sábado, 22 de fevereiro de 2014

Por que rezamos o credo na santa missa?



Por que rezamos o credo na santa missa?Nos domingos e outras solenidades, depois da homilia é sempre recitado o Credo ou profissão de fé. A palavra Credo, início da profissão de fé, vem do latim “credere”, isto é, ter como verdadeiro. Quando recitamos o Credo declaramos nossa confiança na obra de Deus realizada em nosso favor. Aí temos um resumo das verdades da fé do cristianismo. É a nossa resposta à Palavra de Deus proclamada e explicada. Ao recitar o Credo estamos dizendo: nós cremos, nós aderimos com todo o coração a Deus que nos fala na Palavra e por meio da Igreja.


O Credo também nos mantém unidos à graça do nosso batismo, onde morremos e ressuscitamos com Cristo para a nova vida. Recitar estas palavras é manter viva em nossa mente e coração, de Páscoa a Páscoa, de domingo a domingo, o dia bendito em que nos tornamos filhos de Deus, discípulos de Cristo, templos do Espírito Santo e membros da Igreja.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Participe do XV Despertai 2014

Foto: NÃO PERCA ESSE MOMENTO DE GRAÇA, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS. 


Em Camocim, a Renovação Carismática Católica (RCC) realizará, de 01 a 04 de março de 2014, o XV DESPERTAI. O encontro é realizado anualmente, significando uma opção para aqueles que não querem participar das festas relacionadas ao carnaval, optando assim por um período de retiro. O XV DESPERTAI, que neste ano tem com o tema: “Reunidos num só corpo pela força da cruz” (cf. Efésios 2,16b),   acontecerá na quadra do Instituto São José, no centro da cidade, sempre a partir das 08:00h da manhã, com uma programação que incluirá pregações, orações, missas e louvor. 

Convidamos também  toda a comunidade Camocinense a louvar o Senhor no Pré despertai  que acontecerá dia 22 de fevereiro, próximo sábado, às 19:00h, na Pracinha do Amor, a pracinhado Amor  de Deus! Será um forte momento de louvor, pregação e oração, com muita alegria, que vem do Senhor.





XV DESPERTAI - Dias 01, 02, 03 e 04 de março de 2014.

Tema: “Reunidos num só corpo pela força da cruz!” (Efésios 2,16b)

                                                                                                                              
PROGRAMAÇÃO


SÁBADO, DIA 01 DE MARÇO

Manhã – Evangelização:
9h - Praça Pinto Martins
14h – Terço da Misericórdia
14h30 – Louvor / Oração
15h – Pregação: “Amo-te com amor eterno.” (cf. Jer 31,3)   
15h50 – Intervalo
16h10 – Retorno com louvor e oração
16h20 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
17h15 - Partilha / Testemunhos / Avisos
17h30 – Intervalo para a Santa Missa (Matriz)
20h – Show de Evangelização – Banda Na Fé
22h30 – Previsão de encerramento

Senador Magno Malta oficializa sua pré-candidatura à presidência da República: “Economia está dando sinais de estagnação”

Senador Magno Malta oficializa sua pré-candidatura à presidência da República: “Economia está dando sinais de estagnação”
A pré-candidatura de Magno Malta à presidência da República foi comunicada oficialmente pelo senador aos colegas de partido nesta quarta-feira, 19 de fevereiro.
Numa carta entregue ao presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), Malta pediu apoio do partido para sair candidato ao Palácio do Planalto. A reunião, realizada no gabinete da liderança do PR no Senado, contou com a presença de colegas de partido, amigos e correligionários, além da esposa da Malta, a cantora e deputada federal Lauriete.
O senador evangélico afirmou estar “à disposição do partido para disputar a presidência por vários motivos”, e afirmou que “o primeiro é para não ficar omisso, e depois não quero ficar arrependido por não ter pelo menos tentado de forma democrática e legal”.
Em seu discurso, Magno Malta destacou sua carreira política, que acompanhou os três últimos presidentes e conhece as transformações sociais pelas quais o país passou nos últimos 20 anos: “[Estive ao lado] do senhor Fernando Henrique Cardoso, quando assisti o nascimento do Planto Renal, trazendo importantes transformações para nossa economia, que hoje está dando sinais de estagnação, ao lado do senhor Luiz Inácio Lula da Silva aplaudi de pé o Luz para Todos, Caminho do Campo e Bolsa Família, uma ação concreta em favor da maioria carente, e com a senhora Dilma Rouseff, também testemunhei a luta pela continuidade da política social e o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento que beneficiou todos estados, principalmente os mais necessitados”, listou o senador, fazendo leve crítica ao atual estágio da economia brasileira, que vem sofrendo com o baixo crescimento, e os altos índices de juros e inflação.

Sacerdote católico é espancado em manifestação na Venezuela.

Bg2a2d7IQAApeUa

O sacerdote venezuelano José Palmar foi espancado por policiais e agentes da Guarda Nacional, ao tentar impedir que estes ataquem a um grupo de estudantes que ia em direção à Defensoria do Povo da cidade de Maracaibo.
Conforme informa a imprensa local, a agressão aconteceu na Praça da República. Depois de ser espancado, o sacerdote foi ajudado por estudantes e dirigentes da manifestação.
ppjosepalmar190214Devido à gravidade das lesões e afetado pelas bombas de gás lacrimogênio, o Pe. Palmar teve que ser levado a uma clínica para ser atendido.

Venezuela: sacerdotes assassinados são sepultados.




DSC_2227
images
Os religiosos salesianos esfaqueados na Venezuela na noite de 15 de fevereiro, dentro da residência do Colégio Dom Bosco da cidade de Valência, foram sepultados sob fortes aplausos nesta segunda-feira, 17.
O ex-diretor do colégio, Jhonny Reyes, recordou a importância do perdão para superar a dor. Ele destacou que os dois religiosos se entregaram durante mais de 50 anos ao serviço da comunidade e convidou as autoridades a refletirem sobre a tragédia.
Uma segunda missa foi presidida por dom Reinaldo Del Prette, arcebispo de Valencia. Participaram autoridades civis, como o prefeito de Valência, Miguel Cocchiola, e o de San Diego, Enzo Scarano.
Por sua vez, o provincial dos salesianos na Venezuela, Luciano Stefani, se pronunciou sobre as lamentáveis versões que insinuavam ter havido “algo mais do que roubo”: “A análise forense deixou claro que não houve nenhuma outra ação além da tentativa de roubo. Provavelmente, eles resistiram e, por isso, houve esse atropelo e essa morte tão violenta e selvagem”.
O provincial salesiano recordou a vida irrepreensível dos dois religiosos, que dedicaram a vida a educar e formar os jovens, e lamentou as insinuações sem fundamento.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A beleza do namoro cristão

As amizades e os namoros devem ser marcados pelo autêntico desejo de uma auto construção positiva, no respeito recíproco, no domínio de si, na dedicação a deveres assumidos com seriedade e responsabilidade. São ocasiões de crescimento verdadeiro.   
namoroO tempo que antecipa a vivência do matrimônio deve ser uma etapa de mútuo conhecimento, diálogo, oração e descoberta da pessoa  amada numa acolhida positiva e fecunda. É um tempo de aprender a superar os conflitos e conviver sadiamente com as diferenças. Seguramente exigirá algumas renúncias; estas, assumidas com coragem e generosidade, criarão nos noivos ou namorados capacidades e possibilidades de assumirem sempre novas renúncias e os desafios próprios na vivência madura de um matrimônio autenticamente cristão.
O deterioramento de certos casamentos pode ter como causa o desgaste. E por que este amor esfriou e acabou? Por faltarem bases sólidas. O amor, durante o tempo do namoro, foi superficial, muito apegado aos prazeres e às facilidades. Faltou a renúncia, a oblatividade. Talvez tenha sido marcado pela incapacidade de sofrer e dar a vida pela pessoa amada. Sem o espírito altruísta, sem a gratuidade que se consolida no sacrifício e na renúncia, o amor não se sustenta.

Dois adolescentes assassinam amiga em ritual satânico nos EUA.


crimescene

O caso de dois jovens que confessaram ter assassinado brutalmente uma amiga da escola em um ritual satânico vem gerando comoção nos EUA.
Segundo diversos meios de comunicação norte-americanos, os adolescentes enfrentarão a pena de morte se forem declarados culpados. Os acusados têm 17 e 16 anos de idade. Ambos convidaram Corriann Cervantes, uma jovem de 15 anos a sair com eles e a levaram a uma casa abandonada. A garota estudava na mesma escola e confiou em seus companheiros.
Segundo as autoridades, Corriann foi torturada até a desfiguração, golpeada, asfixiada e estuprada. Os rapazes cravaram uma chave de fenda no crâneo da menina e gravaram um crucifixo invertido no abdômen da vítima.
Os acusados são José Reyes, de 17 anos, e um menor (mantido anônimo) de 16 anos. O assassinato da jovem, assinalam os investigadores, teria sido “a forma de venderem suas almas ao diabo”.
Reyes foi detido no domingo após ser entregue por seus pais aos quais havia confessado parte do ocorrido. No momento, o menor está detido em um centro carcerário juvenil.
Na terça-feira Reyes se apresentou na Corte. Durante a audiência confessou ter assassinado ao Cervantes e sorriu para as câmaras dos canais de televisão que cobriam o caso.
Os pais da vítima não explicam os motivos que tiveram os adolescentes para cometer este crime.
Fonte: ACI Digital

Líderes cristãos consagram a primeira igreja construída na Antártida

Líderes cristãos consagram a primeira igreja construída na Antártida
Na última quarta feira (12), uma expedição integrada por sacerdotes da Igreja Ortodoxa Russa, partiu de Moscou com o objetivo de consagrar a primeira igreja construída na Antártida. Construída em 2004 com cedro e lariço (uma espécie de conífera) a Igreja da Santíssima Trindade é considerada o único templo religioso que opera durante todo o ano na Antártida.
Segundo informações da agência de notícias Interfax, a benção para a expedição foi dada pelo bispo Iákov, que também consagrou em 2011 uma igreja no Polo Norte. A consagração do templo religioso deve acontecer nos próximos dias.
Localizado na Ilha do Rei George, o templo atrai não apenas os russos, mas também cientistas de outros países que trabalham em estações de pesquisa permanentes no continente gelado.

O nascimento da Renovação Carismática Católica

A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).(13)
Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:
Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado "A Cruz e o Punhal" de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes. Eu supunha, naturalmente, que o Fim de Semana me seria proveitoso, mas devo admitir que nunca poderia supor que viria a transformar a minha vida!
Durante os nossos grupos de discussão, um dos líderes colocou em tela o fato de que nós devemos confirmar constantemente os nossos votos de Batismo e de Crisma, assim como devemos ter a alma mais aberta para o Espírito de Deus. Pareceu-me curioso, mas um pouco difícil de acreditar quando me foi dito que os dons carismáticos concedidos aos apóstolos são ainda dados às pessoas nos dias atuais – que ainda existem sinais do poder divino e milagres – e que Deus prometeu emanar o seu Espírito para que se fizesse presença a todos os seus filhos. Decidimos, então, efetuar a renovação dos votos de Batismo e de Crisma como parte do serviço da missa de encerramento, no domingo à noite. Mas, no entanto, o Senhor tinha em mente outras coisas para nós!...

domingo, 16 de fevereiro de 2014

RCC Camocim promove o pré Despertai 2014

A Renovação Carismática Católica de Camocim convida toda a comunidade Camocinense a louvar o Senhor no pré Despertai - Uma  Virada Radical que acontecerá dia 22 de fevereiro, próximo sábado, às 19:00h, na Pracinha do Amor, a pracinha do Amor de Deus! 
Será um forte momento de louvor, pregação e oração, com muita alegria, que vem do Senhor. O evento será animado pelo ministério de música e ministério de Artes.
A RCC lembra  que vem aí o 15º Despertai, de 01 a 04 de março, na Quadra Esportiva do Instituto São José. O evento acontecerá durante todo o carnaval, iniciando sempre a  partir das 8:00h da manhã, com pregadores.

Eu rezo pelo Papa: Shalom lança campanha de oração pelo Papa Francisco nas redes sociais


eu rezo pelo papa
Utilizando # (hashtag) em sete línguas, o convite suscitou adesões de múltiplas possibilidades
“Eu rezo pelo Papa” é o título da campanha que tem mobilizado intercessores do Papa Francisco nas redes sociais. O objetivo é corresponder ao pedido feito por Jorge Mario Bergoglio em 13 de março do ano passado, quando foi eleito pontífice: “Rezem por mim”.
O convite suscitou adesões de múltiplas possibilidades. Na página no Facebook, há quem oferece oração em forma de pequenos sacrifícios, como a abstinência de chocolate por um período. Já outros adeptos da campanha prometem rezar novenas, rosários e terços. Há também quem decide lembrar-se do Papa e ofertar-lhe ações cotidianas, como o serviço a Deus e atos de amor ao próximo.
“Essas pequenas coisas se tornam extraordinárias quando colocamos amor e fazemos pensando em ajudar alguém, em apoiar a missão de fazer o bem”, afirma Antonio Marcos Farias, que promete rezar o Angelus pelas intenções do Papa Francisco.

Na capital do Mato Grosso nasce uma nova igreja a cada 15 dias, aponta estudo

Na capital do Mato Grosso nasce uma nova igreja a cada 15 dias, aponta estudoUma nova igreja evangélica a cada 15 dias. É o que está acontecendo em Cuiabá, capital do Mato Grosso, de acordo com o relatório do Perfil Socioeconômico de Cuiabá, um estudo realizado em 2012 e divulgado recentemente.
Segundo a pesquisa, entre 2003 e 2010 foram abertos 233 templos na cidade, o que representa em média, uma igreja nova a cada 15 dias.
O crescimento dos evangélicos no Brasil é um fenômeno social expressivo, com números impressionantes, como os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam um aumento no número de fiéis em mais de 60% durante os anos 2000-2010, ou a informação da Receita Federal de que a fé movimenta no Brasil mais de R$ 60 milhões por dia.
Em contraponto, no mesmo período a capital mato-grossense perdeu 30 escolas no mesmo período, e a quantidade de universidades foi reduzida de onze para apenas seis.
 O relatório do Censo 2010 divulgado pelo IBGE apontava que em Cuiabá haviam 1.9 milhão de católicos, contra 745 mil evangélicos e 8 mil ateus.

Igreja para nudistas causa polêmica por conta de cultos com pastor e fiéis peladões

Igreja para nudistas causa polêmica por conta de cultos com pastor e fiéis peladões; AssistaDepois das praias de nudismo, a mais recente invenção dos adeptos de pouca (ou nenhuma) roupa são os cultos nudistas.
Os fiéis da igreja White Tail, em Southampton, ficam nus durante o culto, e acompanham atentamente o sermão do pastor Allen Parker, que prega também prega nu.
“Todos os frequentadores de nossa igreja são apenas seres humanos. Sem riqueza pessoal ou aparência glamorosa, todas as pessoas são iguais”, justifica o pastor Parker.
De acordo com o G1, a igreja não obriga que os frequentadores fiquem nus, e alguns fiéis optam por não tirar toda a roupa por questão de vergonha ou frio.
No entanto, boa parte dos fiéis da pequena igreja aproveitam a oportunidade de ficar à vontade enquanto ouvem o sermão.

Estudo aponta que imagem do Santo Sudário foi criada por terremoto na crucificação de Jesus

Estudo aponta que imagem do Santo Sudário foi criada por terremoto na crucificação de Jesus
O sudário de Turim, também conhecido como “Santo Sudário” é um objeto cercado de controvérsias e teorias acerca da sua legitimidade. A peça de tecido, com cerca de 4,5 metros, é tida por muitos como a mortalha de Jesus Cristo após a crucificação, e é marcada por uma imagem interpretada como a de um homem de aproximadamente 1,83 metros de altura com feridas consistentes da crucificação.
Um estudo divulgado recentemente reacendeu as discussões sobre o objeto, e afirma que a imagem gravada no tecido teria sido causada pelo terremoto ocorrido após a crucificação. Publicada na revista “Meccanica”, a nova pesquisa sugere que um poderoso terremoto, de magnitude 8,2, ocorrido na Velha Jerusalém perto do momento da morte de Cristo, teria sido forte o suficiente para liberar partículas de nêutrons das britas.
Os pesquisadores afirma que as emissões de nêutrons durante o terremoto podem ter reagido com as partículas de hidrogênio, criando no tecido uma imagem parecida com a de um raios-X. Outros cientistas já haviam levantado a hipótese de que a radiação de nêutrons poderia ter sido responsável pela imagem fantasmagórica, mas não havia explicação plausível para a radiação.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by