VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 19 de abril de 2013

JMJ Rio 3013 Semana missionária




                Dentro de poucos meses estaremos reunidos, para quem sabe um dos maiores eventos católicos em todo o mundo, a Jornada Mundial da Juventude. Sabemos que ela acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. Recebemos para esta Jornada a missão de "Ir e fazer discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19).
                A Igreja no Brasil, através de toda a organização nacional da Juventude e de sua Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tendo em vista a dinamicidade do lema deste evento, lançou a proposta de anteceder os dias da JMJ com uma Semana Missionária. Esta semana é um grande convite que recebemos, de ir ao encontro, de fazer com que outros se tornem aquilo que cada um de nós já tem tentado praticar e vivenciar. Há um desejo de mostrar ao mundo, de forma organizada, missionária e testemunhal, a alegria de testemunhar Cristo e viver o seu Evangelho.
                A proposta é que esta Semana Missionária aconteça em todas as dioceses do país entre os dias 16 e 20 de julho. Muitas dioceses se inscreveram para ser uma Diocese de Acolhida. Há um chamado para acolher em seus territórios jovens e adultos de todas as partes do mundo, que desejarem viver esta experiência missionária. Os brasileiros, no entanto, deverão permanecer em suas próprias dioceses neste período.
                A programação sugerida quer contemplar o reconhecimento das realidades para os próprios diocesanos e a apresentação da mesma aos estrangeiros. No decorrer dos dias há a sugestão de partilha de experiências, vigília ecumênica, visitas missionárias, celebrações Eucarísticas, ações sociais, encontros diocesanos, entre outros momentos que podem ainda ser introduzidos no decorrer dos dias.
                A Diocese de Campo Limpo irá acolher em seu território cerca de 1500 jovens e adultos de todas as partes do mundo, que optarem em vir para cá. A Comissão Diocesana do Setor Juventude se empenha de maneira preciosa e dedicada, para que tudo seja realizado e celebrado em um profundo gesto de comunhão com o mundo inteiro.
                Há um desejo de que todas as 9 Foranias recebam peregrinos estrangeiros em seus territórios.

Primeiro livro de Francisco em português aborda serviço humilde e fraterno

“O verdadeiro poder é servir”, primeiro livro em português de autoria do Papa Francisco, chega hoje às livrarias. Trata-se de uma coletânea de textos de linguagem simples e estilo claro nos quais o Santo Padre aborda a vida de Jesus na perspectiva do serviço humilde e fraterno. Os escritos do então cardeal Bergoglio foram publicados originalmente em espanhol, em 2007, pela Editorial Claretiana. A tradução e a publicação em português foram feitas pelas Edições Nascentes, de Portugal.
 A obra está dividida em oito capítulos. "Em primeiro lugar, agrupamos os textos catequéticos, educativos e marianos. Num segundo núcleo, as homilias de Natal, Quinta-Feira Santa, Páscoa e Corpus Christi. Finalmente, uma série de textos dirigidos ao diálogo com o mundo da Cultura", explica Gustavo Larrazábal, diretor editorial da Claretiana. Para o autor do prefácio, padre Antônio Rego, o livro "é um manual do Pastor de alma lavada, com o Evangelho e o homem na mesma balança, com o ponto de equilíbrio na estonteante misericórdia de Deus.
É disso que se não tem cansado de falar o papa Francisco”. Ele afirma que mesmo antes de se tornar pontífice, o cardeal Bergoglio já se referia à urgência da evangelização. A este propósito, Pe. Rego revela o conteúdo de um "rascunho manuscrito da intervenção" do eclesiástico argentino antes da eleição papal, no qual afirma a importância da Igreja Católica evangelizar

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Portal Shalom, com Diário de Notícias (Portugal)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cardeal envia mensagem a Bispos latino americanos depois de um mês da eleição do Papa Francisco

Na ocasião em que completava-se um mês do Pontificado do Papa Francisco, o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), o canadense Cardeal Marc Ouellet escreveu uma mensagem enviada para os bispos latino americanos.
Diante do fato inesperado da escolha do Cardeal Bergóglio como Papa, o Cardeal Ouellet inicia sua carta afirmando: "Compartilhamos a alegria perante o fato inédito na história da Igreja do primeiro Pontífice oriundo da América Latina. As comunidades cristãs e os povos latino-americanos hão de sentir-se especialmente muito próximos a este seu filho e pastor que Deus chamou para ser o Sucessor de Pedro".

200 mil já se inscreveram para a JMJ, número deve subir para 600 mil até junho.


Cerca de 200 mil jovens já se inscreveram para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho e, conforme estimativa da organização do evento, esse número deverá subir para 600 mil até o fim de junho. Do total de inscritos, 59% são brasileiros e 23% virão de países latino-americanos. As mulheres são até agora mais numerosas, com 67 mil inscrições, contra 54 mil homens.
O Comitê Organizador Local (COL) dispõe de 250 vagas para hospedar os participantes vindos de fora – de outras cidades do Brasil e de 165 países dos cinco continentes.
O arcebispo do Rio, d. Orani João Tempesta, informou nesta quarta-feira, 17, ao plenário da 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), que o número de inscrições deverá disparar nos próximos dois meses porque a maioria dos interessados só confirma presença na última hora. Pelas estimativas do COL, os participantes chegarão a 2,5 milhões, contando-se aqueles que não se inscreverão como peregrinos mas assistirão às principais celebrações da JMJ.
O papa Francisco participará da reunião de 25 a 28 de julho, em quatro atos religiosos – a cerimônia de acolhida no dia 25 e a Via-Sacra no dia 27 em Copacabana e, na noite de 27, a Vigília no Campus Fidei (Campo da Fé) em Guaratiba, onde no dia 28 será celebrada a Missa do Envio, na qual os jovens serão convidados a evangelizar o mundo, de volta às suas cidades. Paralelamente, Francisco cumprirá outros programas, como uma audiência protocolar com a presidente Dilma Rousseff, a visita a uma favela e um encontro com jovens internos numa casa de reclusão para viciados em drogas.

Governo federal ordena liberação de verba para entidades cristãs que trabalham na recuperação de dependentes químicos

Governo federal ordena liberação de verba para entidades cristãs que trabalham na recuperação de dependentes químicosO governo federal decidiu liberar recursos para as comunidades terapêuticas ligadas a denominações evangélicas e católicas, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
A decisão ocorre às vésperas da votação do projeto de lei que prevê internação compulsória para dependentes químicos.
As organizações não governamentais que gerenciam centros de recuperação e tem seu trabalho comprovadamente bem sucedido, estão agora numa lista que será analisada até junho pelo secretário interino, Mauro Roni Lopes da Costa.
Em entrevista ao jornal O Globo, Costa afirmou ser “uma questão de honra” que os projetos sejam analisados e classificados para a assinatura dos convênios, que viabilizarão o repasse das verbas.

Uma das vítimas fatais do atentado terrorista em Boston, menino cristão de 8 anos foi fotografado pedindo paz e fim da violência

Uma das vítimas fatais do atentado terrorista em Boston, menino cristão de 8 anos foi fotografado pedindo paz e fim da violênciaO atentado terrorista na maratona de Boston tirou a vida de três pessoas, além de ferir outras 176. Uma das vítimas fatais era o menino cristão Martin Richard, de oito anos.
Segundo informações do G1, ele aguardava a chegada do pai ao final da corrida ao lado da mãe e dos irmãos, a poucos metros da linha de chegada, onde a primeira bomba explodiu.
Uma foto antiga, em que o garoto segura um cartaz pedindo paz e o fim de atentados, foi publicada no Facebook por Lucia Brawley, uma mulher que se identifica como amiga da professora de Martin.
Na legenda da imagem, ela comenta a tragédia ocorrida com o garoto: “Este é Martin, 8. Ele morreu nas explosões em Boston ontem. Ele estava na linha de chegada com sua família, esperando que seu pai a cruzasse. A mãe e a irmãzinha dele foram severamente feridas. Ele era aluno de nossa querida amiga, Rachel Moo. Sua mensagem ressoa com força neste dia. Minha oração é para que todos vivamos de acordo com as palavras de Martin, pagando tributos a sua vida breve demais, porém imensuravelmente valiosa, seguindo o exemplo dele”.
No cartaz que Martin segura nas fotos, há o desenho de corações e do símbolo da paz, além de um pedido: “Chega de machucar as pessoas. Paz”.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Obedecer a Deus antes que aos homens


altA "barca de Pedro", confiada a ele por amor do próprio Cristo, navega pelos mares da história, mesmo quando estes se mostram agitados (Cf. At 5,27-41; Jo 21,1-19). Os dias que vivemos revelam a grandeza atraente e contraditória do pluralismo de ideias e comportamentos, deixando muitas vezes confusas nossas mentes. Se de um lado bandeiras descritas como expressões de um estado laico ou da liberdade das pessoas são içadas com força cada dia maior, observamos, com honestidade, que este mesmo estado pode até criminalizar aqueles que desejam assumir comportamentos coerentes com a fé professada, relegando ao nível privado suas convicções, proibindo-lhes fermentar com o bem o ambiente social e cultural. As constituições dos diversos países asseguram direitos iguais, mas parece que alguns grupos da sociedade se consideram "mais iguais", negando, justamente a quem tem raízes cristãs, a possibilidade de viver coerentemente, considerando seu comportamento conservadorismo e bloqueio ao que chamam progresso da civilização.

Os cristãos entraram em contato com as diversas culturas, corajosos por serem positivamente diferentes, e para melhor! As primeiras perseguições, cujos sinais se encontram nos Atos dos Apóstolos, a chamada "diáspora" - dispersão - fez com que o sangue dos mártires se tornasse semente de cristãos. Passaram as culturas que pretendiam eliminar os que professavam a fé cristã e esta permaneceu. Sucederam-se gerações de cristãos, todos convocados dentre os pecadores e não do meio dos justos, mas suas falhas e pecados não conseguiram acabar com a Igreja de Jesus Cristo.

Família: lugar insubstituível da iniciação à vida cristã



Dentro de qualquer projeto de evangelização, a família cristã deve ocupar um espaço privilegiado. Muitas são as famílias esperando pelo evento salvífico de Jesus Cristo. Abrir as portas e os corações dos casais e famílias afastados da comunidade eclesial à proclamação do Evangelho é um desafio e um compromisso do qual não se pode fugir.
A missão evangelizadora é de todo o Povo de Deus. “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar” (EN, 14). A evangelização, contudo, encontra seu primeiro foco ou centro de irradiação na família: ela é ao mesmo tempo sujeito e objeto de evangelização (cf. Puebla, 569).
Olhando para a realidade da família hoje e para os “novos tipos” de família que vão surgindo, urge uma radical transformação no modo de evangelizá-las. Meios utilizados em outros tempos para o anúncio de Jesus Cristo já não alcançam a mesma eficácia de antes. Até a família, chamada a transmitir a fé e os valores perenes, já não possui o mesmo fôlego de outras épocas para cumprir esta missão indispensável. “A mudança de época exige que o anúncio de Jesus Cristo não seja mais pressuposto, porém, explicitado continuamente” (Doc. 94 – CNBB, n. 39).

Papa preside ordenação de novos sacerdotes no próximo Domingo

No próximo domingo o Papa Francisco vai presidir celebração Eucarística na Basílica de São Pedro, quando serão ordenados 10 sacerdotes para a diocese de Roma. A Rádio Vaticano vai transmitir a cerimônia para todo o Brasil com comentários em português (às 9h20min horário italiano, 4h20min horário brasileiro). São seis italianos, dois indianos, um argentino e um croata os dez novos sacerdotes para a diocese de Roma. O mais velho tem 44 anos e o mais jovem 26. Entre eles, um ex- Relações Públicas (RP) organizador de festas, um engenheiro e um ex-professor, filho de um pastor anglicano convertido. Foram formados no Pontifício Seminário Maior (4), no Colégio Redemptoris Mater (2) e no Seminário Nossa Senhora do Divino Amor (2). 
O mais velho do grupo é Giuseppe Conforti, do Seminário Maior que há dois anos presta serviço na Paróquia de São Policarpo. Nascido há 44 anos na cidade de Matera, chegou em Roma aos 14 anos. “Eu fazia parte de um grupo na igreja Argentina da Praça Buenos Aires”, conta. “Uma vez cheguei a acompanhar o então Cardeal Bergoglio ao Aeroporto. Para me manter, trabalhava como 'RP' e organizava festas. Sempre gostei das relações com as pessoas e também como sacerdote vou procurar motivar sorrisos”. Já Giuseppe Tavolacci, 36 anos, colabora com a comunidade de São Corbiniano, no Inferneto, e diz que para a sua vocação “foi decisiva uma peregrinação a Lurdes realizada em 2012 junto com a UNITALSI”. Um pouco mais longe, na Igreja São Tomás Apóstolo, será vice-pároco Pierangelo Margiotta, de 37 anos, de Salento. 

Futebol: Itália e Argentina disputarão em Roma a Taça Francisco.


ACI
As seleções de futebol da Argentina e Itália disputarão em Roma a Taça Francisco como uma homenagem ao Santo Padre, e cujos recursos serão destinados para atender às vitimas das inundações nas cidades de La Prata e Buenos Aires.
Embora o dia exato não tenha sido confirmado ainda, o encontro poderia realizar-se em dezembro em uma data que não seria FIFA. Entretanto a complicação principal seria que as ligas europeias começam o seu recesso a partir do dia 21 de dezembro.
Guillermo Tofoni, o agente FIFA encarregado de organizar as partidas da seleção argentina, declarou ao jornal Clarín que a partida poderia ser disputada em 2014. De todas as maneiras, afirmou que “o encontro vai acontecer” e adiantou que “a ideia é que na próxima semana se defina a data”.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

"AÇÃO RENOVADORA DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA"
Tia Elzene

É um movimento espiritual suscitado pelo Espírito Santo na Igreja, depois do Concílio Vaticano II, tornando presente, hoje, a experiência de Pentecostes. Os discípulos reunidos no Cenáculo receberam o cumprimento da promessa do Pai depois da Ascensão e Glorificação de Jesus no Céu. “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força, e sereis minhas testemunhas... até os confins do mundo”. (At. 1,8)
Podemos dizer que João XXIII foi o precursor da Renovação Carismática. Sua é esta oração que fez como preparação espiritual da Igreja ao trabalho do Concílio Vaticano II:
“Repita-se no povo Cristão o espetáculo dos Apóstolos reunidos em Jerusalém, depois da Ascensão  de Jesus ao Céu quando a Igreja nascente se encontrou reunida em comunhão de pensamento e de oração com Pedro, pastor dos cordeiros e das ovelhas.”
A Renovação é para atingir toda a Igreja e o Batismo no Espírito Santo pertencente à herança cristã de todos os que, sacramentalmente, foram iniciados da Igreja.
Os objetivos centrais da Renovação Carismática  Católica são:
  • Promover uma conversão pessoal, madura e continua e, 1.C;
  • Incentivar uma abertura decisiva e individual à presença, à pessoa e o poder do Espírito Santo;
  • Incentivar o uso dos Dons Espirituais, não só na RCC, mas em toda a Igreja;
  • Promover o trabalho de Evangelização no poder do Espírito Santo;
  • Incentivar um crescimento contínuo em santidade e formação cristã;
  • A expressão mais característica de louvor do RCC é o Grupo de Oração.
por: Elzene Vasconcelos Barbosa enviado via  e-mail 

terça-feira, 16 de abril de 2013

SERIE VIDA & SAUDE: Entenda a tireoide


fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br
A tireoide tem sido o bode expiatório de muita gente que está conformada com seus quilinhos a mais. Sem nem sequer consultar um médico, a pessoa já se diagnostica: “Eu engordo porque minha tireoide é preguiçosa, fazer o quê?”. Isso é um mito, porque na maioria dos casos a tireoide não está relacionada à obesidade. Se estiver funcionando pouco, ela realmente provoca aumento de peso, mas ele não é muito significativo e há outros sintomas.Outra coisa importante em se tratando de tireoide é o fato de que qualquer disfunção nessa glândula precisa ser tratada pelo médico, porque os problemas costumam evoluir e podem se tornar graves. Assim, se a pessoa suspeita que sua tireoide está preguiçosa ou hiperativa, ela deve procurar logo um médico endocrinologista
Afinal, o que é a tireoide?
Ela é uma glândula endócrina em forma de borboleta que fica na frente da garganta, um pouco abaixo do queixo. Mesmo pesando cerca de 15 gramas, é responsável por regular a taxa de metabolismo basal no nosso corpo, permitindo que a energia usada por todas as células seja queimada de maneira uniforme e ordenada. Só para lembrar, a taxa de metabolismo basal é a quantidade de calorias ou energia que o corpo usa, mesmo em repouso, para o funcionamento de seus órgãos, como coração, cérebro, intestino, pulmões. Essa taxa está ligada à altura, peso e massa muscular, variando de acordo com a atividade física.

Papa Francisco afirma que a Igreja Católica é a única habilitada a interpretar a Bíblia


Papa Francisco afirma que a Igreja Católica é a única habilitada a interpretar a Bíblia
Em seu primeiro discurso ante o Comitê da Bíblia do Vaticano, o Papa Francisco afirmou que a Igreja Católica é a única entidade habilitada a interpretar corretamente as escrituras. Defendendo a autoridade da tradição, o Papa afirmou que “a interpretação das escrituras não pode ser apenas um esforço intelectual individual, mas deve ser sempre confrontado, inserido e autenticado pela tradição viva da Igreja”.
De acordo com o G1, o Papa jesuíta fez uma longa referência em seu discurso a um texto do Concílio Vaticano II (1962-1965), a Constituição ‘Dei Verbum’ (‘A Palavra de Deus’), sobre o papel da Igreja.
- O Concílio lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus – afirmou o Papa, que disse também que “há uma unidade indissolúvel entre Escritura e Tradição”.
Reforçando os dogmas da Igreja Católica, o Papa defendeu igualdade de valor entre a Bíblia e as tradições da igreja, afirmando que elas são “conjuntas e se comunicam entre elas”, “formando, de certa maneira, uma única coisa”.

Explosões em Boston deixam 3 mortos e mais de 170 feridos; Testemunhas relatam clamores de desespero: “Jesus, Jesus”

Explosões em Boston deixam 3 mortos e mais de 170 feridos; Testemunhas relatam clamores de desespero: “Jesus, Jesus”Apesar de o governo norte-americano evitar o uso do termo terrorismo a respeito das explosões ocorridas ontem, 15 de abril, em Boston, diversos veículos de informação acreditam que trata-se realmente de um atentado.
As explosões ocorreram próximo à linha de chegada da Maratona de Boston, competição esportiva que atrai atletas de diversos países. As bombas feriram ao menos 176 pessoas e resultaram na morte de outras três.
De acordo com o Charisma News, um empresário cristão chamado Bobby Inello, que estava num restaurante próximo ao local relatou ter visto a perna de um menino ser arrancada pela explosão. Bobby é membro do conselho de administração do ministério do evangelista Benny Hinn.
“Eu ficava clamando ‘Jesus, Jesus’, e dizendo ao povo para manter a calma. Dizia a eles: ‘Nós vamos ficar bem’”, relatou o empresário. “Eu não estava no 11 de setembro. O que eu quero dizer que é que não foi tão ruim assim. Mas nós sabíamos que era um ataque terrorista e sei como essas pessoas devem ter sentido”, finalizou.

CNBB pede respeito com Igreja Católica após declarações do pastor Marco Feliciano de que a denominação seria uma “religião morta e fajuta”


CNBB pede respeito com Igreja Católica após declarações do pastor Marco Feliciano de que a denominação seria uma “religião morta e fajuta”
As declarações do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) de que o catolicismo seria uma religião “morta e fajuta” repercutiram entre fiéis e líderes católicos.
No vídeo, o pastor comenta uma situação hipotética de exorcismo por parte de católicos e diz que o demônio responderia: “Eu conheço o Deus de Paulo (São Paulo). Não é o Deus dessa religião morta e fajuta em que você (católico) está”.
O pastor afirma ainda que a renovação carismática não é avivamento: “Você não pode experimentar o mesmo avivamento que eu porque o seu Deus não é o mesmo Deus que o meu Deus. Meu Deus exige santidade, física e de alma. Não adianta dizer para mim que seu coração é de Deus, mas seu corpo esta entregue à prostituição, idolatria e todas as misérias dessa vida”, enfatiza o pastor, que classifica o movimento carismático como “avivamento de Satanás”.
Durante este sermão, Feliciano diz ainda que “meu Jesus não foi feito para ser enfeite de pescoço de homossexual, nem de pederasta, nem de lésbica”.
A polêmica se expandiu e o bispo Dimas Lara Barbosa, porta-voz da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comentou as declarações do pastor Feliciano e exigiu “respeito” para com a denominação.

Curso de preparação para o Crisma é a nova obra da Coleção YOUCAT

O YOUCAT surgiu como uma nova tentativa de inspirar os jovens católicos de todo o mundo para o conteúdo da fé. São quase 3,5 milhões de jovens usando essa ferramenta.
Observando-se que em muitas comunidades, o Sacramento do Crisma não tem sido o início de uma relação de jovens com a Igreja, mas o fim, o "YOUCAT Center de Augsburg" elaborou e publicou o "YOUCAT - curso para o Crisma".
Ele passa a ser mais uma obra da Coleção YOUCAT, que atende as propostas da Nova Evangelização e os propósitos estabelecidos para este Ano da Fé. Tendo encerrado toda a fase de tradução do original em alemão para o português, a equipe do Catecismo Jovem, apresenta a obra para o Brasil, com distribuição das livrarias (Paulus e Loyola).
Os dois livros - um manual para os catequistas e um livro de estudo para os crismandos - embasados tanto na Bíblia, quanto no próprio YOUCAT, também servirão como um bom plano de formação para os nossos jovens que se preparam para o Crisma.

Francisco felicita Bento XVI por telefone pelo seu aniversário


O Papa Francisco telefonou para o Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, para felicita-lo pelo seu aniversário de 86 anos, e convidou os fiéis à oração para que o Senhor o acompanhe e conforte.
Durante a conversação, o Papa estendeu as saudações e melhores desejos ao irmão de Bento XVI, Monsenhor Georg Ratzinger, que está há vários dias em Castel Gandolfo para festejar em família o aniversário do Bispo Emérito de Roma.
Do mesmo modo, durante a Missa na capela da Casa Santa Marta, Francisco convidou os presentes a rezar por seu predecessor. "Hoje é o aniversário de Bento XVI, ofereçamos a Missa por ele, para que o Senhor esteja com ele, o conforte e lhe dê muita consolação", expressou.
Bento XVI -Cardeal Joseph Ratzinger-, nasceu em Marktl am Inn, na diocese do Passau (Alemanha), em 16 de abril de 1927.
Entre os importantes trabalhos que desempenhou ao serviço da Igreja destaca que em 1962 participou do Concílio Vaticano II como consultor teológico do então Arcebispo de Colônia (Alemanha), Cardeal Joseph Frings.
Também foi Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé durante anos, Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional, assim como Decano do Colégio Cardenalício.
Em 11 de fevereiro de 2013 anunciou sua renúncia ao Pontificado,que se fez efetiva na quinta-feira 28 do mesmo mês. Atualmente mora na residência pontifícia de Castel Gandolfo.
Autor: ACI Digital

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Ano da Fé motiva a Nova Evangelização, diz bispo em coletiva

fonte: CN noticias

O Ano da Fé, a vida, a Família e a questão agrária, foram os assuntos da coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 15, durante a Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida (SP). Os temas também permearam as discussões dos bispos durante as plenárias, neste sexto dia do encontro. Sobre o Ano da Fé, o presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, disse que apesar da mudança no pontificado, o Ano da Fé instituído pelo Papa Emérito Bento XVI continua a ser celebrado e agora, com o apoio do novo Pontífice, o Papa Francisco. Dom Sérgio também destacou duas dicas para que não se caia em equívocos acerca do Ano da Fé.
 A primeira, é não pensar que o evento está ligado somente à Comissão para a Doutrina da Fé; a segunda é compreender que o Ano da Fé não está relacionado somente às questões doutrinais, mas abrange outros aspectos. “É muito importante compreender que o Ano da Fé vai além da Comissão para a Doutrina da Fé e ter presente que o ato da fé tem a ver com o conjunto da vida. A Comissão oferece sua contribuição, mas sem a pretensão de fechar-se neste tema. Achar que o Ano da Fé tem a ver somente com a Doutrina, é outro equivoco. O ato de crer e conhecer bem é fundamental, mas cada cristão precisa conhecer e sobretudo vivenciar a fé conhecida”, explicou. Dom Sérgio também destacou que a CNBB está lançando uma nova versão, atualizada, do Catecismo da Igreja Católica e disse que este continua sendo um instrumento importante para o conhecimento e a vivência da Fé.

Igreja investiga possível milagre da Beata Elena Guerra


altA Igreja iniciou no último mês de março a fase diocesana de investigação de um possível milagre por intercessão da Beata Elena Guerra. Essa investigação está sendo realizada na Diocese de Uberlândia, em Minas Gerais. O padre Eduardo Braga (padre Dudu), da Arquidiocese de Niterói (RJ) e vice-postulador da causa de canonização da beata, faz parte da comissão que está investigando o caso.

De acordo com o padre Eduardo, o possível milagre aconteceu com um homem que havia sido diagnosticado com morte cerebral e saiu desse quadro sem explicação médica. Esse caso aconteceu na cidade de Uberlândia, em 2010, com o auxiliar de enfermagem Paulo Gontijo. Segundo o padre William Garcia, pároco da paróquia Santa Mônica, onde Paulo participa, ele caiu de uma altura de seis metros e foi internado com traumatismo craniano. Quando Paulo estava em coma, o padre William foi administrar o sacramento da unção dos enfermos e dois dias depois, Paulo acordou, mesmo após o diagnóstico de morte cerebral.

O Papa Francisco e o magistério da bondade.


José Tolentino Mendonça

 O escritor americano Mark Twain assinou esta frase certeira: “
A bondade é o idioma que o surdo ouve e o cego vê.” Um mês passado da eleição do Papa Francisco, talvez essa frase, melhor do que outras, nos possibilite a compreensão da expectativa primaveril que percorre agora a Igreja, e vai até para além dela. Que temos visto? Nada de extraordinário, de sistemático ou de espetacular, devemos de dizer. O primeiro mês é uma medida de tempo naturalmente escassa.
O Papa mal teve tempo tempo de “aterrar” na complexa realidade que lhe está confiada e grande parte dos atos que cumpre, está a realizá-los pela primeira vez, com tudo o que isso significa. Por isso, com um mês de pontificado, ainda não vimos quase nada. Mas, temos também de reconhecer, que o modo como este mês decorreu marca desde já um estilo. O enorme entusiasmo que a sua personalidade tem despertado, reside fundamentalmente aí: no estilo. É pouca coisa? De modo algum. Num recente estudo, intitulado

Testemunho de ex protestante da Congregação Cristã no Brasil hoje católico!



Salve Rainha!

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos! Olá pessoal do suporte do blog [do Pe. Paulo Ricardo], Chamo-me Dênis, tenho 26 anos e sou da cidade de São José de Rio Preto/SP. Estou enviando este e-mail para contar sobre a minha conversão. Ainda não sei bem ao certo os motivos que me levaram a querer escrever o testemunho, mas, em parte, sinto muita vontade de agradecer ao Padre Paulo e a toda a equipe por esse belíssimo trabalho de evangelização e esclarecimento dos cristãos. Nasci sob uma educação cristã, meus pais eram da Congregação Cristã no Brasil, mas, com o passar dos anos, a rotina aos cultos da igreja foram diminuindo e mais precisamente quando tinha 12 anos, quando meu pai foi assassinado, sofremos a maior queda de nossas vidas. Desse momento em diante, eu, minha mãe e meu irmão só fomos nos afastando, cada vez mais, da graça e da convivência perto de Deus.
 Com o passar dos anos, o coração só foi sendo contaminado cada vez mais, com raiva e ódio por ter perdido meu pai de tal maneira. As brigas aumentavam em casa, a desunião tomou conta da família por muitos anos, até que o mínimo de respeito e compreensão começassem a ser restabelecidos novamente. Então, com 18 para 19 anos, fui para São Paulo estudar. Profissionalizei-me, comecei a trabalhar e eis que tudo parecia começar a tomar rumo na minha vida. Bom, ao menos era o rumo que eu queria. Minha vida começou a ser o trabalho, horas exaustivas de trabalho, pois achava que seria isso o que traria um bom fundamento em todas as outras áreas, se fosse alguém bem sucedido e com uma vida financeira estabilizada conseguiria ajeitar todo o resto facilmente. Tinha uma namorada que pensava da mesma forma, e caminhávamos juntos sobre esses preceitos. Mas por todos esses anos, o meu coração sempre estava inquieto, nunca batia na mesma direção que meu raciocínio e minhas condutas estavam me levando.

Pesquisa confirma volta de Católicos à Igreja na Itália após eleição do Papa Francisco.


Uma pesquisa do Centro de Estudos de Novas Religiões (Cesnur), um centro de pesquisas italiano sobre religiões, apresentada hoje em Turim mostra um forte aumento dos fiéis nas igrejas italianas, após a eleição de papa Francisco. Segundo o centro de pesquisas, o chamado “efeito Francisco” estaria levando muitas pessoas que tinham se afastado da religião de volta às igrejas. Fonte: Ansa latina “Entre os 200 sacerdotes e religiosos entrevistados, 53% declararam ter constatado em sua comunidade um aumento de pessoas que se aproximaram novamente da igreja ou que se confessaram”, explicou o diretor do Cesnur, o sociólogo Massimo Introvigne, que revelou como essas pessoas mencionam explicitamente os apelos de papa Francisco como razão da volta à prática religiosa. A pesquisa mostra que em 43,88% dos casos o aumento dos fiéis é definido como considerável, superior a 25%, e mais de 41% dos laicos percebeu o efeito, que para Introvigne “parece ser claramente visível”. “Um efeito percebido por mais da metade dos entrevistados é um fenômeno que não só existe, mas é muito relevante. Se fôssemos traduzir os dados em termos de números e em escala nacional, com referência a metade das paróquias e comunidades, deveríamos falar centenas de milhares de pessoas que se aproximaram novamente a Igreja aceitando os convites de papa Francisco”, concluiu introvigne. (ANSA)

fonte: blog Carmadelio