sábado, 21 de abril de 2012

Secretário geral da CNBB presidiu a eucaristia neste sábado Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

MissaDom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu a celebração da eucaristia no início deste sábado, 21 de abril, quarto dia da 50ª Assembleia Geral dos Bispos.
No Santuário Nacional, em Aparecida (SP), durante a homilia na qual fez reflexão sobre a presença do Ressuscitado na vida da comunidade cristã, acolheu os bispos recentemente nomeados agradecendo a cada um pela disponibilidade em prestar um serviço particular à Igreja e ao Brasil. Pediu que permanecessem “sempre prontos a oferecer a esperança aos que sofrem”. “Somos, como pastores, homens de esperança!”, frisou. “Existimos para mostrar aos homens e às mulheres, a luz de Deus”, lembrou dom Leonardo.

A Importância da Esperança



                 
                A humanidade vive imersa em perturbadora atmosfera. São terremotos, seqüestros, guerras em diversos países. Também entre nós, assaltos, violências, os escândalos na política, os desvios de dinheiro, o roubo. Muitos poderão ser levados a um estado de espírito onde predominem o pessimismo, a angústia e o desalento.
                Frente aos males deste mundo, o cristão deve assumir uma posição coerente com o Evangelho. Assim, diante de tantas nuvens escuras, ergue ainda mais alto a bandeira da esperança, atiça aquela chama interior que possui como energia o impulso de grande importância para seu peregrinar nesta terra.
                Ante fatos dolorosos, o cristão contrapõe o ensinamento do seu Mestre. Somente assim podemos sobreviver. Sem essa visão transcendente e fundamentada na fé, a realidade que nos cerca torna-se um peso esmagador.
                Os meios de comunicação social trazem, a cada dia, ao nosso conhecimento acontecimentos estarrecedores. Estes sempre existiram, em maior ou menor escala na história dos homens. A facilidade em transmitir notícias e a seleção das que causam maior admiração e despertam curiosidade, terminam por gerar um clima verdadeiramente angustiante, assim como uma luz bruxoleante que projeta imagens fantasmagóricas e, em parte, irreais.
                A permanente constatação de eventos chocantes nos pode levar ao desespero, se nos falta a compreensão da ação divina ou o que se denomina economia de Deus. A sagrada escritura se refere, muitas vezes, a essa situação esdrúxula.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Terceiro dia da 50ª Assembélia Geral dos Bispos do Brasil enfoca eleições municipais e ecumenismo


50AG2012A pauta de trabalho desta sexta-feira, 20/04, na 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em Aparecida/SP, inclui na parte da manhã a apreciação do texto de uma nota oficial da entidade a respeito das eleições municipais deste ano. Ainda pela manhã, os bispos continuam a debater sobre o tema central do encontro “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé também fará a apresentação de seus trabalhos no final da manhã. Já no período da tarde haverá a primeira votação prévia para a escolha dos delegados para o próximo Sínodo dos Bispos, em Roma. Os regionais também terão encontro reservado, após o escrutínio.

No final da tarde, haverá a apresentação da Comissão Episcopal para o Ecumenismo, bem como a celebração do culto ecumênico, no auditório do Centro de Eventos. À noite, no auditório Padre Orlando Gambi, da Rádio e TV Aparecida, será realizada a solenidade de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, para rádio, imprensa, cinema e televisão. Este evento será transmitido pelas emissoras de TV inspiração católica para todo país.

REFÉNS DO PASSADO


O passado é como uma mina de ouro abandonada. Nada mais pode se extrair dela. Passou o tempo. Passaram as horas. Quem fica por ali chora para sempre aquilo que se foi" (extraído de "prelúdios de umaROSAnaJANELA").

Quando o tic-tac do relógio de parede daquele filme que você alugou em DVD fizer com que sua mente retrocesse anos atrás, e sua lembrança começar a divagar trazendo saudades e amargura, "podes-crê": você é refém de seu passado. Aquilo que deveria ser somente lembranças e nada mais, tornou-se, na realidade, a pior de todas as alcatrazes.

Um filme, uma música, um choro de criança, um casal se beijando; a janela da sala, o sucrilhos na mesa, a marca do bombom, a escada externa de uma loja; a bicicleta cor de rosa, a sala vazia, o cheiro do bife; a velha foto, o sabor do creme de milho, o sorriso de um bebê e a estrada de Campos do Jordão; a cadeira rasgada, a varanda sozinha e o sofá sem ninguém; o cachorro velhinho e a vela apagada; a rua na noite, o violão sem corda, no DNA de seu filho... tudo isso me deixa refém do passado.

Desejo de Deus


por  Frei Raniero Catalamessa

                 
                Além da adoração, existe outro meio que nos permite pôr-nos em relação com o Deus vivo: é o desejo. Bem sei que a fé, a esperança e a caridade são as três maneiras essenciais de nos relacionarmos com Deus e estabelecer com ele uma espécie de " contato espiritual". Mas a importância e beleza do desejo consistem propriamente em ser o resultado e a síntese desses três elementos: fé, esperança e caridade. É como uma chama única que arde sobre um trípode. É o apanhado existencial das três virtudes teologais, como um revelador de sua presença e atuação.
                Para saber o que é o desejo de Deus, cumpre antes saber o que é o desejo. Dois são os componentes distintos do desejo: um negativo e outro positivo. A palavra latina de onde provem o termo português faz ressaltar mais o componente negativo; a grega, usada no Novo Testamento, o positivo. Na linguagem da arte divinatória dos latinos , desiderare significava notar a ausência de estrelas (sidera) necessárias para perfazer um augúrio. Daí, na linguagem ordinária, o termo passou a significar " sentir falta de alguma coisa" .

Médico defensor da vida pode ser beatificado.

Encerrou-se em Notre Dame (França) a fase investigativa diocesana do processo de beatificação do médico e pesquisador francês Jérôme Lejeune, pai da genética moderna e mundialmente reconhecido como o descobridor da evidência genética da síndrome de Down: uma trissomia do cromossoma 21. Foi ele quem elucidou algo até então desconhecido: cada pessoa tem normalmente dois cromossomas do tipo “21″, mas quem tem esse defeito (síndrome de Down) conta com três).
Jérôme Lejeune, pai da genética moderna e descobridor da síndrome de Down..jpg
Jérôme Lejeune, pai da genética moderna
e descobridor da síndrome de Down.
Sem dúvida, um grande mérito científico. Mas o mérito moral dele foi muito maior. Ele entendeu a incurabilidade de uma doença e, mesmo assim, continuou a ser contrário ao extermínio de pessoas portadoras desse mal, mesmo estando elas na fase de embriões/fetos.

Entre outros motivos, foi esse seu mérito moral que levou, em 2004, Fiorenzo Angelini, presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, a solicitar o início do processo de sua canonização, dez anos após sua morte. O pedido foi aceito e o processo foi aberto em 2007.
Anos antes, João Paulo II, durante a Jornada Mundial da Juventude de Paris, em 1977, foi rezar em seu túmulo. O Papa considerava Lejeune como seu amigo tendo nomeado o médico como o primeiro presidente da Academia Pontifícia para a Vida.

Mulher e Trabalho no “mundo”: Carreira ou Filhos?

Favorecer a missão da mulher na família é remédio para a sociedade e lucro para o Estado.

Vivemos hoje em uma sociedade onde uma determinada cultura procura destacar-se de Deus, cancelar todos os valores que são a vida, o compromisso, a fidelidade, a atenção ao outro e que a mulher sempre transmitiu para a família porque é intrínseca na sua feminilidade.Fazendo acreditar que a própria realização da mulher esteja fora do âmbito familiar, em outros campos, propondo tudo como uma conquista, uma libertação, uma meta de felicidade garantida.
Segunda esta ‘visão’ a ‘vocação para a família’, o ocupar-se principalmente do marido e dos filhos, parece ser coisa de outros tempos, quase impensável e considerada até frustrante por muitas mulheres.
Sendo a família a célula da sociedade, é nela que nascem os futuros cidadãos e então não é possível delegar a tarefa de crescer e educar os filhos somente às escolas, instituições, à paróquia.

Porque e para que(m) a Liturgia católica usa o incenso em suas solenidades?


Quem não se rejubila ao ver, nas solenidades litúrgicas, elevarem-se dos turíbulos aquelas ondas que impregnam de suave perfume todo o recinto sagrado? Perfeita imagem da oração que sobe como oblação de agradável odor até o trono de Deus, nas Sagradas Escrituras incenso e prece são apresentados como termos reversíveis um no outro: “Suba direita a minha oração como incenso na tua presença” (Sl 140, 2).

Na mesma linha, lê-se no livro do Apocalipse: “Depois veio outro anjo e parou diante do altar, tendo um turíbulo de ouro. Foram-lhe dados muitos perfumes, a fim de que oferecesse as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono de Deus” (8, 3-4).
Uma história de mais de três mil anos
A utilização dessa essência no culto divino provém de uma prescrição feita pelo Senhor a Moisés, na mesma ocasião em que Este lhe entregou, no Monte Sinai, as Tábuas da Lei. O próprio Deus lhe ditou como deveria ser feito:
reis magos.jpg
Os três Reis Magos ofereceram ao
Menino-Deus ouro, incenso e mirra.
“Toma aromas: estoraque, ônix, gálbano de bom cheiro, incenso lucidíssimo, tudo em peso igual. Farás um perfume composto segundo a arte de perfumador, manipulado com cuidado, puro e digníssimo de ser oferecido. E, quando tiveres reduzido tudo a um pó finíssimo, pô-lo-ás diante do tabernáculo do testemunho, no lugar em que eu te aparecer. Este perfume será para vós uma coisa santíssima” (Ex 30, 34-36).

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bispos do Brasil reunidos para 50ª Assembleia Geral

Teve início nesta quarta-feira (18) a 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em Aparecida/SP. O tema central da reunião será "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja". Quase 350 bispos estão presentes no encontro que se realiza nas dependências do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, integrante do complexo do Santuário Nacional. Assembleia terá dois momentos de solenidade. No primeiro, na quinta-feira, na sessão das 18h, foi feita uma homenagem ao jubileu de 50 assembleias gerais realizadas pelo episcopado brasileiro. Um marco que realça a importância que cada um desses encontros teve para fortalecimento da colegialidade episcopal e da animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. O segundo será realizado na última sessão da próxima segunda-feira, também às 18h, dedicada ao jubileu de 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II.

Palavra de Deus na pauta do 2º dia da assembleia dos bispos

O segundo dia dos trabalhos da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil vai focar no tema central deste encontro. Nesta quinta-feira, 19, a reflexão sobre "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja" será feita em harmonia com o documento final do Sínodo dos Bispos sobre o tema, bem como continuar a reflexão iniciada pelos bispos brasileiros na assembleia de 2010.


O tema vai ocupar boa parte da manhã do encontro, pois será apresentado aos participantes e em seguida discutido nos grupos dos Regionais da CNBB. Também serão apresentados os trabalhos da Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos.

A parte da tarde será reservada para discussões de assuntos internos. Às 18 horas, será realizada a Sessão Jubilar da 50ª Assembleia Geral da CNBB. Esta solenidade será aberta à imprensa.

Autor: CN Notícias

Rede Nacional de Intercessão - Abril de 2012

INTENÇÕES PARA ESTE MÊS
Pedimos para que, nestes meses que antecedem o ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC e o XXX CONGRESSO NACIONAL DA RCCBRASIL, a nossa intercessão esteja prioritariamente dirigida a estes eventos. Portanto, antes das demais intenções do mês, sugerimos as seguintes:
a) PELO XXX CONGRESSO NACIONAL e I ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC.
b)PELOS PREGADORES DESTES EVENTOS, A FIM DE QUE SEJAM ILUMINADOS PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
c) PELOS ORGANIZADRES DESTES EVENTOS, PARA QUE RECEBAM DO SENHOR SABEDORIA E DISPOSIÇÃO INTERIOR PARA O EXERCÍCIO DESTA MISSÃO.
d) PELAS EQUIPES DE SERVIÇO QUE ATUARÃO NESTES EVENTOS, PARA QUE HAJA HARMONIA, PAZ E ESPÍRITO DE COMUNHÃO ENTRE TODOS.
e) POR TODOS OS PARTICIPANTES DOS EVENTOS, PARA QUE O SENHOR OS PROTEJA EM SUAS VIAGENS DE VINDA E DE RETORNO E QUE RECEBAM EM SUAS VIDAS TUDO AQUILO QUE DEUS TEM PREPARADO.
f) PELOS RECURSOS FINANCEIROS, NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DESTES EVENTOS. PARA QUE O SENHOR, PELA INTERCESSÃO DA VIRGEM MARIA, CONCEDA TODO O NECESSÁRIO.
intercessoras do grupo Renascer Camocim

DEMAIS INTENÇÕES
1. Pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as).
2. Pelos seminaristas. Para que neste período de formação sintam seu chamado confirmado.
3. Pelo Presidente Nacional da Renovação Carismática Católica, Marcos Volcan, e pela sua família.
4. Pelos Grupos de Oração da RCC no Brasil e pelos seus coordenadores e servos.
5. Pelo coordenador diocesano e estadual da RCC em cada diocese e estado do Brasil.
6. Pela unidade da RCC em todo Brasil, estados, Grupos de Oração, equipes de serviço e todas as diversas expressões carismáticas.
7. Pelo Serviço Internacional da RCC (ICCRS) prestado por seus membros e pelo Conselho Latino-Americano (CONCCLAT), para que o Espírito Santo dirija os projetos e orientações do nosso movimento.
8. Pelos Programas de TV da RCC: Celebrando Pentecostes, na Canção Nova, e Renovação em Ação, na Século 21. Pelo Portal da RCC na Internet.
9. Pelos nossos projetos de evangelização, entre eles: Semanas Missionárias e Casas de Missão (Breves, Afuá, Canas e Pelotas).
10. Por todos os colaboradores dos projetos da Construção da Sede Nacional e Semeando a Cultura de Pentecostes.
11. Pela construção de nossa Sede Nacional.
12. Pelos funcionários e pelas necessidades do Escritório Nacional da RCCBRASIL.
13. Para que cada membro da RCCBRASIL se abra à moção da Reconstrução de sua vida espiritual e de sua identidade.
14. Pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que objetivem os valores cristãos e respeito à vida desde sua concepção nas tomadas de decisão.

Vamaos para XXX Congresso da RCC Brasil?

Juntos para celebrar!
Neste ano de 2012,  estamos tendo muitos motivos para nos alegrarmos. O primeiro deles é o fato de estarmos reforçando nossa certeza de fazermos parte do rebanho do Senhor, de estarmos num redil de amor, liberdade e graça. E esse grande rebanho estará reunido para duas grandes festas que acontecem numa mesma cidade! Foz do Iguaçu, no Paraná, um dos principais pontos turísticos do Brasil, será a sede para o grande encontro dos carismáticos do Brasil e do mundo. Entre os dias 10 e 15 de julho, nesse local, serão realizados o Congresso Nacional da RCCBRASIL e o Encontro Mundial de Jovens da RCC. O evento mais tradicional do Movimento no Brasil chega a sua XXX edição. Serão muitos dias de partilhas, pregações, momentos fraternos, escuta profética, oração e espiritualidade. Um verdadeiro encontro da família carismática brasileira. Já o Encontro Mundial de Jovens da RCC, irá reunir lideranças juvenis de nosso Movimento. Oportunidade para as nações declararem juntas que colocam a sua esperança em Jesus! Motivos para celebrar não faltam!

Você pode ajudar a construir o Portal RCCBRASIL!

O novo Portal RCCBRASIL recentemente lançado é mais simples e dinâmico. Mas o melhor de tudo: ele é mais participativo! Todos os membros do Movimento podem nos ajudar na construção dele. Por isso dizemos que o novo Portal tem muito mais RCC! Mas como colaborar para deixá-lo com a cara do nosso Movimento?
Agenda
Encaminhe-nos a agenda de eventos diocesanos, regionais e estaduais. Temos uma área no portal RCCBRASIL específica para isso. Mande o cartaz ou flyer de divulgação, data, local e informações gerais. Todos os eventos da Renovação têm espaço na nossa agenda!
Matérias
Sabemos que a vida do nosso Movimento é dinâmica e que nos nossos Grupos e dioceses acontecem muitas coisas. Queremos saber! Mande releases e matérias de todos os acontecimentos da RCC local. Será uma alegria mostrar as ações da família carismática para o Brasil inteiro.
Testemunhos
Testemunhe sua fé! Escreva um relato contando sua caminhada na Igreja e dentro da Renovação Carismática. Conte-nos sobre sua conversão, algum fato marcante de fé. Mostre aos irmãos carismáticos que, assim como você, ele pode fazer a diferença no mundo.
Para que isso possa chegar em nossas mãos, basta nos mandar um e-mail. Nosso endereço é dpto.comunicacao@rccbrasil.org.br.
Contamos com a sua colaboração para que o Portal possa ter mais notícias, mais testemunhos, muito mais RCC!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O segredo da cura

“Jesus tomando a palavra perguntou-lhe: “Que queres que te faça?” __ “Raboni, respondeu-lhe o cego, que eu veja!” Jesus disse-lhe: “vai, a tua fé te salvou.” No mesmo instante ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho”. ( Mc 10, 46)


É interessante seguir o caminho que Jesus faz com o cego Bartimeu para mostrar a ele o seu amor infinito: Vai a tua fé te salvou. Jesus diante deste cego que gritava por um socorro, por uma cura, se aproxima e faz uma pergunta que aos nossos olhos parece esquisita: o que queres que eu te faça?                                          . 

Para nós parece que Jesus ficou doido, o que um cego pode querer a não ser enxergar, mas Jesus não quer só curar a sua cegueira física, Ele quer curar todo o seu ser. O escutar do cego a resposta: “que eu veja” deu a possibilidade a Jesus de entrar profundamente no seu coração e mostrar a Bartimeu que a coisa menos importante para uma vida nova era a cura da sua cegueira, mas a cura do seu coração ferido. O nosso Deus gosta de escutar da nossa boca o que nós estamos precisando, o que queremos que Ele faça, não é maravilhoso. Por isto a Palavra nós diz: “pede e vós serás dado...”

Milagre do “Fogo Sagrado” atrai milhares de cristãos a Jerusalém

Dentre as milhares de pessoas, peregrinos cristãos e clérigos vestindo o roupão tradicional se entremeiam a policiais israelenses e guardas da fronteira. Um dos peregrinos citou, “Eu estou aqui porque eu gostaria de ver a Semana Santa a partir da Terra Santa, porque eu acho que é uma experiência única”.
Diante do túmulo, cristãos e clérigos acenderam velas, eles reverenciam o fogo sagrado fazendo uma analogia à ressurreição de Cristo e também à Sarça Ardente do Monte Sinai. De acordo com os ortodoxos,  o milagre do fogo sagrado acontece anualmente, exatamente no dia antes Páscoa, eles anda disseram que por mais de mil anos o milagre é documentado, e atualmente é transmitido ao vivo para vários países.

O barulho das palavras

Imagem de DestaqueEscutar significa receber alguém dentro de nós
  Dizem que quando Deus quer falar, não precisa do barulho das palavras, fala nos acontecimentos, no silêncio da natureza, fala como quer e do jeito que quer. Mas será que quando o Todo-poderoso quer falar estamos dispostos a ouvi-Lo? Eis a questão. Parece que, nos dias atuais, nossos ouvidos estão sempre ocupados. Escolhemos o que queremos ouvir, colocamos o fone e esquecemos o mundo à nossa volta. Como o Senhor costuma falar de um jeito sempre novo, fica difícil conseguirmos identificar Sua voz. Talvez nem paremos para pensar sobre isso, mas o fato é que a vida segue um ritmo tão acelerado que já não temos tempo para ouvir: nem uns aos outros nem a Deus.

Escutar é uma bela arte, saber falar também... Acredito que, se estamos buscando um crescimento espiritual, precisamos dar passos neste sentido, porque só conseguimos ouvir a voz de Deus se nossos ouvidos estiverem treinados em ouvir as pessoas. Você sabe o que se passa com a pessoa que está ao seu lado, seja no trabalho, em casa ou na escola? Costuma perguntar como foi o dia daqueles que convivem com você? É fácil perceber que há pouco interesse em ouvir o outro, talvez porque para fazê-lo é preciso esvaziar-se de si mesmo, e este é um desafio que, apesar de construtivo, nem sempre é apreciado.

Ele está no meio de nós




                Cardeal Odilo Pedro Scherer
                Arcebispo de São Paulo (SP)

                Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, aleluia! Ressuscitou verdadeiramente e está no meio de nós, aleluia!
                A Páscoa é a festa mais importante do Cristianismo e da nossa Igreja; para  chegar a ela, preparamo-nos durante quarenta dias e celebramos o solene Tríduo Pascal. Agora chegamos ao Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor e ainda continuamos ainda a celebrar durante oito dias, como se fosse um só grande dia de festa! De fato, a Páscoa tem um significado imenso para nós!
                Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem, foi condenado à morte de modo injusto pela maldade dos homens; mas Ele entregou sua vida sobre a cruz por amor a todos nós, manifestando o amor infinito de Deus por nós. Ele mesmo ensinou que "ninguém tem maior amor, do que aquele que entrega a vida pelos amigos". Ele mesmo fez isso. E Deus não o deixou em poder da morte, mas fez o seu Cristo levantar-se novamente do pó da morte e aparecer vivo aos seus discípulos, para continuar a ser seu Mestre e Senhor. E as pessoas concluíam: Deus estava realmente com Ele!

Cartaz de Parada Gay traz foto de catedral e desrespeita valores católicos no Paraná.

Folha de São Paulo
Um cartaz de divulgação da Parada Gay de Maringá (436 km de Curitiba) provocou indignação na Igreja Católica por estampar a foto da Basílica Nossa Senhora da Glória refletindo a explosão de um facho de luz com as cores do arco-íris. A Igreja quer a retirada do cartaz das redes sociais e de sites que defendem a causa gay.
O editor do site “Maringay”, Luiz Modesto, 31, disse que o cartaz é extraoficial e foi desenvolvido pela artista plástica Elisa Riemer, inspirado na capa do álbum “The Dark Side of the Moon”, da banda britânica Pink Floyd.

Reprodução
Cartaz extraoficial de divulgação da Parada Gay de Maringá, no Paraná
Cartaz extraoficial usado na divulgação da Parada Gay de Maringá (PR); Igreja não gostou da exposição
“Foi um cartaz simpático, com o símbolo de Maringá. Em qualquer lugar usa-se o símbolo da cidade para vender o peixe”, afirma.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ento XVI: 85 anos festejados com alegria por católicos de todo o mundo



A Igreja celebra com alegria nesta segunda-feira, 16 de abril, o aniversário de 85 anos do Papa Bento XVI. Mensagens de felicitações chegam de todo o mundo por ocasião dessa data especial que precede, aliás, um outro aniversário importante, o de sete anos de Pontificado de Joseph Ratzinger, que se completam em 19 de abril.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, manifestou seu sentimento pela ocasião. Manifestou, aliás, dois sentimentos, um de “gratidão ao Senhor por esse Papa que nos guia com grande força, gentileza e fé” e outro de “admiração” pelo pontificado “rico e intenso, com viagens e eventos importantes, e com um Magistério forte e múltiplo”.

Vaticano vai investigar possível milagre em Uberlândia realizado pela intercessão da Beata Elena Guerra

Um enfermeiro teria saido de coma graças à beata italiana Elena Guerra. 'As documentações serão examinadas', disse representante do Vaticano.
Um possível milagre será investigado em Uberlândia por um representante do Vaticano. A beata italiana Elena Guerra teria curado um enfermeiro que ficou em coma por quase um mês após cair de uma árvore. Falta apenas o reconhecimento de um milagre para ela ser considerada santa e o processo deve ser concluído até 2014.
A história chamou a atenção da igreja católica que luta pela canonização da beata e o representante do Vaticano, Abade Ugo Tagni, foi a Uberlândia pesquisar sobre o caso. "As documentações serão examinadas para ver se é um milagre verdadeiro. Vamos começar em Uberlândia uma investigação para confirmá-lo", explicou.
O enfermeiro Paulo Gontijo de Oliveira sofreu um acidente que o deixou em como por vários dias. “Eu resolvi podar uma árvore e estava faltando um último galho quando eu senti ele escapulir e eu cai de cabeça para baixo", contou.

Desde a concepção, você é um SER humano!

PERGUNTAS FEITAS AO DR. JÉRÔME LEJEUNE NO AUDITÓRIO PETRÔNIO PORTELLA SENADO FEDERAL, BRASÍLIA, EM 27 de AGOSTO DE 1991
Dr. LEJEUNE (foto), falecido em 1994, foi um médico francês, pediatra, e se deve a ele a descoberta da causa genética da “Síndrome de Down”.
Dr. Lejeune foi membro de várias academias científicas e recebeu a mais alta distinção mundial no campo da genética a “Memorial Allen Award  Medal”
1.O número de abortos diminuiu com a legalização do aborto em seu país?
Naturalmente não. A autorização de um ato antes proibido não diminui o número de infrações. Nunca entendi como se imaginar uma redução no número de abortos após a legalização. Isso não aconteceu em nenhum país do mundo.
2. O senhor aceita o aborto em alguma circunstância?
Não vejo qualquer circunstância que justifique matar um inocente, e se não me engano, no Brasil não existe a pena de morte para os culpados. Se não há pena de morte para os culpados, não vejo razão para se instituir uma pena de morte para os inocentes.
3. O professor aceita a tese de que o aborto e a esterilização fazem parte de um plano neomalthusiano voltado não exclusivamente, mas principalmente, para o Terceiro Mundo?
Sim, isso é muito claro.
4. O senhor é contra o aborto quando uma mulher engravida no ato de um estupro?
O estupro é um crime, mas não cometido pela criança. Quem deveria ser castigado é aquele que cometeu o estupro.

Mais de 115 mil pessoas se tornaram católicas nos EUA em 2011.

Segundo dados difundidos pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos, mais de 115 mil pessoas se tornaram católicas no país em 2011. Dessas, 43.335 eram adultos, que não eram batizados; e 72.859 pessoas que já haviam sido batizadas na religião protestante.
É no sul do país onde há o maior número de conversões, recebendo o sugestivo nome de “boom”, mas há batismo de adultos em todo o território. Na arquidiocese de Nova York, por exemplo, região nordeste, onde há cerca de 2,6 milhões de católicos, aproximadamente 1500 adultos foram batizados durante a vigília do dia da Páscoa.
Enquanto na parte sul, a Arquidiocese de Houston, que possui mais de 1 milhão de católicos, recebeu mais 2.400 integrantes e a Arquidiocese de San Antonio, teve acrescido em mais 1.165 pessoas sua população católica, que já é de 700 mil.
Segundo o site ReligiónEnLibertad, o Estados Unidos é definido como uma país “dinâmico” em matéria religiosa. Quase 45% da população adulta do país professa uma convicção religiosa diferente a de sua infância.
Com informações de ReligiónEnLibertad.

Frente Parlamentar Contra o Aborto vai propor projeto de decreto legislativo para suspender a decisão do STF sobre Anencéfalos.

EDUARDO BRESCIANI / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) vai apresentar  um parecer na Comissão de Direitos Humanos do Senado defendendo que o diagnóstico de anencefalia para a permissão do aborto legal seja resultado da análise de uma junta de três médicos.
O objetivo é auxiliar a regulamentação desse tipo de interrupção de gravidez permitido pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em contraponto, a Frente Parlamentar Contra o Aborto vai se reunir no mesmo dia para propor um projeto de decreto legislativo para suspender a decisão do Supremo.
O relatório do senador goiano é um projeto de Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) que visava a liberar o aborto de fetos anencéfalos. Parecer anterior, da ex-senadora Marinor Brito (PSOL-PA), propunha a exigência de dois laudos médicos. “É preciso ter certeza médica, então estou fazendo essa alteração para que tenhamos uma junta de três médicos para fazer o diagnóstico e evitar um empate se a análise fosse de dois profissionais”, diz Miranda.
O texto também prevê a necessidade de consentimento da grávida ou de seu representante legal em caso de menor de idade ou incapaz.
O senador pedirá ao presidente da comissão, Paulo Paim (PT-RS), a votação da proposta até o final deste mês. Ele defende que o debate sobre o tema não seja contaminado por questões ligadas à descriminalização ou à legalização do aborto.
Não podemos misturar as coisas, mas também não podemos ficar engessados. Esses casos de anencefalia são gravíssimos e podem pôr em risco a gestante.”

domingo, 15 de abril de 2012

A Mensagem da Divina Misericórdia

Imagem: Jesus Misericordioso e Santa Faustina
Jesus Misericordioso e Santa Faustina

Entre os anos de 1931 a 1938 o próprio Jesus quis se revelar a uma humilde religiosa polonesa, Santa Faustina Kowalska, recordando-lhe – através de visões e alocuções – a centralidade do mistério do amor misericordioso de Deus para com o mundo e a humanidade, especialmente os pecadores, sofredores e agonizantes. Sublinhou também qual deve ser a resposta de cada ser humano a tão grande generosidade, a qual inclui algumas novas formas de culto e devoção.
Em linhas gerais podemos afirmar que toda a história da salvação está marcada pela revelação de um Deus que não pactua com o mal (o pecado, a soberba, a mentira, o ódio etc.), mas que vence o mal pelo bem, ou seja, com seu amor misericordioso para com o pecador. Assim, por exemplo: Êx 34,4-7 – Moisés descobre que o Deus de Abraão, Isaac e Jacó é clemente e misericordioso; Sl 136 – o povo de Deus canta sem cessar a misericórdia do Senhor; Os 11,8 – os profetas recordam que o coração paterno de Deus se “contorce” pelos seus filhos; Eclo 18,13 – a verdadeira sabedoria nos faz descobrir que a misericórdia divina envolve todos os seres humanos.
Na plenitude dos tempos o Filho de Deus assume a natureza humana para nos salvar e santificar, manifestando de modo pleno e definitivo – pela sua vida e palavra – a divina misericórdia. Tudo isso estimula S. Paulo a ler toda a ação divina em nosso favor à luz da sua misericórdia (Tt 3,4-7). A tradição cristã posterior (S. Agostinho, Sto. Tomás de Aquino, Sta. Catarina de Sena, Sta. Terezinha do Menino Jesus etc.) constantemente haveria de atestar que a misericórdia é a manifestação mais excelente do amor divino, revelando de modo extraordinário o seu poder (cf. Sto. Tomás, Ad Eph. 2,4, lect. 2, nn. 85s).
Em nossos tempos se fazia necessário recordar ao mundo esta maravilhosa verdade. Catástrofes, conflitos, carestias têm deixado em nosso planeta um rastro terrível, quase sempre indelével. As aparições de Nosso Senhor a Santa Faustina ocorrem exatamente no momento em que se agravava a crise política, econômica, social e militar em diversas partes do mundo – haja visto que a queda da bolsa de valores de Nova Iorque se dera em 1929 (gerando uma queda vertiginosa no produto mundial), e que exatamente na década de 30 se deu a ascensão de Hitler ao poder alemão (1933) e o início da II Guerra Mundial em 1939 (menos de 1 ano após a morte de Santa Faustina).

Como ser um católico bem formado?

"Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma doutrina profunda, porque é ainda criança. Mas o alimento sólido é para os adultos..." (Hb 5, 13-14).
                O autor da Carta aos Hebreus escreveu: "Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma doutrina profunda, porque é ainda criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal" (Hb 5, 13-14). Sem esse "alimento sólido", que a Igreja chama de "fidei depositum" (o depósito da fé), ninguém poderá ser verdadeiramente católico e autêntico seguidor de Jesus Cristo.
                Não há dúvida de que a maior necessidade do povo católico hoje é a formação na doutrina. Por não a conhecer bem, esse mesmo povo, muitas vezes, vive suaespiritualidade, mas acaba procedendo como não católico, aceitando e vivendo, por vezes, de maneira diferente do que a Igreja ensina, especialmente na moral. E o pior de tudo é que se deixa enganar pelas seitas, igrejinhas e superstições.
                Em sua recente viagem à África, que começou em 17 de maio de 2009, o Papa Bento XVI deixou claro que a formação é o antídoto para as seitas e para o relativismo religioso e moral. Em Yaoundé, em Camarões, o Sumo Pontífice disse que "a expansão das seitas e a difusão do relativismo - ideologia segundo a qual não há verdades absolutas -, tem um mesmo antídoto, segundo Bento XVI: a formação". Afirmando que: «O desenvolvimento das seitas e movimentos esotéricos, assim como a crescente influência de uma religiosidade supersticiosa e do relativismo, são um convite importante a dar um renovado impulso à formação de jovens e adultos, especialmente no âmbito universitário e intelectual». E o Santo Padre pediu «encarecidamente» aos bispos que perseverem em seus esforços por oferecer aos leigos «uma sólida formação cristã, que lhes permita desenvolver plenamente seu papel de animação cristã da ordem temporal (política, cultural, econômica, social), que é compromisso característico da vocação secular do laicado».
                Desde o começo da Igreja os Apóstolos se esmeraram na formação do povo. São Paulo, ao escrever a S. Tito e a S. Timóteo, os primeiros bispos que sagrou e colocou em Creta e Éfeso, respectivamente, recomendou todo cuidado com a "sã doutrina". Veja algumas exortações do Apóstolo dos Gentios; a Tito ele recomenda: seja "firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem" (Tt 1, 9). "O teu ensinamento, porém, seja conforme à sã doutrina" (Tt 2,1).

Afinal, Por que as mulheres não podem ser “sacerdotes”?

O assunto foi apresentado por uma minoria de eclesiásticos que criam saber interpretar as moções de algumas mulheres do nosso tempo, e isso deu lugar a inevitáveis comentários de uma imprensa ávida por notícias sensacionalistas, pronta a encontrar fisuras no corpo da Igreja.
Os promotores do sacerdócio feminino procuraram argumentos de índole bem variada para sustentar sua proposta. Entre todos eles, se põem especial ênfase naqueles que manifestam maior seriedade.
1) Adaptação da Igreja às características da sociedade moderna
Depois de séculos de opressão, a mulher se situa hoje em uma atitude reivindicadora (o desejo de otorgar-lhes o sacerdócio não procede, entretanto, de uma emancipação feminista, senão que foi promovido por eclesiásticos, principalmente) A Igreja deve acolher institucionalmente e a todos os níveis essa atitude, e superar assim seu passado anti-feminista.
Aqui, é facilmente observável tão só uma concepção humana da Igreja, como se ela pudesse reiterar sua essência constitutiva. Sua estrutura fundamental não deriva da sociedade, ou da cultura, ou da mentalidade do seu tempo. A Igreja não pode pretender fazer-se acreditável ou aceitável para os homens deixando de lado o que ela é, mesmo se houvesse uma maioria que reclamasse tal opção: como Cristo, será sempre o não da contradição, necedade para alguns e escándalo para outros, fiel à vontade divina expressada pela Revelação, conservada em sua fé e em sua vida de modo contínuo e homogéneo, por vinte séculos, com a assistência do Espírito Santo.

CNBB emite nota oficial sobre o aborto de Feto ‘Anencefálico’.

“Nota da CNBB sobre o aborto de Feto ‘Anencefálico’
Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by