VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 9 de maio de 2014

EUA: por que querem eliminar a cruz do Ground Zero?

Diversas organizações ateias estão se organizando para que a famosa Cruz do World Trade Center suma de cada aniversário do 11 de setembro







Cancelar os sinais da fé

Nos Estados Unidos diversas organizações, lideradas pela mais barulhenta e ativa de todas, chamada American Atheists, estão se organizando para que a famosa Cruz do World Trade Center suma de cada lembrança do trágico “11 de setembro” de 2001, que marcou a vida de milhares de pessoas em Nova Iorque.

A origem da cruz

Dois dias após o atentado do “11 de setembro”, Frank Silecchia, descobriu naquela desolação uma cruz com mais de seis metros feita do que restou do edifício número 6, um daqueles abatidos pelo atentado. No lugar do World Trade Center, tinha permanecido apenas aquele sinal.

Acolhendo Maria como Nossa Mãe


altCertamente um dos mais belos textos da Sagrada Escritura é o capitulo 19, 27 do Evangelho de São João:“Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa”.
O texto narra a cena da crucificação de Jesus; ali na cruz, Ele nos deixou uma grande herança derramando seu precioso sangue em resgate de nossos pecados. Aos pés da cruz estavam: Maria Madalena, a outra Maria, a mãe de Jesus e também João, que era o discípulo mais jovem e aquele que Jesus mais amava.
Naquela cruz Jesus nos revelou todo o seu amor por nós dando-nos sua própria vida; a única herança que Jesus ainda possuía era Maria, sua mãe, e ao observar que ela estava aos pés da cruz e junto dela João, Jesus olha para sua mãe e lhe entrega João como filho.

RCC Ceará realiza II Encontro Estadual para Sacerdotes

altO estado do Ceará realiza no próximo dia 12 de maio a segunda edição do Encontro Estadual para Sacerdotes com o objetivo de aprofundar os ensinamentos sobre o nosso Movimento e estreitar os laços de amizades uns com os outros.
Diante do importante momento acontecido no primeiro encontro da RCC Ceará com os sacerdotes, o segundo encontro estadual com os presbíteros dará continuidade na próxima semana, dia 12 de maio, próximo ao Santuário de Santa Edwiges na cidade de Caucaia/CE. O evento se inicia às 8h, na Chácara do Sr. Romildo, que fica localizada no loteamento Garrote Village (Av. das acácias 473).

CNBB divulga folder com orientações sobre a Copa do Mundo


altO arcebispo de Maringá (PR) e bispo responsável pela Pastoral do Turismo, dom Anuar Battisti, apresentou à imprensa o folder “Copa do Mundo Dignidade e Paz”, preparada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O folder surgiu após encontros entre representantes das 12 cidades-sede do mundial e busca mostrar formas de acolher o turista e orientar as comunidades locais sobre os riscos de um evento como a Copa do Mundo. “Aborda desde a exploração escrava do trabalho, exploração sexual, o tráfico de pessoas, tráfico de entorpecentes, enfim, aponta os lados positivo e negativo da Copa”, enumerou dom Anuar.
Na publicação, a Igreja expressa preocupação com a exclusão de milhões de cidadãos ao direito à informação e à participação nos processos decisórios sobre as obras que foram realizadas para o evento e com o desrespeito à legislação e ao direito ambiental, trabalhista e do consumidor, por exemplo.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Papa Francisco confirma presença inédita e histórica no Encontro da RCC da Itália.


images (2)
O Papa, no dia 1° de Junho, com a Renovação no Espírito Santo: “Um fato histórico e inédito
Os membros da Renovação no Espírito Santo estão ansiosos: Papa Francisco estará presente na XXXVII Convocação do Movimento que acontecerá em Roma no Estádio Olímpico, dos dias 1 a 2 de junho de 2014 com o tema: “Arrependei-vos! Crede! Recebei o Espírito Santo! (Cf. Atos 2, 38-40). Para uma Igreja “em saída” missionária”. Especificamente, o Santo Padre vai falar na Convocação, domingo 1° de junho, das 17 às 18h30.
“Vai ser um momento extraordinário – está escrito em um comunicado do movimento – para invocar junto com o Papa Francisco uma renovada efusão do Espírito Santo. 90 minutos para um programa maravilhoso de boas-vindas, oração, cantos, testemunhos, diálogo e a escuta! A presença de um Papa em uma Convocação do Movimento será um fato histórico e inédito. Será, além do mais, a primeira vez que um Papa entrará em um estádio, em um dos lugares-símbolo da Capital, protagonista de um momento de espiritualidade”.

“Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na Síria

“Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na SíriaNo último mês a agência EFE informou que mais de 150 mil pessoas morreram desde o início da guerra que assola a Síria a cerca de três anos. Em meio a essa situação desoladora, um menino de 3 anos de idade chamou a atenção do mundo todo quando, pouco antes de morrer, afirmou que “contaria a Deus” sobre a guerra quando morresse.
- Eu vou contar tudo a Deus – teria afirmado a criança, que não foi identificada.
Segundo o Acontecer Cristiano, o menino estava muito ferido quando proferiu essas palavras, vítima dos confrontos no país, e morreu poucos dias depois. Essa afirmação chamou a atenção em todo o mundo, e o site Economy 2.0 comentou afirmando que isso serviu para aumentar a conscientização sobre tudo que está acontecendo no mundo.
- Morrem pessoas inocentes todos os dias por razões que não consigo nem explicar, uma vez que eles não são culpados de nada – afirma o site.
De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), ONG responsável pelos dados da guerra divulgados pela EFE, dados informações recebidas de uma rede de ativistas e fontes médicas militares relatam 150.344 mortos pela guerra, entre os quais estão incluídos 51.212 civis, dos quais 7.985 são crianças.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O testemunho da modelo que virou freira


© DR



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No Blog de Olalla Oliveros é possível notar a beleza da modelo, com diversas propagandas para marcas famosas e um curriculum de atriz: filme, teatro, dramas de televisão etc. O post do dia 2 de março de 2010, tem uma grande diferença, é como se Olalla estivesse “morta” para o mundo do espetáculo para renascer àquele do Espírito. “Deus me escolheu. Não pude dizer não”, disse a freira.

Um verdadeiro salto de carreira

Hoje ela usa uma saia e um véu, é consagrada em uma jovem e dinâmica comunidade religiosa, a Orden y Mandato de San Miguel Arcángel, da diocese espanhola de Tui-Vigo, nascida canonicamente em 2009 como Associação Pública de Fiéis.

Não foi um abandono de uma carreira que não decolava, muito pelo contrário, como sublinhou a ex-agente Mirella Melero, contando que Oliveros tinha acabado de conseguir um papel importante em um filme.

A viagem a Fátima

Foi um confrontar-se sempre mais com a própria infelicidade, que persistia apesar dos reconhecimentos mundanos, até a viagem que fez a Fátima, que causou um incômodo interior. No retorno não parou de se perguntar o que era aquela paz e aquela força que sentia, e não conseguia tirar da cabeça a imagem, que parecia absurda, dela vestida de freira. Foi se confessar com um sacerdote em Madri e seguiu num caminho espiritual. E Deus fez o resto, dando resposta assim a sua inquietação interior.

terça-feira, 6 de maio de 2014

O amor de mãe que leva à santidade

Santa Gianna Beretta Molla, esposa, mãe e médica, ofertou sua vida para salar a quarta filha

 


Depois de Pierluigi, Mariolina e Laura, Gianna Beretta Molla engravidou pela quarta vez. No segundo mês de gravidez foi acusado um distúrbio no abdomen. Ela foi ao médico e descobriu que tinha fibroma no útero, que gerava cólicas sempre mais dolorosas. Gianna era médica e sabia perfeitamente o que significava: desenvolver a gravidez e crescer o fibroma. Assim escreveu a uma amiga: “Pode imaginar o que experimento nestes dias, como o meu coração e o meu pensamento estão voltados ao meu caríssimo tesouro. Tenho no Senhor e na Nossa Senhora de Guérison”. Deram a ela três soluções. A primeira: remover o útero e o fibroma, ela se salvava mas perdia o bebê. A segunda: aborto terapêutico e remoção do fibroma. Neste caso, poderia ter também outros filhos num futuro. A terceira: remoção do fibroma sem interromper a gravidez, que foi a opção mais difícil e mais óbvia para ela. Como médica, era consciente que teria risco de infecção pós-operatória, mas foi uma escolha feita pelo instinto materno. “Estava convencida - conta o marido Pietro Molla - como mulher e mãe, de ser muito útil a mim e aos nossos três filhos, mas sobretudo ser, naquele precioso momento, indispensável para a pequena criatura que estava crescendo nela”.

CNBB envia carta ao papa Francisco durante 52ª AG

CNBB envia carta ao papa Francisco durante 52ª AGO episcopado brasileiro enviou carta ao papa Francisco por ocasião da 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No texto, é ressaltado o espírito de esperança e alegria que marca o encontro. Os bispos também agradeceram a presença de Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, a canonização do apóstolo do Brasil, São José de Anchieta e falaram do tema central, que trata da renovação paroquial, influenciada pela exortação Evangelii Gaudium. “Saiba, Santo Padre, que as observações que Vossa Santidade fez quando aqui esteve  e, particularmente, as que encontramos em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium têm iluminado nossos estudos sobre esse assunto”, afirma um trecho.

Reconhecido milagre por intercessão de Paulo VI


Paulo VI (3)
A Congregação para a Causa dos Santos aprovou nesta terça-feira, 6, por unanimidade, um milagre atribuído à intercessão do Papa Paulo VI. O Cardeal Angelo Amato deverá encontrar o Papa Francisco para a promulgação do decreto, o que poderá ocorrer ainda nesta sexta-feira. É aguardada a confirmação da data de 19 de outubro – conclusão do Sínodo Extraordinário sobre a Família – para a cerimônia de beatificação.

O milagre está relacionado à cura de um feto, ocorrida em 2001 nos Estados Unidos e foi proposto pelo Postulador da Causa, Antonio Marrazzo. Trata-se da história de uma mulher, que durante a gravidez, descobriu um grave problema cerebral no feto. Os médicos lhe aconselharam como possível solução o aborto, fato rejeitado pela jovem que optou em continuar a gravidez, encomendando-a a intercessão de Paulo VI. Segundo afirmou Marrazzo à Rádio Vaticano, em 2012, “a criança nasceu sem problemas” e os médicos consideraram seu nascimento “um feito verdadeiramente extraordinário e sobrenatural”.
“A escolha do milagre – continuou o Postulador -, foi decidida em sintonia com o Magistério do Papa” que escreveu a Encíclica Humanae vitae, sobre a defesa da vida.
Em 6 de agosto recorre os 50 anos da primeira Encíclica de Paulo VI, a Ecclesiam Suam e em maio os 50 anos do histórico abraço ao Patriarca Atenágoras, em Jerusalém.
Em 20 de dezembro de 2012, Bento XVI assinou o Decreto reconhecendo as “virtudes heróicas” de Paulo VI, declarando-o “venerável”.

Fonte: news.va

Vitória!! Ideologia de gênero retirada definitivamente do Plano Nacional de Educação.


Arrastada por várias semanas, a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) consagrou hoje a exclusão da abordagem de gênero de seu texto.
wpid-img-20140506-wa0001
Diferentemente das outras semanas, ativistas gays e estudantis estiveram ausentes. Em clima de silêncio, o relator, Ângelo Vanhoni (PT-PR), resolveu acatar o destaque do Dep. Izalci (PSDB-DF) em seu próprio relatório, retirando a menção a “identidade de gênero” e “orientação sexual” da meta 3.13.
 A fim de evitar a votação desnecessária, por economia de expediente legislativo e abreviação da sessão, Dep. Izalci retirou o destaque e o relator acatou integralmente o texto do Senado.
 Agora, o PNE, sem gênero, vai ao Plenário da Câmara.
 Parabéns a todos aqueles que telefonaram e escreveram aos membros da Comissão. Parabéns a todos os que foram a Brasília para nos representar.
 Fonte: Fratres in Unum

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Os 3 “S” da Misericórdia

           A mensagem da Divina Mesericórdia é a certeza de que Deus nos ama a todos. Ele não faz distinção, não rejeita, não condena, somente ama. Quanto maior tenha sido o nosso pecado maior será a dose da misericórdia para nos curar e devolver a paz e alegria diante da vida. Ao invés de continuar a olhar para o sepulcro dos nossos problemas, somos chamados a voltar o nosso olhar para Jesus Misericordioso. Ele nos apresenta Seu Sagrado Coração aberto, derramando as infinitas graças do amor de Deus. Não tenhamos medo de nos aproximar da fonte da Divina Misericórdia. São Francisco de Sales ensinava: o trono da misericórdia divina são as nossas misérias.
PRIMEIRO S: Solicite a misericórdia.
Deus quer que nos aproximemos Dele orando sem cessar, arrependidos de nossos pecados e pedindo que derrame Sua misericórdia sobre nós e o mundo inteiro.
Pedi e se vos dará…Porque todo aquele que pede, recebe.”(Mt 7,7.8)
“nenhuma alma que tenha invocado a MINHA misericórdia se decepcionou…”(Diário 1541)
SEGUNDO S: Seja misericordioso com todos.
Deus quer que recebamos Sua misericórdia e que a deixemos fluir através de nós até todas as pessoas. Ele quer que sejamos capazes de dar amor e perdão a todos, como Ele faz por nós.
“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13,35)
“Deves mostrar-te misericordiosa(o) com os outros, sempre e em qualquer lugar. Tu não podes te omitir, desculpar ou justificar….porque mesmo a fé mais forte de nada serve sem obras”(Diário 742)
TERCEIRO S: Sem cessar confia completamente em Jesus misericordioso.
As graças da misericórdia dependem da nossa confiança. Quanto mais confiamos em Jesus, tanto mais receberemos.
“Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens palavras de vida eterna.”(Jo 6,68)
As graças da MINHA misericórdia colhem-se com o único vaso, que é a confiança. Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá.” (Diário 1578)

ORAÇÃO DA DIVINA MISERICÓRDIA
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue,
Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho,
Nosso Senhor Jesus Cristo,
em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

padre Alberto Gambarini

Santuários de Aparecida e de Fátima comemoram centenários em 2017 e já preparam celebração conjunta


Santuários de Aparecida e de Fátima comemoram centenários em 2017 e já preparam celebração conjuntaEm 2017, os Santuário marianos de Fátima (Portugal) e Aparecida (Brasil) estão em festa, celebrando o centenário das aparições de Nossa Senhora, no primeiro caso, e o tricentenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba, no segundo.

Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e o Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e exprimam a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião. Entre essas ações encontra-se a oferta da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida, neste mês de maio.

Francisco: que cristãos se libertem da vaidade, da sede de poder e de dinheiro

papa Francisco alegriaNa Igreja, existem pessoas que seguem Jesus por vaidade, sede de poder ou dinheiro: palavras de Francisco na missa celebrada esta manhã na Casa Santa Marta
Em sua homilia, Papa Francisco se inspirou no Evangelho do dia, em que Jesus repreende a multidão por procurá-lo somente porque se saciou depois da multiplicação dos pães e dos peixes. O Papa faz a mesma reflexão aos fiéis, questionando se seguimos Cristo por amor ou por alguma vantagem. O próprio Jesus identifica três atitudes que não são positivas ao buscar Deus. A primeira delas é a vaidade, em especial a dos “dirigentes” que faziam esmolas ou jejuavam para aparecer, como pavões:
“Esses dirigentes queriam aparecer, eles gostavam – para dizer a palavra justa – de envaidecer-se como verdadeiros pavões! Eram assim. E Jesus diz: ‘Não, isto não é bom. A vaidade não faz bem’. E algumas vezes, nós fazemos coisas tentando aparecer um pouco, buscando a vaidade. A vaidade é perigosa, pois logo nos faz cair no orgulho, na soberba, tudo acaba ali. E me faço a pergunta: como eu sigo Jesus? As coisas boas que faço, as faço escondidas ou gosto de aparecer?”.

Preservativo: Porque a Igreja não aceita seu uso no combate a AIDS?


saudes-aids-hiv-exames-55810
Instituto Católico emite de forma pública considerações bem fundamentadas no magistério da Igreja sobre o uso dos preservativos.
 Embora o assunto tenda a se tornar repetitivo e a referida nota tenha sido emitida ainda com papa Bento XVI,  o assunto é sempre atual e as formulações aqui contidas são excelentes para a compreensão do tema à ótica da fé católica.
 
***
1. Preconceitos ideológicos desconsideram o que a ciência e a experiência demonstram quanto ao suposto combate à Aids pelo uso de “preservativos”
A. As relações sexuais promíscuas são a principal causa da epidemia da Aids
É conhecido que a principal causa da epidemia da Aids é a infecção com o virus HIV, o qual se propaga especialmente através de relações sexuais promíscuas. Secundariamente, difunde-se pelo uso compartilhado de seringas entre drogados ou pelo contato com sangue contaminado em transfusões, cirurgias, etc., além da transmissão vertical aos bebês pelas mães contaminadas[6].
Apesar do grande progresso obtido no aumento da expectativa de vida das pessoas contaminadas, mediante o uso adequado de drogas anti-retrovirais, ainda não há nenhuma vacina ou droga para prevenir o contágio em caso de contato com sangue, sêmen ou outros fluidos orgânicos infectados.

domingo, 4 de maio de 2014

Paulo VI deverá ser beatificado ainda este ano


Paulo VI será beatificado em 2014, provavelmente no dia 19 de outubro, durante o encerramento do Sínodo dos Bispos.

A notícia foi veiculada pelo semanário religioso italiano “Credere”, cuja edição de 30 de abril afirma que, em 5 de maio, os cardeais e bispos membros da Congregação para as Causas dos Santos se reunirão para confirmar o milagre realizado por intercessão do falecido pontífice. Logo depois, o prefeito do dicastério, Angelo Amato, solicitará a concordância do papa Francisco com a promulgação do decreto de beatificação.

Após a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, portanto, deverá subir aos altares também Giovanni Battista Montini, o pontífice que pegou o bastão de Roncalli e, em meio a muitas dificuldades, levou a bom termo o Concílio Vaticano II, promovendo o seu espírito de diálogo e executando a sua reforma litúrgica.

Frases inspiradoras do Papa Francisco sobre Maria


© MASSIMILIANO MIGLIORATO/CPP

No mês de Maria,  oferecemos  uma coletânea de frases do Papa Francisco nas quais ele explica a devoção a Nossa Senhora 



Maria, mãe da esperança 
“A esperança é a virtude daqueles que, experimentando o conflito, a luta diária entre a vida e a morte, entre o bem e o mal, creem na Ressurreição de Cristo, na vitória do Amor. Escutamos o canto de Maria, o Magnificat: é o cântico da esperança, é o cântico do Povo de Deus no seu caminhar através da história. É o cântico de muitos santos e santas, alguns conhecidos, outros,  muitíssimos, desconhecidos, mas bem conhecidos por Deus: mães, pais, catequistas, missionários, padres, freiras, jovens, e também crianças, avôs e avós; eles enfrentaram a luta da vida, levando no coração esperança dos pequenos e dos humildes.” (Homilia de 15 de agosto de 2013)

Ser ou não ser Santo?


alt“Ser Santo ou não ser Santo” é uma decisão que parece que temos que tomar todos os dias em nossa vida, no entanto, para aqueles que desejam ir para o céu e fazer parte do reino definitivo de Deus, não existe outra escolha se não a de ser Santo. No início de cada jornada devemos nos colocar em posição de diálogo com o Senhor e perguntar o que preciso fazer nesse dia, qual deverá ser a minha escolha diante das mais diversas situações que se apresentarão ao longo da caminhada rotineira e no quotidiano de minhas atividades que farão com que eu escolha “ser Santo”. O resultado de todas as minhas pequenas ou grandes decisões definem o caminho que estou tomando, definem por qual das posições escolhi para lutar - “Ser ou não ser Santo”.
Em nosso dia a dia a expressão “ser Santo” pode soar estranha, visto que o mundo nos lança diversas situações totalmente contrárias em quase todas as suas demonstrações. Somos colocados à prova diariamente e, por diversas vezes, sejam em nossas inter-relações pessoais ou nas profissionais, sendo aqui a resposta clara, não se afastar da palavra de Deus: “Não te afastes dela nem para direita nem para a esquerda” (Josué 1, 7). Se o desejo de nosso coração é chegar à terra prometida (ser Santo), para nós que cremos, não nos resta outra coisa.

Com nova lei, cristãos podem ser mutilados e apedrejados até a morte em Brunei; entenda

Com nova lei, cristãos podem ser mutilados e apedrejados até a morte em Brunei; entendaO sultão de Brunei anunciou recentemente uma nova lei, baseada em punições criminais islâmicos, que vem sendo criticada por funcionários da ONU e representantes de outros grupos de direitos humanos.
Brunei é um pequeno país, de pouco mais de 420 mil habitantes, situado no sudeste da Ásia, e já vem praticando as leis islâmicas para regular assuntos civis, como as questões pessoais e familiares; mas agora as leis serão estendidas para cobrir infracções penais.
As novas penalidades da lei islâmica serão introduzidas ao longo do tempo, em um ou dois anos, e acabarão por incluir punições corporais graves, tais como: flagelação por adultério, amputação de membros por roubo, e apedrejamento até a morte por estupro e sodomia.
A primeira fase inclui leis por crimes como comer ou beber em público durante o mês de jejum do islã, que serão puníveis com multas e prisão. Leis que também se aplicam aos não-muçulmanos.

Evangélicos lançam campanha de boicote à novela Meu Pedacinho de Chão, da TV Globo; Personagens seriam alusão à umbanda

Evangélicos lançam campanha de boicote à novela Meu Pedacinho de Chão, da TV Globo; Personagens seriam alusão à umbandaA novela Meu Pedacinho de Chão, exibida pela TV Globo na faixa das 18h00, está sendo alvo de uma campanha de boicote por parte dos evangélicos. Nas redes sociais, um texto que associa a novela às religiões afro tem sido compartilhado por milhares de usuários.
O folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa adota um estilo fantasioso, e um dos principais personagens, o Coronel Epaminondas (Osmar Prado) é tratado pelo apelido, “Epa”, que seria uma alusão à saudação Epa Babá ao Orixá Oxalá, considerado um dos mais reverenciados na umbanda.
Ainda de acordo com a publicação original no Facebook, o local onde a trama se passa – a cidade fictícia de Vila de Santa Fé – seria uma representação de um terreiro: “Descobri que a Vila de Santa Fé [cidade fictícia da novela] é um terreiro e que os nomes dos personagens são de umbanda”, escreveu a autora do post, Dayhendra Alves.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°