VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 26 de janeiro de 2013

DOMINGO TEREMOS CARREATA COM A IMAGEM PEREGRINA DE N.S. DE LOURDES

 
As Irmãs Lourdinas de Camocim e o Grupo Mensageiros de Lourdes,  convida toda a comunidade a participar de uma grande carreata no dia 27 de janeiro de 2013 (Domingo),  que sairá às 18hs da frente da Igreja de São Francisco, por ocasião dos 150 anos de Fundação do Instituto da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes e abertura da Semana Missionária Lourdinas, em preparação para a festa de consagração dos Votos Perpétuos das Irmãs deste instituto. A carreata sairá com a Imagem de Nossa Senhora de  Lourdes, que vem desde 2010, percorrendo os lugares onde existe a presença das Irmãs Lourdinas. Mais informações pelos Tels: (88) 3621-1516/ 9402-2435 
 
 
 texto Tadeu Nogueira- Camocim online
Com informações de João Mota (Assessoria Lourdinas)

Hungria transfere escolas públicas a instituições religiosas.


O governo húngaro está transferindo as escolas públicas para instituições religiosas, noticiou a revista francesa L’Express. (Veja reportagem em Francês)

Essa política deixa furiosos os líderes socialistas dentro e fora da Hungria, inclusive nos países europeus onde a educação pública apresenta resultados calamitosos. As iradas queixas vão contra o fato de que com política do governo húngaro está sendo restaurada a moral tradicional.

Nas escolas, voltam os cantos religiosos e a oração em comum no início das aulas. Os pais dos alunos escolhem o catecismo que será ensinado a seus filhos.

As igrejas conservam suas subvenções, independente do número de alunos. Na pequena cidade de Alsoörs, apresentada como um caso típico por “L’Express”, só duas famílias de um total de 96 votaram contra a transferência da escola à igreja, patenteando o apoio popular à medida.

507 anos dos Guardas Suíços. O que você sabe sobre eles?



Fazem 507 anos que, desfilando com passo militar marcado por tambores, 110 soldados vindos da Confederação Helvética ultrapassaram os muros do Vaticano. E lá permanecem até hoje.
Era um corpo de defesa que, com o passar do tempo, tornou-se a Guarda Suíça, que, desde então, escreve sua história com fidelidade, abnegação e heroísmo.
Foi o Papa Júlio II quem pediu aos Helvécios que enviassem um grupo de soldados que o defendessem de seus inimigos. O Papa foi atendido e, então, nasceu o atual corpo de defesa Pontifício.
Eles chegaram, mais exatamente, no dia 22 de janeiro de 1506, e por isso comemorou-se recentemente os mais de 500 anos da vinda deles para Roma.
Houve missa celebrada pelo Mestre de Cerimônias de Bento XVI e um desfile militar tal como foi feito pelos primeiros Guardas que se instalaram no Vaticano.
Aquela “era uma época em que os suíços eram mercenários muito conhecidos pelos serviços que sempre desenvolviam com fidelidade e valentia. Algo que ainda hoje tentamos fazer em nosso trabalho, estando sempre no máximo de nossas possibilidades”, diz o Guarda Suíço Urs Breitnemosser.
Sem dívidas, um trabalho que foi desenvolvido sempre com fidelidade para com todos os Papas.
Seu característico e vistoso uniforme expressa a alegria de ser sodado, a vontade de combater e de estar a serviço do Sucessor de Pedro. E a cor vermelha que trazem simboliza a disposição de derramar seu sangue para defender o Santo Padre, seja ele quem for. (JS)

Fonte: Gaudium Press

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Papa Fala sobre as Redes Sociais como ” novos espaços de evangelização”.





Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização

Amados irmãos e irmãs,

Encontrando-se próximo o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2013, desejo oferecer-vos algumas reflexões sobre uma realidade cada vez mais importante que diz respeito à maneira como as pessoas comunicam atualmente entre si; concretamente quero deter-me a considerar o desenvolvimento das redes sociais digitais que estão a contribuir para a aparição duma nova ágora, duma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade.
Estes espaços, quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana.

Campanha da Fraternidade será lançada no dia 13 de fevereiro em todo o país

No próximo dia 13 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, a Igreja do Brasil lançará mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF), que este ano tem como tema "Fraternidade e Juventude" e como lema "Eis-me aqui, envia-me!". A escolha da temática "juventude" visa ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 23 a 28 de julho, para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens. 
O texto-base da Campanha coloca como objetivo geral: "acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo..." Já em relação aos objetivos específicos, o texto destaca a importância de propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo, a fim de contribuir para sua vocação de discípulos missionários, possibilitar-lhes uma participação ativa na comunidade eclesial e sensibilizá-los para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum. Ainda de acordo com a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos. A programação de lançamento nacional será realizada em Brasília, na sede da CNBB e também na cidade de Natal (RN), arquidiocese que deu início à Campanha, em abril de 1962, por iniciativa do então administrador apostólico, dom Eugênio de Araújo Sales. 

O abraço de Cristo, maior que as ferida



                O momento presente, marcado pela acirrada discussão sobre a pedofilia, é uma grande ocasião de purificação e de conversão da Igreja para poder comunicar com transparência a todos o abraço da justiça e da misericórdia de Deus , que é a razão pela qual ela existe.
                O papa Bento XVI na Carta aos católicos na Irlanda com grande humildade e coragem afirma que: "para se recuperar desta dolorosa ferida, a Igreja na Irlanda deve em primeiro lugar reconhecer diante do Senhor e diante dos outros, os graves pecados cometidos contra jovens indefesos. Esta consciência, acompanhada de sincera dor pelo dano causado às vítimas e às suas famílias, deve levar a um esforço concentrado para garantir a proteção dos jovens em relação a semelhantes crimes no futuro"(n 1).
                E aos sacerdotes e religiosos que abusaram dos jovens diz: "deveis responder diante de Deus onipotente, assim como diante de tribunais devidamente constituídos" (n. 7). Por isso se indica uma perspectiva que com toda clareza submete para o futuro estes crimes ao juízo dos tribunais eclesiásticos e civis."Ao mesmo tempo, a justiça de Deus exige que prestemos contas das nossas ações sem nada esconder. Reconhecei abertamente a vossa culpa, submetei-vos às exigências da justiça, mas não desespereis da misericórdia de Deus" (n.7).
                E Aos bispos acrescenta que «estabelecessem a verdade de quanto aconteceu no passado, tomassem todas as medidas adequadas para evitar que se repita no futuro, garantissem que os princípios de justiça sejam plenamente respeitados e, sobretudo, curassem as vítimas e quantos são atingidos por estes crimes abnormes"(n.5).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES, CONTINUA PEREGRINANDO NAS COMUNIDADES CAMOCINENSES


Desde 2011 que a Imagem saiu da cidade de Lourdes, na França, e peregrina os países e estados onde reside o Instituto das Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes (Irmãs Lourdinas) por ocasião dos 150 anos de fundação da congregação.Junto a imagem está um pedaço do rochedo onde encontra-se a Gruta das Aparições. O mesmo nos lembra a rocha firme que é Jesus. ( Cf. Sl 62 ).
recordamos o convite  da Virgem à Santa Bernadete  ao dizer: "Quero que venha aqui muita gente em procissão", a peregrinação da imagem oportuniza a todos atender esse seu desejo.
A imagem Peregrina estará nesta quinta feira (24/01), na comunidade do Cruzeiro na casa da dona Gioconda, ministra extraordinaria da Eucaristia durante todo o dia e logo mais as 20 horas teremos a celebração Eucaristica na igreja do Cruzeiro. 

O SIGNIFICADO DO ORATÓRIO

O artesão francês que confeccionou o oratório valorizou alguns detalhes pequenos e preciosos que  realçam a beleza e osignificado d'Aquela que ele conduz:
Escolha da madeira de lei: o pinho.Seu grande valor, o odor que exalae a ação purificadora expressam as dimensões de uma vida entregue ao Senhor.
Dobradiça e ferrolho: feitos da própria madeira para lembrar a pureza de Maria.
Porta de fácil abertura : recorda a invocação que se faz a Maria como "Porta do Céu"

A peregrinação nas comunidades de Camocim propagam a mensagem de Lourdes. É Maria que vem até nós e quer nos conduzir a Jesus!

Participe conosco!

Folia com Cristo celebra a JMJ Rio2013

Com o coração aberto para a convocação feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013): “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), a Arquidiocese do Rio de Janeiro junto com toda a juventude se prepara para realizar, no dia 27 de janeiro, o “Folia com Cristo”, maior bloco de carnaval católico do Brasil.O arcebispo metropolitano, dom Orani João Tempesta, lembra que todas as ações do “Folia com Cristo” no ano de 2013 estão voltadas à Jornada Mundial da Juventude, que será um momento de alegria e celebração na cidade-sede da JMJ Rio2013.

 
O evento está em sua 6ª edição e se consolida como uma excelente opção de diversão neste período que antecede os festejos, ganhará pela primeira vez uma das principais avenidas do Centro da cidade. A concentração do "Folia com Cristo" será na Avenida Rio Branco, a partir das 15h, onde o coreógrafo da Rede Globo, Vagner Meneses Pereira – conhecido como Fly –, ensaiará um flash mob da JMJ Rio2013 com os mais de 30 mil foliões de Cristo que são esperados para o evento.

Na hora de romper o namoro

Imagem de Destaque

Decidir por romper um relacionamento é difícil para ambos

Sabemos que um relacionamento exige esforço, especialmente quando nos deparamos com as diferenças que a outra pessoa traz. Muitas vezes, depois de um período de namoro, podemos chegar à conclusão que o sentimento, os esforços e o desejo de construir uma história em comum não encontraram reciprocidade na convivência com a outra pessoa. Em outros casos, diante dos acontecimentos entre o casal, percebe-se que o relacionamento perdeu o sentido ou a opção de assumir o namoro foi precipitada.
No relacionamento estável, é importante que o casal se sinta seguro. Todavia, haverá situações nas quais aqueles que eram apaixonados terão de enfrentar o momento de dizer ao outro do seu desinteresse em continuar o namoro.

Romper um relacionamento é uma decisão tão difícil para quem assume o rompimento quanto para o outro que precisará digerir a ideia da rejeição.
Nessa hora, a conversa com a(o)  ex-namorada(o) precisará ser pautada no respeito, apresentando os argumentos que justificam a decisão pelo fim do relacionamento.

Respostas evasivas como "a culpa não é sua" ou “não é você; o problema é comigo..." de muito pouco vão aliviar um coração aflito que, até pouco tempo, acreditava numa relação diferente.

Estados Unidos: Mais de 100 mil pessoas marcharão contra o aborto no dia 25 de janeiro



O site ACIDIGITAL informou nesta segunda-feira (21 de janeiro de 2013) que, na próxima sexta-feira, acontecerá em Washington a “Marcha pela Vida”, que é realizada anualmente com o intuito de pedir a abolição do aborto; cuja estimativa este ano é de reunir mais de 100 mil pessoas para marchar contra o aborto.
A sentença Roe Vs Wade, que permitiu a legalização do aborto no país, completa este ano seu 40º aniversário. Neste sentido, ao ser entrevistada pelo grupo ACIDIGITAL, Jeanne Monahan a atual presidente do movimento, disse que essa manifestação contará com muitas mudanças, principalmente no que diz respeito aos jovens e a renovação cultural. E afirma que: “Estamos tentando fazer um bom trabalho de conscientização de que perdemos 55 milhões de vidas nas últimas quatro décadas, mas ao mesmo tempo, capturando o entusiasmo das pessoas e dos jovens na marcha “.

"Com os olhos da fé, vemos o invisível". Saudação do Papa aos membros do COL

Bento XVI recebeu milhares de fiéis e peregrinos na Sala Paulo VI para a tradicional Audiência Geral das quartas-feiras.

Neste Ano da Fé, a catequese de hoje foi dedicada ao Credo, de modo especial à primeira frase da nossa Profissão de Fé: “Creio em Deus”.

Trata-se de uma afirmação fundamental, disse o Papa, que parece simples, mas contém um tesouro imenso. Crer implica adesão, acolhida e obediência; é um ato pessoal, uma resposta livre. Dizer “creio” supõe um dom que nos é dado e uma responsabilidade que aceitamos; é uma experiência de diálogo com Deus que, por amor, nos fala como amigos.

“Onde podemos ouvir Deus que nos fala?”, questiona o Pontífice. Fundamentalmente na Sagrada Escritura, que nos fala de fé e alimenta a nossa vida de ‘amigos de Deus’. A Bíblia nos narra uma história em que o Senhor cumpre seu projeto de redenção através de pessoas que creem e confiam.

Bebês aprendem já no útero



Um estudo recente da neurologista Patricia Kuhl, diretora do Instituto de Aprendizado e Neurologia da Universidade de Washington (EUA), descobriu algo fantástico: mostrou que bebês aprendem a reconhecer o próprio idioma ainda no útero, ouvindo sua mãe e outras pessoas falarem.
A pesquisadora constatou que já na 30ª semana de gestação, “os mecanismos de audição já se desenvolveram e, nas semanas seguintes, a criança escuta o que se passa fora do útero. As palavras da mãe soam alto e o feto se concentra nelas”, explica a pesquisadora“A mãe é a primeira a influenciar o cérebro da criança”.
A equipe avaliou 40 recém-nascidos de Tacoma (EUA) e Estocolmo (Suécia): as crianças ouviam palavras de sua língua nativa e de línguas estrangeiras, enquanto aparelhos mediam sua reação (registrando a intensidade com que sugavam a chupeta). Quando escutavam palavras estrangeiras, sugavam a chupeta por mais tempo do que quando ouviam palavras do idioma materno, o que mostrou que elas eram capazes de diferenciar os dois tipos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ano da fé – Missa parte por parte II


Entendendo o mistério da missa – Parte II

 O Sinal da Cruz
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
Amém
O sinal da cruz é o primeiro gesto de fé que aprendemos, e que nos acompanha nas orações da Igreja e na vida pessoal. Esta presente no início da vida cristã, o batismo; como também no último momento, as exéquias.
A missa começa com o sacerdote convidando a assembleia a fazer o sinal da cruz. Este simples gesto, revela o espírito da santa missa: vamos participar do sacrifício de Cristo. Foi na cruz que fomos salvos e recebemos a vida nova em Cristo. Na cruz, Deus selou uma aliança conosco, cobrindo-nos com a Sua proteção.
O sinal da cruz também exprime a nossa profissão de fé no Deus Uno e Trino. Cremos em um só Deus em 3 pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
E por fim, também recordamos o nosso batismo, pois fomos batizados como ordenou Jesus:“batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”(Mt 28,19). Se participamos da missa é porque fomos incorporados a Cristo morto e ressuscitado por meio do batismo.
É importante fazer o sinal da cruz com toda a reverência e piedade. Estamos invocando a presença de Deus para que a santa missa seja uma fonte de graças.

JMJ Rio2013: Dom Paulo e os desafios da jornada



Presente em Roma nesta terça-feira para encontros com o Pontifício Conselho para os Leigos, o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, Dom Orani João Tempesta. Desde a última semana está presente em Roma uma delegação do COL, que já manteve vários colóquios no Vaticano.

Faz parte da delegação o Vice-presidente do COL, e Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar, que falou à Rádio Vaticano sobre os encontros em Roma.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por
Rádio Vaticano

No Egito, família inteira é condenada à prisão por se converter ao cristianismo

No Egito, família inteira é condenada à prisão por se converter ao cristianismoUma família completa foi sentenciada a 15 anos de prisão por se converter ao cristianismo na cidade egípcia de El Beni Suef, 115 km ao sul do Cairo. Nadia Mohamed Ali Mohab e seus filhos, Maged, Sherif, Amira, Amir, e Nancy Ahmed Mohamed Abdel-Wahab. As outras sete outras pessoas envolvidas no caso foram condenadas a cinco anos de prisão.
Nadia Mohamed Ali, uma mãe de oito filhos, nasceu cristã, mas se converteu ao Islã para se casar com seu marido Mustafa Mohamed Abdel-Wahab. Depois de sua morte, em 1991, ela decidiu voltar à sua religião original com seus filhos, segundo informações do Acontecer Cristiano.
O caso da família de Nadia começou em 2004, quando, após a conversão, ela e seus filhos decidiram mudar seus nomes muçulmanos em seus cartões de identidade com seu nome e cidade de mudança de residência. Para fazer isso, tiveram a ajuda de sete funcionários do Escritório de Registro Civil.
Em 2006, um de seus filhos foi preso pela polícia que, suspeita pelos documentos, levou o jovem que havia mudado seu nome para Bishoy Malak Abdel-Massih. Naquela época os policiais o interrogaram por horas até que ele confessou sua conversão ao cristianismo. Os juízes decidiram então prender a mãe e todos os seus filhos, além dos sete funcionários do escritório de registro civil.
A lei islâmica, Sharia, é a base da nova Constituição egípcia, o que torna punível com a pena de morte a apostasia. Porém os juízes afirmam terem usado de “benevolência” para condenar a família apenas à prisão.

Criação do Mundo


 


    POUCO TEMPO SE OUVIA FALAR A MAIS UMA VEZ DO FIM DO MUNDO, AGORA VEJAM O QUE DIZ A BÍBLIA DA CRIAÇÃO E NÃO DO FIM DO MUNDO.
     O MUNDO FOI CRIADO POR DEUS.
PARA CONVERSAR:
Vamos sair de casa e olhar ao nosso redor o que você vê?
Se você olhar para cima o que vê?  E se for de noite?
       
Existem várias teorias sobre a criação do mundo. Seguido a gente vê na TV, em revistas. Jornais noticiam sobre descobertas que provam que o mundo foi criado há tantos milhões de anos. O que ninguém sabe ao certo é quando e como o mundo foi criado. Há várias teorias.
      O mundo é bonito. Funciona bem: sol, estrelas, lua, planetas, constelações, mares, rios e oceanos.
      A Bíblia, através da narração da criação do mundo, nos diz esta verdade: Deus é o princípio e o fim. Deus é o criador. Deus é o princípio da vida. Não importa como foi que aconteceu a criação do mundo. Importa sim a grande verdade: Deus está no princípio de tudo. Deus é a origem do universo e da vida.
      A Bíblia tem duas narrações da criação do mundo: a primeira está em Gênesis capítulo 1 inteiro até ocapítulo 2, versículo 4a. A Segunda narração da criação do mundo está em Gênesis capítulo 2, versículos 4b a 25.
      O ser humano é chamado a ser criador e a cuidar bem do universo. Há pessoas que destroem a natureza. Há pessoas que destroem o ser humano.
      Vamos ler estas duas narrações da criação para todo mundo poder entender. Ler Gênesis 1 e 2 inteiro.
        
PARA CONVERSAR:
       Você acredita que Deus é o criador do universo? Você acredita que Deus é a origem da vida?
       O ser humano está cuidando bem do universo?
       Os animais, as plantas, os rios e o ar são importantes? Por quê?
       Podemos destruir as matas, os rios, os peixes, os animais? Por quê?
       As pessoas estão cuidando bem do mundo ou estão destruindo o mundo?
       Deus e Nossa Senhora vos concedam  um 2013 com muitas graças e bênção.




Formação Paroquial: janeiro de 2013
Texto: Padre Sebastião de Lima – Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes de Camocim-CE

Disponível: www.gruporenascer-rcc.blogspot.com




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MOMENTOS MARCANTES DA MISSÃO JNL 2013





ARRASTÃO
INCENDEIAS
VISITAS ASO PRESÍDIOS
ANUNCIO
ADORAÇÃO
SANTA MISSA


VISITAS AOS HOSPITAIS

PREGAÇÃO E FORMAÇÃO

Após 52 anos de trabalho, ‘Summa Theologica’ é traduzida para o japonês.



Um projeto teológico de grande valia para a Igreja foi concluído recentemente, após 52 anos de trabalho: a tradução da Summa Theologica para o idioma japonês.
A agência UCA News, que destacou o acontecimento, entrevistou nesta semana o professor Ryosuke Inagaki, emérito da Universidade Kyushu, que traduziu 20 dos 45 volumes da obra magna de São Tomás de Aquino e acompanhou o processo até sua conclusão.
Os escritos de São Tomás são como uma peça de Bach”, explicou o acadêmico, comentando a intensa tradução, “com um ritmo que torna fácil de abordar. Uma vez que pude adentrar-me em sua tradução”.
A obra, escrita pelo santo durante nove anos e nunca concluída, trata das principais perguntas da humanidade, como a criação, o propósito do homem, os sacramentos e os caminhos para demonstrar a existência de Deus. “Seria um erro pensar que se supõem que contenha a resposta para todas as perguntas”, comentou o professor. “Em seu lugar, é um mapa de percurso de vida”.

Papa já conta com 3.730 seguidores em seu Twitter em LATIM.



EFE

O papa Bento XVI já possui 3.730 seguidores em sua conta no Twitter em latim, na qual começará a escrever no dia 20 de janeiro, informou nesta sexta-feira o Vaticano.
A conta em latim do papa “@pontifex.ln”, aberta há 24 horas, se une às outras oito nas quais o pontífice escreve mensagens desde 12 de dezembro.Essas páginas existem nos idiomas espanhol, português, inglês, italiano, francês, polonês, alemão e árabe.
A página em latim foi aberta com uma mensagem de boas-vindas do papa. “Tuus adventus in paginam publicam Summi Pontificis Benedicti XVI breviloquentis optatissimus est” (Teu ingresso na página oficial do pontífice Bento XVI é um prazer).
À espera do primeiro tweet em latim, o presidente da recém-criada Academia Pontifícia da Latinidade, fundada por Bento XVI, Ivano Dionigi, disse o latim é um idioma “perfeito” para o Twitter.
Dionigi, em declarações à “Rádio Vaticano”, disse que o fato de mais de 3 mil pessoas seguirem a conta do papa em latim, demonstra que essa língua segue suscitando interesse inclusive no mundo das redes sociais e ressaltou que o pontífice é exemplo de “inovação e tradição”.
Bento xvi conta com mais de 2,5 milhões de seguidores no Twitter. Em inglês, os seguidores do papa já somam mais de 1.435,083, em espanhol 592,735, em português 70.244, em italiano 276.163, em francês 59.850, em alemão 48.570, em polonês 27.946, em árabe 18.546 e em latim 3.730.

Religiosa de 105 anos, sendo 86 deles na CLAUSURA: Sou feliz!


ACI

Irmã Teresita, uma religiosa cisterciense espanhola de 105 anos, que vive no Mosteiro de Buenafuente, na comunidade autônoma de Castilla-La Mancha, assegurou que no claustro “não se pode ficar entediada, por que se não você termina mal” e que “como poderia estar aqui 86 anos sem ser feliz?”.
Em uma entrevista Telefônica com o jornal espanhol Correo, a religiosa, batizada como Valeriana Barajuen González de Zarate, em 16 de setembro de 1903, assegurou que “a vocação é uma coisa muito grande e a perseverança não é menos”, embora tenha lamentado que muitas vezes “a vida de conforto prevalece sobre o ‘chamado’”.
Irmã Teresita ingressou no mosteiro aos 19 anos, depois de discutir com sua mãe, para agradar o seu pai, recorda.
“Fomos ver a padroeira de Álava, a Virgem Branca, e lhe pedi a vocação de Santa Teresa”, recordou, deixando para trás “três namorados”.
Entretanto, para a religiosa, “ainda que eu tivesse me casado com um príncipe não seria mais feliz que agora”.
“Eu queria a clausura e não uma comunidade de vida ativa”, assegurou ao jornal espanhol.
A religiosa, que chegou a ser abadessa do mosteiro, lembrou que até a guerra civil espanhola, na década de 1930, “a vida era muito diferente. Estávamos as monjas de coro, que trabalhávamos pela comunidade e as leigas. E meu pai dizia que as monjas não trabalhavam!”.
“Sempre foi tudo muito austero”, assinalou, recordando que “mudávamos o hábito uma vez ao mês e o ferro de passar roupa era um pequeno luxo, não como agora”.

A importância do Batismo no Espírito Santo

Missionário JNL em oração de Efusão ao Espirito Santo
 
O acontecimento decisivo para a Igreja iniciar a missão recebida de Jesus deu-se por ocasião do seu batismo no Espírito. Todos os presentes no cenáculo de Jerusalém foram mergulhados ou imersos no poder do Espírito Santo. Esta experiência pentecostal passará a ser prática normal para a vida e crescimento da Igreja. O ensino bíblico e também da Igreja primitiva, não deixa margens para dúvidas: a vida cristã autêntica começa com a decisão de seguir a Jesus, que para se manter necessita do dom do Espírito Santo. O motivo é muito simples: Jesus é aquele " que batiza no Espírito Santo" (Mt 3,11; Mc 1,8; Lc 3,16; Jo 1,33). A vinda do Espírito Santo em Pentecostes abriu as portas do cenáculo para a Igreja ser apresentada para o mundo com impacto " veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso."(Atos 2,2). Neste dia cumpriram-se as promessas de Jesus:
                " Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto."(Lc 24,49);

domingo, 20 de janeiro de 2013

Os pilares do JNL 2013

Formação
Oração 
convivência fraterna  
missão

"A igreja não cresce por proselitismo, a Igreja cresce por atração. Deixa o Senhor colocar em você a divina atração, o retrato Dele. O melhor que pode acontecer na missão Jesus no litoral é nós nos levantarmos santos daqui, pois vale mais um santo que mil medíocres. Um santo evangeliza mais que milhares de missionários, pois mesmo quando morrem deixa o odor da santidade. Basta olhar para a padroeira das missões Santa Teresinha.
Entender profundamente que a missão não é trabalho, mas espalhar o perfume de Cristo pelo mundo. A essência é o amor, estar com o mestre, aos pés Dele... Sem amor nada somos! Se não estivermos profundamente ligados ao Senhor corremos o risco de achar que a alegria está na libertação dos irmãos, na volta de muito à Igreja, no entanto a alegria maior é ter nosso nome escrito no céu. Pois agrada a Deus fazer grandes obras por instrumentos pequenos."

DIARIO DA MISSÃO 2013:Evangelização nas casas do bairro e noites dos Incendeias

Missionários na Comunidade São José - Boa Esperança
Nesta sexta-feira (18 de janeiro de 2013),  a juventude carismática encontrou não somente portas, mas corações abertos para receber o anúncio da boa nova.

Como em toda missão Jesus no Litoral há sempre um momento dedicado a evangelização nas casas, dessa vez não poderia ser diferente.

Os jovens missionários foram divididos em polos de Evangelização visitaram o bairro Boa Esperança, São Francisco, Brasília, Olinda, Coqueiros, Cidade com Deus e a Comunidade de Tatajuba localizado nas proximidades de Camocim.

Nem mesmo o sol escaldante   impediu os missionários de adentrar as ruas e bater de porta em porta, imbuídos do firme propósito de anunciar a palavra de Deus.

Com suas bíblias em mãos, saíram evangelizando nas casas e comércios e se surpreenderam ao encontrar outras realidades.  Além de anunciar o amor de Deus, os jovens também viveram com  os moradores e comerciantes   à leitura da bíblia e à oração.

Logo a tarde fizemos um grandioso arrrastão pelos polos, na alegria do Espirito Santo. 
A noite todos os polos foram incendiados pelos os "Incendeias" momento de Louvor, orações, escuta da palavra e Efusão do Espírito Santo.