sábado, 1 de setembro de 2012

Os meios eficazes para receber o Espírito Santo

- A Escritura nos ensina que, de modo global, são três os meios, que nos comunicam a vida do Espírito de Deus: a Graça Sacramental, a Oração fervorosa e a Convivência fraterna. Embora sendo cada uma dessas realidades distintas em si mesmas, funcionam conjuntamente, são, pois, interdependentes.
Nos sacramentos o Senhor, por mediação da Igreja, nos assegura a Graça de Deus segundo a natureza e o fim de cada um. Se alguém recebe a sagrada confissão, deve saber e crer que a graça recebida consiste na absolvição dos seus pecados, a qual lhe reconcilia com o Senhor, consigo mesmo e com os irmãos.Obviamente, na confissão não se busca, ao menos em primeira instância, a graça de viver o amor de Cristo conjugalmente, esta advém pelo Sacramento do matrimônio e assim sucessivamente.

Morre, aos 85 anos, o Cardeal Martini, homem de ciência e grande Pastor



Faleceu às 15h45 desta sexta-feira, o Cardeal Carlo Maria Martini. O purpurado, 85 anos, que há tempo sofria de Parkinson, encontrava-se internado na enfermaria do Aloisianum, o Instituto Universitário de Estudos Filosóficos da Companhia de Jesus, na província italiana de Varese.

As suas condições de saúde haviam piorado inesperadamente na noite desta quinta-feira e Bento XVI, imediatamente informado, se recolhera em oração. Tendo entrado na Companhia de Jesus com apenas 17 anos, e ordenado sacerdote aos 25, o Cardeal Martini foi reitor do Pontifício Instituto Bíblico e, depois, da Pontifícia Universidade Gregoriana, antes de tornar-se arcebispo de Milão, em 1980, guiando a arquidiocese até 2002.

“Todos os Caminhos vão dar a Roma”, testemunho de um ex pastor protestante e de sua esposa.



O livro “Todos os Caminhos vão dar a Roma” foi editado em Portugal e narra o processo de conversão do casal Scott e Kimberly Hahn ao Catolicismo. Scott Hahn era um pastor protestante de grande ativismo e dedicado nos estudos bíblicos que passou por um duro processo de conversão onde a Santa Missa e a Eucaristia tiveram papel central. Depois de convertido ainda viveu anos com sua esposa sem que esta abraçasse a verdade Cristã do Catolicismo.
***
Ainda falando sobre o Scott Hahn, a leitura do “Todos os caminhos vão dar a Roma” (DIEL, 5ª Edição, Lisboa, 2005) revelou-me uma coisa interessante e completamente inusitada: a primeira aproximação que o casal Hahn teve da Doutrina Católica foi justamente num dos temas mais controversos e impopulares mesmo entre os que se dizem católicos: o controle de natalidade. Quando ainda eram protestantes, os dois renderam-se à força dos argumentos católicos sobre o assunto! Vale muitíssimo a pena transcrever – embora longas – as passagens mais relevantes desta narrativa:
Scott: Perguntei-lhe [a Kimberly, sua esposa] que coisa era essa tão interessante que tinha descoberto sobre a contracepção. Disse-me que até 1930 a posição de todas as Igrejas Cristãs em relação a este tema tinha sido unânime: a contracepção estava mal em qualquer circunstância.
O meu argumento foi:

Onde está a sua fé?


                Onde depositamos nossa fé? Esta é a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos que estavam temendo perecer durante uma tempestade. Em Lucas 8, 23b-24 lemos: A barca enchia-se de água, e eles se achavam em perigo. Aproximaram-se dele então e o despertaram com este grito: "Mestre, Mestre! Nós estamos perecendo!".
                Assim também somos nós, muitas vezes nos problemas da vida, somos tomados por medo e insegurança, deixando de lado a nossa fé. Foi exatamente isto que aconteceu com aqueles homens quando os ventos sopraram mais forte e o barco perdeu a estabilidade, ficaram apavorados se esquecendo do poder de quem estava com eles dentro da barca.
                É em momentos de emergências que precisamos colocar a fé em prática. Jesus repreendeu aqueles homens não por eles não terem fé e sim por eles não colocarem a fé em ação.
Quem tem Jesus presente em sua vida, no lugar do pânico e da agitação deve se acalmar. Com Cristo no nosso barco da vida, ele jamais afundará.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SETEMBRO MÊS DA BIBLIA

Setembro: Mês da Bíblia

Postagem enviada por Dysnei Thaim colaboradora do Blog

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

Por que para os católicos o casamento é sacramento indissolúvel?



                "Radicada na doação pessoal e total dos cônjuges e exigida pelo bem dos filhos, a indissolubilidade do Matrimônio encontra a sua verdade última no desígnio que Deus manifestou na Revelação: Ele quer e concede a indissolubilidade matrimonial como fruto, sinal e exigência do amor absolutamente fiel, que Deus Pai manifesta pelo homem e que Cristo vive para com a Igreja" (FC 20)*.
                Em alguns textos, o Novo Testamento trata da indissolubilidade do Matrimônio (Mc 10,11; Lc 16,18; 1Cor 1,10; Mt 5,31; Mt 10,6). Trata-se de uma indissolubilidade objetiva, derivada do projeto salvífico de Deus e de sua ordem de valores, independente da subjetividade dos contraentes; quem contrai Matrimônio cristão deve sabê-lo de antemão. Jesus assim o diz: "O que Deus uniu, o homem não o separe"(Mt 19,6). Deste modo, por sua índole mesma, o Matrimônio é indissolúvel.
                A tradição cristã, desde os primeiros séculos, apresenta diversas vozes importantes (Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes, Ambrósio e Agostinho) como exemplos favoráveis à indissolubilidade do Matrimônio religioso, validamente contraído. No decorrer dos séculos, a doutrina da indissolubilidade foi sempre reafirmada pelos Concílios e pelas declarações pontifícias.
               
                *(FC - Familiaris Consortio, Exortação Apostólica de João Paulo II, sobre a função da família cristã no mundo de hoje, 1981.)

Jornada Mundial da Juventude tem 4 mil inscritos em um dia



Em um dia de inscrições, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) recebeu cerca de 4.400 interessados em participar do evento que acontece em julho de 2013 no Rio de Janeiro e terá a presença do papa Bento XVI. As reservas já podem ser efetuadas desde terça-feira, 28 de agosto, mas o anúncio do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, foi feito nesta quarta-feira, o que aumentou o ritmo das inscrições. Os primeiros participantes são jovens de 28 países, divididos em 220 grupos, dos quais 112 são brasileiros. A Igreja espera atrair para o Brasil um total de 2 a 4 milhões de jovens do mundo todo.

Políticos e missões nas intenções do Papa para setembro


Nas intenções do Papa Bento XVI para o mês de setembro está rezar pelos políticos e seu trabalho cotidiano que deve ser realizado com honestidade e um pedido especial pelas missões em todo o mundo.
A intenção do Santo Padre para o Apostolado da Oração é: Para que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade.
Sua intenção missionária é: Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres.

Autor: ACI Digital

Preso pastor acusado de ejacular ‘esperma de Deus’ em obreiras


Souza dizia que, por se pastor,
podia usar o corpo das fiéis
 
A polícia de Manaus (AM) prendeu o pastor Cleison Alves de Souza, 37, sob a acusação de estuprar duas obreiras, uma de 15 e outra de 17 anos. Segundo as vítimas, ele dizia que ejaculava “esperma de Deus”.

A Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) pediu à Justiça na semana passada prisão preventiva do pastor, após ter recebido a denúncia das adolescentes.

O pastor foi preso na noite ontem (30) quando pregava na Igreja Pentecostal Deus Altíssimo, na região centro-oeste da cidade. A polícia soube que ele estava ali por intermédio de uma denúncia anônima.

Laos: Homem é preso por converter a 300 pessoas ao cristianismo.


O líder cristão Bountheung foi detido recentemente pelas autoridades policiais de Laos, acusado de “ter convertido a 300 laosianos à fé cristã”.
Na região, muitos fiéis habitualmente sofrem abusos contra sua liberdade religiosa pelas autoridades locais, que consideram como religiões aceitáveis somente ao budismo, o bramanismo e o animismo, enquanto que o cristianismo é considerado uma “religião estrangeira”.
Conforme informou a agência vaticana Fides, Bountheung foi detido pelas autoridades no distrito de Khamkerd onde mora, na parte central do país, logo depois de ser chamado duas vezes em agosto para ser interrogado sobre a conversão ao cristianismo de 300 laosianos no seu povoado, em maio deste ano.

Renato Aragão desiste de produzir filme polêmico.



Jornal O Povo

O ator Renato Aragão classificou as acusações que tem recebido como “frutos da inveja”, de acordo com a nota publicada em seu blog nesta quarta-feira, 29. O esclarecimento veio à tona após boatos da demissão de um funcionário de sua residência por tê-lo chamado de Didi e pela repercussão do novo filme, intitulado “O Segundo Filho de Deus”.
Sobre a suposta demissão, Renato Aragão afirmou que garante os direitos trabalhistas de todos os funcionários e que a maioria deles têm mais de 10 anos de convivência com a família dele: “Jamais demiti, demitiria qualquer motorista ou funcionário por ter me chamado de Did. Absurdo tão grande, uma vez que nem eu mesmo consigo mais separar o Didi do Renato Aragão”.
Em relação à repercussão do novo longa, que o fez ser apontado como o “novo Jesus”, ele rebateu dizendo que todos os filmes que produziu respeitam os valores e a cultura da sociedade. “Acredito que estas pessoas, que nem sequer tiveram acesso à obra, querem apenas incitar os incautos a juntarem-se a eles nesta invejosa empreitada de denegrir meu nome”, escreveu.
Confira a nota na íntegra: 
Queridos Amigos,
Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer o carinho, apoio e envolvimento do povo brasileiro na Campanha Criança Esperança 2012 – uma parceria da TV Globo e UNESCO. Nestes 27 anos, o engajamento do público que assiste ao programa tem provado que somos um povo sensível às carências e necessidades dos nossos semelhantes.

OS 7 MOTIVOS PELOS QUAIS EU AMO MARIA


CONSIDERAÇÕES BIBLICAS  SOBRE MARIA, MÃE DE DEUS

1. ELA É CHEIA DE GRAÇA.

" O anjo entrou onde ela estava e disse: Alegra-te, cheia de graça! O senhor está contigo". Lc 1,28

2. ELA FOI ESCOLHIDA POR DEUS PARA SR A MÃE DE DEUS 

"Conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome den Jesus. Ele será grande;  será chamado Filho do Altissimo, e o Senhor lhe dará o trono de Davi, seu Pai". Lc 01,31-32

3. ELA É BEM - AVENTURADA

"Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão bem-aventurada, porque o Todo Poderoso fez para mim coisas grandiosas" Lc 01,48-49

4.ELA É BEM AVENTURADA ENTRE TODAS AS MULHERES

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espirito Santo. Com voz forte , ela exclamou: Bem aventurada  és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre! Lc 01,41-42

5. ELA FOIN REVESTIDA DE SOL, COM UMA COROA DE DOZE ESTRELAS NA CABEÇA

"Então apareceu um grande sinal : uma mulher revestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça  uam coroa de doze estrelas" Apoc 12,1

6. ESTEVE PRESENTE NA VIDA DE JESUS

Em seu nascimento: "Ela deu a luz o seu Filho primogênito, envolveu -o em faixa e deitou-o num manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria". Lc 02,7

No primeiro Milagre:"No terceiro dia, houve uma casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá.

Aos pés da Cruz: "Jesus,ao ver sua mãe e ao lado dela, o discipulo que ele amava , disse à mãe: Mulher, eis o teu filho! Depois disse ao discipulo: Eis a tua mãe! A partir daquela hora, o discipulo a acolheu junto de si" Jo19,26-27

Em Pentecostes: "Todos eles (os apostolos) perserveravam na oração em comum, junto com algumas, entre elas, maria, m~e de Jesus." At 01,14

7. E O MAIS IMPORTANTE: ELA É A MÃE DE JESUS.

Ela deu à luz um filho homem, que veio pára governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado junto de Deus  e do seu trono" Apoc.12,5



Autor: Padre Francisco EvaldoCarneiro - Pároco de Camocim -CE
Digitação:  Gessivandro Queiroz
Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes




quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Pastor Lúcio Barreto, o Lucinho
Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus"
“Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia.

Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite.

Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga.

Apoio da Igreja e dos católicos evita aborto “já autorizado pela justiça”.



A adolescente de 14 anos, grávida de quatro meses após sofrer abusos do pai, não vai mais abortar a criança que espera.

Segundo o tio da menina, o soldador Urbano Silva Ataíde, 50, a decisão foi tomada em conjunto pela família após receberem a visita de religiosos um dia antes da data marcada para a realização do procedimento autorizado pela Justiça. “Estava tudo programado para que o aborto fosse na segunda-feira (20), mas antes, no domingo, veio um grupo de pessoas da igreja católica para conversar e mostrar que tirar a vida da criança não seria a melhor atitude e que há outras soluções para esse problema, como a adoção”, conta Urbano. “Até a Elba Ramalho [cantora e católica fervorosa] ligou para a minha sobrinha para conversar pessoalmente e pedir para que ela não fizesse o aborto.”

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Entenda as riquezas do Concílio Vaticano II na vida da Igreja

por redação CN

'Nós somos chamados a viver e testemunhar o Evangelho e o Concílio nos ajudou e nos ajuda', declarou Dom Armando
Um verdadeiro "fermento de novidades" na Igreja Católica. Um acontecimento que fez a Igreja retomar a consciência sobre o que ela é e qual é sua missão no mundo. Assim foi o Concílio Vaticano II, que completa 50 anos de existência neste Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI para o período de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.

Com 16 documentos publicados, o Concílio enfrenta as dimensões do que é ser Igreja, procurando olhar tanto para sua história quanto para o futuro. Isso foi o que explicou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Armando Bucciol.

O Segundo Filho de Deus: Em novo filme de Renato Aragão, Jesus fracassou e Didi irá substitui-lo em “contos bíblicos”

O Segundo Filho de Deus: Em novo filme de Renato Aragão, Jesus fracassou e Didi irá substitui-lo em “contos bíblicos”O humorista Renato Aragão, famoso pelo personagem Didi dos Trapalhões, vai estrelar um filme no qual viverá um suposto “filho de Deus”, enviado para cumprir a missão na qual Jesus teria falhado.
- Como Jesus veio à Terra e não conseguiu cumprir a sua missão, porque os homens não deixaram, Deus resolve mandar um segundo filho. Aí, sim, Ele cumpre a missão – explica Aragão sobre o roteiro do filme, segundo o site Padom.
A polêmica produção, intitulada “O Segundo Filho de Deus”, está sendo anunciada como tendo seu enredo será baseado em “contos bíblicos”, para contar a estória de que Jesus não cumpriu sua missão na terra, e por isso Deus envia o seu segundo filho para concluí-la.
Orçado em 8,1 milhões de reais, o filme será dirigido por Paulo Aragão, e será o 49º filme da carreira do comediante, que é também escritor, diretor e produtor.
Como escritor, Renato Aragão escreveu recentemente seu primeiro romance “Amizade Sem Fim”. Com claras alusões ao espiritismo, o livro conta história do jovem empresário Ely, que abre a mão de sua fortuna para empreender uma busca interior, recorrendo à regressão hipnótica, através da qual acaba descobrindo que numa de suas vidas passadas, foi amigo íntimo de Jesus Cristo.
- Até pensei em fazer regressão para escrever sobre o assunto com mais consciência, mas ficou só na vontade. No final das contas, pensei: ‘Ah, não vou entrar nessa não! – disse Renato sobre o livro.

Entenda por que os católicos NÃO SÃO – e nunca serão – protestantes.

Lutero. Tudo começou com ele.
Lutero. Tudo começou com ele.
V. de Carvalho com a colaboração de B. Carvalho/Dani Silva, A. Silva e Claudio Maria
Repudiamos ofensas contra a honra e dignidade das pessoas.
Somos favoráveis ao amplo debate religioso e à liberdade de escolha de crenças e fé que pareçam mais adequados a cada homem ou mulher.
Defendemos a liberdade religiosa e condenamos qualquer tipo de perseguição ou preconceito contra crença ou religião de quem quer que seja. Limitamos o debate às questões de fé e doutrina tão e somente.
***
Chama a atenção de qualquer pessoa a aversão que grande parte dos protestantes nutre pela Igreja Católica. Bons e maus têm seguidores ou simpatizantes por todos os lados. As ideias mais inaceitáveis encontram adeptos e defensores em todo o canto. Por exemplo, nota-se em tempos de eleições todo o tipo de ideia ou ideologia. As propostas mais estranhas são aceitas ao menos por pequena parte do eleitorado. Dependendo do cargo que se pretende ocupar e da quantidade de votos necessários para eleição de determinado candidato, pode-se colocar no poder a partir de meros 50.000 votos ou menos, alguém com ideias contestadas as vezes por milhões de pessoas.
No entanto, contrariando a tendência natural do ser humano pela pluralidade, quando o assunto é a Igreja Católica, apenas com algumas raras exceções, percebemos nitidamente a aversão e ideias pré concebidas por parte dos irmãos protestantes.
Todos são maus no catolicismo? Não há e nunca houve um sacerdote justo ? Não há uma só doutrina ou dogma católicos que estejam certos?
Ora, se a máxima protestante estiver correta de que placa de igreja não salva ninguém, também estará correta a afirmação de que placa de igreja não condena ninguém. Então por que tão grande hostilidade se é o protestante quem diz que placa de igreja nada garante e consequentemente assume que esta mesma placa não pode condenar?
O protestante vive uma angústia infernal. E por que ? O protestante estabeleceu para si próprio o princípio Sola Scriptura: tudo tem de ser explicado pela Bíblia. Entretanto, o protestante admite e com razão que a Bíblia é a palavra infalível de DEUS. Sendo assim, uma vez que a palavra de DEUS é infalível, não se pode admitir que duas pessoas interpretem de modos diferentes o mesmo texto bíblico.
É exatamente este um dos telhados de vidro do protestantismo. Não há protestante que concorde com outro protestante integralmente em matéria de fé e doutrina. E todo se dizem certos. E todos dizem que foram inspirados pelo Espírito Santo.
Sinceramente, acreditamos que muitos protestantes abraçaram o protestantismo por boa-fé e estes mesmos agem com sinceridade diante de DEUS. Para estes, é evidente que uma angústia perturbadora lhes assalta a todo o momento. No caso das seitas e de seus falsos pregadores não se deve falar em angústia ou receios, já que para estes o evangelho e Jesus são apenas meios de se ganhar dinheiro. Eles mesmo não acreditam no que pregam.
Estamos falando para os protestantes sérios e comprometidos com o cristianismo e que por questão de justiça somos forçados a dizer que repudiam e contestam as inovações e modismos introduzidos pelos falsos mestres. Um bom número de protestantes se posiciona de forma firme contra as novidades e blasfêmias introduzidas no meio cristão pelos inúmeros falsos profetas que andam por aí.
Pois bem. Se um e outro protestante não concordam em matéria de fé e doutrina, é certo que pelo menos um deles está errado. E quem está errado, portanto, fazendo diferente do que ensina a Bíblia que é a palavra de DEUS infalível, por certo estaria praticando heresia na visão do outro protestante que lhe faz oposição. Não por acaso, não há protestante que não tenha sido acusado de heresia por outro protestante e não há protestante que não acuse outros de heresias.

Vocações sacerdotais na Ásia e África estão crescendo “consideravelmente”!



Vatican Insider
Alguns dados referentes as vocações sacerdotais foram oferecidos recentemente durante uma Conferência organizada pela Congregação para a Educação Católica e a Pontifícia obra para as vocações sacerdotais na sala de imprensa vaticana.
Na maioria dos continentes o número das vocações sacerdotais está crescendo. Na Ásia e na África elas aumentaram consideravelmente. Na América nota-se um certo equilíbrio, com alguns pontos altos, como é o caso da Diocese de Boston, cujo seminário está “completamente cheio”. Já na Europa, os dados são bons na Holanda e na Romênia.
O prefeito da Congregação, Cardeal Zenon Grocholewski, afirmou que no caso da Romênia, o seminário acolhe 140 seminaristas, isso em uma diocese na qual os católicos representam 7% da povoação. “Vocações muito saudáveis, fortes e conscientes, aos poucos crescem em ambientes de hostilidade”, declarou o purpurado.
A diminuição demográfica e a crise da família foram apontadas como algumas das causas da queda das vocações no Ocidente. Além delas também estão: a difusão da mentalidade secularizada; as difíceis condições de vida e do ministério do sacerdote. (EPC)

Rosa de Saron animará show católico em Sobral.


A Marca do Eterno. Esse será o tema do SEL-2012 (Sonho Eterno de Liberdade), show católico promovido pela Comunidade sobralense Coração de Maria. O evento, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de setembro, será realizado no Derby Clube, na cidade de Sobral. Entre as atrações, a famosa banda católica Rosa de Saron e o DJ Emanuel, da Comunidade Católica Shalom, além da banda Swuingueira de Cristo, Ministério de Música Coração de Maria, dentre outros grupos. Caravana está saindo de Camocim  para participar do evento.   Os ingressos também podem ser comprados na Comunidade Coração de Maria, em Sobral, na Rua Antônio Mendes, por traz da Extra Farma. As inscrições antecipadas tem um custo de R$ 20,00 e as camisas do evento custam R$ 15,00
 
por Grupo Renascer Camocim

Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho (+387)




                «Enterrai este meu corpo onde quiserdes, e não vos preocupeis mais com ele. Uma só coisa vos peço: que vos recordeis de mim diante do altar do Senhor, em qualquer lugar em que vos encontreis». Assim dizia, pouco antes de morrer, a seus filhos e outros parentes aquela mulher que foi Santa Monica, modelo de esposa, de mãe, de sogra e de nora.
                E o seu ínclito filho, o Doutor de Hipona, Santo Agostinho, escreveu nas Confissões: «Eu fechei-Ihsos olhos. Uma imensa tristeza inundou o meu coração pronto a encher-se de lágrimas, mas os meus olhos, sob o imperioso comando da minha vontade, continham-nas a ponto de secarem.A morte de minha mãe não tinha nada de lastimoso e não era uma morte total: a pureza da sua vida testemunhava-o e nós o acreditávamos com uma fé sincera e por razões seguras» (Conf. IV, 9-11).
                Nasceu em Tagaste, no final do Império Romano, de pais ricos mas arruinados. Eram cristãos e educaram-na na fé em Jesus Cristo, mas quem mais influiu na sua educação foi uma criada que já tinha educado o pai, o que indica a grande influência que como ama tinha naquela família.

A recordação dos 34 anos da morte de João Paulo I, o "Papa do sorriso"

No dia 26 de agosto de 1978, 34 anos atrás, era escolhido à Cátedra de Pedro o então Patriarca de Veneza, Cardeal Albino Luciani, que tomou o nome de João Paulo I, em homenagem aos seus dois ilustres predecessores: João XXIII e Paulo VI, que tinha falecido 20 dias antes. O "Papa do sorriso" foi encontrado morto no seu leito na manhã de 28 de setembro, apenas 33 dias após a sua eleição, mas a brevidade do seu Pontificado não ofusca a grandeza.

Em um longo artigo assinado por Dom Vincenzo Bertolone, Arcebispo metropolita de Catanzaro-Squillace e biógrafo de Papa Luciani, o jornal vaticano L'Osservatore Romano recordou neste domingo o seu legado e o seu convite aos fiéis a tomarem cada vez mais consciência das suas responsabilidades e a serem testemunhas da fé.

domingo, 26 de agosto de 2012

Evangelho de Domingo

Ano B - Dia: 26/08/2012 
A quem iremos, Senhor?
Leitura Orante


Jo 6,60-69

 Comentário do Evangelho

O Espírito é que dá a vida

No dia seguinte à partilha dos pães com a multidão na montanha, dirigindo-se àqueles que vinham a ele, Jesus propõe, a partir da imagem do maná do deserto, que trabalhem, "não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna" (Jo 6,27). É a rejeição do empenho em acumular bens e riquezas neste mundo, mas trabalhar nas obras do Pai, que são a promoção da vida. A seguir, Jesus se proclama como o pão descido do céu, dado como alimento para a vida do mundo, completando com a declaração: "Quem come deste pão viverá eternamente". Tal proclamação, que revela a origem divina de Jesus, provoca incompreensão e murmurações entre os judeus (Jo 6,41.52).
Agora, são os próprios discípulos que, também, murmuram por causa destas palavras. Estes são os que esperam de Jesus sinais de poder e são insensíveis aos seus sinais de amor e compaixão. Nos quatro evangelhos é frequente a referência à incompreensão dos discípulos em relação à missão de Jesus.
João, no seu evangelho, narra, então, o diálogo de Jesus com os discípulos e com Pedro, concluindo o longo discurso que tem como tema o pão da vida eterna. Jesus lhes afirma: "O Espírito é que dá a vida. A carne para nada serve. As palavras que vos falei são espírito e vida".

Restauração transforma Jesus em gorila e vira piada na internet

Restauradora achou que seu trabalho ficou bom
O Cristo Redentor também
assumiu as novas feições
A devota Cecília Gimenez, 80, estava preocupada com a deterioração pela umidade de um afresco da Igreja de Misericórdia da cidade de Borja, perto de Zaragoza (Espanha), e tomou a iniciativa de restaurá-lo. Dias depois, ela transformou o Jesus pintado no século 19 em uma figura parecida com um macaco.

Na avaliação de um correspondente da BBC, o Jesus da obra de arte de Elias Garcia Martinez se tornou em um “macaco muito peludo em uma túnica mal ajustada”. O nome do afresco se tornou irônico: Ecce Homo (Eis o homem)

O estrago de dona Cecília (foto) deixou perplexos historiadores de arte, fiéis e autoridades clericais e virou motivo de piada na internet, com a reprodução de outras conhecidas figuras de Cristo com a cara de símio pintada pela devota, incluindo o Cristo Redentor do Rio.

Igreja Mundial vende por R$ 91 fronha milagrosa dos sonhos

O pastor Valdemiro Santiago está vendendo por R$ 91 em programas de emissoras de TV e nos templos de sua igreja, a Mundial, fronha milagrosa dos sonhos, para o fiel colocar no travesseiro de drogado, desempregado ou de enfermos. O pagamento é por meio de depósito na conta da Igreja. A entrega é feita pelos Correios.

O valor é uma referência ao Salmo 91, que, entre outras coisas, diz: “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”.

O preço do Valdemiro está bem acima do cobrado pelo mercado. Para se ter ideia, o site do Magazine Luiza está oferecendo uma fronha avulsa branca 100% algodão de 70 cm por 50 por R$ 5,73.

A arrecadação da fronha milagrosa  — segundo o chefe da Mundial — se destina à “obra de Deus”, que é a construção no Rio da Cidade Mundial, ancorada em 91 colunas.

Valdemiro tem aconselhado a quem “não tem conseguido dormir por causa de problemas e dificuldades” a comprar mais de uma fronha. Um programa da Mundial apresentou um fiel que teria comprado R$ 1.500 em "fronhas consagradas no altar" .

É a primeira vez que Valdemiro usa fronha para tirar dinheiro dos fiéis. Na prateleira de produtos milagrosos da Mundial já teve ou ainda tem martelinho, água consagrada, meias e toalhinha.

Padre pagodeiro grava CD com “samba oração” e defende estilo musical: “É algo fabuloso pra evangelização”

Padre pagodeiro grava CD com “samba oração” e defende estilo musical: “É algo fabuloso pra evangelização”O samba, ritmo musical de origem brasileira, com influência de ritmos africanos está sendo usado por um padre para embalar suas músicas.
Padre Omar, que recentemente lançou o CD “Peço a Deus”, defende o uso do samba como forma de embalar músicas de temática religiosa: “É um diferencial que a gente trouxe”, afirma.
Entre evangélicos, a música gospel possui artistas que usam o samba e o pagode como estilos para transmissão de suas mensagens. Já entre católicos, um “padre pagodeiro”, como o padre Omar é chamado, é novidade.
O padre Omar gravou a música carro-chefe de seu CD ao lado do sambista Diogo Nogueira, e defende o uso do ritmo: “O samba que a gente canta não é sensual, que apenas cria entusiasmo. Usamos o samba para comunicar um valor, uma virtude, uma mensagem de Jesus Cristo. O samba é uma linguagem”, argumenta o padre.
Em uma entrevista ao G1, o padre revela que sua intenção era criar uma espécie de samba oração: “Minha ideia era criar um samba orante, um samba que comunicasse uma espiritualidade [...] O samba é uma linguagem. Quando ela é repleta de conteúdo vira algo fabuloso, pode ser utilizado pra evangelização. O CD é um produto? Sim. Mas a finalidade é evangelizar”, defende-se o padre Omar.


Historiador prevê controle do STF pelo PT.


Fonte: 247
O STF corre perigo
Marco Antonio Villa
No julgamento do mensalão o Supremo Tribunal Federal (STF) está decidindo a sua sorte. Mas não só: estará decidindo também a sorte da democracia brasileira. A Corte deve servir de exemplo não só para o restante do Poder Judiciário, mas para todo cidadão. O que estamos assistindo, contudo, é a um triste espetáculo marcado pela desorganização, pelo desrespeito entre seus membros, pela prolixidade das intervenções dos juízes e por manobras jurídicas.
Diferentemente do que ocorreu em 2007, quando do recebimento do Inquérito 2.245 – que se transformou na Ação Penal 470 -,( mensalão) o presidente Carlos Ayres Britto deixou de organizar reuniões administrativas preparatórias, que facilitariam o bom andamento dos trabalhos. Assim, tudo passou a ser decidido no calor da hora, sem que tenha havido um planejamento minimamente aceitável. Essa insegurança transformou o processo numa arena de disputa política e aumentou, desnecessariamente, a temperatura dos debates.
Desde o primeiro dia, quando toda uma sessão do Supremo foi ocupada por uma simples questão de ordem, já se sinalizou que o julgamento seria tumultuado. Isso porque não interessava aos petistas que fosse tomada uma decisão sobre o processo ainda neste ano. Tudo porque haverá eleições municipais e o PT teme que a condenação dos mensaleiros possa ter algum tipo de influência no eleitorado mais politizado, principalmente nas grandes cidades. São conhecidas as pressões contra os ministros do STF lideradas por Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente agiu de forma indigna. Se estivesse no exercício do cargo, como bem disse o ministro Celso de Mello, seria caso de abertura de um processo de impeachment.

Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, é o novo presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.


O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, é o novo presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Escolhido por unanimidade pelos membros do colegiado, a posse aconteceu no último dia 8 de agosto, para um mandato de dois anos. Composto por 13 titulares e 13 suplentes, o Conselho atua como órgão auxiliar do Congresso Nacional, tendo como atribuição a elaboração de estudos, pareceres e recomendações sobre temas relacionados à comunicação e à liberdade de expressão.

Responsabilidade
De acordo com Dom Orani, cada segmento da sociedade brasileira é formado por cidadãos que têm o desejo e o direito de se comunicar, de se expressar e de fazer conhecer as próprias ideias. A presença de um bispo da Igreja Católica no Conselho expressa a postura favorável da sociedade ao direito que assiste a todos os cidadãos: o direito de expor o seu pensamento.
“A eleição como presidente para este mandato é um compromisso muito sério. Como escolhido, devo cuidar e zelar para que se respeite o direito de todos os conselheiros de fazer ouvir suas vozes, de se comunicar. Para mim é uma grande responsabilidade assumir este serviço ao Congresso Nacional”, disse.

Respeito à liberdade de todos
Quanto à questão do proselitismo religioso nas rádios e TVs brasileiras, Dom Orani recorda que todas as potencialidades humanas devem ser exercidas em favor do bem comum e para a promoção coletiva e de cada indivíduo.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by