VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 24 de setembro de 2011

FESTA DE SÃO FRANCISCO EM CAMOCIM - 2011

Com uma expectativa de público de milhares de devotos, tiveram início hoje, com encerramento previsto para o dia 04 de Outubro, os festejos alusivos a São Francisco. A multidão de fiéis, que cresce a cada ano, reflete a demonstração de fé e devoção ao santo que é considerado o patrono dos animais e do meio ambiente.
Este ano, o Conselho da Igreja de São Francisco adotou como tema “São Francisco o Profeta da vida e defensor da Criação”. A programação teve início hoje ao amanhecer com alvorada festiva e queima de fogos na praça São Francisco. As  05:00h  da manhã  aconteceu  o Despertar  com Alvorada e  queima de fogos na praça da Igreja de São Francisco,
logo mais as 17:00 h- acontecerá aCaminhada de Abertura da Festa saindo da praça da Rodoviária palas principais ruas da cidade. , onde será levantada a bandeira. Finalizando a programação de hoje, às 19:30h haverá a Celebração Eucarística.


Veja abaixo a programação da abertura da Festa:


DIA 24/09 (sábado): ABERTURA DA FESTA
05:00h – Despertar , Alvorada com queima de fogos na praça da Igreja de São Francisco
6:00h – Ofício da Imaculada Conceição
17:00 h- Caminhada de Abertura da Festa saindo da praça da Rodoviária palas principais ruas da cidade.
19:00h – Hasteamento da Bandeira e Celebração Eucarística
Convidados: Paróquia Bom Jesus dos Navegantes e Área Missionária Nossa Senhora de Fátima
Liturgia: Comunidade de São Francisco
Cânticos e salmo: grupo Vida Nova (RCC)
Bênção ecológica (Plantas, Animais, água e Ervas Medicinais)

Comunidade Shalom se prepara para 6ª edição da Festa dos Arcanjos .




Pe. Antonio Furtado comanda uma das maiores festas católicas realizadas em Fortaleza
No dia 29, a Igreja Católica celebra a festa em memória aos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Em unidade com a Igreja, a Comunidade Católica Shalom realiza, na mesma data, a VI Festa dos Arcanjos, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), a partir das 17h.
São esperadas mais de 40 mil pessoas para o evento. A entrada é gratuita. A Festa que neste ano tem início às 17h conta com a oração do Terço da Misericórdia com pe. Antonio Furtado.
Pe. Hewaldo Trevisan,os cantores Batista Lima e Ana Gabriela fazem participação especial no evento. O momento mais aguardado é a Missa dos Arcanjos em favor da  Cura e Libertação, celebrada pelo sacerdote que é um dos maiores incentivadores da devoção aos arcanjos no Ceará, padre Antônio Furtado.

A arte de fazer amigos



Pasquale Iónata
Psicólogo Membro do Movimento dos Focolares

- Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que as minhas referências são exclusivamente psicológicas, não têm a pretensão de esgotar toda a beleza da amizade e toda a profundidade da doação, uma das experiências humanas mais elevadas.
Deparei certa vez com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional para a Educação, dos Estados Unidos, na qual perguntaram a mil pessoas na faixa dos 30 anos se elas achavam que a educação oferecida pelas escolas superiores dotava os educandos das capacidades necessárias para enfrentar o mundo real. Mais de 80% dos entrevistados responderam: "De modo algum".
A pesquisa também perguntava o que essas pessoas gostariam de ter aprendido. As respostas mais recorrentes diziam respeito às capacidades necessárias para desenvolver relacionamentos: 1) como relacionar-se melhor com as pessoas com as quais se vive; 2) como encontrar e manter um trabalho; 3) como administrar os conflitos; 4) como ser bons pais; 5) como entender o desenvolvimento normal de uma criança; 6) como administrar as próprias finanças; 7) como compreender o sentido da vida.

Suíça: Governo é pressionado para tirar cruz da bandeira.

O governo suíço está sendo pressionado por filhos de imigrantes muçulmanos que exigem a retirada da cruz, que para eles é um símbolo cristão, da bandeira nacional. Segundo lideres do movimento a cruz torna-se incompatível com um país multicultural.
Outro argumento, sendo o jornal Aargauer Zeitung e de que o Estado é laico e que, portanto, a bandeira do país tem de ser neutra.
A Suíça tem 7,8 milhões de habitantes, menos, portanto, do que a população da Grande São Paulo, porém é um dos países mais ricos do mundo.
Apesar da cruz em sua bandeira, que também está no escudo nacional, os suíços estão entre os povos menos religiosos do mundo.
De acordo com um estudo recente, a Suíça é um dos nove países onde a religião está em extinção.
Conheça a história da criação da bandeira e o porque da cruz.
O símbolo da cruz branca sobre fundo vermelho aparece pela primeira vez na história suíça como emblema do cantão de Schwytz, um dos cantões fundadores da Confederação Suíça, em 1291. A bandeira deste cantão ainda hoje tem a cruz branca no ângulo superior direito do seu fundo vermelho. O símbolo do crucifixo simbolizava a liberdade concedida pelo império aos habitantes daquele cantão.

Papa na Alemanha: 70 mil dentro do estádio, 8 mil protestam fora. Essa é a diferença!


Por Alexandra Hudson – Reuters
Os alemães contrários aos ensinamentos do papa sobre sexualidade e revoltados com os casos de abusos cometidos por padres protestaram em Berlim nesta quinta-feira, enquanto membros do Parlamento boicotaram um discurso do pontífice no início de uma visita de quatro dias de Bento 16 a seu país.
O papa encontrou a chanceler Angela Merkel, lideranças políticas e autoridades judaicas, e recebeu aplausos calorosos durante um discurso ao Parlamento no prédio do Reichstag, uma honra rara.
Mas cerca de 100 deputados no Parlamento de 620 assentos boicotaram seu discurso, o que provocou debates fervorosos entre o povo alemão sobre a separação de Igreja e Estado.
Cerca de 8.000 pessoas que se opõem às posições conservadoras de Bento 16 sobre a sexualidade e os escândalos dos padres pedófilos protestaram no centro de Berlim, carregando cartazes escritos “Vá para casa, papa” e “Menos religião = mais direitos humanos”.

Papa é aplaudido por mais de um minuto no parlamento alemão após discurso histórico.



O papa Bento XVI foi aplaudido por cerca de um minuto e meio por parlamentares alemães que assistiram ao discurso do Pontífice no Bundestag, em Berlim.
O pronunciamento do Papa no Parlamento alemão era aguardado devido às ameaças de boicote feitas por alguns deputados nos últimos dias.
Durante o discurso, Bento XVI foi aplaudido três vezes. Ao fim, os parlamentares presentes chegaram até a ficar em pé para saudar o Papa.
O Pontífice falou sobre os deveres das personalidades públicas, destacando que “servir o Direito e combater o domínio da injustiça é a tarefa fundamental do político”.
O Papa destacou que a “motivação” para ingressar na vida pública não deve ser o “sucesso” e nem os “bens materiais”, mas sim, a luta pela justiça e pela paz.
Bento XVI ainda comentou que as “ideias” sobre Direitos Humanos, igualdade, inviolabilidade da dignidade do homem e consciência das responsabilidades de cada ação têm sido elaboradas “com base na crença na existência de um Deus criador”.
Ele também alertou para as votações sobre temas que envolvem questões fundamentais do homem, como a dignidade. Segundo ele, nestes casos, obter apenas o apoio da maioria não é suficiente.
“Com base nesta convicção, combatentes agiram contra o regime nazista e contra outros regimes totalitários, fazendo, assim, um serviço ao Direito e à humanidade inteira”, disse o Papa.
“Para essas pessoas [os combatentes], era evidente, de modo incontestável, que o regime vigente, na realidade, era uma injustiça”, concluiu Bento XVI.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Descriminalizar o aborto diminuiria sua prática?


Edson Carlos
Um dos argumentos mais usados pelos abortistas é de que a descriminalização da prática diminui o número de abortos.
Será verdade?
Não creio. Pelo menos joga a meu favor os dados apresentados pela a jornalista Mary Wakefield em seu mais recente artigo para o jornal britânico The Spectator (10/9/2011) sobre a situação na Inglaterra, onde o aborto é legalizado desde 1967:
Uma em cada cinco gestações acaba em aborto atualmente, no ano passado houve 189.574 – sete deles porque os bebês tinham lábio leporino e oito, com mais de 24 semanas de vida, porque tinham problemas de formação, como, por exemplo, um pé torto”.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Liminar da Justiça garante transmissão religiosa na TV Brasil proibida em nome da”Laicidade do Estado”.

Fonte: O Dia
O juiz federal da 15ª Vara Federal do Distrito Federal, João Luiz de Souza, concedeu, nesta terça-feira, liminar garantindo a transmissão pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) — estatal que opera a TV Brasil e oito rádios oficiais — de missas e cultos. A polêmica começou após o conselho curador da empresa decidir tirar da sua grade os programas religiosos, que são veiculados há 36 anos. A suspensão começaria a valer neste final de semana.
A advogada da Arquidiocese do Rio, Claudine Dutra, que foi quem entrou com o pedido para anular a decisão da EBC, por entender que o ato da empresa era de discriminação religiosa. “São programas antigos e que têm um público cativo”, argumentou. Como fundamento para excluir a programação religiosa, o Conselho Curador alega o caráter republicano laico da EBC.

Você ama a Igreja ACIMA de seus limites e fragilidades humanas?

Erick Sávio
Margarida Hulshof é jornalista e escreve sobre religião no jornal O LUTADOR, de Minas Gerais. Já escreveu sobre fé e Moral e agora publica o primeiro volume de uma obra, que trata sobre a Igreja. Estas primeiras páginas serão agora aqui reproduzidas e nos ajudarão a refletir sobre nossa querida Mãe Igreja, ou melhor, Santa Mãe Igreja.

“Participei de um curso sobre eclesiologia, onde o palestrante começou dizendo: “Estamos acostumados a ouvir dizer que Jesus morreu para nos salvar. Acho isso muito pouco… Na verdade, não é nada disso: Jesus veio ao mundo para nos ensinar a maneira correta de viver, e foi morto porque incomodou aos poderosos.”
Sei que essa é uma visão comum hoje em dia, mas confesso que ela me parece, no mínimo, estranha. De acordo com ela, poderíamos então concluir que a morte de Jesus não fazia parte dos planos de Deus. Teria sido um acidente imprevisto, que por acaso acabou sendo útil à “causa” do Reino, devido à repercussão que teve.

Aridez espiritual

Imagem de DestaqueQuanto mais a noite fica escura, mais perto está a aurora


Muitas vezes, podemos passar por algum período de aridez espiritual, isto é, não temos vontade de rezar, torna-se difícil participar da Santa Missa, a reza do terço fica pesada, entre outros. Até mesmo a Sagrada Comunhão se torna um sacrifício diante das dúvidas que podem atingir a nossa alma. Parece que o céu sumiu.

Como vencer esse estado de espírito no qual parece que Deus está longe e que nos falta a fé? Primeiro, é preciso verificar se esta situação não é tibieza, ou seja, causada por nossa culpa em não perseverar no cuidado da vida espiritual, e, sobretudo, verificar se não há pecados graves em nossa alma, que possam estar afugentando dela a graça de Deus.
Se não houver pecados na alma, então, é preciso antes de tudo, calma, paciência e perseverança nos exercícios espirituais: oração, vida sacramental, caridade, penitência, entre outros. Mesmo sem vontade ou sem gosto, continuar, sem jamais parar, os exercícios espirituais.

O Senhor, às vezes, permite essas provações para que aprendamos a “buscar mais o Deus das consolações do que as consolações de Deus”, como ensinou um santo. São João da Cruz, místico que tanto experimentou o que chamou de “noite escura da fé”, afirmou que “o progresso da pessoa é maior quando ela caminha às escuras e sem saber.”

Artista cria Jesus “sarado” e próximo para atrair jovens.

fonte: BBC
Jesus Cristo, herói do século XXI. A reinvenção de quem, para os cristãos, é o filho de Deus gerou um fenômeno artístico nos Estados Unidos.
Com peitoral marcado, braços musculosos e atitude de vencedor, o Cristo chegou inclusive à capa do jornal ‘The New York Times’. ‘Um Chuck Norris de sandálias’, assim definiu-o a publicação.
O autor dos desenhos, o artista Stephen Sawyer, de 58 anos, criou o projeto Art4God para tentar aproximar os jovens da religião.
‘Todos somos evangelistas de alguma coisa’, disse Sawyer à BBC. ‘Sou o pregador do homem que viveu há 2 mil anos e continua sendo meu herói.’
O artista sustenta que a imagem de Jesus masculino e forte vem da Bíblia.‘Dificilmente poderiam ter narrado cenas como o ataque de Jesus aos mercadores do templo se o protagonista da história fosse um fracote’, defende Sawyer.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O sonho de João XXIII

images
O Papa João XXIII tinha um grande sonho! Qual? Conduzir a Igreja  a uma profunda renovação espiritual, conforme a sua oração, no final da carta de convocação para o Concílio:
“’Renova os teus milagres neste nossos dias, como em um novos Pentecostes. Permita que tua Igreja, unida em pensamento e firme em oração com Maria, a Mãe de Jesus, possa prosseguir na construção do Reino do nosso Divino Salvador, reino de verdade e de justiça, reino do amor e da paz. Amém’. ”
 A fontes para este pedido são três:
- O Pentecostes de Jerusalém lido agora em Atos 2,1-4:
“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

Lançada Campanha Missionária de 2011, "Missão na Ecologia"


Lançada Campanha Missionária de 2011, "Missão na Ecologia"
 
"A Campanha Missionária deste ano nos conscientiza de que é preciso cuidar do planeta que Deus deixou a todos nós. A ligação 'Missão na Ecologia' vem justamente reafirmar a importância de cuidar da mãe terra para a sobrevivência da humanidade".
A afirmação acima é do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio Braschi, durante a coletiva de imprensa que lançou a Campanha Missionária de 2011, na tarde desta quarta-feira, 21, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília.
De acordo com dom Sérgio, a Campanha sugere uma mudança de atitude e de comportamento para que possamos viver de maneira saudável no planeta. "Estamos numa sociedade globalizada em que o materialismo às vezes prevalece e com isso a ganância do ser humano para explorar os bens da natureza que faz com que se esgotem os seus mecanismos de sobrevivência para todos nós", exortou.
Para o secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina) e assessor nacional da Comissão para a Animação Missionária da CNBB, padre José Altevir da Silva, o mês de outubro não deve limitar a dimensão missionária. Segundo ele, é o momento para dar visibilidade à dimensão missionária da Igreja que deve preencher de maneira integral a vida dos cristãos batizados. "Outubro não é o mês missionário, todos os dias da vida são missionários. Outubro vem apenas para fortalecer e dar visibilidade às atividades missionárias da Igreja e por isso devemos viver oportunamente nas comunidades a essência missionária desenvolvida pela Campanha Missionária através da temática proposta a cada ano", disse.

Você conhece a igreja… “inflável”?


Infogospel
A falta de um local de culto para o missionário na Rússia o polonês Krzysztof, e sem local para seu trabalho no leste do país. Seu amigo de infância sugeriu para que fizesse uma igreja inflável, foi a forma é a solução encontrada para a falta de permissão e fundos para construir um edifício.
Um amigo ofereceu uma igreja inflável como uma solução provisória para os seus problemas na obtenção de licença de construção e o dinheiro necessário para construir um lugar permanente, e Krzysztof Kowal não hesitou em considerar a oferta.
O missionário e aceitou a oferta de seu amigo de infância, Robert Wojcik, que trabalha com a fabricação de brinquedos infláveis ​​para as crianças em Kolobrzeg, Polônia, para a construção do primeiro templo infláveis ​​em turnê, que atualmente desfruta de grande popularidade na península de Kamchatka, uma região de 1.250 km de extensão localizado no Extremo Oriente russo.
Pequenas doações de seus paroquianos ajudaram a custear o custo desta estrutura alternativa, que permanecerá aberta até mesmo no inverno, quando o termômetro pode chegar a até menos 40 graus marca em Kamchatka.

Prefeito da Congregação para o Clero REAFIRMA posição da Igreja sobre “celibato opcional”

Zenit
O Cardeal Mauro Piacenza (foto) prefeito da Congregação para o Clero, raramente intervém no debate público. Quando o faz, como nesta ocasião, o faz para fechar a porta para o celibato opcional (“mais de 40% dos matrimônios fracassam. Entre os sacerdotes a desistência é de apenas menos de 2%”) ou ao sacerdócio da mulher (“João Paulo IIfechou definitivamente a questão”).
Eminência, com surpreendente periodicidade, há várias décadas, voltam a aparecer no debate público algumas questões eclesiais, sempre as mesmas. A que se deve este fenômeno?
Na história da Igreja sempre houve movimentos “centrífugos” que tendem a “normalizar” a excepcionalidade do Evento Cristo e de seu Corpo vivo na história, que é a Igreja. Uma “Igreja normalizada” perderia toda a sua força profética, não diria mais nada ao homem e ao mundo e, de fato, trairia o Seu Senhor.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Trechos da Homilia de D. Odilo no Bote Fé SP


Mais de 100 mil jovens participaram do encontro Bote Fé. SP ontem para acolher a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos que acompanham todas as Jornadas Mundiais pelo mundo. Em meio a diversos show pelo decorrer do dia, os presentes participaram do momento ápice do encontro, a Santa Missa. Veja alguns trechos da homilia de D. Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo.
"Por que nos gloriamos da Cruz de Cristo? E de quais obras não devemos nos esquecer? Para nós, a cruz sempre é a pessoa do próprio Jesus, Filho de Deus, que se fez homem e nela morreu por amor a nós, para alcançarmos misericórdia, perdão e vida.

A Cruz lembra que (...) Jesus, como filho de Deus, esvaziou-se de sua glória para vir a nós. Fez-se humilde e solidário à humanidade e colocou-se ao lado de cada homem, especialmente ao lado do que mais sofre e parece não valer mais nada aos olhos do mundo.

Críticos “acreditam” que protestos irão marcar visita de Bento XVI à Alemanha. Sera?

Fonte: DW
O Papa visita a Alemanha num momento em que a situação da Igreja em seu país natal é complexa. Depois que vieram à tona os casos de abusos de menores nos bastidores da Igreja, muitos católicos se desligaram da instituição. Também muitos fiéis críticos que exigem reformas na Igreja Católica estão insatisfeitos.
Na quinta-feira (22/09), Bento 16 inicia sua terceira visita à Alemanha desde que foi eleito Papa: a primeira foi em 2005, para a Jornada Mundial da Juventude, e a segunda em 2006, quando visitou a Baviera, o estado alemão onde nasceu. Desta vez, ele desembarca em Berlim, em sua primeira visita de caráter oficial. Mesmo assim, sua passagem pelo país não será considerada uma visita de chefe de Estado.
Discurso polêmico
Após conversas com o presidente da Alemanha, Christian Wulff, e com a chanceler federal alemã, Angela Merkel, Bento 16 discursará perante o Parlamento. Esta será a primeira vez que um Sumo Pontífice fala ao Bundestag, o que gerou polêmica no país.
Aproximadamente cem deputados da oposição, entre estes do Partido Social Democrata, dos verdes e de A Esquerda, já anunciaram que não ouvirão o pronunciamento no Bundestag. Para eles, o Parlamento não é o lugar para discursos de líderes religiosos. O deputado do Partido Verde Christian Ströbele diz que “se vamos começar com isso, com a recepção de líderes religiosos e de Igrejas no Parlamento alemão, onde é que vamos parar?”

Conheça alguns números da ação da Santa Sé em 2010. Interessante!

“A atividade da Santa Sé” é um grosso volume que todos os anos dá conta dos atos realizados pelo Papa e pela Cúria Romana. É uma “publicação não oficial”, como especificado na capa, não obstante contenha não poucas informações, às vezes curiosas, que não estão disponíveis em outras fontes vaticanas.
Para verificá-lo basta folhear a última edição, relativa às atividades de 2010, que foi recentemente impressa pela Libreria Editrice Vaticana (pp. 1343, € 80).
Nela vimos a saber, por exemplo:
  • Que no último ano, a seção disciplinar da congregação para a doutrina da fé abriu 643 procedimentos, dos quais 82% dizem respeito aos “delicta graviora” (em que se encaixa o abuso sexual de menores praticado por clérigos), 8% de “delitos contra a fé”, 3% de “casos de aparições” e 7% de questões de vários gêneros.

Na França 96% dos fetos afetados pela síndrome de Down são abortados.


L’Osservatore Romano denunciou o desaparecimento, ao nosso redor, das crianças marcadas por doenças genéticas.
O jornal vaticano publicou, na semana passada, um artigo intitulado “A eliminação do imperfeito”, do neonatologista Carlo Bellieni.
Censuradas pela mídia, escondidas pelos seus pais, mas sobretudo abortadas, estas crianças são vítimas de uma sociedade incapaz de aceitar a diferença. A desaceleração da pesquisa de terapias aparece como outra consequência deste fenômeno.
“Nos percebemos isso olhando ao nosso redor: já não vemos crianças ‘imperfeitas’, marcadas por doenças genéticas”, constata Bellieni.
“Estas crianças são descobertas de maneira sistemática antes de nascer e, uma vez identificadas, são proibidas de nascer. (…) O grave é que esta seleção já não nos surpreende: é a norma”, alertou.
Na França, recorda o especialista, 96% dos fetos afetados pela síndrome de Down são abortados.

Violência não impede crescimento da Igreja Católica na Índia.

Igreja Católica em Kerala

Igreja Católica em Kerala
A igreja de Nossa Senhora de Vailankanni, no estado de Kerala, sul da Índia, foi invadida e depredada por fanáticos anti-católicos, informou a agência Zenit.
Os vândalos destruíram o altar, ornamentos sagrados e confessionários, além de ameaçarem os fiéis que acudiram em grande número quando ouviram o tumulto.

Catedrais Góticas: “Bíblias de pedra” que continuam a maravilhar o mundo!

Salisbury, Inglaterra
Salisbury, Inglaterra
Nos tempos em que o espírito do Evangelho penetrava todas as instituições, a técnica produziu frutos que vão além do tudo o que a Humanidade conheceu previamente.
Um desses frutos inigualados foi ‒ e continuam sendo ‒ as catedrais medievais.
Até hoje especialistas tentam decifrar como fizeram os arquitetos da Idade Média para, com tão pobres instrumentos, criar obras colossais que “humilham” as técnicas modernas mais avançadas.
Os técnicos das mais variegadas especialidades da construção e também da física, da química e das matemáticas se debruçam para tentar descobrir como os medievais erigiram esses portentos arquitetônicos.
Mergulham eles nos “mistérios das catedrais”.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RCC CAMOCIM SERÁ A PRIMEIRA CIDADE DO CEARÁ A TER O PROJETO JESUS NO LITORAL

Neste último sábado estiveram conosco na  casa da RCC Camocim, representantes estaduais do Projeto Jesus no Litoral para uma reunião de apresentação e organização do projeto. Uma juventude missionária se levanta nas praias brasileiras! É o Projeto Jesus no Litoral – Uma Virada Radical, organizado pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Brasil. O projeto tem o objetivo principal de evangelizar as pessoas que frequentam o litoral durante a alta temporada de férias. São dias em que o poder de Deus se manifesta poderosamente através de jovens abertos a ação do Espírito Santo. Cada estado brasileiro organiza a missão de acordo com a sua realidade, discernindo a data e os locais de evangelização.A RCC Camocim  juntos com os coordenadores  do minitésrio Jovem da RCC estadual estará convocando missionários para encontros formações, organização da estrutura e divulgação. Estaremos em 2012 junto com outros jovens, padres e religiosos  da RCC , também com a ajuda de outros irmãos que já partciparam promovendo  em Camocim a  Evagelização em nossas praias e bairros.O Projeto Jesus no Litoral   já  acontece anualmente nos estados do Paraná, Maranhão, São paulo, Rio Grande do Norte, Pará, Santa Catarina e agora no Ceará, sendo Camocim  a primeira cidade do Estado a promover esta Inspiração.
O Projeto Jesus no Litoral  estará acontecendo em Camocim nas próximas férias no Mês de Janeiro de 2012, até lá estaremos em oração e também trabalhando para que seja um grande encontro de evangelização em nossa paróquia. 
 A  primeira Formação do Projeto  para os missionários está prevista para os dias 22 e 23 de outubro em Camocim tendo como formadores os coordenadores da RCC Jovem de Fortaleza. participe Conosco!
Que Deus abençõe esta missão, mais que ousada!
mais informações sobre o projeto no site: www.jesusnolitoral.com.br

Primeiro no ENEM pela quarta vez, Colégio Católico de São Bento (RJ) tem em sua identidade católica seu maior trunfo.


Nilo Fujimoto
Não é novidade. O primeiro no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela quarta vez em 6 anos do ENEM é o Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro*.
Com 153 anos de existência, sempre sob a mesma orientação de princípios no ensino, a instituição vem mantendo a tradição admitindo apenas meninos em seus cursos.
Essa distinção possibilita a criação de um ambiente em que os homens podem desenvolver suas qualidades como confirma o ex-aluno Henrique Rondinelli, agora destacado aluno do curso de Direto da UFRJ: “Tínhamos mais liberdade para brincadeiras de garotos, o que fazia com que a gente se sentisse muito bem, inclusive com professores e funcionários. Acho que se entrar menina, esse encanto se quebra.”

Cardeal de Viena eleva tom contra “revolta” de padres.

Terra
O chefe da comunidade Católica Romana de Viena descartou grandes mudanças exigidas pelos sacerdotes dissidentes e disse que poderia haver “grave conflito” se eles desafiarem o ensinamento da Igreja sobre o celibato ou dar a comunhão aos divorciados novamente casados.
O cardeal de Viena, Christoph Schoenborn, disse que não provocaria um cisma com os líderes do Vaticano ao permitir que os sacerdotes violem regras da Igreja Católica, depois que um grupo de padres emitiu o manifesto “Chamada à Desobediência” para tentar pressionar a reforma.
Em entrevistas a rádio e televisão austríacas durante o final de semana, Schoenborn apoiou o celibato dos padres, a limitação da ordenação a homens e a preservação do casamento como um compromisso para toda a vida.
“Se na nossa diocese aqui eu saio da sintonia com a comunidade da Igreja Católica, então eu iria liderar um cisma em nossa diocese. “, disse ele no sábado.
Na noite de sexta-feira, ele novamente advertiu sacerdotes dissidentes que enfrentarão consequências se prosseguirem com a revolta.

Qual a responsabilidade do bispo sobre os presbíteros?


Nota explicativa do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, de 12 de fevereiro de 2004, sobre os limites de responsabilidade canônica do bispo diocesano em relação aos presbíteros incardinados em sua diocese.
Entre o bispo diocesano e seus presbíteros existe uma comunhão no Sacramento da Ordem, pelo qual ambos participam do único sacerdócio de Cristo. Do ponto de vista jurídico, essa relação não pode ser reduzida à relação de subordinação hierárquica nem à relação de emprego. A subordinação do presbítero ao bispo diocesano se limita ao âmbito do exercício do ministério próprio dos presbíteros. Estes gozam de legítima iniciativa e de uma justa autonomia. A obediência hierárquica assumida pelos presbíteros está vinculada com a diocese, não com a pessoa física do bispo.

Afinal, quem denunciou o Papa Bento XVI à Corte de Haia?


Certamente há fiéis católicos perplexos diante da denúncia apresentada contra o Papa Bento XVI na Corte de Haia. O Papa e alguns cardeais foram acusados de cúmplice omissão ou acobertamento nos casos de pedofilia e, como tais, réus de crimes contra a humanidade.
Não deixa de ser curioso que o abuso sexual contra crianças, que viola a integridade física, moral e espiritual das mesmas, seja considerado um crime contra a humanidade (e penso que o deva ser), e o aborto, que viola a mesma integridade em grau extremo, venha se tornando um direito humano universal.
Será que algum dia veremos os aborteiros e abortistas – fautores, promotores e cúmplices – no banco dos réus de Haia? Bem que estes criminosos poderiam se juntar aos verdadeiros pedófilos e o mundo seria um lugar melhor de se viver! Mas vamos aos fatos.
Bento XVI é reconhecidamente o campeão da tolerância zero com pedófilos na Igreja. Deve-se a ele uma significativa mudança no tratamento do problema, de tal modo que acusá-lo de acobertamento de pedofilia é bastante revelador das reais intenções de seus acusadores.

Depois da Áustria, agora Irlanda: Associação de Sacerdotes pedem fim do celibato.

Vatican Insider
Um outro grupo de sacerdotes, desta vez irlandês, pede a abolição do celibato.
Associação dos Padres Católicos assumiu publicamente a favor da abolição do celibato obrigatório, recebendo o apoio do bispo emérito de Derry, Edward Daly. “O que nos leva a essa direção é tanto a crise das vocações, quanto um compromisso de fundo”, explica o padre Brendan Hoban, fundador da associação. “Nos próximos 10-15 anos, haverá uma drástica redução no número de sacerdotes e não existe um “plano B”. Se o Vaticano cria uma nova prelazia pessoal para os padres anglicanos casados, por que não estende essa possibilidade a todo o clero?”.
O celibato eclesiástico é um assunto muito discutido não só na Irlanda. Em junho de 2009, quando Bento XVI se confrontou por dois dias com os bispos austríacos que haviam protestado no Vaticano para a revogação da excomunhão aos lefebvrianos e para a nomeação em Linz do intransigente Gerhard Wagner, surgiram os mesmos problemas: a queda das vocações e dos fiéis, a forte polarização entre conservadores e progressistas, crescente sentimento antirromano, uma série de escândalos nas dioceses.

Como entender Jesus na Hóstia Consagrada


por: Professor Felipe Aquino

Só Deus pode 'transubstanciar'
Em todo ser há um conjunto de coisas que podem mudar, como o tamanho, a cor, o peso, o sabor, etc., e um substrato permanente que, conservando-se sempre o mesmo, caracteriza o ser, que não muda. Esse substrato é chamado substância, essência ou natureza do ser. Em qualquer pedaço de pão há coisas mutáveis: a cor, tamanho, gosto, o sabor, a posição, sem que a substância que 
as sustenta mude; esta substância ninguém vê; mas é uma realidade. Assim, há homens de cores diferentes, feições diferentes, etc.; mas todos possuem uma mesma substância: uma alma humana imortal, que se nota pelas suas faculdades, as quais os animais não têm: inteligência, liberdade, vontade, consciência, psique, entre outros.
Quando as palavras da consagração são pronunciadas sobre o pão, a substância deste muda ou se converte totalmente em substância do Corpo humano de Jesus (donde o nome "transubstanciação"), ficando, porém, os acidentes externos (aparências) do pão (gosto, cor, cheiro, sabor, tamanho, etc.); sendo assim, sem mudar de aparência, o pão consagrado já não é pão, mas é substancialmente o Corpo de Cristo. O mesmo se dá com o vinho; ao serem pronunciadas sobre ele as palavras da consagração; sua substância se converte na do Sangue do Senhor, pelo poder da intervenção da Onipotência Divina.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°