sexta-feira, 2 de março de 2012

Nos últimos 11 anos 2,7 milhões de pessoas deixaram o grupo dos ‘não religiosos’ para aderirem a alguma religião. Neste mesmo período, 1,37 milhões deixaram de ser ateus!

Em todo o mundo, o número de ateus e não religiosos diminui a cada dia, de acordo com o estudo anual “Status das Missões Global.” Especificamente entre os anos 2000-2011, a categoria de “não religiosos” perdeu 700 adeptos por dia, enquanto a categoria “ateus” vem perdendo diariamente 300 adeptos.
No total, nos últimos 11 anos 2,7 milhões de pessoas deixaram o grupo dos ‘não religiosos’ para aderirem a alguma religião. Neste mesmo período, 1,37 milhões deixaram de ser ateus.

Os jovens e suas religiões.

Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos.
Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são “profundamente religiosos”. Noventa por cento afirmam acreditar em Deus.
Em 1882, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche assinou a certidão de óbito divina com a célebre afirmativa: “Deus está morto”. Para ele, os homens não precisariam mais viver a ilusão do sobrenatural. “Aquilo que muitos acreditavam que destruiria a religião – a tecnologia, a ciência, a democracia, a razão e os mercados, tudo isso está se combinando para fazê-la ficar mais forte”, escreveram John Micklethwait e Adrian Wooldridge, ambos jornalistas da revista britânica The Economist , no livro God is back .
Regina Novaes destaca no artigo do ISER Jovens sem religião: Hoje e ontem há jovens que se definem como “ateus” e “agnósticos”, mas certamente em nenhuma outra época houve tantos jovens se definindo como “sem religião” que poderiam também ser classificados como “religiosos sem religião”, isto é, adeptos de formas não institucionais de espiritualidade que são normalmente classificadas como esotéricas, nova era, holísticas, de ecologia profunda etc. Mas, ao mesmo tempo, também é significativo o número de jovens que se predispõe a mudar de religião e que reafirma seu pertencimento às igrejas evangélicas, às novas religiões japonesas, ao Budismo e, também, a grupos católicos ligados à Teologia da Libertação ou à Renovação Carismática.
È bom lembrar que a maioria da população jovem (cerca de 85%) vive nos países em desenvolvimento, como o Brasil. O Brasil, aliás, é o quinto país do mundo com maior porcentagem de jovens na sua população, correspondendo a 50% da população jovem da América Latina e 80% do Cone Sul. Os 34,1 milhões de jovens brasileiros, ou 20,1% do total da população brasileira, representam quase que a população total da Argentina (cerca de 38 milhões).

Serviço de segurança do Paquistão afirma que Bin Laden usava Bíblia para organizar ataques terroristas

Serviço de segurança do Paquistão afirma que Bin Laden usava Bíblia para organizar ataques terroristas
As Bíblias foram encontradas junto com rádios comunicadores em um esconderijo secreto em uma parede da casa. Várias páginas de edições do livro sagrado cristão, em inglês, estavam dobradas e textos específicos haviam sido marcados.
Bin Laden foi morto por uma unidade especial das forças armadas norte americanas em maio do ano passado, em resposta ao ataque terrorista, orquestrado por ele, que matou cerca de 3.000 no dia 11 de setembro de 2001. A execução do terrorista aconteceu às vésperas do ano eleitoral americano, e muitos acusam o presidente evangélico Barack Obama de usar a morte de Bin Laden para se promover junto ao eleitorado.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ensinamentos do Monte Tabor



-

Muitas os ensinamentos que a transfiguração de Cristo no monte Tabor oferece aos seus seguidores (Mc 5,2-10). O Evangelista destaca que o Mestre divino “tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os sozinhos a um lugar à parte sobre alta montanha”. Santo Tomás de Aquino comentou: “Jesus com isto ensina que é necessário a todos os que desejam contemplar a Deus a não se ligar  às baixas voluptuosidades, mas se elevar sem cessar pelo amor para os bens celestes”. Para se transfigurar é preciso se transportar para cima, ascender.
O embelezamento da alma supõe que não se esteja inclinado para a terra, curvado pesadamente sob o peso das paixões, escravo dos prazeres carnais, livre dos novos demônios deste milênio. Para se chegar à visão de Deus é preciso contemplá-lo, é preciso alçar vôos para as alturas, para as altaneiras montanhas. Entretanto, ir ao cimo de um monte supõe esforço, disposição. Toda transformação para melhor está condicionada também a um doloroso esforço. O processo de transfiguração em Cristo exige uma ascese contínua. Urge com determinação eliminar os elementos que conspiram contra um aprimoramento espiritual ininterrupto. O desapego absoluto de tudo que impede a adesão completa ao divino Redentor. Aliás, o desprendimento é uma recomendação essencial do Evangelho, renúncia de tudo, de todos, sobretudo de si mesmo, mesmo porque a adesão às coisas e aos outros ocorre sempre por causa do interesse próprio. Para se degustar, porém, as delícias do Monte Tabor é preciso não hesitar e fazer da vida uma ascensão jamais interrompida por mais laboriosa que seja.

Itinerário Quaresmal

Diz o Senhor Todo-Poderoso: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração, com jejum, lágrimas e gemidos de luto. Rasgai os vossos corações, não as vossas vestes; convertei-vos ao Senhor vosso Deus, porque ele é compassivo e misericordioso...” (Joel 2, 12)
 
Paz e Misericórdia!
 
O Senhor nos convida a dar um passo a mais nesse tempo de Quaresma que se inicia, que é um tempo de grande graça: tempo de purificar nossa alma e recomeçar, novamente!
 
Saímos da “Festa das Tendas” entusiasmados com a experiência de comunhão e simplicidade, retornando às origens... Foram dias de muita graça, onde pudemos orar juntos, partilhar, conhecer tantos novos irmãos, reencontrar tantos outros... Mas, sobretudo, meditar com profundidade aquilo que os nossos padres, Antonello e João Henrique, propuseram para vivermos todo o ano como Movimento: “Amar ao próximo como a si mesmo”(Lc 10, 27). E como é gostoso, olhando nossa vida, perceber que ainda estamos na 1ª série da Escola do Amor, simplesmente no primeiro degrau... precisamos aprender tudo de novo porque ainda não sabemos amar... foi a experiência que pudemos fazer nestes dias, e não de forma negativa, mas com um sentimento e um desejo enorme de dizer como Chiara Lubich: “Senhor, eu quero te amar como ninguém nunca te amou!”
 
É tempo para vivermos um grande retiro Espiritual e trazer no coração tudo o que pudemos aprender nestes dias e neste tempo... O Papa João Paulo II costumava dizer que este é um tempo de profunda conversão e: “Converter-se quer dizer para nós procurar novamente o perdão e a força de Deus no sacramento da reconciliação e assim recomeçar sempre, avançar diariamente”! Quantas graças podemos obter se realmente vivermos esses 40 dias da Quaresma assim... buscando constantemente a experiência do amor e de uma verdadeira e profunda conversão!

No Paquistão, cristãos são atacados por muçulmanos a tijoladas

Segundo informações da missão Portas Abertas, jovens muçulmanos atacaram dois irmãos que se desentenderam com eles, atacando-os com tijoladas e pedradas. O ataque somente foi encerrado após atingirem uma idosa cristã com uma pedrada no peito.
Em depoimento, o jovem cristão Gulshan Masih, de 20 anos, afirmou que seu irmão, Saif Masih, de 18 anos havia participado de uma disputa com outros jovens, e a partir de um desentedimento nessa disputa, a briga se tornou religiosa: “Os muçulmanos acusaram-nos de profanar a mesquita, dizendo que pegamos as pedras do templo islâmico para atirar contra eles. Meu pai e meu tio não estavam envolvidos na confusão e mesmo assim foram presos após serem falsamente acusados”, relatou Gulshan.
Esse conflito faz parte de uma tensão que se instalou na região e as autoridades paquistanesas tem levado cristãos presos após acusações sem provas de muçulmanos da região de Sialkot, de acordo com informações da missão Portas Abertas.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Encontrada tumba com referência direta à ressurreição de Jesus


A mais antiga referência ao cristianismo foi descoberta em uma tumba do século 1, encontrada em um moderno condomínio do Bairro East Talpiot, em Jerusalém. Segundo o polêmico pesquisador bíblico James Tabor, que na década de 1980 anunciou ter achado o túmulo da família de Cristo, as imagens e inscrições gravadas em ossários da tumba fazem alusão não apenas a Jesus, mas à sua suposta ressurreição. Iconografias cristãs antigas são comuns, mas até hoje nenhuma era tida como sendo da mesma época em que ele nasceu, o que, para muitos, colocava em dúvida a sua existência.
Tabor e sua equipe, formada por arqueólogos e historiadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, examinaram sete ossários de pedra fechados e intactos, por meio de um braço robótico equipado com uma câmera. O equipamento fez fotos do material, que, analisado por especialistas, mostrou ser de antes do ano 70 d.C.. Embora as câmaras mortuárias não tenham sido submetidas ao teste de carbono 14, é possível estimar a data porque essa era a estética funerária dos anos 20 a 70. Depois desse período, com a destruição da cidade sagrada pelos romanos, os judeus deixaram de usar caixas de pedra nos funerais.

Prefeitura de SP vai comprar 5 mil camisetas para caminhada católica


Kassab tem agradado os religiosos,
sacrificando o Estado laico
A prefeitura de São Paulo abriu hoje (29) licitação para a confecção de 5 mil camisetas que serão distribuídas aos participantes da 28ª Caminhada da Ressurreição, que será realizada durante a Páscoa, no dia 7.

Além disso, a SPTuris, órgão da prefeitura, vai contratar cinco trios elétricos e pagar o sistema de som da caminhada.

A decisão do prefeito Gilberto Kassab é ilegal porque a Constituição Federal impede que o governo, em suas diversas instâncias, promova ou tenha qualquer tipo de envolvimento com atividades religiosas.

Senador da Igreja Universal assume o Ministério da Pesca

Crivella é pastor licenciado
da Igreja Universal
O governo anunciou hoje (29) que Marcelo Crivella (foto) vai assumir o Ministério da Pesca, em substituição a Luiz Sérgio. Crivella é pastor licenciado da Igreja Universal e senador pelo PRB-RJ. Esse partido está ligado à igreja chefiada pelo bispo Edir Macedo, tio do novo ministro.

Nota oficial do Palácio do Planalto diz que “a mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo".

Na época do presidente Lula, o representante do PRB no governo era o vice José Alencar, que morreu de um câncer do qual sofria havia anos.

Clínicas britânicas fazem aborto por “mãe” rejeitar sexo do bebê. Preço? menos de 300 euros.

Clínicas britânicas estão fazendo abortos quando mulheres rejeitam o bebê por não ter o sexo que desejavam.
A chocante notícia foi divulgada pelo Daily Telegraph na semana passada, e mostrou que a rejeição se dá principalmente no caso do sexo feminino.
O ministro da Saúde da Inglaterra, o conservador Andrew Lansley, manifestou preocupação com essa denúncia e disse que irá iniciar uma investigação profunda sobre o assunto, segundo a agência Efe.
A publicação realizou a reportagem por meio de câmaras escondidas e descobriu que alguns médicos de hospitais particulares consentem no aborto em virtude do sexo do bebê, prática totalmente ilegal na Inglaterra.
Grávidas em consultas ginecológicas foram acompanhadas por repórteres em centros de saúde particulares no Reino Unido. Nas ocasiões, mulheres que não estavam satisfeitas com o sexo do bebê marcavam cirurgias de abortos.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mensagens e discursos do papa serão postados no Twitter.

O papa Bento XVI enviará suas mensagens após a oração do Ângelus e seus discursos mais importantes através da rede social Twitter, segundo afirmou nesta quinta-feira o responsável do dicastério vaticano da Comunicação Social, Claudio Maria Celli, à Radio Vaticana.
“Devemos ainda escolher a data para este início, mas será o mais rápido possível e isso está sendo estudado pelo Conselho Pontifício para a Comunicação Social”, afirmou Celli.
No Twitter o papa postará também “seus discursos em outros países, quando pedir colaboração, ajuda para certa forma de necessidade ou por ocasião de certas festas típicas de nosso calendário religioso, como a mensagem de Natal e da Páscoa”, continuou.
Celli acrescentou que foi criado o site Pope2you com as mensagens de Quaresma do pontífice, subdivididas em 40 tweets, com pequenas frases e dirigidas principalmente aos jovens. Mais uma vez, o papa “demonstra a sensibilidade às novas tecnologias e à comunicação de sua palavra”, assegurou o responsável do dicastério vaticano.
No dia 29 de junho do ano passado, Bento XVI inaugurou o novo portal multimídia do Vaticano na internet, News.va, com uma mensagem no Twitter – a primeira vez na história que um pontífice usou este meio de comunicação.
Fonte: Terra

Mulheres e cristãos perseguidos presentes nas intenções do Papa para março


O Vaticano divulgou as intenções do Papa Bento XVI para o Apostolado da Oração para o mês de março: a contribuição das mulheres à sociedade e os cristãos perseguidos, especialmente na Ásia.

A intenção geral do Apostolado da Oração é : "Para que o contributo dado pelas mulheres ao desenvolvimento da sociedade seja adequadamente reconhecido em todo o mundo.".

A intenção missionária é: "Para que o Espírito conceda perseverança a quantos, particularmente na Ásia, são discriminados, perseguidos e mortos por causa do nome de Cristo".

Fonte: ACI Digital

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A saúde nossa de cada dia.

A celebração anual da Quaresma é ocasião favorável para a conversão e mudança de vida, tempo de preparação intensa para a Páscoa do Senhor. "Com efeito, escreve Bento XVI em sua Mensagem para a Quaresma de 2012, este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e pela partilha, pelo silêncio e pelo jejum, com a esperança de viver a alegria pascal".
                "No Brasil, recorda o Texto-Base (TB), a dimensão comunitária da Quaresma é vivenciada e assumida pela Campanha da Fraternidade (CF). A cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade social que precisa ser mudada" (pág. 115). O tema deste ano é: "Fraternidade e Saúde Pública", e o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8).
                A vida é um dom de Deus a ser protegido, preservado e difundido. Todos os seres vivos estão em jogo, sobretudo, os seres humanos. A saúde e a qualidade de vida destes seres são direitos intocáveis. A própria Oração da CF 2012 pede que 'cuidemos' de toda a criação.
                Ao propor à nossa reflexão a Fraternidade e a Saúde Pública, a Igreja quer sensibilizar a todos sobre a dura realidade enfrentada diariamente por grande parte da população brasileira. O que mais se deseja para todo ser humano é a saúde integral. Entretanto, um número elevado de pessoas não tem acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas reais necessidades e dignidade. Numerosos são os cidadãos e cidadãs que não desfrutam de um "atendimento humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados., livre de qualquer discriminação, restrição ou negação em virtude de idade, raça, cor, etnia, religião, identidade de gênero, condições econômicas ou sociais, estado de saúde, de anomalia ou de deficiência.", conforme afirma a "Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde" (cf. TB, 141).

Padre Marcelo diz que se preciso combaterá ministra ‘abortista’

O padre Marcelo Rossi defendeu as reações de grupos evangélicos à nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e suas declarações a favor do debate sobre o aborto.
“Existem princípios que regem a Igreja e, se forem violados, haverá mobilização. Se um candidato for a favor do aborto, não só eu, mas também setores evangélicos, vão se mobilizar contra”, avisou.
A nova titular da pasta, que já havia afirmado que o aborto “é uma questão de saúde pública”, declarou durante sua posse que as mulheres não podem ter “seus direitos reprodutivos e sexuais desrespeitados”.
O posicionamento de Eleonora, uma feminista histórica, tem provocado desconforto não apenas no padre-cantor, mas em setores ligados à Igreja Católica e aos evangélicos.

  com informações do jornal Folha de São Paulo.

ESTUDO: O Sacramento da Confissão



                Porque devemos nos confessar?
                Deus, no seu amor paternal, deseja que todos os pecadores voltem para junto dele. Ele quer que nos afastemos dos nossos pecados, que nos convertamos a ele, nosso supremo Senhor e fim eterno. Jesus Cristo nos diz no Evangelho: "Fazei penitência, pois o Reino dos Céus está perto." (Mat. IV,17).
                Mas para nos ajudar a fazer a penitência, Deus nos dá uma virtude especial para que tenhamos forças para nos arrependermos de nossos pecados. Essa força especial é a Virtude de Penitência.
                Pela virtude de Penitência, que Deus coloca no nosso coração, Ele nos leva a reconhecer toda Sua bondade, toda Sua santidade e como nós O ofendemos e O deixamos triste quando cometemos nossos pecados. Só mesmo conhecendo a Santidade, a Justiça e o Amor de Deus é que podemos reconhecer como nossos pecados ofendem a Deus.
                Deus quer que tenhamos grande arrependimento por nossos pecados.

                O que quer dizer "se arrepender"?
                Arrepender-se quer dizer não querer de maneira nenhuma continuar com a alma manchada pelo pecado, sentir uma dor profunda por ter traído a bondade de Deus, ter ofendido e entristecido a Deus, que nos ama tanto.

Clínica de aborto nos EUA é fechada após orações de exorcismo

Após orações de exorcismo realizadas por sacerdotes católicos, a clínica abortista Rockford's Northern Illinois Women's Center, em Rockford, estado de Illinois (EUA), fechou suas portas. A clínica estava em funcionamento há quase 40 anos e realizava de 25 a 75 abortos por semana.
Um dos integrantes da Rockford Pro-Life Initiative, Kevin Rilott, observou que somente após autorização do Bispo de Rockford, Dom Thomas Doran, em 2009, é que os sacerdotes iniciaram suas orações ao redor da clínica abortista.
Segundo Rilott, "Entre duas a três semanas depois de que os sacerdotes começassem a fazer estas orações, o número de abortos começou a diminuir. Em poucos meses, o número de abortos reduziu-se pela metade, e o número de mulheres que procuravam nossa ajuda provavelmente duplicou". A clínica de Rockford, reduziu seus dias de trabalho de três para dois dias.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by