VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 6 de outubro de 2012

O VALOR DA PALAVRA DE DEUS



1- O QUE É A PALAVRA DE DEUS?                                                                                                                                                                           Diz o Salmo 119, no versículo 105. “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.” Todo o Salmo 119 é um louvor à Palavra de Deus. Leia e verá.

2-      QUEM É A PALAVRA DE DEUS?
Diz o Evangelho de João 1,14. “A palavra se fez homem e habitou entre nós.” Palavra de Deus se fez homem em Jesus de Nazaré. Ele é a Palavra de Deus que se fez carne. Ele é a Verdade. Diz Jesus em João 14,23-24: “Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras”.

3-      PARA QUE SERVE A PALAVRA DE DEUS?
Veja o que diz a Segunda Carta a Timóteo 3,15-17: “Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus cristo. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra”.

4-      O QUE FAZ A PALAVRA DE DEUS?
A Carta aos Hebreus no capitulo 4,12-13 afirma: “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontra, e até onde as juntas e medulas se tocam. Ela sonda os sentimentos e os pensamentos mais íntimos. Não existe criatura que possa esconder-se de Deus; tudo fica nu e descoberto aos olhos dele; a ele devemos prestar contas”.

5-      PARA QUE FOI ESCRITA A PALAVRA DE DEUS?
Diz a Carta aos Romanos no capítulo 15,4: “Ora, tudo isso que foi escrito antes de nós para a nossa instrução, para que em virtude da perseverança e consolação que as escrituras nos dão, conservemos a esperança”.

6-      A QUE PODEMOS COMPARAR A PALAVRA DE DEUS?
Diz o Livro do Profeta Isaias no capítulo 55,10 falando do valor e importância da Palavra de Deus: “Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem do céu e para lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem precisa comer, assim acontece com minha palavra que sai da minha boca: ela não volta para mim sem efeito, sem ter realizado o que quero e sem ter cumprido com sucesso a missão para a qual eu a mandei”.

7-      VOCÊ QUER A VIDA OU MORTE?
Diz o Livro do Deuteronômio no capítulo 30,15-20 que Javé, Deus, coloca diante de nós a vida e a morte. Se seguimos sua palavra, seus mandamentos, teremos a vida: “Veja, hoje eu estou colocando diante de vocês a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. Se você obedecer os mandamentos de Javé, seu Deus, andando em seus caminhos e observando os seus mandamentos, estatutos e normas, você viverá e se multiplicará. Javé seu Deus o abençoará na terra onde você está entrando para tomar posse dela”.

8-      A BÍBLIA NASCE NO MEIO DO POVO SOFREDOR, HUMILDE, POBRE. PARA QUEM ELA DEVE SER ANUNCIADA EM PRIMEIRO LUGAR?
Diz o Evangelho de Lucas capítulo 4,18-19: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres...”.
          
   PARA CONVERSAR:

O que aprendemos destes textos da Bíblia sobre o valor da Palavra de Deus?
Porque a Bíblia, a Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras são importantes?
Você tem Bíblia?
Você lê a Bíblia todos os dias?

FORMAÇÃO PARA AS LIDERANÇAS DAS COMUNIDADES DA ZONA RURAL DE CAMOCIM.   
PARÓQUIA BOM JESUS DOS NAVEGANTES/ DIOCESE DE TIANGUÁ – CE/BRASIL.

 
 
                   

Formação Paroquial: Outubro  de 2012
Texto: Padre Sebastião de Lima – Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes de Camocim-CE
Digitação e adaptação: Gessivandro Queiroz, membro do grupo Renascer RCC Camocim e editor do blog grupo Renascer Camocim
Disponível: www.gruporenascer-rcc.blogspot.com

Ex-mordomo do papa é condenado a 1 ano e 6 meses de prisão.


Reuters
A Corte do  Vaticano condenou neste sábado (6) Paolo Gabriele, ex-mordomo do papa Bento XVI, a um ano e seis meses de prisão após considerá-lo culpado pelo furto de documentos confidenciais da Igreja Católica.
O tempo foi reduzida devido a circunstâncias atenuantes, segundo a Corte, que anunciou a sentença após duas horas de deliberações. Gabriele também foi condenado a pagar as despesas legais do julgamento.
Em sua apelação final, o ex-mordomo disse à Corte que agiu exclusivamente motivado por um amor “visceral” pela Igreja Católica e pelo papa. Gabriele também afirmou não ser um ladrão. Ele falou minutos antes de a Corte se retirar para determinar o veredicto.

Oitenta e duas caixas de documentos confidenciais foram roubadas do Vaticano pelo ex-mordomo do papa.



Reproduzimos a seguir a crônica da Rádio Vaticano sobre o terceiro dia do julgamento de Paolo Gabriele (foto) ex-mordomo do papa Bento XVI, pela acusação de furto qualificado de documentos confidenciais.
“Ninguém maltratou Paolo Gabriele. Ele próprio sempre agradeceu à polícia pelo tratamento que recebeu”, afirma Luca Cintia, responsável pela custódia do ex-mordomo papal, ouvido como testemunha no terceiro dia do processo no Vaticano. Quatro testemunhas foram ouvidas ontem, todos chamadas pela defesa de Gabriele.

NASA Captura incrivel Imagem do "olho de Deus"

Conhecida como “Olho de Deus”, a nebulosa Helix teve essa incrível imagem capturada pela Nasa. A tonalidade violeta foi registrada pelo telescópio Galaxy Evolution Explorer, também chamado de Galex, no Instituto de Tecnologia de Passadena, na Califórnia (Estados Unidos).
As nebulosas são um dos objetos mais impressionantes no céu noturno. Elas são restos de estrelas e nuvens interestelares de poeira, moléculas, hidrogênio, hélio e outros gases ionizados, onde nascem novas estrelas.
A nebulosa foi descoberta no século 18 e é identificada por NGC 7293. Considerada uma das nebulosas mais próximas do planeta Terra, a Helix encontra-se a 650 anos-luz de distância, na constelação de Aquário.
A Helix continua brilhando por conta da intensa radiação ultravioleta emitida pela estrela anã branca, no centro da nebulosa. A radiação lançada aquece as camadas de gás expelido ao redor, formando esse incrível efeito.

Correio do Estado

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mais duas novas Ministras da Eucaristia para a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes


Ana Hilda e Irmã Antonia
fotos por Dynei Thaim - colaboradora do Blog
 
No ultimo dia  03/09/2012 foram investidos mais 02  novas Ministras da Eucaristia para a  Paróquia  do Senhor  Bom Jesus dos Navegantes, em Camocim. Foram apresentados durante a celebração Eucarística  nas  novenas de São Francisco, são elas  ANA HILDA COELHO e IRMA ANTONIA- RELIGIOSA LOURDINAS, todas fizeram o curso em preparação e poderão exercer este ministerio.  A santa missa foi celebrada pelo pároco Pe. Evaldo, que também é vigario Geral de nossa diocese.
Que o Senhor Abençoe nossas mais novas ministras da comunhão , pois cada vez que um ministro  sai para levar a Eucaristia para uma pessoa é uma pequena procissão de Corpus Christi que ele faz. Junto com esse ministério há também uma grande responsabilidade, ser chamado a viver a comunhão.

A Instituição de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística é regida pelas normas da Santa Sé contidas na instrução “Immensae Caritatis” de 29 de janeiro de 1973.
Somente o Bispo ou o sacerdote por ele delegado pode conceder o mandato ao Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística.
 Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão trata-se de um serviço litúrgico que responde às necessidades objetivas dos fiéis. É destinado sobretudo aos enfermos e às assembléias litúrgicas nas quais são particularmente numerosos os fiéis que desejam receber a sagrada comunhão.
            A disciplina canônica estabelece que ministros Ordinários da sagrada comunhão são o Bispo, o presbítero e o diácono, enquanto que o Ministro Extraordinário é o acólito instituído ou o fiel instituído para tal conforme a norma do cânon 230, § 3.

PATRONOS E INTERCESSORES DA JMJ

 PATRONOS

Protetora da Igreja e das famílias!

Biografia
No ano 1717, três pescadores, ao lançarem a sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Devido aos muitos milagres realizados e aumento da devoção foi proclamada padroeira do Brasil em 1930 e anos depois foi erguida, em sua homenagem, uma grande basílica que acolhe milhões de peregrinos todos os anos. A JMJ a invoca como Protetora da Igreja e das famílias!
Oração
Mãe de Deus e Senhora minha, rogai incessantemente por minha família que hoje consagro a vós! Amém.

São Sebastião

Soldado e mártir da fé!

Biografia
Sebastião preferiu a fidelidade a Cristo a toda e qualquer honra civil e militar e, por esse motivo, foi expulso dos quadros do exército e morto na perseguição de Diocleciano no ano 300. Vemos destacar-se na vida do Santo a sua valentia e amor ao Senhor Jesus. A JMJ o invoca como Soldado e mártir da fé!
Oração
Que vossa intercessão alcance-me a graça de obedecer mais a Deus do que aos homens, tornando-me um soldado de Cristo. Amém.

SBB lança Bíblia com comentários de Martinho Lutero

SBB lança Bíblia com comentários de Martinho Lutero

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançou uma edição especial da Bíblia com comentários do chamado pai da reforma protestante, Martinho Lutero. A edição especial foi lançada em outrubro, mês em que se comemora o aniversário da Reforma Protestante.
Os textos foram traduzidos há anos do vasto acervo deixado pelo teólogo. O texto bíblico foi impresso na tradução de Almeida Revista e Atualizada.
A obra está voltada para a compreensão histórica e exegética dos textos bíblicos, e também para uma orientação pastoral e prática.
As reflexões de Lutero estão direta ou indiretamente relacionadas ao texto bíblico. Ela foram extraídas das obras do teólogo publicadas em português pela Comissão Interluterana de Literatura (CIL), instituição formada por representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
As obras consultadas foram o devocionário Castelo Forte, de 1983, a obra Pelo Evangelho de Cristo, de 1984 e a coleção Martinho Lutero – Obras Selecionadas, volumes 1 ao 11.
A contribuição de Lutero na caminhada do cristianismo é reconhecida por diferentes correntes cristãs, e citada por muitos escritores do meio.

Por Jussara Teixeira 

Valdemiro vende por R$ 153 colher milagrosa de pedreiro

colher milagrosa de pedreiro de Valdemiro Santiago
A colher  é o mais um produto
da prateleira santa da Mundial
O mais novo produto da prateleira santa da Igreja Mundial é a colher dourada "prudente construtor" (ver vídeo abaixo).

Ao final do mês passado, Valdemiro Santiago, o chefe da Igreja, lançou por R$ 153  uma versão dourada dessa ferramenta de pedreiro não para “enfiar no cimento”, mas para “tocar em seus projetos, em seus contratos”.

“Onde você tocar, você vai ser abençoado”, disse ele em um de seus programas de TV.

Para Valdemiro, que é ex-pedreiro, não se trata de uma venda de um objeto simbólico, mas de um “investimento” na obra de Deus. A venda se encerra no próximo dia 12.  Já saíram da prateleira santa da Mundial fronha, meia, martelinho, toalhinha, água e óleo consagrados, etc.

Aparentemente, a promoção da colher milagrosa de pedreiro objetiva fazer às pressas caixa para a Mundial, que está tendo dificuldade de pagar horário de TV e funcionários. Valdemiro já teve de vender uma de suas fazendas.

Ou seja, se as vendas foram boas, a colher vai, de fato, resolver problemas, mas os do Valdemiro.

Em SP, uma vergonha: campanha política se abrigou nas igrejas

por Xico Sá para Folha


Não existe amor em São Paulo, caro Criolo, e a democracia também não passa muito bem. Uma disputa praticamente sem debate conduz a uma eleição atípica que saiu das ruas e se abrigou, de forma vergonhosa -como um vira-lata que encontra a porta aberta-, nos templos e igrejas.


Os gogós dos padres e dos pastores substituíram a oratória política e devem decidir, nas missas e nos cultos do próximo domingo, o destino da cidade. Pela ira santa de ontem no seu blog, o bispo Edir Macedo sentiu o golpe terreno da desconstrução da sua ovelha política Celso Russomanno (PRB) e vai tentar sacudir o rebanho. O voto como dízimo.

A entediante campanha eleitoral não é um fenômeno isolado. Pode ser apenas a consequência do processo de encaretamento que encontrou na era Kassab o mais perfeito papa-hóstia. Voltamos aos tempos do Jânio Quadros. Com menos talento dramático -nisso JQ era um gênio- e sem a sacanagem embriagada do marido da dona Eloá.

Carta de Einstein sobre Deus vai a leilão

Uma carta manuscrita pelo físico Albert Einstein um ano antes da sua morte, na qual ele expressava suas opiniões sobre a religião, será vendida neste mês no eBay com um lance inicial de 3 milhões de dólares, disse um leiloeiro na terça-feira.
Conhecida como "Carta de Deus", a correspondência revela pensamentos íntimos do cientista sobre religião, Deus e tribalismo.
"Essa carta, na minha opinião, é realmente de significado histórico e cultural, já que são pensamentos pessoais e privados daquele que é provavelmente o homem mais inteligente do século 20", disse Eric Gazin, presidente da agência de leilões Auction Cause, de Los Angeles, que fará a venda no eBay.
Einstein escreveu a carta em alemão, em 3 de janeiro de 1954, num papel timbrado da Universidade Princeton. Seu destinatário era o filósofo Erik Gutkind, de quem ele havia lido "Choose Life: The Biblical Call to Revolt" ("escolha a vida: o apelo bíblico pela revolta").
"A palavra de Deus é para mim nada além do que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda primitivas, que são não obstante bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode (para mim) mudar isso", escreveu o cientista de origem alemã, ganhador do Nobel de Física de 1921.
O vendedor anônimo da carta, que será leiloada com o envelope, selo e carimbo postal originais, a adquiriu em 208 da Bloomsbury Auctions, de Londres, por 404 mil dólares. Gazin disse que a carta, a ser leiloada entre 8 e 18 de outubro, pode alcançar até o triplo do valor inicial.

Reuters via Terra

Igreja de Jerusalém é profanada com pichações contra Jesus

Desconhecidos profanaram nesta terça-feira um conhecido convento franciscano em Jerusalém em cujas portas fizeram pichações contra a figura de Jesus, apenas um mês depois da profanação de outro mosteiro na Terra Santa, informou a polícia israelense.
As duas pichações apareceram nesta manhã na porta exterior do Convento de São Francisco, no Monte Sião de Jerusalém. As inscrições parecem identificar grupos radicais de colonos judeus, que nos últimos meses atacaram palestinos e centros de culto islâmicos em represália por ações do Exército ou do governo israelense contra eles. "Ainda é cedo para saber quem são os autores, mas a investigação vai na mesma linha da que abrimos há meses após casos similares", confirmou à Agência Efe Miki Rosenfeld, porta-voz da polícia israelense.
O último ataque ocorreu há menos de um mês, quando as portas do Mosteiro de Latrun, cerca de 20 quilômetros de Jerusalém, foram incendiadas por desconhecidos supostamente identificados com o mesmo grupo de colonos, que também fizeram pichações contra Jesus.
O presidente israelense, Shimon Peres, condenou este novo ato de vandalismo e afirmou que "vai contra os princípios do judaísmo". Para o negociador palestino Saeb Erekat, "após 45 anos de ocupação israelense, a cultura do ódio e do racismo se transformou na corrente central entre os israelenses".

EFE

VEM AI III MICARETA CATÓLICA EM SOBRAL-CE RE JU BI LAR 2012 15 A 17 DE NOVEMBRO








Vem aí a Festa de São Francisco em Canidé 2012


Praça dos Romeiros em Canindé, durante os dias de novena da Festa do Padroeiro São Francisco das Chagas


Em outubro o Santuário receberá milhares de devotos para mais uma festa de nosso amado São Francisco das Chagas. De 10 a 20 de outubro, viveremos momentos de oração e graças fundamentados no evangelho e no tema “São Francisco, alívio na dor e no sofrimento”.
Desde o início do ano as equipes de trabalho do Santuário e Paróquia se preparam para esse importante momento de evangelização. Estamos unidos para garantir a segurança e o bem estar de todos os filhos e filhas de Deus que passarem pela cidade de Canindé durante os festejos.
Esperamos por você para juntos celebramos o nosso santo protetor e intercessor junto ao Pai.
Confira a programação da festa no encarte que preparamos especialmente para você.

Programação 2012, para os dias de Festa do Padroeiro

Abertura: Dia 10 de Outubro, às 4h. Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarística.
Novena: De 11 a 19 de Outubro, às 18h. Local: Praça dos Romeiros. Transmissão, ao vivo, pela Web TV Paz & Bem, através do Site Santuário de Canindé.
Procissões com o Painel e a Imagem de São Francisco: – Dia 10 de Outubro, às 18h – Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica. De 11 a 19 de Outubro, às 17h30 – Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção a Praça dos Romeiros, retornando após a Novena para a Basílica. Dia 20 de Outubro, após a Missa de Encerramento (16h, na Praça da Gruta, Transmitida pela Rede Vida de Televisão) teremos a Procissão com a Imagem de São Francisco, pelas principais ruas da cidade.

 Quem quer ser um missionário?

A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 está chegando e, com isso, aumenta a expectativa dos jovens do mundo inteiro em se reunirem para celebrar este momento aqui no Brasil. A juventude carismática, muito especialmente, se prepara para viver a missão Jesus no Litoral na JMJ, que está sendo organizada pela RCCBRASIL.
A convite de Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, nosso Movimento une-se aos jovens da RCC do mundo inteiro e lança uma busca por dois mil missionários que anunciarão o Querigma nas praias, ruas, escolas, hospitais, aos moradores e turistas presentes no Rio de Janeiro durante os dias da Jornada Mundial da Juventude.
Para participar desta missão, os jovens devem preencher alguns pré-requisitos:
- Ter no mínimo 18 anos
- Ser enviado pelo bispo e RCC diocesana
- Ter participado de duas ou mais missões como: Jesus no Litoral, Jesus nas Fronteiras, Ruah ou semelhantes.
- Ter participado de duas ou mais formações para missão
- Confirmação da Comissão Nacional de Missão.
Se você atende esses requisitos básicos, seja missionário e leve o Amor de Deus a todos os cariocas e visitantes durante esses dias de JMJ.

Vida de São Francisco



-

São Francisco nasceu em 1181/1182 em Assis na Itália, foi batizado com o nome de Giovanni di Pietri, mas seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco, pois seu pai Petri di Bernardone era comerciante e viajava muito a França, mudou o nome do filho em homenagem ao local que fazia bons negócios.

Em 1198 acontece um conflito em Assis, entre a nobreza e os comerciantes. Os nobres se refugiam em Perusa uma pequena cidade próxima de Assis, onde São Francisco ficou preso por um ano até o ano de 1204. Em Perusa também estava a família de Clara.

Ao voltar para Assis, São Francisco doente começa sua conversão gradual, se dedica a dar esmolas e oferece até suas roupas aos pobres, tem visões e começa a desprezar o dinheiro e as coisas mundanas. Até que ele se encontra com um leproso, lhe dá esmola e um beijo, e este acontecimento marcou tanto a vida dele que, dos muitos fatos ocorridos em sua vida, este foi o primeiro que entrou em seu Testamento, "pois o que antes era amargo se converteu em doçura da alma e do corpo".

Outros encontros afirmaram ainda mais a vocação de São Francisco, nas ruínas da da igraja São Damião recebeu do crucificado o mandato de restaurar a Igreja. Obediente ao mandato, São Francisco pôs-se logo a trabalhar. Reconstruiu três pequenas igrejas abandonadas: a de São Damião, a de Santa Maria dos Anjos e a de São Pedro.

Seu pai, envergonhado do novo gênero de vida adotado por Francisco, queixou-se ao bispo de Assis da prodigalidade do filho e, diante do prelado, pediu a Francisco que lhe devolvesse o dinheiro gasto com os pobres. A resposta foi a renúncia à vultosa herança: despindo, ali, suas vestes, Francisco exclamou: "... doravante não direi mais pai Bernardone, mas Pai nosso que estás no céu..."

A partir desse momento passa a viver na pobreza, e inicia a ordem franciscana, cresce o número de companheiros, 1209 já são 12. Cria uma regra muito breve e singela, que o papa Inocêncio III aprova em 1210, e cujas diretrizes principais eram pobreza e humildade, surge assim a Fraternidade dos Irmãos Menores, a Primeira Ordem.

O Terço, oração repetitiva?




Certamente. Mas, o que no mundo que não se repete? Os astros percorrem sempre a mesma órbita. A terra gira sempre em torno do mesmo eixo. Os dias e as noites se sucedem sempre da mesma forma. As estações, os anos, os meses, os dias… obedecem sempre ao mesmo ciclo. As aves cantam sempre o mesmo canto. As árvores produzem sempre as mesmas flores e os mesmos frutos. Os animais e os seres humanos se multiplicam sempre da mesma forma. O coração bate no peito sempre do mesmo jeito. O sangue percorre sempre as mesmas veias… E quando queremos bem a alguém, nunca nos cansamos de dizer sempre a mesma palavra: eu te amo! Os anjos e os santos no paraíso cantam pela eternidade afora: Aleluia! Aleluia! Santo, santo, santo!…

Se assim é, por que em nossa oração, não deveríamos ouvir sempre a mesma Palavra de Deus, renovar sempre o mesmo Sacrifício e a mesma Ceia, repetir sempre o mesmo gesto de amor, balbuciar sempre a mesma invocação? Foi Deus quem nos fez assim, foi Jesus quem mandou que fosse assim, por que admirar-se de que sejamos assim? Tudo depende da qualidade do amor que nós colocamos naquilo que, ao longo da vida, podemos e devemos repetir milhares de vezes. O amor nunca se cansa, como o olho não se cansa de ver, o ouvido não se cansa de ouvir, o paladar não se cansa de saborear… Pelo contrário, na vida humana, a sucessão dos mesmos atos leva à aprendizagem, ao aprofundamento, à concentração.

A ciência não tem como papel tirar Deus de ninguém e sim explicar como o mundo funciona e talvez minorar um pouco o sofrimento humano.


Jornal Zero Hora.
Numa época em que cientistas de renome como Richard DawkinsSam Harris se dedicam a ampliar o fosso entre ciência e religião, o brasileiro Marcelo Gleiser assume a delicada tarefa de estender pontes entre os dois lados. Graduado em física pela PUC do Rio e doutorado em física teórica pelo King’s College, de Londres, esse carioca de 53 anos acredita que o entendimento entre as partes é o caminho natural.
Radicado nos Estados Unidos – desde 1991 é professor do Dartmouth College, uma das mais renomadas universidades americanas – , onde o fundamentalismo cristão desempenha um papel político de primeira grandeza, Gleiser sabe que nem sempre é possível evitar choques. Ele se opõe com vigor às tentativas de setores religiosos de definir a agenda científica. Discorda, porém, daqueles que, do alto das cátedras e dos fundos públicos e privados de financiamento à pesquisa, pretendem vingar Adão e expulsar o Criador do Paraíso do conhecimento.
Quando se discute a relação entre ciência e religião no universo acadêmico, o polo religioso é sempre o mais frágil. Nos últimos 50 anos, porém, a posição da ciência tem sido muito questionada. Como o senhor vê hoje a posição da ciência diante da religião?

Não existe uma posição da ciência em relação à religião. Existem posições de cientistas em relação à religião, e essas posições são muito diferenciadas. Num extremo, você tem os novos ateístas, como Richard Dawkins, Daniel Dennett e outros, que acham que ser religioso é ser louco ou estar completamente iludido em relação ao real. Eles fazem um ataque bastante agressivo em relação à fé.
No outro extremo, você tem cientistas que são perfeitamente religiosos e veem em seu esforço científico uma aproximação com Deus, se forem judeus, cristãos ou muçulmanos, ou com uma espiritualidade que pode ser budista, hinduísta etc. Para eles, quanto mais aprendem sobre o universo e a natureza, mais se aproximam de Deus.
Entre essas duas posições extremas, você tem uma porção de outras posições. No meu caso, vejo essa cruzada antirreligiosa que certos cientistas estão fazendo como uma completa perda de tempo, que não vai levar a nada e ignora o papel essencial que a religião tem na sociedade e em nossa cultura. As pessoas sabem muito pouco sobre história, filosofia e menos ainda sobre o espírito humano para entender o quanto a fé é importante na vida das pessoas. É muita presunção de certos cientistas achar que a ciência pode, dentro da posição dela, acabar com o papel da religião na vida das pessoas. Isso é um absurdo, por vários motivos. Entre eles, e é algo que vai ser assunto do meu próximo livro e vou abordar na minha conferência, o fato de que a ciência também tem limitações na sua concepção e no seu funcionamento.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ícones religiosos em marfim incentivam matança de elefantes

Caçadores matam elefante por causa do marfim
Elefantes continuam sendo mortos para abastecer a indústria
de símbolos religiosos que tem lojas até no Vaticano  


crucifixo em marfim
Nas Filipinas, "marfim" é
sinônimo de imagem religiosa
Na Galeria Savelli, na praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, em Roma, uma vendedora oferece ícones e imagens religiosas esculpidos em um material precioso. “Marfim, marfim, marfim”, diz ela aos compradores em potencial. Há ali, entre outras peças, crucifixos em marfim benzidos por padres. 

O papa Bento 16 vive exortando a humanidade a seguir um caminho sem grandes pecados, mas ele, entre outras coisas, não faz nada para impedir em suas cercanias, no Vaticano, um tipo de comércio que tem estimulado a matança de elefantes por causa do marfim.

O comércio de produtos feitos de marfim está proibido desde 1989, quando foi elaborada a Cites (sigla que em português significa Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), também conhecida como Convenção de Washington. O Vaticano está entre os países que não subscreveram o documento.

Seguidoras de Inri Cristo gravam versão do hit do coreano Psy



Inri Cristo
Inri Cristo se leva a sério, o
que o deixa mais engraçado
As seguidoras do Inri Cristo (foto) — as ‘inrizetes’ — gravaram um vídeo com a versão do single Gangnam Style do sul-coreano Psy. Inri aparece nas imagens, mas não canta.

O “Emissário do Pai”, como ele se diz, tem aparecido com frequência cada vez maior em programas humorísticos de TV, mas continua se levando a sério.

No mundo, ele compõe um grupo de pessoas que se apresentam como encarnações de Jesus. Estão entre eles Serguei Torop (da Sibéria), David Shayler (Inglaterra), José Luiz de Jesus Miranda (EUA), Wayne Bent (EUA) e Marsall Applewhite (EUA).

Cada um deles, obviamente, afirma ser o verdadeiro Cristo. Mas nenhum é tão divertido quanto o Jesus brasileiro.


Anjo da Guarda



-

Desde o início de sua vida até o momento de passar para a eternidade, todo ser humano é cercado pela proteção e intercessão de um anjo designado por Deus para o guiar, proteger e orientar. Assim, cada um de nós tem um Anjo da Guarda.anjo2.jpg

Provavelmente, quase todos nós aprendemos em casa, ou nas aulas de catecismo, a clássica oração: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém". Apesar disso, talvez tenha escapado alguma vez de nossos lábios uma pergunta, repassada mais de admiração do que de dúvida: "Então eu tenho mesmo um anjo incumbido por Deus de cuidar de mim?" É realmente admirável o fato de cada um de nós possuir um anjo cuja missão específica é favorecer-nos em tudo quanto se relacione com nossa salvação eterna, mas é essa a realidade: Deus "os fez mensageiros de seu projeto de salvação", afirma o Catecismo da Igreja Católica. E diz São Paulo: "Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, o qual lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hb 1,14).

"Grande é a dignidade das almas - exclama São Jerônimo -, quando cada uma delas, desde a hora de seu nascimento, tem um anjo destinado para sua custódia!" É muito reconfortante saber que um ser superior à nossa natureza está continuamente a nosso lado; que ele, puro espírito, mantém-se na contemplação incessante de Deus e, ao mesmo tempo, vela por nós, quer-nos todo o bem, e seu objetivo é levar-nos para a felicidade perfeita e infindável do Céu.

CNBB repudia capa de revista que mostra Neymar sendo crucificado.



Leiliane Roberta Lopes- Notícias Gospel

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se manifestou repudiando a capa da revista Placar, edição de outubro que mostra o jogador Neymar sendo crucificado.
Em uma nota publicada nesta sexta-feira (28) Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB e arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, questionou a falta de limite no exercício da profissional.
“A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial”, disse.
A montagem feita com o corpo de Jesus com a face do jogador santista foi entendida como falta de respeito pela Igreja Católica, o autor do texto afirma que a imagem ofende o que existe de mais sagrado pelos cristãos.
A publicação já se manifestou explicando os motivos que fizeram com que eles escolhessem a crucificação para falar sobre as críticas que Neymar tem recebido do público, alegando que é apenas uma analogia.
Nota da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, manifesta profunda indignação diante da publicação de uma fotomontagem que compõe a capa de uma revista esportiva na qual se vê a imagem de Jesus Cristo crucificado com o rosto de um jogador de futebol.

É possível evangelizar nas redes sociais da internet. Mensagem de Bento XVI para a Jornada Mundial das Comunicações 2013.

Os comunicadores digitais católicos, ou dito de outra forma, “os evangelizadores da Rede”, receberam o apoio do santo Padre Bento XVI pelos seus grandes esforços em entender a linguagem dos meios de hoje – com poucas horas de descanso e não poucas incompreensões -, de modo que a mensagem de Cristo permaneça em vigor nas redes sociais da internet.
Esta boa notícia chegou a cada dispositivo móvel ou fixo que estivesse na rede, quando na sexta-feira foi publicado o tema da 47ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2013, com a qual o Papa orientará a Igreja Universal sobre este importante campo, denominado por ele mesmo “um continente digital”. É que a questão escolhida não podia ser mais oportuna e clara: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços para a evangelização”.
De acordo com a nota de apresentação do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, o tema se enquadra muito bem no contexto do Ano da Fé, dado que o “modo de humanizar e vitalizar um mundo digital impõe hoje uma atitude mais definida: já não se trata de usar a internet como “meio” de evangelização, mas de evangelizar considerando que a vida do homem moderno também se expressa no ambiente digital”.
Em particular, acrescenta o comunicado, “é necessário considerar o desenvolvimento e a grande popularidade das redes sociais, que permitiram o crescimento de um estilo dialógico e interativo na comunicação e nos relacionamentos.”

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quanto vale um sorriso?



Talvez você já deve ter lido vários artigos sobre este assunto, mas e ai, o que esse traz de novo?
Um  sorriso nunca é demais, quantas pessoas triste neste mundo, não precisa ir longe, quantas pessoas triste ao meu lado, na família, no trabalho, na faculdade, vizinhança, ufaaaaa  já chega porque deu pra entender.

Tenho vivido algo que está sendo cura pro meu coração e um ensinamento para minha vida. Meu filho, Daniel, com 2 meses de vida e já me ensina muitas coisas. Ele está na fase de receber amor, tudo pra ele é um gesto de amor como trocar a fralda, a hora de mamar, colocar para dormir, conversar, dar banho, trocar de roupa, tudo para ele é sinal de que o papai e a mamãe lhe ama muito. E ele já quer retribuir, e a forma que o Daniel carinhosamente demostra é abrindo um lindo sorriso. Qualquer coisa que fazemos ele já abre aquele sorrisão e desmonta o papai e a mamãe.
Mas o que um recém-nascido de apenas 2 meses tem para nos ensinar?
O simples valor de um sorriso, por menor que seja mas um sorriso quebra o coração, talvez a forma mais simples e singela de demonstrar amor.
Eu estou aprendendo a sorrir, sem querer nada em troca mas um simples sorriso pode mudar a vida de quem está ao meu lado.
Se não for pra ser santo de nada vale, e um santo não pode deixar de sorrir.
E você já sorriu hoje?
Tamu junto
Eu sou Revolução Jesus
Messias Faria

SERIE VIDA E SAUDE: Inclua no prato 12 alimentos que hidratam


 fonte: www.minhavida.com.br

Manter a hidratação é fundamental para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão e baixa. Quando o clima esquenta, o desafio é maior: água, sucos naturais e outros refrescos precisam ficar por perto o dia inteiro, evitando as crises de desidratação. Outra forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é investir em frutas e legumes que contêm água na composição.

É importante ressaltar que o consumo desses alimentos não elimina o consumo de água. "A ingestão de água é essencial para regular uma série de funções no organismo. Sem o líquido, vários sistemas vitais são comprometidos, desde o controle da temperatura corporal até a circulação sanguínea", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Mas o consumo regular das sugestões que você acompanha a seguir contribui para que os desconfortos causados pela desidratação deixem de incomodar. Todos eles contêm mais de 80% de água na composição e vão ajudar você a manter o pique. 
 
 
melancia - foto Getty Images
Melancia
Logo na primeira mordida já dá para perceber que a melancia é cheia de água - precisamente 92%, com 31 calorias a cada cem gramas da fruta. Além de água, a melancia também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que protegem a visão e pele, previnem infecções e combatem radicais livres. Cálcio, ferro e fósforo estão no time de minerais presentes na fruta: o primeiro fortalece nossos ossos, os últimos melhoram nossas funções cognitivas. Outra forma de consumo é em sucos, sem a necessidade de açúcar ou adoçante.  

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ter fé que move montanhas


 
                Como é a sua fé? É grande? Será que posso dizer que minha fé é como um grão de mostarda, como diz Cristo no Evangelho? Pois Jesus diz que, "se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá" (Lc 17, 6). É muito significativo o episódio ocorrido com Simão Pedro naquela ocasião em que Jesus estava caminhando sobre as águas:
                "Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: 'É um fantasma!', disseram eles, soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: 'Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!'. Pedro tomou a palavra e falou: 'Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!'. Ele disse-lhe: 'Vem!'. Pedro saiu da barca e caminhou sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!'. No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: 'Homem de pouca fé, por que duvidaste?' " (Mt 14, 26-31).

Como conversar com protestantes fundamentalistas?



-

Provavelmente isto já ocorreu com você. Alguém bate a porta, quando você abre, há uma pessoa simpática, com um grande sorriso, uma Bíblia aberta, e um arsenal de questões com o objetivo de atacar, sutilmente, a doutrina da Igreja Católica. Ou você, passando pelo centro de sua cidade, foi parado por alguém que lhe perguntou: "você está salvo?", ou ainda, ao sair da Missa, encontrou pessoas que distribuíam panfletos opondo crenças católicas e debatendo com as pessoas.
Se você entrar na discussão, parece que não vai a lugar algum. Você termina frustrado, parecendo que ninguém se convenceu do que você disse. As outras pessoas continuam andando, aparentemente com mais dúvidas sobre o catolicismo do que antes. Você sabe que não foi muito bem nesse episódio.
O importante é que saber como debater é tão importante como saber sobre o quê debater. Se não dispuser de alguma técnica especial, todo o conhecimento do mundo não adiantará nada no seu diálogo. Se você for um dicionário de teologia ambulante, mas se não souber como manejar uma boa discussão, você está perdendo o seu tempo. Também não é suficiente apenas ter uma boa conversa. Isto não disfarça a ignorância histórica ou doutrinal. Para ser um bom apologista, você precisa de dedicação e de conteúdo.

 Escritura e oração

Conheça a Bíblia. Não importa o quanto você esteja bem preparado, não importa o quanto você acha que conhece as doutrinas da Igreja. Você precisa conhecer a Bíblia para enfrentar os fundamentalistas (claro, você tem necessidade da palavra de Deus não somente para debater com os protestantes).
Concentre-se no Novo Testamento, sem desconsiderar o Antigo. Não há necessidade de decorar vários versículos bíblicos como fazem os fundamentalistas, mas você precisa adquirir um conhecimento geral de toda a Bíblia. Você precisa se familiarizar, principalmente, com os Evangelhos ? se você não conhece a história de Jesus Cristo, você está em apuros. Frank Sheed diz o seguinte: "o apologista católico que não mergulha nos Evangelhos é a própria anomalia, e seu trabalho está condenado à aridez".
Os Evangelhos são curtos o suficiente para serem lidos em uma semana. Leia-os várias vezes antes de iniciar qualquer coisa ? e continue lendo-os regularmente. Não deixe de ler os demais livros da Bíblia (muitos fundamentalistas fazem isso, e perdem-se no contexto da Escritura), mas eles devem ser a base para as demais leituras.
Tenha, também, uma vida de oração. Uma boa forma de fazer isso é a leitura meditativa sobre a Bíblia. Leia devagar, sente-se, pense.
A oração é essencial na conquista de convertidos. Em seu coração, reze antes de um debate, durante e após ele. É importante saber o nome da pessoa com que se está debatendo, para que você possa orar por ele também. É natural para o homem medir o sucesso em uma discussão pelo quanto o outro mudou de idéia. Mas, na realidade, "as maiores coisas da terra são feitas dentro do coração de pessoas de fé" (São Luis de Montfort).

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°