sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os Sete Dons do Espírito Santo



Jesus, o filho Unigênito do Pai, é o Cristo, o Ungido! Veio a nós, diz o Evangelho de São João, porque “Deus amou o mundo de tal maneira que lhe deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna, pois Deus não enviou seu filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. Ele se encarnou, no seio da virgem Maria, por obra do Espírito Santo; sua vida pública iniciou-se quando o Espírito se manifestou “em forma de pomba” sobre a sua cabeça. Conduzido pelo Espírito Santo, Jesus foi ao deserto, e cheio da força do Espírito Santo Jesus foi a Nazaré e levantou-se para ler as seguintes palavras:
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me  para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor”.
Por meio de sua imolação na cruz, Jesus resgatou para Deus, ao preço de seu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça, e deles fez para nosso Deus um reino de sacerdotes, que reinarão sobre a terra (Cf. Apo 3, 9-10). Esta graça, por sua vez, é-nos comunicada por meio do Sacramento do Batismo (Baptizein, no grego, significando imersão, submersão) “ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?”, pergunta o Apóstolo Paulo aos Romanos. O Apóstolo prossegue: “Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. Se fomos feitos um mesmo ser com ele por uma morte comum ressurreição” (Cf. Rm 6, 4-5).

Encontro Ecumênico na RIO +20

Um encontro ecumênico e inter-religioso, na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20, apoiado pelo MIR- Movimento Inter Religioso, será a expressão religiosa para promoção dos Direitos Humanos.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92)
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Entre os dias 15 e 22, na Cúpula dos Povos, um espaço chamado 'Religiões por Direitos' apoiado pelo MIR, será uma oportunidade para grandes reflexões sociais.
O MIR surgiu no ano de 1992 na ECO-92, durante o Fórum Global. Cerca de trinta mil pessoas estavam presente neste evento que teve a participação dos bispos Dom Helder Câmara e Dom Luciano Mendes.
O espaço 'Religiões por Direitos' será oportunidade de promover conexões, informações e demonstrações de críticas em torno da agenda oficial antes e durante o mês de junho de 2012.

Para maiores informações acesse:
http://www.rio20.gov.br/

À espera de Pentecostes: Dons de conhecimento


No ano em que o Movimento se une para “apascentar as ovelhas” do Senhor, o aprofundamento e a prática de elementos essenciais da nossa espiritualidade são colocados em evidência para que o pastoreio aconteça com fortes marcas da identidade carismática. Com esse intuito, a programação das manhãs do Encontro Nacional de Formação 2012 contou com pregações e fortes momentos de oração sobre o tema Carismas. Seguindo nossa série sobre Carismas, em preparação à Festa de Pentecostes vejamos a pregação da segunda manhã do ENF 2012, publicada na edição nº 73 da Revista Renovação.
À espera de Pentecostes:  Dons de conhecimento
Eles nos ajudam a decidir melhor, evitar o erro, diagnosticar a raiz de certas situações e a tomar atitudes segundo a vontade de Deus. A sabedoria, o discernimento dos espíritos e a palavra de ciência são dons que fazem parte do cotidiano da vida carismática e, quando bem usados, são instrumentos poderosos para a edificação pessoal e comunitária. Diante de tamanha importância, nada mais conveniente que retormarmos um pouco tais dons para que o nosso pastoreio seja frutuoso.
Carisma da Palavra de Sabedoria
É um dom no qual o Espírito Santo nos revela qual deve ser o nosso comportamento, dando-nos clareza e direção para a vida, tendo sempre em vista a vontade de Deus. A sabedoria é de extrema importância em determinadas circunstâncias embaraçosas da vida, em momentos de aconselhamento e em situações concretas do nosso dia a dia como no matrimonio, na educação dos filhos, no trabalho, no relacionamento com os irmãos e na vida cristã.
Para entender melhor, podemos distinguir a sabedoria humana do dom carismático da sabedoria. A sabedoria humana é adquirida pelo conhecimento humano e pelas ciências. Todos podem ter acesso a ela, pois depende de esforço pessoal.  Já o dom carismático da palavra de sabedoria é aquele que nos orienta em fatos concretos como um socorro de Deus e não depende de méritos pessoais, nem é fruto de dedução lógica ou raciocínio.

Por que a mídia implica tanto com a Igreja Católica?


POR QUE A IMPLICÂNCIA?
Juliano Ribeiro Almeida
Os documentos confidenciais da Santa Sé e as cartas pessoais do Papa Bento XVI que foram violadas recentemente e publicadas num livro na Itália estão dando o que falar…
E o mais impressionante de tudo é que a maioria dos noticiários apresentou o fato de tal maneira que o leitor ou telespectador é levado a pensar que o erro, nesta história, é da Igreja católica. Aliás, até que se prove o contrário, o senso comum na mídia em geral diz que a Igreja católica é sempre e necessariamente culpada, seja qual for a polêmica.
Os títulos das matérias mostram claramente essa indisposição:
“Jornalista lança livro que revela tramas e intrigas no Vaticano” (Terra),
“Vazamento de cartas confidenciais do papa gera escândalo na Itália” (Época),
“Rede de intrigas” (Isto É),
“Manobras e confabulações dentro do Vaticano” (Veja).
Não se polemiza sobre o crime da violação de correspondência, não se questiona a veracidade das informações ou a idoneidade da fonte. Em vez disso, apenas se aproveita mais uma oportunidade para bater nesta instituição que dizem ser arcaica, ultrapassada, um grande incômodo.
Qual a origem dessa verdadeira implicância da maioria dos editoriais em relação ao catolicismo? Penso que não seja propriamente uma implicância (não há motivos para uma “teoria da conspiração”) e creio que o mal estar não nasce nas salas de edição. O problema é bem maior e anterior.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gravidez na adolescência


                A gravidez na adolescência é uma das maiores preocupações relacionadas à sexualidade nesta fase da vida. A libertinagem desenfreada e a falta de diálogo entre pais e filhos têm colaborado para o aumento de uma estatística cada vez mais crescente: a gravidez na adolescência.
                As sedutoras propagandas levam o espectador a fantasiar situações de prazer, beleza e alegria, mas não expõem os ricos e as conseqüências de alguns atos.
                Embora a vida sexual fora da instituição família esteja se tornando cada vez mais aceito pela sociedade, a igreja aconselha que o curso de uma vida sexual ativa e uma gravidez fora do matrimônio e na adolescência pode gerar conflitos pessoais e familiares.
                Em geral a mãe solteira quase sempre quer esconder a gravidez dos conhecidos e familiares pelo tempo que for possível, a vergonha é a principal causa. A sociedade ainda esboça preconceito e quando os pais descobrem geralmente surge junto uma explosão de ira, condenação, medo, pânico, uma confusão de sentimentos. A aceitação nem sempre é imediata, mas, o apoio e o perdão são fundamentais para um desfecho mais feliz.
                Esta pode não ser a trajetória de vida que você sonhou ou que os seus pais desejaram para você, mas a gravidez está ai, o que fazer?
                A primeira providência a ser tomada é a de procurar de um médico para dar andamento ao pré-natal, importante para a saúde de mãe e filho. É altamente aconselhável que a adolescente mantenha a firme decisão de ter esta criança. A igreja católica em seu catecismo condena a prática do aborto. Este ato configura uma falta grave e não agrada a Deus, mas a igreja não quer com isto restringir o campo da misericórdia.

Cientistas seculares continuam sem respostas sobre a origem da vida e criação do universo.

Ele está esperando uma explicação APENAS natural para a criação do universo.

Evolucionista à espera que a vida apareça como efeito de forças não inteligentes
Mats
À medida que avançamos no século 21, os cientistas seculares continuam em busca de respostas 100% “naturais” para a origem do universo e para origem da vida neste planeta. Pode-se dizer desde já que não serão bem sucedidos.

A New Scientist é uma publicação britânica popular entre os cientistas e entre o resto da sociedade. Em Julho de 2011 a revista perguntou “Porque é que o universo existe?” e “Porque é que existe algo em vez de nada?(Gefter, A. 2011. Existence special: Cosmic mysteries, human questions—Existence: Why is there a universe? New Scientist. 2822: 27-28). Uma vez que as explicações Bíblicas não são toleradas, os secularistas vêem-se forçados a sugerir alternativas pouco satisfatórias tais como “se calhar o big bang foi o nada a realizar o que acontece naturalmente.”(Ibid, 29)
Mas o mitológico big bang está ele mesmo imerso em problemas científicos
(Berlinski, D. February 1998. Was There a Big Bang?). De fato, a mais básica de todas as leis científicas – a lei da causa e efeito (nenhum efeito é superior à sua causa) – torna-se irrelevante se o universo é o resultado do caos, aparecendo e evoluindo por acaso.
Para além disso, convém perguntar: de que é o universo feito? A “ciência” secular desconhece:
O problema é que nós ainda não temos qualquer tipo de pista que nos leve a saber de que é o universo composto.
(Peterson, J. 2000. Universe in the balance. New Scientist. 2269: 27.)
A repórter Amanda Gefter diz:
É uma sorte nós estarmos aqui.
(Gefter, Existence special: Cosmic mysteries, human questions, 27.)

A santidade não é um luxo, é uma necessidade

-

Os santos que a liturgia celebra não são só aqueles canonizados pela Igreja e que se mencionam em nossos calendários. São todos os salvos que formam a Jerusalém celeste. Falando dos santos, São Bernardo dizia: «Não sejamos preguiçosos em imitar a quem estamos felizes de celebrar». É, portanto, a ocasião ideal para refletir no «chamado universal de todos os cristãos à santidade».

A primeira coisa que se deve fazer, quando se fala de santidade, é libertar esta palavra do medo que inspira, devido a certas representações equivocadas que nos fizeram dela. A santidade pode comportar fenômenos extraordinários, mas não se identifica com eles. Se todos estão chamados à santidade é porque, entendida adequadamente, está ao alcance de todos, faz parte da normalidade da vida cristã.

Deus é o «único santo» e «a fonte de toda santidade». Quando se aproxima para ver como o homem entra na esfera da santidade de Deus e o que significa ser santo, aparece imediatamente a preponderância, no Antigo Testamento, da idéia ritualista. Os meios da santidade de Deus são objetos, lugares, ritos prescrições. Escutam-se, é verdade, especialmente nos profetas e nos salmos, vozes diferentes, morais, mas são vozes que permanecem isoladas. Ainda em tempos de Jesus prevalecia entre os fariseus a idéia de que a santidade e a justiça consistem na pureza ritual e na observância escrupulosa da Lei.

Ao passar ao Novo Testamento, assistimos a mudanças profundas. A santidade não reside nas mãos, mas no coração; não se decide fora, mas dentro do homem, e se resume na caridade. Os mediadores da santidade de Deus não são lugares (o templo de Jerusalém ou o monte das Bem-aventuranças), ritos, objetos e leis, mas uma pessoa, Jesus Cristo. Em Jesus Cristo está a santidade de Deus que nos chega em pessoa, não é uma distante reverberação suja. Ele é «o Santo de Deus» (João 6, 69).

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Facebook se desculpa por apagar fotos de bebê com anencefalia


facebookA rede social Facebook pediu desculpas a Heather Walker, após ter apagado repetidamente suas fotos e inclusive seu perfil, logo depois que ela postou fotos do seu bebê que nasceu com anencefalia e faleceu oito horas depois do parto.
No dia 20 de maio, Facebook emitiu um comunicado assinalando que após a investigação do caso, "concluímos que a foto não viola nossas regras e foi removida por engano".
 
Depois de justificar a sua ação dizendo que outros usuários denunciaram as fotos, Facebook expressou suas condolências à família Walker "e nos desculpamos sinceramente por qualquer inconveniente".
 
Heather Walker exigiu respostas à rede social Facebook, depois que apagou repetidamente as fotos que subiu depois do nascimento do seu filho, que padecia de uma doença congênita.
 
O pequeno Grayson James Walker nasceu no dia 15 de fevereiro de 2012 no Memphis, Estado do Tennessee (Estados Unidos), com anencefalia, um mal estranho que faz com que o bebê não tenha partes do cérebro e do crânio.

Vem aí.... festa de São Pedro 2012

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes vai promover, de 19 a 29 de junho de 2012, os festejos alusivos a São Pedro. Com o tema "Coma a intercessão  de São Pedro, evangelizando e pstoreando as ovelhas de Jesus", a festa  neste ano estará comemorando 70 anos de caminhada da comunidade de São pedro  em Camocim,  com o objetivo espiritual, Despertar o ardor missionário, evangelizando e acolhendo nossa comunidade com amor".  Serão 10 dias de novenário, missas e eventos sociais para toda a família camocinense. Além disso, teremos um show com O Pe. Givan da Diocese de Tianguá no Ultimo dia 29 de Junho. A festa terá início às 05:00h da manhã dia (19), com alvorada festiva. Em seguida será servido um café da manhã para a comunidade. A bandeira da festa será hasteada às 19:00h, sendo seguida da Celebração Eucarística.
 
Serão dias de Muitas bençãos derramadas sobre Todos Nós!!!
venha Festejar Conosco!!!! O Blog Grupo Renascer trará aos leitores do Blog todas as notivias  desta  Grande Festa.

Paróquia Santo Antônio de Tianguá será a nova Paróquia de Nossa Diocese

Visita pastoral a futura paróquia Santo Antônio de Tianguá
Começou nesta segunda-feira dia 21 de maio a visita pastoral de nosso Bispo Dom Javierà Área missionária Santo Antônio em Tianguá. Esta visita que se estenderá até dia 25 tem por objetivo visitar os setores da Área e motivar toda a comunidade para a ereção da paróquia de Santo Antônio que acontecerá no dia 27 deste mês.
A visita pastoral começou pelo setor Pé do Morro.Pela manhã Dom Javier juntamente com os padres Lazaristas Pe. José Artur, Pe. Gilvan Manuel e Pe. Jair Sales, começaram a visita pela comunidade Estivado e Olho D’água, ainda pela manhã se visitou a comunidade Sítio do meio e Pé do Morro. Na parte da tarde as 15:30h houve uma reunião na comunidade Pé do Morro com todo o setor. No final do dia as atividades foram encerradas com uma Celebração Eucarística.
Em todas essas visitas do dia de hoje destaca-se a participação do povo e a bonita acolhida da comunidade em geral especialmente das crianças.
Dia 22 a visita continuou no setor Valparaiso\Nova Esperança.

terça-feira, 22 de maio de 2012

À espera de Pentecostes: Dons de Poder ou carismas das obras


No ano em que o Movimento se une para “apascentar as ovelhas” do Senhor, o aprofundamento e a prática de elementos essenciais da nossa espiritualidade são colocados em evidência para que o pastoreio aconteça com fortes marcas da identidade carismática. Com esse intuito, a programação das manhãs do Encontro Nacional de Formação 2012 contou com pregações e fortes momentos de oração sobre o tema Carismas. Finalizando nossa série sobre Carismas, em preparação à Festa de Pentecostes vejamos a pregação da terceira e última manhã do ENF 2012, publicada na edição nº 73 da Revista Renovação.
À espera de Pentecostes:  Dons de Poder ou carismas das obras
É inegável , estamos vivendo um tempo especial de graça em nosso Movimento, tempo em que Deus tem derramado uma unção especial sobre nós e nos impulsiona a dar a vida pelo anúncio profético da sua Palavra. Esse também é um tempo oportuno para vivermos o exercício dos carismas em nossa vida de oração pessoal, na vida familiar -e nos nossos Grupos de Oração. A vivência dos carismas faz parte da nossa identidade, do nosso rosto e nós precisamos fazer uso desses presentes que Deus nos deu. Os carismas das obras são, de fato, sinais da ação poderosa de Deus nas nossas vidas e nunca é demais saber sobre eles.

Novo jogo sobre a vida de Jesus no Facebook leva o Evangelho à internautas



A empresa Lightside Games criou o primeiro jogo sobre a vida de Jesus para a rede social Facebook, denominado “The Journey of Jesus: The Calling" (A viagem de Jesus: O Chamado), que permitirá aos usuários "superar obstáculos, cumprir missões e participar de milagres".

Em declarações, Brent Dusing, fundador e CEO da Lightside Games, assinalou que "há histórias que precisam ser contadas em jogos, e não há muitos jogos onde se possa fazer realmente coisas boas e positivas desde um ponto de vista cristão".

A empresa teve grande êxito com seu primeiro jogo no Facebook, que abordou a vida de Moisés e contou com mais de 2 milhões de jogadores.

Dusing disse que a resposta por parte dos usuários da rede social "foi realmente fenomenal. Acredito que há uma grande quantidade de pessoas que estão realmente famintos por isso, que é o que nossos jogadores nos dizem".

Deus o chama ao matrimônio? então LEIA isso ANTES de casar!



Muitos casais, mesmo católicos, estão dispostos a fazer grandes sacrifícios para obter uma casa ou um carro, pelo simples fatos dessas coisas serem bens. Não querem, contudo, encarar o alegre sacrifício que supõe ter filhos, Parecem não entender que a fecundidade é o maior bem que uma família pode ter!
O artigo é daqueles “imperdíveis”.
***
Cormac Burke
” Infelizmente, dedico boa parte do meu tempo a processos de anulação de casamentos. Um dos motivos mais freqüentes de nulidade é o de que o consentimento estava viciado pela exclusão de um dos três tradicionais bens do casamento:bonum fidei (fidelidade a um só cônjuge, a exclusividade da união matrimonial), bonum sacramenti (a permanência do vínculo matrimonial, a indissolubilidade da união) ou bonum prolis (a prole, a fecundidade da união).
Cada um destes valores traz consigo um aspecto de obrigação. É lógico e conveniente, portanto, que nós, os juízes eclesiásticos, concentremos a atenção nesta alternativa: a pessoa que se casou aderiu realmente a essa obrigação ou não? Por outro lado, porém, não acho tão saudável que as pessoas em geral considerem estes apenas como obrigações… Pensando assim, facilmente acabariam por concluir que, na medida em que se trata de obrigações – com todo o peso que qualquer obrigação implica, e dada a nossa tendência para evitar qualquer peso -, a exclusão da fidelidade, da indissolubilidade ou da prole não deve ser algo estranho ou inusitado. Pelo contrário, pensarão até que há boas razões para considerar esse fenômeno como algo normal e previsível…
É evidente que não me refiro a meras considerações teóricas. Receio que inúmeros cristãos – sem falar dos que têm uma especial missão de formar e guiar os outros, professores e conselheiros – deixem de surpreender-se com a idéia de que as pessoas excluam um ou outro destes bens no momento em que se casam. Pode parecer-lhes até bastante natural.

Qual a corrente filosófica mais presente na educação brasileira? O marxismo,ora..


SÓ PODE DAR NISSO AÍ
Percival Puggina
Retorno ao fato porque é de riqueza extraordinária. Quem assistiu “Diários de Motocicleta” há de lembrar da passagem de Che Guevara pelo leprosário de San Pablo, atendido por uma congregação de religiosas no meio da selva, às margens do Amazonas. E há de lembrar que para os sinistros efeitos do filme, Che é apresentado como um santo abrasado de amor aos enfermos, e as irmãs como um perverso corpo de autoridades locais. Pura mistificação! Após duas semanas fazendo travessuras por ali enquanto superava uma crise de asma, Che bateu asas e foi fazer seu turismo revolucionário noutra freguesia. Quanto às irmãs, tão maltratadas pelo filme, continuaram, vida afora, enfiadas no mato, cuidando dos leprosos. Eis um bem torneado exemplo da diferença entre o verdadeiro amor ao próximo e a fantasia que empresta ao marxismo e ao comunismo o brilho vulgar das lantejoulas. Para o cineasta Walter Salles as religiosas eram megeras e Guevara um anjo de bondade.

Tem sido cada vez mais recorrente a publicação de artigos sobre Educação. Junto-me, então, a administradores, economistas, empresários, filósofos que enveredaram por essa pauta. Vou enfocá-la sob um aspecto que – não se surpreenda, leitor – tem muito a ver com o filme abordado acima. Aliás, são tão recorrentes as reflexões sobre o tema da Educação por profissionais das mais variadas especialidades que o fato já despertou reações adversas, contestando a concessão de espaço para quem não é do ramo. Os não educadores seriam meros palpiteiros. Mas convenhamos, é muito difícil ficar calado diante do que se vê.

Picolé blasfemo, feito com crucifixo e vinho pretensamente consagrado gera perplexidade.

100 picolés em formato de crucifixo, produzidos com vinho pretensamente consagrado, serão entregues aos participantes da Semana do Design, em Nova Iorque.
O artista blasfemo, Sebastian Errazuriz, afirma que seus “picolés cristãos” foram feitos de “vinho sagrado que foi transformado no sangue de Cristo”. Ele levou para uma igreja uma caixa térmica com o vinho, e supôs que o material foi “inadvertidamente consagrado” durante a Missa.

Embora saibamos que o vinho nessas condições não foi consagrado, fica clara a malícia e o objetivo sacrílego de Errazuriz. Ele se proclama ateu… mas acredita na transubstanciação, isto é, que o vinho, durante a Consagração, torna-se Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estranha contradição!

Santa Rita de Cássia



Aquela que no futuro seria conhecida como a advogada dos desesperados nasceu em 1381 no vilarejo de Roccaporena, na região de Cascia, na Úmbria (centro da Itália). Seus pais - Antonio Mancini e Amata Ferri - formavam um casal exemplar, e gozavam de fama de reconciliadores pela habilidade que tinham em desfazer inimizades e pôr fim a disputas, sendo por isso apelidados de "pacificadores de Cristo". Formavam eles um casal adiantado em anos, porém suas preces foram ouvidas e uma menina veio ao mundo. Com quatro dias de nascida, na pia batismal da igreja de Santa Maria em Cascia recebeu ela o nome Margherita, que depois foi carinhosamente reduzido para apenas "Rita".
Infância e adolescência de Rita
Já na infância Rita se destacava em casa pela inclinação à piedade e à união com Deus pela oração, e assim seus pais adequaram um pequeno cômodo da casa montando ali um oratório, onde ela passava agradáveis momentos em oração. Apesar de analfabetos, Amata e Antonio procuravam transmitir à menina os edificantes conhecimentos da vida de Jesus, da Virgem Maria, e dos santos populares, e assim Rita cresceu dócil, respeitosa e obediente para com seus idosos pais. Aos oito anos inclinou-se a consagrar sua virgindade a Jesus, esposo das virgens, mas segundo os costumes da época resignou-se à vontade de seus pais, e ao fim da adolescência casou-se com o jovem Paulo Fernando, fonte de muitos sofrimentos durante a vida matrimonial.
A família, igreja doméstica: sofrimentos e provações
Seu esposo, descrito como um indivíduo pervertido e impulsivo, de caráter feroz e sem temor a Deus, não admitia opiniões diferentes da sua. Muitas vezes injuriava a esposa sem motivos, mas ela nunca respondia com ressentimento ou queixas. Rita lhe era obediente, pedindo-lhe permissão até mesmo para ir à igreja, e com o passar dos anos a docilidade e a benquerença da esposa transformaram o feroz leão em manso cordeiro: passou a ser respeitoso com a esposa, dando bom exemplo aos dois filhos, João Tiago e Paulo Maria, que lamentavelmente herdaram o temperamento paterno.
O matrimônio durou dezoito anos, até o momento em que Paulo Fernando foi brutalmente assassinado por inimigos que cultivou nos tempos de violência. Sepultado, foi agraciado com muitas orações e penitências de Rita em sufrágio de sua alma, tendo a santa viúva feito um corajoso ato heróico: perdoou os assassinos.

Novo baixista inicia experiência e Fátima Souza deixa o Ministério Adoração e Vida

Depois de longa espera por um baixista, num domingo de abril num evento em Fortaleza, Thiago Pontes, músico nascido em São José dos Campos-SP onde sempre viveu, iniciou a experiência para entrada no Adoração e Vida.
Thiago toca contrabaixo desde os 11 anos de idade, estudou e estuda com renomados professores, como Itamar Collaço, Sizão Machado e Celso Pixinga.
Várias características do perfil do ministério foram observadas nele, o que motivou a todos: Além de morar perto da maior parte dos integrantes em São José dos Campos, é um grande adorador que serve ao Senhor desde sua infância, não somente tocando como pregando a Palavra. Seu jeito amigo de ser e sua alegria no palco vêm completando nossos momentos de missão.
Agora é esperar pela confirmação do Senhor neste um ano de experiência.
Outra mudança também é que Fátima Souza não mais seguirá no MAV. Ela está por dar à luz e cuidando de sua recente família. Transcrevemos aqui as suas palavras:
“Amados irmãos, venho comunicá-los de meu desligamento do Ministério Adoração e Vida. Estou vivendo um momento singular pela graça da maternidade. Trata-se de um momento que exige muita dedicação e no qual é necessário o cuidado da família. Esta decisão foi tomada mediante muita oração e direção de Deus. Creio, firmemente, que Seu chamado não se encerra por aqui e registro que estarei sempre atenta à Sua vontade.

O companheirismo no casamento

Imagem de DestaqueÉ preciso colaborar com a felicidade do outro
 
 É bem comum nas rodas de amigos, as pessoas dizerem que a esposa de fulano é quem manda na casa e quem dá a última palavra. Em outro extremo, ouvimos histórias de maridos que subjugam as esposas, fazendo-as suportar suas manias, pois é ele quem dá as ordens... Por um grande engano, a pessoa pode imaginar que tenha maiores poderes dentro de casa simplesmente pelo fato de manter financeiramente o lar, educar os filhos ou pagar as contas.

Em ambos os casos, temos o exemplo de casais cujos direitos foram usurpados pelo outro. Mas o que poderíamos fazer para tornar mais agradável e equilibrada a nossa convivência como casal?
Ser um bom companheiro(a) no casamento (a) não significa que precisamos ser um espelho do outro, isso é fazer o que ele (a) faz ou ser alguém sem personalidade. No convívio conjugal precisamos demonstrar que estamos imbuídos do mesmo propósito de cultivar a felicidade. Apesar das diferenças de temperamento e de personalidade, comuns dentro do matrimônio, desejamos realizar o projeto de vida que também é aspirado pela outra pessoa.

Uma vez casados, fazemos parte de um time chamado “casamento” e uma maneira de demonstrar que assumimos, verdadeiramente, 
os compromissos conjugais com o outro é estarmos atentos às coisas que acontecem dentro de casa.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Grupo Renascer realiza Retiro Espiritual 2012


Neste domingo dia 20 de Maio, na fazenda  da Sra.Helena,  realizamos nosso retiro espiritual  do Grupo de Oração Renascer, com a coordenação  do Grupo, formandos e servos durante todo o dia. 
Os integrante se dedicaram as atividades espirituais e recreativas, o retiro teve  como objetivo  o  fortalecimento  do grupo em torno do objetivo maior, a unidade e mais evangelização.
O  grupo de oração Renascer já existe a alguns anos e vem sempre contribuindo para o fortalecimento espiritual da Comunidade de São Pedro,  destacamos  que o objetivo maior do grupo além promover levar a cultura de Pentecostes e   o fortalecimento da fé e da união entre as família.
Agradecemos a  a participação de todos no retiro , uma vez que durante todo o dia  além das atividades espirituais peculiar ao retiro, foi também um momento de avaliação do andamento do nosso  grupo.

ide e Evangelizai!!!

JMJ: depois do Rio, o desejo do próximo encontro na África


No início deste mês, na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, o Secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, dom Barthélemy Adoukonou, natural de Benin, animou a juventude africana a pedir ao Papa Bento XVI uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na África, depois da edição no Rio de Janeiro, em 2013. Dom Adoukonou explicou que, depois do Brasil, a África poderia ser o próximo território em acolher os jovens católicos do mundo todo.

"Faremos tudo o que seja possível para impulsionar a juventude a que peça ao Santo Padre que, se nós somos pulmões da humanidade, por que não ser também pulmões da juventude cristã e africana?"

A primeira vez que surgiu o tema de uma JMJ africana foi em Rocca di Papa (Roma), durante um encontro celebrado no final de março, entre o comitê organizador da JMJ de Madri 2011 e Rio 2013.

Igreja Católica nos Estados Unidos REAGE e processa administração Obama em massa.




A Arquidiocese de Nova York, liderada pelo Cardeal Timothy Dolan, a Arquidiocese de Washington, D.C., liderada pelo Cardeal Donald Wuerl, a Universidade de Notre Dame, e 40 outras dioceses católicas e organizações espalhadas pelo país anunciaram que estão processando a administração de Obama por violar sua liberdade religiosa, que é garantida pela Primeira Emenda Constitucional.
As dioceses e organizações, sob diferentes combinações, registraram 12 diferentes ações judiciais nas cortes federais ao redor do país.
A Arquidiocese de Washington, D.C. criou um website especial — preservereligiousfreedom.org — para explicar estas ações judiciais e apresentar novidades e a tramitação relacionadas a elas.
“Estas ações judiciais tratam de um ataque sem precedentes do governo federal contra uma das liberdades mais caras da América: a liberdade de praticar sua religião sem a interferência do governo,” diz a arquidiocese em seu website. “Não se trata de as pessoas terem acesso a determinados serviços; se trata de o governo poder forçar instituições religiosas e indivíduos a facilitar e custear serviços que violam suas crenças religiosas.”
As ações registradas pelas organizações católicas se concentram na regulamentação que a Secretária de Saúde e Serviços Humanos Kathleen Sebelius anunciou em Agosto passado e concluiu em Janeiro que solicitava a virtualmente todos os planos de saúde dos Estados Unidos a cobrirem esterilização e anticoncepcionais aprovados pela “Food and Drug Administration”, incluindo aqueles que podem provocar abortos.
A Igreja Católica ensina que esterilização, contracepção artificial e aborto são moralmente errados e que os católicos não devem se envolver com isso. Portanto, a regulamentação exigiria dos fiéis católicos e organizações católicas que agissem contra suas consciências e violassem os ensinamentos de sua fé.
Anteriormente, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estadus Unidos chamou a regulamentação de “um ataque à liberdade religiosa sem precedentes” e solicitou à administração de Obama para rescindí-la.
“Nós tentamos negociar com a Administração e legislação com o Congresso – e prosseguiremos com isso – mas ainda não há reparação,” Cardeal Dolan, que também é o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, disse em um comunicado divulgado pela conferência.
O tempo está se esgotando, e nossos preciosos ministérios e direitos fundamentais estão na balança, então temos que recorrer aos tribunais agora,” disse o cardeal. “Embora a Conferência não faça parte das ações judiciais, nós aplaudimos este ato corajoso de tantas dioceses individuais, instituições de caridade, hospitais e escolas ao redor da nação, em coordenação com o escritório de advocacia Jones Day. É também um claro sinal da unidade da Igreja na defesa da liberdade religiosa. Além de ser uma grande demonstração da diversidade de ministérios da Igreja que servem o bem comum e que estão comprometidos com seus preceitos – ministérios dos pobres, dos doentes, e dos não educados, para pessoas de qualquer fé ou mesmo sem fé alguma.”

É possível estudar Religião de forma “neutra”?


“Acho que a chamada “neutralidade” em estudos da religião não passa de um preconceito contra a fé religiosa, porque em ciências humanas a neutralidade não é um pressuposto universalmente cobrado em todos os campos de pesquisa”, escreve Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo.
Segundo Pondé, “acho mais interessante ir logo a questões mais pragmáticas e perguntar: “Por que as pessoas querem estudar religião em vez de simplesmente viver suas religiões em seus templos e fé cotidiana?”
Eis o artigo.
Você estuda religião? Aposto que, se sua resposta for “sim”, a causa é uma das hipóteses abaixo. Somos previsíveis como ratos de laboratórios.

Estudar religião cientificamente seria estudá-la sem fins religiosos, ou seja, “de modo objetivo”: via neurologia, sociologia, antropologia, psicologia, história, filosofia.

Trocando em miúdos, estudar religião cientificamente é estudá-la sem fins “lucrativos” para a própria fé do estudioso. Neste sentido, o melhor seria um ateu estudar Deus ou um cristão estudar budismo, porque assim não “lucrariam” com seus objetos de estudo.

Duvido profundamente deste pressuposto. Não porque seja impossível em si nem porque neutralidade em ciência seja algo absurdo. Trabalhar com ciência não é fruto de amor ao conhecimento, mas sim um modo de ganhar a vida muitas vezes menos competitivo do que o mercado de profissionais autônomos ou das grandes corporações.

A Misericórdia divina.


A misericórdia
Igor Carneiro
http://www.linhadeconsciencia.com/2012/05/misericordia.html

O jovem filósofo estava em prantos, ajoelhado ao pé da cama. Seus erros não cabiam em seu coração. Não suportava sua imperfeição. Por mais que tentasse, sempre caía no mesmo erro. Por mais que não quisesse, excedia-se e cedia à menor das tentações. Eram mil coisas acerca disso que mutilavam seu ânimo em pensamentos, e ele chorava. Chorava aquele choro de angústia, sem lágrimas, pois não suportava mais a si mesmo.
Da pobreza, por a simples oferta de um livro bom, esquecia, a obediência era sobrepujada quase sempre pela sua inquietude e impulsividade e, como se não bastasse, por pouco ou nada perdia aquilo que chamam castidade.
Comparava-se sempre com os outros, com os santos, com Cristo, e se via demasiadamente distante. Não conseguia se aceitar. Até que, repentinamente, dentro de si, ouviu algo como que uma voz a dizer: “Meu filho, por que você está triste?” – Logo uma paz imensa invadiu o rapaz, mas não adiantou de muita coisa aquelas palavras, pois para ele, o dono daquela voz sabia muito bem o que estava acontecendo. A voz, entretanto, insistia: “Meu filho, se eu sou infinito, minha misericórdia é infinita, se eu sou eterno, também é eterna a minha misericórdia”. – O garoto, atrevido como era, questionava, dentro de si, o que significava aquela misericórdia infinita, mas, ao mesmo tempo em que isto fazia, em seu coração vinha a resposta: “A misericórdia de Deus é infinita porque não tem limites. Por maior que seja o pecado, sobrepõe-no a sua misericórdia”. – Não bastasse a surpresa de estar compreendendo coisa tão grandiosa, aquele entendimento insistia: “Essa misericórdia também é infinita porque nunca se acaba, não tem início nem fim, e não tem nada que a supere ou destrua.” Outra pessoa se daria por satisfeito, por tão grande honra recebida, mas aquele garoto era arrojado demais para isso.

domingo, 20 de maio de 2012

Parazinho é a Nova paroquia da Diocese de Tianguá

IMAGENS: PARAZINHO IN FOCO
ParazinhoO povo de Parazinho aguardava ansioso o momento em que o Bispo declarou a Área Missionária N.S. do Livramento como  Paróquia. Este foi um acontecimento sublime da nossa história, quando cada cidadão teve motivos de muita alegria por perceber o nosso distrito evoluindo. Uma conquista do povo, que deve orgulhar-se, por superar dificuldades e gerar transformação. É assim que percebemos nossa sociedade em perfeito equilíbrio com o novo.

Vislumbramos que o novo trará também outras formas de desenvolvimento e maior conscientização do papel do cidadão nesta evolução. No campo da religiosidade o distrito de Parazinho apresenta inúmeras possibilidades de ampliação dos horizontes sócias- econômicos da nossa região.  Daí a importância desse acontecimento, com ele outras vias de desenvolvimento surgirão para o nosso povo.
O blog Renascer Camocim antenado com o desenvolvimento jamais ficaria fora desta festa e aproveitando o ensejo para felicitar o nosso sacerdote por conduzir esse processo com maestria e ao povo de Parazinho por esta grande conquista. Junto com esta, outras virão, com certeza.
Liberdade é a arte de caminhar com capacidade e competência.  
 
fonte: PARAZINHO IN FOCO

“O Segredo de Fátima” – Dom Rifan

Publico com alegria o último artigo de S.E.R. Dom Fernando Arêas Rifan sobre o aniversário das aparições de Fátima que nós comemoramos no último domingo - por uma feliz coincidência, junto com o Dia das Mães. É oportuno meditar na mensagem d'Aquela que é a Mãe por excelência; desta Mulher que, do alto da Cruz, Nosso Senhor nos legou por Mãe na ordem da Graça, e isto de tal maneira que não se pode pretender membro da Igreja (Corpo Místico de Cristo) quem não é filho espiritual d'Aquela que é Mãe da Cabeça da Igreja - Cristo Deus.
Há uma música antiga sobre Nossa Senhora que fala que "em cada mulher que a terra criou / um traço de Deus Maria deixou", ou coisa parecida. E a profundidade destes versos às vezes não é devidamente percebida: é como se as mulheres se realizassem como mulheres apenas enquanto se aproximassem desta Mulher que é o modelo de toda feminilidade. Deus quer povoar o mundo com reflexos de Sua Divina Mãe; e as mulheres são admiráveis porque lembram, um pouco que seja, a Bem-Aventurada Mãe de Deus.]

O SEGREDO DE FÁTIMA

                                                          Dom Fernando Arêas Rifan*
Domingo passado, com o dia das mães, celebramos o 95o aniversário da primeira de uma série de aparições de Nossa Senhora a três pobres crianças, pastores de ovelhas, em Fátima, pequena cidade de Portugal, de onde a devoção se espalhou e chegou ao Brasil. E são sempre atuais e dignas de recordação as suas palavras e seu ensinamento.

Parlamentares apresentam três recursos DIFERENTES para sustar decisão do STF em relação ao aborto dos anencéfalos.

2012
 fonte: Blog Carmadelio


Façamos nossa parte!
Escreva ao Deputado Relator Marco Maia, solicitando que aceite o Projeto do Deputado Feliciano de sustar a sentença do STF favorável ao aborto, SEGUE SUGESTÃO DE MENSAGEM:
dep.marcomaia@camara.gov.br

Os telefones para contatar o parlamentar são:
(61) 3215-5014,
Fax (61) 3215-2014

SUGESTÃO DE MENSAGEM:
EXMO. SR. DEPUTADO
Como cidadão brasileiro e ciente da urgência de que se garanta no Brasil a independência dos Poderes e o direito à vida dos nascituros, para a correta representação da vontade do povo, solicito a V. Exa. que acolha o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 565/2012 do Deputado Marco Feliciano, apondo seu voto favorável no seu digno relatório.

Cidade Estado Data e Nome completo
***
Em um lapso de poucos dias, deputados brasileiros apresentaram ao Congresso Nacional em Brasília três recursos diferentes visando sustar a decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à ADPF 54, que despenalizou o aborto dos bebês diagnosticados com anencefalia ou severa deformação cerebral durante a gravidez, baseando-se no direito à vida garantido pela Carta Magna da nação e pelo fato da Corte brasileira ter atuado fora da área de sua competência, legislando em matérias de defesa da vida.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by