sábado, 5 de abril de 2014

A revolução sexual depois da pílula anticoncepcional e o lado sombrio dessa falsa liberdade.


adamandeve_3dAprendemos com Thomas Sowell que quando se trata de questões sociais, não há soluções definitivas, apenas “trade-offs”. Pensei nesse ensinamento ao ler Adam and Eve After the Pill, de Mary Eberstadt. Trata-se de uma leitura instigante mostrando o lado mais sombrio da revolução sexual que foi possível após a invenção da pílula anticoncepcional.
O lado positivo todos conhecem e repetem aos quatro ventos. A mulher é mais independente, não precisa ser submissa ao marido, os gays gozam de mais direitos e liberdade, muitos tabus acerca do sexo foram derrubados, etc. O problema é que a geração da década de 1960 prometeu mundos e fundos com toda essa libertação sexual que simplesmente não se concretizaram. Ao menos não para muita gente, principalmente nas camadas sociais mais baixas.
Sou da tese de que o pêndulo exagerou. Da era vitoriana mais repressora chegamos ao paraíso dos libertinos, onde “vale tudo” e quase não existem mais tabus para serem derrubados (à exceção, talvez, do incesto e da pedofilia, sendo que há controvérsias sobre o último). Por isso considero o livro importante para o debate sobre valores morais, ainda que não concorde com tudo.
A autora parece crer que não é irreversível o que aconteceu, e que seria viável recolocar o gênio na garrafa. Não só discordo disso, como não acho que seria tão desejável assim regressar aos tempos anteriores à pílula. Há conquistas reais. O que não nos impede, como já mencionei, de olhar e encarar o lado negro da coisa. Ele também existe.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Comemorações da canonização de Anchieta começaram nesta quarta-feira, 2, em todo o Brasil

Comemorações da canonização de Anchieta começaram nesta quarta-feira, 2, em todo o BrasilA Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta quarta-feira, 2, que a assinatura do decreto de canonização de José de Anchieta está prevista para esta quinta-feira, 3, às 11h (na Itália, 6h em Brasília). Na ocasião, o Papa Francisco irá receber o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato.


No entanto, aqui no Brasil, as comemorações iniciaram hoje. Os sinos de todas as igrejas do país badalaram às 9h pela proximidade da canonização de Anchieta.


A celebração em ação de graças pela canonização de Anchieta será no dia 24 de abril, na Igreja Santo Inácio, em Roma, e será presidida pelo Papa Francisco.

O Papa recorda o beato João Paulo II no seu nono aniversário de falecimento

O Papa recorda o beato João Paulo II no seu nono aniversário de falecimentoHoje, 2 de abril, dia em que se recorda o nono aniversário de falecimento do Beato João Paulo II, o Papa Francisco lhe dedicou umas palavras após a Audiência Geral, na saudação aos peregrinos polacos presentes na Praça de São Pedro.

O Santo Padre assinalou que “este aniversário faz pensar na proximidade do dia da canonização que celebramos no final deste mês. Que a espera deste acontecimento seja para nós uma ocasião para uma preparação espiritual e para reavivar o patrimônio da fé deixado por ele”.

“Imitando Cristo, foi para o mundo pregador incansável da Palavra de Deus, da verdade e do bem. Ele fez o bem até mesmo com o seu sofrimento”, expressou.

O Pontífice disse também que “este foi o magistério da sua vida ao qual o Povo de Deus respondeu com grande amor e estima. A sua intercessão reforce em nós a fé, a esperança e o amor”, concluiu.


Fonte: ACI Digital

terça-feira, 1 de abril de 2014

Divulgadas as intenções do Papa Francisco para o mês de abril

Divulgadas as intenções do Papa Francisco para o mês de abrilMensalmente o Santo Padre indica ao “Apostolado da Oração” as intenções que ele tem em suas orações e convida a todos os católicos a unirem-se às suas preces.


No mês de abril o Papa Francisco pede orações por uma justa distribuição dos bens por parte dos governantes e para que Deus console os corações aflitos e angustiados.


Em sua intenção geral, o pontífice pede para que os governantes promovam o cuidado com a criação e a justa distribuição dos bens e dos recursos naturais.


Na intenção missionária, o Papa propõem rezar para que Cristo Ressuscitado cumule de esperanças os corações dos que são provados pela dor e pela doença.


Fonte: Gaudium Press
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by