VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 28 de março de 2014

Participe do encontro para Casais


Foto: participe
A Renovação Carismática Católica de Camocim está promovendo, com início neste sábado  (29/03) e domingo dia (30/03) , o encontro " Corações Curados, famílias restauradas" para Casais. O evento contará com  momentos de louvor, pregação e oração. 
A abertura será às 14h no sabado,  na Associação Comercial, ao Lado do Antigo posto de saúde. No domingo terá início  às 08h, com pausa para o almoço às 12h. 
O Encontro tem entrada gratuita e o apoio da Associação Católica da Divina Misericórdia e da Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, sendo ministrado pelo ministério das famílias da RCC Fortaleza .
Maiores informações com os casais   dos Grupos da RCC Camocim. Agende e participe! Certamente você testemunhará um poderoso momento espiritual que marcará sua vida.
Rogamos  ao Bom Deus que nos favoreça com um conhecimento crescente de Sua Palavra e desperte em nós a docilidade às moções do Espírito Santo... 

Mutirão de confissão na paróquia Senhor Bom Jeusus dos Navegantes nesta terça-feira (01/04)

 
01/04/2014


A paróquia de Camocim, realiza amanhã Terça feira , dia 01 de Abril, um mutirão de confissão para os fiéis de toda a comunidade, a partir das 8 horas da manhã, na igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Navegantes.

O mutirão será realizado durante todo o dia com vários padres da diocese de Tianguá

Participe!


Sobre a Confissão
 
Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.
Para se fazer uma boa confissão são necessárias 5 condições:
a) um bom e honesto exame de consciência diante de Deus;
b) arrependimento sincero por ter ofendido a Deus e ao próximo;
c) firme propósito diante de Deus de não pecar mais, mudar de vida, se converter;
d) confissão objetiva e clara a um sacerdote;
e) cumprir a penitência que o padre nos indicar.
O católico deve confessar-se no mínimo uma vez por ano, ao menos a fim de se preparar para a Páscoa.

Confira a Programação da Semana Santa em Camocim 2014

enviado por Dysnei Thaim - colaboradora do Blog Grupo Renascer
Amados (as) Irmãos (ãs) de Camocim - CE,
O blog Grupo Renascer traz  a programação da Semana Santa em Camocim 2014. Desde já convido a todos e todas de Camocim – CE, a viver esses momentos  de espiritualidade e fé, celebrando a vitória de nosso Senhor Jesus Cristo sobre a morte. Que possamos viver em nossa vida a experiência de uma vida nova em Cristo Jesus que padeceu, morreu, mas ao terceiro dia de sua morte ressuscitou e nos concede a salvação. Com o coração cheio de gratidão, caridade, amor e paz  possamos dizer: Louvado seja  Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e glorificado.
Em Camocim, as atividades religiosas referentes à Semana Santa se iniciarão com mutirão de confissões na Igreja Matriz Bom Jesus dos Navegantes, de 1 a 3  de abril. 

Confira abaixo a programação completa.
Domingo de Ramos – dia 15.04.2014
08h – Bênção dos ramos – Igreja de São Pedro.
09h - Missa de Ramos na Matriz.
16h – Missa e Bênção dos Ramos – Igreja de São Francisco.
18h – Missa de Preceito na Matriz. 
19h – Missa de Preceito São Pedro.

Terça – Feira Santa – dia 15.04.2014
09h – Missa dos Santos Óleos –Tianguá.
18h – Missa na Matriz.

O jejum e abstinência de carne

O jejum e abstinência de carne
Considerando que muitas pessoas estão me consultando acerca da maneira correta de viver o jejum e a abstinência de carne, escrevo estas linhas para que nossos leitores possam voltar, neste tempo quaresmal de 2014, para uma profunda vivência do que a Mãe Igreja espera de cada um de nós neste tempo oportuno de conversão e de mudança de vida!


O Jejum


Praticado desde toda a Antiguidade pelo povo eleito, como sinal de arrependimento, praticado por Nosso Senhor Jesus Cristo e por todos os santos, recomendado pela Santa Igreja como instrumento de santificação da alma, de controle do corpo e equilíbrio emocional.

Deus e o barbeiro

Certo dia, um homem foi ao barbeiro para mudar seu corte de cabelo. Como é costume nestes casos, eles começaram a bater papo. Conversa vai, conversa vem, e acabaram falando sobre Deus. O barbeiro disse:
 
- Eu não acredito que Deus existe, como você está falando.
 
E o cliente respondeu:
 
- Mas por que você diz isso?
 
- Oras, é muito fácil – explicou o barbeiro. Basta sair à rua para perceber que Deus não existe. Diga-me: se Deus realmente existisse, você acha que haveria tantas pessoas sofrendo, doentes, tantas crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria tanto sofrimento e dor na humanidade. Eu não consigo acreditar que exista um Deus que permite tudo isso.

Pastor se converte à Igreja Católica após 20 anos em igrejas evangélicas

Pastor, evangélico desde 1994, Adenilton Turquete se converte à Igreja Católica após 20 anos em igrejas evangélicas

 

Hoje faz exatamente 20 anos do meu batismo na Igreja Assembleia de Deus. Foi em 27 de Março de 1994, domingo, na igreja sede da Assembleia de Deus no Brás (Ministério em Madureira, hoje mais conhecida como AD Brás).

Foi um momento marcante em minha vida, eu estava vivendo uma linda experiência de conversão e aquele ato batismal era o cumprimento de uma decisão tomada poucos meses antes, quando aceitei a Jesus como meu Salvador. Sempre fui apaixonado pelo Evangelho desde criança, quando ganhei minha primeira Bíblia aos sete anos, poderia até ver isso como uma vocação sacerdotal.

Passados estes vinte anos eu vivo novamente a experiência da conversão, mas desta vez minha fé me trouxe de volta à Igreja Católica Apostólica Romana.

No período em que estiva na Assembleia de Deus participei de grupos de mocidade, fui professor de Escola Bíblica Dominical e cursei Teologia(Básico) pela EETAD, curso que deixei pela metade para viver o meu sonho de trabalhar em uma emissora de rádio.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Como me confessar?

Como me confessar?
1) Para se confessar bem é necessário preparar-se com uma oração. Em seguida, faz-se um atento exame de consciência a partir da última confissão bem feita. Isso significa confrontar-se com a Palavra de Deus para distinguir as próprias incoerências, os defeitos e as fraquezas em pensamentos, palavras, atos e omissões frente às exigências do Evangelho;


2) Sentir dor e aversão aos pecados cometidos com o propósito de não mais incorrer nos mesmos erros;


3) Confessar ao sacerdote, “embaixador de Deus”, todos os pecados graves ou mortais, segundo a espécie e o número; é muito útil confessar-se com frequência, mesmo os pecados veniais, porque se recebe um dom da graça que dá força no caminho de imitação de Cristo;

Papa Francisco recebe Barak Obama

Papa Francisco recebe Barak ObamaO Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, foi recebido nesta quinta-feira, 27, em audiência pelo Papa Francisco.


Esta é a primeira vez que Barak Obama encontra o Papa latino-americano, pois na Missa de início do pontificado de Francisco, os Estados Unidos estavam representados pelo vice-presidente Joe Biden. Mas é a segunda vez que o chefe de Estado americano vem ao Vaticano. A primeira vez foi a 10 de Julho de 2009 quando foi recebido pelo Papa Bento XVI.

Um forte esquema de segurança marcou a visita de Obama, O presidente chegou escoltado por um cortejo de mais de 50 carros, com dezenas de agentes das forças especiais. No pátio de São Damaso, ele foi acolhido pelo Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Ganswein.

Papa aceita renúncia de bispo alemão envolvido em polêmica

Papa aceita renúncia de bispo alemão envolvido em polêmicaO Papa Francisco aceitou nesta ultima  quarta-feira, 26, a renúncia do bispo de Limburg, Alemanha, Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst. Em outubro do ano passado, ele foi afastado temporariamente do ministério episcopal após denúncias de que teria gastado mais de 30 milhões de euros (cerca de 90 milhões de reais) na construção da Sede episcopal de Limburg.

A renúncia do bispo é aceita em conformidade com o Código de Direito Canônico (Can 401, §2), que determina: “Roga-se instantemente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia”.

No comunicado divulgado hoje em seu boletim, a Santa Sé explica que a Congregação para os Bispos estudou atentamente um relatório elaborado pela diocese alemã para proceder com as investigações sobre a responsabilidade envolvida na construção do Centro Diocesano “St. Nikolaus”.

“Considerando-se que na Diocese de Limburg chegou-se a determinar uma situação que impede um exercício fecundo do ministério por parte de Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, a Santa Sé aceitou a renúncia apresentada pelo bispo em 20 de outubro de 2013 e nomeou um administrador apostólico sede vacante na pessoa de Dom Manfred Grothe”, informa a nota.

A Santa Sé comunica ainda que Dom Tebartz-van Elst receberá em tempo oportuno um outro encargo.

“O Santo Padre pede ao clero e aos fiéis da diocese de Limburg que queiram acolher as decisões da Santa Sé com docilidade e queiram empenhar-se para reencontrar um clima de caridade e reconciliação”.

Fonte: CN Notícias

Vaticano reconhece Legião de Maria como Associação

Vaticano reconhece Legião de Maria como AssociaçãoA Legião de Maria será reconhecida como “associação internacional de fiéis”, segundo o decreto entregue nesta quinta-feira, 27, pelo Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens, o qual são aprovados os estatutos desta realidade eclesial.

Dom Clemens destacou em sua mensagem que a “Legio Mariae” é um sinal de como o espírito missionário dos leigos, “pode caminhar junto com uma profunda compreensão do chamado à santidade recebido por meio do Batismo”.

“Toda a história da Legião de Maria é um maravilhoso testemunho de Fé na onipotência de Deus, Fé na força da oração a Maria”, afirmou.

Para o prelado, desde seu início, a Legião de Maria “foi um vivo testemunho do quanto Deus pode operar através de corações humildes”.

Hospitais britânicos queimam corpos de bebês abortados como lixo para aquecer instalações.

burningwaste

Os corpos de milhares de bebe que morreram em abortos espontâneos foram incinerados como refugos clínicos e muitos deles utilizados como combustível biológico para aquecer hospitais na Grã-Bretanha, assinala uma reportagem do programa Dispatches do Canal britânico Channel 4.
A apresentadora Amanda Holden -conhecida por suas participações no jurado do reality show Britain’s Got Talent- participou de uma reportagem sobre o que ocorre com os restos dos bebês que morrem antes do parto.
Segundo a reportagem do Channel 4, dez centros do Sistema Nacional de Saúde (NHS) britânico admitiram ter queimado os restos fetais junto ao lixo dos hospitais  e dois hospitais utilizaram os corpos dos não nascidos como resíduos para queimar e abastecer a calefação do local.
Diante do anúncio da difusão deste documentário, o Departamento de Saúde britanico emitiu uma proibição imediata desta pratica que o ministro da saúde Dan Poulter considerou “totalmente inaceitável”

Profanação: desta vez, a vítima é o Sagrado Coração de Montmartre, em Paris.


topic (3)
“Deploramos mais um ataque contra a Igreja na quarta-feira [dia 19 de março, ndr]. A Basílica do Sagrado Coração de Montmartre, em Paris, foi alvo de uma odiosa profanação”, lamenta a Rádio Notre-Dame. “As pichações em preto e vermelho, na frente e no interior da Basílica do Sagrado Coração, foram descobertas hoje de manhã, na hora da abertura do edifício religioso. ‘Nem Deus nem o Estado’, ‘Fogo às capelas’ e ‘Abaixo toda autoridade’ são as frases pichadas dentro e fora da basílica”.

Um ato de vandalismo simbólico

“Os autores das pichações quiseram deixar um sinal. E conseguiram. A basílica do Sagrado Coração de Montmartre foi construída em 1873, depois dos históricos acontecimentos da Comuna de Paris, a fim de ser um símbolo do estabelecimento de uma nova ordem moral. ‘Abaixo toda autoridade’, lia-se nesta quarta-feira: esta frase é todo um símbolo. Deve-se admitir que os vândalos demonstraram, pelo menos uma vez, um pouco mais de cultura do que de costume”.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Caminho da Páscoa

Caminho da PáscoaDentro de pouco tempo, entraremos na caminhada para a festa da Páscoa, ponto culminante de todo o ano litúrgico. Não se trata de uma mera repetição daquilo que fazemos todos os anos. O cristianismo não é uma religião na qual caminhamos num círculo fechado. Voltamos, sim, aos mesmos acontecimentos salvíficos, mas caminhamos numa espiral que nos conduz sempre mais para a frente e para o alto na direção do abraço infinito do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.


A Igreja crê, firmemente, que a celebração dos mistérios da salvação não apenas recorda, mas faz presentes as ações de Deus em favor da humanidade. Assim, a Páscoa é a presença do amor supremo de Deus no dom que Jesus faz de sua vida para o resgate de todos. Páscoa é celebração da morte, ressurreição e glorificação de Jesus. É presença eficaz de sua vitória sobre o pecado e a morte. Mas Páscoa é, também, nossa participação na vitória de Cristo através do Batismo. Neste sacramento nós morremos com Jesus para o pecado e ressurgimos com ele para uma vida nova na graça de Deus, no amor. A Igreja crê que a eficácia dos sacramentos reside no poder de Deus que se manifestou vitorioso na ressurreição de Jesus e no dom do Espírito Santo que nela permanece sempre. Sem esta iniciativa e atuação da graça de Deus, os sacramentos não teriam poder de realizar o que eles significam. Por outro lado, a Igreja está convicta da necessidade da participação ativa de quem recebe os sacramentos para que eles produzam os frutos desejados por Deus na pessoa, na comunidade e na sociedade.

Polícia intercepta pacote endereçado ao Vaticano com preservativos recheados de cocaína

Polícia intercepta pacote endereçado ao Vaticano com preservativos recheados de cocaína
Uma tentativa inusitada de tráfico de cocaína vem sendo investigada pela Polícia alemã, que apreendeu um pacote com 14 preservativos recheados com a droga no aeroporto de Leipzig.
A encomenda com a droga partiu de um país ainda não identificado na América do Sul, e foi interceptada na Alemanha. De acordo com informações do Christian Headlines, as 240 gramas de cocaína líquida foram avaliadas em US$ 55 mil.
O pacote era endereçado aos Correios do Vaticano, e o destinatário poderia qualquer um dos 800 moradores da cidade-estado que sedia a administração da Igreja Católica.
A Polícia alemã informou ao Vaticano sobre a operação policial, que pretendia prender a pessoa que fosse buscar a encomenda, porém, ninguém procurou pelo pacote. Os investigadores acreditam que o comprador foi alertado sobre a operação e recuou da intenção de levar a droga ao seu destino.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que não havia cooperação entre a administração da cidade-estado e as autoridades alemãs, e também não quis comentar com mais detalhes o ocorrido.

terça-feira, 25 de março de 2014

A receita do Papa Francisco para fazer o amor durar

Hoje em dia existe muito medo de tomar decisões definitivas, como a de casar-se, pois as pessoas consideram impossível manter o amor vivo ao longo dos anos. O Papa Francisco fala deste tema e nos convida a não nos deixarmos vencer pela “cultura do provisório”, pois o amor que fundamenta uma família é um amor para sempre.
O que entendemos por “amor”?papa francisco namorados casamento
Com a sabedoria e a simplicidade que o caracterizam, o Papa Francisco começa com um importante esclarecimento sobre o verdadeiro significado do amor, já que, diante do medo do “para sempre”, muitos dizem: “Ficaremos juntos enquanto o amor durar”.

Porque tanta reação pública diante de algumas propostas do novo ‘Plano Nacional de Educação’? Leia e entenda.


1904_imagem_pne.
 O Brasil vem constantemente logrando os piores lugares em competições internacionais de ciências e matemática, classificações muito abaixo daquelas alcançadas por vizinhos que têm desempenho econômico e carga tributária muito menor que a nossa. O fato de não estar entre os primeiros lugares em tais competições já foi causa de crises em países desenvolvidos, como se pode ver, por exemplo, num artigo de um professor norte-americano que questiona um resultado diferente do primeiro lugar, em competições assim, com um questionamento geral aos métodos educacionais naquele país (o artigo se chama “Why Johnny’s Teachers can’t Teach”, pode ser encontrado na Internet e tripudia com certos métodos pedagógicos que são a norma absoluta no Brasil). Aquilo que nos outros países é sinal de vergonha nacional, por aqui nem é notícia.
Isto poderia ser um indício de que o foco principal da nossa educação não está na técnica, na formação científica e profissional. Aliás, não apenas um indício, mas uma certeza. Isto seria justificável se pudéssemos, no entanto, dizer que a nossa educação não se propõe a formar operários e trabalhadores,mas a desenvolver virtudes sociais e pessoais, de modo a construir um povo mais consciente e fraterno. Mas tampouco é assim.
Recentemente o sítio eletrônico da FIFA publicou uma série de recomendações para os estrangeiros que vierem ao Brasil durante a Copa do Mundo, recomendações estas que apontavam fatos como “para os brasileiros, o ‘sim’ nem sempre é sim’”, ou ainda “pontualidade não é um traço cultural no Brasil”; constatações como aquela de que não há nenhum respeito aos pedestres no trânsito, que o tamanho avantajado do veículo define a preferência nos cruzamentos e de que o contato físico, os beijos lânguidos e a apalpação contínua são a norma nos relacionamentos sociais pareceram pertinentes à FIFA para descrever-nos perante os estrangeiros. Curioso é que as recomendações terminavam com um apelo à paciência dos estrangeiros frente ao hábito brasileiro de deixar tudo para a última hora com uma frase da ex-deputada Marta Suplicy, de forte apelo lascivo: frente às eventuais dificuldades, “relaxe e goze”.
Esta página da FIFA, que era ornada por uma foto de jovens semidesnudas na praia, foi recentemente retirada do ar, aparentemente por protestos de brasileiros. Curiosamente, ela repercute um incidente anterior, que envolveu uma multinacional de roupas de esporte que lançou camisetas para estrangeiros sobre a copa, com ornamentos como um grande coração verde e amarelo em forma de nádegas e frases como “looking to score in Brazil” (um trocadilho que relaciona o desempenho esportivo ao sexual).
É inegável que as virtudes que resplandeçam em nosso povo, quando em contatos internacionais, estejam voltadas, portanto, à leviandade, à falta de respeito pelo outro, à incompreensão da necessidade de respeito às normas de convivência social, à malandragem, à lei do mais forte e, principalmente, ao orgulho nacional quanto à conduta sexual, digamos, “liberada” ou avançada. Definitivamente, não somos um povo que acredita na possibilidade da educação da libido ou mesmo da convivência social. Para que educamos nossas crianças e jovens,então?

Solenidade da Anunciação do Senhor

Solenidade da Anunciação do Senhor
A Encarnação do Verbo é a nova criação. De novo o Espírito de Deus paira sobre o mistério e se repete a palavra criadora «faça-se». A plenitude da criação está em Deus fazer-se homem; a plenitude do homem está em fazer-se Deus. Encarnar foi a maior prova de amor, que Deus nos deu. Agora já não somos apenas a sua imagem, mas Ele e nós somos um em Cristo. Andavam ocultos no homem e no universo “sementes do Verbo”, que deram fruto em Jesus Cristo. Na obediência se operou o mistério. ”Venho fazer a tua vontade” — diz o Verbo ao encarnar. «Eis a Serva do Senhor» — diz Maria, recebendo-o em seu seio.


O mistério da Encarnação tem o rosto de Maria. Nela a paternidade de Deus se revelou Mãe, a encurtar caminhos para o coração do Pai. Maria é a ternura de Deus, feita mulher. O mistério de Cristo tem os traços de Maria e todo o cristão se parece com ela. Levamos a sua marca, somos sua descendência. Pela obediência livre da fé, Maria foi predestinada para ser a nova Eva, Mãe da nova humanidade.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Na série O Caçador, TV Globo mostrará personagem evangélica em cenas de nudez e sexo


Na série O Caçador, TV Globo mostrará personagem evangélica em cenas de nudez e sexo
O flerte da TV Globo com os evangélicos parece não ter ido adiante, e a emissora pode ter voltado à antiga fórmula usada para atrair audiência: cenas de nudez e sexo em meio às tramas que são narradas em seus folhetins. A próxima personagem feminina evangélica que deverá causar incômodo aos cristãos é Marinalva, interpretada por Nanda Costa, na série O Caçador.
Marinalva é uma ex-prostituta que se converteu ao Evangelho e largou a promiscuidade. Na trama, ela tentará provar a inocência do personagem André, interpretado por Cauã Reymond.
Apesar de usar roupas que cobrem o corpo, cabelo preso e se manter comportada, a ex-prostituta será mostrada nua em flashbacks, em cenas de sexo, durante o tempo em que atuava como garota de programa.

Cantora gospel desaparece e família usa redes sociais em busca de informações

Cantora gospel desaparece e família usa redes sociais em busca de informaçõesA cantora gospel paraibana Carol Mouzinho ficou desaparecida desde a última sexta-feira, 21 de março, quando saiu de casa por volta das 07h30, sem avisar o destino, o que segundo familiares, não fazia parte de seus hábitos.
Membro da Igreja Betel Brasileiro, Carol é moradora do bairro dos Estados, em João Pessoa. O irmão da cantora, Adeilton, ficou intrigado com o comportamento de sua irmã: “Achamos estranhos porque a gente foi acostumado a sair de casa e sempre dizer para onde vamos. Ela sempre disse, mas desta vez apenas falou: ‘vou ali’”.
Segundo Adeilton, Carol “estava usando uma bermuda, camisa regata, uma bolsa carteira e sandália”. “Câmeras das casas registraram minha irmã andando pela rua sozinha”, acrescentou.
Um possível quadro de depressão relatado por Adeilton também é analisado pelos investigadores que tentavam solucionar o caso: “Carol sempre foi muito comunicativa, mas de uns tempos pra cá ela mudou os hábitos e estava muito introspectiva. Ficava calada e de poucas palavras”, disse o irmão da cantora.
“A Polícia Militar fez buscas, a gente foi em vários hospitais e IML, mas não a encontramos”, lamentou Adeilton. O desespero da família por encontrar Carol vinha sendo acompanhado por amigos e admiradores, que têm divulgado a foto da cantora nas redes sociais.Após a intensa divulgação sobre seu desaparecimento, a cantora entrou em contato com a mãe e avisou que estava bem, na casa de uma amiga, mas que não voltaria para casa, segundo informações do R7.

Projeto Jesus na Copa irá evangelizar nos estádios de futebol


O anúncio do Evangelho de maneira ousada e criativa tem sido realizado pelos membros do Ministério Jovem da RCC do Brasil com renovado ardor missionário e interação social. Prova disso, são as missões que os Sentinelas já realizaram como o Jesus no Litoral, missão Rio 2010 (pré-ENJ nas comunidades da cidade), JMJ Madri 2011, Maceió 2011, Belém/PA 2012 e a Missão Jesus no litoral na JMJ Rio2013. Em 2014, o trabalho missionário se estende aos eventos esportivos e pretende levar a "onda do amor de Deus" pelos estádios de futebol com o projeto Jesus na Copa.

domingo, 23 de março de 2014

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE DOMINGO


Jesus e a samaritana. - Jo 4,5-42


iluminada e saciada, ela se torna discípula.
Com o evangelho de hoje estamos, certamente, diante de uma das páginas mais belas do evangelho. Aquela mulher samaritana, ao redor do poço de Jacó, nasceu para a fé em Jesus Cristo, como nós na fonte batismal fomos gerados para a vida de fé, a fim de vivermos como um povo consagrado ao Senhor.
O trecho do livro do Êxodo nos recorda um momento da longa travessia do povo de Deus pelo deserto, ao longo de quarenta anos. O povo que empreendeu a travessia pôde experimentar, não obstante sua infidelidade e suas resistências, a fidelidade de Deus, sua paciência, sua generosidade, seu cuidado, sua ternura. O povo murmura porque não tem água. Nós que ouvimos o evangelho, e renascemos nas águas do Batismo, sabemos que aquela água que faltava ao povo e que lhe foi dada por Deus era a prefiguração da água dada por Jesus Cristo, uma água que mata definitivamente a sede. Sem água a vida está profundamente ameaçada. Não só a vida pessoal, mas a unidade do povo de Deus. Queriam, diz o nosso texto, apedrejar Moisés. Diante da dificuldade, duvidaram de Deus, da sua promessa e da sua fidelidade. Só põe em questão a fidelidade e a lealdade de Deus quem não é capaz de ser fiel e leal. É preciso, sustentados pelo cuidado de Deus que nos acompanha na travessia da história, lutarmos contra o medo, o desespero, a murmuração.

Papa Francisco nomeia dois novos bispos para o Brasil


Papa Francisco nomeia dois novos bispos para o BrasilO papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 20 de Março, Dom José Valmor César Teixeira, como bispo de São José dos Campos (SP), sucedendo assim Dom Moacir Silva, nomeado arcebispo de Ribeirão Preto (SP). Ontem, 19, o Papa nomeou o bispo auxiliar de Aracajú (SE), Dom Henrique Soares da Costa, como bispo de Palmares (PE), sucedendo Dom Genival Saraiva de França, que renunciou à esta sede episcopal por atingir a idade de 75 anos.

Segundo a informação divulgada pela CNBB, Dom José Valmor César Teixeira nasceu em 1º de março de 1953, em Rio do Sul (SC). Foi ordenado sacerdote em 9 de dezembro de 1979. A nomeação episcopal foi em 28 de janeiro de 2009, sendo ordenado bispo no dia 29 de março do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Somos de Deus” ( 1 Jo 4,6).

Na Quaresma, olhar para as necessidades espirituais, diz Papa


Na Quaresma, olhar para as necessidades espirituais, diz Papa
No Angelus deste domingo, 23, Papa Francisco refletiu sobre a passagem do Evangelho que relata o encontro de Jesus com a mulher samaritana. Ele destacou que assim como a mulher encontrou a “água viva” no encontro com Jesus, cada um hoje é chamado a deixar de lado o seu cântaro e beber dessa “água” oferecida por Cristo.


Como relata o Evangelho, Jesus estava cansado da viagem e sentou-se à beira do poço, onde pediu água para a samaritana. Francisco explicou que a sede de Jesus não era tanto de água, mas Ele precisava encontrar a samaritana para abrir-lhe o coração.  Ele pediu água a ela para evidenciar a sede que havia nela mesma.

10 dicas imperdíveis sobre evangelização ensinadas por irmã Cristina (do” The Voice” ).

fonte:  blog carmadelio

Porque Deus não nos deu um  Espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação”  ( II Tim 1,7 )
 A apresentação da Irmã Cristina Scuccia no “The Voice ” foi uma verdadeira ‘aula’ de evangelização.Veja porque.
A-  O senso de oportunidade e de coragem de sua comunidade que intuiu como vontade de Deus que irmã Cristina saísse de sua ‘zona de segurança’ e fosse participar de um evento que, em principio, seria um dos últimos lugares que uma freira deveria ir, ainda por cima para cantar para um público exigente e livre que se expressa de forma muito espontânea, podendo sair pela culatra a tentativa ou ser o que foi: Impactante e surpreendente!
B- A escolha de uma música não religiosa como ponto de encontro para o diálogo com uma audiência que não estaria preparada nem na expectativa para ouvir algum hino religioso.
Aprendemos que precisamos sempre pedir a Deus sabedoria para encontrar pontos em comum com as pessoas a serem evangelizadas (sempre é possível partir de algo que seja comum à nos como humanos, sem necessariamente, em principio, partir de algo religioso) Isso significa uma estratégia de aproximação para, pouco a pouco, conduzir a pessoa ao encontro com Cristo. Não valorizar os pontos que nos separam mas os pontos de convergência, os pontos que nos unem.Isso precisa ser aplicado para audiências mais hostis e resistentes, como parecia ser o caso ali; abrindo a porta de diálogo, posso ouvir e falar a mensagem com empatia e assim, atingir seus corações;
C- O conhecimento e o reconhecimento dos dons que cada pessoa tem para evangelizar. A confiança de enviar uma pessoa que a comunidade sabia que tinha como cumprir a missão porque tinha o dom certo para isso.
Devemos evangelizar a partir dos nossos dons, do canto à escrita, sem inveja dos dons dos irmãos, e sermos fieis a esse chamado, termos a confiança de que Deus vai conosco; TODO mundo pode evangelizar segundo o chamado especifico que o Senhor faz a cada um;
D- Ela se apresentou como freira, com roupa de freira, algo que poderia ser rejeitado pelo público mas que funcionou como catalisador para atrair o público, não devemos deixar de ser quem somos para evangelizar. Era uma freira ‘orgulhosa’ de ser freira e que compreendeu exatamente o que  São Paulo quis nos dizer quando falou de ” Ser fraco para ganhar os fracos” 
Ainda mais, partindo da sua apresentação:
1. Atreva-se a ir ao mundo sem perder de vista sua identidade e aquilo que expressa sua escolha de vida.O mundo não espera que sejamos aquilo que não somos, mas que sejamos capazes de falar a seus corações, sem condenação, mas com acolhida e simplicidade. Para o mundo o estranho seria uma freira não vestida como freira pois tiraria uma das formas que expressam sua pertença a Deus e a Igreja.
unnamed 1
2.  Não tenha medo de evangelizar e de falar em uma linguagem que o mundo entenda ao mesmo tempo que sua própria vida seja a mais forte mensagem.

* Biblioteca Apostólica Vaticana colocará 82 mil manuscritos à disposição na internet para pesquisadores de todo o mundo.


Vatican-library_B

Através de um acordo em NTT Data e a Biblioteca Apostólica Vaticana, se disponibilizará para os internautas por volta de 82 mil manuscritos da Biblioteca escritos entre o II e o XX de nossa era.
“Todos os manuscritos digitalizados graças a este projeto estarão disponíveis no site da Biblioteca Apostólica Vaticana em forma de imagens de alta definição. Dessa forma numerosos pesquisadores do âmbito acadêmico e estudiosos de diversas áreas do conhecimento terão a possibilidade de compreender e interpretar estes documentos de valor incalculável -cujo acesso até agora era limitado- em sua versão original”, declarou o Presidente da NTT Data Corporation, Toshio Iwamoto.