sábado, 19 de novembro de 2011

CNBB é homenageada com o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será homenageada com o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, tendo em vista a sua atuação na preservação das florestas brasileiras.
A cerimônia de premiação ocorrerá no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), no próximo dia 23 de novembro, às 19h.
O prêmio vai de encontro com a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo da ONU foi chamar a atenção para a importância das florestas para o nosso planeta e "convidar as sociedades humanas a se engajarem em ações de proteção e de uso sustentável de todos os tipos de florestas".
O Prêmio
O Prêmio foi criado em 2002 e restringe-se a laurear anualmente pessoas, projetos e instituições associados à conservação e ao uso sustentável da floresta Amazônica.
Autor: CNBB

SBT sorteia benção de Padre Marcelo


A religião definitivamente virou o o assunto da "moda" na TV aberta. Depois de a Record atacar outras igrejas evangélicas no "Domingo Espetacular", e de a Globo anunciar que terá um especial de Natal gospel, agora é o SBT quem tenta incrementar seu ibope com a fé alheia. O "Domingo Legal" anuncia o sorteio de uma "benção" do padre Marcelo Rossi. O ganhador terá direito a uma visita do padre, que vai abençoar a residência e a família do, ahn, vencedor.
Sim, leitores, vocês leram corretamente. O "Domingo Legal" não está sorteando uma casa, está sorteando apenas a benção do padre, campeão No último domingo, a religião entrou na berlinda depois que o "Domingo Espetacular", da Record, fez uma reportagem de mais de 40 minutos atacando as congregações pentecostais que praticam o chamado "cair no espírito"
Nesta quinta, o F5 informou que a Globo vai exibir no próximo dia 18 de dezembro o primeiro especial gospel da história da emissora.
Aos sábados, também no SBT, o "Programa Raul Gil" promove um show de calouros só com o estilo gospel.

Blog Grupo renascer com informações da F5 (Ricardo Feltrin)

Dois bilhões de pessoas no mundo nunca ouviram a mensagem do evangelho de forma clara. Veja os números.



Gospel Prime

Segundo o estudo anual “Estado das Missões Globais” o número de ateus e não religiosos diminui a cada dia no mundo.
“Especificamente, neste milênio (de 2000 a 2011) a categoria ‘não religiosa’ perde cerca de 700 adeptos por dia, enquanto os ‘ateus’ perdem 300. Ou seja, nos últimos 11 anos, os “infiéis” perderam 2,7 milhões de adeptos e os ateus, 1,37 milhão.
O segmento de fé que mais cresce são os evangélicos, adicionando cerca de 60.000 fiéis por dia. Em seguida vem o catolicismo, que aumenta 34 mil pessoas por dia. No Islã nascem 79 mil fiéis diariamente e no Hinduísmo, 37.000.
Comparando esses números com 1970 (em plena revolução sexual no Ocidente e ateísmo comunista na Europa) percebe-se que, em 41 anos, o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos. Por outro lado, pessoas que se denominam ‘não-religiosas’ cresceram mais de cem milhões.
Devido à queda dos regimes comunistas, muitos que antes se declaravam ateus agora dizem apenas ser ‘não-religiosos’. Da mesma forma, na China, no Vietnã e em outros países comunistas, muitos preferem dizer que são ‘não religiosos’ em vez de ateus.
Portanto, no século 21 o número de ateus irá diminuir enquanto as religiões continuarão crescendo. Isso inclui a recuperação do Judaísmo (15,1 milhões em 1970 e menos de 14 em 2000) que agora tem 14,9 milhões de membros.

ORQUESTRA FILARMÔNICA ESTRELAS DA SERRA NESTE SÁBADO NA FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTESEM CAMOCIM


Dentro do Projeto Caminhos Musicais, realizado pela empresa Guanabara, Camocim receberá neste sábado (19), a apresentação de uma Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, formado por jovens da cidade de Croatá. Essa será sua última parada antes do encerramento da turnê, em dezembro, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. O espetáculo musical será apresentado na Praça da Matriz, a partir das 20h30. Será uma chance de o camocinense conhecer a música em sua essência. Lembrando que essa é a primeira vez na história que a cidade recebe uma orquestra filarmônica.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Igreja Católica é dona de muita riqueza?

Muito se fala sobre a riqueza da Igreja, o ouro do Vaticano etc. A Igreja, incumbida por Jesus de levar a salvação a todos os homens, precisa de um “corpo material”, sem o qual não pode cumprir sua missão. O Vaticano possui cerca de 180 núncios  apostólicos espalhados pelo mundo. No ultimo Concilio, o do Vaticano II, Papa João XXIII reuniu cerca de 2.600 bispos de todas as nações, no Vaticano, durante 3 anos… Que chefe de Estado faz isso ?
Em 1870, na guerra de unificação da Itália, a Igreja perdeu seu território pontifício de 40 mil quilômetros quadrados; ficando apenas com o pequeno espaço de hoje: 0,44 Km², em 1929, pelo Tratado do Latrão. Os objetos contidos no Museu do Vaticano foram doados aos papas por cristãos e pertencem ao patrimônio da humanidade. De acordo com o Tratado de Latrao, a Igreja não pode vender ou doar qualquer bem que esteja no Museu Vaticano. Não há motivo, portanto, para se falar, maldosamente, da “riqueza do Vaticano”. Qualquer chefe de Estado, de qualquer pequeno país, tem á sua disposição, no mínimo, um avião. Nem isso, o papa tem.

Castidade conjugal: AMOR triunfante entre duas pessoas sexuadas e felizes!

Tomás Melendo
Falar de castidade em pleno século XXI pode parecer chocante e anacrônico. Talvez porque se costuma associar – erroneamente – esse termo a um conjunto de negações completamente alheias ao amor, chegando mesmo a equipará-lo à simples abstenção do trato corporal.

Para São Josemaria Escrivá, pelo contrário, a castidade conjugal é uma virtude tremendamente afirmativa: “é uma triunfante afirmação do amor” (Sulco, n. 831). Ele explicava-o assim: “A castidade – que não é simples continência, mas afirmação decidida de uma vontade enamorada – é uma virtude que mantém a juventude do amor, em qualquer estado de vida” (É Cristo que passa, n. 25).

Referida aos casados, a castidade é a virtude que torna possível que aos quinze, vinte, vinte e cinco ou muitos mais anos de matrimônio, cada cônjuge esteja tão enamorado do outro como naquele dia já distante em que os dois uniram suas vidas. E até mais: porque cada um é para o outro agora muito mais amável e arrebatador do que antes, já que o carinho prolongado leva a descobrir e aprofundar nas riquezas pessoais e na beleza do outro.

A castidade é portanto algo muito grande, excelso, positivo, que não se reduz a um conjunto de proibições: vai muito além dos domínios do mero uso dos órgãos genitais. Seu objeto próprio – como o de qualquer virtude – é o amor: neste caso o amor de duas pessoas sexuadas – homem e mulher – precisamente enquanto tais. E a sua finalidade é a de fazer com que esse carinho desenvolva-se e frutifique em todas e em cada uma das suas dimensões: não somente nas diretamente relacionadas com o trato corporal ou genital.
AUMENTAR O CARINHO

Entende-se então que o principal e mais definitivo ato dessa virtude consista em fomentar positivamente – com as mil e uma espertezas que o engenho amoroso descobre – o amor ao outro cônjuge.

Por isso – para vivê-la em toda a sua grandeza – é oportuno que cada um dos dois dedique todos os dias uns minutos para escolher qual detalhe ou detalhes de carinho e de delicadeza empregará para dar ao outro uma alegria e para fazer subir a qualidade e a temperatura do amor mútuo. Com igual empenho deverá empregar todos os meios ao seu alcance para que as manifestações de afeto escolhidas sejam levadas à prática, para que o trabalho profissional e as outras ocupações não façam delas simples “boas intenções”.

Nicéia: igreja onde ocorreu o sétimo concílio é transformada em mesquita.

Vatican Insider
Hagia Sophia, de Niceia, lugar onde ocorreu o sétimo Concílio ecumênico no ano 787, está prestes a ser declarada uma mesquita pelas autoridades turcas.
Segundo a imprensa turca, o chamado à oração pelo muezim foi cantado na quinta-feira passada, pela primeira vez desde a fundação da República Turca em 1923. O minarete foi acrescentado à igreja da cidade chamada pelos turcos de Iznik durante o período otomano. No ano passado, ela foi restaurada.
Com a oração celebrada no início da festa islâmica sacrificial no domingo de manhã, a ex-igreja estará pronta para as cerimônias religiosas islâmicas. A decisão do escritório do Conselho de Administração, a autoridade competente, provocou um debate feroz.
Selcuk Mülayim, da Universidade de Marmara, historiador da arte, ressaltou a importância do edifício na história do cristianismo e advertiu que a medida vai marcar o início de protestos em todo o mundo. A Câmara de Comércio de Iznik criticou a medida como totalmente incompreensível, já que a pequena cidade vive de turismo.
Também é controverso o fato de o Conselho ter que explicar como a igreja anterior foi convertida de museu a mesquita. O escritório explicou que o edifício havia sido marcado pela comunidade “injustificadamente” como museu, uma vez que nunca tinha sido utilizado como museu antes. No ano passado, no entanto, um cartaz foi posto na frente da estrutura da igreja restaurada, escrito “Museu”. Um guardião cobrava o bilhete de ingresso.

“Brasil sem aborto” promove abaixo assinado para a aprovação do Estatuto do Nascituro. Assine também.


O Movimento Brasil sem Aborto está recolhendo assinaturas pela diligente tramitação e aprovação do PL 478/07 – Estatuto do Nascituro, um projeto de lei que tem por objetivo a proteção da vida e da integridade do ser humano concebido, mas ainda não-nascido (nascituro).

Segundo a nota enviada pelo Brasil Sem aborto “O projeto também visa proibir a discriminação dos nascituros “em razão do sexo, da idade, da etnia, da origem, de deficiência física ou mental” assim como obrigar os estupradores a pagarem pensão alimentícia aos filhos por eles gerados, cabendo ao Estado arcar com os custos “para cuidar da vida, da saúde[,] do desenvolvimento e da educação da criança” caso o agressor não possa ser intimado e a mãe da criança não disponha de meios econômicos para tanto.

É um projeto de lei que se propõe a conferir proteção legal àquelas pessoas que são as mais frágeis e as mais sujeitas a sofrerem injustiças: os seres humanos ainda não nascidos.

Além de proteger a vida desde a concepção, reforçando o que diz o art. 5º da Constituição Federal, o projeto também visa, no seu art. 13, auxiliar as mulheres vítimas de estupro a terem condições de dar à luz em condições dignas com apoio do Estado.

Outro ponto importante do projeto do estatuto é o seu artigo no. 13, que está de acordo com o Art. 203, incisos I e II, da Constituição Federal, que versa sobre a prestação de Assistência Social a quem dela necessite com os objetivos de proteger a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice, bem como de amparar as crianças e adolescentes carentes..

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Rede Nacional de Intercessão - Novembro de 2011

RECONSTRUINDO A NOSSA IDENTIDADE
Todos os batizados são chamados pelo Senhor a serem protagonistas na grande obra da evangelização. E para por em prática esta missão, cada qual deve se deixar conduzir pelo Espírito Santo a fim de encontrar o meio que o Senhor disponibiliza para que possam exercer bem o seu chamado pessoal. Desta forma, muitos podem ser chamados pelo Senhor a atuarem na Igreja através da dinâmica de um Movimento Eclesial, sendo este o caso dos que atuam na Renovação Carismática Católica. Por ser a RCC o meio que o Senhor nos disponibiliza na Igreja para exercermos o nosso chamado, faz-se então necessário que nos esforcemos em conhecê-la e, conhecendo-a, devemos seguir as orientações e discernimentos deste Movimento.
É com esta finalidade que recomendo a reflexão a seguir:

1. ESTAMOS NOS EMPENHANDO EM COORDENAR COM ESPÍRITO DE COMUNHÃO COM O QUE A RCC DO BRASIL VIVE HOJE?
O que deve ser visto como principal campo de missão da Renovação é o próprio Grupo de Oração: Local frequentado por pessoas de todas as classes sociais e estados de vida e privilegiado espaço para a inserção do carismático no seu chamado a ser discípulo-missionário. A evangelização, com renovado ardor missionário, deve partir sempre da graça primordial de nossa espiritualidade, o batismo no Espírito Santo, e deve almejar a perseverança e o crescimento dos membros da RCC nos Grupos de Oração.
Além disso, é preciso se comprometer em pautar as decisões e as ações na coordenação com os critérios das moções, orientações e projetos do Conselho Nacional. Desta forma, estaremos construindo a comunhão e fortalecendo a nossa identidade nestes tempos em que a RCC do Brasil se empenha em construir a unidade entre seus membros e entre as suas diversas instâncias. Buscando valorizar a RCC como instituição as coordenações locais devem atuar não somente tendo em vista as necessidades da comunidade, mas do movimento como um todo.
 
2. COMO PODE SE DAR CONCRETAMENTE ESTA UNIDADE NO ESTADO, NA DIOCESE, NO GRUPO DE ORAÇÃO?
Sendo rosto e memória de Pentecostes, vivendo a unidade com vistas à missão e os objetivos comuns da RCC. Tais objetivos consistem em fazer a espiritualidade de Pentecostes cada vez mais difundida na Igreja e no mundo, gerando a cultura da vida nova no Espírito, modo de viver das comunidades da Igreja primitiva e a única que pode fecundar a civilização do amor.
Essa missão só pode ser realizada em verdadeira e concreta unidade entre os membros do Movimento e em relação de obediência às diretrizes apresentadas pelos Conselhos Nacional, Estadual e Diocesano.

Depois da Inglaterra e Gales, EUA terão Ordinariato para ex-anglicanos.



Rádio Vaticano
O Cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, anunciou segunda-feira que será erigido nos Estados Unidos um novo Ordinariato para ex-anglicanos. O primeiro foi constituído em janeiro deste ano para o território de Inglaterra e Gales.

Dom Donald Wuerl informou ainda que conforme as disposições da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, de Bento XVI, o Ordinariato será estabelecido em 1º de janeiro de 2012, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. No mesmo dia, será nomeado o primeiro ordinário.

O anúncio foi feito no âmbito da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), em andamento esta semana em Baltimore.

Empresa italiana volta a atacar Igreja ofendendo o Papa em suposta “campanha mundial contra cultura do ódio.”


A imagem abaixo causou perplexidade a alguns anos atrás, a de cima é a “pérola” de agora.

Nossa resposta? simples..Ninguem compra roupa dessa marca e escreve para eles, protestando.
Site: http://www.benettongroup.com/en/contacts.htm

Campanha mostra o Papa Bento XVI aparentemente beijando o Imã do Cairo na boca em uma fotomontagem.
A campanha publicitária ‘contra o ódio’, promovida pela marca de roupas, começou nesta quarta-feira (16) em outdoors em Milão e em Roma -um deles, bem próximo do Vaticano.

Pastor Silas Malafaia seria o motivo para o Missionário R.R. Soares aceitar pagar R$ 5 milhões para não perder horário na Band

Segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin, da coluna F5 da “Folha de S. Paulo”, o aumento dos valores pagos pelo Missionário aconteceu porque o Pastor Silas Malafaia estaria interessado no horário ocupado pela Igreja Internacional da Graça. A reportagem do Gospel+ entrou em contato com a assessoria de imprensa de Malafaia, porém até o fechamento da matéria, o Pastor não havia se pronunciado a esse respeito. Com a concorrência entre os dois, a Band pode aumentar o valor cobrado.
Desde que perdeu o horário na madrugada da Band para o Apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, o Pastor Silas Malafaia vem buscando um novo espaço na grade de programação da emissora.
Para não perder a condição de único líder evangélico com programa em horário nobre, o Missionário R.R. Soares vem aceitando aumentos sucessivos no valor pago à emissora. Especula-se que há três anos, a Igreja Internacional da Graça pagava cerca de R$ 2 milhões pelo horário, que agora mais que dobrou.

Cristãos obrigados a fugir do Paquistão

No Paquistão dois religiosos cristãos foram atingidos injustamente pela polêmica lei sobre a blasfêmia. Trata-se do Bispo protestante Pervaiz Joseph e do Pastore Baber George, obrigados a fugir para o exterior vítimas de falsas acusações de blasfêmia e ameaçados de morte pelos radicais islâmicos, como também pelos líderes de uma organização financiada pelo governo do Paquistão.
A denúncia, divulgada pela agência Fides, provém do Pastor Mustaq Gill, Presidente da “Legal Evangelical Association Development” (Lead), associação de cristãos de todas as confissões, que inclui sobretudo advogados e oferece assistência legal e proteção aos fiéis cristãos no Paquistão.
A Lead, refere o presidente, “organizou a fuga dos dois líderes, em perigo de vida, e hoje provê a garantir um refúgio seguro às suas famílias”. “É um episódio muito triste e emblemática das perseguições que os cristãos sofrem em nome da lei sobre a blasfêmia”, explica Gill à agência Fides, enquanto “o bispo é personalidade muito conhecida e comprometida no diálogo inter-religioso e na paz em nível nacional e provincial no Punjab”.
O bispo e o pastor trabalhavam na região de Lahore (Punjab), nos últimos sete anos encontraram vários líderes políticos e religiosos muçulmanos, enfrentando muitas questões referentes à lei sobre a blasfêmia e as condições dos cristãos.
“Nas últimas semanas – explica o Pastor Gill – precisamente durante uma dessas trocas de opiniões, eles foram acusados de ter usado palavras de desprezo contra Maomé, crime que os dois não cometeram de modo algum”. O bispo era o representante cristão do organismo “International Peace Council For Interfaith Harmony” (IPCIH), que recebe financiamentos do governo do Paquistão.
Precisamente o líder de tal Conselho, Haji Rana Tahir Rehmat, junto com outros líderes religiosos do movimento islâmico “Sunni Tehreek”, lançaram as falsas acusações de blasfêmia, deslegitimando os líderes cristãos e acabando com anos de trabalho comum.
Segundo alguns, os dois cristãos tornaram-se invisíveis para o Conselho, porque eles decidiram iniciar uma nova associação para proteger os direitos das comunidades cristãs no Paquistão. Sobre a questão, falou o Ministro paquistanês para a harmonia nacional, o católico Akram Gill, assegurando que “adquirirá todas as informações necessárias sobre o caso e tomará as medidas adequadas”.
 
Blog Grupo Renascer Camocim com informações da RV

Polêmica: Pamela Anderson, modelo da Playboy vai ser a Virgem Maria na TV

Pamela Anderson vai interpretar o papel de Virgem Maria num especial de Natal da televisão canadiana CTV.
Pamela tornou-se famosa na série «Marés Vivas», sendo também a recordista de capas na revista Playboy e cujo vídeo de sexo com o seu então marido, Tommy Lee, baterista dos Motley Crue, sido um fenómeno mediático em toda a Internet.
A actriz vai contracenar com o cantor Michael Bublé e com o comediante Jon Lovitz no programa natalício, a gravar no dia 1 de Dezembro.
A reinterpretação da Natividade com a modelo da Playboy como mãe de Jesus Cristo promete gerar polémica. O programa contará ainda com comédia stand-up e actuações musicais.

Blog Grupo Renascer  com informações do DD

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Grupo grava primeiro CD dentro de cadeia em SC.

Grupo grava primeiro CD dentro de cadeia em SC Eles cumprem pena pelo mesmo crime (roubo), respondem no Presídio Santa Augusta em Criciúma e nunca tiveram contato profissionalmente com a música. O que os reeducandos I.A.M., 27 anos, A.R.A., 26 anos, e D.V.M., 28 anos, têm em comum? A vontade de se ressocializar por meio da música.
Eles fazem parte do primeiro grupo de rap gospel a gravar um CD dentro de um sistema prisional em Santa Catarina.
E o primeiro trabalho do trio, chamado de Impacto Real, já está pronto, e leva o nome de Mundo dos Muros. Composto por letras que falam do sistema, saudade, preconceito, dia de visita, drogas e oportunidades, o Impacto Real já fez a primeira apresentação sendo ovacionado. O trio se apresentou na quinta-feira passada na Unesc, onde foi aplaudido de pé.
Com a iniciativa da Justiça Federal, Unesc, Departamento de Administração Prisional (Deap) e Presídio Santa Augusta, o projeto Comunicasom, coordenado pelo assistente social, Daniel Souza Paes, foi possível tornar o Impacto, realidade. “Por trás de um detento que tem algemas, existe um ser humano que precisa de uma chance”, diz A.. A união começou atrás das grades. Antes disso, nenhum deles tinha contato, nem pessoal e nem com a música. Por meio de um violão o trio começou a formar as primeiras letras, dentro da cadeia mesmo. Foram questões de dias para que uma sala no presídio se transformasse em estúdio, resultando em 15 dias de oficina, mais de 60 horas de gravações e nove faixas gravadas.
Algumas faixas podem ser ouvidas no blog do projeto.

  Blog Grupo Renascer com informações do A Tribuna

Igreja sueca transforma culto em balada para atrair jovens.

Os jovens da cidade de Estocolmo, Suécia, agora contam com um novo lugar para curtir as noites de sexta-feira. O salão de cultos da Igreja Luterana Todos os Santos (não tem ligação nenhuma com a fé mórmon). Na realidade trata-se de um projeto da igreja que tenta atrair os jovens criando um “culto tecno” onde o público pode curtir música eletrônica antes de ouvir o sermão do pastor.
A ideia partiu do reverendo Olle Idestrom, líder da Igreja de Todos os Santos, que deseja fazer com que esse público seja atraído para dentro da igreja.
Todas as sextas-feiras a reunião religiosa junta dança e juventude, criando um ambiente muito parecido com boates e danceterias. No Brasil esse tipo de culto também é bastante frequente, pois diversas igrejas já adotaram os “cultos tecnos” para atrair o público jovem e apresentar a palavra de Deus.
Fonte: G1

Fé e política: Como anda sua consciência crítica?


Uma das grandes preocupações da Igreja, no seu papel de evangelizar, é despertar nas pessoas, principalmente cristãs, a capacidade de olhar e agir de forma livre e consciente. Nos momentos de decisão, muitos têm sido manipulados, comprados e vendidos, prejudicando a sociedade.
Tendo em vista esta realidade, a Pastoral Fé e Política e as entidades organizadas, devem criar espaço de discussão, de debates, de troca de experiências e manifestação de compromisso em nível de comunidade. Assim, ajudarão a identificar verdadeiras e autênticas lideranças que poderão ter o apoio de todos.
Na verdade, não podemos continuar como está. Estamos preocupados com os legislativos municipais em toda a Região; com o nível de suas autoridades. Elas, em muitos casos, não correspondem à pujança dos municípios. Com isso vemos o privilégio de pessoas e grupos prejudicando a coletividade. Podemos até sentir que os “maus” políticos ficam “abusando” do brio do povo.
Cada dia que passa as coisas ficam piores. O nível, em vez de melhorar, vai caindo vertiginosamente. É lamentável que isto aconteça. Ficamos nos perguntando: onde estão as nossas boas lideranças? Elas não existem mais, ou existem e se escondem na omissão. Elas devem ser acordadas ainda em tempo!
A história passa e urge atitudes concretas de quem está vendo tudo isto. As próximas eleições municipais não demoram a chegar. Será momento de votar de novo. Será que vamos nos deixar levar pelos mesmos erros? É hora de acordar.
A Lei N. 9840, contra a corrupção eleitoral, trouxe alguns relevantes resultados positivos. Pelo menos fez com que candidatos e eleitores agissem com mais cuidado e até diminuindo o nível de corrupção. Apesar dos bons resultados, a Lei não atingiu o auge de seus objetivos. Isto depende da atuação de todos nós.
Agora temos a Lei da Ficha Limpa. É mais um instrumento de ação popular que poderá ser burlada pelas lideranças mal intencionadas. Mas isso não vai acontecer se deixarmos clara a nossa disposição de fiscalizar. Esse instrumento é mais um dado de esperança do povo no sentido de passar a limpo a identidade dos nossos políticos, cobrando deles autenticidade.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jesus no Litoral 2012

COMEÇOU A MISSÃO JESUS NO LITORAL -CEARÁ!

Novos Missionários são formados para Glória de Deus! Vinde e Vede!
No  sábado, 05/11/2010, rolou a Formação de Missionários na Paróquia Santíssima Trindade, da arquid. de Fortaleza. Foi uma benção!





Como será a 1ª Edição do Jesus no Litoral?


A Missão Jesus no Litoral é realizada com base em 4 pilares: oração, formação, vivência fraterna e as práticas de missão. Desta forma, nos organizamos para que dos dias 11 a 15 de janeiro de 2012 estejamos com 150 jovens missionários de todas as dioceses do estado, evangelizando nas praias do litoral de Camocim, região norte do estado.

Equipe de Coordenação da Missão: MJ Ceará e RCC Camocim
No mês de setembro de 2011 realizamos uma reunião com a coordenação local da RCC, a fim de discernir a realização do projeto e a palavra que confirmou em nossos corações esta missão foi do profeta Isaías, 49,6: "Vou fazer de ti luz para as nações"


Nossas esperanças estão fortalecidas porque o próprio Senhor da obra nos prometeu acender em nós a luz divina que animará muitas vidas naquela cidade.


Depois disso, já nos reunimos em outro momento para definir como será a programação da missão. Fique por dentro:


O dia 11 será para o descolamento dos missionários para a cidade sede. Já no dia 12 teremos fortes momentos de oração e formação para o anúncio. Apesar disso, todos os missionários que irão ao projeto já devem ter passado por pelo menos uma formação de missionários que estaremos realizando até o JNL-CE. Procure se informar quando acontecerá em sua diocese.
Os dia 13, 14 e 15 será dedicados as diversas atividades missionárias:
13/01 - estaremos visitando 6 comunidades de Camocim, onde já acontecem grupos de oração para fortalecer as estruturas de evangelização locais. No fim do dia encerraremos as atividades com grande momentos de louvor e oração para aquelas comunidades: os Incendeias!
14/01 - Iniciaremos com a evangelização nas praias mais visitadas da cidade e a tarde termos fortes momentos de evangelização no Palco que funcionará na Av. Beira Mar. Teremos no final da noite um grande louvor que movimentará toda a orla marítima.
15/01 - No último dia de missão voltaremos as praias, pois é o dia mais cheio e anunciaremos o querigma a cada uma que lá estiver. Neste mesmo dia os missionários retornarão as suas cidades de origem com muitas graças a testemunhar.


Serão muitas ações que dependem da participação e do empenho de cada missionário e de uma organização muito delicada da RCC local e estadual. Por isso, desde já, nos colocamos aos pés do Cristo, que é o verdadeiro anunciador e o próprio anúncio, para que cada coisa necessária seja providenciada por sua misericórdia.

1ª Formação de Missionários
JNL-CE, em Camocim

Formação de Missionários em Fortaleza
Formação dos Missionários do Grupo Kairós em Fortaleza

Missionários formados em Camocim

domingo, 13 de novembro de 2011

Rejubilar , a alegria de Deus em Sobral



Jovens da Renovação Carismática da Região Norte do Estado do Ceará vivendo uma “alegria sem fim”

A Micareta de Cristo , em Sobral, o Rejubilar a  festa realizada a 16 anos, mas que desde o ano passado é considerada a micareta cristã. Paralelo ao Carnabral, de hoje até domingo (13), o II Rejubilar, será puxado a partir das 20 horas, no boulevard do Arco de N. Sra. de Fátima, pelos fiéis da Renovação Carismática Católica (RCC), sendo esperadas 15 mil pessoas em cada uma das três noites. O ingresso para o evento é o “ABBAPAI”, que é a camisa oficial do evento, que custa R$ 30,00 e pode ser adquirida no momento da festa. Caravanas da RCC de pelo menos dez Municípios da Zona Norte (Alcântaras, Meruoca, Ibiapina, Frecheirinha, Pacujá, Massapê, Uruoca, Tianguá, Morrinhos e Santana do Acaraú) são aguardadas para a festa.
No ano passado, a micareta saiu da Margem Esquerda do Rio Acaraú. Agora, está presente no Arco de N. Sra. de Fátima, onde por 13 anos serviu de palco para o Carnabral.
Alegria sem fim

Com o tema “Alegria Sem Fim”, o Rejubilar trás sete atrações para alegrar o grande público. Vão se revezar nas três noites de louvor as bandas sobralenses Swinguera de Cristo e Louvor e Graça; a banda Divina Luz (Mossoró/RN); Diego Fernandes e Jake (SP); e as bandas piauienses Forruah e Oz Piradinhos.
Além das atrações musicais em diversos estilos, em cima de grande trio elétrico, o evento tem adoração, aconselhamento e missa durante o dia.
A ideia do Rejubilar surgiu para oferecer uma oportunidade para quem não gosta do Carnabral. O evento conta com o apoio da Diocese de Sobral e a realização é da RCC Sobral. O coordenador do evento, Robério Cavalcante da Ponte, lembra que a micareta teve uma mudança radical no ano passado. “Saímos de um palco fixo. A mudança foi radical e surtiu grande efeito”, destaca.
“A evangelização alçou voo livre. A resposta do público foi de grande adesão ao novo formato”, diz. Ele considera que os jovens precisam ser evangelizados. O Rejubilar, com seu caráter festivo, faz isso. “Nossos jovens precisam ser evangelizados da maneira jovem de ser cristão”, prega Robério da Ponte que aproveita para fazer uma convocação: “Divirtam-se nestes três dias de forma sadia, sem uso de drogas e bebidas alcoólicas”. É o que aconselha.

Papa Bento XVI deve visitar o México e Cuba

O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou nesta quinta-feira, 10, que o papa Bento XVI tem projetos de uma possível viagem ao México e a Cuba em meados de 2012.
"A espera do povo mexicano se faz perceber, o papa a leva em consideração e sente-se honrado em poder finalmente atendê-la". "O papa foi ao Brasil, complementou o diretor, mas os países da América Latina de língua espanhola desejavam uma viagem para eles, e o México é o mais populoso", explicou padre Lombardi.
O representante vaticano destacou que "Cuba é outro país que desejava muito ver o papa Bento XVI, que jamais esqueceu a histórica visita de João Paulo II, na qual, além disso, a Igreja e o povo vivem um período importante das suas histórias e a presença do papa será um grande encorajamento, em particular no grande aniversário do quarto centenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre".
Padre Lombardi ainda ressaltou: "Desde a Conferência Continental de Aparecida, da qual o papa participou há quatro anos, a América Latina tem-se empenhado na grande Missão Continental de evangelização, e o papa quer incentivar toda a Igreja nesse grande objetivo, inclusive ao longo da preparação à celebração do Ano da Fé.

fonte: CNBB

Você é uma pessoa “educada” no Facebook ou acha que isso não é necessário no mundo virtual?

Iinformação

O Dia Mundial da Gentileza foi criado em 1998 pelo World Kindness Movement, nos EUA, e comemora-se amanhã, dia 13. A ideia é que sejamos todos bons e gentis uns para os outros neste dia. Bonito era sermos assim todos os momentos do ano mas dentro da imperfeição humana esta foi a solução que se arranjou.
Como não há tempo para dar 45 mil flores a estranhos, como se fez em Singapura em 2009, decidimos criar um guia de boas práticas e boa educação nesse mundo virtual que é o Facebook.
Se acha divertido publicar vídeos de gatinhos a falar ou macacos a tocar pandeireta nos murais dos outros, pense outra vez. Se não vê mal nenhum em identificar amigos em fotografias sem lhes pedir autorização, o melhor é ler este texto todo até ao fim antes que perca todas as amizades que conseguiu adicionar até hoje. Seja gentil, tanto na vida, como na Internet. Mas atenção, antes de começar a insultar toda a gente que o enerva no Facebook, investigue bem as definições de privacidade. Sabe que basta um clique para bloquear quem não gostar ou impedir que estranhos vejam as suas fotografias em biquíni ou de sunga. Pode ser uma boa ajuda nesta luta pela gentileza.
Identificar pessoas em fotografias sem pedir autorização aos visados não só é rude, como pode ser perigoso:
Adicionar fotografias embaraçosas de outras pessoas também não é boa ideia e pode provocar tensões e discussões numa bela amizade. Se aquelas fotografias datadas de 1989, quando as poupas e os chumaços estavam na moda, estão guardadas no fundo de uma caixa, é porque é lá que pertencem, para sempre. Não seja desagradável nem meta o nariz onde não é chamado.

Estado Civil Evite mudar de “numa relação com” para “solteiro” sem discutir primeiro o assunto com a outra pessoa. A falta de consideração pelo outro é uma coisa muito feia. Muuuuuuito feia.
Amizades Lá por ter visto a pessoa uma vez durante cinco minutos numa saída à noite e por ela fazer parte da lista de amigos de um dos seus amigos, não significa que a possa adicionar. Não tem de ser amigo de todos os seres humanos do universo. Não se imponha, nem ponha as pessoas numa situação desconfortável.

A Igreja deveria reagir com mais rapidez às novidades científicas e tecnológicas da sociedade atual?

Diretoria da Pontifícia Academia de Ciências durante sessão plenária: Rafael Vicuña é o primeiro à direita. Bioquímico chileno, Membro e diretor da Academia de ciências do Vaticano

Fonte: Tubo de ensaio

Como é o funcionamento da Pontifícia Academia de Ciências?

Temos dois tipos de reuniões: existem as plenárias, das quais participam todos os membros da Academia, com a presença ocasional, embora rara, de algum cientista convidado. Como aí estão todos os cientistas da Academia, que somos de variadas áreas do conhecimento, discutimos temas mais gerais, como por exemplo os valores culturais da ciência, o valor do descobrmento científico, a complexidade da ciência (que é nosso próximo tema). Assim, o astrônomo, o biólogo, o filósofo, o matemático, o químico, podem abordar esses temas dentro de sua própria perspectiva.

E a Academia, três ou quatro vezes por ano, organiza pequenos workshops ou encontros sobre temas mais específicos; nesses casos – como o dos glaciares, de que participei; ou o das células-tronco, dos transgênicos, da morte encefélica, da astrobiologia –, algums membros da Academia, os que mais estão ligados ao tema, convidam os maiores especialistas do mundo na área (mesmo que não sejam membros) para podermos analisar um tema mais a fundo.

Qual o critério para a escolha dos temas? O Papa intervém na decisão sobre os assuntos discutidos pelos acadêmicos?
Os próprios integrantes da Academia propõem temas à direção – como eu estou atualmente na direção, estou bem envolvido com esse processo –; eles dizem “vejam, está havendo essa ou aquela tendência em tal área da ciência, então seria bom que convidássemos os especialistas para ter uma discussão a respeito aqui na Academia, no Vaticano”. Mas ocasionalmente pode ocorrer que o Papa ou membros da hierarquia católica nos sugiram temas. Quanto discutimos a morte encefálica, eu não estava na direção, mas tive essa impressão, como se a hierarquia quisesse ter mais informação a respeito da morte encefálica e tivesse nos perguntado “por que vocês não covocam uma reunião?” E assim ocorreu, com algums membros da Academia e muitos especialistas, principalmente médicos neurologistas.

Divulgação/Pontifícia Academia de Ciências
Plenária da Pontifícia Academia de Ciências: temas mais genéricos para que todos os cientistas possam participar.
Mas nem todos os resultados das discussões da Academia acabam se transformando em textos pontifícios ou magisteriais.
Depende. Por exemplo, o texto sobre a morte encefálica se converteu em documento oficial e foi publicado pela Academia; dizer que é da Academia é, de certa forma, dizer que é da Igreja. Tecnicamente, claro, não é a mesma coisa que um documento, por exemplo, da Congregação para a Doutrina da Fé, mas as pessoas entendem nossos documentos como um pronunciamento oficial que tem a aprovação do Vaticano.
No entanto, também há ocasiões em que nós, da Academia, fazemos declarações e as publicamos, mas sem vinculá-las à Academia, especialmente quando há conferências episcopais com diferentes pontos de vista. Aconteceu, por exemplo, com os transgênicos; bispos de várias partes do mundo não tinham opiniões favoráveis e percebemos que, se fizéssemos uma declaração oficial a favor, criaríamos um conflito desnecessário. No fim, a declaração foi publicada, mas não como um documento oficial da Academia; ele saiu só com a assinatura dos cientistas – inclusive com a minha, porque sou favorável aos transgênicos.
E em que temas a Academia vem trabalhando?
Estamos pensando num congresso sobre educação – sempre temos workshops de educação porque este é um tema que nos interessa muito. Ano que vem teremos um encontro sobre células-tronco; já tratamos deste assunto antes, mas surgem novidades e novos desafios éticos, então é bom voltar ao tema periodicamente. Será naquele modelo em que alguns poucos membros da Academia convidam os melhores especialistas do mundo. A sessão plenária do próximo ano será sobre a complexidade na ciência.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by