sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Aparecida - O Milagre estreia dia 17 de dezembro nos cinemas

fonte: Católicanet
Um empresário em crise e desesperado com um grave acidente do filho é tocado pela graça de um milagre de Nossa Senhora Aparecida que lhe restitui a fé e a possibilidade de  um acerto de contas com o passado, com a família e, sobretudo, consigo mesmo. Desesperado diante da perda, Marcos – interpretado por Murilo Rosa - revive também a história do surgimento da Padroeira do Brasil. A partir desse encontro, sua conversão terá conseqüências surpreendentes e emocionantes. Com direção de Tizuka Yamasaki, Aparecida - o Milagre, será lançado dia 17 de dezembro. Filmado ao longo de seis semanas em São José dos Campos e em Aparecida, o filme tem cenas no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que recebe a visita de nove milhões de devotos por ano.

Papa João Paulo ll “vira” padroeiro do Fluminense, clube de futebol carioca.

O salão nobre das Laranjeiras foi palco de uma celebração ‘religiosa’ na noite desta terça-feira. Muito querido pela torcida do Fluminense, o Papa João Paulo II, que faleceu em 2005, foi nomeado padroeiro do clube carioca, ao lado de Nossa Senhora da Glória.
Em 1980, quando João Paulo II visitou o Rio de Janeiro, surgiram os primeiros laços entre as partes. Ele recebeu uma camisa do Fluminense das mãos de um garoto de dez anos e, desde então, passou a ser evocado pelos tricolores nos momentos mais difíceis do clube, como a fuga do rebaixamento no Brasileirão do ano passado.

Violência no Rio de janeiro: Dom Orani se manifesta

MAIS UMA VEZ É PRECISO FALAR DE PAZ
Dom Orani João Tempesta
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Meus irmãos, minhas irmãs, somos testemunhas dos acontecimentos que abalam nossa cidade e região metropolitana e que são divulgados pelos meios de comunicação nestes últimos dias. Todos nós que queremos bem a nossa maravilhosa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e seus arredores, com o seu povo alegre e acolhedor, sentimo-nos machucados ao vê-la como palco de notícias que enchem os corações de todos de apreensão.
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro se une a todos os que passam pela tribulação e sofrem pelas atuais inseguranças e dificuldades. Abraçamos a todos que, com esperança, constroem e buscam um mundo mais justo, fraterno e solidário. Nossa unidade com os trabalhadores que lutam no dia a dia e necessitam de paz! Nossa unidade com os que procuram encontrar caminhos para tornar realidade a vida em paz nesta cidade.

Haiti: Renovação carismática católica cresce pós terremoto.

The New York Times
Em um sábado à noite no porão de uma igreja de maioria haitiana em Nova York, em uma sala branca vazia ao som de hinos e exclamações, uma jovem mulher pode canalizar o Espírito Santo para revelar notícias do Haiti.
O terremoto que matou cerca de 250 mil de haitianos 10 meses atrás tornou a devoção ruidosa dos fiéis da Igreja de SS. Joachim e Anne ainda mais exuberante. Em 12 de janeiro, quase duas horas depois do terremoto trazer devastação à sua terra natal, os imigrantes haitianos inundaram a igreja, dançando, cantando, agitando os braços acima de suas cabeças – e louvando a Deus. Em meio a lamentações e ao surpreendente dilúvio de agradecimento de pessoas que ainda não sabiam se seus parentes estavam vivos ou mortos, eles ficaram sem lenços.
Foto: The New York Times
Oração na Igreja de SS. Joachim e Anne, em Nova York, que ganhou adeptos após terremoto de janeiro
Olivia Benoit, uma das fiéis mais enérgicas da região lembra que “a água estava escorrendo dos olhos”.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

JMJ promove concurso de canções



Organização estimula jovens a participar do curso que selecionará canções para a JMJ 2011 em Madri, Espanha.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai realizar um concurso no qual se selecionarão várias canções que se ouvirão durante a festa de Madri, na Espanha, em agosto de 2011.


Nas próximas semanas serão publicadas os detalhes sobre este concurso. A letra destas propostas deve estar relacionada com o tema da Jornada: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”.

Acesse


De volta ao Brasil, Dom Raymundo presidirá sua primeira missa como cardeal


O arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), Dom Raymundo Damasceno Assis, presidirá neste domingo, 28, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, sua primeira missa como cardeal da Igreja. A cerimônia religiosa será transmitida ao vivo pela Rede Aparecida. Está prevista para começar às 18h e terminar às 19h30.

Dom Raymundo foi criado cardeal no Consistório Ordinário Público realizado no último sábado, 20, na Basílica Vaticana. O prelado recebeu o barrete vermelho das mãos do Papa Bento XVI junto com mais 23 outros bispos, que também foram criados cardeais na ocasião. Com a imposição de Dom Raymundo, o Brasil passa a ter 9 membros no Colégio Cardinalício, sendo destes apenas cinco os eleitores do país para o próximo conclave.
O arcebispo de Aparecida, que durante o Consistório recebeu o Título da Imaculada no Tiburtino é o segundo cardeal brasileiro criado por Bento XVI. O primeiro foi o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. Dos outros sete cardeais do País, cinco tiveram.
 
FONTE: Gaudium Press

Relatório revela que cresce em todo o mundo perseguição aos Cristãos.

FONTE: Agência Fides
 

Mapa revela regiões mais intolerantes ao Cristianismo.
Mapa revela regiões mais intolerantes ao Cristianismo.Um relatório da Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) revela que o número de violações à liberdade religiosa tende a aumentar, e que a intolerância em relação aos cristãos está crescendo, até mesmo nos países ocidentais.
No relatório de 2010 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, que analisa a situação em 194 países, a AIS considera particularmente preocupantes “as discriminações com base na religião, em especial na área de predomínio islâmico, e a hostilidade face à religião com motivações políticas”.
O documento elenca cerca de 20 países onde ocorrem “graves restrições ou muitos episódios de intolerância social ou legal ligados à religião”: Arábia Saudita, China, Coreia do Norte, Cuba, Egito, Índia, Irã, Iraque, Maldivas, Mianmar, Paquistão, Somália e Sudão, entre outros.
O relatório indica que Igreja foi praticamente extinta na Coreia do Norte, enquanto nas ilhas Maldivas, a prática do Cristianismo é proibida. A intolerância religiosa continua a aumentar e os cristãos têm sido as principais vítimas, segundo dados oficiais.

Preservativo não é meio eficaz para combater a AIDS, recorda Bispo chileno.


 O Bispo de Los Angeles no Chile, Dom Felipe Bacarreza, explicou que o Papa Bento XVI não apresentou o uso do preservativo como um meio eficaz para combater a AIDS.
Referindo-se ao caso apresentado no livro “Luz do Mundo” do jornalista alemão Peter Seewald, o Bispo esclareceu que o Papa sustenta que no caso de um prostituto o uso do preservativo poderia considerar um passo “para certa responsabilidade porque se está evitando quebrantar o mandamento de não matar” ao procurar reduzir as possibilidades de contágio.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cultive a alegria Se ninguém o aplaudiu, não fique frustrado

 enviado por Dysnei Thaim

fonte: Canção Nova

Se ninguém o aplaudiu, não fique frustrado 

"A alegria é um farol luminoso, em cujas lentes esbarram todos os pássaros da noite" (M. De Backer).
 
É preciso vencer a tristeza para ser feliz; ela é fonte de muitos sofrimentos; muitas vezes, ela vem acompanhada do mau humor. Jamais dê guarida à tristeza e ao mau humor se você quiser ser feliz. Rejeite e expulse esses sentimentos do seu coração com um ato de vontade e de fé. A tristeza nos adoece e nos mata.
A Bíblia diz que "A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida" (Eclo 30,22-26). Lance fora a tristeza; ela não é uma boa companhia. Não guarde mágoas, ira, inveja, rancores e ressentimentos, pois esses sentimentos envenenam o coração. Faça como o sol:
"Se algum dia você se sentir desprezado pelas pessoas, não se aborreça. Se algum dia você perceber que não valorizam os seus esforços para melhorar, não fique aborrecido, isto só lhe faria mal. Se algum dia você se sentir rejeitado e esquecido, colocado em segundo lugar, não se aborreça, não será menor por causa disso.

Bento XVI nomeia quatro bispos para o Brasil

Autor: CNBB -

O Papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 24, a nomeação de três bispos auxiliares para a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a transferência do Bispo auxiliar de São Paulo, Dom João Mamede Filho, para a vacante diocese de Umuarama, no Paraná. Ainda nesta quarta-feira, foi aceita a renúncia do bispo de Caçador (SC), Dom Luiz Carlos Eccel.

Para bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foram nomeados os padres Pedro Cunha Cruz, Nelson Francelino Ferreira e Paulo Cezar Costa. Os dois primeiros são no clero da arquidiocese do Rio de Janeiro e o último da diocese de Valença (RJ).

Padre Pedro

Padre Pedro tem 46 anos e é natural do Rio de Janeiro. Fez seus estudos de filosofia na Faculdade de Filosofia João Paulo II e de teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio. Ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1990, fez mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Università Santa Croce, em Roma. Tem mestrado também em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Crer em Deus ajuda a malhar? Conheça a ChurchFitness: Louvando a Deus e perdendo peso.



Nos EUA, um número cada vez maior de pessoas aposta que sim. Elas integram um movimento que usa a fé para estimular os exercícios físicos. Há academias, igrejas e personal trainners que oferecem treinos nos quais a religião é a grande motivadora para definir músculos ou perder peso.
Neste mercado, há estrelas como a pioneira Donna Joyner. Ela lançou uma aula em DVD na qual aparecem alunos e um coro gospel. Todos fazem exercícios e louvações a Deus. Outro representante do movimento é Paul Eugene, do Gospel Dance Aerobics. “Uso a religião para inspirar as pessoas a continuar a prática”, disse à ISTO É.
A fé também é lembrada na hora de resistir às tentações. “Ensinamos aos indivíduos que se voltem para Deus quando sentirem desejo de comer por gula”, disse à ISTO É Gwen Shamblin, do Weigh Down Ministries, empresa que cria programas para serem usados em igrejas.
As aulas são parecidas com as de qualquer academia. De diferente estão as referências e os apelos pela ajuda divina e a presença de símbolos, como a cruz.
Fundada há um ano, a empresa ChurchFitness, aliás, especializou-se em construir academias dentro das igrejas, usando esses símbolos em meio a aparelhos de musculação e esteiras. Já foram 15 projetos até agora. “As igrejas estão cada vez mais envolvidas no fitness. Ele é um instrumento para manter as pessoas da comunidade conectadas”, disse à ISTO É Rob Killen, da Churchfitness.
Por enquanto, são poucos os estudos que avaliam a eficácia da estratégia. Um deles foi feito por Kenrik Duru, da Universidade da Califórnia. Durante oito semanas, ele acompanhou 62 mulheres religiosas (de religiões distintas). Elas haviam sido divididas em dois grupos. Ambos se exercitavam por 45 minutos. Mas o primeiro também ouvia trechos da “Bíblia” alusivos à força e ao poder divino. As outras escutavam temas não religiosos. Ao final, as que receberam as mensagens bíblicas deram cerca de 78% mais passos por semana. “Uma das razões é que elas passaram a andar em grupo, contando com suporte social de apoio”, explicou Duru à ISTOÉ.
Deus e os exercícios ChurchFitness: Fiéis utilizam a crença para ajudar na prática da atividade física
Fonte: Isto É

Universidade alemã oferece “espiritualidade” como disciplina obrigatória na Medicina.

Fonte: DW World

“Spiritual Care” é uma matéria obrigatória na Universidade de Munique que visa ajudar os médicos a prestarem assistência espiritual e psicológica para pacientes terminais.
Durante um curso de medicina, os futuros médicos aprendem muito sobre doenças e seus tratamentos. Mas o que faz um médico quando um paciente não pode mais ser curado? Ou seja, quando não se trata apenas de assistência médica, mas de apoio emocional?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo paciente terminal tem direito a ajuda médica, psicológica e espiritual. Mas este último aspecto ainda é pouco explorado.
“Tornar médicos jovens e mesmo os mais experientes aptos a prestar assistência espiritual é visto por nós hoje como uma tarefa da medicina”, afirma Eckhard Frick, professor da Universidade Ludwig Maximilian, de Munique. Juntamente com o colega de trabalho Traugott Roser, ele criou a primeira disciplina obrigatória de “Spiritual Care” da Alemanha.
Um projeto singular na Europa

Com a cátedra “Spiritual Care”, a Universidade em Munique é a única da Europa que cumpre a exigência da OMS. Em salas de leitura, grupos de discussão e seminários, os alunos debatem temas como luto, assistência psicológica e espiritualidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rede Nacional de Intercessão - Novembro de 2010

 Fonte: RCC Brasil

Neste segundo período do Projeto Amigos de Deus, onde o enfoque que estamos dando é a vivência do rosário e a oração pessoal; este mês trabalharemos a oração pessoal.
Este é um assunto já corriqueiro na vida dos intercessores. Como diz o Catecismo: “A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dons bens convenientes. De onde falamos nós ao rezar? Das alturas de nosso orgulho e vontade própria, ou das profundezas (Sl 103,1-3) de um coração humilde e contrito? Quem se humilha será exaltado. A humildade é o fundamento da oração. ‘Não sabemos o que pedir como convém’ (Rm 8,26). A humildade é a disposição para receber gratuitamente o Dom da oração; o homem é um mendigo de Deus” (nº 2559).

Vaticano esclarece tradução exata da palavra do Papa sobre uso do preservativo.

Capa do livro
Capa do livro
Fonte: G1

A doutrina católica não muda, o uso do preservativo está proibido”,  Giovanni Maria Vian, editor do “L’Osservatore Romano”.
“O sumo pontífice se refere a um ato de caridade e não à mudança da doutrina”. Escritor católico Vittorio Messori.
O esclarecimento, o mais recente passo em direção ao que está sendo visto como uma mudança significativa na política da Igreja Católica no assunto, foi feito durante uma entrevista para divulgar o novo livro do papa: ‘Light of the World: The Pope, the Church and the Signs of the Times’ (Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos).
O monsenhor Rino Fisichella e o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, durante entrevista nesta terça-feira (23) no Vaticano.O monsenhor Rino Fisichella e o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, durante entrevista nesta terça-feira (23) no Vaticano. (Foto: AP)
No livro, uma longa entrevista com o jornalista católico alemão Peter Seewald, o papa usou o exemplo de que um garoto de programa estaria justificado em usar uma camisinha para prevenir contra a transmissão da doença.

Nova lei pode punir com até três anos ofensas à religião no Brasil.



Um projeto de lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados pode aumentar para reclusão de um a três anos, além de multa, a pena para o crime de ofensa a culto religioso. A proposta foi apresentada pelo deputado, William Woo (PPS-SP), segundo informações divulgada pelo site da Agência Câmara. O texto será, ainda, analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e também pelo Plenário, mas sem data ainda marcada.
O Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) estabelece, atualmente, pena de detenção de um mês a um ano ou multa para o indivíduo que “escarnecer de outra publicamente por motivo de religião, impedir ou perturbar culto religioso e desprezar publicamente ato ou objeto religioso”, destacou o parlamentar que apresentou a nova lei.
Ainda segundo ele, se houver violência, a pena será aumentada em um terço. Com essa proposta,Woo espera equiparar o tratamento dado aos crimes de escárnio ou impedimento do culto religioso ao que é dado ao preconceito de religião, hoje punido com penas de até cinco anos de reclusão, conforme a Lei nº 7.716/89.
“Quem impede um culto, escarnece de seu frequentador, perturba cerimônia religiosa ou vilipendia objetos de culto pratica ato muitas vezes mais grave do que a simples não contratação como empregado por motivos de religião”, disse e finalizou: “Trata-se do mais grave tipo de discriminação, porque fere o direito ao livre exercício de culto”.

Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental: resenha do autor.

Essa obra prima já foi inúmeras vezes citada em nosso blog, inclusive em vídeos.
Veja abaixo a resenha do autor e a linha de raciocinio seguida por este historiador católico que põe por terra muitos preconceitos que existem no mundo acadêmico universitário e cultural sobre a Igreja e sua efetiva contribuição para a civilização.

Por Thomas E.Woords
Hoje é o lançamento oficial do meu novo livro, Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental. Do papel dos monges (que fizeram muito mais do que copiar manuscritos) chegando à arte e à arquitetura, da Universidade até as leis Ocidentais, da ciência aos trabalhos de caridade, do direito internacional à economia, o livro como nós estamos em dívida como Civilização para a Igreja Católica, quer isso seja reconhecido ou não.
De longe o maior capítulo do livro é “A Igreja e a Ciência”. Todos nós já ouvimos muito sobre uma alegada hostilidade da Igreja para a Ciência. O que a maioria das pessoas falha em reconhecer é que historiadores da ciência gastaram a última metade de século revisando drasticamente esse conhecimento popular, argumentando que o papel da Igreja no desenvolvimento da ciência ocidental foi muito mais salutar do que era imaginado.E eu não estou falando de apologistas católicos, mas acadêmicos importantes e sérios da história da Ciência, como J.L. Heilbron, A.C. Crombie, David Lindberg, Edward Grant, e Thomas Goldstein.

Preservativo: o QUE o papa disse, o que NÃO disse e o que SEMPRE disse.


Reinaldo Azevedo
“Concentrar-se apenas no preservativo equivale a banalizar a sexualidade, e é justamente esta banalização o motivo de tantas pessoas não enxergarem na sexualidade uma expressão do amor, e sim uma espécie de droga, que aplicam a si mesmas.”
“Pode haver certos casos em que o uso do preservativo se justifique, por exemplo, quando uma prostituta usa um profilático. Este pode ser o primeiro passo no sentido de uma moralização, um primeiro ato de responsabilidade, consciente de que nem tudo está perdido e não se pode fazer tudo aquilo que se deseja.”

As duas falas acima são do papa Bento 16 em entrevista ao escritor alemão Peter Seewald. O encontro deu origem a um livro: “A Luz do Mundo, O Papa, A Igreja e Os Sinais dos Tempos – Uma Conversa com Bento XVI”. O trecho sobre o uso da camisinha ganhou as manchetes do mundo inteiro porque seria

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PALAVRA DO COORDENADOR

OS CRISTÃOS SÃO ESTRANGEIROS NESTA TERRA?

 Por Cássio José
Membro da Rcc e da Catequese
Coordenador do Grupo de Oração: Renascer
Email: cassiouab@hotmail.com 
retirado do Blog: somosestrangeirosaquinaterra.blogspot.com/
Partindo do pressuposto de que viemos de Deus e para Deus voltaremos, poderíamos chegar a conclusão de que somos sim estrangeiros nesta terra, neste mundo. Estrangeiros por que as coisas deste mundo não podem nos agradar e que, o que devemos buscar nesta vida são as coisas do alto e não as da terra (Cl 3,1-2). Claro que ao afirmar isso, não podemos cair na besteira de nos afastarmos das pessoas e do mundo físico por penarmos em “irmos logo pro céu”. O dia e a hora pertencem ao Pai e não à nossa vontade e querer. Entretanto, não podemos ser “otários” (perdão pela expressão!), de pensarmos que podemos “pintar e bordar”, deixando o arrependimento e desejo de mudança e vida nova pra última hora. Deus é bom e misericordioso, mas também é justo. Não podemos esquecer que Jesus voltará como justo juiz.

Filmes como Harry Potter e Crepúsculo geram interesse pelo ocultismo, adverte Bispo

Fonte: Aci Digital -

  
Enquanto milhões de pessoas se preparam para ver a produção "Harry Potter e as relíquias da morte. Parte 1" e alguns críticos alertam sobre a influência nociva desta saga em crianças e jovens, o Presidente do Comitê de Assuntos Canônicos do Episcopado dos Estados Unidos, Dom Thomas Paprocki, assinalou que esta saga junto à de Crepúsculo geraram um perigoso interesse das pessoas pelo ocultismo.

Casal Cristão ou Como cães e gatos?

Não é raro encontrar casais recém casados ou juntos há muito tempo reclamarem um do outro quanto à questão dos limites. Não é preciso visitar um consultório particular de um psicólogo, um psiquiatra ou um especialista na área para se constatar isso. Esse fato salta aos olhos e aos ouvidos de qualquer um, em qualquer lugar. Basta, por exemplo, estar num ônibus rumando para casa ou para algum compromisso para de repente se deparar com duas mulheres ou dois homens trocarem queixas entre si do parceiro alegando que não é respeitado em relação aos limites impostos.

Mas, como agir quando isso está acontecendo? Onde começa o problema e por que ele acontece? Não é preciso ser um expert no assunto para afirmar que a origem talvez esteja justamente no berço, na educação recebida. Claro que, a despeito das falhas dos pais, cada um deve ser responsável por si mesmo e por suas atitudes, e jamais deve-se culpá-los pelo que fizeram ou deixaram de fazer. Até mesmo porque procuraram fazer aquilo que acharam melhor, embora muitos deles, por não saberem como agir ou mesmo por omissão ou negligência foram os protagonistas de muitos fracassos dos seus filhos. Que fique claro também que eles, os filhos, também têm sua parcela de culpa, de irresponsabilidade.

USB é do Demônio! afirma igreja protestante em São Paulo.



Fonte: O Bereano

A igreja pentecostal “paz do senhor amado” (interior de SP) proíbe seus fiéis de usar toda e qualquer tecnologia USB (Universal Serial Bus), por alegar que o símbolo seja uma apologia ao demônio.
De acordo com seu fundador, o “apóstolo” Welder Saldanha, ”o símbolo daquilo (nome que ele se recusa a pronunciar) é um tridente, que é usado para torturar almas que vão para o inferno. Usar um símbolo daqueles apenas mostra que todos os usuários dessa pífia tecnologia são de fato, adoradores de satã”.
Todos os seus seguidores tiveram que trocar as conexões USB por conexões comuns e até mesmo pelo Bluetooth, que conforme os “ensinamentos” do tal “apóstolo” é permitido, pois “Azul era a cor dos olhos de nosso salvador Jesus Cristo” (sic).

Programas católicos e evangélicos devem sair do ar na TV Brasil.


O Conselho Curador da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) deve tirar do ar os programas católicos e evangélicos hoje veiculados pela TV Brasil e pelas oito emissoras de rádio que compõem a rede pública criada pelo governLula.

Assim tendem a decidir os integrantes do conselho da EBC que analisarão a questão em 7 de dezembro.

O tema religião, porém, não será banido. A ideia é que seja abordado de forma mais ampla, sem programa específico sobre uma ou outra crença.

A proposta deve ser apresentada para votação do conselho sob a forma de uma minuta de resolução.

Está madura entre os conselheiros a ideia de que a rede pública deve aumentar o diálogo com as religiões.

“Elas [as religiões] já possuem tempo em redes privadas para divulgar seu proselitismo. Dar espaço também na rede pública me parece antidemocrático”, diz o conselheiro Daniel Aarão Reis.

Papa justifica o preservativo em alguns casos, mas confirma o Magistério.

Fonte: Zenit
Por Jesús Colina

As palavras de Bento XVI no livro-entrevista a ser lançado reconhecem o uso do preservativo em “casos singulares justificados”. De qualquer forma, não supõem “uma mudança revolucionária” no ensinamento da Igreja; são uma confirmação de seu Magistério, esclareceu a Santa Sé.
É o que explica o padre Federico Lombardi S.J., diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, em um comunicado emitido este domingo, para comentar a grande quantidade de informação veiculada no mundo após o L’Osservatore Romano antecipar nesse sábado algumas palavras que o Papa dedica ao tema da sexualidade, no livro-entrevista “Luz do mundo”.
Ao final do capítulo décimo do volume, realizado pelo escritor e jornalista alemão Peter Seewald, que chega às livrarias no dia 23 de novembro em vários idiomas, o pontífice responde a duas perguntas sobre a luta contra a SIDA/AIDS e o uso do preservativo, que se remontam à discussão que seguiu às palavras pronunciadas pelo Papa no avião que o levava a Camarões e Angola, a 17 de março de 2009.

Planalto articula para 2012 encontro entre Dilma Rousseff e Bento XVI.

Jamil Chade, de O Estado de S.Paulo
O Vaticano cobra do novo governo de Dilma Rousseff um compromisso para que não reabra o acordo que rege as relações bilaterais e que foi alvo de muita polêmica. O assunto foi debatido ontem em uma reunião entre o secretário da Santa Sé para Relações com os Estados, Dominique Mamberti, e Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo encontro, fixou-se que Dilma fará uma viagem ao Vaticano em 2012 para se reunir com o papa Bento XVI.
A visita já está sendo organizada pelo Palácio do Planalto e pela Santa Sé e faz parte da tentativa de se estabelecer uma “trégua” entre o Vaticano e Dilma depois das polêmicas entre Dilma e a Igreja durante a campanha eleitoral.
Dilma decidiu na última quinta-feira tomar a decisão de aproveitar a ida de Carvalho à Roma para mandar um recado à Igreja de que seu governo não abrirá guerra contra a Santa Sé. Enviou por meio de Carvalho uma carta ao papa, pedindo que a Igreja “não recue” em relação ao Brasil, estabelecendo uma trégua e insistindo que o governo conta com a Santa Sé para aplicar seu projeto de erradicação da pobreza.

domingo, 21 de novembro de 2010

Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo



Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo


A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus.
Durante o anúncio do Reino, Jesus nos mostra o que este significa para nós como Salvação, Revelação e Reconciliação ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo. Jesus responde ao Pilatos quando pergunta se na verdade Ele é o Rei dos judeus: "Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para que não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui" (Jo 18, 36). Jesus não é o Rei de um mundo de medo, mentira e pecado, Ele é o Rei do Reino de Deus que traz e ao que nos conduz.
Cristo Rei anuncia a Verdade e essa Verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou, com sua Via Crucis, para o Reino de Deus. "Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz." (Jo 18, 37) Jesus nos revela sua missão reconciliadora de anunciar a verdade ante o engano do pecado. Assim como o demônio tentou Eva com enganos e mentiras para que fora desterrada, agora Deus mesmo se faz homem e devolve à humanidade a possibilidade de retornar ao Reino, quando qual cordeiro se sacrifica amorosamente na cruz.
Esta festa celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que como pastor guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina.

Dilma envia carta ao Papa Bento XVI comprometendo-se a manter amplo diálogo com o Vaticano


 Fonte: ACI Digital
 
A presidente eleita Dilma Rousseff escreveu uma carta ao Papa Bento XVI com a intenção de aprofundar relações com o Vaticano. O emissário da correspondência é o chefe do gabinete pessoal da presidência, Gilberto Carvalho. O texto será entregue ao secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, na segunda-feira, 22. Até lá, a íntegra da carta não será divulgada, conforme informou o assessor do gabinete pessoal, Diogo de Sant'Ana a Canção Nova Notícias.

Em declarações ao portal de notícias da Rede de rádio e TV católica Canção Nova, Sant'Ana afirmou que "a carta não possui um viés programático. Antes, serve para demonstrar o desejo do novo governo de continuar e aprimorar as relações de altíssimo nível tecidas com o Vaticano ao longo dos últimos anos".

Segundo o Portal Canção Nova Notícias, Gilberto Carvalho é o nome preferido do governo quando o assunto é relações com a Igreja. Carvalho está em Roma para representar o presidente Lula na cerimônia em que o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, será oficializado como membro do Colégio Cardinalício por Bento XVI, neste sábado, 20.

Papa Paulo III fala sobre os Índios em 1537!


 por carmadelio

Veja a visão da Igreja Católica sobre os índios 37 anos após a descoberta do Brasil. Não é o que nossos professores de História disseram de forma parcial e tendenciosa.
***
Paulo III, a todos os fieis Cristãos, que as presentes letras virem, saúde, e benção Apostólica.

A mesma Verdade, que nem pode enganar, nem ser enganada, quando mandava os Pregadores de sua Fé a exercitar este ofício, sabemos que disse: Ide, e ensinai a todas as gentes. A todas disse, indiferentemente, porque todas são capazes de receber a doutrina de nossa Fé. Vendo isto, e invejando-o o comum inimigo da geração humana, que sempre se opõe às boas obras, para que pereçam, inventou um modo nunca dantes ouvido, pera estorvar que a palavra de Deus não se pregasse às gentes, nem elas se salvassem. Pera isto, moveu alguns ministros seus, que desejosos de satisfazer a suas cobiças, presumem afirmar a cada passo, que os Indios das partes Ocidentais, e os do Meio dia, e as mais gentes, que nestes nossos tempos tem chegado a nossa noticia, hão de ser tratados, e reduzidos a nosso serviço como animais brutos, a título de que são inábeis para a Fé Católica: e socapa de que são incapazes de recebê-la, os põem em dura servidão, e os afligem, e oprimem tanto, que ainda a servidão em que tem suas bestas, apenas é tão grande como aquela com que afligem a esta gente.

Igreja “liberou” preservativo? Não!

Até o momento, o Vaticano não recomenda qualquer forma de método de contracepção
Até o momento, o Vaticano não recomenda qualquer forma de método de contracepção. Foto: Reuters
Foto: Reuters
Fonte: Terra
O Vaticano reafirmou neste domingo o “caráter excepcional” do uso da camisinha nas declarações feitas pelo Papa Bento XVI e insistiu que o uso do preservativo é justificado apenas “em alguns casos” e não constitui uma solução ao problema. O porta-voz Federico Lombardi afirmou que o pontífice falou a respeito de uma “situação excepcional” quando disse que o uso da camisinha é aceitável para a Igreja Católica em “certos casos”.
“O Papa considerou uma situação excepcional na qual o exercício da sexualidade é um perigo real para a vida do outro”, disse Lombardi. Em um livro que será lançado na terça-feira, o Papa Bento XVI, 83 anos, afirma que o uso de preservativos é aceitável especialmente para reduzir o risco de infecção do HIV, em uma aparente flexibilização de sua postura a respeito do tema.
O livro, que tem como título “Light of the World: The Pope, the Church and the Signs of the Times” (Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais do Tempo, em tradução livre para o português), é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista alemão Peter Seewald.

Casamento feliz pode diminuir dores da artrite


Artrite reumatóide
A ciência já havia constatado que um casamento feliz pode reduzir os níveis de ansiedade, evitar a depressão e aumentar a sobrevida de pacientes com câncer.Agora, outra descoberta científica engrossa a lista de benefícios à saúde provenientes da união bem-sucedida.
De acordo com pesquisadores da Johns Hopkins University, no Estados Unidos, o casamento emocionalmente equilibrado é também responsável por diminuir as dores causadas pela artrite reumatoide, uma inflamação nas articulações.
Segundo a pesquisa, publicada no periódico Journal of Pain, os pacientes que recebem apoio de seus parceiros apresentam mais mobilidade do que os solteiros ou as pessoas que vivem um relacionado instável. A equipe médica acredita que isso aconteça porque a estabilidade emocional pode ter influência direta sobre as sensações físicas de dor. “Nesses casos, o estado da saúde depende diretamente da qualidade do casamento. Contudo, não importa somente ser casado, se essa relação não for feliz”, diz Jennifer Barsky Reese, médica líder do estudo.
Durante a pesquisa, foram avaliados 255 indivíduos com a doença, dos quais 144 afirmaram viver um casamento feliz – outros 44 estavam em relacionamentos problemáticos. As dores se mostraram mais amenas nos pacientes casados e felizes, mas os médicos não conseguiram determinar exatamente o quanto e por que essa situação pode ser benéfica. Eles ainda descobriram que aqueles pacientes que sentiam dores severas tinham mais tendência a terem problemas conjugais.
Diagnóstico - A artrite reumatoide é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico danifica as articulações, causando rigidez, dor e inchaço. As regiões mais atingidas são o punho, os dedos, os dedos do pé, o tornozelo e o joelho. Em casos severos, o paciente pode perder a mobilidade do membro.
Fonte: Revista Veja

Estudo revela que a história geológica do mundo contradiz Darwin.


Fonte ACI
 
A teoria de Charles Darwin da evolução gradual não é compatível com a história geológica, conclui o geólogo da Universidade de Nova Iorque Michael Rampino em um ensaio publicado na revista Historical Biology.
De fato, Rampino apóia uma teoria mais precisa da evolução gradual, que postula que os longos períodos de estabilidade evolutiva se vêem afetados pelas extinções em massa de vida, e que foi proposta pelo escocês Patrick Matthew antes que Darwin publicasse sua obra sobre o tema.
“Matthew descobriu e claramente enunciou a idéia de seleção natural, aplicando-a à origem das espécies, e a pôs no contexto de um registro geológico marcado por extinções em massa catastróficas seguidas de adaptações relativamente rápidas”, diz Rampino, cuja investigação sobre os eventos catastróficos inclui estudos sobre as erupções vulcânicas e os impactos de asteróides.
 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by