sábado, 16 de fevereiro de 2013

PARÓQUIA BOM JESUS DE CAMOCIM LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE NESTE DOMINGO EM CAMOCIM

A Campanha da Fraternidade será lançada oficialmente em Camocim na Missa deste próximo domingo às 18h na Igreja Matriz e será presidida pelo Pároco, Padre Evaldo. Neste ano o tema da CF é “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).  A celebração irá contar com a participação da juventude que ajudará na realização da liturgia dinamizando alguns momentos da celebração.
O objetivo geral da Campanha é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Em 1992, a Campanha da Fraternidade também tratou a juventude como tema central, e agora, em sua 50ª edição, terá a mesma temática. A abordagem da temática “juventude” será mais um elemento para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens, além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada, em julho deste ano, no Rio de Janeiro.
  texto Carlos Jardel - blog revista camocim

Fim do mundo? A Profecia de São Malaquias

Sao_Malaquias

com informações do blog: http://somosestrangeirosaquinaterra.blogspot.com.br
 
Católico Por que – A profecia atribuída a São Malaquias, bispo de Armagh (Irlanda) no século XII, não era conhecida até 1595. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que foi forjada por interessados políticos que queriam colocar sobre a Cátedra de Pedro o Cardeal Simoncelli de Orvieto precisamente “indicado pelo Espírito Santo” mediante o dístico “De antiquitate urbis”. A falsidade da profecia logo se evidenciou, pois foi eleito Papa não Simoncelli mas o Cardeal Sfondrate. Tal profecia é um instrumento da desonestidade política e não merece crédito.
* * *
A eleição do Papa Bento XVI deu ocasião a que os meios de comunicação trouxessem à tona a Profecia de São Malaquias, que prevê o fim do mundo para os próximos anos, sendo o último Papa Pedro II. Torna-se assim oportuno estudar esta matéria.
1. O conteúdo da Profecia
São Malaquias de Armagh (distinga-se do profeta Malaquias, do Antigo Testamento) nasceu na Irlanda em 1095 aproximadamente. Fez-se monge do mosteiro de Bangor (Irlanda). Ordenado sacerdote aos 25 anos empenhou-se na renovação da vida monástica, começando pelo mosteiro de Bangor, sob a orientação do arcebispo Celso, primaz da Irlanda. Feito bispo de Connor, tornou-se depois arcebispo de Armagh. Interessado na restauração dos mosteiros, era grande amigo de S. Bernardo, seu contemporâneo. Morreu na França em 1148, quando viajava para se encontrar com o Papa Eugênio III.

Pregação do sábado à tarde (dia 09) no XIV DESPERTAI: Sendo fortes na fé, resisti ao demônio!




Tema: “Se creres verás a glória de Deus!” (João 11, 40)
 Pregação do dia 09/02/2012 no XIV DESPERTAI
Cássio José (Ministério de Pregação)
 
Objetivo da pregação: 
Conscientizar os ouvintes da pregação que nos foi travada uma batalha espiritual. Para vencermos esta batalha, no entanto, se fazem necessárias duas realidades urgentes:
·         Primeira: para vencer o pecado e Satanás em nossas vidas, temos que ter consciência do desejo de nos tornar homens e mulheres espirituais;
·         Segunda: nesse campo espiritual, devemos usar armas espirituais para vencer esse inimigo espiritual – Satanás!
1.      Pressupostos iniciais:
Olá amados irmãos! Desejo-lhes uma “Boa Tarde!” e saúdo-vos com a Paz do Senhor e Salvador Jesus e o amor de nossa querida mãe: Maria Santíssima! Amém?
Olhe para quem está ao seu lado e diga: “Meu querido, você está vendo o leão? Você tem ciência de que pode ser devorado a qualquer momento caso não sustente sua fé e o resista?”
Vamos pegar I Pedro 5, 8-10! Mas, antes, e enquanto os irmãos pegam a citação bíblica gostaria de apresentar-lhes a seguinte situação:
Imagine que você está numa selva e de repente você escuta um rugido (promover o barulho!)... O que você faria? Só que você olha, amedrontado, para o lado direito e nada! Olha para o lado esquerdo e também nada. Mas, ao olhar para trás, se depara com uma boca aberta e dentes grandes afiados... Pergunte a seu irmão da direita e diga: 
E agora José? O que você faria? 
Vamos, entretanto, dar uma voltinha pela Palavra de Deus para chegarmos num raciocínio bíblico quanto a realidade do pecado e a ação do diabo:
*  João 10,10a:
“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir”.

Eleição do novo Papa: Conclave começará entre 15 e 20 de março



O Dr. Luis Navarro, Decano da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Santa Cruz de Roma (Itália), explicou que o conclave para a eleição do novo Papa começará entre o 15 e em 20 de março.

O dito pelo canonista se ajusta ao estabelecido pelo Beato Papa João Paulo II, na constituição apostólica publicada em 1996, Universi Dominici Gregis sobre a Sede Vacante da Sé Apostólica e a eleição do Romano Pontífice.

Neste documento o Beato João Paulo II precisa que “desde o momento em que a Sé Apostólica ficar legitimamente vacante, os Cardeais eleitores presentes devem esperar, durante quinze dias completos, pelos ausentes; deixo, ademais, ao Colégio dos Cardeais a faculdade de adiar, se houver motivos graves, o início da eleição por mais alguns dias. Transcorridos, porém, no máximo, vinte dias desde o início da Sé vacante, todos os Cardeais eleitores presentes são obrigados a proceder à eleição”.

A renúncia de um Papa, como a anunciada por Bento XVI, apesar de rara, não é inédita na história da Igreja Católica.


Época
A renúncia de um Papa, como a anunciada por Bento XVI, apesar de rara, não é inédita na história da Igreja Católica.
O primeiro foi o papa Clemente I (de 88 a 97 d.C.), que renunciou a favor de Evaristo, porque após ser detido e condenado ao exílio decidiu que os católicos não ficariam sem um guia espiritual.
Igualmente, o papa Ponciano (230 a 235 d.C.) deixou o cargo a favor do papa Antero ao ser enviado ao exílio, enquanto o papa Silvério (536 a 537 d.C.) foi obrigado a renunciar a favor do papa Vigílio.
Bem mais complicado foi o caso de Bento IX (de 10 março a 1º de maio de 1045), pois renunciou a favor de Silvestre III e depois retomou o cargo para passar a Gregório VI, que foi acusado de alcançar o cargo ilegalmente e também decidiu renunciar.

Diocese de Sobral prepara para abertura oficial da campanha da fraternidade




A Comissão Pastoral para a Juventude e a Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade de 2013, tem a honra de convidar a juventude de nossa diocese e os fiéis em geral para a abertura oficial da campanha da fraternidade na diocese de sobral. Será no sábado, dia 16 de fevereiro, na missa presidida por nosso bispo Dom Odelir as 18h30min, na catedral de sobral. Após a santa missa teremos, no anfiteatro do Largo das Dores, apresentações culturais e artísticas, com a participação das varias expressões juvenis de nossa diocese. 
Já confirmaram presença as bandas Swingueira de Cristo e Roberio Cavalcante e Banda, que na ocasião estará tocando musicas jovens e algumas inéditas que sairão no seu novo CD: “tu és digno”. 
Cerca de 100 agentes juvenis das varias paróquias, movimentos e novas comunidades da diocese de sobral, já participaram nos dias 02 e 03 de fevereiro deste ano, no Centro de treinamento de Sobral(CETRESO), da capacitação para a campanha da fraternidade 2013. 
O Tema da campanha deste ano é “Fraternidade e Juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is. 6,8) e, que tem como Objetivo geral: Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz. 
 
 
fonte: portasobralensecatolico

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Início da Quaresma

Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: "matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Imagens que Falam: Raio atinge basílica de São Pedro. Veja!


 
Evento aconteceu horas apos a renuncia do Papa, as 18 horas horario do vaticano

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Igreja Católica sempre será um sinal de contradição para o mundo.


A NAVE DE PEDRO
Percival Puggina
A expectativa de que venha por aí um pontífice romano com “ideias
novas” é mal costurada tolice. Na Igreja Católica não há espaço para
voluntarismos, nem para aquilo que em política se chama “vontade política” -
exibida nas refregas eleitorais como chave mestra para solucionar todos os
problemas. Felizmente, as coisas não são assim na Igreja. Nela, a única
vontade que conta é a vontade do Senhor. A suprema novidade é a Boa Nova.
O novo, o novo mundano, o novo profano, as rerum novarum, não são
submetidos a qualquer discernimento individual, mas à Revelação e à Santa
Tradição.
É interessante ver como certos comunicadores pretendem impor à
Igreja os seus critérios, os seus princípios e os seus valores. Eles acham isto e
acham aquilo. E mudam de opinião com facilidade… Ora, senhores, a Igreja
não vai alterar seu ensinamento por uma razão muito simples: ela está para o
que ensina assim como a agulha da bússola está para o norte magnético. Ela
não é dona do norte. Ela apenas aponta para o norte. Quem quiser guiar-se
por essa orientação, livremente, que o faça. Quem não quiser tem todos os
outros pontos cardeais à sua disposição. A Igreja, por sua parte, não é livre
para fazer o mesmo.
Nós podemos agir como bem entendamos, podemos guiar-nos pelas
referências que preferirmos. E a Igreja Católica sempre será um sinal de
contradição em relação aos desvalores que se insinuam na sociedade e os
evidentes descaminhos pelos quais la nave vá. A nave de Pedro vai para onde
o Senhor quer. Os incomodados que desembarquem.

Percival Puggina
A expectativa de que venha por aí um pontífice romano com “ideias novas” é mal costurada tolice. Na Igreja Católica não há espaço para voluntarismos, nem para aquilo que em política se chama “vontade política” – exibida nas refregas eleitorais como chave mestra para solucionar todos os problemas. Felizmente, as coisas não são assim na Igreja. Nela, a única vontade que conta é a vontade do Senhor. A suprema novidade é a Boa Nova.
O novo, o novo mundano, o novo profano, as rerum novarum, não são submetidos a qualquer discernimento individual, mas à Revelação e à SantaTradição.
É interessante ver como certos comunicadores pretendem impor à Igreja os seus critérios, os seus princípios e os seus valores. Eles acham isto e acham aquilo. E mudam de opinião com facilidade… Ora, senhores, a Igreja não vai alterar seu ensinamento por uma razão muito simples: ela está para o que ensina assim como a agulha da bússola está para o norte magnético. Ela não é dona do norte. Ela apenas aponta para o norte. Quem quiser guiar-se por essa orientação, livremente, que o faça. Quem não quiser tem todos os outros pontos cardeais à sua disposição.
A Igreja, por sua parte, não é livre para fazer o mesmo.
Nós podemos agir como bem entendamos, podemos guiar-nos pelas referências que preferirmos. E a Igreja Católica sempre será um sinal de contradição em relação aos desvalores que se insinuam na sociedade e os evidentes descaminhos pelos quais la nave vá. A nave de Pedro vai para onde o Senhor quer.

blog Carmadelio

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI. O legado que deixará à Igreja é um tesouro incalculável, desde a sua teologia a sua humildade cristã.


A Doutrina Católica ensina que o Papa é o “Servo dos Servos de Cristo”. Sob ele recai o múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja.

Nos primeiros séculos do cristianismo, mais precisamente no século III, a Igreja Católica sofreu grandes abalos, ora advindos das perseguições bárbaras e pagãs, ora dos próprios membros da Igreja, com suas heresias acerca da Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Crises como as do Gnosticismo e do Arianismo teriam destruído a Igreja, dada a proporção de seus seguidores, não fosse a providência divina e a assistência do Espírito Santo ter suscitado grandes santos para a defesa de nossa fé, dando cumprimento a promessa de Cristo de que “as portas do Inferno não prevalecerão”.
O ano de 451 foi marcado pelas grandes controvérsias cristológicas. Apartados da fé apostólica, inúmeros bispos passaram a acreditar na heresia monofisista. Essa heresia afirmava que Cristo possuía apenas a natureza divina. Contra isso, levantou-se o Papa São Leão Magno no seu famoso “Tomo a Flaviano”, no qual declarava a união hipostática de Cristo, ou seja, que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. O discurso do Santo Padre foi aclamado pelos bispos conciliares, reunidos em Calcedônia, sob a célebre frase: “Pedro falou pela boca de Leão”.

Campanha da Fraternidade 2013




                A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acabou de publicar o Texto - Base da Campanha da Fraternidade para o ano de 2013. "Fraternidade e Juventude" é o tema da Campanha para a quaresma em 2013. O lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: "Eis-me aqui! Envia-me". Nas palavras de Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB: A Igreja no Brasil deseja, no contexto do Ano da Fé, "repropor Juventude como tema da Campanha, nesse tempo de mudança de época, desejando refletir e rezar com os jovens, representando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão". A C.F de 2013 já anuncia a Jornada Mundial da Juventude, assumindo como lema o espírito missionário da JMJ 2013 indicado pelo Santo Padre Bento XVl, Ide e fazei discípulos entre todas as nações (cf. Mt 28,19). A Igreja quer que os jovens sejam verdadeiros missionários e missionárias no sentido de jovens evangelizando jovens: "Eis-me aqui! Envia-me".
                O Objetivo Geral da C.F. de 2013 é "Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz". Há também três objetivos específicos: (i) Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; (ii) Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos: (iii) Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Bento XVI envia mensagem aos brasileiros no início da Campanha da Fraternidade


 
Neste dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada a Campanha da Fraternidade (CF), com o tema "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8). O Papa Bento XVI enviou uma mensagem para o início da Campanha. A seguir, a íntegra da mensagem:
"Queridos irmãos e irmãs,
Diante de nós se abre o caminho da Quaresma, permeado de oração, penitência e caridade, que nos prepara para vivenciar e participar mais profundamente na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, esta preparação tem encontrado um válido apoio e estímulo na Campanha da Fraternidade, que este ano chega à sua quinquagésima realização e se reveste já das tonalidades espirituais da XXVII Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho próximo: daí o seu tema "Fraternidade e Juventude", proposto pela Conferência Episcopal Nacional com a esperança de ver multiplicada nos jovens de hoje a mesma resposta que dera a Deus o profeta Isaías: "Eis-me aqui, envia-me!"(6,8).

Carnaval 2013 no Brasil foi marcado por mortes de crianças e adultos, motoristas embriagados, muito lixo e violência

Carnaval 2013 no Brasil foi marcado por mortes de crianças e adultos, motoristas embriagados, muito lixo e violênciaA “festa da carne”, termo preferido de muitos para se referir ao carnaval, terminou com um saldo de mortes, confusões, sujeira e prisões, seja por casos de violência, seja por blitz da lei seca.
Em Salvador, um homem faleceu ontem, 12 de fevereiro, após receber uma descarga de alta tensão enquanto trabalhava na manutenção do trio elétrico Me Abraça, que era puxado pela banda de axé Asa de Águia. Erisvaldo Max de Carvalho, 23 anos, caiu de cima do trio devido à descarga, por volta das 9h00, na avenida Ademar de Barros, segundo informações da Folha de S. Paulo.
A polícia baiana recapturou um fugitivo enquanto ele curtia a folia de carnaval. O rapaz, que havia deixado um bilhete zombando da segurança na cadeia em Brumado, interior do estado, foi reconhecido por policiais que faziam a segurança da festa e encaminhado novamente ao Distrito Policial, de acordo com o G1.
Já no Rio de Janeiro, brigas deixaram um morto e cinco feridos no Estado. Em Bento Ribeiro, o jovem Danilo Costa Almeida morreu com um tiro durante uma confusão, em que outros três foram baleados, mas sobreviveram. As demais vítimas foram registradas em Nilópolis, onde outras duas pessoas foram baleadas após uma briga que começou durante uma brincadeira de bate-bolas, tradição do subúrbio carioca onde grupos vestem máscaras e saem nas ruas assustando as pessoas.

Record produzirá minissérie Os Milagres de Jesus ainda em 2013, em formato diferenciado

Record produzirá minissérie Os Milagres de Jesus ainda em 2013, em formato diferenciado
O investimento que a TV Record vem fazendo na teledramaturgia voltada a temas bíblicos é grande e o resultado positivo tem motivado a emissora a ampliá-lo.
Após anunciar que as duas próximas minisséries bíblicas que produzirá abordarão os Dez Mandamentos e A Vida de Jesus, a emissora do bispo Edir Macedo revelou que pretende produzir outra minissérie, ainda em 2013, sobre os milagres operados pelo filho de Deus.
O modelo desta minissérie difere um pouco dos aplicados até agora nas produções como A História de Ester, Sansão e Dalila, Rei Davi e José do Egito.
A minissérie se chamará Os Milagres de Jesus e terá dezoito episódios, todos contados a partir do ponto de vista da pessoa que recebeu o milagre. O personagem Jesus será um coadjuvante, e cada capítulo da minissérie terá um protagonista diferente.
Escrita por Renato Modesto e com direção-geral de João Camargo, os episódios de Os Milagres de Jesus terão duração aproximada de 50 minutos, e exibição semanal, assim como a emissora vem fazendo com a minissérie José do Egito.
Segundo o jornalista Flavio Ricco, as minisséries sobre Os Dez Mandamentos e A Vida de Jesus seguirão o modelo já consagrado aplicado por Vivian Oliveira nas atuais produções da Record.

Longe da fama, ex-BBB Natália Nara vira pastora e chora ao se lembrar do ensaio nu que fez para a “Playboy”

Longe da fama, ex-BBB Natália Nara vira pastora e chora ao se lembrar do ensaio nu que fez para a “Playboy”A ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Natália Nara, se converteu ao evangelho depois de sair do programa e agora tenta viver longe da fama e dos trabalhos que realizou por causa de sua passagem pela atração global. Hoje, a ex-BBB se nega a falar ou ser reconhecida pelo programa e chora todas as vezes que lembra do ensaio nu que fez para a “Playboy”.
As informações sobre Natália foram passadas por sua mãe ao site Extra, de acordo com ela, desde que a filha se converteu, na Igreja Bola de Neve, ela deixou de lado o sonho de se tornar atriz e passou a fazer caridades e pregar a palavra de Deus.
- Ela não quer mais saber de ‘BBB’, mas o que ela mais lamenta é o fato de ter posado nua. Ela chora só de lembrar. Esse programa só fez mal a ela e atrapalhou os estudos – afirmou dona Neide.
A vida de Natália mudou completamente quando ela conheceu a religião, em 2007, através de uma empresária na época. Atualmente, ela é casada com um membro da Bola de Neve, finaliza sua faculdade de Jornalismo e quer seguir como pastora em São Paulo, onde mora atualmente.
- Quando me dei conta da besteira que eu fiz (a revista ‘Playboy’), me arrependi e passei a andar no caminho de Jesus – testemunhou Natália, num vídeo publicado no Youtube.
Atualmente ela se dedica à pastoral de comunicação da sua igreja, onde apresenta um programa de notícias, e se nega a conceder entrevistas sobre seu passado no reality show.
- Agradeço a lembrança, mas não tenho mais nada a falar. Tem outros BBBs mais recentes para vocês entrevistarem – afirmou ao procurada para entrevista pela coluna TV e Lazer, do Extra.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

DESPERTAI 2013: A IGREJA DE DEUS VIVO É COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE (I Tm 3,15).


ROTEIRO DE PREGAÇÃO MINISTRADA POR MARIO ROBERTO  lIMA
Pregação realizada no XIV Despertai - por Mario Roberto

O BLOG GRUPO RENASCER CAMOCIM traz os pontos princiapais da pregação ministrada pelo pregador Mario Roberto na tarde desta segunda feira dia 11/02 no XIV Despertai, evento de carnaval realizado pela RCC de Camocim no Colegio Geogina em Caomocim. 
Evento que tem como  inspiração  fazer um retiro aberto ao público com o objetivo de oferecer às pessoas uma experiência pessoal com a pessoa de Jesus Cristo, a experiência de um carnaval diferente cuja a alegria não se esgota na quarta-feira de cinzas. Desde já agradecemos ao nosso pregador Mario por ter cedido o roteiro completo da pregação, Deus abençõe seu misnistério.

confira:

OBJETIVO:
- Reconhecer a Igreja como instrumento de Deus para a salvação dos homens, que nós formamos esta Igreja e que também somos responsáveis por ela.

1. A PALAVRA IGREJA
- Vem do grego “ekklésia” e significa CONVOCAÇÃO;
- Para os cristãos, a Igreja é o povo que Deus reúne pelo mundo inteiro.

2. SÍMBOLOS DA IGREJA
a)CORPO, do qual Cristo é a cabeça;
b)REDIL, do qual Cristoé a porta e o príncipe dos pastores;
c)LAVOURA, da qual o Pai é o agricultor e Cristo é a videira;
d)NOIVA, da qual Cristo é o esposo, que a ama e se entregou por ela na cruz, a fim de santifica-la;
e) BARCA, da qual Jesus é o capitão, e nós os navegantes;
f)CONSTRUÇÃO / EDIFÍCIO, do qual Cristo é a pedra angular, o alicerce, e os apóstolos são os construtores:
- Ef 2,19-22 -19.Conseqüentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20. edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus.21. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor.22. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.”

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Líderes políticos e religiosos se manifestam sobre renúncia do Papa


com informações da Rádio Vaticano


A notícia da apresentação da renúncia do Papa Bento XVI teve repercussão mundial nesta segunda-feira, 11. Líderes religiosos e políticos manifestaram a sua reação e opinião frente ao recente anúncio feito pelo próprio Papa.

Ao término do Consistório, durante o qual o Santo Padre apresentopu sua renúncia, o decano do colégio cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, disse que a mensagem do Papa resoou na sala onde estavam reunidos como "um raio no céu sereno".  Ele enfatizou, porém, que a estrela desse pontificado brilhará para sempre. "Estamos ao seu lado, Santo Padre, e nos abençoe".

Veja abaixo os depoimentos sobre o anúncio da renúncia de Bento XVI:

"Creio que este tenha sido um gesto de extraordinária coragem e de extraordinário sentido de responsabilidade, porque também o ter sobre suas costas um mandato extraordinariamente desafiador, como aquele do Pontífice da Igreja católica, precisa lidar também com o prolongamento da vida nem sempre em condições igualmente sustentáveis. Grande coragem, generosidade e, da minha parte, de muito respeito" - Giorgio Napolitano, presidente da República Italiana

A JMJ Rio 2013 vai acontecer em julho com o novo Papa



Após a notícia da renuncia do Papa Bento XVI o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ Rio 2013) enviou o seguinte comunicado:
 
 
 
Diante do anúncio do Santo Padre sobre renúncia ao papado, o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 esclarece que continua seu trabalho. A Jornada vai acontecer em julho com a vinda do Papa ao Rio de Janeiro. Aguardamos todo o processo de eleição do novo Sumo Pontífice. Seguimos, em oração e com empenho, a organização do evento.

 
(11 de Fevereiro de 2013)
Por: ZENIT
 

Nota Oficial da CNBB sobre anúncio da renúncia de Bento XVI


cnbblogoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota na tarde desta segunda-feira, 11 de fevereiro, sobre o anúncio da renúncia do papa Bento XVI feito na manhã de hoje. A seguir, a íntegra da nota:
Brasília, 11 de fevereiro de 2013
P. Nº 0052/13
“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16,18)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB recebe com surpresa, como todo o mundo, o anúncio feito pelo Santo Padre Bento XVI de sua renúncia à Sé de Pedro, que ficará vacante a partir do dia 28 de fevereiro próximo. Acolhemos com amor filial as razões apresentadas por Sua Santidade, sinal de sua humildade e grandeza, que caracterizaram os oito anos de seu pontificado.
Teólogo brilhante, Bento XVI entrará para a história como o “Papa do amor” e o “Papa do Deus Pequeno”, que fez do Reino de Deus e da Igreja a razão de sua vida e de seu ministério. O curto período de seu pontificado foi suficiente para ajudar a Igreja a intensificar a busca da unidade dos cristãos e das religiões através de um eficaz diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como para chamar a atenção do mundo para a necessidade de voltar-se ao Deus criador e Senhor da vida.

Papa Bento XVI :”Minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino.



O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira, 11, que vai renunciar à sua função como Papa no dia 28 de fevereiro. Veja abaixo o texto integral do anúncio:

Caríssimos Irmãos,

“Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
***
O Código de Direito Canónico, prevê a possibilidade jurídica de renúncia por parte do Papa e esta renúncia não precisa de ser aceita por ninguém para ter validade, como indica o Cânone 332.

O que se exige é que o Papa renuncie livremente e que manifeste a sua decisão de modo claro e público, como aconteceu esta manhã no Vaticano.

por carmadelio

Plataforma pró-aborto do PT se concretiza na Cartilha “Protocolo Misoprostol” do Ministério da Saúde.

A plataforma pró-aborto de Dilma Rousseff e do PT é conhecida. Mas agora o governo passou da militância para o desrespeito aberto à lei
Em junho de 2012, o jornal Folha de S.Paulo apurou que o Ministério da Saúde estudava a adoção de uma política de redução de danos para mulheres que pretendem abortar clandestinamente, oferecendo informação sobre os riscos do aborto clandestino e sobre maneiras de fazê-lo.
Duas semanas atrás, a ONG Brasil sem Aborto denunciou a existência de uma cartilha não tão abrangente quanto a que se anunciava no ano passado, mas de conteúdo igualmente preocupante: trata-se de orientações preparadas pelo Ministério da Saúde para abortos usando o misoprostol, princípio ativo do Cytotec, medicamento cuja venda é proibida no Brasil desde 1998. Na quarta-feira, o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) ocupou a tribuna da Câmara para anunciar que havia solicitado esclarecimentos do ministério sobre o assunto.
De fato, o governo federal tem muito a explicar sobre a cartilha Protocolo Misoprostol, disponível no site do Ministério da Saúde. O documento não tem data, autor ou bibliografia, ao contrário de outros protocolos do mesmo órgão. Apesar de a página 2 do texto afirmar que o protocolo está escrito “em linguagem técnica” e é “dirigido a profissionais de saúde em serviços especializados”, a segunda parte do documento (entre as páginas 7 e 9), justamente a que explica como se deve usar o misoprostol para fazer abortos, traz uma linguagem simples, semelhante à de qualquer receita médica, que mesmo um leigo no assunto é capaz de compreender. Assim, nada impede que o protocolo seja usado por alguém sem conhecimento médico e que tenha obtido o Cytotec clandestinamente com o objetivo de provocar um aborto – aliás, suspeita-se de que este seja o objetivo do documento, pois a ONG Brasil sem Aborto também apurou que a tiragem da primeira edição da versão impressa da cartilha (268 mil exemplares) supera em mais de dez vezes o número total de ginecologistas e obstetras do país, levantando dúvidas sobre o verdadeiro público-alvo do texto.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Olha aí o carnaval!

                Padre Alberto Gambarini

                Um dia destes uma pessoa perguntou a queima roupa: Padre o cristão pode participar dos festejos de carnaval? O ponto de partida para a resposta esta em examinar as Sagradas Escrituras, e nela vamos ver que Deus não é contra a alegria de uma festa. O próprio Jesus ia a festas, como por exemplo nas bodas de Caná (cf. Jo 2,1-11).
                A questão esta em ter a coragem para responder a uma pergunta: Como é festejado o carnaval atualmente? Para ajudar a responder, quero lembrar de uma pessoa muito querida. O nome dela era D. Aparecida, foi para mim uma segunda mãe, morou durante muitos anos comigo na casa paroquial. Nesta época, ela contava como era o carnaval de rua em São Paulo. As famílias a pé, ou nos carros, saiam fantasiadas, jogando confetes e serpentinas e cantarolando a marchinha daquele ano. Tudo era pura diversão entre amigos.

“Suvaco de Cristo”: Igreja brinca com nome de bloco carnavelesco para evangelizar foliões


“Suvaco de Cristo”: Igreja brinca com nome de bloco carnavelesco para evangelizar foliões
O trabalho de evangelização de uma Igreja Metodista, localizada na Rua Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, faz uma brincadeira com o nome de um tradicional bloco carnavalesco da cidade para atrair a atenção dos foliões que passam em frente à igreja.
Ao passar nas proximidades da igreja, as mais de 25 mil pessoas que desfilavam no bloco “Suvaco de Cristo” no último domingo se deparavam com um bem humorado convide escrito em um cartaz: “Não fique só no Suvaco, conheça Cristo por inteiro”. O cartaz faz parte de um trabalho realizado todo ano por um grupo de jovens da igreja, que aproveita o evento para distribuir água e conversar com os foliões.
- É um projeto que nós realizamos todos os anos. Nós entregamos três mil copos de água para os foliões como uma forma de aproximação, para mostrar uma outra cara da igreja – explicou o coordenador do grupo jovem da Igreja Metodista do Jardim Botânico, Carlos Augusto Soares da Rocha, que tem planos de modernizar ainda mais o projeto.

Ilustrações bíblicas dividirão a avenida com cenas de sexo e luxúria no carnaval paulista


Ilustrações bíblicas dividirão a avenida com cenas de sexo e luxúria no carnaval paulista
Nesse carnaval, encenações de cenas bíblicas terão destaque durante os desfiles das escolas de samba de São Paulo, onde encenações de passagens bíblicas e homenagens a grandes sambistas dividirão o mesmo espaço com cenas de sexo e luxúria.
O enredo da Mocidade Alegre vai falar sobre a “Tentação de ser Deus”, com uma ala que a escola de samba afirma ser uma versão do pecado original e vai encenar a tentação também com o que a Folha de S. Paulo chamou de um “Chapeuzinho Vermelho vestida de periguete”.
A tentação será também o tema da Tom Maior, que apresentará o enredo “Parque dos Desejos – O Seu Passaporte para o Prazer”. A primeira ala da escola usará a ilustração bíblica do jardim do Éden para falar de luxúria e prazer, como detalhou a escola de samba em seu site:
Agora você está no Éden.
Tudo é encantador. O sol brilha em sua plenitude. No céu pássaros a bailar.
Na terra flores, frutos, animais,… a imagem do éden.
Adão e Eva, os habitantes desse lugar. Foram criados por Deus e viviam as delícias do paraíso até o momento em que apareceu algo inesperado para eles: a presença de uma serpente.
A inocente Eva então seduziu-se pela “conversa convincente” da espertalhona cobra sedutora, e sendo a tentação uma insinuação mentirosa, ela deixa-se conduzir pela mentira, comendo o tal fruto proibido.
…Estava consumado o primeiro impulso do prazer, o “Pecado Original”. Segundo Gênesis!
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by