sábado, 15 de janeiro de 2011

Igreja no Brasil se mobiliza para ajudar os danificados das chuvas na região sudeste

fonte ACI Digital
 
Após as chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro que vem deixando cerca de 14 mil pessoas sem casas, a Igreja no Brasil vem lançando diversas iniciativas para ajudar as vítimas das enchentes e deslizamentos que começaram no domingo, 9. Já foram registradas mais de 500 mortes no balanço divulgado pelas prefeituras, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros no que alguns meios vêm considerando o desastre natural com o maior saldo de mortos e desabrigados na história do Brasil.

Juntamente com a Cáritas Brasileira, a CNBB lançou, nesta quinta-feira, 12, a Campanha "SOS SUDESTE", com o objetivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. O presidente da Cáritas, Dom Demétrio Valentini sugere que no dia 30 de janeiro, todas as dioceses façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas.

Rosa de Saron encara desafio de evangelizar no meio secular


Autor: CN Notícias -

Ser uma das bandas católicas mais antigas ainda em atividade no Brasil e, ao mesmo tempo, ter uma legião de que vive com tocadores de música ligados nas composições carregadas de significado e arranjos bem elaborados.

Essa proeza é da Banda Rosa de Saron, fundada em 1988 e que alcança uma projeção cada vez maior no cenário nacional, extrapolando os limites do próprio segmento católico e adentrando com força no meio secular, um gande desafio.

O grupo fez parte das apresentações musicais do Acampamento Revolução Jesus, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), ao longo da última semana. Durante o evento, o Rosa participou de uma coletiva de imprensa e destacou o tipo de evangelização que realizam. O grupo é composto por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarras), Rogério Feltrin (baixo) e Wellington Greve (bateria).

Os integrantes da Banda ressaltam que, como cristãos, têm a obrigação de levar valores morais, éticos, espirituais, influenciando e permeando esses mesmos valores na sociedade. "Isso também é evangelização", afirmam.

Cantora famosa faz participação especial em CD católico

A cantora Ivete Sangalo gravou participação especial no novo CD da Banda Dominus. Junto com ela, Pe. Fábio de Melo também participou da gravação da música que dá nome ao CD, não estou sozinho, oitavo trabalho do grupo mineiro que há vinte e dois anos evangeliza através da música com alegria, ritmo e inovação.
A turnê de divulgação do novo CD começou neste mês  e já é um sucesso. A Banda Dominus é presença marcante e uma das mais esperadas no Festival Halleluya que acontece nos final das férias de Julho,em Fortaleza.
Mais sobre a Banda Dominus:
O grupo também já  foi atração por 4 anos consecutivos em Buenos Aires, Argentina. Esteve em Santiago, no Chile em um show para mais de 10 mil pessoas, além de ter se apresentado na França e nos EUA.
Devido a estas e outras experiências, o grupo pôde perceber o quanto a arte envolve as pessoas. Em 2001, fundou então a Associação “Arte pela Paz”, uma entidade sem fins lucrativos que realiza trabalhos sociais com centenas de jovens carentes de Belo Horizonte, através da musica, dança e esporte.
E para abrilhantar ainda mais está trajetória de sucesso, o grupo foi convidado a se apresentar no encontro do Papa Bento XVI com os jovens do Brasil, que aconteceu no dia 10 de maio de 2007 no estádio do Pacaembu em São Paulo, durante a visita do pontífice ao país. Estavam presentes cerca de 40 mil jovens.

Papa Bento XVI: uniões homossexuais “desnaturalizam” família.


Terra
O papa Bento XVI afirmou nesta sexta-feira que as uniões homossexuais “desnaturalizam” a essência e os objetivos da família. O Pontífice deu estas declarações diante do prefeito de Roma, Gianni Alemanno, e da governadora do Lácio, Renata Polverini, a quem recebeu no Vaticano com as juntas municipal e provincial por causa do novo ano.
Bento XVI centrou seu discurso na família e afirmou que esta é a célula básica da sociedade e deve ser baseada no casamento entre um homem e uma mulher. Ele acrescentou que é através da família que os filhos aprendem os valores humanos e cristãos e a solidariedade entre as gerações, o respeito a regras, o perdão e a ajuda ao próximo.
“A aprovação de formas de uniões que desnaturalizam a essência e o objetivo da família acaba por penalizar os que, com fadiga, se comprometem a viver relações afetivas estáveis, juridicamente garantidas e publicamente reconhecidas”, declarou o papa. Bento XVI ressaltou que a família deve ser apoiada mediante políticas que a consolidem e a desenvolvam.

Papa João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011.

Fonte: Folha de São Paulo 

O papa João Paulo 2º reza na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante missa no Dia Mundial da Paz; ele será beatificado em maio
O papa João Paulo 2º, morto em 2005, será beatificado em 1º de maio de 2011, informou nesta sexta-feira o Vaticano. A beatificação é o primeiro grande passo para a canonização na Igreja Católica.
O atual papa Bento 16 promulgou nesta sexta-feira o decreto reconhecendo o milagre pela intercessão de Karol Josef Wojtyla.
A freira francesa Marie Simon-Pierre, 47, diz ter sido repentinamente curada de mal de Parkinson, dois meses depois da morte de João Paulo 2º, quando ela e uma colega rezaram pela intercessão dele. Médicos apontados pela Igreja concordaram que não há explicação médica para a cura da freira e o milagre foi aceito.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Se a eutanásia não é aceitável, que solução propor para aliviar o sofrimento dos doentes incuráveis?



Entre a eutanásia e os cuidados intensivos existe uma terceira via, cujos princípios foram definidos há cerca de 40 anos na Inglaterra, os chamados cuidados paliativos.

Esta denominação cobre diversas iniciativas que visam aumentar, não a quantidade” de vida do doente – falamos de doentes em fase terminal – mas sim a sua qualidade de vida.

Isto significa, em primeiro lugar, fazer tudo para suprimir a dor física, o que é totalmente possível em 95% dos casos, graças a medicamentos analgésicos (calmantes).

Isto implica também que os cuidados de conforto sejam particularmente adaptados: que a higiene do doente seja cuidadosamente feita, que ele não sofra de escaras (feridas ocasionadas pela imobilização prolongada numa cama), instalando o doente num colchão de água ou de ar, que sejam feitas no doente pulverizações de água na boca para evitar a secura muito freqüente em fase terminal, que ele possa dispor de oxigênio suplementar, etc.

Adorar o Senhor no Santíssimo Sacramento


José Bonifácio Fonseca Matos

Em sua carta apostólica "Mane Nobiscum Domine", o nosso querido Papa João Paulo II nos apresenta o dom da Eucaristia como um grande mistério. Mistério a ser celebrado de maneira digna; que deve ser adorado e contemplado. Queremos assim nos animar mutuamente a estarmos unidos à Santíssima Eucaristia também em seu culto fora da missa.
De um lado, sabemos que antes de tudo a Eucaristia é o sacrifício pascal de nosso Senhor; que é na missa onde se atualiza o mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus. Daí a necessidade de celebrarmos com toda dignidade, não somente em decoro, mas em comunhão profunda com o mistério celebrado e com o corpo comunitário. Participar ativa e conscientemente do inesgotável dom de Cristo. Por outro lado, a Igreja nos anima a estarmos diante do tabernáculo do Senhor 'perdendo o nosso tempo': "A presença de Jesus no tabernáculo deve constituir como que um pólo de atração para um número sempre maior" de almas apaixonadas por ele, capazes de ficar longo tempo escutando a voz e quase que sentindo o palpitar do coração" (MND, n. 18, p. 20).

Conheça a Religiosa curada pela intercessão de João Paulo II.

Arquivo
A religiosa francesa Marie Simon-Pierre, curada milagrosamente por intercessão do Papa polonês
Fonte: Canção Nova

A religiosa Marie Simon-Pierre Normand, do Instituto das Pequenas Irmãs das Maternidades Católicas, foi diagnosticada com Mal de Parkinson em 2001.

Segundo o testemunho da freira, a cura do Mal, pela intercessão de João Paulo II, aconteceu entre 2 e 3 de junho de 2005, quando ela tinha 44 anos. Com a notícia do falecimento de Woityła – também ele afetado pela doença -, Irmã Marie e suas companheiras de Congregação começaram a invocar o falecido Pontífice para que intercedesse pela cura. “Após o diagnóstico, era difícil para mim ver João Paulo II na televisão. Sentia-me, no entanto, muito próxima a ele na oração e sabia que podia compreender aquilo que ele vivia.
Admirava também sua força e coragem, que me estimulavam a não me entregar e a amar este sofrimento. Somente o amor teria dado sentido a tudo isso. Era uma luta cotidiana, mas o meu único desejo era de vivê-la na fé e aderir com amor à vontade do Pai”, testemunha Irmã Marie.
Com o anúncio do falecimento de João Paulo, a freira diz que sentiu como se o mundo tivesse vindo abaixo. “Havia perdido o amigo que me compreendia e me dava forças para seguir adiante. Naqueles dias, senti um grande vazio, mas tive também a certeza da Sua presença viva”, relata.
Em 14 de maio – um dia após a dispensa pontífice dos cinco anos de espera para o início da Causa -, as irmãs de todas as comunidades francesas e africanas começam a pedir incessantemente a intercessão de João Paulo II para a cura de Irmã Marie. Em 2 de junho de 2005, cansada e oprimida pela dor, a religiosa manifesta à Superiora a intenção de ser liberado do trabalho profissional, junto a um hospital, como enfermeira.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chuvas no Rio: bispo convida à solidariedade

Passa de 200 o número de mortos na região serrana
RIO DE JANEIRO, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - O bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, convocou os católicos a serem solidários com as vítimas das fortes chuvas e deslizamentos de terra registrados desde a madrugada desta terça-feira na região serrana do Rio de Janeiro.
Em Teresópolis, foram confirmadas 130 mortes decorrentes de deslizamentos de terra. O número de vítimas fatais chega a 245 na região (18 em Petrópolis e 97 em Nova Friburgo), segundo informações oficiais da noite desta quarta-feira.
Na cidade de Teresópolis foi decretado estado de calamidade pública. Equipes de resgate ainda buscam sobreviventes em diversas áreas do município. Estima-se que o número de desabrigados ultrapasse 1.000 pessoas.
A diocese de Petrópolis "participa da dor pelas vítimas da chuva", afirmou a Igreja local, em nota.

Vaticano começa a trasladar restos mortais de João Paulo II da Basílica de São Pedro

Já se preparando para a beatificação de João Paulo II, o Vaticano começou a recolher os restos mortais do antigo pontífice da Basílica de São Pedro, mais especificamente da Gruta do Vaticano - vasto cemitério subterrâneo que abriga os túmulos da maior parte dos pontífices da Igreja Católica - para trasladá-los até um túmulo localizado dentro de uma capela na Igreja de São Sebastião.
Com o intuito de melhor receber o corpo do Papa Wojtyla, a Igreja será restaurada. Conforme a agência de notícias italiana, Ansa, os trabalhos de reconstituição começaram hoje e consistirão na quebra do mosaico de São Sebastião presente no templo e na transferência dos restos mortais do Papa Beato Inocêncio XI, que atualmente se encontram guardados em um monumento da Igreja, debaixo do altar da Transfiguração de Cristo.
Segundo a Ansa, a Santa Sé escolheu a capela como local ideal para guardar o corpo de João Paulo II não apenas porque ele será brevemente beatificado, mas também porque o local fica próximo à entrada da Igreja, o que facilitará o afluxo de visitantes e peregrinos que, porventura, queiram conhecer o túmulo do pontífice polonês.
Autor: Gaudium Press

Os anjos caídos do BBB

Por: Vanderlúcio Souza |

BBBB1
Um transsexual, dois gays, uma lésbica  incorporam o elenco do Reality Show Big Brother Brasil que nesta edição, segundo o diretor Boninho, até agressão física está liberada.
Numa saudação do apresentador aos integrantes da casa este os chamou de anjos caídos. Bem deve saber o jornalista, por sua vasta cultura que, a expressão refere-se aos demônios. Anjos caídos são justamente aqueles que se rebelaram contra Deus seguindo a Lucífer, antes um anjo de Luz.
Ainda na estreia do programa, uma charge apresentou os dois novos pavimentos da Casa, o andar de baixo e o andar de cima uma alusão ao céu e ao inferno. Dois personagens figurando o diabo e um anjo ainda apareceram, o primeiro dizendo que o andar de baixo sempre ganha, que não existe lugar para “bonzinhos” na casa.
Ao apresentar uma das participantes o apresentador regozijou-se com o nome dela e seu significado, janína, filha da rainha das águas. Pedro Bial é adepto do candoblé. Antes das gravações do programa entoa hinos aos espíritos da macumba  joga água de cheiro no público.
O programa não é referência religiosa embora queira colocar elementos desta realidade em sua edição. A bem da verdade se diga que a atração também não referência para relacionamento, comportamento e até mesmo competição. Faz parte do roteiro do programa dividir oa participantes em grupos, isto para acirrar os ânimos, o que é justificável.
No entanto, neste ano, cada grupo terá um sabotador, pessoa escolhida para atrapalhar o próprio grupo na realização de seus objetivos. Quem  fizer bem a sabotagem recebe prêmio em dinheiro, mais um péssimo mal exemplo que entra pela sala de milhões de brasileiros.
E você, vai continuar a assitir ao circo dos anjos caídos?

Uma cruz para Dilma

Semana passada foi esclarecida reirada do crucifixo e da Bíblia do gabinete presidencial. Conforme nota da Secretaria de Comunicação da Presidência o crucifixo era um dos presentes do Presidente Lula e foi despachado na mudança presidencial e a bíblia foi colocada numa sala contígua ao gabinete.
É lei que o presidente da república reúna os presentes recebidos ao longo do mandato e os exponham ao público evitando desfazer-se dos mesmos. Nos oitos anos de governo os presentes de Lula encheram oito caminhões.
Retornando ao fato, o Gabinete de Dilma está sem crucifixo peça presente há décadas no local, portanto fica o apelo, um crucifixo para Dilma, Já que o presidente ganhou uma peça no início de sua gestão, seria um ótimo presente  à nova presidente.

por Vandelucio Sousa

Importância do Catecismo

fonte: portal shalom

Já tive a oportunidade de comentar em outras ocasiões o Catecismo da Igreja Católica. No entanto, sua relevância para a missão da Igreja e o bem que faz aos fiéis e a outras pessoas de boa vontade justificam uma nova abordagem.

O Catecismo da Igreja Católica é um instrumento precioso “que ajuda a aprofundar o conhecimento da fé. Representa um válido e seguro instrumento para os presbíteros na sua formação permanente e na pregação; para os catequistas, na sua preparação remota e próxima para o serviço da Palavra; para as famílias, no seu caminho de crescimento rumo ao pleno exercício das potencialidades ínsitas no sacramento do matrimônio; para os teólogos, que poderão encontrar uma autorizada referência doutrinal para a sua incansável investigação. Apresenta-se, enfim, como precioso subsídio para a atualização sistemática daqueles que trabalham nos múltiplos campos da ação eclesial (Discurso do Papa João Paulo II, 8 de setembro de 1997).
Mesmo os não pertencentes à Igreja têm aí o autêntico ensinamento de Cristo. Isso facilita o discernimento entre a doutrina sã e as elucubrações de indivíduos que acobertam suas interpretações pessoais e errôneas sob o nome de “católicos”. O conteúdo do Catecismo é a aplicação da Revelação divina à vida de cada um. Ele nasce da Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura e na Tradição e, estudado, ilumina nossos passos.
Foi o resultado de anos de atividade em que, sob a presidência do então cardeal Josef Ratzinger, na época Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, uma comissão de teólogos das várias partes do mundo trabalhou intensamente. O texto foi submetido à apreciação do episcopado da Igreja inteira, recebendo então poucos retoques, sendo aprovado em junho de 1992 pelo Papa João Paulo II.

Como é ser cristão na Coréia do Norte, o país que mais persegue a fé cristã no mundo.


Seria necessário criar uma nova linguagem para traduzir em palavras as crueldades do regime norte-coreano. Em nenhum outro país a perseguição aos cristãos é tão severa. Dezenas de milhares de pessoas vivem e (no final das contas) morrem em campos de concentração. Mesmo a posse de uma Bíblia é motivo suficiente para ser morto ou preso junto com sua família para o resto de sua vida.
Imagine um país onde o Estado decide onde você mora, que profissão escolher, qual esporte você pratica, o alimento que você come e se você come. Imagine um país sem nenhuma cor na roupa das pessoas e nas edificações, exceto para as imagens de propaganda que decoram apartamentos de concreto, casas e monumentos.
Imagine um país onde o Grande Líder  morto há 16 anos, mas ainda é presidente e seus seguidores famintos devem adorá-lo como um deus. Esta é a realidade sombria da Coreia do Norte.
Este país comunista ocupa o primeiro lugar na Classificação de países por perseguição 2011 da Portas Abertas. Ele é o primeiro há nove anos. Por décadas, ninguém sabia exatamente como a Igreja estava depois da Guerra da Coreia. Nos anos noventa, a Portas Abertas encontrou uma maneira de manter contato com os cristãos clandestinos e descobriu que a Igreja estava muito viva. Mas também estava ferida, sangrando. Cooperadores da Portas Abertas esclareceram os planos extraordinários que o Estado fazia para caçar, capturar e até matar os cristãos.
Na Classificação, a Coreia do Norte teve quase a pontuação máxima do relatório de pesquisa (90,5 de 100 pontos possíveis). A única razão pela qual a Coreia do Norte não obtém a pontuação máxima é por causa de sua constituição. Oficialmente há liberdade religiosa na Coreia do Norte. Na prática, os civis não têm quaisquer direitos. A atitude do Estado em relação aos cristãos é extremamente hostil: eles não deveriam sequer existir. Não há liberdade para construir igrejas ou casas de culto. A posse de material cristão é ilegal e punível com a morte.

Abominável campo de trabalho

Em maio de 2010, um grupo de 23 cristãos foi descoberto. A polícia encontrou Bíblias e outros impressos cristãos. Três pessoas foram publicamente executadas, e as outras desapareceram dentro do terrível campo de Yodok.
Este vasto campo de trabalho está na província do sul de Hamkyung, e sua localização nas montanhas torna a fuga quase impossível. Nos lugares onde um prisioneiro poderia ter uma chance de escapar, altas cercas com arame farpado foram erguidas. Algumas seções são eletrificadas. Além disso, existem campos minados e outras armadilhas mortais.
A cada dois quilômetros há uma torre de vigia de sete metros de altura. Qualquer tentativa de fuga é frustrada. “Os presos são tratados pior do que gado. Eu vi pessoas morrendo de fome e de doença. Eu vi as execuções. Os que estão vivos parecem fantasmas ambulantes. Tivemos nossas identidades tiradas. Todo o sistema me fez entrar em desespero”, diz um ex-prisioneiro.
Centenas de cristãos foram presos em 2010 e vários foram interpostos à morte. A Portas Abertas não pode revelar quaisquer detalhes sobre estes casos, porque isso aumentaria os riscos dos cristãos presos que ainda estão vivos. Estima-se que entre 50.000 e 70.000 cristãos sofrem nos campos. Lá é o único lugar onde eles têm algum valor para a “República Popular Democrática da Coreia”.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Shalom realiza Acamp´s


Como já é tradição, a  Comunidade Católica Shalom reunirá mais de mil jovens em Acampamento de férias.
O Projeto Juventude para Jesus, da Comunidade Católica Shalom promove dos dias 17 a 22 de janeiro o Acamp´s – Acampamento de Jovens Shalom, na Fazenda Guarany, em Pacajus.
O evento já é uma tradição nas férias e reúne jovens de 13 a 28 anos em seis dias de muita aventura, esportes radicais,shows e palestras sobre temas relacionados à juventude.
O objetivo do evento é oferecer ao participante uma experiência de alegria e diversão com efeito duradouro. Projetos da Comunidade Shalom que trabalham na prevenção e combate às drogas também é presença certa no Acampamento.O Acamp´s possui um extenso histórico de pessoas  que trilharam um caminho de ressocialização. Outros encontram o sentido de vida, antes perdido pelas muitas procuras no álcool, sexo desregrado e demais experiências negativas.
O Acamp´s estima para esta edição um público de mil jovens. Todas as atividades são monitoradas por jovens voluntários, participantes de Acampamentos anteriores.

SERVIÇO:
Acamp´s – Acampamento de Jovens Shalom
Dias: de 17 a 22 de janeiro de 2010      
Local: Fazenda Guarany, BR116, Km 54
Mais informações: 3023.4612 / 8690.1014
 Confira outros locais onde acontecerá o Acamp´s, clicando aqui.

A cada quatro bebês nascidos no Brasil, um ganha nome ligado a religião.

Fonte: IG
Em 2010, os cinco nomes mais comuns de meninas foram Júlia, Sophia, Isabella, Maria Eduarda e Giovanna. Entre os meninos, o pódio foi de Gabriel, Davi, Miguel, Arthur e Matheus.
Segundo o Babycenter, site que realizou a pesquisa baseado no cadastro de mais de 43 mil nomes de bebês, é possível ver os reflexos de alguns eventos marcantes do ano no ranking.

Deus, as formigas e os ateus.


Uma formiga pode levantar até 100 vezes o seu peso. Como comparação, os atletas olímpicos podem, na melhor das situações, levantar o dobro do seu peso.
As formigas conseguem levantar tanto peso porque, sendo tão leves, as formigas usam apenas uma pequena parte dos seus músculos para controlarem os seus movimentos, deixando o resto da sua força para levantar pesos.
Portanto, à medida que os corpos na Terra vão ficando maiores, eles vão ficando proporcionalmente mais fracos.

Você sabia? Igreja abriu seus arquivos históricos para buscar a verdade sobre a Inquisição. Veja o que descobriram.

2011
 

30 milhões de mortos pela inquisição? MENTIRA!
Para muitos estes supostos dados de “milhões de mortes” são as provas claras e literais do obscurantismo e corrupção da Igreja católica durante a “Idade das Trevas” podemos então afirmar a veracidade destes números que pressupõem que um verdadeiro “holocausto” foi promovido por parte do clero da Igreja Católica?  
É comum vermos na literatura secular, em filmes e documentários, pior nas escolas do ensino fundamental e médio e até em faculdades e universidades, a afirmativa de que a Igreja “torturou e matou milhares”, alguns dizem milhões de pessoas aniquiladas pela Inquisição.  
Há também diversos ambientes acadêmicos no Brasil em que é nítido tal interpretação, são muitos autores e professores universitários a partilhar dessas objeções. É inegável a atuação da Inquisição assim como os julgamentos, qualquer contraposição é uma aberração um erro grotesco de história, a crítica veiculada neste texto é dirigida aos números de mortes e incidentes referentes aos cerca de 386 anos de atuação, deste tribunal eclesiástico.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Leitura orante da palavra de Deus

 
enviada via e-mail por Dysnei Thaim
Fonte: Cancao Nova

Padre Márlon Múcio
Foto: Clarissa Amaral
Deus quer nos curar, muito mais que tenhamos conhecimento disso, e a cura vem pela Palavra de Deus.

"Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hebreus 4, 11-13).

Existe um mover do Espírito sobre a Igreja do Brasil e do mundo no que diz respeito a Palavra de Deus. Toda a fome que o ser humano tem é da Palavra de Deus, mesmo quando não tem consciência disso, e a Igreja tem insistido que temos que ter um contato muito profundo com Palavra de Deus.

É preciso ter intimidade com o Deus da Palavra e com Palavra de Deus.

A Igreja tem por fonte a Palavra de Deus, precisamos estar alicerçados pela fé.

O Concilio do Vaticano II carregado de documentos traz a Dei Verbumque fala da Sagrada Escritura:

“Leitura da Sagrada Escritura- 25. É necessário, por isso, que todos os clérigos e sobretudo os sacerdotes de Cristo e outros que, como os diáconos e os catequistas, se consagram legitimamente ao ministério da palavra, mantenham um contato íntimo com as Escrituras, mediante a leitura assídua e o estudo aturado, a fim de que nenhum deles se torne «pregador vão e superficial da palavra de Deus. por não a ouvir de dentro» (4), tendo, como têm, a obrigação de comunicar aos fiéis que lhes estão confiados as grandíssimas riquezas da palavra divina, sobretudo na sagrada Liturgia. Do mesmo modo, o sagrado Concílio exorta com ardor e insistência todos os fiéis, mormente os religiosos, a que aprendam «a sublime ciência de Jesus Cristo» (Fil. 3,8) com a leitura frequente das divinas Escrituras, porque «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo» (5). Debrucem-se, pois, gostosamente sobre o texto sagrado, quer através da sagrada Liturgia, rica de palavras divinas, quer pela leitura espiritual, quer por outros meios que se vão espalhando tão louvavelmente por toda a parte, com a aprovação e estímulo dos pastores da Igreja. Lembrem-se, porém, que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem; porque «a Ele falamos, quando rezamos, a Ele ouvimos, quando lemos os divinos oráculos» (6)”. 

BBB libera agressão física

por: Vanderlúcio Souza
 
O Big Brother Brasil tornou-se o novo produto de consumo em larga escala da TV brasileira. Como as novelas, embora com investimentos milionários, não seduzem mais como antes o reality é bola da vez.
Para garantir a audiência, a mão invisível que domina o mercado televiso, a produção do programa tem a cada edição um desafio: manter o público abobado com a trama, empenhado em assistir até o último capítulo, votar por sms, assinar pay per view e comentar, comentar e comentar.
O diretor do programa é J. B. Oliveira, conhecido popularmente como Boninho e pela verborragia que coloca a Rede Globo emsituações embaraçosas  devido,sobretudo, às declarações em seu perfil no microblog Twitter.
Não bastasse a baixaria que já assola o programa nesta edição os participantes estão liberados, inclusive, para a agressão física, ao menos foi o que o diretor postou na internet. Veja  o recorte da declaração.

Banalizando a sexualidade humana o programa reúne para esta edição gays, lésbicas e um travesti. Os confinados não sabem que Ariadna é um homem e a torcida do diretor é que ele conquiste algum homem durante a permanência na casa. Quem duvida que este transsexual seja uns dos últimos a sair da casa? Desejo do público ou manipulação da direção? Quem audita as votações?

Entendendo a ação da música em nosso cérebro e alma.

Ouvir música provoca liberação de dopamina e dá prazer Cientistas identificaram que substância é secretada antes do prazer associado à música ouvida e durante o auge emocional

Música e prazer: equipe mediu a liberação de dopamina e a atividade do cérebro de quem ouve música

O intenso prazer que se sente ao escutar música provoca no cérebro a liberação de dopamina, um neurotransmissor que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos associados à alimentação, drogas ou dinheiro, de acordo com um estudo publicado neste domingo.

A dopamina é uma substância química da molécula do “sistema de recompensa”, que serve para reforçar alguns comportamentos essenciais à sobrevivência (alimentação), ou que desempenha um papel na motivação.

Assessoria da Presidente Dilma nega, em nota oficial, retirada da Bíblia do gabinete.

A assessoria da presidenta Dilma divulgou esclarecimentos sobre notícias de que teriam sido retirados do gabinete presidencial um crucifixo e uma Bíblia. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o crucifixo teve que ser devolvido ao dono, o ex-presidente Lula, e a Bíblia continua onde sempre esteve, “na sala contígua ao gabinete, em cima de uma mesa”.

Leia a íntegra da nota oficial:

“Jornais, revistas e sites na rede mundial de computadores divulgaram algumas notícias sobre a primeira semana de trabalho da presidenta Dilma Rousseff que merecem esclarecimentos:

1 – Não houve a retirada do crucifixo do gabinete presidencial. A peça pertencia ao ex-presidente Lula que a recebeu de um artista no início do governo. É de origem portuguesa.

2 – Ao contrário daquilo que afirmaram na mídia, não houve a retirada do exemplar da Bíblia de seu gabinete. Ela [a Bíblia] permanece na sala contígua ao gabinete, em cima de uma mesa – onde por sinal a presidenta já encontrou ao chegar ao Palácio do Planalto.

3 – Embora goste de trabalhar com laptop, a presidenta não mudou o computador da mesa de trabalho. Continua sendo um desktop.”

Xuxa receberá R$ 150 mil de indenização da gráfica da Igreja Universal


divulgação

Para a juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível da Barra da Tijuca, não há na reportagem um traço sequer de informação, mas sim de especulação, sem que tenha sido dada à autora a oportunidade de ser ouvida sobre o seu teor.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ENRIQUEÇA SEUS CONHECIMENTOS - CATEQUESE

Acervo de Livros Católicos - Baixe e use no seu dia-dia. na comunidade, no seu movimento católico, com formações, estudos etc.

História da Igreja Católica
199 pensamentos de Santo Agostinho

As Confissões de Santo Agostinho

As Crônicas de Nárnia (7 VOLUMES)

Bíblia Boa Nova

Bíblia Ave Maria para Celular

Catecismo da Igreja Católica
ou Opção 2
Catecismo de São Pio X
ou Opção 2
Curso de Bíblia
ou Opção 2
Curso de Catecismo da Igreja Católica
ou Opção 2
Curso de Coroinha
ou Opção 2
Curso de Crisma
ou Opção 2
Curso de Liturgia

Código de Direito Canônico
ou Opção 2
Dicionário Bíblico
ou Opção 2
Dinâmicas para Catequese

O Mártir do Gólgota(Exclusivo!)
ou Opção 2
Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

História da Igreja Católica

Instrução Geral do Missal Romano

Momento de Fé - Melhores Histórias - Padre Marcelo Rossi

O livre-arbítrio de Santo Agostinho

O Segredo de Maria

Os Dons do Espírito Santo

Santa Teresa D'Ávila - Livro da Vida - Autobiografia

Santa Teresa D'Ávila - Moradas ou Castelo Interior

Santa Tereza D'Ávila - Caminho de Perfeição

Santo Afonso de Ligório - A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo V. 2

Santo Agostinho - O cuidado devido aos Mortos

Santo Tomas Aquino - Comentarios a Aristoteles

Sermões sobre o Pai Nosso

Vida de Santa Bernadete de Soubirous

Vida e Obra de São Francisco de Assis - BIOGRAFIA

O Santo Sudário - A Impossibilidade de Falsificação

14 Livros Católicos

Marcelino Pão e Vinho 1952

O Nazismo nasceu do Protestantismo

As religiões que o mundo esqueceu

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

A Campanha da Fraternidade de 2011 é um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema é Fraternidade e a vida no planeta, e que terá como lema um versículo da Epístola de Paulo aos Romanos: A criação geme em dores de parto. A exemplo das campanhas anteriores, o evento terá início na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da quaresma.

Objetivo Geral

O objetivo geral dessa campanha é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Apresentação

Durante uma coletiva de imprensa, na sede da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), na tarde de 21/10, foi apresentado o material da Campanha da Fraternidade de 2011 (CF). O Secretário Geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, apresentou o tema da Campanha, “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto”.“

A verdadeira consagração



É preciso consagrar-se ao Senhor verdadeiramente. É preciso que você seja, no seu ministério, uma pessoa consagrada a Deus, que leve a sério essa consagração. Satanás obriga os seus a serem assim: exige deles os “rituais”, as “adorações”, as “orações” e os “louvores”. Deus não obriga. Ele não exige que você faça algo à força! Ele quer que você se dê com liberdade, com amor. Mas que faça de boa vontade, livremente, por amor. O Senhor está pedindo isso a você, a seu ministério de música, à sua banda. Que o seu ministério e sua banda sejam consagrados ao Senhor. Que todas as pessoas livre, espontânea e amorosamente sejam consagradas ao Senhor.
    É preciso estar ciente. Se você não for realmente do Senhor, se ainda não consagrou o seu ministério ao Senhor e não vive como consagrado, os seus dias como servo estão contados. Satanás é terrível! Se ele acaba até com os próprios súditos, por que não iria acabar com aqueles que ingenuamente caem no seu laço?
   Tenha a certeza: a vitória será de Deus! Mas você não pode continuar sendo ingênuo: ou você se consagra inteiramente ao Senhor e vence satanás pelo poder de Deus, ou é um ingênuo, que faz um pouquinho de sucesso e depois é derrubado pelo maligno. É colhido como se colhe o joio e jogado na lama.

*fonte Canção Nova

Liberdade religiosa: O que a Igreja afirma sobre esse direito humano?



 FONTE: Canção Nova

Montagem sobre fotos / Arquivo e EcclesiaEm sentido horário: Cardeal Tarcisio Bertone, Dom Mario Toso e alguns dos últimos Papas

“A pessoa humana tem direito à liberdade religiosa”. A afirmação faz parte da Declaração Dignitatis Humanae sobre a liberdade religiosa, um dos documentos fruto do Concílio Vaticano II, promulgada ainda em 1965 pelo Papa Paulo VI.

Já se passaram mais de 45 anos desde o surgimento desse texto. No entanto, a recente intensificação dos casos de perseguição e restrição da liberdade de crer e expressar a própria fé, especialmente contra os cristãos, é prova contundente de que ainda há muito trabalho pela frente para que a liberdade religiosa seja um direito amplamente assegurado no mundo.

“Os dias para ser católico morno estão rapidamente chegando ao fim”, afirma sacerdote.

Falando a uma multidão de mais de 7.000 fiéis durante um intenso dia inteiro em St. Louis no sábado, o renomado pregador católico Pe. John Corapi avisou: “Acabaram-se os dias de ficar sentado em cima do muro; os dias para ser católico morno estão rapidamente chegando ao fim”.

Num discurso abrangente, patrocinado pela organização internacional de homens de negócios católicos Legatus, Corapi repreendeu os cristãos por cometerem erros e perderem a cultura para elementos “neo-pagãos”.“O desenrolar do Cristianismo levou ao desenrolar do mundo”, ele explicou. “Estamos em guerra [pelas almas]. Por isso, não temos o luxo de sentar de forma complacente”.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Domingo - Devoção do Dia do Senhor, dia do cristão

fonte: encontro com Cristo


Na Carta Apostólica "Mane nobiscum Domine", o saudoso papa João Paulo 2° pedia que os cristãos católicos, como fruto do Ano da Eucaristia, fossem estimulados a dar novo valor ao domingo, Dia do Senhor, especialmente à participação na missa dominical (cf. n° 23).
E, na carta "Novo Millennio Ineunte", elencou a santificação do domingo e a participação na missa dominical como parte essencial do programa pastoral que a Igreja devia realizar no novo milênio (cf. n° 35-36). Segundo o Concílio Vaticano II, o domingo é o "dia primordial" da semana (cf. SC 106).
É o dia que o Ressuscitado fez para nós (SI 118/117,24)! Domingo ("dies dominica", isto é, "dia do Senhor") é o dia que o Ressuscitado aparece aos apóstolos e discípulos reunidos e envia o Espírito Santo. É o dia em que as comunidades, reunidas em assembl éia em nome de Cristo, para perpetuar a sua memória, fazem a experiência pascal da alegre esperança da sua nova vinda: "Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!".
Para são Jerônimo (+ 419), grande tradutor das Sagradas Escrituras, "o domingo é o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, nosso dia". Assim, para ele, era impossível ser cristão sem participar da reunião dominical da comunidade para fazer memória de Jesus, o Cristo Ressuscitado. A missa dominical é o momento eclesial máximo, no qual a Igreja espiritual se torna visível e concreta, como em nenhum outro momento.

DILMA EXTIRPA A BÍBLIA E O CRUCIFIXO DO GABINETE PRESIDENCIAL


FONTES : blog do beto, Coturno Noturno, Folha Online e "the passira news"

Em sua primeira semana, Dilma Rousseff fez mudanças em seu gabinete. Substituiu um computador por um laptop e retirou a Bíblia da mesa e o crucifixo da parede. Durante a campanha eleitoral, a então candidata se declarou católica e foi atacada pelos adversários sob a acusação de ter mudado suas posições religiosas. Dilma assinou o PNDH III, que previa banir os símbolos religiosos de repartições públicas. Tiveram que recuar. Lembram da justificativa de Paulo Vanucchi explicando o recuo?

“Tiramos, mantendo eu a mais absoluta convicção de que é errado ter Jesus Cristo abençoando falcatruas no Senado, na Câmara e nas Assembleias. Ou ter Jesus Cristo abençoando sentenças judiciais de um juiz Lalau e muitos parecidos com ele”.

Resta saber se Dilma retirou o crucifixo da sua sala para que Jesus Cristo não assista atos tão desabonadores quantos os referidos pelo então Secretário dos Direitos Humanos. Portanto, não sejamos duros. O ato de Dilma pode ter sido, sim, um ato de respeito, já que por ali circulam lobistas, mensaleiros, violadores de sigilos e outros assemelhados.

Papa batiza crianças na Festa do Batismo de Jesus

Autor: Rádio Vaticano
 
"No atual contexto social de rápidas transformações culturais, é necessário, mais do que nunca, que as paróquias apoiem as famílias, pequenas igrejas domésticas, na missão de educar para a fé": advertiu o Papa Bento XVI, na homilia da Missa celebrada na Capela Sistina, neste domingo, 9, Festa do Batismo do Senhor, durante a qual batizou 21 crianças, filhas de funcionários do Estado do Vaticano.

O Papa salientou as dificuldades e abalos contra a instituição familiar e reforçou a necessidade de uma formação sólida, num trabalho conjunto entre Igreja, pais e padrinhos: "O desaparecer de referências culturais estáveis e a rápida transformação da sociedade tornam realmente árduo o empenho educativo".
Ao observar que para as crianças agora batizadas tem início "um caminho de santidade e de intimidade com Jesus, uma realidade em que nelas é depositada como a semente de uma árvore esplêndida", o Papa reconheceu que será, sem dúvida, necessária uma adesão livre e consciente a esta vida de fé e de amor.

"Para tal, é necessário que, depois do batismo, [as crianças] sejam educadas na fé, instruídas segundo a sabedoria da Sagrada Escritura e os ensinamentos, para que nelas cresça o gérmen da fé que hoje recebem e possam alcançar a plena maturidade em Cristo", complementou.

Na Inglaterra, de cada 10 bebês com Down, 9 são abortados.

BBC

O número de bebês diagnosticados durante a gestação com síndrome de Down na Inglaterra e no País de Gales aumentou 71% entre 1989 e 2008, segundo um estudo.

Nesse período, houve grandes melhorias nos testes para diagnóstico da condição, assim como um aumento no número de mulheres sendo testadas.

Entre 1989 e 1990, houve 1.075 diagnósticos de bebês portadores da síndrome durante a gestação em comparação com 1.843 diagnósticos entre 2007 e 2008.

Apesar do aumento do número de diagnósticos, o número total de bebês que nascem com síndrome de Down no país permanece quase o mesmo: são cerca de 750 nascimentos por ano, apenas 1% menos do que há vinte anos.

 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by