VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 6 de agosto de 2011

Leigos (as): discípulos(as) missionários(as)

Imagem de Destaque

Aprendendo como discípulos a construir um mundo mais justo

"Os cristãos leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja” (DA 210.).
João Paulo II dizia-nos “a Evangelização do Continente não pode realizar-se hoje sem a colaboração dos fiéis leigos” (EAM 44).
Celebraremos em todas as comunidades agosto como mês das vocações. A primeira semana é dedicada à vocação sacerdotal, a segunda à família, a terceira aos religiosos(as), a quarta semana  aos cristãos leigos e leigas. Será um momento especial de ação de graças por muito trabalho realizado e proposta  a todos para que sejam discípulos missionários.

Jovens em Madri "repicarão" seus celulares para receber o Papa Bento XVI


 
Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 propuseram aos participantes deste evento que descarreguem um ringtone de sinos para dar as boas-vindas ao Papa quando cruze a Porta de Alcalá no próximo 18 de agosto.

Esta iniciativa coincidirá com o repique de sinos de todas as paróquias de Madri que soarão quando o Papa cruze o histórico monumento, uma das cinco antigas portas reais que davam acesso à cidade.

O cruzamento da Porta de Alcalá, que Bento XVI fará acompanhado de alguns jovens participantes da JMJ, está programado para as 19:15h, após o qual Bento XVI presidirá a festa de acolhida dos jovens na Plaza de Cibeles e lhes dirigirá um discurso.

Fé em Deus pode melhorar a recuperação psicológica, diz pesquisa.

O Globo
Quem acredita em um Deus benevolente se preocupa menos com as incertezas da vida do que aqueles que creem em uma religião cheia de punições, segundo a pesquisa do Hospital McLean, publicada no “Journal of Clinical Psychology” e que será apresentada  no encontro anual da Associação Americana de Psicologia.
Os médicos responsáveis pelo estudo acreditam que a crença dos pacientes deve ser mais considerada em seus regimes de tratamento e pedem que os profissionais de saúde as integrem para acelerar a recuperação.

“Muitos não estão preparados para perceber como as crenças espirituais podem contribuir para os estados afetivos e integrar estes temas ao tratamento de forma sensível”, escreve o coordenador do estudo, David H. Rosmarin.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FORMAÇÃO PARA OS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis  leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte.
 Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.
Os MECE devem, na medida do possível, realizar estudos de doutrina: estudar os documentos da Igreja, as encíclicas e cartas dos papas, o Catecismo, o Código de Direito Canônico, etc. 

Mórmons produzem filme com sua versão para a história de Jesus Cristo

 


Produtores ligados à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) esperam começar em breve as filmagens de sua própria versão para as telas da vida de Jesus. Será uma série de cerca de 50 curta-metragens que servirão inicialmente para ilustrar o material de ensino religioso dos mórmons.
Para conseguir um realismo maior, eles construíram uma “mini-Jerusalém” na cidade de Goshen, no estado americano de Utah, seguindo as orientações de especialistas da Universidade Brigham Young, ligada à igreja.

Artistas e bandas da Comunidade Shalom se apresentarão na JMJ.Veja programação.

Show – De malas Prontas
Artista – Missionário Shalom – Musical
Apresentações
Festival da Juventude – Madrid Rio
Terça, 16 de Agosto as 15:30h
Quinta, 18 de Agosto as 22:30h
……………………………………………………………………………………………………….
Show -Tomé, põe Aqui tua mão
Artista -Davidson Silva – Musical

Apresentações
Festival da Juventude – Madrid Rio
Quarta, 17 de Agosto as 15:30h
Sexta, 19 de Agosto as 15h
Festival Anunciou – Plaza de España
Quinta, 18 de Agosto as 21:30h

Estamos criando adultos sem infância?




Agora, em nome da “liberdade” das crianças, sacrificam-se também o rigor e o respeito pelos outros. Hoje, nos países mais ricos, filhos e filhas crescem segundo as regras de um modelo global que os torna, muito rapidamente, consumidores mais ativos e comprometidos do que os adultos.
A análise é do linguista italiano Raffaele Simone, professor da Università degli Studi Roma Tre, em artigo publicado no jornal La Repubblica.
Eis o texto.
Embora, nos Estados Unidos, sejam sempre mais numerosas as associações de pais que pedem o fim dos concursos de beleza infantis, em que fantochezinhos entre três e sete anos competem nas roupas e com gestos de vampiras, isso não é o suficiente para nos fazer esperar que as nossas crianças irão voltar a ser… crianças.
Em todos os países ocidentais, a criança já é, cada vez mais, um adulto encolhido, que se vê novamente como protagonista de um imenso catálogo de bens de consumo construído em torno dele. Ele dispõe de roupas superespecializadas, aparelhos eletrônicos, telefones celulares, microcarros, alimentação direcionada e sofisticadíssima, sem falar, naturalmente, daquelas que, na Itália, são chamadas de “atividades” (cursos de esportes dedicados, línguas, férias inteligentes etc.), que tornam a agenda de um pequeno menor de idade mais espessa do que a de um cirurgião cardíaco.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PARABÉNS PE. EVALDO PELOS 20 ANOS DE SIM A DEUS

"O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo." (São João Maria Vianney).

Nossas homenagens ao nosso querido pároco Padre Evaldo. Essa data, 04 de Agosto sempre será lembrada pela sua família, também por todos os paroquianos de Camocim, da paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes . Os sacerdotes são o suporte da Igreja, são dons de Deus, essenciais para a vida da igreja, missionária no mundo.Podemos afirmar que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas faz da sua vida um culto litúrgico, uma entrega, uma doação, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação e entrega, se entregando aos irmãos e à Igreja, fazendo de sua vida um sacramento intenso e fecundo.
Nosso querido padre Evaldo, hoje o senhor completa Vinte  anos de vida sacerdotal, e como tudo acontece por Deus na nossa vida, assim também não foi diferente entre o Senhor e o povo dessa comunidade que te ama, te quer bem, e está sempre ao seu lado. Por tanto esta data  é um dia festivo para todos nós e principalmente para Deus, ao ver que um filho amado ao qual escolhestes para trilhar em seus caminhos, tornou-se um pastor de muitas ovelhas, pois um dia ouviu esse chamado e disse seu sim .
E nós somos muito gratos, Pe. Evaldo, pelo seu sim, onde Deus nos presenteou com o senhor em nossa igreja de Camocim para que juntos, chegássemos mais próximos ao coração de Deus.Obrigado pelo seu esforço, dedicação e pelo seu carinho por todos nós.

Obrigado por ser este fiel amigo, este pai espiritual que conduz os nossos passos sempre em direção a Deus. Feliz é o povo que tem um sacerdote para conduzi-lo nos caminhos para a salvação com a proteção  do Senhor Deus. Por isso em nome do Blog do Grupo Renascer,  Renovação Carismática Católica de  Camocim e  todo povo desta paróquia,  queremos te desejar  força, saúde e perseverança nessa caminhada, e que o Espírito Santo te ampare para sempre como sacerdote. Maria esteja sempre contigo!!!

Deus o abençoe hoje e sempre. Nossos Parabéns!!!!

Sou padre, e daí?

Frei Mário Sérgio Souza




Eu nunca vi uma afirmação para assustar tanto algumas pessoas como essa: sim, sou padre! Meu Deus, tão novo, tão simpático, tão inteligente, tão normal, tão sem jeito, tão isso, tão aquilo. Isso quando não ressoa um estridente – “que desperdício!”. O que me desperta a atenção e acho curioso, é que o mundo caminha para uma diversidade em tantos campos, e as pessoas ainda se assustam com as opções alheias.

Crianças que passam por situações traumáticas têm maior risco de desenvolver doenças crônicas quando adultas, mostra pesquisa.


Crianças que foram abusadas, perderam um dos pais ou sofreram outras dificuldades, como abuso de drogas por um dos responsáveis em casa, podem ter maior risco de desenvolver doenças crônicas na vida futura, sugere um novo estudo.

A pesquisa, com mais de 18 mil adultos de dez países, descobriu que aqueles que dizem ter enfrentado adversidades na infância tinham grande chances de desenvolver inúmeros problemas, como artrite, asma, diabetes e dor nas costas crônica, ou dor de cabeça.

O mesmo padrão foi visto entre pessoas que contaram ter sofrido de depressão, ansiedade ou outro problema de saúde psicológica antes dos 21 anos. A descoberta, relatada no “Archives of General Psychiatry”, não prova que estresse sério na infância necessariamente gera uma saúde fragilizada. Mas há um número de razões para acreditar que os dois podem estar ligados, disse a coordenadora do estudo, Kate Scott, fisiologista e professora associada da Universidade de Otago, na Nova Zelândia:
- Experiências adversas tão cedo podem moldar o estilo de vida e o comportamento de uma pessoa.

Polícia confirma desvio de verba de reforma de igrejas da Arquidiocese de Porto Alegre. Entenda.

Zero Hora

A Polícia Civil confirmou ontem que o ex-vice-cônsul português no Estado Adelino Pinto embolsou R$ 2,5 milhões da Arquidiocese de Porto Alegre dados como garantia a uma ONG para a reforma de três igrejas no Estado. Registros financeiros comprovam que, além de ter transferido R$ 1,8 milhão para contas pessoais no Brasil e em Portugal, Adelino fez saques e depósitos no Rio de Janeiro.
A garantia de R$ 2,5 milhões a uma ONG belga serviria como contrapartida para a doação de R$ 12 milhões, que seriam usados na reforma das igrejas Nossa Senhora da Conceição e Cúria Metropolitana, na Capital, e Bom Senhor, em Triunfo. O ex-vice-cônsul, que atuaria como um intermediário entre a ONG e a arquidiocese, havia se comprometido a repassar os recursos, conforme escritura assinada em 21 de dezembro. No documento, ficou acertado que Pinto não poderia movimentar o dinheiro.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Você já nasceu de novo?

“Que alegria profunda, e ao mesmo tempo, que liberdade interior experimenta uma alma que se entregou à ação do Espírito Santo.”
D. Columba Marmion

 Um homem chamado Nicodemos procurou Jesus para tentar descobrir o que estava faltando em sua vida para ser feliz e viver em paz interior. Ele era um príncipe dos judeus, seguia em tudo a prática religiosa dos judeus. Seria em nossos dias considerado um cristão praticante.
 Nosso Senhor vendo a sinceridade da busca deste homem, não faz um grande discurso, simplesmente aponta para uma experiência fundamental: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus” (Jo 3,3).  

DIOCESE DE TIANGUÁ - 40 ANOS DE HISTÓRIA


VEJA A PROGRAMAÇÃO:

17 A 19/08/2011 – Simpósio histórico-teológico-cultural
Local: Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Prof. Sebastião V. Sobrinho (saída para Viçosa)
Horário: 9h

21/08/2011 - Celebração Eucarística de Dedicação da Igreja Catedral
Local: Catedral de Sant’Ana – Tianguá
Horário: 9h

08/10/2011 – Concentração Missionária das Paróquias
Local: Santuário de N. Senhora de Fátima – São Benedito
Horário: 9h
 
FONTE: DIOCESE DE TIANGUÁ

Filipinos chamam de 'demônio' artista que exibe crucifixo com pênis


O artista filipino Mideo Cruz (foto), 37, já esperava que a sua proposta de reflexão sobre como a idolatria se modifica na história fosse causar polêmica, mas não previu que seria chamado de “demônio” e fosse receber por e-mails ameaças de morte de católicos. 

Na instalação “Poleteismo” ou “Politeísmo”, ele expôs pôsteres de Jesus Cristo e da Virgem Maria e crucifixo para lembrar os 300 anos do domínio espanhol nas Filipinas e a introdução do catolicismo no país. Junto, para mostrar a atual influência do imperialismo americano, colocou imagens de Mickey Mouse, da Estátua da Liberdade e do presidente Barack Obama.

Maçonaria, conheça os princípios que a tornam incompatível com a fé cristã.

Dom Lelis Lara, CSsR.

Tenho recebido muitas consultas sobre Maçonaria, por exemplo, se um católico pode se inscrever na Maçonaria, se um maçom pode comungar e outras.
Achei oportuno escrever este artigo sobre a matéria, imaginando que muitas pessoas também tenham as mesmas dúvidas e queiram se esclarecer.
Para muitos a Maçonaria é uma entidade filantrópica, semelhante a um clube de serviço como Rotary e o Lions. Para esses poderia parecer implicância da Igreja Católica vetar aos seus fiéis o ingresso na Maçonaria.

Na realidade a Maçonaria não é mera entidade filantrópica. Ela se apresenta também como instituição com princípios filosófico-religiosos.

Iraque: Bomba atinge igreja católica e deixa 23 feridos.


Na manhã desta terça-feira, 2, explodiu uma bomba próximo a igreja siro-católica da “Sagrada Família”,  na cidade de Kirkuk, no Iraque, deixando ao menos 23 pessoas feridas e causando diversos danos materiais. Entre os feridos está uma religiosa e algumas crianças.
Outras duas bombas foram desarmadas pela polícia. Esta é a primeira vez que esta igreja, localizada numa cidade ao norte do Iraque, é alvo de um ataque terrorista.
“Se trata de uma igreja siro-católica, que se encontra num bairro popular e realmente muito pobre. Às 5h30 da manhã [desta terça-feira] explodiu uma bomba colocada no muro da igreja; entre a igreja e as casas das pessoas não há uma grande distância. Muitas casas foram destruídas, muitos carros foram queimados e existem muitos feridos”, explica o Arcebispo de Kirkuk, Dom Louis Sako, em entrevista concedida por telefone à Rádio Vaticano.

Novo CD de Justin Bieber terá canções cristãs.

Depois de mostrar sua fé no documentário que conta sua tragetória musical, Never say Never,  o cantor Justin Bieber se prepara para lançar um CD inédito com canções de sua autória que falam sobre temas cristãos.
O CD se chamará “Believe” e será lançado no dia 14 de novembro nos Estados Unidos. O jovem chegou a explicar que escreveu essas novas canções mostrando seus sentimentos.

“Nossa época tem sido marcada pela ilusão de que a felicidade é uma espécie de direito”.



ELIANE BRUM
 
Ao conviver com os bem mais jovens, com aqueles que se tornaram adultos há pouco e com aqueles que estão tateando para virar gente grande, percebo que estamos diante da geração mais preparada – e, ao mesmo tempo,da mais despreparada.
Preparada do ponto de vista das habilidades, despreparada porque não sabe lidar com frustrações. Preparada porque é capaz de usar as ferramentas da tecnologia, despreparada porque despreza o esforço.
Preparada porque conhece o mundo em viagens protegidas, despreparada porque desconhece a fragilidade da matéria da vida.
E por tudo isso sofre, sofre muito, porque foi ensinada a acreditar que nasceu com o patrimônio da felicidade. E não foi ensinada a criar a partir da dor.

Há uma geração de classe média que estudou em bons colégios, é fluente em outras línguas, viajou para o exterior e teve acesso à cultura e à tecnologia. Uma geração que teve muito mais do que seus pais. Ao mesmo tempo, cresceu com a ilusão de que a vida é fácil. Ou que já nascem prontos – bastaria apenas que o mundo reconhecesse a sua genialidade.

Tenho me deparado com jovens que esperam ter no mercado de trabalho uma continuação de suas casas – onde o chefe seria um pai ou uma mãe complacente, que tudo concede. Foram ensinados a pensar que merecem, seja lá o que for que queiram. E quando isso não acontece – porque obviamente não acontece – sentem-se traídos, revoltam-se com a “injustiça” e boa parte se emburra e desiste.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Diário do conclave que elegeu o Papa Bento XVI. Notas de um Cardeal.

Andrea Tornielli, publicada no sítio Vatican Insider
“Domingo, 17 de abril. À tarde, tomei posse do quarto na Casa Santa Marta. Deixei minhas malas e abri as persianas, pois o quarto estava escuro. Não consegui. Um coirmão meu, pelo mesmo problema, se dirigiu às irmãs governantas. Ele pensava que se tratava de um inconveniente técnico. As religiosas lhe explicaram que as persianas estavam lacradas. Clausura do Conclave… Uma experiência nova para quase todos nós: de 115 cardeais, só dois já participaram da eleição de um papa…”.
Com essas palavras começa o “diário secreto” do conclave que, no dia 19 de abril de 2005, levou à  eleição de bento XVI Apontamentos reservados que um cardeal anônimo escreveu em seu caderno quando voltou para o seu quarto depois das votações na Capela Sistina. Um documento excepcional, publicado pela revista Limes em 2005. Um texto que permite reconstruir, passo a passo, o andamento dos votos e levantar o véu de sigilo que, por vontade dos papas, sempre encobriu o conclave.

Obra de “arte” ofensiva aos cristãos causa escândalo nas Filipinas.


Terra
Uma instalação de arte que mistura uma imagem de Cristo com símbolos kitsch da cultura pop, e inclui um crucifixo com um pênis móvel, causou alvoroço entre os católicos  nas Filipinas, que consideram a obra um sacrilégio.
O artista Mideo Cruz, responsável pela instalação — feita com o objetivo de ser um comentário sobre o culto de um ícone — tem sido tachado de “demônio” e bombardeado com ameaças de morte e emails irados desde que a peça passou a ser mostrada em uma exposição em Manila, iniciada em 17 de junho.
Cruz, de 37 anos, trabalha com performances e artes visuais e já expôs em espaços artísticos em Nova York, Paris e Tóquio. Ele disse que queria provocar reação, mas ficou surpreso com a violência das respostas do público.

O que é que o ateísmo produziu de positivo para a sociedade?

Num debate recente entre o teísta Dinesh d’Souza e o ateu Christopher Hitchens verificou-se um incidente que ilustra bem o Poder transformador de Jesus Cristo.Depois do debate formal, e como é normal em alguns debates, chegou-se à parte das perguntas e respostas. Uma das pessoas a quem foi dada a hipótese de questionar os protagonistas era um senhor de uma das ilhas do pacífico (esqueci-me do nome). A sua pergunta era essencialmente esta:
Sr Hitchens, eu venho de uma área pacífico. Antes da chegada do cristianismo à nossa cultura, nós éramos um povo totalmente diferente, chegando mesmo a practicar o canibalismo. Quando o cristianismo chegou, nós abandonamos muitos dos nossos antigos costumes, inclusive o canibalismo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ESPECIAL MÊS VOCACIONAL: Vocação missionária


 VEJA O VIDEO DO PE. ANCHIETA FALANDO DA SUA EXPERIENCIA MISSIONÁRIA  E  SOBRE A SEMANA MISSIONÁRIA EM CAMOCIM . CLICANDO AQUI

Definindo vocação


Muitas pessoas se aproximam de nós em igrejas, elevadores, filas de banco, lugares inusitados para demonstrar sua vontade de fazer missões. Contudo, sempre aparece uma questão: Será que sou chamado para trabalhar com missões?
O apelo missionário nas igrejas tem levados muitos a desejarem, mas poucos a agirem. As igrejas criam departamentos de missões, enviam dinheiro, mas continuam sem saber o que é na prática.
Gosto da definição de Medeiros (Mundo Cristão, 1993) sobre missões, que diz "É o ato redentivo de Deus em favor dos perdidos", isto é, o modo pelo qual Deus escolheu alcançar os perdidos.
E o que é um missionário? Simples, é o servo obediente que procura estender essa redenção aos outros.
Mas ai nasce um problema, quem são os instrumentos de Deus? Quem são os vocacionados missionários?
Timóteo Carriker (Mundo Cristão, 1993) diz que há dois extremos quanto a vocação missionária: um lado é que para ser missionário precisamos experimentar uma ação sobrenatural extraordinária como a de Paulo no caminho de Damasco. O outro lado é que ninguém experimenta esse tipo de chamado extraordinário, devemos sim, cumprir somente uma ordem que foi dada a todos.
Creio que Carriker pontua a grande crise que muitos crentes vivem com relação a missões.


O chamado missionário
Para mim três coisas são essenciais para o chamado ou vocação missionária.
1. Vocação só acontece quando se tem um verdadeiro encontro com Cristo
Hoje é comum ouvirmos falar em ONGs e grupos de pessoas que atuam por uma causa como voluntários.
Porém, ser missionário é mais do que participar de uma ONG. É ter no coração o mesmo desejo que move o coração de Deus, que é de que pessoas pecadoras, ricas ou pobres, tenham um encontro verdadeiro com ele.

Ex-Ronaldinha Viviane Brunieri vira pastora

Ela afirma que nunca amou de verdade Ronaldinho.
Viviane Brunieri abriu o coração e revelou que nunca amou de verdade Ronaldo Fenômeno. Com quem namorou na juventude e se tornou uma das "Ronaldinhas".
"Foi um namoro por interesse. Eu sonhava em entrar no mundo televisivo, ser famosa, queria ter dinheiro. Eu optei pelo mundo da fama e paguei um preço bem alto", disse ela, em entrevista ao TV Fama, da Rede TV!.
Em 2008, viciada em drogas e passando por dificuldades financeiras, Viviane entrou para a indústria pornográfica e virou garota de programa.

Polêmico livro com supostas denúncias sobre aproveitadores da fé alheia cita Silas Malafaia, Edir Macedo, Valdemiro Santiago, R. R. Soares e outros

Lançado pela Letra Capital Editora o livro O Tao da Matemática na verdade não trata sobre matemática, mas busca com um olhar critico denunciar o abuso da fé promovido por muitos dos líderes espirituais entre eles Silas Malafaia.
Gentil Silva, que já pertenceu durante cinco anos à Igreja Adventista do sétimo dia, e que há muito tempo chegou a fazer parte da União do Vegetal em entrevista ao The Christian Post, disse hoje ser uma pessoa sem religião, mas que acredita em Deus, porém não na concepção cristã de Deus – isto é, de um Deus pessoal (com características humanas).
“Desenvolvi uma concepção própria do que seja Deus. Exponho essa concepção ao longo do meu livro”.
Gentil conta que o livro O Tao da Matemática lançado há pouco mais de um mês, é fruto de sua decepção com o mercantilismo descarado promovido por muitas das religiões atuais.

181 mil alemães abandonaram oficialmente o catolicismo em 2010.


Mais de 181 mil alemães abandonaram oficialmente a religião católica em 2010,um ano marcado por vários escândalos de pedofilia envolvendo a Igreja, segundo um relatório da Conferência dos Bispos da Alemanha, divulgado hoje, noticia a AFP.
A conclusão deste relatório baseia-se no número de alemães que deixou de pagar o imposto religioso, cobrado pelo Estado alemão.
Na Alemanha, as comunidades protestantes, católicas e judaicas são financiadas por um imposto religioso, cobrado pelo Estado, àqueles que estão inscritos como crentes.

2011: Catolicismo e Maçonaria continuam incompatíveis.


DECLARAÇÃO DOS BISPOS CATÓLICOS DAS FILIPINAS

Apesar das muitas e repetidas sentenças de condenação da Maçonaria lançadas pela Santa Sé, parece que ainda há dúvidas se Católicos podem ou não se filiar à Maçonaria. Frequentemente se alega que várias sociedades maçônicas aqui nas Filipinas são organizações não- sectárias às quais Católicos podem aderir sem nenhum prejuízo à Fé Católica. Isto é falso e Nós queremos reafirmar nos mais fortes e solenes termos a regra emitida pela Santa Sé, a qual decreta que qualquer Católico que conscientemente e deliberadamente adere à Maçonaria automaticamente incorre em excomunhão e não pode receber os Sacramentos da Igreja e nem ser enterrado em cemitério Católico.
Uma pequena reflexão é suficiente para mostrar a justiça e a racionalidade dessa proibição, não obstante todas as alegações em contrário. A Maçonaria é hoje aquilo que ela sempre foi. Uma seita naturalista que ignora ou nega muitas das verdades contidas nas Sagradas Escrituras e definidas pela Igreja Católica como necessárias para a Salvação.

Homem em coma por 32 anos “volta” e diz que ouvia tudo ao seu redor.


Já pensou passar 23 anos de sua vida em um quarto de hospital? Esse é o caso de Rom Houben, enquanto médicos pensavam que ele estava em coma, Houben escutava e ouvia tudo à sua volta, mas não conseguia se comunicar com os médicos.
O paciente Rom Houben, internado em um hospital na Bélgica, tinha 23 anos quando sofreu um acidente de carro que o deixou completamente paralisado, foi submetido a vários exames normalmente utilizados para diagnosticar o coma, baseados em respostas motoras, verbais e oculares. Ele, no entanto, escutava e via tudo o que acontecia à sua volta, sem conseguir se comunicar com médicos, familiares e amigos.
Apenas alguns meses atrás, exames com aparelhos de tomografia de última geração mostraram que seu cérebro estava funcionando de maneira praticamente normal.

Para o cristão o mal no mundo tem uma causa: o abuso no uso pessoal da “liberdade”.

Por Dom Murilo Krieger
“Você acredita em Deus?” Com essa pergunta, a jornalista terminava uma longa entrevista com um conhecido esportista nacional. A resposta que ele lhe deu chamou minha atenção, porque expressa o que muita gente pensa a respeito do problema do mal.
O drama e a angústia do esportista são a angústia e o drama de inúmeras pessoas, em situações, épocas e lugares diferentes: “É difícil dizer que acredito em Deus. Quanto mais desgraças vejo na vida, menos acredito em Deus. É uma confusão na minha cabeça; não encontro explicação para o que acontece. Por que é que meu filho nasce em berço de ouro, enquanto outro, infeliz, nasce para sofrer, morrer de doença, e há tudo isso de triste que a gente vê na vida? É uma coisa que não entendo e, como não tenho explicação, é difícil de acreditar em um Ser superior.”
O mal, o sofrimento e a doença fazem parte de nosso cotidiano. As injustiças, a fome e a dor são tão frequentes em nosso mundo que parecem ser normais e obrigatórias. Fôssemos colocar em uma biblioteca todos os livros já escritos para tentar explicar o porquê dessa realidade, ficaríamos surpresos com sua quantidade.

domingo, 31 de julho de 2011

EVANGELHO DE DOMINGO

XVIII DOMINGO COMUM - Mt 14,13-21

Depois de sermos introduzidos na compreensão do mistério do Reino dos Céus, escondido como um tesouro aos sábios deste mundo, mas revelado aos pequeninos através das parábolas narradas por Jesus e apresentadas por Mateus no capítulo 13 da sua obra, a liturgia deste domingo nos conduz a nos sentarmos com Jesus e os seus discípulos à mesa preparada para nós pelo Pai que quer nos alimentar com o pão do seu reino.

Na I leitura (Is 55,1-3), Deus prepara um banquete gratuito e aberto para todos nós. Ele ensina e mostra o segredo do saber viver bem: discernir entre aquilo que dá vida e satisfaz o desejo de vida (o verdadeiro tesouro) e aquilo que pelo contrário, sob falsas aparências de vida e felicidade, conduz à morte. Israel sofre no exílio a fadiga de se alimentar do pão do inimigo que não sacia, além de recordar que isso está acontecendo graças à sua desobediência. Pois só o pão da terra da promessa, fruto e sinal de uma vida vivida na relação com Deus, na escuta livre e obediente da sua Palavra, consegue satisfazer a fome de vida de Israel. Quem escuta Deus, acolhe o seu convite e se põe a caminho para voltar à própria terra e ao próprio Deus.