VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 14 de setembro de 2013

Os significados da dor e da Cruz

crucificadoNo dia 14 de setembro, celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz. Celebrar a Cruz e exaltá-la não significa cultuar o sofrimento, como se ele fosse capaz de nos redimir por si só. Nesse artigo vamos refletir, sobre nossas cruzes e dores de cada dia. Que ele te ajude a descobrir, como o sofrimento imerecido, mas unido a Cristo é redentor.
Sempre me chocaram, sobretudo, os sofrimentos não merecidos, as frustrações recebidas sem motivos aparentes. Nunca entendi a dor das pessoas justas, conscientes, boas. Quem nunca foi ferido muitas vezes e nunca se perguntou: por que eu? Por que justo eu? Quanta incompreensão, raiva, inveja, proibições, desilusões, afetos destruídos e violentados.  A dor é inerente à condição humana.
No ponto de vista científico, a dor não tem um fim em si mesma, mas é antes de tudo, um sintoma, um sinal de que alguma área do nosso ser  necessita de atenção, de cuidados especiais. Podemos classificar a dor, pelo menos para fins de reflexão, em três níveis: físico, psicológico e espiritual.
A dor física causa incômodo estando em qualquer parte do corpo. Para esta é mais fácil encontrar solução e alivio. Neste processo o auxílio da medicina é uma alternativa geralmente utilizada. A dor psicológica, por sua vez, manifesta-se num nível mais profundo que a primeira. Dentre suas conseqüências podemos sentir: angústia, ansiedade, medo, tristeza, raiva etc.

Cristãos são decapitados na Síria por se recusarem a se converterem ao islamismo

Cristãos são decapitados na Síria por se recusarem a se converterem ao islamismoA situação de guerra vivida atualmente pela Síria foi agravada pela tomada da cidade cristã de Maaloula. Segundo relatos de testemunhas que fugiram da cidade, jihadistas tomaram localidade e, armados, tentam obrigar moradores locais a se converter ao islamismo, sob a mira de armas.
- Eles chegaram à nossa cidade na manhã da última quarta-feira e gritaram: ‘Nós somos a frente Al-Nosra’ – relatou uma mulher durante a semana, em Damasco, depois de participar do funeral de três cristãos que foram mortos durante os combates entre os rebeldes e o Exército.
Maaloula, uma das cidades cristãs mais famosas da Síria, é conhecida mundialmente por seus habitantes ainda falarem aramaico, o idioma falado por Jesus Cristo. A maioria dos cristãos na cidade é católica bizantina. Estima-se que 80% dessa população se refugiou em cidades vizinhas.
Ao longo de dois anos e meio de conflitos étnicos e religiosos, milhares de pessoas têm perdido suas vidas. Porém, ao longo da semana o mundo inteiro ficou chocado com imagens divulgadas pela revista Time, feitas na cidade de Keferghan, onde quatro jovens cristãos foram decapitados publicamente.
Um fotógrafo que não foi identificado fez imagens e uma narrativa breve, do que presenciou. A revista não confirmou, mas outras diversas afirmam que o motivo da morte deles foi sua fé.

Cristãos celebram Festa da Exaltação da Santa Cruz

Cristãos celebram Festa da Exaltação da Santa Cruz
Cristãos do ocidente e do oriente celebram neste sábado, 14, a festa da Exaltação da Santa Cruz. Segundo a tradição, a solenidade surgiu por volta do ano 355, por ocasião da inauguração de duas basílicas em Jerusalém: a Basílica do Calvário e a do Santo Sepulcro. A construção dos dois templos foi ordenada pelo imperador na época, Constantino.

Ainda segundo a tradição, as basílicas foram erguidas em consideração à descoberta do lenho da cruz de Jesus que teria sido encontrado por Santa Helena, esposa do imperador Constantino. Durante as escavações para a construção das igrejas, operários encontraram instrumentos que teriam sido utilizados na crucificação de Cristo e dos dois ladrões.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Quem são os construtores de paz?



Quem são os construtores de paz?
Bento XVI certa vez iniciou sua reflexão recordando a luz de Jesus que passou a iluminar o mundo: “como a luz e o calor do sol são uma benção para a terra, assim a luz de Deus o e é para a humanidade, quando Ele faz brilhar sobre ela a sua face. Isto aconteceu com o nascimento de Jesus Cristo. Deus fez resplandecer para nós a sua face: inicialmente de um jeito muito humilde, escondido em Belém somente Maria e José e alguns pastores foram testemunhas desta revelação mas pouco a pouco, como o sol que do amanhecer chega ao meio-dia, a luz de Cristo cresceu e se difundiu por toda a parte”.


Então, Bento XVI, referindo-se ao canto de glória dos anjos, saudando o nascimento do Salvador, enfatizou qual deve ser a atitude dos cristãos: “este é o canto dos cristãos debaixo do céu; um canto que dos corações e dos lábios passa a gestos concretos, nos atitudes de amor que constroem diálogo, compreensão e reconciliação”.

Santa Sé anuncia atividades do Papa de setembro a novembro


Santa Sé anuncia atividades do Papa de setembro a novembro
A Santa Sé informou nesta quinta-feira o calendário de atividades que realizará o Papa Francisco durante os meses de setembro a novembro, que inclui a Santa Missa pela Jornada Mariana de 13 de outubro em que o Pontífice consagrará o mundo ao Imaculado Coração de Maria.


Assim, o próximo 22 de setembro, o Papa visitará o Santuário de Nossa Senhora da Bonária em Cagliari (Itália).


Uma semana depois, em 29 de setembro, o Papa presidirá às 10h na Praça de São Pedro a Santa Missa pelo Dia dos Catequistas. No dia seguinte às 10h na Sala do Consistório, presidirá o consistório para diversas causas de canonização como a do Beato João Paulo II e a do Papa João XXIII.

Porta-voz do Vaticano fala dos 6 meses de Pontificado de Francisco

Porta-voz do Vaticano fala dos 6 meses de Pontificado de Francisco
O Papa Francisco completa seis meses de sua eleição como Pontífice nesta sexta-feira, 13. O Santo Padre foi eleito no dia 13 de março e celebrou a Missa de início do seu Pontificado seis dias depois, no dia 19.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, fez um balanço desses primeiros meses do Papa Francisco à frente da Igreja Católica.

Repórter: Padre Lombardi, para usar o método do Papa Francisco: quais são as três principais novidades deste Pontificado?

Padre Lombardi: Eu diria que a primeira novidade é o nome, que me tocou desde o início: Francisco, um nome certamente novo; nenhum Papa antes dele o havia usado. E, com o nome de Francisco, existe a sua explicação, dada pelo próprio Papa: “pobres, paz, custódia da Criação”. E temos já visto – ao menos sobre pobres e a paz – que verdadeiramente são marcas fundamentais deste Pontificado, também de extrema atualidade, como nas últimas semanas, este empenho extremamente corajoso pela paz no Oriente Médio.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Nova encíclica ajudará a entender melhor o voto de pobreza

Nova encíclica ajudará a entender melhor o voto de pobreza
O Cardeal agostiniano Prosper Grech –que fez a última meditação antes de proceder às votações no Conclave que elegeu o Papa Francisco– explicou que o Santo Padre está escrevendo uma encíclica sobre os pobres que também ajudará a entender melhor o voto de pobreza na Igreja.


Em entrevista concedida ao Grupo ACI em Roma, o Cardeal de 87 anos disse que “não é fácil definir a pobreza porque este já não é mais um assunto de pobreza radical, mas uma encíclica sobre a pobreza ajudará as ordens religiosas a definir como vivê-la realmente nas nossas sociedades”.


O Cardeal se refere à encíclica que escreve o Papa Francisco e que foi anunciada em maio por um Bispo italiano. O texto levaria por nome “Beati pauperes”. A primeira encíclica do Santo Padre se titula “A luz da fé” e foi escrita com a contribuição valiosa de Bento XVI.

Existem 2,2 milhões de igrejas evangélicas em todo o mundo, 85% lideradas por pastores sem “formação teológica”.




tumblr_lp0q5hOi1n1qz7zr6o1_500
Durante o século passado, o número de evangélicos em todo o mundo cresceu. Estima-se que 75% deles vivam na África, na Ásia ou na América do Sul.
Embora seja impossível saber ao certo, estudiosos calculam que existam cerca de 2,2 milhões de igrejas evangélicas em todo o mundo.
 85% delas são lideradas por pastores com pouca ou nenhuma formação teológica. Estima-se que menos de 10% dos pastores possuem um diploma de teologia.
Fontes: The Gospel Coalition e Training Leader International.

A Maçonaria segundo Maurice Cailet, um ex-maçom.


download

Entrevista concedida por ocasião da excomunhão do Pe. Pascal Venzin (França), que se descobriu ser maçom.
Maurice Cailet, (Foto) ex-membro do Grande Oriente da França recorda…tudo o que separa a Maçonaria do Cristianismo
O testemunho de Maurice Cailet, “Eu Fui Maçon”, já deu a volta ao mundo em dez idiomas.
2070954-2874326
Médico agnóstico, foi iniciado no Grande Oriente da França, desfrutou os privilégios da fraternidade e da ajuda mútua entre seus membros até que comprovou que esta fraternidade estava acima da justiça e depois começou a se tornar incômodo para a sociedade secreta. No fim do caminho, lhe esperava a Santíssima Virgem em Lourdes.
Pedimos a Cailet uma avaliação sobre aquilo que, nos diz, é um “escândalo” na Igreja Francesa: a pertença à Maçonaria do pároco de Megève (diocese de Annecy, em Alta Saboya, próximo da Suíça). O Pe. Pascal Venzin teve que ser afastado de suas funções e ser excomungado, diante de sua negativa de abandonar a organização.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Que acabe o barulho das armas!, pede o Papa

Que acabe o barulho das armas!, pede o Papa
Ante os fiéis congregados na Praça de São Pedro na tarde de ontem, com motivo do dia de Jejum e Oração pela Paz na Síria, Oriente Médio e no mundo, o Papa Francisco pediu “que se acabe barulho das armas!”, pois “a guerra sempre significa o fracasso da paz, é sempre uma derrota para a humanidade”.


O Santo Padre assinalou que, tal como se expressa no livro do Gênesis, “toda a criação constitui um conjunto harmonioso, bom, mas os seres humanos em particular, criados à imagem e semelhança de Deus, formam uma única família, em que as relações estão marcadas por uma fraternidade real e não simplesmente de palavra: o outro e a outra são o irmão e a irmã que devemos amar, e a relação com Deus, que é amor, fidelidade, bondade, se reflete em todas as relações humanas e dá harmonia para toda a criação”.

Frei Galvão será comemorado em outubro

Frei Galvão será comemorado em outubro2013
O primeiro Santo brasileiro será celebrado entre os dias 16 e 25 do mês de outubro. O Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, localizado no Jardim do Vale, em Guaratinguetá (SP), promoverá a novena e Festa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

“Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e a Profissão da Fé Cristã” é o tema para a edição deste ano da celebração em homenagem ao Santo canonizado pelo Papa Emérito Bento XVI, em 2007.


A novena perpétua será celebrada em dois horários: 14h30 e 19h. Logo depois, haverá a Santa Missa na primeira igreja no Brasil dedicada a São Frei Galvão.

A Igreja conclama os jovens a usar a internet com discernimento e atenção.


1891_614x327
 Não faz muito tempo que encontrei o documento “A Igreja e a Internet”, publicado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais nada menos que em 2002! Eu o considero um documento imprescindível para se entender a postura da Igreja diante da realidade da rede mundial de computadores e das redes sociais. Depois, é verdade, o papa Bento XVI e agora Francisco deram uma continuidade intensa a este assunto.
Não vou focar em muitos dos pontos do documento. Há muito ali que vale a pena! Mas quero dedicar hoje algumas linhas à sua parte final, às recomendações aos dirigentes eclesiais, aos agentes pastorais, aos catequistas e educadores, aos pais e, finalmente, aos jovens e crianças. É nestes últimos que eu quero concentrar a minha atenção.
A Igreja é muito clara com os jovens e com os seus formadores quanto à internet e às redes sociais: “A internet põe ao alcance dos jovens, numa idade inusualmente precoce, uma imensa capacidade de fazer o bem ou o mal, a si mesmos e aos outros”.
A Igreja conclama os jovens a usar a internet adequadamente, a se enriquecerem com ela e a enriquecer a vida de outros, a se prepararem com responsabilidade para o seu futuro e a usá-la como meio privilegiado para fazer o bem. Não só isso: a Igreja chama os jovens a irem contra a corrente, a exercerem a contracultura e a se prepararem para ser perseguidos por defender o que é verdadeiro e bom também nesse meio de comunicação. A abordagem é forte.

VEM AÍ O V CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC CAMOCIM

Nos dias 12 e 13 de outubro de 2013, Camocim sediará, na quadra poliesportiva do Instituto São José, a partir das 08:00h, o V Congresso Paroquial, que traz o tema “Esta é a vitória que vence o mundo a nossa Fé. I Jo 5,4b”. O evento é uma realização da Renovação Carismática de Camocim (RCC) e contará com a presença de Pe. Nilson Mota, da TV século 21, logo após a santa missa haverá um maravilhoso show cristão com a banda ShalomGod de Fortaleza . As inscrições poderão ser feitas nos Grupos de Oração (com os coordenadores), na casa da RCC (Rua Dom Pedro II, nº 54).
Logo mais  em nosso blog estaremos trazendo mais novidades. aguarde!

“Igreja Cowboy”: Congregação cristã usa arena de rodeio e tema rural para atrair fiéis

“Igreja Cowboy”: Congregação cristã usa arena de rodeio e tema rural para atrair fiéisO culto se inicia com a banda tocando em ritmo country os versos “I Think God Must Be a Cowboy at Heart” (E eu acho que Deus deve ser um cowboy no coração), após algumas músicas no estilo tradicional dos vaqueiros norte-americanos, o pastor sobe ao altar usando jeans, botas e um chapéu de palha para iniciar o sermão.
É assim que se inicia mais um culto na Cowboy Church of Santa Fe County, igreja liderada pelo pastor Steve “Doc” Timmons, de 57 anos de idade. Do altar decorado com selas, botas, chapéus e até mesmo uma roda de carroça, Timmons profere o sermão para os congregantes, que acabaram de acompanhar o som da banda batendo os pés no chão ao ritmo das músicas, seguindo o tradicional estilo country.
A igreja liderada por Timmons fica na cidade de Santa Fe, no Texas, e foi montada em um armazém de concreto e aço, um prédio que em nada se parece com uma igreja. Porém, é nesse local que se reúnem regularmente cerca de 30 cristãos, que saíram de igrejas tradicionais e buscam um local de culto mais descontraído, e onde se dê mais valor ao relacionamento.
- O que eu encontrei nesta Igreja Cowboy foi um grupo de pessoas que são muito sérios sobre seu relacionamento com Jesus Cristo, e totalmente despretensiosos – afirmou Steve Meador, de 63 anos de idade, contando que começou a frequentar a igreja após passar por várias igrejas nos últimos 2 anos.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°