VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 5 de janeiro de 2013

Esperança




                Dom Alberto Taveira Corrêa

                Gostamos de ano novo, roupa nova, carro novo, gente nova e bonita, ruas limpas, cidade organizada. Ninguém foi feito para curtir o desgaste e a feiura. Alegra-nos pensar que nascem de novo nossas esperanças, quando se abre o mês de janeiro. É muito bom gostar e curtir as esperanças fundadas na certeza de Deus nos fez para um mundo digno e bem tratado. Fomos feitos para a felicidade!
                Contudo, muitas esperanças são frustradas através do choque com a dura realidade, de forma a gerar em muitas pessoas um pessimismo crônico diante dos acontecimentos e do mundo. Quando todos os municípios de nosso país acolheram novos representantes para o poder legislativo e novos prefeitos à frente do executivo, sensações contraditórias tomam conta dos cidadãos. De um lado, é sempre o novo que vem à tona, cheio de promessas. Mas o refrão repetido tantas vezes da desconfiança nos políticos pode esvaziar o entusiasmo.
                Mais ao nosso alcance cotidiano, emprego novo ou primeiro emprego, aumento de salário, volta de férias, novo chefe na repartição, casa diferente, transferência, o casamento esperado. As surpresas estarão à nossa espera nos próximos doze meses, um dia depois do outro. E a cada dia basta o seu cuidado (Cf. Mt 6,34)! Por que tantas inquietações tomam conta de nosso coração? Erramos o alvo ao apostar no que é novo e promissor? Quais as razões para as muitas frustrações? Como preveni-las?

Como são criados os 'tweets' do Papa?



Em entrevista concedida à agência católica estadunidense ‘Catholic World News’ (CWN), o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais descreveu o processo com o qual os ‘tweets’ do Papa Bento XVI são enviados:

“O departamento da Secretaria de Estado encarregado disso prepara um texto, que o Papa deve aprovar”, disse o Arcebispo Claudio Maria Celli, que dirige o dicastério desde 2007. “Nós acreditamos fortemente e desejamos que os tweets sejam realmente de Bento XVI”.

Você conhece a rede católica EWTN? 250 emissoras de rádio focadas na evangelização.



No dia 28 de dezembro de 1992 Madre Angélica iniciou o acompanhamento de seu Canal de Televisão que se tornou a ampla Rede de Rádio EWTN. Auxiliada pela generosidade do homem de negócios alemão Piet Derksen, a religiosa deu o ponto de partida a um empreendimento que hoje reúne mais de 250 estações no ar em todos os EUA.
Recentemente a National Catholic Register publicou uma interessante entrevista com David Vacheresse, gerente geral da EWTN Rede Global de Rádio Católica, da qual ressaltamos alguns pontos especialmente significativos.
Madre Angelica junto a Piet Derksen.jpg
Vacheresse explica que o impulso desta iniciativa deve ser procurado na sede de almas de Madre Angélica, que “uma vez explicou que atravessaria novamente todas as dificuldades e provas associadas com o início da EWTN ainda que só uma alma fosse convertida. Seguindo a São João Bosco, a Madre Angélica pode proclamar como seu lema, ‘dai almas… e tirai-me o resto’”.
Uma mulher que renuncia ao aborto ao escutar a EWTN Rádio
Entre os muitos feitos destacáveis de seu já longo trabalho na Rádio EWTN, ao qual se dedicou desde o início, Vacheresse ressaltou um em particular: “Temos muitos para mencionar, mas um que se destaca para mim pessoalmente é a mulher que ligou a uma de nossas estações afiliadas e lhe disse que havia encontrado a estação quando se dirigia para uma clínica de aborto. Depois de escutar o programa que estava sendo transmitido naquele momento, resolveu voltar atrás e não abortar”.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Como manter a esperança diante do desemprego




            O desemprego pode abalar a autoconfiança, desencadear um sentimento de inferioridade e até afetar os relacionamentos familiares, mas de maneira nenhuma podemos deixar que o desemprego atrapalhe o nosso relacionamento com Deus.
            A história de que o trabalho dignifica o homem é real. Através do trabalho de nossas mãos conquistamos os bens e edificamos nossos lares. Todo o ser humano precisa ter uma função social e é no emprego que encontramos o preenchimento desta necessidade, seja qual for a função.
            Por outro lado, infelizmente vivemos uma época em que os índices de desemprego aumentam a cada dia e no começo do ano muitas vagas, sobretudo as temporárias de final de ano, deixam de existir, mas é necessário não entregar os pontos e encarar o desemprego como um desafio a ser superado.
            Muitas pessoas desempregadas, seja pelo choque de perderem o seu ganha pão, seja pelas contas que começam a bater a porta, se vêem em estado de desespero. Por vezes esboçam reações agressivas ou se entregam ao desânimo. Esta sem dúvida meu querido e minha querida não é a solução.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, o Cristo Redentor ficará aberto o dia todo



O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta informou que durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho próximo, no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor ficará aberto 24 horas por dia.
Segundo o Arcebispo, esse horário visa a realização de vigílias durante a noite e a madrugada: - Vamos organizar grupos jovens de várias nacionalidades que estarão ali rezando pela juventude, pelo mundo, pela paz, disse o prelado.
Dom Orani informou ainda que os grupos terão de 25 a 30 jovens, que seguirão uma programação na área externa do monumento do Cristo Redentor e na pequena capela de Nossa Senhora Aparecida, situada na base da imagem.
A visita do Papa Bento XVI ao Cristo Redentor ainda não foi confirmada. Ele vai participar das principais atividades do evento, como missas e encontros com jovens.
-- O que ficou definido, disse Dom Orani, é que, com certeza, o Papa dará uma volta de helicóptero em torno do Cristo Redentor.
No ano de 2012, um novo recorde de visitantes foi alcançado. 2,2 milhões de pessoas estiveram visitando o monumento que é um símbolo do Rio.(JS)
Autor: Gaudium Press

Em 2012, mais de 2,3 milhões de peregrinos visitaram o Papa no Vaticano



Segundo os últimos dados oficiais publicados pelo Vaticano, por volta de dois milhões e meio de pessoas visitaram Bento XVI no ano passado.
Desta forma, em seus sete anos de pontificado, mais de 20 milhões e 500 mil peregrinos participaram de cerimônias com o Santo Padre, no Vaticano.
Segundo a Prefeitura da Casa Pontifícia, 2.351.200 peregrinos estiveram em cerimônias públicas do Pontífice durante o ano passado. A maioria deles, 1.256.000, assistiram o Angelus da Praça de São Pedro ou em Castel Gandolfo.
447.000 peregrinos estiveram nas Audiências Gerais das quartas-feiras e outros 146.800 presenciaram diferentes tipos de Audiências com o Papa.
Além disso, mais de meio milhão de peregrinos participaram de algumas das celebrações litúrgicas oficiadas por Bento XVI.
Desde que, em 2005, Joseph Ratzinger foi eleito Papa, 20.544.970 foram a Roma para, de algum modo, participar de cerimônias, rezar junto com o Santo Padre ou, simplesmente, vê-lo no Vaticano.
Autor: Gaudium Press

Igrejas católicas incendiadas na Áustria e na França no Natal



Nos dias próximos ao Natal de 2012 templos católicos foram queimados na Áustria e na França. Os incidentes poderiam ter sido originados por ódio à fé.

Na cidade de Amstetten (Áustria) três igrejas foram queimadas no último 23 de dezembro, enquanto que a rerpesentação do nascimento do Menino Jesus foi queimada em uma igreja da localidade de Barby, na região da Saboia (França), no dia 18 de dezembro.

Um jovem, que as autoridades consideram o principal suspeito do incêndio das igrejas na Áustria, não soube explicar os motivos às autoridades ao ser interrogado, e parecia confuso.
Não se descarta que esta tenha sido uma agressão anti-cristã, já que só as igrejas foram atacadas.

No caso da França, o presépio ao interior da igreja foi queimado entre as 7 e 8 da noite do dia 18 de dezembro, sem nenhum vestígio de que se tratou de um acidente.

O sacristão do templo indicou aos meios de comunicação que não é a primeira vez que se apresenta um ataque contra a igreja.

Cáritas promove campanha em prol das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro



 
A Cáritas da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), em sua Campanha de Emergência, está recebendo doações para os desabrigados, vítimas das chuvas na Baixada Fluminense. Em menos de 24h, o temporal já causou muitos transtornos à população.
As fortes chuvas começaram por volta das 2h da madrugada da quinta-feira, 3 de janeiro, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, provocando uma morte. A chuva trouxe muita destruição e deixou centenas de pessoas desabrigadas. Rios e córregos da região subiram rapidamente, moradores deixaram as casas praticamente só com a roupa do corpo. A força da correnteza arrastou casas inteiras, deixou carros empilhados e destruiu quatro pontes.

Quais são nossas metas para 2013?

“Eu sou a videira, e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer.” (Jo 15,5)
Mais um ano se vai, e outro se aproxima…
 
A cada ano, quando este vai chegando ao final, as pessoas param pouco para pensar, fazem mil projetos, várias promessas, e o ano passa tão rápido, termina e parece nada mudar. Aposto que isso também já aconteceu com você!
 
Na verdade, acabamos pensando em tudo: quanto precisamos poupar para trocar o carro; vamos pintar a casa no final do ano; vamos trocar os móveis da casa que estão ficando velhos; vamos renovar nosso guarda-roupa; este ano eu vou perder peso; este ano sem falta vou fazer uma viagem internacional; tenho que entrar para a faculdade; vou tirar carteira de habilitação… e assim por diante. E isso, não é errado. Que mal tem nos empenharmos para alcançarmos algum objetivo? Nenhum.
 
Porém, o grande problema é quando colocamos todos os nossos planos na frente e nos esquecemos dos planos de Deus. Deus também tem planos para nós! Esquecemos que precisamos também nos empenhar para alcançarmos nossos objetivos em nossa vida espiritual. Você já parou para pensar quais são os projetos para sua vida espiritual em 2013?

Em 2012, Papa recebeu mais de dois milhões de pessoas



A Prefeitura da Casa Pontifícia divulgou ontem os números que retratam a participação pública em audiências e celebrações presididas pelo Papa no ano que passou.
Em 2012, mais de dois milhões de pessoas estiveram em encontros com o Papa. As estimativas – calculadas pelos pedidos de entradas – indicam que um total de 2.351.200 fiéis participaram dos eventos públicos com Bento XVI: 447 mil em 43 audiências gerais às 4as feiras; 146.800 em audiências particulares; 501 mil em diversas celebrações litúrgicas presididas por Bento XVI; e cerca 1.256.000 em orações dominicais do Angelus na Praça São Pedro e em Castel Gandolfo.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Estatísticas revelam números e força da Igreja fundada por Jesus Cristo no mundo.


Como em um Iceberg, os números revelam apenas a parte visívelda ação missionária da Igreja.
Como em um Iceberg, os números revelam apenas a parte "visível"da ação missionária da Igreja.
Estatísticas da Agência Fides: membros da Igreja, suas estruturas pastorais, atividades no campo da saúde, assistencial e educacional

Por Antonio Gaspari

Apesar da crise demográfica e vocacional que atinge a Europa, a Igreja católica cresce em todo o mundo e particularmente na Ásia e na África.
O resultado emerge do estudo realizado pela Agência Fides  http://www.fides.org/aree/news/newsdet.phpidnews=33882&lan=por que apresenta dados extraídos do «Anuário Estatístico da Igreja» (atualizado em 31 de dezembro de 2010) e dizem respeito aos membros da Igreja, suas estruturas pastorais, atividades no campo da saúde, assistencial e educacional.
Católicos no mundo
Em 31 de dezembro de 2010, a população mundial era de 6.848.550.000 pessoas, com um aumento de 70.951.000 em relação ao ano anterior. O aumento global também se aplica este ano a todos os continentes: os aumentos mais consistentes estão na Ásia (+40.510.000) e África (+22.144.000) seguidos pela América (+5.197.000), Europa (+2.438.000) e Oceania (+662.000).
Na mesma data de 31 de dezembro de 2010, o número de católicos era 1.195.671.000 unidades com um aumento total de 15.006.000 pessoas em relação ao ano anterior.
O aumento diz respeito a todos os continentes e é maior na África (+6.140.000), América (+3.986.000) e Ásia (+3.801.000); seguem Europa (+894.000) e Oceania (+185.000).
A percentagem de católicos aumentou globalmente 0,04%, num total de 17,46%. Em relação aos continentes, houve aumentos em todos os lugares, exceto na Europa: África (+0,21), América (+0,07), Ásia (+ 0,06), Europa (-0,01) e Oceania (+ 0,03).

Paris: instalação de imagem de João Paulo II provoca polêmica.



Rádio Vaticano

A Casa Católica Polonesa na França denunciou que a Prefeitura de Paris proibiu a instalação de uma imagem do Papa João Paulo II, em frente a Igreja Nossa Senhora da Assunção, por motivos ideológicos.

A imagem em bronze, de 3,5 metros de altura, pesando mais de uma tonelada, foi doada pelo diretor do Instituto de Belas Artes de Moscou, Zourab Tsereteli e está em um depósito à espera da autorização para ser instalada, segundo informou o jornal “Le Figaro”.

Ao negar a autorização, a Prefeitura de Paris alegou em abril de 2012, que a imagem quebrava a harmonia arquitetônica do templo, declarado monumento histórico, fato contestado pelos poloneses que alegam que a obra foi concebida levando em consideração também este fator.

Posteriormente foi proposto à Prefeitura a instalação da imagem na Praça João Paulo II, localizada atrás da Catedral de Notre Dame,(foto) pedido também negado pela comissão de espaços verdes.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

JMJRio2013: o ano novo da juventude começa


O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, publicou no primeiro dia de 2013 uma carta aberta a todos os vigários paroquiais e presbíteros do país. Segue abaixo a íntegra da missiva.

Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.

“Serão vocês, jovens, que recolherão a tocha das mãos dos seus antepassados e viverão no mundo no momento das mais gigantescas transformações”.

Com esta afirmação profética e mensagem de confiança, o Papa Paulo VI, na conclusão do Concílio Vaticano II em 1963, se dirigia aos jovens e, quem sabe, a muitos de vocês, que hoje são sacerdotes e religiosos. Passados estes cinquenta anos, vislumbramos estas gigantescas transformações incidindo principalmente na vida dos jovens. Junto aos benefícios, a tão falada “mudança de época” tem trazido grandes desafios para a realização de sua vida e o amadurecimento da sua vocação de discípulos missionários. No final de sua reflexão, o Papa ainda afirmava sobre a perene missão da Igreja de garantir a novidade dos tempos: “A Igreja olha para vocês com confiança e com amor. [...] Ela é a verdadeira juventude do mundo”. Certamente, a partir desta convicção e motivação os pronunciamentos posteriores de nossa Igreja latino-americana e brasileira se encheram de coragem para garantir em sua história um espaço privilegiado para a juventude.

Igreja católica em Chicago afirma guardar relíquias do nascimento de Jesus


Igreja católica em Chicago afirma guardar relíquias do nascimento de Jesus
A Igreja Sagrada Família do Santuário, em Chicago (EUA), colocou em exposição nesse domingo objetos que afirma serem relíquias do nascimento de Jesus. Os objetos em questão são fragmentos ditos ser da manjedoura que segurava o menino Jesus, o véu de sua mãe, Maria, e um fio do manto de José.
Os fragmentos, divulgado pelo Vaticano em 1972, foram um presente para a Igreja Sagrada Família do Santuário de Nossa Senhora de Pompéia, também em Chicago. E, segundo a paróquia, exibi-los agora tem um significado especial por causa de sua associação com o Natal, que marca o nascimento de Jesus.
O reverendo Jeremiah J. Boland, administrador da igreja, falou sobre os objetos ao Huffington Post, afirmando que “não existe interesse” em testar os itens com carbono 14 para ver se eles são do início da era cristã.
- O Vaticano tem seu próprio processo para determinar a autenticidade de coisas. Eu estou mais preocupado com eles como objetos de fé. – declarou Boland.
- Alguém poderia argumentar o quão real as relíquias de Maria e José são, mas havia todos os tipos de objetos ao longo dos séculos que foram venerados e são baseados na fé, em vez de explicação científica – afirmou o reverendo, que disse também que a relíquia manjedoura tem “mais autenticidade” desde que foi levada da Terra Santa para o Vaticano no século 5.
A exposição faz parte das comemorações de 155 anos da igreja.

Pregador funda “Igreja Cowboy” e promove cultos em bares: “Idéia é levar a igreja para o povo”

Pregador funda “Igreja Cowboy” e promove cultos em bares: “Idéia é levar a igreja para o povo”
Um púlpito improvisado numa área de deserto, entre uma praça e um bar que serve biscoitos e cerveja a US$ 3, é o palco pregador Steve Gilbertson, que mantém sua pequena plateia atenta e concentrada na mensagem do Evangelho.
Por trinta anos, Gilbertson foi um pregador formal e tradicional, de terno e gravata, em igrejas dos Estados Unidos. Agora, é fundador da igreja oficialmente chamada “Ecclesia”, mas popularmoente conhecida como “Igreja Cowboy”.
A iniciativa surgiu quando seu amigo Larry Wendt, proprietário do salão onde são feitas as reuniões, pediu que Gilbertson fizesse orações às sextas-feiras, antes das reuniões e disputas dos cowboys da região. Wendt havia sido assíduo frequentador da igreja onde Gilbertson ministrava.
-Eu passo toda a semana fazendo os nossos bons vaqueiros e vaqueiras, vendendo-lhes bebidas e muita comida, transformando-os em pecadores. O mínimo que posso fazer é tentar endireitá-los um pouco aos domingos – disse Wendt, preocupado em transmitir a mensagem do Evangelho.

Bento XVI começa 2013 com agenda cheia


Mal começou o ano de 2013 e a agenda do Papa já está praticamente cheia. Dentre os eventos mais importantes estão é claro a viagem do pontífice ao Brasil para a tão aguardada Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, na qual se espera a participação de mais de dois milhões de jovens.
Também em 2013 Bento XVI publicará uma nova encíclica, a quarta de seu pontificado, que terá por tema a fé.
No dia 18 de maio o Papa se reunirá na Praça de São Pedro com representantes e membros de todos os movimentos da Igreja Católica. Tratam-se de instituições que propõem modos concretos de viver a própria fé e que atraem milhões de pessoas em todo o mundo.
Em abril Bento XVI completará 86 anos de vida e se tornará o quarto pontífice mais velho da história.
O pontífice participará no dia 2 de junho de uma hora de adoração eucarística, que pela primeira vez na história será celebrada simultaneamente em todos os países do mundo.
Em 15 de junho Sua Santidade participará de um Encontro Mundial de Conscientização sobre o Direito à Vida, que será realizado no Vaticano com o intuito de proteger a dignidade das pessoas desde sua concepção até sua morte natural.

Bento XVI dá dicas para viver bem as férias

André Luiz 

 Da Redação CN

Bento XVI durante período de descanso na residência pontifícia de Castel Gandolfo.
O período de férias chegou! Em janeiro, inúmeras pessoas procuram deixar o ritmo exaustivo do dia a dia para buscar descanso, lazer ou qualquer atividade que fuja do estilo de vida que as embalaram durante todo o ano.
De acordo com o Papa Bento XVI, as férias devem ser acolhidas como dom de Deus, um tempo de descanso e motivação para recobrar as forças físicas e espirituais. Além disso, elas são também uma oportunidade para dedicar mais tempo à família e à oração.

"No mundo em que vivemos, é indispensável recuperar energias para o corpo e o espírito, especialmente para aqueles que vivem nas cidades, onde as condições de vida, às vezes frenéticas, deixam pouco espaço para o silêncio, a reflexão e o saudável contato com a natureza", afirmou o Santo Padre em julho de 2005, durante suas primeiras férias como Pontífice. 

Vestígios arqueológicos cristãos podem desaparecer no Iraque.


Enquanto os Iraquianos se preocupam em reconstruir o país, antigos sítios arqueológicos com vestígios de uma tribo cristã podem desaparecer segundo informa alguns especialistas locais.
Os três sítios estão localizados próximo da cidade xiita de Najaf, a 150 km do sul de Bagdá. No passado ali era a cidade de Hira, capital da tribo pré-islâmica de lamides, árabes beduínos cristãos.
A área em ruínas tem muita importância histórica de acordo com o chefe das escavações, Shakir Abdulzahra Jabari, que esteve à frente das pesquisas entre 2007 e 2010. Ele e sua equipe encontraram vestígios de igrejas, mosteiros e palácios.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Bento XVI na Solenidade da Mãe de Deus



O Papa Bento XVI celebrou na manhã deste 1º dia de 2013, na Basílica de São Pedro, a Missa da Solenidade de Maria Santíssima, a Santa Mãe de Deus.

No início de sua homilia, o Santo Padre destacou como “é particularmente significativo que no início de cada novo ano Deus projeta sobre nós, seu povo, a luminosidade de seu santo Nome que é pronunciado três vezes na solene fórmula da bênção bíblica. E não menos significativo é que ao Verbo de Deus – que <> como a <> – seja dado oito dias após o seu natal – como nos narra o Evangelho de hoje – o nome de Jesus”. "É por este nome que estamos aqui reunidos.”

Após, Bento XVI saudou os presentes, começando pelos Embaixadores do Corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, seguido por seu Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone. Ao Cardeal Turkson e a todos os componentes do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz agradeceu pelo empenho em difundir a Mensagem para o Dia Mundial da Paz, que este ano tem como tema “Bem-aventurados os construtores de paz".

Papa encerra o ano: "A fé em Cristo nos permite recomeçar"



Nesta segunda-feira, 31 de dezembro, último dia do ano, Bento XVI presidiu as primeiras vésperas da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, na Basílica de São Pedro.

Foi exposto o Santíssimo Sacramento e cantado o Te Deum em ação de graças pelo ano que se encerra.

Na homilia, o Papa explicou: “O Te Deum que elevamos ao Senhor esta noite, no final do ano solar, é um hino de agradecimento que se abre com o louvor – ‘A vós, ó Deus, louvamos’ – e termina com uma profissão de confiança – ‘Sois vós minha esperança’. Qualquer tenha sido o andamento do ano, fácil ou difícil, estéril ou cheio de frutos, nós agradecemos a Deus”.

O cristão, recordou o Papa, é um homem de esperança, mesmo e sobretudo diante da escuridão que muitas vezes há no mundo e que não depende do projeto de Deus, mas das escolhas erradas do homem, porque sabe que a força da fé pode mover montanhas.

Doze agentes pastorais mortos em 2012. Entre eles, um sacerdote brasileiro



Como todo final de ano, a Agência Fides publicou o elenco dos agentes pastorais que perderam a vida de modo violento no decorrer dos últimos doze meses.

De acordo com a Agência da Congregação para a Evangelização dos Povos, em 2012 doze agentes pastorais foram assassinados, dos quais dez sacerdotes, uma religiosa e uma leiga.

Pelo quarto ano consecutivo, a América lidera a lista, com seis sacerdotes, seguida pela África, onde foram mortos três sacerdotes e uma religiosa, e a Ásia, com um sacerdote e uma leiga.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ano novo, vida nova com Cristo !



 
"Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor que ressuscitou, que está a mão direita de Deus, é quem intercede por nós!" (Rom 8,33-34).



Seja Bem-vindo 2013
Seja Bem-vindo Espírito Santo


Não há nenhuma acusação para aqueles que estão no Senhor, 2012 foi marcado pelo poder de Deus em em nossas vidas, louvado seja Deus. Oramos  e confiamos que 2013 será o ano da graça e do Senhorio de Jesus para nossas famílias.


Este ano gritamos  para que todos ouçam principalmente as forças do mal espalhadas nos ares que na RCC Camocim e nas casas daqueles que participam do Grupo Renascer: "Jesus Cristo é o Senhor"
" Tudo concorre para o bem daqueles que esperam no Senhor.
Esperamos  ansiosos as novidades de Deus para nossa vida neste ano que vem chegando, proclamamos  e profetizamos  um ano de VITÓRIA em nome de Jesus.
Agradecemos aos nossos servos fiéis que foram instrumentos do Espírito Santo na Evangelização e a todos Nossos Visitantes do Blog para que o Senhor Derrame Benção em Abundância!   


Que venha 2013!
Que venha as bençãos!
Que venham as almas para Jesus!
Que se abram os reservatórios dos ceús!
  São os votos do Grupo Renascer Camocim.

Ano Novo e a Cultura de Pentecostes

Na visão de muitos antropólogos, o homem possui uma necessidade de viver em ciclos, com marcos que possam estabelecer noções de términos e reinícios. Na tradição da cultura ocidental, no entanto, o tempo apresenta-se de forma linear e momentos como a "passagem de ano", por exemplo, parecem sugerir espontaneamente um "recomeçar a vida", num esforço de manifestar esse desejo cíclico do ser humano.

A passagem de ano é um momento em que “fim e começo” parecem se tocar. Nesse momento há um despertar da esperança no homem, um desejo de recomeçar a vida, os projetos, os sonhos. O clima celebrativo e de forte conotação emotiva tem conotação mágica. É em meio à necessidade de fazer uma revisão da etapa anterior e da prospectiva da etapa seguinte, e envolvidos por votos de felicidade, paz, amor etc., que surgem as promessas: eu prometo que este ano vou deixar este vício, emagrecer, estudar, economizar mais, vou ser melhor, vou rezar mais, amar mais, e por aí vai...  Poderíamos chamar isso de síndrome de fim de ano.

Esse assunto é tão presente no comportamento da sociedade, atualmente, que diversos programadores desenvolveram sites que pudessem "ajudar" as pessoas a decidirem sobre suas novas promessas... O psicólogo britânico Richard Wiseman realizou uma pesquisa sobre essas promessas de final de ano e sugere que apenas 10% das pessoas conseguem cumprir com as resoluções definidas no fim do ano. Não obstante, as promessas, novas ou renovadas, continuam sendo feitas. As promessas humanas parecem ser tão duráveis quanto o som e o brilho dos fogos.  As explosões dos “fogos” no céu acabam se tornando testemunhas de promessas humanas que cairão no esquecimento e não conseguirão ser cumpridas.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Padre Sebastião nos ensina que a Biblia ajuda a organizar o trabalho Pastoral


Pe. Sebastião

            O Blog Grupo Renascer traz neste ultimo domingo do ano de 2012, mais uma formação feita pelo nosso querido vigário Paroquial Pe. Sebastião de Lima, que desde o mês de maio deste ano escreve no nosso blog  formações mensais,  a luz da fé católica. Somos Gratos pela colaboração e disponibilidade de nosso sacerdote  em nosso blog!!!
 Desejamos a Ele e ao nosso pároco Pe Evaldo, um ano de 2013 cheio de bençãos, saúde e Alegrias. E que a nossa parceria com a nossa paroquia, possa continuar  a cada dia a crescer mais e mais. O blog Renascer Camocim está a disposição!

Gessivandro Queiroz - responsável pelo Blog Grupo Renascer Camocim.
 __________________________________________________________________________


   A BÍBLIA NOS ENSINA A ORGANIZAR O TRABALHO PASTORAL.

     Tem comunidade que não funciona bem. Não preparam bem a liturgia, a Igreja vive desarrumada, o dízimo é fraco, a catequese não anda. O Conselho Pastoral não se reúne e o animador, a animadora, vive reclamando que tem que fazer tudo sozinho.
Tem pastoral que não funciona: não tem coordenação, não tem cursos de formação, encontros. O coordenador faz tudo sozinho.
     Você já viu isso acontecer em algum lugar?
     A organização é importante para uma paróquia, comunidade ou pastoral? Por quê?
     Vamos ler agora Êxodo 18,13-27

Comentário do Evangelho de Domingo



Jesus no Templo

Lc 2,41-52


 Comentário do Evangelho

Jesus ocupa-se das coisas do Pai

No prólogo de seu evangelho, Lucas se propõe a "escrever de modo ordenado" os fatos sobre Jesus. Esta "ordem" de Lucas não segue um critério histórico, mas teológico, procurando interpretar Jesus em sua filiação divina e o seu sentido para o Primeiro Testamento.
Nesta cena do menino Jesus entre os doutores no Templo são apresentados temas que serão aprofundados ao longo do evangelho. Nela é posta em evidência a autonomia de Jesus em relação à família, que no judaísmo é o vínculo essencial para o privilégio da eleição divina, e a autonomia em relação ao sistema opressor e elitista do Templo. Ao afirmar "eu devo estar na casa de meu pai", Jesus revela-se como Filho de Deus. Jesus ocupa-se com o que é de seu Pai, comunicar a vida plena a todos, homens e mulheres, criaturas de Deus, libertos de toda opressão. Iniciando seu ensinamento no Templo, Jesus volta depois para denunciá-lo por ter-se transformado em covil de ladrões (Lc 19,45-46). Priorizando o que é de seu Pai, mesmo estando obediente a seus pais, Jesus revela que a família dos filhos de Deus (segunda leitura) é formada por aqueles que cumprem o mandamento de amor, permanecendo em Deus e Deus neles, em comunhão de vida eterna.

O que é a fé?


Por Rodrigo R. Pedroso

Em artigo nosso anteriormente publicado, falamos do equívoco que é ver a religião como fenômeno exclusivamente sentimental e subjetivo, sem relevância intelectual e sem referência à realidade das coisas. Dizíamos que tal equívoco nasce de dois outros erros: (1) um que faz a religião depender somente da fé, como se não houvesse verdades religiosas que o homem pudesse conhecer à luz de sua razão natural; (2) outro que consiste numa falsa visão da fé, que é confundida com mera crença. Ora, como dissemos naquela oportunidade, esses dois erros são eliminados quando mostramos que: (1) existem verdades religiosas naturalmente acessíveis ao conhecimento humano; (2) a fé católica, como virtude teologal, é coisa diferente de uma simples crença.
E vamos começar desenvolvendo o segundo desses pontos: a fé católica é coisa absolutamente diversa de uma simples crença. É importante frisar isso, porque, hoje em dia, as pessoas parecem já não mais saber o que é fé, acham que ter fé é acreditar em qualquer coisa. Porém, como sublinhou o atual Papa Bento XVI, quando ainda era o Cardeal Ratzinger, responsável pela Congregação da Doutrina da Fé (órgão que assessora o Santo Padre na defesa da fé), na famosa declaração Dominus Iesus: «Deve-se manter firmemente a distinção entre a fé teologal e a crença nas outras religiões» (n. 7 do documento).
Precisamos, portanto, retomar o sentido da fé. Para isso, podemos recorrer ao significado primitivo e etimológico da palavra. Fé (do latim fides) significa a confiança que depositamos na palavra de alguém. Este sentido ainda está bem presente em expressões legais, como “boa-fé” ou “má-fé”. Um oficial de justiça, por exemplo, quando atesta algum acontecimento, escreve “certifico e dou fé”; com isso ele quer dizer que é verdade o que ele está atestando e que as pessoas podem confiar no que ele está falando. Dos documentos lavrados em cartório também se diz que têm “fé pública” – é mais uma aplicação do mesmo sentido.

Menina carioca de 9 anos pode ser beatificada

Odette Vidal de Oliveira pode se tornar nova beata brasileiraOdette Vidal de Oliveira pode se tornar nova beata brasileira A menina carioca de nove anos, Odette Vidal de Oliveira, mais conhecida como “Odetinha”, pode se tornar uma beata brasileira. A Congregação para as Causas dos Santos, órgão do Vaticano, aprovou na quarta-feira, 31 de outubro, o início do seu processo de beatificação.
A partir de janeiro de 2013, deve ser aberto o processo na fase diocesana, a fim de reunir todo histórico, depoimentos e detalhes sobre a vida da jovem.
Mística da Eucaristia, ao receber a comunhão, com apenas 7 anos de idade, ela já tinha abertura de coração para pedir: “Oh meu Jesus, vinde agora ao meu coração!”.
Reconhecendo sua fé viva, sua confiança inabalável e intenso amor por Deus e pelo próximo, a Igreja no Rio de Janeiro criou uma comissão coordenada pelo Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, para apresentar a candidata oficialmente à Congregação para as Causas dos Santos.

Os Dez Mandamentos do Namoro Santo

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática.
Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.
1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado.
3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.
5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°