça de Deus” mostra a única estrada para um amor verdadeiro: colocar nas mãos de Deus as vontades e limites. É Deus quem eterniza um amor.

“Nossa família gostaria de agradecer a Jesus Cristo, por orquestrar essa história muito inspiradora. E por nos dar tempo suficiente para dar a Rowden o que ele tanto sonhava, e mostrar-lhe como era amado”, disseram seus familiares.

VEJA O VIDEO CLICANDO AQUI

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°