VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 11 de maio de 2013

Bendita entre as mulheres

Imagem de Destaque
Confiamos nossas mães àquela que é Mãe de Cristo
Todos os homens e mulheres foram criados por Deus para o glorificarem e serem felizes e realizados. A própria glória de Deus se manifesta no ser humano vivo! Ninguém foi destinado à perdição e à condenação. O Bom Pastor, que é Jesus, quer tomar sobre os ombros as ovelhas, com especial atenção àquelas que porventura se desgarrarem do rebanho. O olhar de ternura com que envolve a todos é referência para cada um de nós, a fim de que sejam inclusivas nossas palavras e atitudes.

Mas não contradiz a visão igualitária da criação do ser humano afirmar, como queremos fazer no final de semana em que se celebra o dia das mães, que o Pai do Céu caprichou com imenso carinho ao criar a mulher. Jocosamente, alguém já disse que desejou aperfeiçoar a sua obra, depois de ter criado o varão! Beleza, ternura, fortaleza, perseverança. Tantas mulheres são escolas vivas do Evangelho, livros abertos para que as lições do modo divino de viver se espalhe no mundo.

A suposta “riqueza” do Vaticano e sua avaliação à luz da História e da missão universal da Igreja.



Dom Estêvão Bettencourt (OSB)
A respeito da «riqueza do Vaticano» propagam-se ditos notoriamente exagerados. Procuremos perceber qual o seu fundamento e qual a razão de ser do poder temporal do Papa, representante de Jesus Cristo sobre a terra.
Quem considera a história, verifica que a soberania territorial dos Papas não se deve a uma pretensa ambição dos Pontífices, nem é o resultado de plano premeditado, mas constitui a afirmação espontânea da fé do povo cristão.
1. A origem da ascendência temporal dos Papas se acha nos primórdios da história da Igreja.
Em 330 o Imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para Bizâncio no Oriente, o que representa um verdadeiro desvio no curso da história: Roma no Ocidente ficou entregue à “administração de um conselho municipal, que tinha o nome de Senado, e de funcionários encarregados de julgar as causas judiciárias e cobrar os impostos. Bizâncio mais e mais se esquecia de Roma, descuidando-se do seu reabastecimento e da conservação de seus monumentos; as incursões dos bárbaros na península itálica tornavam as condições de vida da população cada vez mais precárias e dolorosas. Eis, porém, que, em meio à anarquia, uma figura ia ganhando espontânea veneração: a do bispo de Roma, considerado pela população cristã como o pai comum, no qual todos depositavam confiança. Correspondendo a este afeto filial, os Pontífices Romanos foram-se tornando os tutores do bem público não somente no plano espiritual, mas também no temporal e social: em 452, por exemplo, o Papa São Leão Magno dirigiu-se ao encontro de Átila e do exército huno, que se aprestavam para devastar Roma e a Itália meridional, conseguindo detê-los em Mântua.

EUA: Caso do jogador de basquete da NBA homossexual rompe o mito do suposto “gene gay”.



Jason Collins na capa da Sports Illustrated

O caso do Jason Collins, jogador famoso do time de basquete americano Boston Celtics, quem admitiu sua homossexualidade na edição da revista Sports Illustrated que sairá à venda em 6 de maio, confirma que não existe o “gene gay”, pois tem um irmão gêmeo que não é homossexual, indicou a psiquiatra peruana Maíta García Trovato. Depois da revelação, publicada em 29 de abril no site da revista, Collins recebeu a felicitação de diversas personalidades, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ex-presidente Bill Clinton, entre outros.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bendita entre as mulheres

altChegou a hora em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire no mundo uma influência, um alcance, um poder jamais alcançados até agora

Todos os homens e mulheres foram criados por Deus para o glorificarem e serem felizes e realizados. A própria glória de Deus se manifesta no ser humano vivo! Ninguém foi destinado à perdição e à condenação. O Bom Pastor, que é Jesus, quer tomar sobre os ombros as ovelhas, com especial atenção àquelas que porventura se desgarrarem do rebanho. O olhar de ternura com que envolve a todos é referência para cada um de nós, a fim de que sejam inclusivas nossas palavras e atitudes.

Mas não contradiz a visão igualitária da criação do ser humano afirmar, como queremos fazer no final de semana em que se celebra o dia das mães, que o Pai do Céu caprichou com imenso carinho ao criar a mulher. Jocosamente, alguém já disse que desejou aperfeiçoar a sua obra, depois de ter criado o varão! Beleza, ternura, fortaleza, perseverança. Tantas mulheres são escolas vivas do Evangelho, livros abertos para que as lições do modo divino de viver se espalhe no mundo.

Há algumas características no ser feminino que vêm em relevo e é tempo de manifestá-las. “Chegou a hora em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire no mundo uma influência, um alcance, um poder jamais alcançados até agora. Por isso, no momento em que a humanidade conhece uma mudança tão profunda, as mulheres iluminadas do espírito do Evangelho tanto podem ajudar para que a humanidade não decaia” (Cf. Mensagem final do Concílio Vaticano II).

Neste domingo serão canonizadas a primeira santa colombiana e uma religiosa mexicana

No próximo domingo 12, o Papa Francisco presidirá a Missa na que dará aos colombianos a sua primeira santa, a Madre Laura de Santa Catalina de Siena Montoya y Upegui (1874-1949), fundadora da Congregação das Missionárias da Bem-aventurada Virgem Maria Imaculada e da Santa Catarina de Sena.
Junto à Madre Laura, o Papa canonizará também à religiosa mexicana Anastasia Guadalupe García Zavala, cofundadora da Congregação das Servas de Santa Margarita Maria e dos Pobres.
Como se recorda, em declarações ao grupo ACI em 24 de abril, o Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Cardeal Rubén Salazar, destacou a vida da Madre Laura "ao serviço dos mais pobres, representados nesse momento pelos indígenas, na Colômbia".
"Os indígenas viviam uma situação nesse momento de segregação e exclusão e, portanto, a Madre Laura se dedicou fundamentalmente a levar para eles a educação, o grande tesouro da fé e todos aqueles elementos que permitem uma vida mais digna", explicou.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Quem é o Espírito Santo? Papa explica na Catequese de hoje

O Papa beija uma criança na audiência geral de hoje (foto News.va)
(ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco dedicou sua catequese da audiência geral de hoje a meditar sobre o Espírito Santo e explicou que só Ele é capaz de dizer ao coração que Deus é "Pai e nos ama como verdadeiro pai; nos ama verdadeiramente".
Ante uma multidão de aproximadamente 70 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Santo Padre prosseguiu com sua catequese sobre o Credo no Ano da Fé, e recordou que o Espírito Santo é a água viva que "sacia nossa vida".
O Espírito Santo, disse o Papa, "nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar Deus como filhos e que por sua graça podemos viver como filhos de Deus, como Jesus. E nós, escutamos o Espírito Santo que nos diz: Deus te ama? Amamos verdadeiramente a Deus e aos outros, como Jesus? E nós, escutamos o Espírito Santo? O que nos diz o Espírito Santo? Ele diz: Deus te ama! Diz isso a nós: Deus Te ama. Nós realmente amamos a Deus e aos outros como Jesus?".
Francisco exortou todos a deixar-se "guiar, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, que Ele nos fale ao coração e nos diga isto: que Deus é amor, que Deus nos espera, que Deus é Pai,?que nos ama como um verdadeiro Pai, nos ama verdadeiramente e isso somente o Espirito Santo nos diz ao coração. Sintamos o Espírito Santo, escutemos o Espírito Santo e sigamos em frente pelo caminho do amor, da misericórdia e perdão".

Programa da Viagem do Papa ao Rio de Janeiro



Foi divulgada ao meio-dia de hoje, 07, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O Santo Padre se detérá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.
Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).

A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados.
- breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família.- breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família.

Lançado novo site para evangelização de crianças.



O movimento Regnum Christi lança o novo site da NET, apostolado dedicado à evangelização das crianças nos primeiros estágios de crescimento. É uma forma de apoio às famílias, que recebem orientação durante as primeiras etapas da educação católica dos seus filhos.
A NET é uma rede de clubes para crianças católicas de 7 a 10 anos. Os clubes NET são uma ferramenta para as famílias, escolas e paróquias no trabalho de educar os filhos na fé e nas virtudes.
NET é o acrônimo de “Nova Evangelização para o Terceiro Milênio” e, ao mesmo tempo, significa “rede” em inglês. O nome indica o objetivo do apostolado, que visa construir uma rede de famílias católicas que apoiem umas às outras na difícil tarefa de viver coerentemente a fé católica no dia-a-dia.
O site www.amigosnet.com.br nasce da experiência da Revista NET, cuja publicação foi interrompida em 2008. “Depois do encerramento da revista”, diz Chiara Lucifero, diretora de comunicação do Regnum Christi, “nós precisávamos disponibilizar para todos aquela riqueza de material e de experiência que acumulamos durante anos, mas também queríamos oferecer novas ferramentas e novos materiais para ajudar as crianças e as famílias a crescer enraizadas em Jesus”.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

"No coração da Jornada" - CD da JMJ será lançado nesta terça, dia 7 de maio



“No coração da Jornada” é o nome do CD com a trilha sonora da JMJ Rio2013 e será lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 7 de maio, no auditório do edifício João Paulo II com a participação do Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do COL, Dom Orani João Tempesta. Na ocasião, também vai ser divulgada a programação oficial da JMJ Rio2013.

Além do hino oficial, “Esperança do Amanhecer”, o CD tem a música “Seja Bem Vindo” de boas-vindas ao Papa Francisco composta pelo Padre Fábio de Melo e as canções da Missa de Envio dos jovens peregrinos que será celebrada pelo Sumo Pontífice no Campus Fidei, em Guaratiba, no dia 28 de julho. Além destes momentos, as músicas serão tocadas nos demais Atos Centrais da Jornada. São 15 faixas cantadas pelos principais nomes da música católica brasileira.

O Papa exorta as famílias a rezar o Terço



 
Em uma mensagem escrita pelo Papa Francisco na rede social Twitter, destacou a importância de rezar o Terço em família especialmente neste mês de maio dedicado à Santa Mãe de Deus.
No tweet se lê: "Seria maravilhoso, no mês de maio, rezar juntos em família o Terço. A oração faz com que a vida familiar torne-se ainda mais sólida".
Maio é o mês consagrado a Maria, por ser o mês no que não havia nenhuma festa particular, portanto a Igreja Católica alentou esta devoção à Santíssima Virgem, por duas bulas, uma de 21 de março de 1815 e a outra de 18 de junho de 1822, quando Pio VII concede as indulgências aplicáveis às almas do Purgatório.
Neste mês Mariano, lembramos no dia 13 a Festa de Nossa Senhora de Fátima, no dia 24 a festa de Maria Auxiliadora e no dia 31 festejamos a Visitação de Maria a Santa Isabel.
Na América Latina se celebra Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, terra do Santo Padre.
Autor: ACI Digital

EVENTOS CATÓLICOS

FORTALEZA-CE


SOBRAL-CE

SANTA QUITÉRIA -CE


SOBRAL -CE
PARÁ- PA

domingo, 5 de maio de 2013

RCC Camocim convida a todos para a Festa de Pentecostes 2013




A Renovação Carismática Católica de Camocim em  comunhão  com o com nossa igreja, celebra nos dias 18 e 19 a Festa de Pentecostes, que se  realizará, sábado(18/05/2013) , apartir das 14 horas e  domingo (19/05), a partir das 08:00h da manhãa com  pausa para o almoço ao meio dia, com reinício da festa previsto para as 14:00h, encerrando com a Santa  Missa no Ginásio Poliesportivo do Instituto São José.O evento será marcado por momentos de louvor, pregação e oração. 

A RCC Camocim  convida a todos para esse momento de Bênção e Graça de Deus que nada mais é que a propagação da Cultura de Pentecostes em nosso meio, objetivando a construção da civilização do amor. Cada um deve perguntar-se: o que, enquanto líder ou servo, pode concretamente fazer para colaborar com a difusão da espiritualidade de Pentecostes, e o estabelecimento de sua cultura.

Bento XVI está muito contente de ter voltado para o Vaticano

O Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, está muito contente depois de sua volta ao Vaticano que ocorreu ontem, concretamente ao mosteiro Mater Ecclesiae, conforme assinala uma nota de imprensa da Santa Sé.
Depois de dois meses na residência de Castel Gandolfo, Bento XVI chegou de helicóptero ao heliporto vaticano pouco depois de 4:45 p.m., acompanhado pelo Arcebispo Georg Gänswein, Prefeito da Casa Pontifícia.
Foi acolhido pelos cardeais Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardenalício; Tarcisio Bertone, Secretário de Estado; Giuseppe Bertello, Presidente do Governatorado e pelos arcebispos Angelo Becciu, Substituto da Secretaria de Estado; Dominique Mamberti Secretário para as Relações com os Estados e pelo bispo Giuseppe Sciacca, Secretário Geral do Governatorado.
Bento XVI se transladou depois a sua nova residência, o mosteiro "Mater Ecclesiae". O Papa Francisco o esperava na entrada e lhe deu as boas-vindas com grande cordialidade; os dois foram rezar juntos à capela do mosteiro.
O comunicado da Santa Sé assinala que "Bento XVI está muito contente de voltar para o Vaticano, ao lugar em que quer dedicar-se ao serviço da Igreja, acima de tudo com a oração". Essa intenção foi anunciada por ele mesmo no dia 11 de fevereiro deste ano.
Bento XVI disse que o mosteiro, recentemente restaurado é "uma casa acolhedora, aqui se pode trabalhar bem".
fonte: aci digital

Relíquia de João Paulo II estará presente na JMJ Rio2013

Uma relíquia do Beato João Paulo II estará presente na Jornada Mundial da Juventude que se realizará de 23 a 28 de julho próximo, no Rio de Janeiro.

Parte do sangue do idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude está guardada numa ampola, num livro prata, em um relicário próprio, e estará disponível para a veneração dos fiéis. A relíquia do Papa Wojtyla será exposta durante os principais eventos da JMJ. Pe. Arnaldo Rodrigues, um dos responsáveis do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), a relíquia de João Paulo II chegará ao Brasil no dia 7 de julho e permanecerá no país até 13 de outubro deste ano. "Ela ficará exposta para veneração na Catedral do Rio de Janeiro.

 Estamos também preparando um trabalho pastoral pós-jornada para aproveitar a presença da relíquia aqui", completou Pe. Arnaldo. relíquia de João Paulo II não será a única presente nesse evento juvenil. O Setor de Preparação Pastoral do COL está trabalhando para levar também ao Brasil as relíquias do Beato Pier Giorgio Frassati, de Santa Teresa de Lisieux, da Beata Chiara Luce Badano, do Beato Federico Ozanam, e do brasileiro Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, todos eles patronos e intercessores da JMJ Rio2013.