VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 7 de setembro de 2013

Qual a origem do sinal da cruz?

Qual a origem do sinal da cruz?
O sinal da cruz se tornou o gesto fundamental da oração cristã. Trata-se da expressão visível da fé no Cristo ressuscitado, conforme as palavras de São Paulo, em 1 Cor 1,23-24: “nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos – quer judeus quer gregos -, força de Deus e sabedoria de Deus.”. Fazer o sinal da cruz significa dizer sim publicamente, àquele que por nós sofreu por nossos pecados, e mediante o Seu Corpo, pregado na cruz, revelou o infinito amor de Deus por nós. Por meio do sinal da cruz fazemos uma profissão de fé, declarando crer em Jesus, e colocando-nos sob Sua preciosa proteção.

Os escritos dos primeiros cristãos são a prova mais evidente, que o sinal da cruz já era praticado desde as origens da Igreja:


O escritor Tertuliano (+ pouco antes de 220) escreveu:


“Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, quando nos lavamos, quando iniciamos as refeições, quando nos vamos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas as nossas demais atividades, persignamo-nos a testa com o sinal da Cruz” (De corona militis 3).

Este sábado, Dia de oração e jejum pela paz na Síria

Este sábado, Dia de oração e jejum pela paz na Síria
Um “exército” da paz se reunirá esta noite na Praça São Pedro para viver com o Papa Francisco a Vigília de oração pela crise na Síria.

A partir das 16h locais as passagens de acesso à Praça São Pedro estarão abertas para o afluxo de quem quiser participar. A Vigília propriamente dita terá início às 19h, estendendo-se até as 23h.

O grito desarmado pela paz e as palavras singelas de milhões de almas em oração para reduzir ao silêncio o ribombar dos canhões e reconduzir à razão os estrategistas da guerra. Para isso o Papa Francisco mobilizou a Igreja, suscitando uma adesão planetária mesmo por parte de quem não se reconhece na Igreja.

O grito do Papa no último Angelus será repetido na abertura da Vigília: “Nunca mais a guerra, nunca mais a guerra!”

“A guerra é o fracasso da paz, é sempre uma derrota para a humanidade”


papa-francesco-digiuno-siria-12-770x670A Praça São Pedro lotou-se na noite deste sábado com milhares de pessoas que provenientes de todas as partes se reuniram em torno do Santo Padre respondendo assim a seu convite a uma Vigília de jejum e oração em favor da paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro. A iniciativa do Pontífice – de um Dia de oração e jejum em favor da paz – foi vivida por milhões de pessoas no mundo inteiro, fiéis cristãos e de outras religiões, e pessoas de boa vontade.
Em consonância com o tom penitencial do encontro, acompanhado pelo Cardeal Angelo Comastri, o Santo Padre chegou a pé ao patamar da Basílica de São Pedro, tendo passado pela Basílica vaticana.
Em espírito de oração e grande recolhimento, após ser entoado o canto do Veni Creator (Vinde, Espírito Criador), a recitação do Terço diante do ícone mariano da Salus populi Romani (Protetora do povo Romano), intercalado de leituras, o Santo Padre dirigiu a sua reflexão aos presentes e a todos aqueles que acompanharam a Vigília pela televisão.
Dividida em três pontos e partindo da narração bíblica da origem do mundo e da humanidade, contida no livro do Gênesis, o Papa Francisco insistiu sobre a mensagem da bondade da Criação de Deus.

Novela da Globo ‘Amor à vida’, ABORTO e a “objeção de consciência”.


aborto-amor-a-vida

Recentemente, na novela Amor à Vida, um médico se negou a atender uma paciente que chegou ao hospital em estado de choque após ter provocado um aborto ilegal, alegando que isso iria contra sua consciência. No entanto, a cena misturou dois conceitos, omissão de socorro e objeção de consciência, com o risco de o espectador não perceber a diferença entre as duas situações. Por isso, é preciso fazer observações importantíssimas sobre esta questão apresentada com frequência pela mídia.
O médico tem obrigação ética de prestar socorro a qualquer pessoa em risco de morte ou em situação de emergência; portanto, não existe o recurso da objeção de consciência diante de uma mulher em situação de risco após tentativa de aborto, não importa como ele tenha sido realizado. Isso é completamente diferente de afirmar que um médico é obrigado a realizar um aborto. Neste caso, é-lhe assegurado o direito de objeção de consciência.

A TEORIA do “Big Bang” contradiz a Bíblia?



bigbang1
O relato bíblico não é uma descrição científica ou uma narração de fatos ligados à criação divina. A teoria de um universo criado e em expansão foi formulada pela primeira vez por um sacerdote católico, como demonstração do fato de que a ciência e a fé são complementares, ainda que autônomas.
A teoria de um universo criado e em expansão foi elaborada entre 1927 e 1931 por Georges Lemaître (1894-1966), sacerdote e astrofísico belga.
Quem, no século XXI, ainda lembra que Georges Lemaître, sacerdote e astrofísico belga, foi o inventor da famosa teoria do Big Bang? Hoje, ele já é desconhecido e esquecido, a não ser na Bélgica. No entanto, foi ele quem elaborou um modelo do universo em expansão (1927), formulando a primeira teoria cosmológica segundo a qual o universo primitivo e denso entrou em expansão imediatamente depois de uma explosão.
Em 1922, redige uma memória que se apresenta como uma síntese pessoal da relatividade estreita e geral, intitulada “A física de Einstein”. Estudando, de fato, as equações do pai da teoria da relatividade, observou que o Universo que surgia não podia ser estático, mas dinâmico; do contrário, toda a massa teria acabado por colapsar sobre is mesma. Em 1927, durante o período da sua cátedra em Lovaina, publica seu artigo mais importante, que impressionou muito Albert Einstein, ainda que nos primeiros anos rejeitará a teoria do Pe. Lemaître.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Procure fazer uma boa confissão

 enviado por Disney Thaim, colaboradora do Blog

Que Jesus entre em nós e nos liberte das impurezas que adquirimos ao longo da vida. Procuremos, hoje, uma boa confissão; procuremos fazer um bom exame de consciência.

“Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: ‘Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!’” (Lc 4,33-34).

Nós lemos, no Evangelho de hoje, a autoridade de Jesus sobre os espíritos impuros. Esse homem, possuído por um espírito impuro, não conhecia a paz nem o sossego. Como esse demônio da impureza o atormentava!

Lançada plataforma virtual voltada para Bispos da América Latina.


logo_episcopo
A nova sede do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) não tem um edifício físico, ainda que conte com um auditório para 500 pessoas e dez salas de conferências para 25 membros. Além de oferecer áreas de formação, informação e comunicação com as quais espera contribuir ao trabalho conjunto das Conferências Episcopais do continente e sua relação com a Santa Sé. Trata-se do Episcopo.net, uma plataforma virtual reservada ao uso dos Bispos, as Conferências Episcopais e os Dicastérios na Santa Sé “que cria comunhão e pertença, que dá lugar ao encontro”, segundo expressou o CELAM em um comunicado oficial.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

“Os que querem a guerra na Síria são instrumentos do diabo”

“Os que querem a guerra na Síria são instrumentos do diabo”
O famoso sacerdote exorcista da Diocese de Roma e do Vaticano, Gabriele Amorth, assegurou que aqueles que apoiam a intervenção militar contra a Síria, estão sendo instrumentos do Diabo para semear o mal no mundo.


“Estes que querem a guerra na Síria são instrumentos do diabo”, assinalou o Pe. Amorth em 4 de setembro em declarações ao blog Stanze Vaticano, do canal de televisão italiano Tgcom24.

“O Senhor é um Deus de paz, quer a paz, quer o amor entre os homens, quer a solidariedade e a ajuda, de modo que o rico ajude o pobre. E Satanás é quem quer a morte e a guerra”, afirmou.


Em relação ao dia de jejum e oração assim como à vigília convocadas pelo Papa Francisco para pedir a paz na Síria e no mundo no próximo sábado 7 de setembro, o exorcista disse que sem dúvida “incomodará o diabo, e não só a ele”. “Prefiro não dar nomes”, acrescentou.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Apresenta a sua Família ao Papa, novo concurso do Vaticano

Apresenta a sua Família ao Papa, novo concurso do Vaticano
O Pontifício Conselho para a Família do Vaticano lançou um concurso no que poderão participar os mais novos da casa. Para isso devem desenhar as suas famílias e enviar os desenhos ao Papa. Os desenhos ganhadores serão apresentados ao Papa Francisco durante a Peregrinação das Famílias ao Túmulo de Pedro em Roma, nos dias 26 e 27 de outubro deste ano.


O Pontifício Concílio para a Família da Santa Sé lançou esta convocatória a todas as crianças entre 3 e 11 anos de idade, para que enviem até o dia 30 de setembro desenhos de sua família em uma folha A4/letter em formato eletrônico indicando seu nome, idade e lugar de procedência.


Os desenhos ganhadores também serão publicados nos jornais locais, “IL Giornalino” e “G-Beby” e projetados durante as atividades da peregrinação.


O correio eletrônico para enviar os desenhos é: roma2013@family.va


Fonte: ACI Digital

Participe da Festa da Santa Cruz em Camocim

Começou  hoje na Capela do Cruzeiro a tradicional Festa da Santa Cruz, com o tema, "Jesus Cristo da cruz à Luz". O evento religioso é realizado pela comunidade da Capela do Cruzeiro e reunirá até o dia 14, data em que se encerra o festejo, pastorais, movimentos, grupos e toda a comunidade do bairro do Cruzeiro e adjacências em torno de celebrações eucarísticas, novenas, leilões etc. 
A comunidade do Cruzeiro convida toda a população para participar deste momento de  celebração da fé cristã e encontro fraterno entre irmãos. Participe!
veja a programação Completa


Festa Da Santa Cruz 2013 
De 04 a 14 De Setembro De 2013
Tema:"Jesus Cristo Da Cruz À Luz"!
Capela Da Santa Cruz - Camocim-Ceará



Dia 04.09.13 - Quarta-Feira
06:00 Hs - 
Alvorada Do Despertar Com Queima De Fogos E Divulgação Da Festa.
 15:00 Hs - Terço Da Misericórdia E Adoração Ao Santíssimo Sacramento.
19:00 - Hasteamento Da Bandeira E Celebração Eucarística.
Convidados:Todo O Povo De Deus  
Liturgia:Polo Cruzeiro  
Cânticos:Polo Cruzeiro

BANDA CAMOCINENSE APÓSTOLOS NA FINAL DE CONCURSO DE PROGRAMA DA TV DIÁRIO

A Banda Apóstolos, da cidade de Camocim é Finalista do Quadro Banda Revelação do Programa Paz e Amor, da Tv Diário. A banda Viajou na ultima  Segunda Feira (02) para a capital cearense, onde gravou  sua participação. O programa que será exibido no próximo dia 09 de Setembro, a partir das 20:10h. A Apóstolos concorre com outras 12 bandas do Ceará, na busca por um contrato de 1 ano  com uma gravadora. Os camocinenses querem assim gravar o primeiro cd da carreira deles. A Banda Apóstolos também é finalista da 6ª Edição do festival Recado de Musica Católica, que será realizado na Cidade de Fortaleza, nos dias 07 e 08 de setembro. No ano passado eles ficaram em segundo lugar na Categoria Sacra, com a música "Tua Voz". Na edição de 2013, o grupo concorre, na Categoria Música Inédita,  com a canção "Alguém". 

TEXTO: Tadeu Nogueira- cAMOCIMONLINE

Mórmons admitem erros e corrigem “revelação” após 183 anos.


mormons_pbs
Opino:
A história da suposta revelação mórmon tem sido uma pedra de tropeço para seus seguidores; diferentemente da revelação cristã no catolicismo, a História NÃO CONFIRMA seus dados.
Não existem provas – apesar de seu pequeno tempo de existência- de que os supostos fatos alegados em sua origem sejam históricos. 
Mesmo que fossem  sua doutrina é incompatível com o cristianismo católico e evangélico, ou seja, não faria diferença.
A História para eles tem grande peso pois se colocam como a “restauração” do cristianismo histórico que ‘fracassou’ e que por isso Deus teria escolhido um profeta para restaurar “sua” Igreja. (isso teria acontecido  nos Estados Unidos em 1820)
Para nós cristãos, principalmente nós católicos, a História é nossa aliada porque o verbo de Deus se encarnou nessa história e nela caminha pela Igreja. Quem adentra nessa História vê com clareza como nossa fé tem fundamento.

domingo, 1 de setembro de 2013

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA.

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

Livro Mês da Bíblia 2013 traz aprofundamento sobre o Evangelho de São Lucas

mes da biblia 2013
 Redação Portal A12

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética lançou recentemente o livro “Mês da Bíblia 2013 – Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas”.

O livro é um subsídio que motiva para vivenciar com intensidade o mês da Bíblia e direciona com profundidade o Evangelho de Lucas, ensinando e fortificando quem almeja se tornar verdadeiramente um discípulo missionário.

Os interessados neste aprofundamento podem encontrar o livro nas Edições CNBB, no endereço www.edicoescnbb.com.br

O mês da Bíblia é celebrado em setembro, este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC).

São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

COMENTARIO DO EVANGELHO DE DOMINGO


Consequências das escolhas - Lc 14,1.7-14

Um convite à generosidade.
Jesus continua sua subida para Jerusalém. À medida que faz seu caminho para o Pai, ele vai instruindo os seus discípulos. Um israelita de verdade mantém os ouvidos sempre abertos, pois ele sabe que toda sabedoria vem de Deus, e se deixa instruir por Deus: “O homem sensato medita as máximas em sua oração, ouvido atento, eis o que o sábio deseja” (Eclo 3,29).
O episódio do evangelho deste domingo se dá durante uma refeição, “na casa de um dos chefes fariseus” (v. 1). Duas outras vezes Jesus foi, segundo Lucas, a uma refeição na casa de fariseus (7,36; 11,37). Há entre Jesus e os fariseus uma mescla de simpatia e resistência. Os fariseus, efetivamente, desejam viver fielmente sua religião e creem servir a Deus através de suas práticas, sobretudo, uma determinada prática da Lei.
Mas a rigidez quase obsessiva os cega, liga-os de modo estreito à letra do texto; a Lei de Deus é para eles um conjunto de regras e preceitos. Esse modo de cumprir a Lei, que eles julgavam ser o correto, fazia com que se esquecessem do essencial da Lei: o amor a Deus e o amor fraterno. Tal modo de interpretar a Lei os impedia de olhar para os outros com misericórdia e pôr em prática a palavra do Senhor: “É misericórdia que eu quero, e não sacrifícios” (Os 6,6).

CAMINHADA MARCA INICIO DO MES DA BIBLIA EM CAMOCIM

Foto: Passando em frente o mercado
No último dia 31 de agosto  ocorreu em Camocim a Caminhada do mês da Bíblia. promovida pela o serviço de animação bíblica da paroquia de Camocim. O cortejo saiu da conhecida Praça do Amor de Camocim, percorrendo as principais ruas da cidade, chegando à Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes, onde se concretizou com uma celebração. Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada.
A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.
Ao lê-la, não devemos nos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas as palavras da Sagrada Escritura tem seu sentido definitivo Nele, porque é no mistério de sua morte e ressurreição que o plano de Deus para a nossa salvação se cumpre plenamente.

Nelson Mandela deixa hospital depois de quase três meses

Nelson Mandela deixa hospital depois de quase três meses
A Presidência da África do Sul divulgou comunicado neste domingo, 1°, informando que o ex-presidente do país, Nelson Mandela, deixou o hospital nesta manhã e foi para sua casa em Joanesburgo, onde continuará a receber cuidados intensivos. O anúncio foi feito um dia depois de as autoridades terem negado relatos de que Mandela havia recebido alta.

A declaração do governo diz que a condição de Mandela permanece crítica e, no momento, instável. O primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul estava no hospital desde junho com uma infecção pulmonar. “A equipe de médicos está convencida de que ele vai receber o mesmo nível de cuidado intensivo em sua casa, no subúrbio de Houghton, que recebeu no hospital em Pretória”, diz a declaração da Presidência.

Papa Emérito Bento XVI celebra Missa para seus ex-alunos


Papa Emérito Bento XVI celebra Missa para seus ex-alunos
Estamos no caminho certo se tentamos nos tornar pessoas que “descem” para servir e levar a gratuidade de Deus. Assim disse o Papa Emérito Bento XVI na Missa celebrada na manhã deste domingo, 2, na capela do Governatorato no Vaticano. A celebração foi por ocasião do encerramento do tradicional encontro do professor Ratzinger com seus ex-alunos, os “Ratzinger Schuelerkreis”.

O encontro dos alunos aconteceu como de costume em Castel Gandolfo, mas neste ano não contou com a participação do Papa Emérito. Esta 38º edição da reunião foi dedicada ao tema “A questão de Deus diante da secularização”.

Todos na vida querem encontrar o seu lugar bom, mas qual é verdadeiramente este lugar? A homilia de Bento XVI foi, no fundo, uma resposta a esta pergunta e partiu do Evangelho deste domingo, no qual Jesus convida a tomar o último lugar.

Angelus: Papa Francisco anuncia jornada de jejum e oração pela paz no dia 7 de Setembro


papa.angelus Um forte apelo à paz, retomando as célebres palavras do seu predecessor, Paulo VI, “Nunca mais a guerra!”, marcou as palavras do Papa Francisco neste domingo por ocasião da Oração Mariana do Angelus, em que sublinhou que “a paz é um dom muito preciso que deve ser promovido e tutelado”.
Os numerosos fiéis que, mais do que nunca, enchiam a Praça de São Pedro, reagiam com aplausos de consentimento às vibrantes palavras do Papa que disse estar profundamente preocupado com as diversas situações de conflito que se vivem no mundo, de modo particular na Síria.
“Vivo com particular sofrimento e preocupação as tantas situações de conflito que há nesta terra, mas, nestes dias, o meu coração está profundamente ferido por aquilo que está a acontecer na Síria, e angustiado pelas dramáticas evoluções que se prospectam”.
O Papa dirigiu por isso, do fundo do coração, um forte apelo à paz …

A liberdade religiosa é um problema dos países asiáticos e africanos ou é um problema universal?


06-perseguiçãoçç
por blog carmadelio
Entrevista com o diretor italiano de Ajuda à Igreja que Sofr
Por Luca Marcolivio
O Meeting de Rímini para a Amizade entre os Povos, realizado na Itália de 19 a 23 de outubro, terminou sob a luz da esperança na liberdade religiosa.
ZENIT conversou com um dos palestrantes, Massimo Ilardo, diretor, na Itália, da associação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Ele ilustrou o passado, o presente e o futuro da associação que tem 65 anos de atividade.
Qual foi a contribuição da Ajuda à Igreja que Sofre, neste Meeting?
Máximo Ilardo: Nós tivemos a possibilidade de participar na conferência sobre a Síria, ilustrando todas as problemáticas que os sírios enfrentam hoje e contando o que a AIS está fazendo para ajudar. No ano passado falamos do Irã, em particular das minorias cristãs e do seu sofrimento naquele país e do que a AIS fez e continua fazendo por eles. Em 1987, o nosso fundador veio ao Meeting e contou sobre a atividade da AIS. Sete mil pessoas estiveram na conferência. Quando ele chegou, todo o público ficou de pé. O setor italiano da AIS (Aiuto alla Chiesa che Sofre) está desenvolvendo um trabalho de divulgação, para continuar sendo, como tem sido há 65 anos, a voz que fala do tema religioso para prestar uma ajuda concreta, graças à colaboração dos benfeitores, que são todos privados.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°