VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Concílio Vaticano II é tema da segunda pregação do Advento para o Papa



O Papa Bento XVI participou esta manhã, na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, da segunda pregação do Advento, feita pelo Pregador da Casa Pontifícia, Fr. Raniero Cantalamessa.

O tema desta segunda pregação foi dedicada aos 50 anos do Concílio Vaticano II: a hermenêutica da ruptura e da continuidade.
Diante das inúmeras avaliações feitas após o final do Concílio, a chave de leitura para todas elas é o Espírito Santo, com o qual podemos falar de novidade na continuidade, de permanência na mudança.

Bento XVI: é preciso dar aos jovens não somente instrução, mas também uma alma



Hoje, mais do que nunca, os jovens têm direito a ser educados para o sentido da responsabilidade e do compromisso, e os governos devem oferecer-lhes liberdade de instrução e um bom exemplo de retidão.

Foram os votos que permearam o discurso que o Santo Padre dirigiu na manhã desta quinta-feira aos novos embaixadores junto à Santa Sé, embaixadores de Guiné, Níger, Zâmbia, Tailândia, Sri Lanka e do Estado insular de São Vicente e Granadinas, situado nas Antilhas, recebidos para a apresentação de suas credenciais.

"O direito a uma educação aos justos valores jamais deveria ser esquecido ou negado. E o direito a educar para esses valores jamais deve ser interrompido ou enfraquecido por qualquer interesse político nacional ou supranacional."

Criada linha telefônica de emergência para fiéis com SUPOSTOS problemas de opressão maligna, na Itália.



ACI
Ante o aumento do pedido de ajuda por parte dos fiéis que acreditam estar afetados pelo demônio, a arquidiocese de Milão na Itália, encabeçada pelo Cardeal Angelo Scola, habilitou uma linha de atenção e nomeou mais sacerdotes exorcistas para facilitar o processo complexo de discernimento nestes casos que a Igreja leva muito a sério.
Dom Angelo Mascheroni, Bispo Auxiliar de Milão e responsável pelo colégio de exorcistas da arquidiocese explicou que começamos com esta iniciativa “a partir da necessidade” e busca ser uma melhor coordenação dos esforços pastorais.
A Arquidiocese dispôs um telefone central habilitado durante as tardes que pode dirigir os fiéis ao exorcista mais próximo. “Quem precisar, pode ligar e encontrar uma pessoa que lhe dê os endereços mais próximos da zona para que as pessoas não tenham que viajar por distâncias longas” e ressaltou que “a Igreja deve escutar a estas pessoas, faz parte do seu ministério”.
A atenção pastoral dos fiéis que temem sofrer um ataque do maligno é cuidadosa e atenta, na qual se discernem as possíveis causas naturais e espirituais das situações. “No ministério dos exorcistas é fundamental escutar e dar consolo, porque vêm pessoas afetadas que afetam aos demais”, relatou o Prelado. “Todos são recebidos com grande serenidade e não podemos permitir que se desalentem, porque o Senhor é mais forte que o demônio”.

Em mensagem para o Dia Mundial da Paz, celebrado em 1 de janeiro,Bento XVI condena aborto e uniões homoafetivas.



O papa Bento XVI voltou a condenar o aborto, a eutanásia e as uniões homoafetivas em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, celebrado em 1 de janeiro.

“Quem deseja a paz não pode tolerar atentados ou delitos contra a vida”, disse o Pontífice na mensagem, divulgada nesta sexta-feira pela Santa Sé e cujo título é “”Bem-aventurados os obreiros da paz”.

O texto é dividido em sete subtemas, entre eles “Educação para uma cultura de paz: o papel da família e das instituições”, “Construir o bem da paz através de um novo modelo de desenvolvimento e de economia” e “Uma pedagogia do obreiro da paz”.

Em um trecho da mensagem, Bento XVI diz que “aqueles que não apreciam suficientemente o valor da vida humana, chegando a defender, por exemplo, a liberalização do aborto, talvez não se dêem conta de que assim estão propondo a prossecução de uma paz ilusória”.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Creio no Deus que vem


Iniciamos a celebração do Advento dentro do Ano da Fé. A qual “Mistério da fé” nos referimos neste tempo litúrgico? Penso que poderíamos resumir os vários aspectos da nossa fé, implicados no Advento, com esta afirmação: “creio no Deus que vem”.
Nosso Deus não é estático, nem imóvel ou fechado em si mesmo. A criação do mundo já revelou que ele “saiu de si mesmo”, expandiu a sua glória e imprimiu sua sabedoria em incontáveis obras, dando-lhes o ser e a dinâmica própria. E veio ao encontro do homem, criatura que ama mais que todas, pois nela imprimiu “sua imagem e semelhança”, dando-se a conhecer a ele, dialogando com o homem e chamando-o a ser seu cooperador e amigo.
O Deus em quem nós cremos, portanto, não é simplesmente abstrato, distante, incognoscível. Ele é, sim, o Deus grande e misterioso, que supera tudo o que possamos pensar e dizer com palavras e conceitos humanos; mas não é inacessível, ausente, desconhecido. É o Deus sábio, providente, atraente e amoroso que, de muitas formas, deu-se a conhecer ao homem.
Cremos no Deus fiel, que promete e cumpre; pode o homem falhar e ser infiel ao seu pacto com Deus; mas Deus fala e cumpre, pois é verdadeiro não só no existir, mas também no agir. Num mundo de aparências e dissimulações, de deslealdades e mentiras, parece até impossível que alguém não seja assim. Mas nosso Deus é veraz e totalmente digno de confiança.

A força dos nossos gestos

    
     Um homem de muita idade, que não acreditava em Deus, procurou um sacerdote. Esperava ser ajudado a resolver os seus problemas de fé. Não conseguia acreditar que Jesus houvesse realmente ressuscitado. Procurava provas da verdade da ressurreição.
     Quando entrou na casa paroquial, alguém estava sendo atendido. O padre viu o homem em pé no corredor, e imediatamente, sorrindo, levou uma cadeira.
     Quando o outra pessoa saiu, o padre fez o homem entrar. Conhecidas as suas dúvidas, o sacerdote começou a explicar a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja. No final da conversa o homem decide participar da da Igreja, pede para confessar e assim receber a santa comunhão.
     O sacerdote diante de mudança inesperada pergunto: ” Qual o argumento de nossa conversa que o convenceu sobre a certeza da ressurreição de Cristo?”. “O gesto de trazer a cadeira sorrindo.”, respondeu o homem idoso.

Símbolos da JMJ em peregrinação pelo Paraguai



No dia 30 de novembro, às 7h20, os ícones da Jornada Mundial da Juventude saíram de Porto Alegre (RS) e partiram em direção a Assunção, no Paraguai. Chegando ao aeroporto de Assunção, os Símbolos foram direto para a Nunciatura Apostólica do Paraguai. Após um momento de oração, os ícones seguiram sua programação: Visita ao Centro de Emergência médica, celebração e encontro com a juventude universitária na Faculdade Federal de Economia. Nesse mesmo local houve a celebração da Missa e vigília.
No dia 1º de dezembro os Símbolos visitam o hospital de câncer da cidade de Aregua. Em seguida foram até o Centro Educativo Integral de menor de Panchito Lópes. Depois uma multidão seguiu em caminha até o centro de reabilitação para jovens. No final da visita os ícones foram entregues a juventude que seguiram em peregrinação ao Santuário de Caacupé. No final, o Núncio Apostólico de Assunção celebrou uma missa para mais de oito mil jovens.
A meia noite do dia 3 de dezembro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues à diocese de Conceição onde aconteceu a caminhada com os jovens e em seguida a Santa Missa na Catedral de San Bias. Às 10h, os Ícones partiram para a região dos campos da diocese de Coronel Oviedo, onde aconteceu uma celebração. Os foram levados ainda para a diocese de Villarrica, em Gral Garay. Ali aconteceu uma celebração e procissão com os jovens. Às 17h, os ícones foram levados à Penitenciária máxima da cidade de Coronel Oviedo, onde houve uma celebração e os presos, em um campo de futebol, puderam tocar e rezar diante dos Símbolos. Vários presos em voz alta agradeceram a igreja por ter se lembrado deles. "Dalí, os Símbolos partiram para a Catedral do Rosário onde o bispo com os jovens esperavam para iniciar a celebração eucarística. A noite toda foi marcada por uma linda vigília. A zero hora os ícones partiram para a região Norte do país", destacou o coordenador da peregrinação dos Ícones da JMJ pela CNBB, padre Antônio Ramos do Prado.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Virgem de Guadalupe, padroeira da América Latina

Hoje, comemoramos o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina!

Esta devoção teve início num sábado, no ano de 1531, quando a Virgem Maria apareceu a um indígena recém-convertido que caminhava em um vilarejo rumo à cidade do México, a fim de participar da catequese, logo após a Santa Missa.
Durante este percurso, Nossa Senhora apareceu para o jovem chamado Juan Diego e faz-lhe um pedido: “Vá até o bispo e peça a ele que, neste lugar, seja construído um santuário para honra de Deus”. O jovem a obedeceu e foi até o bispo, o qual, por prudência, pediu-lhe um sinal.
Nossa Senhora disse ao indígena: “Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao bispo. Diga-lhe, em meu nome, que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita.
Juan Diego obedeceu e, ao se apresentar diante do bispo, fez como Nossa Senhora havia lhe pedido. Para a grande surpresa de todos, eles não viram somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estampada, milagrosamente, no humilde mando do indígena.
Aparição de Nossa Senhora de Guadalupe
No ano de 1754, o Papa Bento XIV declarou: “Nela, tudo é milagroso: uma imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros. Uma imagem estampada numa tela tão rala que, através dela, se pode enxergar o povo e a nave da Igreja. Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”. Em 1875, no Pontificado de Leão XII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.

Igreja desenvolve game para o Facebook como forma de incentivo aos jovens para leitura da Bíblia

Igreja desenvolve game para o Facebook como forma de incentivo aos jovens para leitura da BíbliaUm game para Facebook, como forma de atrair jovens à leitura da Bíblia. Essa é a nova ferramenta estratégica da Igreja Adventista do Sétimo Dia para seu ministério de jovens.
O jogo, chamado Reavivados por Sua Palavra, é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Facebook, em que o jogador é apresentado a um capítulo da Bíblia por dia. Para conquistar pontos, é necessário responder a perguntas elaboradas a partir do conteúdo daquele capítulo.
-Essa é uma primeira experiência que tem como objetivo motivar e engajar os jovens e adolescentes a lerem a Bíblia diariamente numa espécie de jogo  - informa o site da Advir, ressaltando que a participação é interativa: “Quanto mais participa e compartilha, mais recompensas recebe. Também existem missões surpresa que se realizadas ao longo do dia geram medalhas e troféus. É possível ainda acompanhar a pontuação de outros amigos no jogo”.
A iniciativa foi baseada em estudos que afirmam que as pessoas dedicam, coletivamente, 3 bilhões de horas por semana para jogos, sejam de computador, sejam de videogames ou aplicativos.
Os organizadores afirmam que além do enriquecimento intelectual e espiritual, a proposta é transmitir um conceito de coletividade: “É importante que o jogador tenha a noção de que está fazendo parte de algo maior. Na medida em que ele lê, aprende mais sobre a Bíblia, desenvolve o hábito diário de leitura, gasta tempo com coisas espirituais e incentiva outros amigos a fazerem o mesmo”.
Para conhecer o jogo e participar, acesse apps.facebook.com/gamereavivados.


Por Tiago Chagas

Bispa Sônia lança cosméticos que exalam o ‘bom cheiro de Jesus’


Fernanda, a bispa-filha, disse ter
testado 'pessoalmente' o kit
A bispa Sônia Hernandes, da Igreja Renascer, lançou o kit de cosméticos Divinessence, que é composto por um perfume, creme hidratante e sabonete líquido. A bispa Fernanda (foto), filha da Sônia, afirmou que, a preço razoável, R$ 79, esses produtos “exalam o bom cheiro de Jesus”.

Ao lançar o kit “De Bem com a Vida” durante um culto, Sônia afirmou que os cosméticos são uma benção da “Ceia dos Oficiais”, que é um encontro de pregação que ocorre no primeiro sábado do mês.

O kit foi lançado para que os fiéis comprem como presente de Natal, mas até hoje à tarde ele ainda não estava à venda no Gospel Bay, que é o site de vendas pela internet da Renascer.

Fernanda falou da “extrema qualidade” do Divinessence e que da textura dos produtos, a qual foi testada “pessoalmente” por ela e sua mãe.

“Reunimos qualidade, essências especiais em embalagens exclusivas”, disse a bispa-filha, “para tornar essa comemoração uma celebração à vida”.

Sônia disse que em breve haverá outros lançamentos, entre as quais uma linha de perfumes para homens que levará o nome do chefe da Igreja. Trata-se do “kit Apóstolo Estevam”.
Com informação e foto do  iGospel.

Bento XVI envia seu primeiro tweet


O Papa Bento XVI fez seu primeiro tweet na conta @news_va. Agora, em sua própria conta, @Pontifex, o Santo Padre deve twittar com mais frequência
O Papa Bento XVI fez sua primeira postagem no twitter nesta quarta-feira, 12, em sua conta @Pontifex . Em seu primeiro tweet, o Santo Padre disse que é um prazer estar em contato com os fiéis através desta rede social.

“Queridos amigos, é com alegria que entro em contato convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos”, escreveu o Pontífice.

A postagem foi feita após a bênção ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, na Sala Paulo VI. Cinco jovens, representando os cinco continentes, se aproximaram do Pontífice com um tablet. Deste tablet, o Papa enviou o seu primeiro tweet.

A conta oficial do Pontífice no microblog foi anunciada no dia 3 de dezembro, durante coletiva de imprensa no Vaticano. Na ocasião, uma nota ofcial da Santa Sé explicou que “a presença do Papa no Twitter é uma expressão concreta de sua convicção de que a Igreja deve estar presente no mundo digital".

Para pregar o Amor de Deus


altA pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em um encontro querigmático, tem a finalidade de levar o participante ao conhecimento do Deus Trino, que por amor cria o mundo e os homens. Ao mesmo tempo, permite que o ouvinte faça a experiência com o Deus Amor, rompendo com a ideia de um Deus castigador ou mesmo distante dos homens. O conceito de criação deve trazer uma mentalidade nova a respeito de si mesmo, como ser criado e amado por Deus, o sentido de escolha do Criador em nos criar da maneira que somos.

É preciso desmitificar a imagem de Deus. É comum nos tempos de hoje muitos perguntarem Deus é natureza? Deus é uma força? Deus é cada um de nós? QUEM É DEUS?

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras.

Deus disse a Moisés quando este perguntou a Ele qual o seu nome:

“Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhe responderei se me perguntarem qual é o seu nome? “ Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU” Êxodo 3,13.

Deus quis ensinar a Moisés que Ele é aquele que é, ou seja, o único ser que subsiste em si próprio, portanto, absoluto. Nós existimos em função dele, que nos criou e nos mantém a vida. Deus é a origem de todas as coisas.

A grande definição:

 As explicações anteriormente esboçadas são necessárias para nos dar uma base inicial e para favorecer a compreensão. Mas, a grande expressão de Si que Deus nos dá vem através da Bíblia na primeira carta de São João: Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (I João 4,8).

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cristo, luz que ilumina nossos passos



“A luz de Cristo é a chama que ilumina os nossos passos e que nos indica o caminho rumo à justiça e à paz”: são as palavras contidas na tradicional mensagem de Natal que o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Olav Fykse Tveit, dirigiu aos fiéis das mais de 300 comunidades que fazem parte do organismo ecumênico.
A mensagem, divulgada também por l’Osservatore Romano, se inspira na Bíblia para reiterar o empenho dos cristãos contra a violência e as formas de injustiça que afligem o mundo. Tveit recorda que “na Sagrada Escritura se encontram muitas referências que indicam a luz como imagem da glória de Deus e que muitos artistas a utilizaram em suas representações da Natividade de Jesus Cristo”.

A Igreja e os Direitos Humanos



Celebra-se esta segunda-feira, 10 de dezembro, o Dia dos Direitos Humanos, que recorda os 64 anos da adoção por parta das Nações Unidas da Declaração Universal dos Direitos do Homem em 1948.

Na sociedade atual, pluralista e plurirreligiosa, Pe. Welistony Carvalho Viana, que é o Reitor do Seminário da Arquidiocese de Teresina, no Piauí, e membro da Comissão dos Direitos Humanos de Teresina, explica a posição da Igreja perante os Direitos do Homem:

“A Igreja Católica parte de um princípio, que é a fé, que diz que a pessoa humana, mais do que uma pessoa inteligente, uma pessoa que tem uma vontade livre, como é o caso da Filosofia, como a simples razão defenderia, a Igreja concebe que a pessoa humana é Imago Dei, ou seja, ela é a imagem de Deus. A pessoa foi feita de acordo com a dignidade do próprio Deus. O Salmo diz “pouco abaixo dos anjos nos fizestes”. A dignidade da pessoa humana vem diretamente dessa fonte divina.
A concepção católica, que é uma concepção cristã, e diga-se de passagem uma concepção que fundou historicamente a nossa visão hoje de pessoa humana, propriamente o Cristianismo com sua visão de pessoa humana que formatou o Ocidente, essa concepção hoje é negada pelo pluralismo religioso que nós temos.

Alemanha: Vida do Papa Bento XVI chegará ao cinema



A Odeon Film anunciou em Munich (Alemanha), que em 2014 iniciará a filmagem de um filme sobre a vida  e a obra de Joseoph Ratzinger, o Papa Bento XVI, e que terá como base a biografia escrita pelo jornalista Peter Seewald que será publicada esse ano.
Conforme se informou, Odeon Film assinou um acordo com o H&V Entertainment e com Peter Weckert para a realização do filme.
Seewald publicou vários livros de entrevistas com o então Cardeal Joseph Ratzinger, como "Sal da terra" e "Deus e o mundo". Posteriormente publicou em 2012, "Luz do mundo", livro traduzido a mais de 30 idiomas.
Segundo Odeon Film e H&V Entertainment, Peter Seewald será membro da equipe de produção como consultor do roteiro e da escritura. O filme partirá de 1927, ano do nascimento de Joseph Ratzinger, até seus primeiros anos como Papa.


Por:
ACI Digital

Igreja Anglicana usará o Twitter para publicar sermões inspirados no Natal


Igreja Anglicana usará o Twitter para publicar sermões inspirados no Natal
As redes sociais e a tecnologia como um todo, tem sido utilizada por igrejas como ferramentas de divulgação do Evangelho, mas também, principalmente, como forma de interação com os fiéis.
A Igreja Anglicana da Inglaterra anunciou que usará o Twitter no período do Natal, para publicar curtos sermões sobre o significado da festa cristã.
A iniciativa partiu do arcebispo Rowan Williams, que atualmente ocupa o posto de líder da denominação, em parceria com seu sucessor, Justin Welby. Juntos, os dois possuem mais de 40 mil seguidores no Twitter, de acordo com informações da BBC Brasil.
Além dos sermões em textos curtos, a denominação também tem incentivado os fiéis dos 16 mil templos a usarem o Twitter como forma de disseminação do Evangelho.
Recentemente, uma igreja na Grã-Bretanha passou a incentivar que os fiéis publicassem suas impressões a respeito dos cultos através do Twitter, e viu o número de frequentadores das reuniões dobrar.
Para que os resultados da iniciativa possam ser mensurados, a Igreja Anglicana criou a hashtag #ChristmasStartsWihtChrist  (O Natal começa com Cristo, em tradução livre), para que os fiéis que publicarem tweets sobre mensagens cristãs no Natal, possam assinar e buscar outras publicações semelhantes. A hashtag funciona como uma marcação, e é formada pela junção do símbolo do sustenido, popularmente conhecido como “jogo da velha”, e de uma frase ou palavra específica.

UNESCO declara igreja onde Jesus teria nascido como patrimônio da humanidade


UNESCO declara igreja onde Jesus teria nascido como patrimônio da humanidadeA Igreja da Palestina da Natividade, em Belém, defendida por muitos como sendo o local onde Jesus Cristo nasceu, foi declarada pela UNESCO, braço das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura, como patrimônio da humanidade.
A concessão do título para a igreja partiu de uma proposta da Autoridade Nacional Palestina (ANP), sendo aprovada e anunciada durante um evento em São Petersburgo, na Rússia. Com esse título, a igreja e sua rota de peregrinação – um dos principais lugares sagrados para o Cristianismo – passam a ficar sob proteção e financiamento do órgão da ONU.
Essa foi a primeira vez que um local pleiteado pelos palestinos recebeu o título de patrimônio da humanidade pela UNESCO. O que aconteceu apesar das críticas de Israel, que alegou motivações políticas para o gesto.
Além dos protestos, a decisão provocou o corte de milhões de dólares em financiamento ao órgão por parte de Israel e dos Estados Unidos.

Igreja Universal estaria obrigando obreiros a comprarem exemplares do livro Nada a Perder com dinheiro de ofertas, afirma jornalista


Igreja Universal estaria obrigando obreiros a comprarem exemplares do livro Nada a Perder com dinheiro de ofertas, afirma jornalista


O livro Nada a Perder, do bispo Edir Macedo, tem se mantido entre os mais vendidos no Brasil e batido recordes de vendas no exterior.
Porém, segundo o jornalista Lauro Jardim, colunista da revista Veja, os números expressivos alcançados pela publicação estariam sendo forçados pela Igreja Universal do Reino de Deus.
De acordo com Jardim, a Universal estaria obrigando obreiros a separarem parte das ofertas para comprarem exemplares do livro Nada a Perder nas livrarias.
Classificando a iniciativa como um “empurrãozinho”, Jardim é taxativo em sua afirmação: “A igreja tem obrigado alguns obreiros a pegarem ofertas nas igrejas e ir a uma livraria comprar a obra”.
Desde o começo, a Igreja Universal participou do lançamento do livro, promovendo eventos de divulgação em presídios, por exemplo, com a presença do bispo Macedo. Os próximos volumes da trilogia biográfica de Edir Macedo serão lançados em 2013 e 2014.

VIDA E SAUDE: Veja dicas para chegar em forma nas festas de fim de ano

Não há necessidade de começar um novo ano com alguns quilos a mais Foto: Getty Images Não há necessidade de começar um novo ano com alguns quilos a mais
 


Mesmo que você tenha uma força de vontade muito grande, a temporada de férias é um desafio para todos. Permanecer no caminho certo da dieta pode parecer muito difícil, mas, como todos sabem, os quilos em excesso não desaparecem assim que as comemorações acabam.
Não há necessidade de começar um novo ano com alguns quilos a mais. "Você pode se divertir sem jogar fora seus hábitos saudáveis no lixo", disse Elisa Zied, autora do Nutrition at Your Fingertips. Confira 10 regras para uma temporada boa e sem ganho de peso listadas pelo site Health.
Se pese duas vezes por semana
Tenha sempre o controle de que você está mantendo seu peso, mas não precisa subir na balança com tanta frequência. Faça o teste e se pese de manhã, quando o estômago estiver vazio.
Comece o seu dia com algo bom
Exercício de manhã pode ajudar a garantir um melhor comportamento durante todo o dia, de acordo com um estudo publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise. Os pesquisadores descobriram que quando as mulheres se exercitam na manhã, não só se sentem melhor o resto do dia, mas também sentem menos necessidade de comida durante o resto do dia.

O médico e a objeção de consciência

Objeção de consciência significa que ninguém legalmente pode ser obrigado a fazer algo contra a consciência, especialmente ferindo seus valores morais e espirituais. O Concílio Vaticano II, afirmou: “Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração… É uma lei inscrita por Deus no coração do homem… A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz.” (Gaudium et Spes, 16).



Se a pessoa viola a sua consciência e a esmaga, perde a dignidade. Dizia o cardeal Newman que a “A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo”. (Carta ao Duque de Norfolk). E Santo Agostinho pedia: “Volta à tua consciência, interroga-a… Voltai, irmãos, ao interior e em tudo o que fizerdes atentai para a testemunha, Deus” (Comentário Ep. São João 8,9).
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres, criticou a falta de médicos nos serviços que fazem aborto legal no País, noticiou o Jornal “O Estado de São Paulo”, em 15/3/2012. A ministra constatou que em muitos centros alguns médicos não realizam o “aborto legal” por objeção de consciência. Disse a ministra que: “É preciso que esses serviços coloquem outra pessoa no lugar”. Atualmente, existem no país 63 centros cadastrados para realização desse tipo de atendimento, outros 30 estão sendo capacitados para também fazer o aborto nos casos permitidos pela lei.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"Que o natal não seja só uma festa exterior"



altNo tempo do Advento a liturgia enfatiza, de modo particular, duas figuras que preparam a vinda do Messias: a Virgem Maria e João Batista. Hoje São Lucas nos apresenta este último, e o faz com características diferentes dos outros Evangelistas. "Todos os quatro Evangelhos colocam no início do ministério de Jesus a figura de João Batista e apresentam-no como o seu precursor. São Lucas colocou antes a conexão entre as duas figuras e as suas respectivas missões [...] Já na concepção e no nascimento, Jesus e João colocaram-se em relação entre si” (A infância de Jesus, 23).

Essa configuração ajuda a entender que João, enquanto filho de Zacarias e Isabel, ambos de famílias sacerdotais, não é apenas o último dos profetas, mas representa também todo o sacerdócio da Antiga Aliança e por isso prepara os homens ao culto espiritual da Nova Aliança, inaugurado por Jesus (cf. ibid. 27-28). Lucas também afasta qualquer leitura mítica que às vezes é feita dos Evangelhos e coloca historicamente a vida do Batista: "No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador [...] enquanto eram sumos sacerdotes Anás e Caifás” (Lc 3, 1-2). Dentro deste quadro histórico reside o verdadeiro grande evento, o nascimento de Cristo, que seus contemporâneos não vão perceber. Para Deus os grandes homens da história formam o pano de fundo para os pequenos!

João Batista se define como a “voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas" (Lc 3, 4). A voz proclama a palavra, mas, neste caso, a Palavra de Deus precede, enquanto que é ela mesma que desce sobre João, Filho de Zacarias, no deserto (cf. Lc 3, 2). Ele, então, desempenha um grande papel, mas sempre em relação a Cristo. Santo Agostinho comenta: "João é a voz”. Do Senhor ao contrário se diz: "No princípio era o Verbo" (João 1, 1).

Turismo do México lucra com fim do mundo no dia 21 de dezembro.

Sorteio da loteria da apocalipse
pagará o equivalente a R$ 1,3 bi
O turismo do México está obtendo bons lucros com o turismo do fim do mundo, que ocorrerá no dia 21 de dezembro, de acordo com algumas interpretações do calendário maia.

Os milhões de turistas que estão desembarcando no país encontram têm opções como concertos musicais, filmes, sorteios de loteria, concursos artísticos e menus especiais preparados por famosos chefs.

No Estado de Yucatán, em Mérida, no sudeste do México, onde se encontra maior concentração de população de origem maia, haverá no dia fatal, com nove pratos, a Ceia do Fim do Mundo pelo preço equivalente a R$ 810.

A Loteria Nacional fará no dia 30 de dezembro, portanto, depois do fim do mundo, o sorteio “Profecia Maia”, com prêmio equivalente a RC$ 1,3 milhão.

domingo, 9 de dezembro de 2012

COMENTARIO DO EVANGELHO DE DOMINGO

 Ano C - Dia: 09/12/2012



João Batista prega a conversão
Leitura Orante


Lc 3,1-6
Início do ministério de João

Seguindo um estilo literário usual da cultura grega, em seu tempo, Lucas, no prólogo de seu evangelho, afirma sua intenção de escrever "de modo ordenado" a sucessão dos fatos relativos a Jesus de Nazaré. Com isto ele pretende realçar o caráter histórico do acontecimento de Jesus. Contudo, na realidade, em seus textos, o caráter teológico lucano prevalece sobre o caráter histórico, deixando transparecer a sua interpretação pessoal.
Após as narrativas de infância de João Batista e de Jesus, Lucas procura situar, no tempo, o início do ministério de João, referindo-se a algumas datas dos governantes contemporâneos, tanto no poder civil como no poder religioso. Embora haja certa ambiguidade nestas datas, a intenção de Lucas, com estes marcos cronológicos, é inserir na própria história os acontecimentos envolvendo Jesus e, em Atos dos Apóstolos, as primeiras comunidades.

Você crê em milagres?



                Você acredita em milagres? Esta é uma pergunta simples e direta. Eu pessoalmente creio em milagres, pelo fato de crer no poder de Deus para intervir na vida das pessoas e também mudar o curso da história.
                O primeiro grande milagre é o da criação. Em Gn 1,3 esta escrito: "Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita". Toda a seqüência da história da salvação é o testemunho evidente da manifestação sobrenatural de Deus.
                O sinal supremo da manifestação do poder e amor de Deus esta presente na pessoa de Jesus: "de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."(Jo 3,16). Os três anos de seu ministério foram marcados pelos sinais, prodígios e maravilhas: "Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos." (Mt 8,16).
                Este mesmo poder foi dado aos apóstolos, e como conseqüência à Igreja: "Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!" (Mt 10,8). O livro de Atos dos Apóstolos é a prova incontestável que os milagres acompanhavam a pregação dos primeiros cristãos: "realizavam-se entre o povo pelas mãos dos apóstolos muitos milagres e prodígios."(Atos 5,12).

Precisamos do Espírito Santo




                Nosso Senhor Jesus Cristo nos revela que existe somente uma forma para provar que somos seus discípulos: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." (Jo 14,15).
                Para Jesus o testemunho do nosso amor por Ele,deve se manifestar na alegria de viver o evangelho. E isso não se faz somente com boas intenções ou palavras bonitas, mas sobretudo através de atos. Ninguém pode dizer amar a Jesus e ao mesmo tempo fazer o mal. O egoísmo, ódio, mentira, desonestidade, adultério, violência.são próprios de quem não vive Jesus.
                Pelas nossas próprias capacidades jamais seríamos capazes de viver assim. Por isso, a quem esta pronto a amar e viver os seus mandamentos, Jesus promete: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco." (Jo 14,16)
                A palavra Paráclito, em grego tem vários significados: pessoa que ajuda em uma situação de angústia, defende de algum perigo, aconselha.
                Jesus mostra aos seus discípulos a importância do Espírito Santo: quem o tem recebe força e luz para enfrentar a vida,e mudar da derrota para a vitória. O Espírito Santo é um dom, isto é, presente gratuito para quem?
                Jo 14,15-16

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°