VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Rede Nacional de Intercessão - Setembro de 2010

 Fonte: RCC Brasil
“Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me; elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos”(Jr 15,16).
 Estamos dando sequência ao projeto Amigos de Deus e, neste mês da Biblia, vamos intensificar o exercício da prática espiritual da leitura orante na Palavra de Deus, conforme síntese feita na Rede de Intercessão do início deste ano, e mais elaborada no texto do Projeto Amigos de Deus.
O Sínodo da Palavra, realizado ano passado, em Roma, teve como conclusão dos bispos: A Palavra de Deus tem uma voz (a Revelação), um rosto (Cristo), uma casa (a Igreja), um caminho (a Missão).
Podemos ter um encontro pessoal com Jesus Cristo através da leitura orante das sagradas escrituras. Como intercessores, mediante o único e definitivo intercessor diante de Deus, temos como ponte e fonte para nosso ministério o manuseio cotidiano da Bíblia. Desejamos que ela se torne cada vez mais fonte de vida para nossa alma e orientação para a forma que o Espírito Santo irá conduzir nossa intercessão.
Para refletir esse mês: Como está minha familiaridade com a Palavra de Deus? Na missa presto atenção ao que a liturgia da palavra está falando? Tenho deixado o Espírito Santo me dar revelações e orientações através das Sagradas Escrituras quando me coloco na oração  pessoal e nas reuniões da equipe de intercessão?

Máquina de camisinhas em escolas gera polêmica

Mais uma decisão polêmica do governo Lula. Desta vez, em nome da educação sexual serão instaladas máquinas de distribuição de camisinhas nas escolas.  O objetivo do ministério da saúde e da educação é atingir as escolas públicas.  Estamos diante da institucionalização da promiscuidade.
O governo brasileiro gasta milhões na compra e distribuição de preservativos e estes não cumprem sua função, pois jamais poderão ocupar o lugar dos verdadeiros preservvativos, a saber, a castidade e a fidelidade conjugal. No debate presidencial promovido por emissoras de inspiração católica o candidato José serra disse não ter nenhum problema em aderir a uma polílita pública de saúde no combate à Aids com estes métodos.
Argumenta-se apenas que a camisinha é o meio mais eficaz no combate às Dst’s, quando a informação não é consistente  o suficiente para encabeçar a linha de ação principal de combate. Imagine-se o tipo de (de)formação que receberão os pré-adolescentes e adolescentes nas escolas quando os professores não conseguem distinguir sexualidade de genitalidade ao menos. 
Ministério da Saúde coloca máquinas de distribuição de camisinhas em escolas públicas
Já despontam discursos sobre a defesa dos jovens viverem sua sexualidade, entendida na verdade como genitalidade. Foi com este tipo de mentalidade,aliás, que um partido sob o nome irônico de “amai-vos uns aos outros” foi fundado na Holanda por quatro pedófilos, cujas linhas ideológicas defendem o crime da pedofilia, a nudez irrestrita e pornografia na televisão.

Australia- Novo desafio para a Igreja Católica: a falta de professores de religião

embro 10th, 2010
O diretor do serviço que se ocupa dos ministério para as crianças e jovens da diocese de Maitland-Newcastle, John Donnelly, lamentou recentemente a falta de professores de religião nas escolas públicas.
Segundo uma pesquisa do Newcastle Herald, em 2009 os estudantes católicos nas escolas estatais da diocese eram 12.800, com somente 184 professores. Cerca de 5% dos estudantes se “desassociaram” da matéria na Hunter Region, 100 km ao norte de Sidney. “O verdadeiro desafio ao direito de ensinar a nossa fé é encontrar voluntários que ministrem as lições semanais”, disse Donnelly. “Enquanto a maior parte das escolas primárias estatais recebe alguma forma de ensino religioso, muitas escolas secundárias ficam até mesmo sem nada”.
Em muitas escolas, as Igrejas cristãs uniram suas forças para fornecer uma educação religiosa de denominação comum. Além disso, as Igrejas cristãs locais estão empenhadas em uma escola pública para o lançamento de uma campanha para recrutar professores.
O Conselho das Igrejas cristãs compreende a Igreja Batista, Pentecostal e as Assemblies of God Churches, com algum elo com a Hillsong Church.
Fonte: Fides

Jovem jogou hóstia no chão durante uma Missa e espanhóis preparam ato de desagravo.

ACI
A comunidade católica de Rótova, Valência, assistirá esta sexta-feira a um ato de desagravo à Eucaristia pelo sacrilégio ocorrido durante uma Missa no sábado passado, quando um jovem que acabava de comungar tirou a hóstia da boca e atirou-a no chão.
Os fatos ocorreram na igreja paroquial de Rótova durante a festa patronal da Divina Aurora. Vários jovens que participavam da festa nas ruas chegaram ao templo para a Missa do meio-dia e um deles, depois de receber a comunhão, extraiu a hóstia de sua boca e atirou-a ao chão.
Conforme informa o jornal ‘Las Provincias’, uma vez finalizada a Missa, várias testemunhas -entre eles o juiz de paz do município- informaram ao sacerdote celebrante, o Pe. Víctor Jimeno, do ocorrido. Um assistente levantou a hóstia que tinha sido pisoteada e entregou-a ao presbítero.
O Padre Jimeno reagiu com violência. Ele se aproximou do jovem que se ainda encontrava na igreja, deu-lhe uma bofetada e expulsou-o do templo chamando-o de “sacrílego”.
“Para mim o amor à Eucaristia é superior ao que tenho aos meus pais. Entrou-me algo no corpo que não sei o que aconteceu. Dirigi-me ao grupo, que estava tomando fotos em frente ao altar e perguntei a ele se ele havia jogado no assoalho a forma, ante a pergunta ele respondeu sorrindo”, declarou o sacerdote, arrependido por ter agredido o jovem em quem também descarregou um chute no traseiro.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Espiritismo, a Globo e a refutação da palavra de Deus a reencarnação.

por Marcelo Lemos
Embora existam divergências entre a fé católica e a protestante em alguns pontos, nesse assunto de espiritismo a fé cristã é unânime.
O autor- evangélico -faz uma reflexão fundamentada na palavra de Deus e só resvala quando toca na salvação pela graça sem citar as obras como reflexo dessa salvação assumida, (que é diferente da visão espirita que PARTE DAS OBRAS COMO CAUSA E CONQUISTA DA SALVAÇÃO).
A visão católica  leva em conta as obras como consequência e resposta necessária a essa salvação e reconhece seu valor SEM NEGAR  a gratuidade da salvação pelos méritos de Jesus na cruz.

Uma grande controvérsia tem movimentado os bastidores do Espiritismo no Brasil: Seria Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec, o ‘grande codificador’ de Lyon? De um lado há o grupo que acredita na tese e, de outro, como em toda controvérsia, aqueles que a negam. Entre os grupos, e mesmo dentre eles, estão os moderados que erguem voz para alertar do perigo de perderem o foco com discussão tão inútil. Virtualmente ignorante à discussão a que nos referimos, a grande massa segue sendo bombardeada com propaganda espírita por todos os lados.
A Rede Globo, por exemplo, parece ter escolhido 2010 como o “Ano do Espiritismo” – a começar pela novela ‘Escrito nas Estrelas’, de Elizabeth Jhin, e a estreante mini-série A Cura, de João Emanuel Carneiro, estrelada por Selton Melo. A história, em nove capítulos, com formato de série americana, conta a história de um médico acusado de matar um colega, e que descobre que tem poder de curar as pessoas através de cirurgias espirituais… O autor declarou em entrevista que a história sobre um curandeiro é algo que sempre quis fazer, pois “éuma forma de abordar o sobrenatural de uma forma bem brasileira”.

“Dove World Outreach Center”, o grupo cristão que deseja queimar o Alcorão

por carmadelio
A “Dove World Outreach Center” (Centro da Pomba de Ajuda ao Mundo, numa tradução livre), a igreja que prevê queimar 200 exemplares do Alcorão no sábado em Gainesville, Flórida, é um pequeno grupo integrista cristão composto por 50 membros.
A organização se apresenta em seu site (http://www.doveworld.org/) “como uma Igreja do Novo Testamento, baseada na Bíblia, a Palavra de Deus.
O site explica que a comunidade foi fundada em 1986 por um certo pastor Don na sala de sua casa em Gainesville, uma cidade do norte da Flórida com aproximadamente 115.000 habitantes.

Galileu Galilei morreu professando sua fé católica e ninguém o excomungou, afirma perito investigador.


por: ACI Dicgital

O sacerdote espanhol e doutor em Física, Pe. Manuel Carreira, explica em uma entrevista alguns detalhes do caso de Galileu Galilei que alguns utilizam como uma espécie de “arma” quando aIgreja tenta aproximar-se do mundo da ciência.
Sobre este cientista assinala que “era católico, não passou um minuto na prisão, ninguém tocou em um fio de cabelo seu nem o excomungou. Ademais, morreu professando sua fé, assistido por uma filha religiosa, e com a bênção papal”.
O Pe. Carreira, que estará em Lima, no Peru, participando do 2° Congresso sobre o Santo Sudário de Turim, disse na entrevista publicada no jornal peruano ‘El Comercio’ que na época de Galileu “não havia realmente física nem provas de que a Terra se movesse (a prova experimental se anunciou em 1838). Suas supostas provas eram inválidas e outros astrônomos as negaram”.
Este perito físico indica logo que a idéia correta de Galileu era que “a Bíblia não ensina ciência e queria que os teólogos mudassem a interpretação do texto segundo sua teoria. Os teólogos se equivocavam em pensar que a Bíblia ensinava astronomia, mas estavam no correto em dizer que enquanto não houvesse provas, Galileu devia apresentar suas idéias como teorias e não pedir-lhes mudanças de opinião”.
“Em ambos os casos –precisa o sacerdote– se excedia o campo próprio para ir ao alheio. Nós aprendemos essa lição e deve haver mútuo respeito”.
O também membro do Observatório Astronômico Vaticano se refere logo à teoria do desenho inteligente da criação do mundo, tema sobre o qual deu muitas conferências. Ele assinala que “a ciência é limitada: teve que aceitar que o universo não é eterno, começou em um estado de alta densidade e temperatura (o big Bang) para o qual há provas experimentais: encontramos as cinzas e o resplendor daquela fogueira. Mas não pode dizer ‘por que há algo ao invés de nada’ (Wheeler). Falar do passo do nada ao algo é o conceito de criação que a ciência não pode manusear: é preciso um Criador não material”.
Ante isto, ressalta, “a filosofia responde, de acordo com a teologia. Mas os detalhes do começo não os revela a fé nem devem tomar do Gênesis, que é uma parábola de conteúdo filosófico, não um texto de astronomia”.

A Pregação da palavra de Deus na atual crise da Linguagem.

Padre Zezinho
 
O Dicionário de Homilética da Palus e Loyola, organizado por Soddi e Triaca, em cerca de 1.800 páginas aborda a pregação cristã através dos tempos. É trabalho que não pode faltar em nenhuma estante. No verbete “Linguagem na Igreja” o autor Ettore Simoni aborda a crise de pregação nas igrejas.
Não há pregador pensante que não tenha se demorado sobre o fenômeno. Se há os que puramente repetem o que ouviram sem maiores reflexões, há os que pensam no que pregam, porque pregam e como pregam e nos que ouvem porque ouvem e como ouvem. Aí entram as línguas e as linguagens. Antropologia, psicologia, sociologia, linguística e neurolinguística são, hoje, preocupação de todos os que estudam a pregação religiosa nos templos, nas ruas e na mídia.
Excelentes estudos sobre linguística e teoria da Comunicação que hoje fazem parte das ciências da comunicação podem ajudar a compreender a Palavra a transmiti-la. A primeira anotação que o estudante de homilética deve jogar no seu computador é esta: pregar a Palavra é coisa séria. Demanda conhecimentos e não apenas sentimentos e deslumbramentos. Todo ato comunicativo supõe um antes e um depois. Se é para ser comunicativo tem que ter um porquê e um para quê. E deve ser parte de um processo.
Ninguém presidirá corretamente um ato litúrgico se não tiver o mínimo conhecimento a situação sociolinguística em que se encontra a comunidade. Não se prega a postes, mas a pessoas que têm uma vida pregressa e sonham com uma vida futura.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Natividade de Nossa Senhora





A celebração esta semana - lemos no trecho dos discursos de santo André de Creta proclamado no atual Ofício das leituras - honra a natividade da Mãe de Deus. Mas o verdadeiro significado e o fim deste evento é a encarnação do verbo. De fato Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, de Deus." É este afinal o motivo pelo qual somente de Maria (além de João Batista e naturalmente Jesus Cristo) não é festejado só o nascimento para o céu, o que acontece com os outros santos, mas também a vinda a este mundo. Na realidade o maravilhoso neste nascimento não está no que narram com generosidade de detalhes e com ingenuidade os apócrifos, mas antes no significativo passo à frente que Deus dá na atuação do seu eterno desígnio de amor. Por isso a festa de hoje foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres, que tiraram suas conclusões da Bíblia e de sua sensibilidade e ardor poético. Leiamos algumas expressões do Segundo Sermão sobre a Natividade de Nossa Senhors de são Pedro Damião:

"Deus onipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu, antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu portanto encarnar-se em Maria."

Censo 2010: Fecundidade no Brasil sobe pela 1ª vez na década.

Fonte: IBGE
A população brasileira cresceu 1% e totalizou 191,8 milhões de pessoas em 2009, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) incluídas na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgadas nesta quarta-feira

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cinco milhões de católicos esperam o Papa na Grã-Bretanha


.- O Vatican Information Service (VIS) divulgou as estatísticas oficiais da Igreja Católica na Grã-Bretanha com motivo da próxima viagem apostólica de Bento XVI ao Reino Unido, prevista para os dias 16 a19 de setembro, para a beatificação do Cardeal John Henry Newman.

Os dados, atualizados ao 31 de dezembro de 2009, procedem do Escritório Central de Estatística da Igreja e mostram que mais de cinco milhões de católicos aguardam a visita do Pontífice neste país europeu.

Segundo as cifras oficiais, Grã-Bretanha tem uma superfície de 230.762 km2 e uma população de 59 milhões 381 mil habitantes, dos quais 5 milhões 264 mil são católicos, quer dizer, 8,87  por cento da população.

Existem 32 circunscrições eclesiásticas e 2.977 paróquias. Atualmente há 59 bispos, 5.225 sacerdotes, 6.497 religiosos, 160 membros leigos de institutos seculares e 34.669 catequistas. Grã-Bretanha tem dois seminaristas menores e 245 seminaristas maiores.

O mundo vive como se Deus não existisse

Imagem de Destaque

No entanto, ninguém é feliz se não viver as Leis Divinas
Nosso mundo moderno e autossuficiente, infelizmente, já não precisa mais de Deus; vive como se o Todo-poderoso não existisse, e agora sofre. O Papa Bento XVI disse que o homem moderno construiu um mundo que não tem mais lugar para o Senhor.

Os homens criaram milhares de leis e muitos códigos de Direito para serem felizes, mas, infelizmente, não querem obedecer a apenas Dez Mandamentos, dados a nós pelo Criador para nossa felicidade. Se seguíssemos voluntariamente esses Mandamentos Divinos, não seriam necessários tantos códigos de leis e tantos presídios. Mas ninguém pode seguir os Mandamentos de Deus se não amar a Deus.

Não há lei melhor do que a dada a nós por Deus. Ele nos criou por amor e para o amor, "para participar de sua vida bem-aventurada" (Catecismo da Igreja Católica §1), nos deu leis sábias e santas para chegarmos a essa felicidade. Ou será que alguém é melhor do que Deus e pode nos dar leis e preceitos melhores para vivermos? Não. Ninguém é melhor do que Deus Pai; ninguém é mais sábio, douto e santo do que Ele.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Luriam, a filha que Lula quis abortar

por Vanderlúcio Souza- o povo
Há 21 anos o Brasil assistiu ao bombástico depoimento de Miriam Cordeiro, ex-namorada do presidente Lula, à época candidato. O episódio foi passado no horário eleitoral gratuito do então candidato Fernando Collor de Melo. No depoimento Miriam fala abertamente que não apoiaria Lula, Jamais. Os motivos: Quando grávida da filha Luriam, na década de 70, recebera de Lula dinheiro para abortar a gravidez.
Aos marqueteiros do PT, Lula disse caso o vídeo fosse exibido que  não falaria sobre o assunto pois Luriam teria sido   ” resultado de um ato de amor”. Já Fernando Collor em entrevista ao portal UOL , aqui, vinte anos depois do apisódio, disse que não sabia da veiculação da fita no horário eleitoral, informação desmentidada por Chico Santa Rita da organização da campanha Collor de Melo.

Eugenia: Nasce rede social para ter filhos bonitos. Acredite!



Fonte: Zenit

Uma rede social em que “não se aceitam os feios” e em que recentemente foram expulsos 5.000 membros por terem subido de peso lançou a recente oferta de doadores de óvulos e esperma para a possibilidade de gerar filhos bonitos.
Trata-se do site denominado Beautiful People (Gente bonita, N. do T.), que busca “fortalecer as probabilidades de se ter um filho belo”, explica a própria página na internet.

Filmes espíritas lideram recorde de bilheteria no Brasil.

Veja mais sobre esta Falsa Doutrina




Fonte: Folha de S. Paulo

Nosso Lar”, filme baseado em best-seller de Chico Xavier, liderou as bilheterias de cinema do Brasil neste final de semana, ao arrecadar R$ 6,1 milhões em ingressos em 443 salas entre sexta e domingo, informou nesta tarde a distribuidora Fox.
O número divulgado faz uma estimativa das vendas de domingo e pode mudar até o fechamento final, a ser anunciado entre segunda e terça.
Se confirmado, “Nosso Lar” será a segunda maior abertura para um filme brasileiro desde a retomada do cinema nacional, em 1995, atrás apenas da cinebiografia “Chico Xavier“, outro longa de temática espírita, que fez R$ 6,2 milhões em 377 salas em abril.
“Nosso Lar”, dirigido por Wagner de Assis e feito com R$ 20 milhões, narra a morte do médico André Luiz e a chegada de seu espírito a uma “colônia”, em cenários repletos de efeitos especiais. A trilha sonora é de Philip Glass.

Escolas católicas ajudam os “intocáveis” da Índia a que superem a pobreza




A maioria de conversos ao cristianismo no norte da Índia são dalit, quer dizer que pertencem à casta mais baixa da sociedade hindu historicamente conhecida como a dos “intocáveis”.
O sacerdote Varghese Vithayathil, Superior Provincial da Congregação de Carmelitas de Maria Imaculada (CMI) do norte da Índia revelou que nesta região as escolas católicas ajudam os dalit ou “intocáveis” a superarem a pobreza extrema em que vivem.
Em declarações à associação internacional Ajuda à Igreja que Sofre, o sacerdote explicou que não havia cristãos na diocese de Bijnor até que chegaram três sacerdotes da CMI em 1972. Agora se calcula que há mais de 36 mil cristãos na diocese e 70 sacerdotes sem incluir os que trabalham nas províncias periféricas.
Segundo o sacerdote, os dalit acolhem especialmente a mensagem cristã “de paz, perdão e amor porque se dirige diretamente aos dalit, e são mais atraídos por Cristo que a casta superior”.

domingo, 5 de setembro de 2010

Pesquisa revela: A cada dez pessoas, oito consideram religião importante no dia a dia.


Oito em cada dez adultos em todo o mundo dizem que a religião é uma parte importante de suas vidas diárias, de acordo com pesquisas do Gallup realizada em 114 países.

E, como pesquisas anteriores encontraram, ainda há uma forte correlação entre o nível socio-econômico do país e a religiosidade de seus moradores.
Nos países mais pobres do mundo – aquelas com renda média per capita de 2000 dólares ou menos – a proporção mediana que dizem que a religião é importante em suas vidas diárias é de 95 por cento, informou nesta terça-feira Gallup.
Em contraste, a mediana para os países mais ricos – aqueles com renda média per capita acima de USD $ 25.000 – é de 47 por cento.
“Os cientistas sociais têm colocado diante inúmeras explicações possíveis para a relação entre a religiosidade de uma população e o seu nível de renda média,” observou o editor Steve Gallup Crabtree.
“Uma teoria é que a religião desempenha um papel mais funcional nos países mais pobres do mundo, ajudando muitos moradores a lidarem com uma luta diária para prover a eles e suas famílias. A análise anterior Gallup apoia esta idéia,” acrescentou.
Na análise da Gallup de 2009, inquéritos realizados em 143 países, nos três anos anteriores, a organização concluiu que a relação entre religiosidade e bem-estar emocional é mais forte entre aqueles nos países pobres do que entre aqueles no mundo desenvolvido.
Em seu último relatório, Gallup disseram que a religião era considerada importante por 95 por cento das pessoas em países com 2.000 dólares ou menos renda per capita. E para os países com renda per capita acima de USD $ 2.000, mas menos de USD $ 5.000, 92 por cento das pessoas disseram que a religião é uma parte importante da sua vida quotidiana.