sábado, 11 de dezembro de 2010

EDER E ROCELIO- NOVOS SACERDOTES DA IGREJA DE CRISTO

Rocelio
 Eder
por grupo Renascer

A Diocese de Tianguá celebra neste sábado, dia 11 às 18h, na Quadra do Instituto São José, a ordenação de dois novos sacerdotes, filhos de Camocim  para a vida da Igreja.
Carlos Éder Carneiro Mendes, Rocélio Silva Alves, (Paróquia de Camocim), que serão ordenados Presbiteros pela imposição das mãos de Dom Francisco Xavier.

A Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, se prepara para esta grande festa, contando com a presenças   da comunidade católica de Camocim, padres da Diocese e de leigos e religiosos das paróquias da diocese .
A ordenação Sarcedotal  é sinal de Deus, pela ação do Espírito, força e trabalho do Serviço de Animação Vocacional de nossa diocese. Pessoas que trabalham ajudando jovens a discernir o convite que Deus os faz.
Estamos felizes pela resposta ao chamado .
Parabenizamos ao nossos amigos paroquianos Eder e Rocelio. Que Deus possa sempre estar com vocês principalmente neste início de ministério.

É proibido ajoelhar na hora da Consagração?


Muitas pessoas nos têm perguntado se na hora da Consagração, na santa Missa, se é proibido ajoelhar, pois, segundo essas pessoas, alguns sacerdotes têm proibido os fiéis de se ajoelharem, dizendo que este momento não é um momento de Adoração. Alguns sacerdotes, segundo algumas informações, estão até retirando dos suportes dos bancos, onde se ajoelha. Para clarear a questão fomos verificar o que diz o Missal Romano; e pude verificar que ele manda que nos ajoelhemos no momento da Consagração. Veja o que ele diz:

21 - "Ajoelhem-se durante a Consagração , a não ser que a falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam." (Ed. Paulus, 6ª Edição, pág. 36; n. 21)

Fica, portanto, claro, que os fiéis devem se ajoelhar na hora da Consagração, pois, normalmente não faltam espaços e condições nas nossas igrejas para isto.

Evidentemente que o momento da Consagração não é para uma adoração prolongada do Santíssimo Sacramento, para isto deve se fazer a Adoração ao Santíssimo; mas, quando o Sacerdote levanta a sagrada Hóstia e o Cálice, deve-se prestar-lhes uma breve adoração, conforme nos recomenda S. Pedro Julião Eymard, em suas preciosas obras sobre a sagrada Eucaristia.

Autor: Prof. Felipe Aquino

Pra quem quer compreender melhor a Vida

por Marcio Mendes

São Paulo é categórico ao afirmar que essas coisas “Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou” (I Cor 2, 10-12).
Quem quiser compreender melhor a vida, as realidades espirituais e conhecer os dons que Deus lhe concedeu precisa experimentar, como dizia Santo Atanásio, o poder de iluminação do Espírito Santo. Ele concede a todo homem e mulher que se achega a ele uma espécie de claridade para que descubra a verdade.
O Espírito Santo se entrega a cada pessoa que for capaz de recebê-lo. Ele a preenche, envolve-a com seu amor, e a torna espiritual. Assim como um vaso depois de cheio começa a transbordar do mesmo modo a pessoa repleta do Espírito, torna-se espiritual e derrama sobre os outros com quem convive a graça que recebeu de Deus.
O primeiro passo do discernimento é entregar-se aos cuidados de Deus para que ele nos entregue o seu Espírito. Somente pela oração isso é possível. São João da Cruz diz que, nessa hora, o olhar de Deus produz em nós quatro bens, isso é, nos purifica, nos favorece, nos enriquece e nos ilumina. É como o sol que, cobrindo a terra com seus raios, seca, aquece, embeleza e faz brilhar todas as coisas.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A VIDA INTEIRA É DESEJO SANTO" (S. Agostinho)

Revista: "PERGUNTE E RESPONDEREMOS"
D. Estevão Bettencourt, osb
Nº 501 - Ano 2004 - p. 97


Num de seus sermões, S. Agostinho toca numa fibra muito delicada do coração humano: o desejo inato de algo maior e melhor do que os bens visíveis que cercam o homem, passageiros e fugazes como são. A criatura humana foi feita pelo Infinito e traz em si o seio do Infinito. - Eis as palavras do S. Doutor:
"O que nos foi prometido? Seremos semelhantes a ele porque nós o veremos como é. A língua o disse como pôde. O coração imagine o restante. Já que não podeis ver agora, prenda-vos o desejo. A vida inteira do bom cristão é desejo santo. Aquilo que desejas, ainda não o  vês Mas desejando, adquires a capacidade de ser saciado ao chegar a visão.
Se queres, por exemplo, encher um recipiente e sabes ser muito o que tens a derramar, alargas o bojo seja da bolsa, seja do odre, ou de outra coisa qualquer. Sabes a quantidade que ali porás e vês ser apertado o bojo. Se o alargares, ele ficará com maior capacidade. Deste mesmo modo Deus, com o adiar, amplia desejo. Por desejar, alarga-se o espírito. Alargando-se, torna-se capaz.
Desejemos pois, irmãos, porque havemos de ser saciados.

Aprovado decreto sobre milagre atribuído à intercessão de irmã Dulce

Com a autorização do Papa Bento XVI para o decreto da Congregação para a Causa dos Santos de um milagre atribuído à religiosa, o caminho em direção à beatificação da venerável serva de Deus brasileira irmã Dulce, da Congregação das Irmãs Missionárias, se abriu. Nesta manhã, o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação, apresentou ao Santo Padre os 12 decretos do dicastério para promulgação - entre os quais o milagre atribuído à brasileira.
A Venerável Serva de Deus irmã Dulce, nascida Maria Rita Lopes Pontes, nasceu em Salvador no dia 26 de maio de 1914 e morreu em 13 de março de 1992. Era religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias e pode se tornar a primeira santa brasileira.
Os decretos apresentados dizem respeito a quatro religiosos espanhóis, três italianos, uma portuguesa, um mártir alemão, e somente dois não-europeus: a religiosa brasileira e um libanês.
Entre os 12 decretos apresentados hoje, há somente um sobre uma causa de canonização: um milagre atribuído ao beato arcebispo de Parma, Guido Maria Conforti, fundador da Pia Sociedade de San Francesco Saverio per le Missioni Estere. Na lista, há ainda quatro decretos sobre milagres em causas de beatificação, três sobre martírios de diversos Servos de Deus e quatro outros sobre virtudes heroicas.

Papa autoriza decretos de 15 Servos de Deus e um Beato

Autor: CN Notícias

Na manhã desta sexta-feira, 10, o Papa Bento XVI recebeu em Audiência privada o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

Durante a Audiência, o Sumo Pontífice autorizou a Congregação a promulgar os Decretos a seguir:

- um milagre, atribuído à intercessão do Beato Guido Maria Conforti, Arcebispo de Parma e fundador da Pia Sociedade de São Francisco Saverio para as Missões no Exterior; nascido em Ravadese (Itália) em 30 de março de 1865 e falecido em Parma (Itália) em 5 de novembro de 1931;

- um milagre, atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Francesco Paleari, Sacerdote do Instituto Cottolengo; nascido em Pogliano Milanese (Itália) em 22 de outubro de 1863 e falecido em Turim (Itália) em 7 de maio de 1939;

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

“João Paulo II se flagelava em segredo”, revela padre postulante de sua beatificação.

Fonte: Iinformação

João Paulo II flagelava-se em segredo com um cinto das calças que guardava no roupeiro, dormia no chão do quarto mas desarrumava a cama para que no dia seguinte ninguém desse por isso e, em 1989, escreveu uma carta a pedir a demissão das funções caso a doença o incapacitasse.
Estes detalhes da vida de Karol Wojtyla eram até agora desconhecidos. Mas foram descobertos, e revelados, por Slawomir Oder, o sacerdote escolhido para postular a causa da beatificação de João Paulo II. O padre polaco passou cinco anos a recolher provas e testemunhas: ouviu 114 pessoas – entre as quais se incluem três não católicos e um judeu -, e através desses testemunhos e de alguns documentos secretos conseguiu reconstruir uma imagem inédita do Papa.
Slawomir Oder acredita que beneficiou do “factor pós-morte”. “Se tivesse investigado enquanto João Paulo II estava vivo não teria descoberto tanto. Algumas testemunhas preferem manter silêncio enquanto a pessoa em causa está viva. Só depois se sentem livres para contar”, argumenta.
A carta de renúncia tinha sido mantida em segredo pelo Vaticano. O hábito de usar o cinto, no Vaticano como na Polónia, era segredo só para alguns: chegou aos ouvidos de membros da comitiva mais próximos. O hábito de dormir no chão do quarto ou os jejuns rigorosos não escaparam aos olhares da governanta de Cracóvia, nos tempos em que ainda era arcebispo. Para o sacerdote que se transformou numa espécie de advogado de defesa de João Paulo II, falar de práticas masoquistas é despropositado. “Não o fazia para infligir castigos ao seu corpo. É simplesmente uma prática cristã, da tradição dos carmelitas a que ele permaneceu fiel toda a vida.”

Bispo de Goiás emite comunicado explicando “escândalo do preservativo”.

Resposta do Bispo da Diocese
Goiás – GO, 07 de dezembro de 2010.

Queridos/as diocesanos/as e internautas,
Diante de difamações circulando na internet, gostaria de dizer que nossa Igreja Diocesana é fiel às grandes orientações do Concílio Vaticano II e às declarações da Igreja.
Lembro que o Documento de Aparecida disse:
“…fixamos nosso olhar nos rostos dos novos excluídos: os migrantes, as vítimas da violências, os deslocados e refugiados, as vítimas do tráfico de pessoas e seqüestros, os desaparecidos, os enfermos de HIV e de enfermidades endêmicas…” (nº 402), e ainda “Consideremos de grande prioridade fomentar uma pastoral com pessoas que vivem com o HIV Aids, em seu amplo contexto e em seus significados pastorais: que promova o acompanhamento compreensivo, misericordioso e a defesa dos direitos das pessoas infectadas, com critérios éticos, principalmente entre as novas gerações, para que desperte a consciência de todos para conter a pandemia” (nº 421).
A Igreja prega que os melhores métodos de prevenção à Aids são a fidelidade conjugal e a castidade.

Programas religiosos: A TV pública não é do Estado mas da sociedade, MUITO religiosa.


Fonte: Portal Imprensa
 
Na última terça-feira (07), a presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, afirmou que apresentará uma proposta para que todas as religiões tenham espaço na programação da TV Brasil e nas outras oito emissoras de rádio que compõem a rede pública.


A proposta de um programa para cada crença contrapõe a intenção primeira do Conselho Curador da EBC de excluir todos os programas de cunho religioso da programação de suas emissoras e produzir, em seu lugar, atrações com informações sobre o tema.
“É uma questão ainda em debate, um debate muito caloroso. Há posições divergentes. Há quem diga que o Estado é laico, então não deve ter religião. Eu digo: mas a TV não é do Estado, a TV é pública, então, ela é da sociedade, a sociedade é diversa.

Igreja protestante americana lança cultos em 3D.

Hype Science
Agora você não precisa mais escolher entre ir à igreja ou ver um filme em 3D. Uma igreja em Coral Springs, na Flórida, EUA, “The Church by the Glades”, resolveu ingressar na era digital com uma campanha que mescla as duas experiências.
O pastor, David Hughes, está pedindo que seus 5.000 fiéis convidem a cidade toda – cerca de 130.000 pessoas – para essas sessões de missa 3D, através de cartões com marcadores especiais.
As pessoas que receberem esses cartões podem visitar o site da igreja, onde serão orientadas a ligarem suas webcams, segurarem o cartão com o marcador e, assim, desbloquearem um vídeo especial de realidade aumentada, no qual o pastor convida as pessoas para os cultos em sessões 3D. Se você não tiver um cartão, também pode imprimir um marcador a partir do site.
A realidade aumentada e a tecnologia 3D chegaram ao auge no ano passado, aparecendo desde em tatuagens e máquinas de sorvete até em cervejas. Vendo por esse contexto, não parece tão surpreendente que tenha chegado ao mundo santo e divino. E, sem dúvida, o uso dessa ferramenta vai gerar uma boa propaganda para a igreja.

Virgem Maria teria aparecido nos EUA em 1859, afirma bispo católico.


Folha de São Paulo

O bispo da diocese católica de Green Bay, cidade no Estado de Wisconsin, disse que a Virgem Maria apareceu a uma freira, de origem belga em 1859.
O bispo David Ricken anunciou sua descoberta nesta quarta-feira em uma missa no Santuário de Nossa Senhora da Ajuda em Champion. O local é um destino popular para orações desde que a aparição foi registrada pela irmã Adele Brise.
A TV WLUK informou que Rickens começou uma investigação em janeiro de 2009. Ele indicou uma equipe de três especialistas para investigar a história.
O bispo disse que a personalidade de Brise foi um importante fato na decisão de confirmar a aparição de Maria.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição: Papa fala sobre ser humilde como Maria

por Rádio Vaticano

Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, Bento XVI recitará, ao meio-dia, da janela de seus aposentos que dá para a Praça São Pedro, a oração mariana do Angelus.
Na parte da tarde, às 16h locais, o Papa irá à Praça Espanha para o tradicional ato de Veneração à Imaculada. O Pontífice será acolhido por seu Vigário-Geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, e pelo Prefeito de Roma, Gianni Alemanno.
Aproveitamos a vigília dessa Solenidade para repercorrer algumas reflexões de Bento XVI sobre o mistério da Imaculada Conceição de Maria.
Maria é a mulher que disse sim ao bem e não ao mal. Bento XVI convida-nos a olhar com confiança para a Virgem, a jovem que teve a coragem de rejeitar os enganos do poder e do prazer e, ao invés, consagrou-se a Deus, a seu amor infinito.

Mas por que Deus escolheu Maria para gerar o seu Filho Unigênito? Por que, entre todas as mulheres, Deus escolheu justamente Maria de Nazaré?:

A resposta encontra-se velada no mistério insondável da divina vontade. Todavia, há uma razão que o Evangelho evidencia: a sua humildade. E o ressalta muito bem Dante Alighieri no último Canto do Paraíso: Virgem Mãe, filha do teu Filho,/ humilde e alta mais que criatura, / termo fixo de eterno conselho... Sim, Deus foi atraído pela humildade de Maria, que encontrou graça a seus olhos. (Angelus, 8 de dezembro de 2006)

Castidade: por que e para quê?

fonte: RCC Brasil


“Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um saiba possuir seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus. Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas Deus, que nos deu o seu Espírito Santo” (1Ts 4, 3-5.7-8)
Em primeiro é preciso fazer uma distinção. Temos de entender bem os termos usados para que não se faça confusão. Quando falamos em castidade, usamos palavras como sexualidade e genitalidade. Cada um engloba um aspecto diferente do assunto. Por ‘sexualidade’ entendemos o conjunto de características físicas, psíquicas, de personalidade que compõem o homem ou a mulher e que os determinam como tal, através das quais eles se relacionam com o mundo, com os outros e consigo mesmos. Desde a voz à maneira de pensar e encarar as diferentes situações da vida, tudo é determinado pela sexualidade. “A sexualidade afeta todos os aspectos da pessoa humana, na sua unidade de corpo e alma. Diz respeito particularmente à afetividade, à capacidade de amar e de procriar e, de uma maneira mais geral, à aptidão a criar vínculos de comunhão com os outros” (CEC 2332).
O termo ‘genitalidade’ refere-se ao que está relacionado com o ato sexual em si, os órgãos genitais, sua utilização e funcionamento.
Feita essa ressalva, vamos à castidade. Muitas pessoas aceitam bem o chamado e o Amor do Pai, até encontrar versículos como os citados no início do texto. A cultura hedonista que nos rodeia insiste em tentar convencer-nos de que isso nada mais é do que uma proibição, uma castração, que nada há de útil no sexto mandamento, que o presente passa rápido e que devemos vivê-lo intensamente, aproveitando todo o prazer que possamos retirar dele.

"Misericórdia de Deus é mais poderosa que o mal", diz Papa

Fonte: CN Noticias
 
No dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o Papa reuniu-se com os fiéis na Praça de São Pedro para a tradicional oração mariana do Angelus, nesta quarta-feira, 8.

"O mistério da Imaculada Conceição é fonte de luz interior, de esperança e de conforto. Em meio às provas da vida e especialmente das contradições que o homem experimenta dentro de si e em torno a si, Maria, Mãe de Cristo, diz-nos que a Graça é maior que o pecado, que a misericórdia de Deus é mais poderosa que o mal e sabe transformá-lo em bem", ressaltou.

Papa vai acender luz do Cristo por celular, direto do Vaticano.



Previsto para ser inaugurado em 1º de março de 2011 — data do aniversário da cidade do Rio de janeiro — o novo sistema de iluminação do Cristo Redentor deve ser aceso a distância, por toque de celular, pelo próprio Papa Bento XVI, direto do Vaticano. Segundo a Arquidiocese do Rio, as negociações já estão bem adiantadas e a decisão deve ser anunciada nas próximas semanas
.A nova iluminação, de mesma tonalidade da atual, utilizará soluções com tecnologia de última geração (LEDs), com vida útil de até 10 anos. Entre as principais vantagens, o novo sistema oferece flexibilidade de cores, evitando assim que projetores especiais precisem ser instalados em caso de campanhas que trocam a cor da iluminação da estátua. 

Tanto a programação das luzes quanto o acionamento poderão ser realizados via Internet, celular ou controle remoto. Um simples toque aciona o programa de computador responsável pela ativação da luz.

“A nova iluminação do monumento é um presente para a cidade, para os católicos e não católicos”, declarou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

ENTORNO REVITALIZADO

Além da iluminação, todas as instalações elétricas do monumento e entorno, como escada de acesso e estacionamento superior, serão revitalizadas ou substituídas, de acordo com estado atual de conservação. Todas as instalações serão monitoradas 24 horas por câmeras para garantir a segurança do sistema e manutenção.


A nova tecnologia também consome aproximadamente 80% menos energia. Além disso, o sistema — patrocinado pela empresa alemã Osram — é inteligente e, caso falte energia, um gerador será acionado automaticamente.
Ao inaugurar os 260 novos projetores às vésperas do Carnaval, a expectativa é também proporcionar aumento de visitações turísticas ao local, afirma a Arquidiocese.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dos Alpes chegou a árvore de Natal que enfeitará a Praça de São Pedro

Autor: ACI Digital
A Praça de São Pedro contará nos dias de Advento e Natal com uma imponente árvore de Natal vinda dos Alpes italianos, na região do Alto Adige, sub Tirol.

Este abeto de 34 metros de altura, 94 anos de idade e cinco mil quilogramas já foi localizado no centro da Praça, junto ao Obelisco e ao tradicional Presépio que ainda está em fase construção. A árvore procede da localidade de Luson, um pequeno povoado da província de Bolzano, capital da região italiana do Alto Adige (sub Tirol) de língua alemã.

Dicas para vivermos bem o Advento

 fonte: comshalom.org

Diante da grandiosidade desse tempo litúrgico que se aproxima, resolvi escrever 4 pontos que nos ajudarão a viver bem esse tempo único de conversão e de graças que é o Advento. Lembrando que existe uma ação de Deus toda especial que nos convida à conversão e ao retorno a vida sobre o senhorio de Jesus. O fato de estarmos esperando a vinda de Jesus nos enche de alegria e esperança, pois sabemos que não seremos decepcionados, Jesus virá e não tardará. Por isso preparemo-nos para recebê-lo hoje em nossos corações.
 01. Renovar nossa entrega de vida a Jesus Cristo.
Submetendo todo o nosso ser ao único e verdadeiro Deus sem nenhuma restrição. Aqui se faz necessário renovarmos nossa entrega de vida a Jesus. Percebermos tudo o que em nós não se submente mais ao Evangelho, a mentalidade de Cristo e termos coragem e romper com tudo o que nos rouba do mesmo. Coragem para romper com o velho. Coragem para iniciar um novo tempo no seguimento de Cristo. Jesus, Senhor do meu corpo, do meu pensar, do meu agir, dos meus relacionamentos e até da minha fraqueza.

INACEITÁVEL! Campanha espanhola relaciona camisinha à hóstia.

 Fonte: BBC Brasil

Uma campanha do governo espanhol para incentivar o uso de preservativos vem causando polêmica no país ao relacionar as imagens de camisinha com as de uma hóstia.
Divulgada em cartazes, vídeos e outdoors, a campanha repete uma mesma foto de um sacerdote segurando primeiro uma hóstia e depois uma camisinha.
A iniciativa do setor jovem do partido socialista que governa o país foi lançada durante a semana internacional de luta contra a aids.

BBC
Campanha espanhola causou polêmica com cartaz que relaciona a camisinha à hóstia usada na Igreja Católica
Campanha espanhola causou polêmica com cartaz que relaciona a camisinha à hóstia usada na Igreja Católica
“Bendita camisinha que tira a Aids do mundo” é o título oficial da campanha.
BLASFÊMIA
Diversas associações religiosas consideraram a campanha “blasfema”. A propaganda vai de encontro às recomendações do Vaticano que não aprova o uso de camisinhas.
O vídeo diz que “a Igreja nos diz que os preservativos, em vez de combater a doença, ajudam a expandi-la”.
O anúncio cita que mais de 25 milhões de pessoas já morreram vítimas da Aids até 2009.
A campanha confronta as orientações da Igreja colocando a pergunta, “são estes realmente os que dizem que nos amam? Que não te enganem”, prossegue o audio da peça.

Autor compara Jesus a Harry Potter: “Jesus Potter, Harry Cristo”.

Fonte: Gospelprime
 
A autor Derek Murphy acaba de promover o lançamento de seu novo livro. Desde já ele está criando polêmica com “Jesus Potter, Harry Christ”, que tem como subtítulo “a fascinante história do Jesus literário”.
O livro, que estará disponível no final de dezembro, explora as semelhanças e as relações entre Jesus e Harry. Sua conclusão é que a única diferença entre Harry Potter e Jesus Cristo é que Jesus tem tradicionalmente sido considerado por seus seguidores um personagem histórico.
Segundo a editora, o livro “não é principalmente sobre Harry Potter, mas sobre a história religiosa, a mitologia astrológica, o simbolismo esotérico e a tradição literária de Jesus Cristo. O título apenas se refere ao argumento central deste livro: Jesus Cristo e Harry Potter têm muito em comum. O aspecto principal é o fato de que ambos são construções literárias, ou em outras palavras, personagens de ficção.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Kaká e esposa rompem com seita protestante

fonte: revista Veja


O jogador Kaká e sua esposa Caroline romperam com a igreja Renascer em Cristo. A notícia foi dada pela Revista Veja, na edição desta semana e rapidamente  se espalhou nos demais veículos de comunicação.
A estrela do Real Madrid há mais de dez anos frequentava a denominação protestante dos autointitulados apóstolo e bispa, Hernandes e Sônia.
O casal alegou motivos pessoais para a saída da igreja. Em julho de 2009 o jogador fôra ungido presbítero e a esposa Carol, pastora. Hoje, Caroline afirmou que buscará apenas a Deus.
O argumento de Carol deixa  entrever a pregação protestante de que a instituição igreja não é necessária. Lêdo engano. A bravata põe em risco inclusive as instituições denominadas de igrejas protestantes.
Kaká e a esposa perfazem o caminho de uma quantidade imensa de convertidos às seitas protestantes. No início demonstram um grande fervor, galgam cargos e posições de destaque. Com o passar do tempo perdem o ardor, arrefecem na fé. Muitos afastam-se da denominação. Entre os protestantes eles utilizam a categoria ‘desviados’ para designar estes desertores.
O passo seguinte é perda total da, não obstante está o ateísmo, realidades próximas como se encontram nesta frase. Conheci dezenas de pessoas envolvidas com o mundo dark advindas de uma experiência protestante, destas seitas neo-pentecostais e ligadas à teoria da prosperidade cuja pregação não ultrapassa os limites sensoriais das pessoas. Quando a razão torna à lucidez o desastre espiritual é fatal.

Brasil: concurso para cartaz da Campanha da Fraternidade

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou o concurso nacional para a criação do cartaz da Campanha da Fraternidade (CF) de 2012.
O tema do evento será "Fraternidade e saúde pública", e o lema, "Que a saúde se difunda sobre a terra!".
De acordo com a CNBB, qualquer pessoa interessada está convidada a criar e enviar para a sede do organismo episcopal, em Brasília, seu trabalho gráfico. O prazo para envio dos cartazes vai até o dia 3 de junho de 2011.
Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todas as dioceses e paróquias do país.

 Autor: Zenit

População brasileira rejeita mudanças sobre aborto, gays e drogas pelo futuro governo.

Fonte: Matheus Pichonelli, iG
Eleita presidenta com 55 milhões de votos, a petista Dilma Rousseff pode ter dificuldade em conseguir apoio popular se quiser fazer mudanças nas leis que tratam de temas polêmicos como aborto, direitos dos homossexuais e consumo de drogas.
Pesquisa Vox Populi encomendada pelo iG para mapear as expectativas dos brasileiros em relação ao futuro governo mostra que a maioria da população não aceitaria mudanças nas regras que regem atualmente essas áreas.
O aborto, em especial, entrou na pauta da disputa eleitoral deste ano e levou tanto Dilma quanto o presidenciável José Serra (PSDB) a prometerem que, caso eleitos, não promoveriam mudanças nas regras relacionadas ao assunto.
Dilma, que antes de ser candidata havia dado declarações favoráveis à descriminalização do procedimento, viu aumentar, na reta final da campanha, a resistência de setores religiosos à sua candidatura.
A petista acabou escrevendo uma carta se comprometendo a manter as leis sobre o tema e “de outros temas concernentes à família e à livre expressão de qualquer religião no País”. 

Para 82% dos entrevistados pelo Vox Populi, o aborto não deveria deixar de ser crime no País. Entre os habitantes das regiões Norte e Centro Oeste, 89% defendem a punição de quem pratica o ato, contra 77% no Sudeste, o menor índice.
De acordo com o instituto, é mais fácil encontrar quem defenda mudanças na lei do aborto em grandes cidades (19%) do que em municípios menores (9%).
O índice de rejeição à prática do aborto não varia significativamente entre gênero, idade e renda – é maior apenas entre eleitores com nível superior: 19%, contra 10% de quem estudou até a quarta série, por exemplo.

domingo, 5 de dezembro de 2010

LITURGIA DE DOMINGO

II DOMINGO ADVENTO - Mt 3,1-12

CONVERTAM-SE, PORQUE O REINO DOS CÉUS ESTÁ PRÓXIMO!

No domingo passado, refletíamos sobre o risco real de não nos darmos conta da vinda de Jesus Cristo por causa das preocupações deste mundo. E, por isso, hoje, nos perguntamos: de que modo este tempo de Advento nos adverte para a chegada do Messias?
Ligamos a TV ou checamos o nosso e-mail e vemos um exagero de propagandas de produtos em promoção; junto a isso, um sem fim de anúncio de programas televisivos “especiais” de fim de ano. Muitas luzes brancas ou coloridas piscam enfeitando ruas, igrejas, lojas. Nas casas, árvores de natal, presépios, guirlandas. Começam as festas com a brincadeira de amigo oculto e distribuição de presentes.
São sinais que deveriam dizer pra nós com força: é tempo de preparar o interior para acolher o Salvador do mundo. Convertam-se! Mudem de mentalidade! Mas parece que tais sinais nos estimulam a fazer exatamente o contrário: preocupem-se só com os prazeres materiais, comprem, bebam, esqueçam quem na realidade deve ser lembrado.

Relacionamento com os outros

fonte: RCC Brasil

“O ferro com o ferro se afia, e o homem, pelo contato com o próximo” (Pr 27, 17)

Deus, ao criar o homem, não quis que ele estivesse só. Deus fez do homem um ser social. Somos chamados a encontrar a plenitude da nossa realização pessoal no convívio com os irmãos. Isso porque a vocação do homem é amar. Somos filhos do Amor, criados à sua imagem e semelhança. Isso significa que o amor faz parte de nossa natureza humana, e parte fundamental. Podemos até dizer que a capacidade de amarmos e sermos amados é uma das características que nos distinguem como seres humanos.
Para que esse amor se realize em nós, ele deve se voltar ao outro. Como já vimos, o amor próprio positivo – aquele que nasce do profundo respeito por si mesmo e pela consciência de ser amado por Deus – é muito importante para a maturidade cristã. Mas esse amor só não basta. Ele é uma etapa, um requisito para a maturidade, mas não é a maturidade em si. Essa maturidade só vem quando experimentamos um amor que se volta para o outro.
Quando falamos em amor, podem passar por nossa mente uma série de definições do termo. Apesar de conhecermos o Amor verdadeiro, a cultura dessacralizada que nos rodeia apresenta várias ‘expressões’ de amor, ou melhor, de um pseudo-amor. O resultado é que a palavra ‘amor’ está desgastada. Temos de recuperar seu verdadeiro significado. E ele é um só. O que será que define o amor que o homem é chamado a vivenciar? Pelo que já foi dito acima, podemos intuir qual é a característica fundamental desse amor. Para entender melhor, vejamos o exemplo de Jesus. Em toda a sua vida pública, sem falar em sua própria Encarnação, o Senhor só fez uma coisa: doar-se. Ele entregou-se. Não pediu nada. Apenas constantemente se entregou. Deu-se ‘até a morte e morte de cruz’.
Jesus chegou a dar o ‘seu’ mandamento: “Amai-vos como eu vos amei”. E nos deu também dicas preciosas para reconhecermos esse amor. Uma delas é: “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus irmãos”. Aqui encontramos então a maturidade da vocação cristã: dar. O amor que o homem deve buscar é o amor de doação. Não é qualquer sentimento de afeto que busca resposta, retribuição, posse. É um amor que quer se entregar, se doar para fazer o outro crescer. Até o fim se for preciso. Cada um de nós é chamado por Deus a uma única coisa, da qual todos os outros chamados particulares derivam: a AMAR.
Precisamos entender bem isso antes de seguir adiante. Todo homem e toda mulher, seja qual for a sua raça, nação, credo, idade, estado de vida ou classe do irmão. Somente fazendo isso atingiremos a maturidade plena de seres humanos. Se queremos crescer como gente, precisamos saber que o único caminho é o do amor-doação. Não será o sucesso profissional, a estabilidade matrimonial, uma boa situação financeira ou a satisfação de todos os nossos desejos que efetivamente nos levarão à plenitude de nossa humanidade, mas sim o amor-doação. “O homem, a única criatura na terra que Deus quis por sim mesma, não pode se encontrar plenamente se não por um dom sincero de si mesmo (cf. Lc 17, 33)” (GS 24).
O motivo disso é simples: Jesus viveu esse amor. O Novo Adão veio redimir e resgatar aqueles que se perderam do plano inicial do Pai. O Emmanuel veio ensinar a toda a raça humana como ser homens e mulheres em plenitude, como Ele mesmo o foi. E seu ensinamento não é outro senão o do amor.

"Coragem! Eu venci o mundo": Tema das meditações do Tempo do Advento no Vaticano

 fonte: ACI Digital

A série de meditações que o pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap., tradicionalmente faz na presença do Papa Bento XVI durante as sextas-feiras do Tempo do Advento começou ontem, às 9h (hora local) na Capela Redemptoris Mater. O tema escolhido para este ano é "Coragem! Eu venci o mundo" (João 16, 33) - para uma re-evangelização do mundo secularizado.

Segundo o portal Canção Nova Notícias, o objetivo principal é ser um contributo de reflexão e encorajamento na esteira da criação do novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, desejado pelo próprio Papa Bento XVI. Serão tratados principalmente alguns dos obstáculos de fundo da cultura moderna para o acolhimento da mensagem cristã, especialmente o cientificismo, o racionalismo e o secularismo. Como resposta de fé a cada um desses temas, se terá presente a contribuição oferecida pelo novo Beato John Henry Newman, cuja cerimônia de beatificação foi presidida pelo próprio Pontífice durante sua visita ao Reino Unido.

O mundo tem jeito

fonte: canção nova

É importante ter confiança e agir com ânimo


Nas circunstâncias atuais, dizemos que o mundo não tem jeito, mas isso não corresponde à verdade; não é uma atitude cristã. A história tem uma linha horizontal, mas segura nas mãos do Criador e caminha para a construção do Reino de Deus. O projeto da história da humanidade, apesar dos medos naturais que dele temos, tem como finalidade a vida e a salvação, isto é, vida com dignidade, fundamentada na justiça divina. Temos medo porque parece que o justo sofre enquanto o malvado prospera. É fundamental confiar em Deus e acreditar num futuro melhor. O justo será premiado e vencerá o malvado, porque a promessa do Todo-poderoso não falha. Ele não abandona o Seu povo. Estará sempre do lado de quem prática a justiça e trabalha pela sua realização e pelo seu sucesso. Chegando ao final de mais um ano litúrgico, contemplamos as realidades do fim dos tempos. Realidades que fazem parte do nosso cotidiano, que não são apenas do futuro, mas que começam hoje. Por isso não podemos ficar assustados com os sinais dos tempos que acontecem já agora. Nos sinais da natureza pode estar a nossa ruína.

Pesquisa revela que 84% da população mundial considera a religião parte importante da vida. dezembro 5th, 2010

Uma pesquisa do instituto Gallup revelou que 84% dos adultos do mundo ainda vêem a religião como uma parte importante de suas vidas – algo que não mudou ao longo dos últimos quatro anos.
A pesquisa, realizada em 114 países em 2009, mostrou que em 10 países – incluindo Bangladesh, Níger, Iêmen e Indonésia – ao menos 98% das pessoas dizem que a religião é importante em sua rotina.
Todos os países mais religiosos são relativamente pobres, com PIB per capita de menos de US$ 5 mil. Em comparação, em países com PIB per capita mais alto, apenas cerca de 47% da população dizem que a religião é importante.
Os países menos religiosos incluem Estônia (16%), Suécia (17%) e Dinamarca (19%).

Eleições 2010: 80 milhões de pessoas não votaram em Dilma.59% da população brasileira.

0


Os resultados da última eleição brasileira foram analisados em letras, números e gráficos por jornalistas, comentaristas, editorialistas, cientistas políticos e outros. Os vários aspectos do pleito foram virados e revirados de modo a formar por vezes uma unidade orgânica, outras vezes um aranzel inextricável.
Entretanto alguns fatores, se não estiveram inteiramente ausentes dos comentários, ficaram ao menos na sombra. E como tais fatores são decisivos para se compreender o resultado das eleições, é necessário pô-los em realce, sob pena de vermos de modo estrábico o que de fato ocorreu naqueles dias atribulados da campanha eleitoral, como também o seu desfecho.I
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by