sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ENSINAMENTO BIBLICO- ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

por Elzene Vasconcelos - ministra extraordinária da Comunhão

Celebramos, com gozo, uma das mais importantes festas da Santíssima Virgem Maria: sua glorificação em corpo e alma ao céu. Neste dia constatamos, uma vez mais, como a profecia que saiu de seus lábios, “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48), tem se cumprido, sem interrupção, até hoje.
Não desejamos outra coisa, em uma data como esta, que faz próprias as palavras do Padre da Igreja que dizia:“Que em cada um esteja a alma de Maria para engrandecer ao Senhor, que em cada um esteja o espírito de Maria para exultar em Deus!”(Santo Ambrosio)
No mistério de sua Assunção ao Céu cantamos a Glória de Maria, porém, em que consiste a Gloria de Maria? A verdadeira glória de Maria é sua participação na mesma luz de Deus.
 Assim como a mulher revestida de resplendor do sol do Apocalipse, ela foi envolta em sua propria glória, foi mergulhada em Deus. Nesta glória Maria realiza a vocação para a qual toda criatura humana e a Igreja inteira foi criada: ser “louvor da glória” de Deus (Ef 1,14).
 Por isso, nesta solenidade proclamamos, junto com a Igreja inteira, que Maria entrou na Glória de seu Filho Jesus, com tudo o que ela é, com a humildade de sua vida, de seu silencio, de sua entrega discreta, de seu caminho no seguimento até os pés da cruz.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Em setembro o Papa anunciará a data de canonização de João Paulo II e João XXIII See more at: http://www.coms

O Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, assinalou que o Papa Francisco anunciará no próximo dia 30 de setembro, durante um consistório no Vaticano, a data da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII.

OCardeal recordou que quando regressou do Brasil, o Papa Francisco já havia mencionado que a canonização dos beatos poderia dar-se em 2014. "O Santo Padre dará uma data precisa em 30 de setembro, durante o Consistório que ele irá presidir. Consistório sobre os Santos, propriamente sobre estas duas canonizações. Nesse momento o Santo Padre dirá a data oficial que só ele sabe".

"Queria dizer uma coisa sobre estas duas figuras: João XIII foi o grande profeta e criador do Concílio; João Paulo II foi aquele que o colocou em prática e o desenvolveu em todos os seus componentes e em todas as suas virtualidades. São verdadeiramente dois pilares não somente de cultura cristã, mas também de santidade cristã".

O milagre que elevará aos altares dos santos a João Paulo II é o de uma mulher costa-riquenha que se recuperou de um aneurisma quando já estava desenganada.

No caso de João XXIII, o Papa Francisco decidiu proceder com a canonização sem necessidade de um segundo milagre, algo que o porta-voz do Vaticano, o Padre Federico Lombardi, esclareceu dizendo que o milagre "não é uma necessidade absoluta".


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por
ACI Digital
- See more at: http://www.comshalom.org/noticias/exibir.php?not_id=8252#sthash.qZ42K9bs.dpuf

Jornada Mariana será realizada em outubro, no Vaticano

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização publicou em seu site .annusfidei.va, o programa da Jornada Mariana, a ser realizada em Roma nos dias 12 e 13 de outubro do corrente. O tema da Jornada será “Feliz és Tu que acreditaste!”

A Jornada Mariana está inserida na programação do Ano da Fé e é anunciada como “celebração de um dia mariano com a presença de todas as associações marianas”. Atendendo a um pedido do Santo Padre, a imagem de Nossa Senhora de Fátima - que é venerada na Capelinha das Aparições - será trazida a Roma.

A programação da Jornada terá seu início no sábado, 12, com a peregrinação ao túmulo de Pedro e adoração e celebração do Sacramento da Penitência nas igrejas próximas à Basílica de São Pedro. Às 17 horas, a imagem de Nossa Senhora de Fátima será acolhida na Praça São Pedro, na presença do Papa Francisco.

No domingo, dia 13, o Papa Francisco presidirá uma Missa na Praça São Pedro, por ocasião do encontro. 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por
news.va
- See more at: http://www.comshalom.org/noticias/exibir.php?not_id=8253#sthash.4sr3Yacp.dpuf

O Papa Francisco e a “Laicidade do Estado”.




A LAICIDADE DO ESTADO
Dom Fernando Arêas Rifan*
No encontro com a classe dirigente do Brasil, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre, o Papa Francisco, em seu discurso, abordou a questão da laicidade do Estado.
O Papa falou que “memória do passado e utopia na perspectiva do futuro se encontram no presente, que não é uma conjuntura sem história e sem promessa, mas um momento no tempo, um desafio a recolher sabedoria e sabê-la projetar”, ressaltando três aspectos: a originalidade de uma tradição cultural, a responsabilidade solidária para construir o futuro e o diálogo construtivo para encarar o presente.
Quanto à tradição cultural, o Papa insistiu na integração de diversos elementos, entre os quais está a seiva do Evangelho, a fé em Jesus Cristo, o amor de Deus e a fraternidade com o próximo.

GRUPO CRISTO É VIDA PREPARA I NOITE VOCACIONAL

No Brasil o mês de agosto é sempre uma oportunidade para que possamos refletir sobre o chamado que Deus nos faz para vivermos de um modo mais concreto a nossa vocação à santidade, que recebemos no dia em que fomos batizados.
Grandes santos são lembrados neste mês, como: São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, padroeiro dos párocos; São Lourenço, padroeiro dos diáconos; Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas; São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas; Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina e, de modo especial, nossa Santa Mãe do Céu, Maria Santíssima, que é recordada na solenidade da sua Assunção, nos apontando o feliz destino de todos os que dizem “Sim” a Deus.
Sendo assim o grupo Cristo é Vida da comunidade de Santo Expedito realizará no dia 23 de Agosto, a I Noite Vocacional,na Igreja de Santo Expedito, a partir das 19 horas, com  exibição do filme Clara e Francisco que contará o chamado vocacional destes dois grandes santos de nossa Igreja. Também teremos a presenças de nossas religiosas e leigos da paróquia.
contamos com a presença de todos!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Encontrar Jesus


Encontrar JesusPor que, para muitas pessoas, a fé e as práticas religiosas já não são mais o ponto de apoio diante da vida? Por que a falta de vontade, o cansaço, o incômodo para participar da Igreja?Por que os jovens não se sentem atraídos? Por que, em resumo, esta monotonia e esta falta de alegria entre os cristãos?


O episódio da transfiguração nos ajuda a dar uma resposta a estas questões. O que a transfiguração significou para os três discípulos que a presenciaram? Até então haviam conhecido Jesus em sua aparência externa, um homem não diferente dos demais, de quem conheciam sua procedência, seus costumes, seu tom de voz… Agora conhecem outro Jesus, o verdadeiro Jesus, o que não se consegue ver com os olhos de todos os dias, à luz normal do sol, mas que é fruto de uma revelação, de uma mudança, de um dom de Deus.

domingo, 18 de agosto de 2013

COMENTARIO DO EVANGELHO DO DIA

A festa da vitória de Deus

A solenidade da Assunção da Mãe de Deus é, em primeiro lugar, a festa da vitória de Deus e do seu Cristo sobre o mal e a morte. Deus é o Senhor da vida. “Por um só homem a morte entrou no mundo, também por um só homem vem a ressurreição dos mortos. Assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos receberão a vida” (1Cor 15,21-22).
A festa da Assunção da Mãe de Deus é a festa da Páscoa do ser humano, da participação da nossa humanidade na Páscoa de Cristo.
O trecho do livro do Apocalipse é uma visão, uma revelação de um grande sinal. Como se trata de um sinal, ele precisa ser interpretado e bem compreendido. Este grande sinal é o da Igreja triunfante, na eternidade (“lua debaixo dos pés – v. 1), vitoriosa (“coroa de doze estrelas” – v. 1), iluminada com a luz do Cristo Ressuscitado (“vestida com o sol” – v. 1), pronta para dar à luz (v. 2); a Igreja fiel ao seu Senhor gera, pela fé, novos filhos. É ameaçada pelo Dragão (vv. 3-4), e protegida, ela e seu filho (v. 5-6).

EVENTOS PAROQUIAIS EM CAMOCIM

Foto
Teve início na manhã do ultimo Sábado (17) o IV Congresso do Grupo de Oração do Terço dos Homens. Com o tema "Com a Virgem Maria Celebramos o Ano da Fé", os participantes compareceram ao Auditório do Instituto São José, onde, após o credenciamento, a programação, que inclui oficinas, palestras, adoração e oração, passou a acontecer, indo até às 18:00h, quando foi realizada a Santa Missa, na Igreja Matriz. O evento foi uma realização do Movimento do Terço dos Homens de Camocim, com apoio da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. 
 
 Kairós para Servos da RCC Camocim
 
Kairós é uma antiga palavra grega que significa “o momento certo” ou “oportuno”. É o dia do encontro pessoal com Deus, onde você para um pouco com sua rotina atribulada e tem um “tempo” somente para Deus, com  adoração, missas, palestras, e  a partir daí tomar um novo rumo com sua vida de oração. Baseado nisso, e dentro das moções do Espírito Santo, a Renovação Carismática Católica de Camocim realizou, neste Sabado (17) e domingo (18), no auditório paroquial  mais um   Kairós para servos do ano . O evento foi marcado por momentos de louvor, pregação e oração. 
 
 

"Ide e fazei discípulos" Jovens participam de Valeu a Pena JMJ no Rio de Janeiro

A Jornada Mundial da Juventude Rio2013 não acabou. Os jovens querem manter o ânimo e o vigor de uma fé viva, de uma Igreja jovem. Os participantes do Valeu a Pena JMJ, evento da Comunidade Shalom, refletem e revivem as melhores experiências do encontro com o Papa e com a universalidade da Igreja Católica, que foi realizado no fim de julho no Rio de Janeiro. O Valeu a Pena JMJ acontece dias 17 e 18 de agosto, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Rua 8 de dezembro, 328, Vila Isabel).

Ainda relembrando o clima da JMJ, o militar Ygor Felipe, 23 anos, afirma: “Foram cinco dias de oração intensa. Eu tive a graça de trabalhar na minha primeira Jornada e subir no palco para ficar do lado do Papa durante um momento do evento”. E completa: “Foi uma graça conhecer pessoas do outros países e ver a vivencia de vários jovens católicos do mundo inteiro”.

Ygor também conta uma das experiências que marcou sua vida. “Durante a entrega das credenciais, vi padres do mundo inteiro, cada um com um estilo diferente, mas todos professando a mesma fé, e quando chegamos no horário do Ângelus, todos pararam o que faziam e começaram a cantar em latim, foi lindo”.

Você tem amigos Protestantes? Veja se eles conseguem responder a essas Perguntas.



1. Quem fundou a sua Igreja? Por quê? Então, as igrejas existentes estavam erradas para que fosse preciso surgir mais uma igreja? E quem garante que a sua é que está certa? Foi o Senhor que a fundou ou foi um mero homem? (Sl 126(127), 1.2; Mt 16,18).

2. É correto o denominacionalismo? Se o é, por que a Bíblia insiste na unidade dos cristãos (Jo 10,16;17,21.22; Ef 4,5) e pede que nos afastemos dos que geram divisão (Rm 16,17)? Se não é, por que os evangélicos não obedecem a sua única regra de fé e prática?

3. Se você existisse antes da Reforma a que Igreja cristã pertenceria?

4. Frequentemente, os evangélicos acusam os católicos de adotarem costumes humanos porque, dizem eles, não se encontram na Bíblia. Perguntamos: a Igreja não pode criar determinado costume, se quiser? Os costumes têm que estar na Bíblia? E os evangélicos? Por acaso, os costumes deles estão todos na Bíblia? Está na Bíblia, por exemplo, o costume de andar com a Bíblia embaixo do braço? E o de pregar com paletó? E a formiga smilinguido, está também na Bíblia? E o pior, as diversas igrejas evangélicas criadas diária e contraditoriamente estão na Bíblia? Se os evangélicos podem criar costumes e até igrejas (apesar de Cristo já ter fundado a sua Igreja há quase dois mil anos, que justamente é a Igreja Católica), por que só a Igreja Católica não pode criar seus costumes? (Leia Mt 18,19).

5. Antes de atrair os católicos para a sua doutrina (ou melhor, doutrinas), você não acha que os evangélicos deveriam chegar a um acordo entre si e descobrirem, no meio de tantas doutrinas desencontradas, onde se encontra a verdadeira doutrina do evangelho?

Egito: 52 igrejas queimadas e centenas de cristãos mortos por islâmicos.Veja imagens.


O mundo olha horrorizado para o Egito esta semana. Os números oficiais falam de 525 mortos, incluindo 43 policiais, e 3.000 feridos em todo o país. A Irmandade Muçulmana aumentou o número de mortos para 4.500.
Após a destituição de Mohamed Morsi, o país se viu tomado pela disputa de vários grupos pelo poder. Manifestações em todo o país evoluíram para uma verdadeira batalha campal. Especialistas afirmam que o Egito está numa encruzilhada que pode mudar radicalmente o país caso os aliados da Irmandade Muçulmana vençam. Um dos motivos é por que eles já falam em uma guerra contra Israel.
Os conflitos desde quarta-feira são os mais sangrentos já registrados no país na era moderna. A violência utilizada pelas forças de segurança dos partidários da Irmandade Muçulmana, que controlava o governo deposto, desencadeou uma onda de raiva e vingança em todo o país. Tudo piorou com a renúncia do vice-presidente Mohamed ElBaradei. Ganhador do Nobel da Paz ele justificou que não poderia “assumir a responsabilidade por decisões com as quais não estou de acordo”.

No Angelus deste domingo Papa renova apelo pela paz no Egito

No Angelus deste domingo Papa renova apelo pela paz no Egito
O Papa Francisco rezou o Angelus deste domingo, 18 de agosto, da janela da residência pontifícia, no Vaticano, com milhares de fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro.

Na alocução que precedeu a oração mariana, o pontífice explicou um trecho da Carta aos Hebreus que diz: “Corramos com perseverança na corrida, mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé”.

“É uma expressão que devemos sublinhar especialmente neste Ano da Fé. Nós, também, ao longo deste ano, mantemos os olhos fixos em Jesus, porque a fé, que é o nosso sim à relação filial com Deus, vem d’Ele: Ele é o único mediador desta relação entre nós e nosso Pai que está nos céus. Jesus é o Filho, e Nele somos filhos”, frisou Francisco.

O Santo Padre recordou que a Palavra de Deus deste domingo contém uma palavra de Jesus que nos coloca em crise, e precisa ser explicada, caso contrário, pode levar a mal-entendidos.

Dom Aviz fala aos religiosos do Brasil no mês das vocações

Dom Aviz fala aos religiosos do Brasil no mês das vocações 
O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz, enviou uma mensagem aos religiosos do Brasil por ocasião do mês vocacional. Neste domingo, 18, é o momento de celebrar a vocação à vida consagrada.

Em sua mensagem, Dom Aviz saúda a Vida Consagrada no Brasil em nome do Papa Francisco e da Congregação como um todo. Ele fala do amor com que acompanham a missão dos consagrados e consagradas no mundo.

O Cardeal também exorta os religiosos para que, em meio a uma sociedade em mudanças, mantenham o essencial e se abram com coragem e alegria aos apelos do Espírito Santo em tempos atuais.

Confira abaixo a íntegra da mensagem

Comissão da CNBB divulga mensagem pelo Dia do Catequista

Comissão da CNBB divulga mensagem pelo Dia do Catequista
O Dia do Catequista é celebrado no dia 25 de agosto em todo Brasil. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, Dom Jacinto Bergmann, divulgou uma mensagem a esses importantes atores da caminhada da comunidade eclesial.

Leia a mensagem:

Mensagem aos/às catequistas do Brasil

Um grande grito de louvor e ação de graças brota do nosso coração, por ocasião, mais uma vez, do Dia do/a Catequista. Nele celebramos o ministério bíblico-catequético de todos nós, tão essencial na vida da Igreja! O que seria da Igreja no Brasil, sem a plêiade de catequistas espalhados por todas as “periferias existenciais” do seu imenso território?
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by