VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 28 de abril de 2012

Roma e Cracóvia preparam-se para o 1° aniversário da beatificação de João Paulo II



Vigília de oração para os jovens em Tor Vergata em Roma, a Missa para os poloneses na Cátedra da Basílica vaticana e a Missa presidida pelo Cardeal Stanislaw Dziwisz, já secretário do Papa polonês, junto ao Santuário polonês da Divina Misericórdia em Lagiewniki. Esses são os eventos preparados para o 1° aniversário da beatificação de João Paulo II nas dioceses onde é venerado o pontífice: Roma e Cracóvia. No ano passado, no dia 1° de maio o Papa polonês foi elevado às honras dos altares pelo seu direto sucessor e "amigo", Bento XVI.
Na próxima segunda-feira, às 20h de Roma, como há quase 12 anos na Jornada Mundial da Juventude em Roma, novamente muitíssimos jovens se encontrarão em Tor Vergata para uma vigília de oração. Não mais junto a João Paulo II, mas em oração pela sua intercessão no 1° aniversário de sua beatificação. O evento é organizado pela pastoral universitária de Roma e pelo Vicariato de Roma.
Duas grandes celebrações eucarísticas são organizadas também pelos compatriotas de Papa Wojtyla. Em Cracóvia, no Santuário da Divina Misericórdia em Lagiewniki o secretário de João Paulo II, hoje cardeal e arcebispo da cidade, presidirá uma missa de ação de graças pelo 1° aniversário.

Evangélicos e Católicos fazem vigília pela recuperação do cantor Pedro Leonardo, em frente ao hospital

Evangélicos e Católicos fazem vigília pela recuperação do cantor Pedro Leonardo, em frente ao hospital
Ao saber da melhora do estado clínico de Pedro, Leonardo afirmou estar com “muita fé em Deus” e agradeceu as manifestações de apoio à recuperação de seu filho: “A família quer agradecer a todas as manifestações de carinho vindo do Brasil inteiro. Essa energia traz muita força positiva para gente. Eu acredito em Deus e na equipe médica de Goiânia”, afirmou.
Na madrugada de Segunda-Feira, 23/04, Pedro teve complicações e sofreu uma parada cardíaca, porém durante a Terça-Feira, houve “discreta melhora” segundo os médicos. “A gente sabe que a fé move montanhas. A fé e a ciência caminham juntas. Os médicos estão fazendo o possível e o impossível para tirar o Pedro dessa [situação]”, afirmou Leonardo, que admitiu ter ficado assustado com o quadro clínico do filho, considerado grave.
A esposa do cantor, a arquiteta Thaís Gebelin, de 28 anos, afirmou em entrevista ao G1 que mantém esperança na recuperação do marido: “Nunca perdi a fé. É um momento muito difícil, mas, se Deus quiser, ele vai se recuperar. Eu não imaginava que eu tinha tanta força. Agradeço a todos que estão fazendo orações por ele. Tem de ter esperança acima de tudo”, disse Thais.

Por que o celibato do sacerdote?



Jesus Cristo é o verdadeiro sacerdote e foi celibatário; então, a Igreja vê Nele o Modelo do verdadeiro sacerdote que, pelo celibato se conforma ao grande Sacerdote. Jesus deixou claro a sua aprovação e recomendação ao celibato para os sacerdotes, quando disse: “Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda.” (Mateus 19,12)
Nisto Cristo está dizendo que os sacerdotes devem assumir o celibato, como Ele o fez, “por amor ao Reino de Deus”. O  sacerdote deve ficar livre dos pesados encargos de manter uma família, educar filhos, trabalhar para manter o lar; podendo assim dedicar-se totalmente ao Reino de Deus. É por isso que desde o ano 306, no Concilio de Elvira, na Espanha, o celibato se estendeu por todo o Ocidente, ate´ que em 1123 o Concílio universal de Latrão I o tornou obrigatório.
É preciso dizer que a Igreja não impõe a celibato a ninguém; ele deve ser assumido livremente, e com alegria, por aqueles que têm essa vocação especial de entregar-se totalmente ao serviço de Deus e da Igreja. É uma graça especial que Deus concede aos chamados ao sacerdócio e à vida religiosa. Assim, o celibato é um sinal claro da verdadeira vocação sacerdotal.

Menina cumpre o sonho de abraçar o Papa Bento XVI em aniversário


Miriam Gentile uma menina italiana que acaba de cumprir 7 anos e que pediu como presente poder abraçar o "seu amigo o Papa" Bento XVI, desejo que foi cumprido hoje na audiência geral celebrada na Praça de São Pedro.

A pequena sofre de tetraparesia espasmódica, um tipo de paralisia cerebral que afeta os membros superiores igual ou mais que os inferiores. Miriam vive em Catanzaro mas agora está em Roma para ser atendida nos hospitais Bambino Gesù e Gemelli.

Segundo informou o L’Osservatore Romano, Miriam nasceu no dia 22 de abril de 2005, apenas três dias depois da eleição de Bento XVI como Sucessor de São Pedro. A menina deu ao Papa "um abraço que não se esquecerá, simples, espontâneo, expressão de alegria e afeto".

Seu pai, Marino Gentile, comentou que "Miriam segue sempre (ao Papa) pela televisão porque fica feliz ao vê-lo".

Comitê Organizador da JMJ realiza simulado de catequese



Visando a preparação dos jovens cariocas para a Jornada Mundial da Juventude do próximo ano, o Comitê Organizador Local (COL) vai organizar no dia 19 de maio um "Simulado de Catequese" com o lema: "Sede firmes na prática da hospitalidade".
"Vamos trabalhar justamente a questão da acolhida da Jornada, da hospitalidade. Vamos falar um pouco também, dentro do tema, sobre o que é a Jornada Mundial da Juventude", disse um dos diretores do setor, padre Arnaldo Rodrigues.
Segundo o também diretor do Setor de Preparação Pastoral, Padre Leandro Lenin, está em fase de finalização o processo de escolha das 38 paróquias onde o simulado ocorrerá. "Os jovens terão a oportunidade de participar de um evento que dará um pouco do gostinho do que será a Jornada e poderão ser inseridos nos vários campos de trabalho, para que naquele ambiente, onde, em torno de seis até dez Paróquias vão estar reunidas em uma única manhã, possam perceber como funciona a JMJ".

Por que a Igreja “não deixa” a sociedade decidir sozinha as questões de ordem moral?


Côn. Henrique Soares da Costa
Sofisma”, segundo o Aurélio, é um “argumento aparentemente válido, mas, na realidade, não conclusivo, e que supõe má-fé por parte de quem o apresenta”; “argumento falso formulado de propósito para induzir outrem a erro”; “engano, logro, burla, tapeação”. Permita-me, paciente leitor(a), apresentar-lhe três sofismas.
Sofisma 1
Na polêmica em torno das experiências com células-tronco a custo do assassinato de embriões humanos, muito se disse contra a Igreja. Mete-se a ripa na Igreja também quando esta se coloca de modo crítico quanto ao reconhecimento civil da união entre homossexuais como sendo um “casamento”. Acusou-se essa bruxa velha de medieval, obscurantista e de querer impor seus pontos de vista reacionários aos não-católicos e não-crentes. Pura lorota. A Igreja não está querendo impor nada a ninguém nem é contra ninguém. A questão é de outra ordem.
Todas essas questões polêmicas são de ordem moral e dizem respeito ao modo como uma sociedade humana se compreende, se articula e delineia o seu futuro. Aqui estão envolvidas questões seríssimas: Que é a vida humana? Quando se inicia? Qual a sua dignidade? Quanto vale? Quem, quando e como deve protegê-la? Qual o sentido do sofrimento e da dor? Que é a família? Qual a sua função? Sobre quais valores se assenta? Qual a relação entre a família e o conjunto da sociedade? Qual o papel da família na geração e educação dos seres humanos, membros de uma sociedade e portadores de uma dignidade e de direitos inalienáveis?
Note-se não se trata simplesmente de moral cristã, mas de uma ética que envolve qualquer ser humano decente e qualquer sociedade humana que deseje manter o mínimo de dignidade e responsabilidade quanto ao seu futuro. Ninguém pode ficar isento de tentar dar respostas a essas questões. E são questões que marcarão o destino e a qualidade de toda a nossa sociedade.

Fé, Razão e VERDADE caminham juntas!



Atualmente, muitos são os que acreditam em um divórcio irreconciliável entre as ciências filosóficas e a doutrina da Revelação, e consequentemente, uma dupla verdade: aquela apreendida pelos sentidos ou experimental e a da fé.
Em que consiste a verdadeira filosofia? No estudo dos fenômenos? No estudo do homem como simples objeto? A razão humana estaria, desta forma, reduzida a funções meramente práticas e instrumentais? Há um caminho certo para a filosofia?
Se, etimologicamente, o termo filosofia vem do grego e significa amigo da sabedoria ou amigo do conhecimento, poderíamos dizer que filósofo é todo aquele que deseja conhecer; em outras palavras: todo o gênero humano, pois todos nós buscamos o conhecimento desde a infância. Uma criança ainda em seus primeiros meses de vida: se lhe mostram um brinquedo ela não se contenta apenas em vê-lo, mas deseja também pegá-lo, agitá-lo, mordê-lo, etc., pois a avidez pelo saber já se manifesta em seu intelecto. Ao crescer um pouco mais, é chegada a “idade dos porquês”, em que ela se indaga o porquê de tudo o que existe ao seu redor, como por exemplo: por que ao apertar o interruptor a luz se acende? Depois, ela iniciará seus estudos em um colégio, posteriormente em uma universidade, e irá crescendo e adquirindo experiência na “escola da vida”.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cardeal afirma que católicos brasileiros pagam em média R$ 1 real de dízimo por ano

O religioso mostrou-se confiante de que o quadro mudará, acreditando que os membros da igreja tenderão a ser mais conscientes e mais generosos nas doações, garantindo assim a manutenção das paróquias e os trabalhos de evangelização.
Outros dados foram revelados, como a média de dízimos entre católicos praticantes, que são aproximadamente 6,5 milhões, neste caso a média sobe significativamente para R$20 reais anuais por cada fiel.
Mas, em comparação à outras denominações, percentualmente as igrejas evangélicas sobrepujam na média de dízimos, principalmente os pentecostais, que de acordo com os dados da pesquisa realizada em 2007 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) representavam 44% de todos os dízimos entregues em todas as igrejas, tanto católicas quanto evangélicas.

Ateus fracassam com campanha que oferecia revistas pornográficas em troca de Bíblias


Ateus fracassam com campanha que oferecia revistas pornográficas em troca de BíbliasUm grupo de ateus realizou uma polêmica campanha na Universidade de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, o movimento consistia em oferecer revistas pornográficas em troca de Bíblias ou de outros livros religiosos, como o Alcorão e livros de escritores cristãos como Rick Warren. Mas, a campanha intitulada “Smut for Smut” (Pornografia por pornografia) fracassou, já que poucos estudantes aderiram a proposta.
Movimentos como este não são novidade, outras edições já foram realizadas em anos anteriores, a primeira aconteceu em 2008, organizada pelo grupo Atheist Agenda. Os grupos afirmam que a Bíblia possui conteúdo pornográfico, que as Escrituras são “pervertidas”, referindo-se ao Antigo Testamento onde, segundo os ateus, há relatos de “exploração das mulheres, escravidão, estupro e assassinato”.
Kyle Bush, presidente da Atheist Agenda, falou ao site World on Campus, “A questão não é o material pornô. Nosso propósito principal é fazer as pessoas conversarem conosco para que possamos passar nossa mensagem”.  “Queremos divulgar o ateísmo e trazê-lo para o centro das atenções. Nós oferecemos uma alternativa para pessoas que podem não se encaixar em nenhum outro lugar”, argumentou.
Foram mais de 50 quilos de material pornográfico adquirido para utilizar na campanha, mas segundo a Atheist Agenda as trocas foram pouquíssimas, cinco bíblias, uma enciclopédia do Islã, e alguns livros evangélicos.
Numa forma de manifesto contra a campanha ateísta, um grupo de alunos cristãos organizaram uma apresentação de um coral de música gospel próximo ao stand onde era distribuídas as revistas. Tarvia Demerson, uma das organizadoras do coral explicou a razão do ato, “Estamos lutando espiritualmente. Quanto fazemos isso, não vamos lá e tentamos conversar com eles. Apenas oramos sobre isso.”.

Ministro da Saúde Alexandre Padilha: “Credenciaremos mais 30 centros para aborto “legal”.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que até o final do ano, mais 30 centros médicos serão credenciados para atender à demanda por aborto legal.
Segundo ele, o Brasil possui 65 hospitais públicos capacitados para fazer o aborto legal.
Ele também frisou que somente os estados do Paraná e de Roraima não têm unidades qualificadas para a intervenção.
De acordo com o ministério, Paraná e Roraima irão receber centros especializados ainda em 2012. Quando um município ou estado não dispõe do serviço, os gestores locais devem providenciar o atendimento mesmo em outras localidades, segundo o governo federal.
Com profissionais treinados, os hospitais de referência fazem aborto nos casos de gravidez por causa de estupro ou quando existe risco à vida da mãe, situações permitidas em lei. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), eles irão também receber mulheres que escolherem interromper a gestação de feto anencéfalo. Antes do julgamento, a mulher que optasse pela antecipação do parto nesses casos precisava autorização de um juiz. Agora, elas têm amparo legal.

Cresce roubo de hóstias consagradas nas Igrejas Italianas.



Há vários meses a Igreja Católica na Itália vem sendo atacada por pessoas que agindo de má fé, roubam a Santíssima Eucaristia das mais diversas formas, seja quebrando tabernáculos, furtando cibórios com hóstias consagradas ou ainda aproveitando da facilidade da comunhão na mão.
Os objetivos são ainda discutidos pelas autoridades locais: serão sacrilégios deliberados por alguma religião ou seita, ou os ladrões pretendem utilizar as hóstias em missas negras?
Algumas comunidades católicas se sentiram forçadas a tomar contra-medidas. Em algumas igrejas o tabernáculo é esvaziado e deixado aberto, a fim de serem protegidos contra o roubo.
O Arcebispo de Monreale, Dom Salvatore DiCristina, declarou que o “Santíssimo será mantido em um local mais seguro, por isso será armazenado em um cofre”.
Dom Velasio De Paolis, Cardeal e canonista, explicou que os sacrilégios contra a Eucaristia estão entre os mais graves dos delitos e os que os praticam recebem a condenação de excomunhão “latae sententiae”, que só pode ser levantada pela Santa Sé.
Dom Paolis sublinha que até mesmo a comunhão na mão oferece um risco maior de que hóstias consagradas possam ser roubadas, profanadas ou mantidas para fins sacrílegos. (EPC)

Com informações de Una Voce Brasil.
com informações do blog do carmadelio

Igreja faz parceria com bar para levar Jesus Cristo a seus clientes com problemas.

O pastor norte-americano de uma igreja, Celebration Church em Tulsa, Eastman Curtis, fez recentemente uma parceria com um bar para levar a palavra de Deus aos clientes do local aos domingos.
Segundo a Fox, a parceria ocorreu depois que o dono do bar The Drunk Monkey, Joe Beene, que queria ajudar alguns de seus clientes com seus problemas, pediu ao seu pastor de Tulsa para transmitir sermões de domingo pela internet.
Curtis, a princípio surpreso com a ideia, resolveu aderir e sua congregação conseguiu arrecadar o valor de $1000 para o equipamento que iria tornar o pedido uma realidade. O objetivo é alcançar as pessoas que estão fora da igreja através da palavra de Deus.
“Eu era o pior pesadelo de minha mãe, alguém perdeu o seu tempo para ir a um bar onde eu estava e compartilhar as boas novas de Jesus”, disse Curtis.
Apesar de muitos não gostarem da associação de Jesus a lugares pecaminosos, Curtis relembra que Deus está em todo o lugar.
“Quando as igrejas e os bares trabalham juntas para compartilhar de Jesus, você sabe que Deus estará fazendo algo bom”, disse Curtis, segundo relatou a publicação cristã Charisma News.
“Quando Jesus morreu na cruz, não foi numa catedral”, acrescentou.
Beene sabe da situação de seus clientes, contando que até mesmo um lhe confidenciou a vontade de cometer suicídio.
O dono do bar espera desta maneira, poder ajudá-los através de prover a palavra de Deus por transmissão ao vivo, sabendo que muitos deles não são confortáveis em frequentar uma igreja.
A transmissão ocorrerá no Bar The Drunk Monkey no Glenpool no domingo, 29 de Abril às 10h da manhã, com direito à almoço grátis.

  com informações do The Christian Post

Site de infidelidade oferece US$ 1 milhão para quem dormir com astro cristão de futebol

O dono do site acredita que Tim Tebow não vai ficar virgem por muito tempo morando em Nova York.
A virgindade de Tim Tebow, jogador de futebol americano declaradamente cristão, tem incomodado a muitos e virado até mesmo motivo para piadas. Dessa vez o site de infidelidade AshleyMadison.com está oferecendo 1 milhão de dólares para quem conseguir “conhecer” o astro e provar que teve relações sexuais com ele.
Sucesso por suas participações vestindo o uniforme do Denver Broncos, o quarterback de 24 anos foi contratado pelo New York Jets e essa mudança fez com que o CEO do site, Neal Biderman, passasse a apostar que ele não vai continuar virgem por muito tempo.

DEUS mostra como o Universo evoluiu desde sua criação

Embora a idade do Universo seja calculada em 13,7 bilhões de anos, a luz pode ter viajado muito mais do que isso desde o Big Bang, dependendo do modelo utilizado: o mais radical prevê um Universo com 45 bilhões de anos-luz. [Imagem: Deus Consortium]

Energia escura do universo
Uma equipe de pesquisadores do Laboratório Universo e Teorias, da Universidade Paris Diderot, na França, concluiu a primeira etapa da simulação do Universo inteiro.
Ou, pelo menos, do Universo observável.
O objetivo é simular em computador o desenvolvimento de todo o Universo, do Big Bang até os nossos dias.
Esta é a primeira de três "rodadas" do projeto DEUS (Dark Energy Universe Simulation, simulação da energia escura do universo, em tradução livre).
O projeto, que ocupa um supercomputador em tempo integral, conseguiu seguir a evolução de 550 bilhões de partículas nessa primeira rodada.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mais de 22 mil batismos foram celebrados no Domingo de Páscoa na China

Mais de 22 mil batismos foram celebrados no Domingo de Páscoa na República Popular da China. 75 por cento dos batizados eram adultos e pertencem a 101 dioceses católicas.

Estatísticas elaboradas pelo "Study Center of Faith" da província a China de Hei Bei indicaram que houve um total de 22.104 os batizados: 4.410 de Hei Bei, 615 mais que o ano passado; e 3.500 de Hong Kong, que conta com 360 mil fiéis, informou a agência vaticana Fides.

Estes dados elaborados sem ter em conta que algumas diocese não celebram todos os batismos durante a Páscoa. Assim por exemplo, em Xangai houve 379 batismos o dia de Páscoa, mas no fim de ano se prevê que a cifra total supere os 1.500.

50ª Assembleia Geral da CNBB termina nesta quinta-feira


A 50ª Assembleia Geral da CNBB se encerra nesta quinta-feira, 26. Logo pela manhã foi celebrada uma Missa em ação de graças na qual os bispos brasileiros pediram a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Igreja no Brasil.

A Celebração Eucarística foi celebrada no Santuário Nacional de Aparecida e foi presidida pelo novo Núncio Apostólico, Dom Giovanni d'Aniello, que divulgou uma carta de apresentação assinada pelo Papa Bento XVI.
Em nome do episcopado brasileiro, o presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, deu as boas vindas ao novo núncio.

Logo mais, às 11h15, haverá a sessão de encerramento aberta à imprensa.

Para o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Edson de Castro Homem, o episcopado brasileiro sai desta Assembleia mais feliz e revigorado para anunciar a Palavra de Deus e guiar suas dioceses e arquidioceses para a Jornada Mundial da Juventude. Evento que será realizado em julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.

"A próxima Jornada Mundial da Juventude será um evento de grande expressão não só para o Rio de Janeiro, mas para todo Brasil e para o mundo", salienta Dom Edson.
           
Autor: CN Notícias

Congresso internacional no Vaticano aborda a deficiência visual

O Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde promove, nos dias 4 e 5 de maio, um Congresso internacional de estudo sobre o deficiente visual, intitulado "Rabbúni! Que eu possa ver novamente" (Mc 10, 51).


Este congresso se realiza no âmbito da Fundação "O Bom Samaritano", instituída em setembro de 2004 pelo Beato João Paulo II, com a finalidade de apoiar economicamente os enfermos mais necessitados, em especial os doentes de AIDS.
O evento será uma ocasião de aprofundamento sobre temas de prevenção e tratamento da cegueira, segundo as novas perspectivas de estudo e de pesquisa, tendo em conta também a experiência de métodos tradicionais.

CNBB apresenta nota orientando fiéis sobre eleições municipais

No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem de orientação a todos seus fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais.

Em sintonia com este momento importante para o país, assim os bispos são chamados a dar uma palavra que "ilumine e ajude" as comunidades eclesiais e todos os eleitores, chamados a exercer um de seus mais expressivos deveres de cidadão, que é o voto livre e consciente.

As eleições municipais têm uma característica  própria em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia e lazer.

"Trata-se de um processo eleitoral com mais participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores", destaca a nota.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lideranças da RCC confirmam presença para o Mundial de Jovens


PattiMansfieldPublicityPhotocpdA menos de oitenta dias do Encontro Mundial de Jovens, gente do mundo inteiro já está confirmando sua presença neste grande evento de escuta, partilha, adoração e louvor.  
Veja algumas pessoas da RCC do mundo que estarão presentes no Encontro Mundial de Jovens:
- Michelle Moran (Inglaterra): presidente do ICCRS
- Patti Mansfield (Estados Unidos): pioneira da RCC
- Marcos Volcan (Brasil): presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, vice-presidente do CONCCLAT e coordenador da Comissão da Juventude do ICCRS
- Jim Murphy (Estados Unidos): diretor do Instituto de Formação do ICCRS
- Cardeal Óscar Rodríguez (Honduras): arcebispo de Tegucigalpa e presidente da Cáritas Internacional
- Irmão James Schin (Coréia do Sul): Comissão da Juventude do ICCRS
- Christof Hemberger (Alemanha): Comissão da Juventude do ICCRS
- Padre Emmanuel Tusiime (Uganda): Comissão da juventude do ICCRS
- Susan Nakkazi (Uganda/Holanda/Coreia do Sul): Ministério Jovem
- Dom José Luiz Azcona (Brasil/Espanha): bispo da Prelazia do Marajó
- Dom Alberto Taveira (Brasil): arcebispo de Belém
- Lázaro Praxedes (Brasil): coordenador nacional do Ministério de Pregação
- Fernando Gomes (Brasil): coordenador estadual do Ministério Jovem São Paulo

E você? Já confirmou sua presença nesta grande festa da juventude carismática do mundo? Não perca tempo! Aproveite os prazos de inscrição com desconto e venha acolher as nações conosco.

64% dos cristãos usam redes sociais para evangelizar, revela pesquisa inglesa

Entre os 700 cristãos entrevistados, 84% concordaram que o espaço on-line foi um enorme espaço de missão, e 64% disseram que usavam redes sociais como o Facebook, Twitter e YouTube.
O estudo mostrou que não apenas os jovens eram alcançados, mas pessoas de todas as faixas de idade. 71% das pessoas postavam links com conteúdo cristão de valor missional, enquanto 73% postavam ou criavam um atalho para o conteúdo de compartilhamento da fé.
No entanto, os jovens têm mais chances de ter amigos não-cristãos e são mais ativos quando compartilham sua fé cristã, respondendo por 87% das pessoas que evangelizam intencionalmente na faixa etária dos 16 aos 18 anos.

Organização da JMJ informa: Inscrições para a JMJ Rio2013 começam em julho deste ano



 (ACI digital)

Esta semana a página oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, informou que as inscrições para o evento terão início no mês de julho deste ano através do portal oficial www.rio2013.com disponível em português e outros idiomas.

O Setor de comunicações da próxima JMJ informou em nota oficial publicada este fim de semana que o Rio já está se organizando para receber os milhares de peregrinos de todas as partes do mundo que desejam participar “deste sonho do coração de Deus”.

As inscrições poderão ser feitas a partir de julho de 2012, um ano antes da Jornada, exclusivamente através do portal oficial – www.rio2013.com- tanto em sua versão em português como nas outras línguas em que já se encontra disponível. Membros do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ advertem também que este será o único meio oficial de inscrições e que não há nem haverá, outro portal ou entidade autorizados a inscrever jovens peregrinos para o evento com o Papa no Brasil.

Bento XVI alerta sobre os riscos do ativismo

Mirticeli Medeiros
Da Redação


Reuters
'Não devemos nos perder no ativismo puro', diz Bento XVI
O Papa Bento XVI dando continuidade ao grande ciclo de catequeses sobre a oração e à série de catequeses sobre a oração nos Atos dos Apóstolos, falou nesta quarta-feira, 25, sobre a pastoral da caridade desenvolvida pelos primeiros cristãos.

Após fazer uma explicação detalhada sobre o "problema" enfrentado pelos apóstolos no tocante à justa medida na relação entre as boas obras e a vida de oração, o Santo padre falou sobre os riscos do ativismo, que, segundo ele, é consequência da falta de vida interior.

"Não devemos nos perder no ativismo puro, mas sempre deixarmo-nos penetrar na nossa atividade a luz da Palavra de Deus e assim aprender a verdadeira caridade", explicou o Papa.

Explorando ainda o tema do ativismo, o Pontifice explicou que a ação caritativa é, ao mesmo tempo, um serviço espiritual, já que, para realizá-la, o cristão deve nutrir uma íntima relação com Deus.

Papa aceita renúncia de bispo da Diocese de Marabá, no Pará



O Papa Bento XVI aceitou formalmente nesta quarta-feira, 25, a renúncia do bispo da Diocese de Marabá, no Pará, Dom José Foralosso. O prelado deixa o governo pastoral, por motivo de idade, conforme o Cânone 401 § 2 do Código de Direito Canônico.
Nascido em Cervase Santa Croce, na Itália, em 15 de maço de 1938, Dom Foralosso foi ordenado sacerdote, em 1966, junto aos salesianos de Dom Bosco, e bispo, em 1992. Nesta época, deixou a Itália para assumir a Diocese de Guiratinga, no Mato Grosso. Lá ficou até 2000, quando foi nomeado bispo para a Diocese de Marabá.
A Diocese de Marabá é sufragânea da Arquidiocese de Belém e é composta por 533 mil habitantes. Possui 27 sacerdotes, 36 religiosos homens e 24 religiosas mulheres, que atuam em 18 paróquias. (BD)
Com informações da Rádio Vaticano.

Autor: Gaudium Press

A Importância da Igreja Católica

-


Mas o que será ser feliz? Ser feliz é possuir tudo o que se deseja, é infeliz, quem não possui. E pode ser feliz de modo absoluto alguém sujeito a receios? É claro que não. E pode estar sem receios aqueles que podem perder o que amam, o que possuem?

Tudo o que possuímos está sujeito a mundanças, isto é, podem ser roubados ou deteriorados. Isto quer dizer que o homem que anseia por algum bem, não é feliz por não possuí-lo e se ainda sim o possui, não ficará feliz por anseiar perdê-lo.

A verdadeira felicidade possui plenitude e segurança, satisfazendo o apetite humano. Nada do que é material satisfaz o homem. E qual é o bem pleno, eterno, imutável e absoluto? Este bem é Deus. Somente Deus é pleno, eterno, imultável e absoluto. Então quem possui a Deus é feliz.

A posse de Deus traz a plenitude que é o anseio da alma humana.

Em todos os tempos e em todas as nações da terra, existem sistemas religiosos, comprovando o desejo do homem pela posse de Deus.

Por sua natureza um inseto não pode desejar conhecer o universo, nem um peixe desejar beber toda a água do oceano. O homem finito, desejar o infinito é como um peixe desejar beber todo o oceano. Portanto, Deus criou o homem com o desejo de conhecê-lo. Criou o homem para um fim sobrenatural.

terça-feira, 24 de abril de 2012



Os Ícones
A Palavra "ícone" vem do termo grego "eikon" que significa genericamente imagem. Todavia, a palavra ícone é, geralmente, reservada a uma pintura, normalmente portátil, de gênero sagrado, executada sobre madeira com uma técnica particular, e seguindo uma tradição transmitida pelos séculos.
Origem e Fundamento
O ícone nasce junto com a Encarnação do Verbo. O nascimento de Cristo torna possível a confecção dos ícones, pois a partir daí se desfaz a proibição do Antigo Testamento uma vez que Jesus Cristo não é apenas o Logos, do Pai, mas também a sua imagem (eikón). Por isso nos diz São Paulo: "Cristo é a imagem do Deus invisível" (Cl 1, 15).
Expressão do Espiritual
Nos ícones as técnicas artísticas são totalmente absorvidas pelo conteúdo. Deseja-se mostrar a obra de Deus na vida ou na cena em questão. No ícone a estética torna-se secundária diante do que é espiritual. A arte dos ícones, seguindo esse ideal da Igreja, não é arte naturalista, não procura reproduzir as realidades da natureza. É uma arte puramente espritualista que exprime uma idéia Teológica ou mostra o homem transformado por Deus, tranfigurado, impregnado do Espírito Santo, revelando sua alma. O ícone é feito para mostrar as realidades divinas e celestiais a partir dos sinais acessíveis aos sentidos. Quando o contemplamos, ele nos traz a presença da pessoa representada. Permite, assim, ao orante, mergulhar nesta presença toda espiritual. Age como sacramental, ou seja, sinal eficaz de uma presença real que se oferece ao coração.

A paz começa no lar



Embora nenhum de seus filhos "pinte" para delinquente, é necessário ter presente que a violência pouco a pouco entra nos lares. Por exemplo, você sabia que 25% das garotas nos Estados Unidos são agredidas por seus namorados e o que é pior, a maioria delas acredita que isto é normal?
Ao escutar notícias lamentáveis como estas e pensar que em tudo o que acontece no mundo, não se pode deixar de perguntar... Quem pode ser capaz de semelhante barbaridade... em que coração humano cabe tanta frialdade... quem pode ser capaz de tanta violência?
Desafortunadamente, esta é uma realidade que é vivida em todos os lugares, que afeta a todos, e de muitas maneiras. É verdade que a violência sempre existiu, mas o mais perigoso agora, é que começa a ser tolerada, a ser aceita como inevitável: sem ir muito longe, seria inusual encontrar um filme onde as balas, o sexo deliberado e a crua violência não fizessem sua aparição; ou algum semanário ou jornal onde não seja uma notícia policial a que estampa a primeira página.
Entretanto, o homem não é feito para a guerra, é feito para a paz.

Vaticano divulga novas atribuições de cardeal brasileiro



A Sala de Imprensa da santa Sé divulgou neste final de semana as novas atividades que o cardeal brasileiro, Dom João Braz de Aviz, vai exercer na Cúria Romana.
Dom Braz de Aviz - criado cardeal no mais recente consistório realizado em fevereiro deste ano -, que já exerce o cargo de prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, será agora também membro da Congregação para o Clero e do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
Outro importante membro da Cúria Romana que teve suas novas atribuições divulgadas no final de semana foi o ex-núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. Ele, que atualmente é secretário da Congregação para os Bispos, passa a exercer também a função de consultor da Congregação para a Doutrina da Fé.
Com informações da Rádio Vaticano.

Autor: Gaudium Press

Freira de clausura é indicada ao Óscar



Pela primeira vez desde 1959 a Abadessa Beneditina Dolores Hart, ex-atriz que abandonou a carreira para se tornar religiosa de clausura, assistirá aos Prêmios do Óscar em Los Angeles (EUA) para apoiar o filme "Deus é maior que Elvis", no qual narra sua história e da sua abadia.
A ex-atriz participou de duas películas com Elvis Presley. No auge de sua carreira, em 1963, quando estava a ponto de assinar contratos com diversas empresas e ainda comprometida com um homem de negócios de Los Angeles, Hart decidiu entrar para a Abadia Beneditina de Regina Laudis, onde é a atual priora.
O documentário, nomeado ao Óscar na categoria de melhor curta-metragem documental, narra a história da Madre Dolores e sua vida na abadia.
"Deixei Hollywood por uma coisa misteriosa chamada vocação. É um chamado que vem de outro lugar que chamamos Deus, porque não temos nenhuma outra forma de chamá-lo", declarou a Abadessa.
Segundo ela as câmaras foram autorizadas a entrar na Abadia para que as imagens pudessem ajudar aquelas almas que estão a procura de sua vocação. "Queríamos convidar o mundo a outro modo de vida que poderia dar alguma esperança", afirmou.
Várias religiosas foram entrevistadas para a realização do documentário, uma delas, a Irmã John Mary, de 44 anos, executiva publicitária formada em Oxford que chegou a abadia após um período de vício.
O objetivo do filme é, segundo a própria diretora dele Rebecca Cammisa, indagar a todos sobre o que leva alguém com o nível de êxito de Madre Dolores Hart a escolher a vida religiosa.
Com informações da EWTN Notícias.
Autor: Gaudium Press -

Jovens estão sendo fundamentais na preparação da JMJ 2013



"A Cruz Peregrina e a Imagem de Nossa Senhora tem despertado em todos os jovens o interesse pela Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro no ano que vem". Com esta frase, o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013, Dom Orani João Tempesta, definiu a preparação dos jovens para o encontro mundial do próximo ano.
Todos os detalhes serão apresentados aos bispos presentes na 50ª Assembleia Geral da CNBB nesta quarta-feira pelo próprio Dom Orani. "Estamos dando passos importantes. Já tivemos a logomarca lançada, em breve teremos o hino oficial e da oração da Jornada. Esperamos que até junho já tenhamos os locais definidos para as celebrações".
Outro aspecto destacado por Dom Orani foi o fato de que os jovens estão participando ativamente no voluntariado, principalmente em oferecer suas casas para acolher os jovens vindos de todo o Brasil e de outros países.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Presidente da CNBB anuncia mensagem sobre eleições 2012


O Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB, anunciou sábado, 21 de abril, que a Conferência vai marcar sua atuação de orientadora dos cristãos católicos e das pessoas de boa vontade de todo o Brasil com uma Mensagem Especial sobre as eleições municipais deste ano que será lançada no final da 50ª Assembleia Geral dos bispos, nesta semana.

A Mensagem dos bispos está sendo preparada e colocada em discussão no plenário da Assembleia em várias sessões. Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), tem sido o responsável pela apresentação do texto para o debate e disse, em entrevista coletiva, que o texto tem seu processo de redação adiantado e os bispos devem analisá-lo detalhadamente e aprová-lo até o final do encontro.

Este ano, o texto dos bispos deve trazer elementos novos e fundamentais para ajudar os eleitores no processo discernimento do voto livre consciente na escolha para os chefes dos executivos das cidades e suas câmaras legislativas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por
Rádio Vaticano

Conheça os bispos brasileiros, ainda vivos, que participaram do Concílio Vaticano II.


Levantamento feito no início deste ano de 2012 pelo professor Fernando Altemeyer Junior, do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, oferece dados importantes para se contemplar a participação no Concílio.
A informação é do Boletim da CNBB, 22-04-2012.

São 179 bispos do mundo inteiro que estão vivos e participaram do Concílio, entre eles 10 são brasileiros.

1. Dom Armando Círio, OSI, arcebispo emérito de Cascavel-PR, nascido em 30/4/1916, atualmente com 95 anos de idade, participou da 1ª. e da 3ª. sessões do Vaticano II.

2. Dom Jaime Luiz Coelho, arcebispo emérito de Maringá-PR, nascido em 26/7/1916, atualmente com 95 anos de idade, participou de todas as quatro sessões 1ª, 2ª, 3ª e 4ª do Vaticano II.

3. Dom Servílio Conti, imc, prelado emérito de Roraima-RR, nascido em 19/10/1916, atualmente com 95 anos de idade, participou da 4ª. sessão do Vaticano II.

4. Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba-PB, nascido em 15/03/1919, atualmente com 92 anos de idade, participou da 1ª., 2ª., 3ª, e da 4ª. sessões do Vaticano II.

domingo, 22 de abril de 2012

Blog Grupo Renascer Responde: Qual é a diferença entre a Igreja Católica e a Ortodoxa?

 Respondendo a uma pergunta feita na formação para grupo de perserverança na igreja de santo Expedito feita por um dos nossos formando  hoje.  

São muitas. Enquanto os católicos seguem fielmente o papa, os ortodoxos possuem maior independência: a única função do patriarca - o cargo mais alto em sua hierarquia - é manter a unidade da Igreja. As cruzes também não são iguais: a dos ortodoxos tem três barras. A de cima foi acrescentada por acreditarem que teria servido para a famosa inscrição INRI (abreviação de Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus).
A de baixo teria recebido os pés de Cristo, pregados em separado e não juntos como crêem os católicos. Existem ainda outras diferenças ritualísticas (veja a tabela abaixo). Até o final do século X, as duas igrejas eram uma só, com os católicos de hoje radicados na Europa Ocidental e os ortodoxos ao leste, na Grécia e na Turquia. "A Igreja Ortodoxa surgiu com o objetivo de espalhar o Cristianismo pelo Oriente", afirma o teólogo Rafael Rodrigues da Silva, da PUC-SP. Com o tempo, as diferenças culturais criaram várias rusgas entre elas, como a que diz respeito à língua oficial dos cultos: os cristãos do Ocidente queriam o latim, enquanto os do Oriente não abriam mão do grego e do hebraico. A separação veio em 1054, no chamado Cisma do Oriente. Os ortodoxos questionavam a autoridade papal e não aceitaram a interferência de um cardeal enviado pelo papa Leão IX a Constantinopla, na Turquia. Resultado: o patriarca Miguel Cerulário foi excomungado pelo Vaticano.

Sociedade São Vicente Paula de Camocim comemora seus 113 anos

Parabéns a todos os vincentinos pelos 113 anos em Camocim e 179 anos no mundo. e também pela a conquista de  construir uma casa para os assistidos Dona Gerarda e Seu João. O blog traz asegui um pouco da historia da SSVP em Camocim


A SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULA EM CAMOCIM



com informação do blog  camocim pote de ideias

Em minhas pesquisas de mestrado deparei-me com a ação dos vicentinos em Camocim. No âmbito do embate entre católicos e comunistas, a SSVP era o braço da Igreja Católica que atuava no campo da caridade e catequização junto aos mais pobres, que, na ótica da Igreja eram mais suscetíves em adotar o credo vermelho e seu leque de promessas de uma sociedade mais igualitária. Nas chamadas Semanas Sociais a Diocese de Sobral utilizava os vicentinos para arrecadarem alimentos e remédios e, em cada cidade que atuava deixava quase sempre um ambulatório médico para socorrer os necessitados.

Estudo afirma que os filipinos e chilenos são os povos no mundo que mais acreditam em Deus

Estudo afirma que os filipinos e chilenos são os povos no mundo que mais acreditam em DeusUm estudo sobre religiões desenvolvido pelo Instituto NORC, da Universidade de Chicago, afirma que os povos que mais acreditam em Deus são os filipinos e os chilenos. De regiões onde o catolicismo é a religião predominante, 94% dos filipinos “sempre” foram fiéis a Deus, de acordo com o estudo, seguidos pelos chilenos (88%).
O estudo, divulgado no último dia 18, mostrou também que os americanos estão em terceiro lugar entre os povos que mais acreditam em Deus, com 81% de sua população. Israel e Chipre completam a lista dos cinco países com maioria dos moradores crentes a Deus, em quarto e quinto lugar, respectivamente. A maioria dos países “com fé” são nações em desenvolvimento e com forte presença católica, afirma o relatório da pesquisa.

A humildade e o senso de humor do Papa Bento XVI.



“A alegria profunda do coração é, também, a verdadeira suposição do ‘humor’, assim o humor, em certo aspecto, é um indicador, um barômetro da fé”. (Bento XVI)

Andrea Monda, graduado pela Pontifícia Universidade Gregoriana e professor de religião nos liceus de Roma. Ele escreve para vários jornais e é autor de escritos dedicados a Tolkien e a C. S. Lewis.
Site Chiesa
***
O texto foi extraído do último capítulo do livro, publicado pelo autor, sobre Bento XVI: “Benedetta umiltà. Le virtù semplici di Joseph Ratzinger”, Lindau, Torino, 2012.

Ao traçar o perfil do PapaAndrea Monda coloca decididamente, no centro da questão, duas de suas virtudes: a humildade “e seu fruto mais apetecível”, o humor:

“São duas palavras que encontram na raiz “húmus”, terra, uma etimologia comum. Aquele que é “terra”, aquele que não se ensoberbece, é ao mesmo tempo humilde e dotado de humor, porque indica que existe um mundo maior que seu próprio eu. Que, que para além deste mundo, existe Alguém que é ainda maior. Humildade e humor são o segredo da vida, sobretudo para um católico, e são um dos traços que caracterizam, em máximo grau, o homemJoseph Ratzinger Bento XVI, não menos que sua obra”.

“Não podemos ser mais católicos por acidente, senão católicos por convicção”, afirma Bispo.


A decisão do Governo dos Estados Unidos de obrigar as instituições católicas a pagar por medicamentos contraceptivos e abortivos nos convênios médicos de seus empregados ainda repercute no país. Agora foi a vez do bispo de Peoria, no estado de Illinois, Estados Unidos, Dom Daniel Jenky, demonstrar todo o seu descontentamento com a medida do Presidente da República Barack Obama.
Durante a missa que presidiu pelo marco da celebração anual da marcha “Um chamado aos Homens Católicos de Fé”, Dom Jenky fez um paralelo entre as medidas favoráveis ao aborto do Governo norte-americano atual e outras perseguições sofridas pela Igreja Católica em sua história. “A Igreja sobreviveu a invasões bárbaras. A Igreja sobreviveu onda após onde de jihads (”guerras santas” islâmicas). A Igreja sobreviveu a era da revolução. A Igreja sobreviveu ao nazismo e ao comunismo”, salientou o prelado.

Sacerdote para sempre: Foi ordenado na segunda-feira de Páscoa e morreu uma semana depois.



O Padre Graham Turner nunca pôde servir em uma paróquia, mas seu testemunho de amor à vocação sacerdotal comoveu aos católicos de Escócia. Uma leucemia agressiva foi causa da sua morte na segunda-feira 16 de abril, apenas uma semana depois de ter sido ordenado “sacerdote para sempre”.

O Padre Turner, de 48 anos de idade, descobriu sua vocação ao sacerdócio na vida adulta. Deixou seu trabalho como programador de computadores e se mudou a uma residência de sacerdotes, onde por cinco anos se encarregou do cuidado dos sacerdotes idosos até ser aceito como seminarista da Arquidiocese de Saint Andrews e Edinburgo.
Estudou em Roma no Beda College e foi ordenado diácono em junho de 2010. Sua ordenação sacerdotal estava prevista para junho de 2011, e esperava esse momento com grande expectativa e alegria. Entretanto, teve que deixá-la para depois porque foi diagnosticado com uma leucemia grave.
Durante o último ano se submeteu a um intenso tratamento contra o câncer que não deu resultados. Ante a gravidade da saúde do sacerdote, seu pai contatou ao Arcebispo do Saint Andrews e Edimburgo, Cardeal Keith O’Brien.