VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Presidente eleita visita Escritório Nacional

altDesde ontem (25), Kátia Roldi Zavaris, presidente eleita da Renovação Carismática Católica do Brasil para o período 2013/2016, está em visita às dependências do Escritório Nacional da RCCBRASIL, em Pelotas/RS. Acompanham Kátia nessa visita, o  seu esposo e coordenador nacional do Ministério Fé e Política, Sérgio Zavaris, e o atual presidente do Conselho Fiscal, Olméris Antônio Auer, ambos do estado do Espírito Santo.
 
A primeira atividade do grupo  na cidade, foi a participação da Santa Missa, que acontece todas as quintas-feiras nas dependências do Escritório Nacional e é presidida pelo padre Adelar. Na oportunidade, Kátia saudou o presidente do Conselho Nacional da RCC – Marcos Volcan, o Diretor Executivo do Escritório, Márcio Zolin. Aproveitando a presença da equipe de funcionários,  expressou sua alegria em poder visitar o Escritório e destacou a importância  que essa estrutura visível tem  para que a obra  invisível, espiritual, realizada pelo Movimento em todo o Brasil possa acontecer.    
alt
 
Na manhã dessa sexta-feira (26), depois de visitarem as dependências do Instituto de Educação a Distância, os líderes se reuniram para tratar de assuntos específicos da vida do Movimento. A  visita segue até o próximo domingo.                                                                                              

Stress como pressões da vida cotidiana




                Todos nós seres humanos temos ansiedades em nossa vida. Dia a dia convivemos com expectativas.
Como e quando será? O que acontecerá e por quê? Porque comigo?
Alguns conseguem trabalhar melhor esta questão, outros menos, mas todos temos ansiedades.

                Como não sofrer debaixo desta pressão?
                Hoje em dia, as pessoas andam cada vez mais ocupadas, pressionadas. Lidam constantemente com assuntos pendentes, prazos, sonos interrompidos, preocupações familiares e financeiras.
                Houve uma época em que o tempo transcorria mais devagar, onde o lar era o refúgio, um tempo em que não se ouvia falar em stress.
                O stress é um termo que vem da física, e que literalmente, significa pressão ou esforço que tende a deformar um corpo. O stress pode derivar do ambiente, do nosso organismo ou da nossa mente.

Teresina se prepara para a Semana Missionária pré-Jornada Mundial da Juventude


Há menos de um ano do maior evento da juventude mundial, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá sua próxima edição em 2013, no Rio de Janeiro, junto com as dioceses do Brasil que se preparam para receber os milhares de jovens peregrinos, a Arquidiocese de Teresina se prepara para a Semana Missionária, na qual vai receber 1000 jovens.

Por meio de uma nota em seu site, a Arquidiocese publicou que seus jovens estão ansiosos por esse momento e pela oportunidade de participar, alguns pela primeira vez, destes momentos ricos de espiritualidade e de pertença a Deus e à Igreja.

"Esta Semana Missionária, que em outras edições da JMJ era chamada de 'Dia nas Dioceses' ou 'Pré-Jornada', será um momento rico não só para os jovens estrangeiros, mas, sobretudo, para os jovens de nossas dioceses. Por acontecer em todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil no mesmo período, este momento possibilitará uma vivencia da Jornada a todos os jovens, mesmo àqueles que, por um motivo ou outro, não puderem ir ao Rio de Janeiro", diz a nota.

O Catecismo da Igreja Católica



A Igreja comemora, agora em 2012, os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica! Este momento vem ao encontro do "Ano da Fé", anunciado e aberto pelo Papa Bento XVI no dia 11 de outubro, pp., que pede a retomada catequética juntamente com uma vida de sincera conversão. Torna-se oportuno aproveitar estas comemorações para recordar os fundamentos da nossa fé e os valores que os sacramentos imprimem em nossa vida.
Neste tempo de tantas possibilidades e ofertas, não podemos nos esquecer de que precisamos voltar nosso olhar e interesse pelas coisas de Deus. Por isso, torna-se mais do que necessário retomar a leitura da publicação do Catecismo da Igreja Católica, aprovado a partir da "Fidei Depositum", (11 de outubro de 1992, do Beato João Paulo II) atualizado após o Concílio Ecumênico Vaticano II.
Guardar o depósito da fé é a missão que Jesus Cristo deixou como legado à sua Igreja. Este legado a acompanha em todos os tempos. Nós, seguidores de Cristo, estamos inseridos neste tempo e somos responsáveis pela missão. Portanto, hoje, novamente se faz necessário reconhecer seus ensinamentos e comunicá-los aos que ainda Nele não creem. Nisto acontece o resplendor do anúncio do Evangelho!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ex-mordomo do papa cumprirá pena no Vaticano,não na Itália.


Foto: Reprodução/Il Gazzettino
Ex-mordomo do papa cumprirá pena no Vaticano
Gabriele disse que furtou os documentos por “amor à Igreja”
O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, informou na terça-feira que o ex-mordomo do papa Bento 16, Paolo Gabriele, condenado a 18 meses de prisão por roubo, cumprirá sua pena em uma cela do Vaticano, caso não receba o perdão papal.
Segundo o porta-voz, diferentemente do que chegou a ser cogitado quando a sentença foi proferida, não há um acordo que permita que um cidadão do Vaticano, como é o caso de Gabriele, cumpra pena em uma cela na Itália. Por isso, ele deverá ser alocado em uma cela da delegacia de polícia local.
O porta-voz reiterou considerar que é “possível” que Bento 16 conceda o perdão a Gabriele. A declaração é diferente da dada no dia da sentença, quando Lombardi considerou que a chance de perdão era “concreta” e “muito verossímil”.

Maioria dos Brasileiros é contra o aborto e contra liberação das drogas.

Fernando Rodrigues  UOL
 
Enquanto o Brasil assiste ao julgamento do mensalão, o Senado divulgou o resultado de uma pesquisa realizada pela sua Secretaria de Opinião Pública indicando que 89% da população é a favor de aumentar a maioridade penal. Divulgado hoje (23.out.2012), o estudo foi realizado por telefone com 1.232 pessoas de 119 municípios, incluindo todas as capitais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Os dados mostram que 20% dos brasileiros acham que a lei deveria permitir a prisão das pessoas a qualquer idade. Outros 16% acham que a maioridade penal deveria começar aos 12 anos. Para 18%, isso deveria ocorrer aos 14 anos. E 35% disseram que 16 anos é a idade mínima que alguém deve ter para ir preso. Só 7% concordam com a atual regra, que estabelece a maioridade penal a partir dos 18 anos. Deram outras respostas 3% dos entrevistados e 1% não soube ou não quis responder.

Egito terá em 2013 seu primeiro canal de TV católico.



Deverá entrar no ar em 2013, no Egito, um canal de TV católico.O nome será “Salam”, que em árabe quer dizer “paz”. Será a primeira rede de televisão católica no Egito, país que abriga sete diferentes ritos católicos e que é dirigido atualmente pela Irmandade Muçulmana.
O projeto vinha sendo estudado há algum tempo e teve o cuidado de representar a Igreja Católica do país em toda sua complexidade, segundo explicou à Agência Fides, o Vigário Apostólico de Alexandria, Dom Adel Zaki OFM. Ele recebeu da Assembléia dos Bispos do Egito a missão de levar adiante o projeto do canal católico.
A rede de televisão ocupará um espaço alugado em edifício na cidade do Cairo aos cuidados do Episcopado latino. A previsão é de um investimento inicial de 5 milhões de euros. Uma agência especializada está encarregada de elaborar o projeto com indicações dos custos e de suas finalidades. Somente um plano detalhado e sustentável poderá tornar operativa a busca de financiamento para o projeto.
Os interlocutores principais para a coleta de fundos são as Conferências Episcopais da Itália, da Alemanha e dos Estados Unidos, com os respectivos organismos de apoio à outras Igrejas. Católicos egípcios residentes nos USA e Austrália já se comprometeram em auxiliar financeiramente o projeto.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Karol Wojtyla, um marco na História




Em um dia 22 de outubro, 34 anos atrás, tinha início o pontificado de João Paulo II. Naquele ano, 1978, o Brasil começava a sair do regime: o Presidente Ernesto Geisel decretava o fim do AI5, maior instrumento jurídico de repressão política, criado 10 anos antes pela ditadura militar, nascia na Inglaterra o primeiro bebê de proveta do mundo; e nós conhecíamos o primeiro PC, o computador pessoal. Apenas 33 dias após ter sido eleito, em 28 de setembro morria o Papa João Paulo I.

O Cardeal Karol Wojtyła, arcebispo de Cracóvia, era eleito 264º Papa da história da Igreja, quebrando o domínio italiano que se mantinha desde o Papa holandês Adriano VI, em 1522. João Paulo II não foi só o líder dos católicos do mundo; aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX, Wojtyła assumiu uma função preponderante no fim do comunismo na Polônia e na Europa do Leste, além de ter dado o impulso decisivo para a aproximação da Igreja Católica a diferentes religiões.

Como fazer avançar a nova evangelização?


Pontifícias Obras Missionárias
Padre Camilo Pauletti acredita que a melhor forma de perpetuar o anúncio da Boa Nova é dar testemunho
No mês em que o Papa Bento XVI reza por um avanço da nova evangelização nos países de antigo cristianismo, surge um momento de reflexão sobre o que é a nova evangelização e as dificuldades que a impedem de alcançar todos os povos. O mundo mudou e, da mesma forma, a evangelização precisa se adaptar para anunciar o Evangelho a todas as criaturas, conforme o mandato deixado por Cristo.

Alguns lugares, porém, ainda não se abriram plenamente aos novos métodos de evangelização, de forma que o uso de uma linguagem moderna e a participação inclusive dos leigos na ação missionária nem sempre é algo compreensível de imediato.

Mas não só nesses lugares a nova evangelização encontra entraves. Para o pároco da paróquia São Francisco, em Guaratinguetá (SP), padre Matusalém Gonçalves, que também é assessor da Comissão Missionária Diocesana (COMID), essas dificuldades aparecem de forma geral.

Pastor faz bolo dentro da igreja durante culto em Mato Grosso

O pastor Valter Stehlgens encontrou uma forma inusitada e criativa para explicar um versículo da Bíblia, durante o culto que ocorreu no domingo, 21, na Igreja Batista do Buriti em Diamantino (180 km de Cuiabá). Ele resolveu fazer um bolo dentro da igreja, enquanto passava a mensagem, em forma de metáforas, que nenhum ingrediente tem mais valor do que o outro e cada um tem sua função.
Ao explicar o trecho bíblico de 1 Corintios 12:12 que diz: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”; -- o pastor com o auxilio de sua esposa começou retirar ingredientes de trás do púlpito e preparar o bolo ao mesmo instante que pregava, comparando a receita com a igreja.

Quadrangular diz que em 2013 óleo transformará pobre em rico .

Pastor da Igreja Quadrangular
Pastor põe prata, ouro e
petróleo no óleo milagroso


O Templo dos Anjos, da Igreja Quadrangular de Belo Horizonte (MG), produziu um vídeo  onde diz que quem for ungido com o óleo Jeová Jiré se tornará rico em 2013.

O tal óleo da riqueza, diz o vídeo, foi consagrado nos 7 lugares mais sagrados do mundo e contém porção de prata, ouro e petróleo.

“Em um ano, o menor, o mais simples entre os irmãos vai dobrar o seu patrimônio”, afirma. Já os fiéis “fora de série”, segundo a igreja, terão seus bens multiplicados em até 100 vezes.

O vídeo cita alguns personagens bíblicos, como Abrão e Jó, que ficaram ricos graças à interseção de Deus. Até um Lula comovido por estar no Palácio do Planalto é apresentado como exemplo de pobre que passou a fazer parte do círculo dos "príncipes e poderosos".



Museus Vaticanos: da carruagem papal à Fórmula 1.


Os Museus Vaticanos contam com uma nova instalação. O pavilhão de carros, remodelado, conta com algumas novidades, entre as quais o Fiat 1107 Nuova Campagnola, em que João Paulo II sofreu o atentado de 13 de maio de 1981. A nova instalação foi apresentada no trigésimo quarto aniversário da eleição do papa Wojtyla.

Destaque histórico do museu é a imponente carruagem de gala, encomendada em 1826 pelo papa Leão XII e enriquecida pelo papa Gregório XVI, em 1841.
Todos os veículos constituem um raro testemunho histórico da mobilidade pontifícia, que sofreu uma brusca interrupção com a tomada de Roma em 20 de setembro de 1870 e a sua anexação ao Reino da Itália. Durante 59 anos, de 1870 a 1929, ano em que foram assinados os pactos lateranenses, os papas jamais saíram do Vaticano.
A primeira vez que um papa se locomoveu de carruagem para tomar posse do sólio pontifício foi no dia 24 de novembro de 1801. Antes, os papas cavalgavam sobre uma mula ou eram transportados de liteira. Pio VII partiu de carruagem, em procissão saída do Quirinal, que antes era o palácio dos papas, até a basílica de São João de Latrão. Seu predecessor, Pio VI, também de carruagem, tinha tido que abandonar Roma para ser levado até a França como prisioneiro de Napoleão.

O que a Civilização Ocidental (também) “deve” à Igreja Católica?


Não existia computador, nem copiadora, nem sequer a velha máquina de escrever. E ainda não havia imprensa. Não obstante, os medievais foram capazes de transmitir à Civilização Ocidental todo o imenso legado cultural e filosófico das civilizações grega e romana, obras literárias e manuscritos de um mundo que deixara de existir, demolido pelas invasões bárbaras do fim da Idade Antiga. Como conseguiram tal proeza, sem o auxílio das técnicas de impressão inventadas e desenvolvidas séculos mais tarde?
A resposta a essa pergunta, podemos encontrá-la nos mosteiros e abadias da Igreja Católica (única instituição resistente aos ataques das hordas bárbaras), os quais, além de exercerem um enorme papel na formação cultural, moral e religiosa da sociedade, recolheram, entre outros, os escritos de autores gregos e latinos, como Aristóteles e Heródoto, Cícero e Virgílio, Santo Agostinho e Boécio, sem contar os manuscritos do Novo Testamento, multiplicando-os mediante um trabalho paciente, cuidadoso e organizado.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Centenas de pessoas são evacuadas do Santuário de Lourdes devido às inundações na França


As inundações no sudoeste da França forçaram a que centenas de peregrinos evacuem o Santuário da Virgem de Lourdes e os hotéis localizados nas suas proximidades.
Conforme assinala a Rádio France International, os peregrinos foram levados a um centro esportivo próximo e 40 pessoas tiveram que deixar suas casas no último sábado.
As fortes chuvas fizeram com que o rio Gave transbordasse e afetasse a zona onde em 1858 a Virgem Maria apareceu 18 vezes a Santa Bernardette Subirous.
Um porta-voz do Santuário disse que a mesma gruta onde está a imagem da Virgem como lembrança do lugar onde foram as aparições, tinha quase um metro de alto de água e se esperava ainda mais.
No momento, somente se pode acessar a Basílica, pois está localizada em uma zona mais alta.

A XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos está chegando à conclusão


A XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos está chegando à conclusão. Sábado passado, na décima oitava congregação geral sob a guia do cardeal mexicano Robles Ortega foi apresentado o esquema e a discussão sobre a Mensagem sobre a Nova Evangelização e a primeira votação do Conselho Ordinário.
A Mensagem é a tradicional voz dos Padres sinodais endereçada ao povo de Deus. Sobre o primeiro esboço interviu o cardeal italiano, Giuseppe Betori, arcebispo de Florença. "O olhar que emerge de nossos trabalhos é principalmente um olhar de grande confiança, de positividade. A Igreja se encontra em confronto com grandes problemas, mas é uma Igreja viva, não é uma Igreja morta!", observou em uma entrevista na Rádio Vaticana.
Na discussão vieram à tona as observações que servirão à Comissão para a Mensagem para o projeto definitivo que será publicada na conclusão dos trabalhos sinodais em línguas do Sínodo: espanhol, italiano, inglês, francês e alemão.
Na primeira votação do XIII Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos em forma eletrônica foram escolhidos os 12 membros, 3 por cada continente: América, Europa, África e Ásia-Oceania.(AA)

 Autor: Gaudium Press -

domingo, 21 de outubro de 2012

Igreja reconhece dois novos “Doutores”.



No primeiro domingo de outubro, 07, o Papa Bento XVI proclamou dois novos “Doutores da Igreja” em celebração no Vaticano. São João Ávila (1499-1569) e Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179) se juntam assim aos 33 doutores que a Igreja Católica já reconheceu. Santa Hildegarda se torna a quarta mulher a receber o reconhecimento e se soma a Santa Tereza de Ávila, Santa Catarina de Sena e Santa Teresinha de Lisieux com tal distinção. São João de Ávila é espanhol e foi canonizado a 31 de maio 1970 por Paulo VI, apoiou Santa Teresa de Ávila na reforma da Ordem Carmelita e o português São João de Deus na fundação de casas de apoio aos desfavorecidos. O Papa sublinhou que São João de Ávila “participou e trabalhou na renovação cultural e religiosa da Igreja e na configuração da sociedade na transição para a modernidade”.