VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Paróquia de Camocim realiza formação para novos ministros da Palavra

Aprendizado é um processo que não tem fim. Estamos sempre aprendendo. Sempre temos algo a apreender.
O tempo dedicado a aprendizagem nunca é perdido. Pelo contrário é um tempo valioso que nos ajuda a viver sempre melhor. Pois estaremos mais preparados para realizar qualquer tarefa ou função, sem desperdiçar tempo.
Assim a paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes começa neste final de semana  os primeiros  encontros de formação de Ministros da Palavra. Ocatecismo da Igreja Católica no paragrafo §910 diz Os leigos podem também sentir-se chamados ou vir a ser chamados para colaborar com os próprios pastores no serviço da comunidade eclesial, para o crescimento e a vida da mesma, exercendo ministérios bem diversificados, segundo a graça e os carismas que o Senhor quiser depositar neles."
 Mais do que nunca, surge nas comunidades a necessidade de verdadeiros proclamadores da Palavra de Deus, homens e mulheres que procurem colocar na vida aquilo que estão anunciando. Isso exige empenho, exige formação. Deus abençõe a Jornada dos futuros ministros!

Igreja nega suposta “aprovação” da “pílula do dia seguinte” divulgada pela Mídia.


ACI

A Pontifícia Academia para a Vida (PAV) no Vaticano precisou que é “falsa e enganosa” a informação que circula há alguns dias sobre a suposta aprovação por parte deste dicastério ou do Cardeal alemão Joachim Meisner da pílula do dia seguinte –que tem um potencial efeito abortivo– para que seja usado em hospitais católicos da Alemanha em casos de estupro.


O dicastério divulgou esta informação em um correio eletrônico enviado ao grupo ACI no último 19 de fevereiro, escrito sob as indicações do presidente da PAV, Dom Ignacio Carrasco da Paula.

No texto que leva a assinatura do Dr. Gaetano Torlone, membro da PAV, destaca-se que “o Cardeal (Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia) em sua declaração afirma simplesmente que na assistência às mulheres que sofreram um estupro o processo é complexo e vai mais além do aspecto farmacológico”.

Em Portugal, Lisboa diz “obrigado” a Bento XVI com 400 mil cartazes.



Fonte: Diário de Notícias
rupo de leigos católicos financiou a iniciativa apoiada pelo Patriarcado de Lisboa. Metade dos cartazes são horizontais e mostram o Papa a fazer uma gesto de saudação e os restantes são verticais e têm a imagem de Bento XVI a rezar em Fátima, avança a agência Ecclesia.
Os cartazes que vão ser distribuídos por Lisboa são uma homenagem de agradecimento ao Papa Bento XVI que abandona o cargo a 28 de fevereiro. O porta-voz do Patriarcado explica que os autores da iniciativa decidiram manter o anonimato.
Os cartazes têm o formato de duas páginas A4 e são dominados pelas cores da Santa Sé (amarelo e branco). Além da mensagem de agradecimento, o cartaz tem, no fundo, uma sugestão: “coloque o cartaz na janela de sua casa, com vista para a rua num gesto de união e reconhecimento”.
A distribuição está a ser feita nas paróquias de São João e Nossa Senhora do Amparo de Benfica, ambas em Lisboa, em Oeiras, Cascais, Caldas da Rainha e Fátima.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como ficará o governo da Igreja na vacância da sé apostólica?



Fonte: Ecclesia
A Câmara Apostólica, organismo da Santa Sé que remonta pelo menos ao século XI, vai passar a ser o centro do governo da Igreja Católica após o final do pontificado de Bento XVI, a 28 de fevereiro.
A instituição é liderada pelo cardeal camerlengo, D. Tarcisio Bertone (foto) que é o atual secretário de Estado do Vaticano, e tem funções de presidência durante a Sé vacante, período entre o fim de um pontificado e a eleição de um novo Papa.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, adiantou na última semana que é a Câmara Apostólica que tem analisado as questões relacionadas com o tratamento a dar a Bento XVI após o final do pontificado ou mesmo a possibilidade de antecipar o início do Conclave.
Dois dias após ter apresentado a sua renúncia, o Papa alemão nomeou D. Giuseppe Sciacca, secretário-geral do governo do Estado do Vaticano, como auditor geral, uma espécie de conselheiro jurídico, da Câmara Apostólica.

Falece aos 92 anos a criadora do método Billings


Evelyn Billings
WASHINGTON DC, 21 Fev. 13 / 01:38 pm (ACI/EWTN Noticias).- Depois de uma curta enfermidade, no dia 16 de fevereiro faleceu a Dra. Evelyn Billings, quem, junto a seu marido John, desenvolveu o método natural de regulação da fertilidade que leva seu sobrenome.

A Dra. Billings junto a seu marido percorreram o mundo por cerca de meio século, ensinando e promovendo este método natural, fiéis ao chamado do Papa Paulo VI para que os homens e mulheres de ciência sejam “obedientes ao chamado do Senhor e atuem como fiéis intérpretes de Seu plano”.

Também junto a seu marido, Evelyn fundou a Organização Mundial do Internacional Método Billings de Ovulação, conhecida pelas siglas em inglês como WOOMB.

Evelyn Billings foi amiga de três Papas, e foi nomeada Dama Comandante de São Gregório o Grande pelo Papa João Paulo II.

A Dra. Billings foi também era uma ativa membro da Pontifica Academia para a Vida, e foi reconhecida com os Doutorados honoríficos de diversas unidades de todo o mundo, entre eles um Doutorado Honoris Causa da Universidade Tor Vergata, de Roma, em 2005.

Quantos viram João Paulo II e quantos Bento XVI?


  (ACI/EWTN Noticias).- As ruas de Roma estão começando a encher-se de peregrinos que chegam para ver o Papa Bento XVI nos últimos dias de seu pontificado, o que recorda as multidões que chegaram para ver o Beato João Paulo II, o que gera em alguns a pergunta sobre quem acolheu mais pessoas na Cidade Eterna.

Em declarações ao grupo ACI neste 19 de fevereiro, o Padre Christopher Kieran da Casa Pontifícia explicou que o número de pessoas nas audiências e nos ângelus dominicais com o Papa Bento foi "muito bom".

O sacerdote fundamenta sua afirmação na "quantidade de trabalho que temos semanalmente. Respondemos a pedidos para tickets (gratuitos) para as audiências por correio e por correio eletrônico. E a resposta foi muito alta".

A profecia esquecida de Joseph Ratzinger sobre o futuro da Igreja.



A renúncia do Papa Bento XVI suscitou na mídia e em boa parte dos fiéis, especulações acerca de profecias apocalípticas sobre o futuro da Igreja. Dentre elas, a que mais chamou a atenção foi a famosa “Profecia de São Malaquias” que, segundo a lenda, anunciava o fim da Igreja e do mundo ainda neste século.
Apesar dessas previsões catastróficas alimentarem a imaginação de inúmeras pessoas, a verdade é que elas carecem de fundamento e lógica, como já demonstraram vários teólogos, inclusive o estimado monge beneditino, Dom Estevão Bettencourt, na sua revista “Pergunte e Responderemos”.
Mas não é sobre a profecia de São Malaquias que queremos falar aqui. Nossa atenção, devido às circunstâncias, volta-se para as palavras do jovem teólogo da Baviera, Padre Joseph Ratzinger, proferidas há pouco mais de 40 anos, logo após o término do Concílio Vaticano II.
Em um contexto de crise de fé e revolução cultural, o então professor de teologia da Universidade de Tübingen via-se cada vez mais sozinho diante da postura marcadamente liberal de seus colegas teólogos, como por exemplo, Küng, Schillebeeckx e Rahner. Olhando também para os outros setores da Igreja, Padre Ratzinger via nos “sinais dos tempos” um presságio do processo de simplificação que o catolicismo teria de enfrentar nos anos seguintes.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO PAROQUIAL : JESUS AMA OS POBRES



por Padre Sebastião de Lima
    
 Em vista dos exercícios quaresmais: Jejum, Oração e Caridade (Esmola) vejam como JESUS AMA OS POBRES. Os quem mais vive...
     Jesus conhecia as forças da natureza, do tempo, das plantas e animais. Porém Jesus colocou o ser humano como mais importante que tudo isso. O Sábado era dia de descanso e de oração e nele não se podia trabalhar. Esta era a lei. Porém, Jesus estava andando por entre os trigais e os discípulos iam arrancando trigo e os fariseus perguntaram: Porque os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido em dia de Sábado? E Jesus vai dar como resposta: “O Sábadofoi feito para servirao homem e não o homem para servir ao Sábado”. Leia isto em Marcos 2,23-28.
     E logo depoisJesus entra na Igreja da comunidade, na sinagoga e aí está um homem de mão seca e tinha pessoas de olho para ver se Jesus ia curar em dia de Sábado. E Jesus perguntou: “O que éque a lei permite no Sábado: fazer obem ou fazer o mal, salvar uma vidaou matá-la?”. E Jesus o curou. Leia em Marcos 3,1-6.

Vaticano anuncia calendário das ultimas atividades de Bento XVI



O Vaticano anunciou o calendário das atividades do papa Bento XVI até o dia de sua renúncia:

23 de Fevereiro - Sábado pela manha o papa concluirá a semana de exercícios espirituais de Quaresma com a Cúria, às 11h30 recebera em Audiência o presidente italiano Giorgio Napolitano.

24 de fevereiro - No Domingo 24 sera o ultimo Angelus da janela do quarto do Papa, neste dia é esperado uma grande presença dos fieis na praça de São Pedro.

25 de fevereiro - Encontrara em audiência privada alguns cardeais da Cúria. Foi anulado a visita ad limina dos bispos italianos.

26 de fevereiro - Nenhum compromisso marcado.

“Depois de ser abusada, minha mãe não me abortou, perdoei e confessei o meu pai”, hoje sou sacerdote!


ACI
Eu poderia estar em uma lata de lixo, mas me deram a vida”, afirma o sacerdote Luis Alfredo León Armijos,(foto) de Loja (Equador) quem aos seus 41 anos compartilha sua história. O seu nascimento foi fruto de um estupro quando sua mãe tinha apenas 13 anos. O presbítero também conta como conheceu e perdoou o seu pai a quem confessou e que agora leva uma vida de fé.
Em diálogo telefônico com o grupo ACI em 6 de fevereiro, o sacerdote diocesano e pároco da Paróquia São José em Loja, relatou que sua mãe, María Eugenia Armijos Romero, quando ainda era menor, cuidava e limpava uma casa em Loja para ajudar os seus pais e seus sete irmãos: “o dono da casa aproveitando que estava sozinho, abusou dela deixando-a grávida”.
Apesar do rechaço de sua família que “não queria que o bebê nascesse e por isso batiam na sua barriga e davam-lhe algumas bebidas para que abortasse”, María sempre defendeu a vida de seu filho e ao ver-se sozinha e sem apoio “orou e sentiu em seu coração que o Senhor lhe dizia: defende essa criança que está em ti”, contou o Pe. León.
María fugiu de Loja para a cidade de Cuenca onde sobreviveu por seus próprios meios. No domingo 10 de outubro de 1961 às 10:00 a.m., em um parto cheio de complicações por sua pequena idade e fraca contextura, nasceu Luis Alfredo com alguns problemas respiratórios que o amor de mãe também ajudou a sanar.

A renúncia do papa e os velhos preconceitos e clichês da mídia internacional.


Por John Flynn, LC
O anúncio extraordinário da renúncia do papa Bento XVI, na segunda-feira passada, foi a notícia mais veiculada no mundo durante a semana toda. Um aspecto interessante de muitos dos comentários feitos a respeito é o quanto eles revelam os preconceitos de quem os escreveu ou pronunciou.
A resposta de Bento XVI aos problemas da Igreja foi “ter insistido na ideia de que apenas uma adesão intransigente à doutrina do passado poderia preservar a fé”, afirmou o Washington Post, em um de seus editoriais, como se o papado precisasse estar em conformidade com os pareceres da última moda.O Washington Post, assim como muitas outras publicações, manifestou a esperança de um “sucessor mais progressista”.
O New York Times publicou uma série de comentários sobre a notícia da renúncia, alguns dos quais razoavelmente positivos. Havia, no entanto, escritos negativos e até mesmo malignos. “Ele não tinha nenhum carisma, estava fora de sintonia e protegeu os padres que abusaram de crianças. Foi membro da Juventude Hitlerista. Não bastasse esta lista lamentável, ele ainda não teve nenhuma utilidade para as mulheres”, escreveu John P. Shanley, incapaz de se distanciar das ideias estereotipadas de não poucos meios de comunicação.
Para o editorial do Los Angeles Times, Bento XVI foi “tradicionalista” e “autoritário”. Em seguida, porém, o autor assume um tom de perplexidade e observa que os liberais é que afirmam que um papa deveria renunciar quando ficasse velho demais. O editorial tem dificuldades para explicar como alguém tão tradicionalista pode ser tão progressista.

Por que a Igreja guarda o Domingo e não o Sábado?

O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico. Sabemos que o Antigo Testamento é um figura do Novo; o Sábado judaico é um figura do Domingo cristão. O Catecismo da Igreja assim explica:
§2175 – “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. Leva à plenitude, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus. Com efeito, o culto da lei preparava o mistério de Cristo, e o que nele se praticava prefigurava, de alguma forma, algum aspecto de Cristo (1Cor 10,11)”.
Os Apóstolos celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”; isto é, no Domingo, como vemos em At 20,7: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” Em Mt 28, 1 vemos: “Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…” Em Ap 1, 10, São João fala que “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…” e a coleta era feita “no primeiro dia da semana” (1Cor 16,2).

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Qual a importância e a função da música na liturgia




“O apóstolo aconselha os fiéis, que se reúnem em assembléia para aguardar a vinda do senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais (cf. Cl 3,16), pois o canto constitui um sinal de alegria do coração (cf. At 2, 46). Portanto, dê-se grande valor ao uso do canto na celebração da Missa, tendo em vista a índole dos povos e as possibilidades de cada assembléia litúrgica” (IGMR, 39-40).



Conforme a orientação do Concílio Vaticano II, a música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina (cf. SC 112).

A música é a ‘alma’ da liturgia. Daí, o cuidado para a escolha de um repertório bíblico-litúrgico, que expresse o verdadeiro sentido da liturgia, a celebração do mistério pascal de Cristo.

Serie Vida e Saúde: 10 Alimentos para viver melhor

 
10 alimentos para viver mais Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios*
AVEIA Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha
ALHO Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial)

AZEITE DE OLIVA Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa)
CASTANHA-DO-PARÁ Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades

Macedo desafia Justiça ao sair do país para morar em Portugal


Edir Macedo
Justiça Federal determinou em 2012 que
 o chefe da Universal não saísse do Brasil
Edir Macedo (foto), chefe da Igreja Universal do Reino de Deus, está morando em Portugal desde 18 de dezembro, descumprindo assim ordem expressa da Justiça para que não saísse do Brasil por ser réu em processo de lavagem de dinheiro. A informação é do site de Veja.

Em dezembro, no dia 19, a 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo enviou o ofício 1758/2012 para a Polícia Federal do Aeroporto de Guarulhos (SP) comunicando que o religioso não pode deixar o país. Apesar disso, Macedo possui passaporte diplomático.

Macedo tem participado de cultos da Universal de Portugal, conforme mostra um vídeo recente onde comenta entre risadas a notícia da revista americana Forbes de que é o pastor mais rico do Brasil, com patrimônio líquido avaliado em R$ 2 bilhões. "É mentira, porque eu sou o mais rico do mundo", debochou.

O bispo já morou nos Estados Unidos, onde a Promotoria também está investigando operações financeiras da Universal.

Em setembro de 2011, a Justiça aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra Macedo e outros integrantes da Universal por evasão de divisas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Com informação do site de Veja.

Conclave terá 19 Cardeais da América Latina



De acordo com estastísticas do Colégio Cardinalício publicadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a América Latina conta com 19 Cardeais que participarão do Conclave que elegerá o próximo Papa.
O maior número de purpurados na América Latina pertence ao Brasil com cinco Cardeais eleitores. Logo depois vem o México com três e a Argentina com dois. Colômbia, Chile, Venezuela, Honduras, República Dominicana, Cuba, Peru, Bolívia e Equador, possuem um Cardeal em cada um dos países.
Os Cardeais latino-americanos que participarão do Conclave são:
Do Brasil: Dom Geraldo Majella Agnello, Arcebispo emérito de San Salvador da Bahia; Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida; Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e Arcebispo emérito de Brasília; Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Cláudio Hummes OFM, Prefeito emérito da Congregación para o Clero e Arcebispo emérito de São Paulo.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°