VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 29 de junho de 2013

Dia do Papa

O gigante acordou? Mas quem o está comandando? O que querem?


altO fenômeno das manifestações populares em combate aos aumentos das tarifas de ônibus e contra a corrupção tomou conta das ruas do Brasil. Neste artigo, o padre Eduardo Braga (Dudu), da Arquidiocese de Niterói/RJ, traz algumas reflexões necessárias sobre o assunto. Confira.

O Brasil está vivendo um momento histórico com este fenômeno das “manifestações”. Praticamente ninguém mais questiona a liberdade democrática de expressarmos, como cidadãos, nossos direitos. Mas o que começamos a ver no nosso país ainda é obscuro. Que movimento é este? O que ele pretende? Quem são os seus mentores? Sem estas respostas seria no mínimo imprudente, sob meu ponto de vista, aderi-lo.

Estamos indo às ruas por causa de 20 centavos? Queremos apenas passe livre? O país do futebol está indignado com a Copa? Por que este movimento começa exatamente agora? É verdade, que a organização deste movimento não pode conter os vândalos? Estamos caminhando para uma guerra civil também no Brasil? Destruir nossas cidades nos garantirá um Brasil melhor? Deseja-se reforma ou faz-se revolução? Estamos seguros para dizer que está caindo um paradigma no Brasil?

Inscrições com hospedagem para a JMJ terminam domingo

Inscrições com hospedagem para a JMJ terminam domingoOs peregrinos que precisarem de hospedagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 precisam finalizar sua inscrição e efetuar o pagamento até domingo, 30. Após a data, não serão mais garantidas as hospedagens, mesmo para grupos que fizeram a opção por pacotes com alojamento e que já efetuaram o pagamento parcial.


Segundo informações do setor de inscrições da JMJ, para garantir a hospedagem dos grupos com o status pendente de pagamento, é necessário efetuar o pagamento total até 30 de junho ou finalizar a inscrição, modificando o número de pacotes escolhidos incluindo apenas os pagos.


Um cuidado importante é verificar se o status do seu grupo está como PAGO. Se já efetuou o pagamento total e o status do grupo está como PAGO, seu grupo está inscrito para a JMJ Rio2013.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mais de 2 milhões de cópias do Manual de Bioética para jovens serão distribuídos na JMJ Rio 2013.



Zenit

Entrevista com Pe. Rafael Fornasier, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB
Por Thácio Lincon Soares de Siqueira


Durante a Jornada Mundial da Juventude serão distribuídos 2 milhões de cópias, em 4 idiomas, do Manual de Bioética para jovens, intitulado Keys to Bioethics.

“O seu conteúdo foi elaborado por profissionais da área da bioética, da saúde e das ciências humanas e sociais, muitos deles ligados ou próximos à Fundação Jérôme Lejeune, criada para continuar a ação do Prof. Lejeune”, explicou  Pe. Rafael Fornasier, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB.

O Prof. Lejeune descobriu, em 1958, que a síndrome de down é um anomalia genética do par de cromossomos 21, passando assim a ser conhecida também como trissomia 21. Desde então, trabalhou com a pesquisa científica, buscando a terapia para a doença e, por causa de seus pacientes, se posicionando firmemente contra a legalização do aborto.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

“Sacerdotes: sejam pais que vivam a paternidade espiritual”

“Sacerdotes: sejam pais que vivam a paternidade espiritual”
Na Missa de ontem que celebrou na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco assinalou que os sacerdotes devem viver intensamente a paternidade espiritual, devem ser verdadeiros pais também com paternidade pastoral, porque a isso estão chamados e é um dom que Deus lhes concede.


O “desejo da paternidade” está registrado nas fibras mais profundas de um homem. E um presbítero, disse o Papa, não é uma exceção, ainda quando seu desejo esteja orientado e vivido de maneira particular.


“Quando um homem não tem este desejo, falta alguma coisa neste homem, alguma coisa aconteceu. Todos nós, para sermos plenos, para sermos maduros, temos que sentir a alegria da paternidade: inclusive nós os celibatários. A paternidade é dar vida a outros, dar vida, dar vida… Para nós, será a paternidade pastoral e espiritual: mas é dar vida, converter-se em pais”.

Guaratiba receberá o "Show do Futuro"



Com um conceito novo de construção do futuro, a vigília do Campus Fidei, em Guaratiba, promete levar o público a experimentar grandes emoções. O Show do Futuro, com uma programação começando às 10h30do sábado, 27 de julho, levará ao palco grandes nomes da música católica, como os Padres Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi e Fábio de Mello.
Serão 13 shows no sábado com quase 50 atrações reunidas. A programação seguirá até meia-noite, com um intervalo para a vigília com o Papa Francisco. Para o domingo, dia 28 de julho, estão programados dois shows para antes da missa com o Santo Padre e dois logo após. Ao todo, serão quase 15 horas de atração, de acordo com o Diretor Artístico dos eventos de Guaratiba, Edson Erdmann. A direção artística da vigília é de Ulysses Cruz.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

FESTEJO DE NOSSA SENHORA LIVRAMENTO - PARAZINHO - GRANJA-CE




Dos dias 22 de Junho a 02 de Julho é realizado no distrito de Parazinho Granja-Ce, o tradicional festejo de Nossa Senhora do Livramento uma das maiores romarias do Ceará é mais que um festejo da Igreja católica é um momento de confratenização das famílias muitos conterrâneos que residem em outras cidades e em outros estados vem para o festejo váarias famílias da cidade de Granja se mudam os dez dias  de festa para Parazinho, além das novenas e missas a região oferecem várias opções de laser, pois parazinho tem um grande açude e próximo tem belas lagoas com a da torta e de Jijoca e belas praias como as da Tatajuba e Jericoacoara  e o rio Coreau, e muitas festas dançantes estilo forró como a que acontece todos os anos no clube cheiro de menina em Folha Larga, Parazinho, emfim várias opções de laser.

veja a programação completa

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/06/2011 (Abertura) 4ª feira
06h00: Café comunitário/ Pátio da matriz.18h00: Carreata com Maria/do Posto Frota.19h00: Hasteamento da bandeira/ missa Pe. Arnalton
Responsáveis: Pastoral Litúrgica.Acolhe a imagem Paula Francinete e família.

Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém do Pará, reflete sobre as manifestações no Brasil.

Por Dom Alberto Taveira Corrêa

Nos últimos dias, manifestações multitudinárias pelas ruas de várias cidades do país chamaram a atenção de toda a sociedade. Líderes autênticos ou forjados, bandeiras que começam no preço das passagens dos coletivos, passam pelos gastos com a construção de estádios, chegam à chaga da corrupção e da impunidade e incluem o justo reclamo por verbas para a educação e a saúde, um leque aberto e muito complexo.
Busca-se entender o que elas significam, pois aparentemente tudo andava bem e os detentores do poder não cessam de defender os ganhos econômicos e sociais. Não dá para fazer ouvido de mercador diante de tantos e insistentes gritos!
Os argumentos são diversos, mas todos convergem para uma insatisfação crescente. O descrédito generalizado dos diversos poderes que se envolvem no jogo político e social causa forte impressão. Repete-se o ciclo, independente dos partidos que governam, para voltar à insegurança quanto ao futuro.

Ex-Pastor Luterano Congregacionalista e Presbiteriano dos Estados Unidos, Marcus Grodi, converte-se ao catolicismo.



Ex-Pastor Luterano Congregacionalista e Presbiteriano dos Estados Unidos, Marcus Grodi, cresceu numa igreja luterana perto de Toledo, Ohio. Era ativo no Grupo Jovem, catequizava e confirmava os colegas na fé. “Conheci muitas coisas” – disse ele – “mas não penetraram em meu coração. Os acampamentos de verão dos jovens da Igreja pareciam preparados mais para uma exibição de música do que para temas espirituais”.
Os colegas de Grodi na Escola Superior provinham de diversas denominações religiosas, não, porém, do Catolicismo. “Minha visão do Catolicismo não era extremamente negativa, mas trazíamos um monte de interpretações mitológicas da Igreja Católica, que se encontrava do outro lado da cidade. Imaginávamos que estivesse cheia de superstições, e que o povo estava quase escravizado pelos padres e as freiras”.
Marcus, porém, começou a se surpreender, vistas as diferenças existentes entre as denominações protestantes.
Grodi estudava Engenharia em Case Western Reserve. “Passei três anos sem entrar numa igreja”, declarou. “Eu estava envolvido numa convivência fraterna e tudo que lhe diz respeito. Finalmente no verão anterior ao meu último ano experimentei uma profunda renovação da minha fé mediante o testemunho de um amigo – o que representou uma guinada de 180º na minha vida”.

Jornada Mundial da Juventude terá 120 pontos culturais na cidade do Rio de Janeiro.


Jornal O POVO

As atividades culturais vinculadas à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá de 23 a 28 de julho na capital fluminense, estarão distribuídas por mais de 120 pontos da cidade.

A informação é do gerente do setor de eventos culturais da JMJ, Gustavo Ribeiro, que participou  de audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O principal evento cultural será a exposição A Herança do Sagrado: Obras-Primas do Vaticano e de Museus Italianos, que será aberta no dia 10 de julho no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).

Comissão de Constituição e Justiça aprova PEC 99/11, que dá poder às igrejas evangélicas de questionarem leis no STF

Comissão de Constituição e Justiça aprova PEC 99/11, que dá poder às igrejas evangélicas de questionarem leis no STF
O Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 99/2011 que prevê a inclusão de entidades religiosas de âmbito nacional na lista de instituições que podem propor ação direta de inconstitucionalidade ou ação declaratória de constitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Em votação realizada nesta quarta-feira, 27 de junho, os parlamentares que entidades como o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Convenção Batista Nacional e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), podem impetrar ações diretamente no STF a respeito de temas que estejam sendo discutidos na sociedade.
A PEC 99/2011 é de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), que é delegado e, portanto, tem formação acadêmica em Direito. Campos também é o autor do projeto 234/2011, apelidado de “cura gay”, e que deverá ser votado na próxima semana no plenário da Câmara.
Agora que foi aprovada na CCJ, a PEC 99/2011 deverá ser analisada por uma comissão especial antes de ser votada no plenário, em dois turnos.

JMJ é declarada de interesse nacional na Argentina

JMJ é declarada de interesse nacional na Argentina
A Secretaria-Geral da presidência da República Argentina declarou interesse pela participação da delegação do país na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.


O Secretário Geral da presidência, Oscar Parrili, afirmou que a visita do Papa Francisco ao Brasil será um evento de significativa importância para os jovens ao redor do mundo.


Em fevereiro deste ano, a resolução foi aprovada pela Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal da Argentina, sendo dirigida ao Ministério da Cultura Argentina.

Papa: a graça da paternidade, também aos celibatários

Papa: a graça da paternidade, também aos celibatários
O Santo Padre celebrou a Santa Missa, na manhã desta quarta-feira, na Capela da Casa Santa Marta, onde reside, da qual tomou parte o Cardeal-arcebispo de Palermo, Dom Salvatore De Giorgi, que comemora seus 60 anos de ordenação sacerdotal. Ele estava acompanhado de alguns bispos e sacerdotes.

Em sua meditação, após as felicitações dirigidas ao Cardeal De Giorgio, o Papa partiu do trecho o Gênesis, no qual “Deus promete ao idoso Abraão a alegria de ter um filho e uma descendência como as estrelas do céu.

Neste sentido, o Papa refletiu sobre o “desejo de paternidade”, inscrito nas fibras mais profundas de um homem. O sacerdote não está isento deste desejo, embora seja orientado e vivido de modo particular.

Fiéis podem enviar intenção para a missa do Papa no Santuário

Fiéis podem enviar intenção para a missa do Papa no Santuário
O Papa Francisco realizará a Missa Solene no Santuário de Aparecida (SP), dia 24 de julho, quando estará no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e a Campanha dos Devotos está organizando um livro de intenções que será colocado no altar da celebração.


Os fiéis podem enviar as suas intenções pelo telefone 0300 2 10 12 10, das 7h30 às 23h50, ou pelo blog A12.com/devotos, até o dia 14 de julho.

terça-feira, 25 de junho de 2013

7 passos para vencer a depressão

São Gregório Nazianzeno quando passou pela experiência da depressão, orou do seguinte modo:


O sopro da vida, ó Senhor, parece estar desaparecendo de mim. Meu corpo está tenso, minha mente cheia de ansiedade, não tenho nenhum entusiasmo, e nem energia.


Estou impotente para acalmar meus medos.


Sou incapaz de relaxar meus membros.


A escuridão invade constantemente meus pensamentos Senhor, fortalece a minha alma, revigora o meu corpo.


Não existem pessoas isentas de passar pelo vale escuro da depressão. .Na Bíblia temos muitos exemplos de heróis da fé passando por esta situação. Um destes exemplos, é o profeta Elias. Em 1º Rs 19,3.4 lemos: “Elias teve medo, e partiu para salvar a sua vida… Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida… ”


Vemos nesse caso, o modo carinhoso como Deus cuidou de Elias: “Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come.”( 1Rs 19, 5). Lá estavam água e pão. Esta água recorda a graça batismal e a força do Espírito Santo que habita em nós. O pão aponta para a Eucaristia, Corpo e Sangue de Jesus.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Natividade de João Batista

Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista. Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.
 São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou o seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.
 Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração. Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: "João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre".

Paróquia de Camocim Apresenta novos Coroinhas

Neste último domingo, dia 23/06, os novos coroinhas de nossa Paróquia foram apresentados a comunidade católica.
Os coroinhas prestam um serviço importante, enquanto ajudam o sacerdote na boa e digna execução da Sagrada Liturgia.
Após a Santa Missa, onde ocorreu a bênção das túnicas e vestição dos coroinhas e uma bênção de Envio. 
"Depois de alguns meses de  preparação  esperamos que o número de coroinhas de nossa Paróquia possa crescer não somente em quantidade, mas principalmente em qualidade.

Preciso de bons coroinhas que me ajude nas celebrações, tem dias que fico sozinho, abrace esse compromisso que vocês fazem hoje a nossa paróquia."  Disse nosso pároco  Evaldo Carneiro.
  
Os mais de dez Corinhas estarão a partir de agora sendo servidores de Deus e felicitando a Deus e a seus familiares.


Grupo Renascer: ‘’Parabéns aos nossos novos coroinhas e também às suas famílias, por todo o incentivo e participação’’

Brasil se prepara para receber jovens estrangeiros na Semana Missionária da JMJ

Brasil se prepara para receber jovens estrangeiros na Semana Missionária da JMJ

Jovens de todo Brasil estão se preparando para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e também para a pré-jornada chamada no Brasil de Semana Missionária, que antecede o evento. De 16 a 20 de julho todos os estados do país receberão jovens estrangeiros para participar desta Semana.


Foi na JMJ em Paris, 1997, que as pré-jornadas começaram. Para animar os jovens a participarem e para conseguir que os peregrinos de outros países fossem acolhidos, a igreja da França estimulou esses encontros.


A iniciativa deu tão certo que as JMJ’s seguintes também adotaram a ideia, na Itália, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Mais atividades foram englobadas, como: vigílias de oração, trabalhos comunitários, encontro com jovens e famílias, etc.

A Igreja é chamada a proclamar a Palavra de Deus até o martírio"


altComo São João, a Igreja é chamada a proclamar a Palavra de Deus até o martírio. Foi o que sublinhou o Papa Francisco na Santa Missa nesta manhã, na Casa Santa Marta, na Solenidade do Nascimento de São João Batista. O Papa reafirmou que a Igreja não deve jamais conservar algo para si mesma, mas estar sempre a serviço do Evangelho.

Na missa, que foi concelebrada, entre outros, pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, participaram um grupo de sacerdotes e colaboradores do Pontifício Conselho para a Cultura, um grupo de funcionários da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra e um grupo do Serviço Filatélico e Numismático Vaticano.

Práticas Espirituais: motivação para os Grupos de Oração


Grupos de Oração em todo Brasil estão aderindo à Mobilização Nacional de Oração, com o exercício das práticas espirituais. A ação é parte do projeto Amigos de Deus, uma proposta feita pelo Ministério de Intercessão para ser praticada por todos os servos da RCC  e não apenas para os intercessores.

De acordo com o coordenador nacional do ministério de Intercessão e um dos pioneiros do projeto, Luís César Martins, a iniciativa depende da motivação realizada pelos coordenadores em todo Brasil: “Penso que é necessário que os Conselhos Estaduais e Diocesanos motivem os coordenadores diocesanos e de Grupos de Oração, respectivamente, e estes últimos motivem os servos em seus Grupos de Oração. Desta forma conseguiremos que toda a RCC do Brasil esteja reunida em oração diante do Senhor por causas bem específicas. Com certeza os frutos que já estão sendo colhidos serão ainda mais abundantes”.

Nota da CNBB sobre protestos.



Os bispos manifestam “solidariedade e apoio às manifestações, desde que pacíficas, que têm levado às ruas gente de todas as idades, sobretudo os jovens”. A presidência da CNBB apresentou a Nota em entrevista coletiva e o documento foi aprovado na reunião do Conselho Permanente concluída na manhã desta sexta-feira, 21 de junho.