VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES PADROEIRO DE CAMOCIM


Camocim vai festejar a festa do seu padroeiro Senhor Bom Jesus dos Navegantes de 14 a 24 de novembro, com o tema:
"Sobre o olhar de Bom Jesus a Juventude vive a Missão de ser Igreja" A escolha do tema foi discutido e apresentado pelo Conselho Paroquial de Pastorais da Paróquia de Camocim  e está em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que oferece uma discussão sobre os vários problemas que atinge de forma negativa a juventude, como drogas, violência, discriminação etc. Além de apontar os caminhos capazes de sanar  as vulnerabilidades sociais, tendo na presença engajada da juventude as melhores frentes de enfrentamento dos problemas. 
O Festejo trata-se de um momento de fortalecimento da espiritualidade cristã católica dos camocinenses. Ela reúne centenas de pessoas que, durante os 10 dias de festa, participam de adorações ao santíssimo, recitação do terço mariano, confissões, missas e momentos culturais.
As celebrações terão início sempre à partir das 19h e serão campais, em frente ao prédio da antiga prefeitura na Praça da Matriz. No mesmo espaço, acontecerá também a programação social da festa que consta de leilões de garrotes e prendas, apresentações e muito mais..
Veja  a programação completa em nosso blog!!!


FESTA DO SENHOR BOM JESUS DOS NAVEGANTES
CAMOCIM-CE, 14 A 24 DE NOVEMBRO DE 2013
TEMA:
SOB O OLHAR DE BOM JESUS, A JUVENTUDE VIVE A MISSÃO DE SER IGREJA

                                         PROGRAMAÇÃO DA FESTA

14/11/2013 – QUINTA-FEIRA
05:15h – Despertar com alvorada festiva e carro de som nas ruas.
09:00h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19:00h – Hasteamento da Bandeira e Celebração Eucarística
CONVIDADOS: Todos os Polos da Paróquia e Comunidades
LITURGIA: Equipe de Liturgia da Matriz.
MÚSICA: Ministério de Música da Matriz com a participação da Banda Apóstolos

Irã: católicos recebem 80 chibatadas porque comungaram vinho consagrado durante a missa.

63275_N_23-10-13-23-00-47

Foi aplicada no dia 30 de outubro a bizarra sentença de 80 chicotadas contra dois cristãos condenados por “consumo de álcool” no Irã: eles tinham comungado bebendo o vinho eucarístico durante uma liturgia cristã. Segundo informações da Agência Fides, os cristãos Behzad Taalipasand e Mehdi Dadkhah receberam 80 açoites aplicados com violência brutal.
Fontes locais informam que outro condenado, Mehdi Reza Omidi, também foi açoitado neste dia 2 de novembro. Ainda não se sabe quando será castigado um quarto réu, Amir Hatemi.
As acusações são de “consumo de álcool” e “posse de um receptor e de uma antena parabólica”. De acordo com a ONG Christian Solidarity Worldwide (CSW), os quatro condenados tinham dez dias para apresentar uma apelação depois da sentença decretada em 20 de outubro, mas a condenação foi executada com extrema rapidez. Não ficou claro se as apelações foram rejeitadas ou se nem sequer foram levadas em conta.
Mervyn Thomas, diretor da Christian Solidarity Worldwide, declara em nota enviada à Agência Fides: “Estes homens foram castigados simplesmente porque participaram de um sacramento praticado durante séculos por cristãos de todo o mundo. É uma violação terrível e injusta do direito a manifestar a própria fé com práticas de culto e dentro dos rituais. O Irã se obrigou, quando aderiu ao Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, a apoiar a liberdade de religião e de credo de todas as comunidades religiosas. Além disso, essa pena viola o artigo 5º da convenção, que proíbe os castigos desumanos ou degradantes. Instamos o governo iraniano a agir em conformidade com os seus compromissos internacionais”.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Papa Francisco emociona ao abraçar e orar por homem com rosto desfigurado por doença

Papa Francisco emociona ao abraçar e orar por homem com rosto desfigurado por doença
Uma imagem que percorreu o mundo mostra o papa Francisco consolando um homem doente, com o rosto desfigurado devido a uma doença.
O homem, que não foi identificado, possivelmente sofre de uma doença chamada neurofibromatose, que provoca o surgimento de caroços na pele e leva à desfiguração do corpo.
No meio da multidão, o papa impôs as mãos sobre a cabeça do homem e fechou os olhos para fazer uma oração. Por instantes, Francisco demonstrou pesar e terminando sua prece, beijou o homem. A cena emocionou as pessoas que estavam à volta acompanhando o trajeto do papa.
Ao final do encontro com o homem desfigurado, Francisco convidou a multidão para orar por uma garota doente que ele havia acabado de conhecer, de acordo com informações do Huffington Post.
A cena do encontro com os doentes na Praça de São Pedro, na tarde desta quarta-feira, 06 de novembro, corresponde com uma publicação do papa em seu Twitter meses atrás: “O papa deve servir todas as pessoas, especialmente os pobres, os fracos, os mais vulneráveis”.
POPE FRANCIS' GENERAL AUDIENCE

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Por que para ser cristão é necessária a Igreja?



Por que para ser cristão é necessária a Igreja?Em nosso dias existem pessoas que tem uma certa dificuldade de aceitar a necessidade da Igreja. Estes afirmam: “Creio em Deus, mas não na Igreja e nem nos padres.”. Neste sentido, vale a pena recordar um trecho de um artigo do Cardeal Joseph Card. Ratzinger (Bento XVI), intitulado Por que permaneço na Igreja:


“Eu estou na Igreja porque creio que hoje como antes e independentemente de todos nós, por trás de nossa igreja vive Sua Igreja e não posso estar próximo Dele senão permanecendo em Sua Igreja. Eu estou na Igreja porque apesar de tudo, creio que não é no fundo nossa, senão Dele.


A Igreja é a que, não obstante a todas debilidades humanas existentes nela, nos dá a Jesus Cristo; unicamente por meio dela posso recebê-lo como uma realidade viva e poderosa, aqui e agora. Sem a Igreja, Cristo se evapora, se diminui, se anula. E o que seria da humanidade privada de Cristo?”

“Igreja” Jedi – inspirada na série ‘Guerra nas Estrelas’- já é a 7ª maior da Inglaterra, com 175 mil fiéis.


page1-463px-Jedi_census_phenomenon_2001.pdf

jediLIVECHO2101_468x346

O censo de alguns países mostra que tem aumentado o número de adeptos da Igreja Jedi, com destaque para a Inglaterra, onde a denominação já é a sétima maior, com 175.000 “cavaleiros”.
Trata-se de uma religião cuja origem vem dos filmes de ficção científica da série Star Wars (Guerra nas Estrelas).George Lucas, o criador da série, cunhou a palavra “jedi” inspirado em “jidaigek”, que é um gênero japonês de filmes e teatro cujos personagens são os samurais do período Edo. Na Austrália os cavaleiros de Jedi também são em número expressivo, 65.000. Na República Checa são 15.000 e no Canadá, 9.000. O censo brasileiro — como o de outros países — não considera a Igreja Jedi como religião.
Na série, os cavaleiros de Jedi são os guardiões da paz da República Galáctica interplanetária. Com o poder de uma energia, a “Força”, eles influenciam pessoas e objetos. Os Jedi têm um código de conduta, mas não um livro sagrado.
Ally Thompson, 28, americano de Tennessee que foi soldado na guerra do Iraque, deu uma entrevista à Details Magazine dizendo que os cavaleiros de Jedi não adoram Yoda (um dos personagens). 

Conheça o panorama religioso do mundo em 2013.

religiao-por-paises

O Centro Pew de Pesquisa sobre Religião e Vida Pública realizou um estudo demográfico abrangente em grande parte dos países. A análise incluía estatísticas e análise de tendências para as próximas décadas.
O panorama religioso do mundo atual aponta para um grande crescimentos dos “sem religião”, especialmente em países tradicionalmente cristãos. Eles já são o terceiro maior grupo “religioso” do mundo, atrás de cristãos e muçulmanos. Cerca de uma em cada seis pessoas do mundo (16,3%) afirma ser “sem religião”. A maioria deles afirma que, embora tenha suas crenças particulares, não se identifica com nenhuma religião “oficial”.
A maioria dos países ainda são habitados por cristãos. O mapa acima mostra em vermelho os 157 países de maioria cristã e, em verde, os 39 países de maioria muçulmana.
Apenas nove países do mundo não existe uma maioria religiosa clara: Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Macau, Nigéria, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Togo e Vietnã. China e Coreia do Norte não divulgam oficialmente a opção religiosa de seus habitantes, considerando-se Estados ateus.
O cristianismo predomina em 4 das 6 regiões do mundo: América no Norte, América Latina e no Caribe, Europa e África subsaariana. São minoria na Ásia, no Oriente Médio e no Norte da África, dominados por muçulmanos. Os hindus estão concentrados em países no Sul da Ásia, como Índia e Bangladesh. Já os budistas são maioria no Butão, Myanmar, Camboja, Laos, Mongólia, Sri Lanka e Tailândia. 

domingo, 3 de novembro de 2013

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE DOMINGO

O sermão da montanha - Mt 5,1-12a

Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros no coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus”.

 Acolher a presença de Deus é o caminho da santidade.
 
A festa de todos os santos e santas de Deus é uma festa antiga. Já no segundo século, a Igreja celebrava a memória dos seus mártires para que, tendo presente o seu testemunho, a comunidade se mantivesse fiel no testemunho de Jesus Cristo. É uma festa para nós. A porta do céu se abre não para nos abstrairmos do mundo, pois, aqui, é o lugar de vivermos a nossa vocação à santidade, mas para considerarmos o compromisso próprio do nosso chamado a partir do céu, inspirados pelo testemunho daqueles que nos precederam na fé. Em todos os santos e santas de Deus se cumpre a Palavra do Senhor. À afirmação de Pedro: “Olha, deixamos tudo e te seguimos!”, que recompensa terão? Jesus responde: “Nessa vida perseguições e tribulações. Mas, depois, a vida eterna” (Mc 10,28-30).

VAI COMEÇAR A FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES PADROEIRO DE CAMOCIM


Camocim vai festejar a festa do seu padroeiro Senhor Bom Jesus dos Navegantes de 14 a 24 de novembro, com o tema:
"Sobre o olhar de Bom Jesus a Juventude vive a Missão de ser Igreja" A escolha do tema foi discutido e apresentado pelo Conselho Paroquial de Pastorais da Paróquia de Camocim  e está em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que oferece uma discussão sobre os vários problemas que atinge de forma negativa a juventude, como drogas, violência, discriminação etc. Além de apontar os caminhos capazes de sanar  as vulnerabilidades sociais, tendo na presença engajada da juventude as melhores frentes de enfrentamento dos problemas. 
O Festejo trata-se de um momento de fortalecimento da espiritualidade cristã católica dos camocinenses. Ela reúne centenas de pessoas que, durante os 10 dias de festa, participam de adorações ao santíssimo, recitação do terço mariano, confissões, missas e momentos culturais.
As celebrações terão início sempre à partir das 18h e serão campais, em frente ao prédio da antiga prefeitura na Praça da Matriz. No mesmo espaço, acontecerá também a programação social da festa que consta de leilões de garrotes e prendas, apresentações e muito mais..
 Em breve a programação compelta em nosso blog!!!
 

“Se estamos unidos, a fé se torna forte” diz Papa Francisco


alt“Comunhão dos santos” foi o tema proposto pelo Papa Francisco para a Catequese desta quarta-feira (30) na Praça de São Pedro, no Vaticano. Citando o parágrafo 948 do Catecismo da Igreja Católica, o Pontífice explicou que no que se refere ao assunto, existem duas realidades: “a comunhão das coisas santas” e a “comunhão entre as pessoas santas”, e direcionou seu ensino no segundo significado.
Segundo Francisco, a Igreja é comunhão de amor com a Santíssima Trindade que se estende na comunhão fraterna. “Esta relação entre Jesus e o Pai é a “matriz” do vínculo entre nós cristãos: se estamos intimamente inseridos nesta “matriz”, nesta fornalha ardente de amor que é a Trindade, então podemos nos tornar verdadeiramente um só coração e uma só alma entre nós”, afirmou.

Ministério de Promoção Humana a serviço do próximo


alt“Perde o teu dinheiro em favor do teu irmão e de teu amigo; não o escondas debaixo de uma pedra para ficar perdido. Gasta o teu tesouro segundo o preceito do Altíssimo, e isso te aproveitará mais do que o ouro.” (Eclo 29, 13-14).
A missão do Ministério de Promoção Humana na Renovação Carismática Católica é despertar nas mentes e nos corações dos cristãos católicos a consciência da necessidade urgente de ver no irmão, carente e necessitado, a presença viva de Deus.
Tal missão é da vontade do Senhor Jesus, pois nas Sagradas Escrituras pode-se vislumbrar esta verdade quando se lê na Carta de São Paulo aos Efésios (2, 8-10) que “é gratuitamente que fomos salvos mediante a fé. Isto não provém de nossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos”.
Portanto, é da vontade de Deus que se vivencie a caridade e, consequentemente, se colabore na libertação de irmãos aprisionados em seus sofrimentos.

A alegria de ser Cristão


alegriaA alegria e o gozo de viver a palavra de Deus são características próprias de um cristão adulto.
Há diversos tipos de alegria, diversos graus. Mas só se pode falar em alegria no sentido pleno quando a pessoa sente que o melhor de si mesmo, das suas capacidades, dos seus desejos se realiza. Há alegria quando encontramos algo profundamente amado.
De acordo com este ensinamento de S. Tomás de Aquino, e vendo as potencialidades desta afirmação o Papa Paulo VI, na exortação apostólica Gaudete in Domino, afirma que o ser humano não só pode sentir e experimentar as alegrias humanas quando está em contato e comunhão com a natureza e com a humanidade, mas também pode atingir o grau mais elevado de felicidade que é a alegria da comunhão com Deus. Aí, o ser humano conhece a alegria e a felicidade espiritual quando o seu espírito entra em comunhão com deus, conhecido e amado como que de melhor a vida nos traz. A alegria verdadeira não provém dos prazeres efémertos nem das certezas do mundo, mas sim da vida espiritual, pois é um fruto do Espírito.

Angelus: “Não há pecado ou crime que possa cancelar um homem do coração de Deus”

El papa Francisco explicó que la Iglesia es apostólica “porque está edificada sobre la predicación y la oración de los Apóstoles, en la autoridad que les dio Cristo mismo”.
“Não há pecado ou crime que possa cancelar um homem do coração de Deus”: a misericórdia divina foi a tônica da alocução pronunciada pelo Papa Francisco antes do Angelus deste domingo.
Comentando a conversão de Zaqueu, o Pontífice recorda que este trecho narrado no Evangelho de Lucas resume em si o sentido de toda a vida de Jesus, ou seja, procurar e salvar as ovelhas perdidas.
Zaqueu é uma delas. É desprezado porque é o chefe dos publicanos da cidade de Jericó, amigo dos odiados invasores romanos. É ladrão e explorador.
Impedido de se aproximar de Jesus, provavelmente por causa de sua má fama, e sendo pequeno de estatura, Zaqueu sobe em cima de uma árvore para poder ver melhor o Mestre que passa.
“Este gesto exterior, um pouco engraçado, expressa porém o ato interior do homem que tenta elevar-se sobre a multidão para ter um contato com Jesus”, explicou o Papa.