sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Roma expõe bula pontifícia com decreto de excomunhão de Lutero.l


ROMA — A bula pontifícia com o decreto de excomunhão do teólogo alemão Martín Lutero, em cujos ensinamentos se inspirou a Reforma Protestante, poderá ser vista durante uma inédita exposição de documentos dos Arquivos do Vaticano, no museu da prefeitura de Roma.
A exposição, que leva o título de "Lux in Arcana", será aberta em fevereiro próximo por ocasião dos 400 anos da criação desses arquivos, em 1612, pelo Papa Paulo V.
Entre a grande variedade de documentos históricos, figura o famoso decreto do Papa Leão X "Decet Romanum Pontificem", com que Lutero foi excomungado em 3 de janeiro de 1521 e que selava a ruptura completa com Roma, levando a guerras de religião fratricidas na Europa.
Segundo o site da exposição, inúmeros documentos históricos serão expostos pela primeira vez ao público pelo Vaticano.

Amy Winehouse, mais uma vítima do vazio existencial dos nossos dias.



Nesses dias passados em que fomos bombardeados com notícias acerca da morte da cantora britânica Amy Winehouse, lembrei do trecho de uma música do Cazuza – que também morreu prematuramente – e percebi que posso reescrevê-la pelo avesso: “meus heróis não morreram de overdose!“
Mesmo sem o resultado da autópsia é bem provável que a morte de Amy tenha sido resultado direto ou indireto do abuso de drogas. Sei que uma das características marcantes do humano é a adoção, mais ou menos explícita, de modelos de identificação. Assim, o pai ou a mãe, um tio ou tia, professor, um avô ou avó ou mesmo alguma figura pública, parece encarnar alguns dos ideais que almejamos e se tornam assim modelos de identidade para nós.
Desde que não percamos o senso das nossas fronteiras pessoais, o que representaria uma fusão fantasiada com tais modelos, o fenômeno pode ser visto numa perspectiva positiva. Particularmente na juventude, quando se fala numa crise normal de identidade, a assunção de modelos pode ser saudável para o desenvolvimento. O preocupante é que esses modelos de identificação não são obras do além, mas são produtos sociais historicamente constituídos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Rede Nacional de Intercessão - Agosto de 2011

O QUE O INTERCESSOR PRECISA VER?
Sobretudo neste tempo de graça que estamos vivendo na RCC do Brasil, onde somos chamados por Deus a semear a Cultura de Pentecostes e a exercer o nosso ministério com combatividade profética, é imprescindível exercê-lo com profetismo, com coragem e com maturidade espiritual que devemos alcançar na oração para podermos evangelizar mais e melhor.  Somente assim, poderemos ter visão espiritual para entendermos o que o Espírito Santo está falando para a Renovação Carismática Católica do Brasil.
Sempre que Jesus queria que algo ficasse marcado na memória dos ouvintes, Ele iniciava dizendo: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Com esta expressão, Jesus estava dizendo que somente entenderiam o que Ele iria falar aqueles que tivessem visão e audição espirituais.
Mas, como conseguir esta visão e esta audição espirituais? Somente sendo íntimos de Deus conseguiremos esta sensibilidade espiritual para entendermos a voz do Espírito do Senhor. Necessitamos, no entanto, olhar para dentro de nós mesmos e procurar identificar ali tudo o que nos causa cegueira e surdez espirituais. Identificar os nossos pecados, as nossas miséria para que sejam todos mergulhados no oceano da misericórdia do Senhor que tudo cura e perdoa.

Justin Bieber para milhões de pessoas no Teen Choice Awards: Jesus ama a cada um de vocês!



Justin Bieber não é tímido quando se trata de falar sobre sua fé. Ele disse a milhares de fãs no Teen Choice Awards domingo para manter Deus primeiro.
Depois de ganhar o prêmio do artista masculino no choice music – na forma de uma prancha de surf Bieber agradeceu seus fãs histéricos e trouxe sua fé no meio dizendo: “Eu quero dizer que tudo é possível… Você deve manter primeiro Deus e sempre se lembrar de manter a família primeiro. Jesus ama cada um de vocês.
Ele disse ao Entertainment Tonight no começo deste ano que “se você coloca Deus em primeiro e se lembra sempre de ser humilde e sempre com graça então qualquer coisa pode acontecer”.

O diálogo com os Judeus e os “percalços” da caminhada. Leia e entenda.


Fonte: Chiesa
O rabino Di Segni acusa o Vaticano de querer impor a cruz de Jesus também aos judeus, no lugar do Yom Kippur. Denuncia a ruptura do diálogo e coloca em dúvida sua presença em Assis. Os esclarecimentos do cardeal Koch. O pensamento deRatzinger.
A polêmica foi pouco divulgada, mas correu seriamente o risco de colocar em dúvida a presença dos judeus na Jornada de Assis, convocada por Bento XVI para o próximo dia 27 de outubro, emAssis.
A mecha pegou fogo com um artigo do Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, no L’Osservatore Romano de 7 de julho, como ilustração do sentido da Jornada.
Na parte final de seu artigo, o cardeal Kock definia a cruz de Jesus como “o permanente e universal Yom Kippur” e assinalava nela “o caminho decisivo que, sobretudo, judeus e cristãos [...] deveriam acolher em uma profunda reconciliação interior”.
Na sequência, reproduzimos com mais exatidão o que o cardeal escreveu em seu artigo:
“Segundo a fé cristã, a paz tão desejada pelos homens de hoje provém de Deus, que revelou em Jesus Cristo seu desígnio originário, ou seja, o fato de nos ter ‘chamado à paz’ (1Cor 7, 15). Sobre esta paz, a Carta aos Colossenses diz que nos é dada através de Cristo, ‘com o sangue de sua cruz’ (Col 1, 20). Porque a cruz de Jesus anula todo desejo de vingança e chama todos à reconciliação, ela se ergue sobre nós como o permanente e universal Yom Kippur, que não reconhece outra ‘vingança’ senão a cruz de Jesus, como afirmou Bento XVI com palavras muito profundas, no dia 10 de setembro de 2006, em Munique: ‘sua vingança é a cruz: o não à violência, o amor até o extremo’.

França: Como ficou o ensino confessional no país pós Revolução Francesa?


É difícil aos pais realmente conscienciosos acharem uma solução satisfatória para o ensino de seus filhos
Atualmente, encontrar uma boa escola é tarefa difícil para os bons pais. Preocupações como o ambiente que seu filho frequentará, suas possíveis amizades e o conteúdo do ensino são questões que eles sempre se põem. No entanto, dificilmente encontram repostas satisfatórias, pois o estado moderno reserva a si mesmo o direito de doutrinar seus filhos, impondo um conteúdo de ensino sem o aval dos maiores interessados na educação da criança: os próprios pais.
Recentemente foi publicado notícias que falam dessa triste realidade. Livros como o de Marcos Ribeiro, “que ensinam a promiscuidade sexual para crianças” e que “estão sendo adotados pelas escolas sem que os pais tenham sequer conhecimento” (1), foi tema de grande discussão, pois o conteúdo dessa cartilha imoral provocou uma sadia reatividade nos leitores.
Mas como o ensino chegou a tal decadência? Por que o tutor moderno da educação – o Estado, que teoricamente deveria zelar pelo bem comum da sociedade – busca destruir a inocência de seus indivíduos mais jovens? Haverá um meio razoável de solucionar esse problema que faz com que muitos brasileiros se sintam culpados por não poder dar a seus filhos uma formação adequada, segundo seu nível social? São perguntas que devem ser tratadas com o maior cuidado.

Primeira diocese católica das Américas completa 500 anos.


Segunda-feira passada,dia  8, a arquidiocese de Santo Domingo, na República Dominicana, concluiu as celebrações jubilares pelo aniversario de 500 anos da sua fundação, feita pelo Papa Júlio II, em 8 de agosto de 1511. Uma missa, presidida pelo arcebispo emérito de Sevilha (Espanha), cardeal Carlos Amigo Vallejo, encerrou as comemorações.
O papa Bento XVI, em mensagem enviada ao arcebispo de Santo Domingo, cardeal Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez, expressou sua esperança, na celebração dos 500 anos de criação da primeira diocese na América, desejando que este evento “traga abundantes frutos de fé e compromisso entre sacerdotes, religiosos e leigos que, com fervor, pregam o Evangelho”.
Além da arquidiocese de Santo Domingo, com a Bula Romanus Pontifex, o papa Julio II constituiu, no mesmo período, as circunscrições eclesiásticas de La Concepcion de la Vega, na ilha de Hispaniola, e a circunscrição de San Juan, em Porto Rico.
Desde a sua fundação, em 1511, a arquidiocese de Santo Domingo teve 43 bispos, 32 dos quais foram arcebispos e dois cardeais, além de diversos funcionários e administradores apostólicos

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DIA 11 DE AGOSTO : DIA DE SANTA CLARA

Santa Clara"Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!"Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a 'dama pobre'. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida. Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.

Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina. Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a "Patrona da Televisão".


Santa Clara, rogai por nós!

JMJ 2011, uma missão mundial para a juventude

Imagem de Destaque

Espalhando para o mundo o testemunho de solidariedade

A Jornada Mundial da Juventude é um novo tempo que floresceu no coração da Igreja. O evento foi criado por João Paulo II, um homem que teve sua vida voltada a coisas muito comuns para a juventude. Uma inspiração desse tipo somente poderia ter brotado de um coração apaixonado pelos jovens. Não é difícil encontrar fotos e relatos desse homem jogando bola, acampando, praticando canoagem, entre outras muitas atividades, as quais poderíamos até considerar “radicais” para aquele que mais tarde se tornaria o Sumo Pontífice da Igreja Católica.

Ao longo de todo o seu pontificado, João Paulo II sempre esteve próximo daqueles a quem ele via como a esperança da Igreja, e com eles participava ativamente de cada uma das jornadas.

Na maioria dos eventos seculares, tais como: passeatas, manifestações públicas, shows, entre outros, o sucesso de cada edição  é medido pelo número de participantes. Uma grande concentração de pessoas é considerado um encontro de sucesso. Com base nesses indicadores, as mídias noticiam os recordes de participações.

Jovem 'volta a vida' após padre colocar água benta em sua cabeça

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Londres (Inglaterra) - Uma britânica de 13 anos ganhou as manchetes do mundo após ter supostamente ressucitado. Lucy Hussey-Bergonzi que estava condenada a morte, "voltou a vida" após uma padre colocar água benta em sua cabeça. As informações são do jornal inglês Daily Mail.

Lucy entrou em colapso após uma hemorragia cerebral em 2009, ela sofria de um mal chamado de malformação arteriovenosa (AVM), um conjunto de vasos sanguíneos anormais que permanecem despercebidos até eles explodam.

Após o colapso, a jovem foi levada às pressas para o hospital , onde foi mantida viva por máquinas de suporte durante cinco dias, quando passou por duas operações que não foram bem sucedidas.

Líder Mórmon é condenado à prisão perpétua por abuso de menores.

1


O líder poligâmico Warren Jeffs, 55, que havia sido condenado por abuso sexual de duas crianças na quinta-feira passada (4), foi sentenciado pelo Júri à prisão perpétua nesta terça-feira, segundo informou a CNN.
O Júri do Estado do Texas, nos EUA, deliberou sobre a sentença em apenas 30 minutos.
O julgamento, no qual Jeffs se representou, incluiu discursos do líder poligâmico na forma de sermão sobre liberdade de religião e um áudio no qual os promotores alegam que documenta a violência sexual a uma menina de 12 anos na presença de outras três “esposas” do líder.
Jeffs foi condenado à prisão perpétua pela primeira agressão sexual agravada e 20 anos pela segunda agressão sexual, além de uma multa de US$ 10 mil.
Jeffs foi acusado de ter violentado duas crianças, em 2008, durante eventos de sua igreja em um rancho perto de Eldorado, no Texas. Uma menina de 12 anos de idade e outra de 14 anos, eram consideradas por ele “suas viúvas espirituais”, segundo a rede de TV CNN.

Restrição a religiões cresce na maioria dos países, afirma estudo.

Reuters
Quase um terço da população mundial vive em países onde está ficando mais difícil praticar religião livremente, afirmou nesta terça-feira um grupo privado de pesquisas dos Estados Unidos.
O Fórum sobre Religião e Vida Pública do Pew Research Center informou que restrições governamentais e hostilidade pública envolvendo religião aumentaram em alguns dos países mais populosos entre meados de 2006 e meados de 2009, a época em que a pesquisa foi feita.
“Durante o período de três anos coberto pelo estudo, a extensão dos abusos e violência relacionados à religião cresceu em maior número de lugares do que o daqueles em que decresceu”, diz o relatório “Crescentes Restrições à Religião”.
Nesses anos, somente cerca de 1 por cento da população mundial vivia em países onde houve maior tolerância religiosa, assinala o texto.
O estudo feito pelo Pew Center em 198 países constatou que aqueles considerados restritivos ou hostis no relatório anterior tiveram o quadro piorado enquanto o oposto foi verificado naqueles com mais tolerância religiosa.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gratuidade

Muitas pessoas retornam de férias neste final de semana. Muita gente deixou de olhar para o relógio, tantos passearam ou passaram longas horas de descanso olhando para o mar ou nossos rios. As praias encheram de encanto nossos olhos. Água, sol, mar, esporte e lazer. As experiências mais agradáveis foram aquelas que não custaram dinheiro, como o gostinho de “jogar conversa fora”, ou a alegria de conhecer gente nova, de graça! Não foram poucas as descobertas, feitas de olhares luminosos, onde homens e mulheres, de um modo sadio, entenderam que pode brotar um bonito sentimento de amor mútuo. Quantas famílias nasceram de passeios de férias!
Entretanto, pode acontecer que muitos não voltem às suas lides com tanta tranquilidade. Se as férias foram feitas de vícios – e quanto custam! – ou de abusos desenfreados, não virá à tona o sorriso generoso de algumas crianças que me cumprimentaram recentemente, voltando de uma viagem feita com os pais. Abraços e histórias se misturavam, a ponto de uma pessoa estrangeira nos visitava ficar edificada com a liberdade da meninada com o arcebispo de Belém. A bonita algazarra ficou gravada em minha memória. Eram sorrisos felizes e gratuitos!

Justin Bíblia: Jovens fazem vídeo paródia de Justin Bieber e causam debate sobre os limites do humor e evangelização.

Com mais de cinco mil visualizações o vídeo clipe foi produzido durante Congresso de Jovens Evangélicos (ConJoE) da Igreja Batista em Itabuna (BA) no final de julho com 430 jovens. Após ganhar espaço em sites de humor o vídeo rendeu inúmeros comentários, alguns deles não tão positivos assim, apesar do sucesso entre os jovens.
Considerado ofensa ou escárnio por algumas correntes, outros apostam que o vídeo tratou de uma visão contextualizada de evangelismo a juventude, que cada dia é alcançada através do marketing viral. Afinal, mesmo que indiretamente, o vídeo passa mensagem sobre o cotidiano cristão.

Imagem com suposto rosto verdadeiro de Jesus é encontrado

Supostamente o quadro foi roubado e jogado em um armário onde permaneceu por anos. A suspeita, identificada como Kelly Ghormley, foi presa tentando vender a obra para uma Igreja em Madisonville na última sexta-feira.
De acordo com a lenda, quando uma seguidora chamada Verônica de Jerusalém encontrou Jesus à caminho do Calvário e limpou o suor de Sua Face com seu véu, a imagem de Cristo foi impressa no tecido.
O artefato que a polícia recuperou de Ghormley é uma das poucas pinturas que foram baseadas na imagem de Cristo, uma vez que supostamente apareceu no véu de Verônica.

Nunca pare de defender o casamento hoje

Não deixe de participar do SEMINÁRIO DE CASAIS QUE VAI ACONTECER NO AUDITÓRIO DO INSTITUTO SÃO JOSÉ DIAS 20 E 21 DE AGOST. FAÇA  JA SUA INSCRIÇÃO EM NOSSO GRUPOS DE ORAÇÃO.

É hora do “campo de batalha a favor do casamento” mudar para liberdade religiosa? Essa é a pergunta que um recente artigo da revista Christianity Today* está propondo depois que o Estado de Nova Iorque aprovou o “casamento” de mesmo sexo. De acordo com Douglas Laycock, professor de direito na Universidade de Virginia, a resposta é “Sim”. Ele diz: “Os conservadores religiosos que defendem o casamento tradicional precisam mudar seu foco para lutar em favor da liberdade religiosa”.
O motivo disso é que Laycock e, lamentavelmente, muitos outros acreditam, de forma errônea, na inevitabilidade do “casamento” de mesmo sexo. Eles acham que o melhor que os cristãos podem fazer é assegurar que as leis de “casamento” gay pelo menos forneçam um pouquinho de proteção para as liberdades daqueles de nós que acreditamos no casamento tradicional.

O que é melhor na educação, isolar as crianças “do mundo” ou ensiná-las a viver nele?



Padre John Flynn, LC
A comercialização e a sexualização das crianças demandam medidas para protegê-las. Reg Bailey, o primeiro diretor executivo homem da Mother’s Union, foi designado pelo Departamento de Educação do Reino Unido para estudar as pressões a que as crianças estão sujeitas e apresentar recomendações a respeito. Bailey entrevistou dezenas de pais e contou com informações de 120 empresas e organizações.
O estudo resultante se chama Letting Children Be Children: the Report of an Independent Review of the Commercialization and Sexualization of Childhood (Deixar as crianças ser crianças: Informe Independiente sobre a Comercialização e Sexualização da Infância) e identifica quatro temas de especial preocupação para os pais e para o público em geral.
O tema 1, Contexto, aponta a cada vez mais sexualizada cultura em que vivem as crianças.
O tema 2 se dedica à roupa e aos produtos e serviços para crianças.
O tema 3 fala das crianças como consumidoras.
O tema 4 tenta dar voz aos pais, que sentem que as empresas não prestam atenção às suas preocupações.

10 conselhos de Bento XVI aos jovens

1) Conversar com Deus

"Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: "Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar". Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar".

2) Contar-lhe as penas e alegrias

"Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o 'direito de vos falar' durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.

3) Não desconfiar de Cristo

"Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso 'sim' ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo".

4) Estar alegres: querer ser santos

"Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um 'alto grau' da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (.). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente".

5) Deus: tema de conversa com os amigos

"São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros".

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vida no Espírito Santo




O Espírito Santo é o grande sopro de Deus. É o grande alento de Deus. É a grande partilha de Deus conosco. O Espírito Santo na Trindade é Aquele que procede do Pai e do Filho, é Aquele que tem o encargo de transbordar para nós a Pessoa do Pai e do Filho. O Espírito Santo é Aquele que na Trindade é testemunho e promotor do amor e do conhecimento entre o Pai e do Filho. Ele é o encarregado de prosseguir a missão de Jesus e fazer transbordar para nós, o próprio ser do Pai e do Filho.
Jesus diz: "eu vou enviar o meu Espírito Santo, ele testemunhará para vocês o que vocês agora não conseguem entender". Então Jesus está dizendo que o Espírito Santo é Aquele que transborda do Pai e do Filho para nós homens. Muitas vezes nós limitamos o Espírito Santo a dons, virtudes, carismas, inspirações e revelações, no entanto, o Espírito Santo é Deus e vai muito além de tudo isto, porque ele é Deus, e quando o Espírito Santo transborda, Ele gera em nós a Pessoa do Pai e a Pessoa do Filho, e começa uma obra de divinização.

Criado fundo de emergência para a África


Foi criado, em caráter de urgência, pela Conferência Episcopal do Quênia, um fundo para ajudar as vítimas da seca na região do Chifre da África. O "Catholic Charity Emergency Fund" vai concentrar suas ações na arrecadação de alimentos nas paróquias, dioceses e outras estruturas da Igreja.
Aproximadamente 13 milhões de pessoas na Somália, Etiópia, Quênia, Djibouti e outros países desta região, estão sendo diretamente afetadas pela pior seca dos últimos 60 anos.
Em um comunicado distribuído à imprensa internacional, a Conferência Episcopal afirma que "estamos todos profundamente preocupados com a crise provocada pela seca e o sofrimento de tantos quenianos. A nossa preocupação dirige-se a milhões de pessoas indefesas que correm o risco de morrer de fome e às muitas comunidades que perderam os seus meios de subsistência".
Embora a situação mais dramática seja a da Somália, o Quênia também sofre duramente a crise alimentar, tanto por receber no seu território centenas de milhares de somalis em fuga como pelas consequências da seca que atingiu diversas áreas do seu território.

Mulheres têm cérebro mais ativo do que os homens.Isso não é cultural!


Um estudo canadense revela que os homens, quando comparados com as mulheres, apresentam uma predisposição maior para viver sem pensar.
A descoberta ocorreu acidentalmente durante uma pesquisa sobre esquizofrenia. Enquanto o cérebro das mulheres consegue atender inúmeras solicitações ao mesmo tempo, o cérebro dos homens entra mais frequentemente em repouso, revela o estudo liderado por Adrianna Mendrek, pesquisadora canadense do departamento de Psiquiatria da Universidade de Montreal.
Na verdade, os homens são mais dados a viver do que a pensar, menciona o trabalho dos pesquisadores que chegaram à conclusão que os cérebro masculino entra com maior facilidade em repouso durante uma pesquisa sobre esquizofrenia.

domingo, 7 de agosto de 2011

EVANGELHO DE DOMINGO

XIX DOMINGO COMUM - Mt 14,22-33

ALIMENTE A SUA FÉ E SEUS MEDOS MORRERÃO DE FOME
 
O Evangelho deste domingo fala de Jesus que anda sobre as águas e acalma o vento. Este Evangelho nos mostra como Deus se faz presente na nossa vida também nas horas difíceis, nos momentos nos quais mais nos sentimos sozinhos, abandonados e impotentes. Também indica como por meio da fé podemos descobrir e recuperar aqueles sentimentos de calma, paz, serenidade e segurança que só Jesus é capaz de nos conceder para superar todas as adversidades.
No domingo passado, vimos que a partilha dos pães foi um acontecimento na vida dos discípulos e da multidão. O povo cansado da corrupção e opressão pelos chefes políticos da época, já começa a sonhar com Jesus como um líder político que o libertaria de tudo isso. Por isso, é que Jesus obriga os discípulos a se afastarem imediatamente. Ele não quer colocar em risco a correta compreensão da sua missão. Ele sabe que o ser humano tem uma facilidade enorme para deixar-se levar pela ilusão, pela satisfação efêmera que proporciona a fama e o poder, o sentir-se admirado, querido, elogiado e estar acima dos outros.
O seu reino não é de cunho político, mas espiritual. Assim, depois de se despedir da multidão e mandar os discípulos atravessarem o lago, Jesus subiu ao monte para orar a sós e aí ficou até as três horas da manhã. A este momento, a barca dos discípulos já estava longe e era agitada pelas ondas, por causa de um forte vento que soprava em direção contrária.

Facebook faz número de adolescentes grávidas aumentar na Indonésia


A Indonésia tem mais de 22 milhões de usuários do Facebook
JACARTA — Uma oficial de uma corte religiosa da Indonésia culpou nesta quinta-feira o site de relacionamentos Facebook pelo aumento do número de adolescentes grávidas e dos casamentos em idade precoce no país.
Siti Haryanti, secretária da corte religiosa de Mount Kidul, em Java, disse que jovens casais estavam mantendo relações sexuais após se conhecerem na internet, e que percebeu um aumento do número de casamentos em idade precoce no último ano.

Apresentar critério de “média” de idade “de início das relações sexuais” dos jovens é falho.

O uso da média de idade de início das relações sexuais pode confundir os jovens, afirma um estudo da Universidade de Navarra.
A pesquisa do Instituto Cultura e Sociedade (ICS) analisou dados de 7.011 jovens de El Salvador, Peru e Espanha.
Segundo concluiu a equipe, pode causar confusão utilizar a média de idade de início das relações sexuais entre os jovens, porque esta se costuma calcular só levando em conta aqueles que tiveram relações sexuais.
Por outro lado, a proporção de jovens em cada grupo de idade que já são sexualmente ativos é uma medida que leva em conta tanto os que tiveram relações sexuais como aqueles que não tiveram, em cada idade, e por isso é uma maneira mais clara de dar essa informação à população.

Criar o Dia do Orgulho Hétero “não incentiva a homofobia”, afirma prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo.

Folha de São Paulo
Criar o Dia do Orgulho Hétero em São Paulo não incentivaria a homofobia, na opinião do prefeito Gilberto Kassab (PSD). “É um projeto como outro qualquer”, afirma.
Em entrevista, Kassab disse que sua assessoria ainda está estudando o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, que prevê a data oficial em todos os terceiros domingos de setembro.
Andre Vicente/Folhapress
Prefeito Gilberto Kassab diz que a criação do Dia do Orgulho Hétero em São Paulo não incentivaria a homofobia
Prefeito Gilberto Kassab diz que a criação do Dia do Orgulho Hétero em São Paulo não incentivaria a homofobia
Mas ele afirmou que, em primeira análise, não há motivo para vetar a ideia de autoria do vereador Carlos Apolinário (DEM). “A abordagem inicial é que é um dia como qualquer dia. Tem dia do médico, dia do professor”, disse.
“Talvez não se encontre nenhuma ilegalidade e é possível que seja encaminhado para sanção. Em princípio, a Câmara tem todo o direito de estabelecer os dias que ela julgar adequados”, afirmou.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by