VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 28 de setembro de 2013

Síria: As cifras do horror

Síria: As cifras do horror
O Arcebispo de Aleppo, na Síria, Dom Jean-Clément Jeanbart, metropolita dos grego-católicos, reuniu dados quantitativos que contribuem para compreender a magnitude do desastre humanitário consequência da prolongada guerra civil que está sangrando o país.
“Nos últimos meses, somente em Aleppo”, diz o Arcebispo em uma nota enviada à agência Fides, “1400 fábricas e oficinas foram saqueadas, demolidas ou incendiadas, enquanto em todo o país mais de duas mil escolas foram devastadas ou inutilizadas, 37 hospitais e cerca de mil pequenas clínicas e dispensários foram vandalizados”.

A maioria dos depósitos de trigo foi esvaziada, as centrais elétricas sabotadas, linhas de ferrovia e estradas bloqueadas ou em estado impraticável e perigoso por causa dos grupos armados que aterrorizam os viajantes que se atrevem a passar ou sair da cidade.
“Diante dessas adversidades e do caos que estamos vivendo”, diz o Prelado, “não nos resta mais que nos entregar à Misericórdia divina, a única capaz de nos libertar e restabelecer a paz no país”.
“Que a Santa Cruz do Senhor ilumine os que detêm o poder. Nós podemos mais que agradecer ao Papa Francisco pelos seus apelos repetidos e insistentes à oração pela paz na Síria”.
Fonte: Aci Digital
Share Button
Share

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O dom da hospitalidade

hospitalidadeUm convite para refletir sobre o Dia Mundial do Turismo
Como sugestão, seguem algumas ideias e conceitos que levam à reflexão sobre o “turismo”, sem limitar à comemoração do Dia ou às recordações de viagens realizadas por cada um.
Inicialmente, resgatando um trecho da Mensagem do Papa João Paulo II em 2004 por ocasião deste Dia, que se celebra a 27 de setembro: “…O Dia Mundial do Turismo não só oferece de novo a oportunidade de afirmar a contribuição positiva do turismo para a construção de um mundo mais justo e pacífico, mas também de refletir profundamente sobre as condições concretas em que ele é gerido e praticado”.
A este propósito, a Igreja não pode deixar de reiterar, uma vez mais, o núcleo da sua visão do homem e da história. “Com efeito, o princípio supremo que deve reger a convivência humana é o respeito pela dignidade de cada indivíduo, criado à imagem de Deus e, por conseguinte, irmão de todos os outros.” (Mensagem do Papa João Paulo II para o dia mundial do turismo 2004)
A viagem reflexiva leva também a considerar uma definição do termo “turismo”. A Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Turismo define turismo “como a atividade do viajante que visita uma localidade fora de seu entorno habitual, por período inferior a um ano, e com propósito principal diferente do exercício de atividade remunerada por entidades do local visitado” (Wikipedia-26/09/13).

Papa: “Cristãos não evitam a Cruz, mas enfrentam humilhações com alegria e paciência”

cruz2Os cristãos dão uma boa prova de si quando “sabem enfrentar humilhações com alegria e paciência”. Papa Francisco ressaltou este aspecto da vida de fé na missa celebrada na manhã desta sexta, 27, na Casa Santa Marta. O Papa alertou novamente para a “tentação do bem-estar espiritual”, que pode nos impedir “de amar plenamente Jesus Cristo”.
Francisco desenvolveu seu pensamento a partir do Evangelho de Lucas, no trecho em que Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas falam Dele e o que eles próprios pensam, até a resposta de Pedro: “O Cristo de Deus”. “Esta pergunta é dirigida também a nós”, disse o Pontífice.
“Foi o Espírito Santo que tocou o coração de Pedro para dizer quem é Jesus. Se é o Cristo, o Filho de Deus vivo, é um mistério… Quem o pode explicar? Se cada um de nós, na oração, disser ao Senhor: “Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo”, Ele responderá “É verdade”.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Desejar o que é bom

Desejar o que é bom

O meu destino como homem está escondido inteiro no destino de Cristo. Somos filhos de Adão, mas nosso destino não é Adão. Somos convidados para ser o Cristo. Ele é a terra prometida, aquilo que nós precisamos almejar. Quanto mais eu saio da minha condição de Adão, tanto mais leve vou ficando e alcançando minha condição Crística. Eu não espero Cristo de braços cruzados, eu luto para o que futuro seja antecipado agora em minha vida, o que Cristo vive.


Eu sou convidado para viver, agora, o que me deixa mais puro, mais santo, com isso fico mais leve. São Paulo faz a distinção das obras da carne e das obras do espírito, o que ele faz é a dimensão “adâmica”e “Crística”. Pegue aquilo que é humano e revista de luz em você. Deus nos dá a graça de iluminarmos nossa vida.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PARTICIPE DA CARREATA DE DIVULGAÇÃO DO V CONGRESSO PAROQUIAL

As ruas de Camocim,   vão se encher de alegria com a festiva divulgação do V Congresso Paroquial da RCC. Uma carreata com muitos carros enfeitados,  carros de som ,  além de todos os demais carros que buzinando, cantando, falando ou gritando, convidam e anunciavam o V Congresso Paroquial da RCC Camocim.  Os jovens e adultos que, andando e correndo, irão  distribuir panfletos e convidar pessoalmente nas ruas, calçadas, praças e na beira mar, por onde quer que passe a carreata em nossa cidade.

O V Congresso Paroquial  será realizado nos dias 12 e 13 de Outubro  na Quadra do Instituto São José que contará com as presença do Padre Nilson Mota da Tv Seculo XXI e muito mais. Com  ministério da pregação aguçado,  jeito espontâneo e direto de falar,  carisma do profetismo, da verdade, do radical bíblico, ele tem sido  alavanca que leva adiante a missão da Renovação carismática católica para o mundo. Certamente, teremos muito que experimentar, como acontece em todos os momentos em que nos colocamos na presença do Senhor.


A Carreata será dia 05 de OUTUBRO,   no horário das 15h, com  Concentração na  Rua Joquim Tavora , esquina com a Independencia.
 Desde já se escreva em  nossos grupos de oração ou com alguns dos membros  da RCC Camocim.
Queremos deixar claro que a Carreata e o Congresso não se trata de um encontro exclusivo da Renovação Carismática, mas de uma Alegria e graça que pode beneficiar diversos movimentos e pastorais de nossa Paróquia, por meio de um oportuno momento de Alegria e avivamento  espiritual. 



por titular do blog Renascer: Gessivandro Queiroz

Nunca acobertei casos de pedofilia, diz Bento XVI

Nunca acobertei casos de pedofilia, diz Bento XVI
O matemático italiano e ateu militante, Piergiorgio Odifreddi, recebeu no último dia 3 de setembro uma carta muito especial. Um envelope selado, com 11 páginas com data de 30 de agosto e assinada por Bento XVI.


No texto, o Bispo Emérito de Roma responde ao livro de Odifreddi “Caro papa, ti scrivo” (Querido Papa, escrevo-te, Mondadori, 2011). Um livro que, como o autor recorda, desde a capa se define como uma “luciferina introdução ao ateísmo”.


No artigo no qual Odifreddi comenta as suas impressões ao receber esta carta afirma: “Não foi uma coincidência ter dirigido a minha carta aberta a Ratzinger. Depois de ter lido o seu “Introdução ao Cristianismo”, entendi que a fé e a doutrina de Bento XVI, a diferença de outros, eram o suficientemente coerentes e sólidas para poder confrontar perfeitamente e sustentar ataques frontais”.

Bispos fazem balanço do Ano da Fé

Bispos fazem balanço do Ano da Fé
No próximo dia 24 de novembro, encerra-se o Ano da Fé, proclamado pelo Papa Emérito Bento XVI. Os fiéis e toda a Igreja têm aproveitado a ocasião para refletir sobre a Fé católica.

De acordo com Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, durante este período, houve um esforço geral para valorizar mais a Fé, conhecendo seu conteúdo e vivendo-a mais intensamente.


Dom Sérgio destacou que “houve uma valorização maior do próprio Catecismo da Igreja Católica” e acredita “que essa renovação missionária da Igreja aconteceu em nível local e paroquial também motivada pelo Ano da Fé”.


Já Dom Wilson Angotti, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e membro da Comissão para a Doutrina da Fé, ressaltou a busca da educação na Fé por parte dos jovens como uma das iniciativas mais marcantes. O prelado observou que vários grupos de jovens estão estudando o Catecismo da Igreja Católica e a Doutrina Social da Igreja, fator que “desperta em nós a consciência de que os jovens estão buscando, estão aprofundando e a Fé tende a se tornar sempre mais consciente e mais firme”.

Igreja excomunga sacerdote que promovia a ordenação de mulheres

Igreja excomunga sacerdote que promovia a ordenação de mulheres
O Papa Francisco expulsou do estado clerical e excomungou Greg Reynolds, porque nunca deixou de celebrar publicamente a Eucaristia difundindo doutrinas contrárias aos ensinamentos da Igreja, como o sacerdócio feminino e o mal chamado “matrimônio” homossexual, apesar de ter sido suspenso no seu ministério pela Arquidiocese de Melbourne (Austrália).


Conforme informou o meio australiano The Age, o documento de excomunhão foi enviado a Reynolds em 31 de maio deste ano, depois da Congregação para a Doutrina da Fé intervir no seu caso e com a autorização do Santo Padre.


O ex-sacerdote foi afastado do seu cargo de pároco em 2011 e fundou no ano passado a organização “Católicos Inclusivos”, devido a sua “crescente convicção de que a Igreja Católica institucional estava equivocada no seu ensinamento sobre a ordenação de mulheres e a homossexualidade”.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quanta contradição! “Projeto missionário” ateu irá visitar 22 cidades em todo o mundo para fundar “igreja” ateísta.

130205131737_sp_harry_cliff_culto_ateu_464x261__nocreditUm templo, um grupo de louvor, momento da oferta, um pregador e uma mensagem para a audiência. Em milhões de igrejas é isso que acontece quando pessoas se reúnem para cultuar a Deus. 
O que parecia uma brincadeira dos humoristas Sanderson Jones e Pipa Evans, tornou-se algo mais sério. Eles criaram a primeira “igreja ateísta” do mundo. Inaugurada em Londres no início do ano, surgiu como uma alternativa para aqueles que gostam de ir à igreja, mas não creem em Deus.
Jones e Evans afirmam que receberam centenas de e-mails de pessoas interessadas em abrir locais assim nas suas cidades. O site da Assembleia afirma que trata-se de “uma congregação sem Deus, que se reúne no primeiro domingo de cada mês para ouvir palestras, cantar músicas e celebrar a maravilha da vida”. Seu lema é oferecer um espaço para quem quer “viver melhor, ajudar com frequência e questionar mais.”
Aos poucos, eles foram criando um “plano de expansão”, preparando vídeos, estrutura de marketing e todos os recursos que puderem oferecer. Mas cada pessoa que deseja iniciar uma “igreja ateísta” está livre para fazer as reuniões como achar melhor.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO FRANCISCO EM CAMOCIM 2013



Clique no cartaz para Ampliar
Com uma expectativa de público de milhares de devotos, tivera início hoje (24/09), com encerramento previsto para o dia 04 de Outubro, os festejos alusivos a São Francisco. A multidão de fiéis, que cresce a cada ano, reflete a demonstração de fé e devoção ao santo que é considerado o patrono dos animais e do meio ambiente.Este ano, o Conselho da Igreja de São Francisco adotou como tema:BUSQUEMOS COM A FORÇA JOVEM DE FRANCISCO A NOVA EVANGELIZAÇÃO!
 A programação terá início hoje ao amanhecer com alvorada festiva e queima de fogos na praça São Francisco.

Veja a programação completa e participe !!!

FESTA DE SÃO FRANCISCO  

VENHA PARTICIPAR DE MOMENTOS DE MUITA ALEGRIA E DEVOÇÃO.

Tema: BUSQUEMOS COM A FORÇA JOVEM DE FRANCISCO A NOVA EVANGELIZAÇÃO!

DE 24 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO DE 2013.


DIA 24/09 (terça): ABERTURA DA FESTA
05:30h – Despertar , Alvorada com queima de fogos na praça da Igreja de São Francisco.
19:00h – Hasteamento da Bandeira e Celebração Eucarística
Convidados: Paróquia Bom Jesus dos Navegantes e Área Missionária Nossa Senhora de Fátima
Liturgia: Comunidade de São Francisco.
Cânticos e salmo: Polo São Francisco

Rock in Rio termina com grito de “o mal permanece para sempre” em música do ‘Iron Maiden’.


pentagrama-gloria_thumb7-320x161

O grupo inglês de heavy metal Iron Maiden encerrou o festival Rock in Rio, que teve público total de 600 mil pessoas. Às 0h10 desta segunda, iniciou sua apresentação, que segundo o jornal Estado de São Paulo “parecia anunciar mesmo o Apocalipse”.
Na introdução surgiram imagens nos telões mostrando destruição de forças da natureza. Logo depois, apareceu Jesus Cristo em um crucifixo prestes a incendiar. O vocalista, Bruce Dickinson, instigava o público a cantar junto músicas conhecidas como “The number the beast”, cujo letra anuncia “Ai de vós, ó terra e mar/ Pois o demônio envia a besta com ódio/ Porque ele sabe que o tempo é curto/O ritual começou, o trabalho do satanás está feito/ 666, o número da besta/ Está havendo sacrifício esta noite”.

Pastoral Rodoviária espalha fé em mais de 2 milhões de quilômetros.

pastoral-rodoviaria

Utilizando caminhões capelas, os padres Germano, Arno e Miguel espalham fé pelo interior do Brasil. Os três sacerdotes da Igreja Católica fazem parte da pastoral rodoviária que surgiu em 1976 e tem ligação com a Congregação da Missão Província do Sul de Curitiba (PR), na região Sul. O projeto começou com o polonês Marian Litewka.
Os veículos são equipados com tudo que é necessário para celebrar uma missa, que é anunciada em autos falantes e por meio do tradicional boca a boca.
“A questão é alguém que escute, que fale, que tem um tempo de atenção, sem precisar pagar. Porque na estrada quase tudo é pago. Então ter um tempo disponível para você poder escutar”, explica padre Arno, em entrevista ao programa televisivo Fantástico, exibida no domingo (22).
A Pastoral espalha a devoção a Nossa Senhora da Estrada. Os números são gigantescos: mais de 2,8 milhões de quilômetros já percorridos. Os padres trabalham nove meses por ano e rodam, em média, 400 quilômetros por dia. Além da improvisação dos lugares, os religiosos fazem adaptação no culto, como a benção das chaves, e espalham proteção aos colegas caminhoneiros.
Abrindo a porta traseira do furgão, surge o altar, as caixas de som, o microfone, os folhetos da celebração, as folhas de cânticos e os demais assessórios preparados para fins religiosos. Os postos de gasolina são importantes espaços para esse trabalho de evangelização.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Papa pede que os meios de comunicação difunda a fé

O Papa pede que os meios de comunicação difunda a fé

Ao receber neste sábado na Sala Clementina do Palácio Apostólico os oitenta participantes na Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, o Papa Francisco exortou a que os meios de comunicação sirvam para difundir “a beleza da fé”.


Trata-se, disse o Santo Padre, de “um desafio”, o “descobrir, também através dos meios de comunicação social, além do encontro pessoal, a beleza de tudo o que constitui o fundamento do nosso caminho e da nossa vida, a beleza da fé, a beleza do encontro com Cristo”.


“Também no contexto da comunicação é preciso que a Igreja consiga levar calor, inflamar os corações”.


Francisco remarcou “a importância da comunicação para a Igreja”, recordando o “50º aniversário da aprovação do Decreto conciliar Inter mirifica”, sobre os meios de comunicação social.


“Não se trata apenas de uma comemoração; esse documento expressa o interesse da Igreja pela comunicação e por seus instrumentos, importantes também em uma dimensão evangelizadora”.

como começar um grupo de oração da RCC

O Grupo de Oração: núcleo de serviço e ministérios
I – Definição
O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação da Renovação Carismática, através do qual pessoas engajadas, líderes e servos – a través de encontros, orações e formação – buscam “fazer acontecer um processo poderoso de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal do cristã e todos os seus relacionamentos com Deus, com i Igreja a Comunidade”¹.
Podemos também dizer que o Grupo de Oração é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência, que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos de vivencia do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo e que, conforme a sua especificidade e mantendo sua identidade, se insere no conjunto da pastoral diocesana ou paroquial, em espírito de comunhão, participação, obediência e serviço.
II – Objetivo
“O objetivo do Grupo de Oração é levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar a maturidade da vida plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus: ‘Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10, 10b)”2

domingo, 22 de setembro de 2013

COMENTARIO DO EVNAGELHO DE DOMINGO

É preciso sair do comodismo; o Reino de Deus exige empenho, inteligência, discernimento.

Esta parábola do início do capítulo 16 de Lucas dá continuidade ao capítulo precedente. Em que consiste esta conexão entre os capítulos 15 e 16? É o que podemos chamar de “elemento destoante”. O filho mais jovem admite a seu pai que ele pecou (vv. 18.21) e reconhece não ser mais digno de ser chamado “seu filho” (vv. 19.21). No entanto, sua motivação para voltar para a casa do pai é o desejo da própria preservação. Sua motivação não é estar de novo com o seu pai, mas ter o pão dos empregados do seu pai (cf. v. 17). O capítulo 16 continua o discurso do capítulo 15, mas o auditório é outro; agora se trata dos discípulos (cf. v. 1).
É outra história, a do “administrador injusto ou desonesto” (cf. v. 8). É preciso cuidado para interpretar bem o que a parábola diz, do contrário poderia induzir a erro, considerando que Jesus elogia a desonestidade do administrador. O que é louvada nesta parábola é a habilidade de uma pessoa de empregar meios para alcançar determinado fim; ele utiliza sua inteligência para encontrar o meio de assegurar sua felicidade.

Arqueólogos encontram “cidade perdida” mencionada nos Evangelhos: Dalmanuta.


http://en.wikipedia.org/wiki/File:Ginosar_BW_7.jpg

Segundo o site acadêmico LiveScience, uma “cidade perdida”, descrita nos Evangelhos, pode finalmente ter sido encontrada. Dalmanuta é o lugar para onde Jesus partiu após ter feito a multiplicação de pães e peixes que alimentou uma multidão. O capítulo 8 de Marcos afirma: O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. Cerca de quatro mil homens estavam presentes. E, tendo-os despedido, entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta”.
Contudo, a passagem correspondente de Mateus 15:39 diz: “Tendo despedido a multidão, entrou no barco, e dirigiu-se ao território de Magadã”. Essa menção fez com que durante séculos os estudiosos pensarem se tratar da cidade que hoje é chamada de Migdal.
Também conhecida por Magdala, está situada ao noroeste do Mar da Galileia, no vale de Genesaré. O local é mais conhecido por sua associação com Maria de Magdala, apelidada de Madalena. 
Ken Dark, da Universidade de Reading, cuja equipe descobriu as ruínas dessa cidade defende que se trata de Dalmanuta, uma “cidade perdida” para a arqueologia. Ele e sua equipe querem comprovar a teoria por causa de uma embarcação de 2.000 anos de idade que foi encontrada na região em 1986.(foto acima) Até hoje é o mais famoso artefato associado à área, o famoso “barco de Jesus” poderia não ser de Magdala, mas sim da cidade vizinha de Dalmanuta. Elas ficavam a cerca de 200 metros uma da outra. Isso sugere que os dois evangelistas apontavam para a mesma região, mas não para a mesma cidade.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°